Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationSwitchXbox

Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 4: Luca

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 4 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Final Fantasy X - Detonado 4

Na parte anterior, Yuna e seus Guardiões, incluindo Tidus, chegam em Kilika, mas a chegada não é como eles esperavam. Um repentino ataque de Sin destruiu quase toda a cidade, e deixou dezenas de mortos. Yuna se prontificou a realizar o ritual de passagem dos espíritos dos falecidos para Farplane, e então o grupo segue para o templo. Yuna consegue o poder de invocar um novo Aeon, o Ifrit. A seguir, o grupo segue para Luca, onde ocorrerá o torneio de Blitzball. Boa sorte aos Besaid Aurochs!

Continua após a publicidade..

Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.

Capítulo 4: Luca

O capítulo se inicia com uma grande cena, e então com uma recepção cômica e calorosa para os três times de Blitzball a bordo do navio. É claro que os Luca Goers são recebidos como favoritos e os Besaid Aurochs como azarões. Há um Traveler’s Save Sphere aqui. Salve o jogo e siga para o norte.

Siga em frente para ver uma cena. Nessa importante cena, conhecerá o Maester Mika, líder político e religioso de toda a Spira, e também outra figura importante, o Maester Seymour.

Seymour Guado é filho de Jyscal, líder do povo Guado, um povo conhecido por ter fortes poderes mágicos, com uma mulher humana. Seymour seguiu diligentemente os passos do pai, e logo se tornou um líder para o povo Guado. Estudando fervorosamente as escrituras antigas, Seymour se dedicou à religião e ao estudo, e conseguiu chegar ao cargo de Maester, um dos mais altos e honrosos cargos dentro da religião Yevon. Seymour supervisiona os invocadores, e ele mesmo é um invocador, possuindo o Aeon Anima, além de um dos mais poderosos feiticeiros da atualidade. Uma autoridade importante, ele diz que veio para selar a paz entre Guados e humanos, e parece se interessar pela Yuna.

No vestiário, Wakka conta ao time que os Besaid Aurochs enfrentarão os Luca Goers na semifinal do torneio. Agora verá um extenso tutorial sobre como jogar Blitzball, e é bom aprender o máximo que puder. Blitzball é como um handebol subaquático, é um jogo de seis contra seis (incluindo o goleiro) e quem marcar mais gols ao final da partida vence. Um minimapa mostrará a localização de todos os 10 jogadores em campo. Eu prefiro me guiar pelo minimapa do que pelo jogador em tela, é mais fácil. A direita do mapa é o gol do seu time, e a esquerda do mapa é o gol adversário. O jogador que possui a bola é indicado com um círculo. Quando seu time está com a bola, poderá escolher movimentação automática ou manual pressionando triangulo. Ao nadar com a posse da bola, o jogador perderá HP, e recuperará HP ao ficar sem a bola. Para realizar jogadas, pressione Quadrado (Botão Playstation). A opção “Pass” serve para passar a bola, a opção “Shoot” serve para chutar no gol e a opção “Dribble” serve para continuar nadando. O indicador PA serve para indicar quão bom aquele jogador é em passar a bola, e SH indica o quão bom ele é em chutar a bola no gol. O indicador irá cair conforme o tempo de trânsito da bola, e se chegar a 0, o passe ou chute a gol irá fracassar. Jogadores adversários tentarão interceptar o passe e o goleiro tentará interceptar o chute a gol. Se o valor chegar a 0, a jogada irá fracassar. Ao tentar interceptar um passe, o medidor de BL do jogador irá reduzir a efetividade do passe, e ao tentar interceptar um gol, o indicador de CA do goleiro irá reduzir a efetividade do chute. Leve isso em consideração antes de passar a bola ou chutar a gol. Você pode se livrar da marcação escolhendo Break, e para ter sucesso, o indicador de EN do seu jogador precisa ser maior do que o indicador de AT do jogador adversário. O mesmo vale para quando for você a tentar interceptar o passe ou chute do adversário. Seu indicador de AT terá de ser maior do que o indicador de EN do adversário para conseguir.

