Está com alguma dificuldade em Elden Ring? Então acompanhe a parte 5 do detonado completo passo-a-passo de Elden Ring exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Essa é a continuação do nosso detonado do game, que começou aqui.

Elden Ring Detonado Parte 2

Sem mais delongas, vamos continuar o detonado:

Na quarta parte do nosso detonado, exploramos uma boa parte do imenso território de Liurnia dos Lagos. Foi uma área muito extensa e complexa de se explorar, com diversos segredos, e ainda sobrou uma boa parte que iremos explorar mais para a frente no guia (isso porque já teremos que ir naquela direção futuramente, de qualquer jeito). A parte anterior terminou com a entrada na Academia de Raya Lucaria, que iremos explorar agora. O nível recomendado aqui é de 50 a 60, então recomendo que esteja pelo menos no nível 50 (e com pelo menos 20 de Vitalidade) para seguirmos em frente. Se não estiver, dê uma volta matando inimigos e suba mais alguns níveis.

Portão Principal da Academia

Vamos explorar a Academia de Raya Lucaria. Após passar pelo selo mágico, será teleportado para a parte norte da academia, apesar de termos entrado pelo portão sul. Logo mais adiante, já verá o Local de Graça: Portão Principal da Academia. A primeira coisa que eu aconselho que faça é seguir a ponte na direção nordeste. Verá um símbolo vermelho estranho no chão. Ignore-o e siga até o final do caminho. Encontrará uma árvore dourada contendo a Semente Dourada #11. Só mais uma semente e poderá aumentar a sua quantidade de frascos curativos para 10! Agora sim, volte e interaja com o símbolo vermelho.

Esse é um sinal especial de invocação, usado para invadir outros mundos. Nesse caso, irá invadir o mundo de um inimigo chamado Dedo Sangrento Assassino do Monte do Corvo. Seu objetivo será matá-lo. O Caçador de Dedos Sangrentos Yura já estará na área, lutando com ele. Aproveite a vantagem numérica e auxilie o Yura usando feitiços de perseguição, como o Estrelas Pedrilhantes, à distância. Atacando em conjunto, deverá conseguir derrotar o Dedo Sangrento, e então receberá um Arco de Runa, um Remédio de Dedo Invocador Enrolado e a Cinza da Guerra: Ave de Rapina das Brumas. De volta ao seu mundo, fale com Yura, ele estará aqui do lado, perto de onde estava o sinal. Ele agradecerá pela ajuda, novamente, e receberá uma Pedra de Forja. Yura menciona que o próximo alvo dele é a dedo sangrento mais perigosa que já existiu, Eleonora. A sequência da sidequest dele virá futuramente no guia, em outra área.

Agora volte para o local de graça e siga a ponte na direção sudeste. Mate os vários lobos no caminho, e encontrará adiante o Mercador Nômade. Ele venderá diversos itens interessantes: 3 Chaves de Espada de Pedra, o Livro de Receitas: Fevor e a Invocação: Cinzas de Demônio com Presas. Continuando a estrada, encontrará ainda a Tira de Carne Branca. Cuidado com o assassino escondido no mato à frente, ele é bem rápido e perigoso. Mate-o e pegue o Orvalho Celestial. Esse item é usado para se absolver de pecados lá na Igreja dos Votos, caso precise.

Volte ao local de graça mais uma vez, e siga pela porta aberta. Suba o elevador e avance pelo corredor. Na praça, desça a escada à direita e pegue Sebo Mágico. Volte e suba a escada. Irá encarar aqueles feiticeiros chatos novamente. Em grupos, é melhor correr na direção deles e matá-los com golpes físicos do que ficar trocando feitiços sem ter onde se esconder. Abra o portão à frente, e entre com cuidado. Há um feiticeiro à distância, e mais vários soldados marionetes penduradas no teto. Use as pilastras como proteção enquanto mata o feiticeiro, e então mate os soldados marionetes. Agora, golpeie a parede à direita da porta de entrada do local e achará outra parede secreta. Pegue o Arco de Runa com o corpo. Volte e vá até a outra extremidade no local, e encontrará uma Pedra de Forja Sombria em um corpo. Na parede oeste, pegue uma Runa Dourada. Entre na porta leste, siga em frente e vire à esquerda para ver um novo local de graça.

Igreja do Cuco

Ative o Local de Graça: Igreja do Cuco. Siga o corredor adiante e vire à esquerda. Saindo ao ar livre, vire à esquerda e siga pelo caminho de cima. Chegará a um cemitério repleto de zumbis que se levantarão. Mate-os e pegue a Imitação da Graça. Agora volte e desça o caminho. Se seguir o penhasco