Esta foi uma aula básica, há muito mais a se aprender sobre Blitzball. Poderá aprender mais sobre como contratar jogadores, escolher formações, definir e usar habilidades especiais para os seus jogadores, como aprender novas habilidades, o efeito de estados negativos e as regras dos campeonatos. Isso tudo pode ficar para depois, pois jogaremos muito Blitzball no decorrer do guia. Por enquanto, certifique-se de dominar o básico, que é o que precisaremos em breve. Ao finalizar o tutorial, verá uma cena.

A Yuna diz ter avistado o Auron, e quer investigar conosco. Você pode entrar na sala dos Besaid Aurochs para salvar o jogo no Traveler’s Save Sphere, se quiser. Ao seguir o corredor, verá uma cena ao conversar com os jogadores do Al Bhed Psyches. Chegando ao saguão do estádio, há mais um Traveler’s Save Sphere aqui. Vá para oeste e desça a escada que leva para outro corredor de vestiários. Nesse corredor, abra o baú ao final para obter 2 Hi-Potions e leia o Al Bhed Primer Vol. VI no chão. Volte ao saguão do estádio, e verá três saídas. Saia pelo lado oeste primeiro.

Encontrará o O’aka aqui, e desta vez ele estará vendendo itens, armas e equipamentos. Entre os novos itens, poderá comprar Echo Screen, que cura o estado de Silêncio, e Eye Drop, que cura o estado de Escuridão. Ele vende Stunning Steel, uma arma para Tidus, Rulebreaker, uma arma para Wakka, Thunder Spear, uma arma para Kimahri, Magic Ring, um equipamento para Yuna, Magic Bangle, um equipamento para Lulu, e Red Armlet, um equipamento para Kimahri. O único artigo que eu recomendo que compre, se tiver o dinheiro, é o Thunder Spear, e equipe-o no Kimahri. Essa arma possui Lightningstrike, o que torna o dano da arma elemental de Eletricidade. Se não tiver o dinheiro, não tem problema. Ainda poderá doar dinheiro a O’aka, mas não será necessário agora. Siga para oeste e abra o baú para obter 600 Gil. O baú ao final possui um Tidal Spear, uma arma para Kimahri que possui Piercing e Waterstrike, o que torna o dano da arma elemental de Água. Vá para o norte até a próxima área.

Abra o baú próximo às caixas para obter 2 Phoenix Downs e então siga para o norte para outra área. Siga em frente pelas docas até chegar à doca de número 5.

Siga para o leste até o final, e verá um pequeno corredor entre as caixas do lado direito. Siga por este corredor até uma parte reservada com dois baús. Abra-os para conseguir um HP Sphere e um Magic Sphere. Estas Esferas especiais transformam nódulos vazios do Sphere Grid em nódulos de Max HP e Magic, respectivamente. Pode usar no Sphere Grid de qualquer personagem, e depois todos os outros personagens poderão acionar esse novo nódulo. Porém, use esse tipo de Esfera na Sphere Grid de quem mais precisa no momento, pois pode demorar para que os outros personagens cheguem nesse nódulo. Recomendo que coloque o HP Sphere no Sphere Grid do Tidus e o Magic Sphere no Sphere Grid da Lulu, por exemplo, mas fica a seu critério. Use de acordo com as suas preferências de combate. Siga ao sul para voltar ao saguão do estádio, e siga ao sul para ver uma cena.

Após a cena, siga primeiro para o norte, até a outra tela.

Este local é um cinema. Aqui poderá comprar todos os filmes já assistidos no decorrer do jogo, assim como músicas do jogo, caso queira assistir novamente ou ouvir as músicas. Há 27 músicas disponíveis, de um total de 68, e 15 filmes, de um total de 50. Você precisará comprar todos os filmes para obter um troféu, mas só poderá fazer isso no final do jogo, quando todos os filmes estiverem disponíveis. Sendo assim, não gaste seu dinheiro comprando qualquer coisa aqui, até porque o valor é exorbitante. Perto dos vendedores, leia o Al Bhed Primer Vol. VII no chão. Tidus deverá evoluir ao rank de Al Bhed Typpman. Agora volte para Bridge e siga para o leste.

Verá uma cena ao entrar aqui. Há vendedores aqui na praça, vendendo itens, armas e equipamentos. As novidades serão a arma Halberd para o Kimahri, e os equipamentos Metal Shield para Tidus, Metal Ring para Yuna, Metal Armguard para Wakka e Metal Bangle para Lulu. Não recomendo que compre nada daqui. Saia para nordeste.

Suba as escadas e abra o baú para obter 1.000 Gil. Mais adiante, na saída da cidade, encontrará Luzzu e Gatta, e verá uma cena. Volte para Square e entre na cafeteria do lado norte, seguindo o tapete vermelho, para ver uma cena. Kimahri encontra dois Ronsos de sua terra natal, Yenke e Biran, que irão debochar dele. Tidus irá se distrair com o início do torneio, e quando se derem conta, eles perceberão que a Yuna sumiu. Agora precisamos encontrar a Yuna! Yuna e Wakka estarão fora do grupo por um tempo. Faça o caminho de volta para o estádio, salve o jogo e saia pelo lado oeste, na direção das docas. Siga em frente até a doca de número 2.

Verá uma cena aqui, e então o grupo enfrentará 2 Workers automaticamente. Eles são robôs, portanto são fracos contra Eletricidade. Se comprou a Thunder Spear para Kimahri, ela virá bem a calhar aqui. Se não, use ataques normais e a magia Thunder da Lulu. Após derrotá-los, siga para o leste. Na doca de número 3, enfrentará mais 2 Workers aqui. Acabe com eles e continue até a doca de número 4.

Chegando ao local, enfrentará 6 Workers. Após a batalha, verá uma cena. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e então siga para o leste para ver uma cena e enfrentar um chefe.

O Oblitzerator é uma máquina excepcional, com muita vida e múltiplos ataques defensivos. Atacar o Oblitzerator diretamente é loucura, pois ele irá contra-atacar com ataques poderosos. Use Scan com o Kimahri para ver que ele possui 6.000 HP e contra-ataques para ataques físicos e mágicos. Sendo assim, não o ataque. Mas não se preocupe: há um truque. Para enfraquecê-lo, precisamos remover sua carapaça protetora, usando o guindaste ao lado. Tidus, use Haste na Lulu. Com a Lulu, use Thunder no Crane. Enquanto isso, Kimahri apenas se defende. Tidus pode usar Cheer para ajudar a proteger o grupo, também. O ataque Blitzball Rush do Oblitzerator causa um bom dano, trate de se curar se alguém ficar ferido. Após usar Thunder três vezes no guindaste, ele irá ligar. Na vez do Tidus, use o Trigger Command Use Crane para usar o guindaste. O guindaste irá remover a carapaça protetora do Oblitzerator, deixando-o bem vulnerável e com quase nada de vida. Ataque-o com golpes físicos e com Thunder para vencê-lo. Ao derrotá-lo, receberá 580 Gil, 36 AP e um Elixir.

Yuna finalmente foi libertada, e está de volta ao grupo. Lulu mandou um sinal aos céus que a Yuna está em segurança, então Wakka conseguiu, em um último esforço, trazer a vitória para os Besaid Aurochs. É a primeira vitória deles, e agora eles estão na final! Siga para o sul até voltar ao estádio.

Quando entrar no vestiário dos Besaid Aurochs, verá uma cena. E agora chegou o momento decisivo! O Besaid Aurochs conseguiu chegar na final do torneio, mas o jogo está empatado e faltam poucos minutos para a partida terminar. Wakka está apanhando pra caramba, e não vai aguentar ficar até o final. Caberá a Tidus entrar na quadra e decidir a partida. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere do vestiário e se prepare. Poderá reler o tutorial antes, se quiser. Quando estiver pronto, fale com o Wakka deitado no banco para ver uma série de cenas antes da partida.

Tidus terá de jogar a partida final, e será uma partida realmente complicada. Os Luca Goers não são favoritos à toa: o time deles é excelente, e sem dúvidas muito melhor do que o nosso. Para vencer, precisará de habilidade, estratégia e um pouco de sorte, por isso salvar o jogo é importante. Saiba que não é necessário vencer, mas é possível, se você quiser. Primeiro, vamos entender a função de cada jogador, a começar pelo nosso time, o Besaid Aurochs. Keepa é o nosso goleiro, ele ficará protegendo nosso gol, e possui apenas 5 de CA. Botta e Jassu são nossos zagueiros, eles deverão dificultar um pouco as coisas para os atacantes adversários, e ambos possuem 10 AT e 5 BL. Letty é o meio-campo, o homem do passe, e ele possui 7 de EN e 10 de PA. Tidus e Datto são os atacantes, sua função é driblar e chutar no gol. Datto possui 12 EN e 8 SH e Tidus possui 11 EN e 10 SH. Agora vamos ver o time adversário, o Luca Goers. Raudy é o goleiro deles, e possui 8 de CA. Balgerda e Doram serão os zagueiros, Balgerda possui 9 AT e 8 BL, enquanto Doram possui 9 AT e 5 BL. Graav é o meio-campo, e possui 9 de EN e 14 de PA. Abus e Bickson são os atacantes. Bickson possui 12 EN e 12 SH, e Abus possui 9 EN e 13 SH.

Consegue ver a diferença absurda entre eles? Com todo o respeito ao Keepa, mas ele é um péssimo goleiro, e só a sorte mesmo impedirá que um chute do Abus ou do Dickson não se torne gol, mesmo tendo de passar pela nossa zaga. Se eles chutarem, é quase certo o gol, então não podemos deixar isso acontecer. Um partida é composta por dois tempos de 5 minutos cada. Recomendo que jogue no Manual A, e com a formação Normal. Não adianta escolher Mark Mode, não definimos as marcações. No primeiro tempo, recomendo que seja totalmente defensivo e mantenha a posse de bola. Apenas jogadores com a posse de bola ganham experiência, e queremos que o Tidus ganhe o máximo de experiência que ele puder no primeiro tempo. Sendo assim, passe a bola para o Letty e do Letty para o Tidus, o mais rápido que puder. Com o Tidus, não tente chutar ou passar, apenas volte para perto do próprio gol e fique lá. Não arrisque perder a bola. Talvez os Luca Goers nem venham em nossa direção, mas se vierem, será com Abus e Bickson, dois jogadores que conseguirá driblar com mais facilidade e manter a posse da bola. Não avance, para não correr o risco de perder a bola e tomar gol. Enrole o máximo que puder e tente não tomar gol até o final do primeiro tempo.

Durante o intervalo, poderá definir a marcação da equipe e colocar habilidades. Se o Tidus passou um bom tempo com a posse de bola, ele subirá de nível e conseguirá equipar uma habilidade. Nesse caso, ele já conhecerá o Sphere Shot automaticamente, mas nós queremos equipar é o Jecht Shot. Caso tenha aprendido essa habilidade no S. S. Winno, equipe-o agora. Esse chute especial será o fator decisivo no segundo tempo e garantirá a nossa vitória. Quanto à marcação, recomendo que coloque o Botta para marcar o Bickson e o Jassu para marcar o Abus. Apenas isso, o restante não fará qualquer diferença mesmo. No segundo tempo, assuma o esquema de marcação Mark Mode e vá para cima. Faça com que a bola chegue no Letty, nosso melhor passador, e se mantenha no campo defensivo, o menos marcado possível. Atraia a marcação para cima de você, mas não os deixe chegar muito perto, e então faça um arremesso de longa distância para o Tidus, por trás das linhas defensivas. Quando a bola chegar no Tidus, nade rapidamente em direção ao gol adversário. Chegando perto, Tidus deverá ser marcado por dois jogadores, provavelmente Balgerda e Doram. Sem driblá-los, lance um Jecht Shot. Esse chute especial anula dois marcadores adversários e possui uma altíssima taxa de acerto. Muito provavelmente conseguirá o gol. Terá metade do segundo tempo para fazer isso, seja rápido.

Por circunstâncias da história, Tidus deixará o campo para a entrada do Wakka na segunda metade do segundo tempo, então não terá muitas oportunidades para fazer o gol. Wakka possui 11 EN e 13 SH, e será o nosso homem do gol com a saída do Tidus. Wakka já conhece o Venom Shot, um chute especial que aumenta a eficácia do chute. Se tomou um gol de empate, terá de atacar, se não tomou, toque a bola na defesa e espere o tempo passar. Para marcar um segundo gol, use a mesma estratégia de chamar a marcação com o Letty e passar para o Wakka. Se conseguir chegar diante do gol apenas marcado pela Balgerda, drible-a e tente o Venom Shot para marcar mais um gol. Mesmo que os Luca Goers tenham marcado um gol no contra-ataque, a vitória será nossa.

É realmente difícil, pois basta um errinho ou um momento de azar para que os Luca Goers empatem e até mesmo virem o jogo. Keepa é um péssimo goleiro, se eles chutarem, é gol. Por isso, o esquema defensivo de posse de bola e marcação é bem melhor. Se perder, sempre pode voltar o Save e tentar de novo, até se acostumar com a estratégia e conseguir vencer. Caso consiga vencer, receberá um Strength Sphere, uma Esfera que cria um nódulo de aumento de força no Sphere Grid, e verá uma bela cena do Wakka se aposentando do Blitzball em grande estilo, levantando uma taça, além de liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando vencer uma partida de Blitzball.

Saiba que iremos jogar bastante Blitzball ao longo do jogo, e caso não tenha vencido essa final, não tem problema. Ainda ganharemos muitos títulos, e esse troféu será liberado na sua primeira vitória no Blitzball. Os próximos torneios serão muito mais favoráveis do que esse aqui, eu garanto. De qualquer forma, assim que o jogo acabar, salve o jogo e se prepare.

Após a cena, Tidus e Wakka estarão sendo atacados por 3 Sahagin Chiefs. Acabe com eles com golpes comuns, e então aparecerão mais 3 Sahagin Chiefs, que serão auxiliados por outros 4 Sahagin Chiefs. Depois disso, mate mais 3 Sahagin Chiefs, auxiliados por outros 5 Sahagin Chiefs. A seguir, verá uma cena, e então Auron estará enfrentando sozinho um Vouivre. Basta um ataque para matá-lo. Após um breve diálogo, Tidus, Wakka e Auron enfrentarão um Garuda. Use Cheer com o Tidus e Dark Attack com o Wakka para cegar o Garuda. De resto, bastam ataques comuns até matá-lo. Verá então, uma incrível cena no qual o Maester Seymour invoca o seu poderoso Aeon chamado Anima e elimina todos os monstros em questão de segundos. Salve o jogo após a cena.

Auron agora faz parte do nosso grupo, que está quase todo completo (só falta a Rikku). Auron vem equipado com sua Katana e seu Bracer. Volte ao estádio, e as lojas de itens e equipamentos estarão abertas. Elas ficam na bancada ao centro do saguão do estádio, itens à direita e equipamentos à esquerda. As únicas novidades aqui serão uma arma e um equipamento para o Auron, recomendo que compre a arma Shimmering Blade e um Metal Bracer para ele. Ele começa no nível 0, e o melhor percurso para ele no Sphere Grid é: Extract Power > Guard > Magic Break > Threaten > Armor Break > Mental Break > Sentinel.

A partir do saguão do estádio, saia para o sul. Siga até Square e suba as escada para City Limits para ver uma cena. Tidus e Auron serão oficialmente integrados como Guardiões oficiais da Yuna. Vá até a Yuna e fale com ela para ver mais uma cena cômica e emblemática do jogo. O capítulo termina aqui.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo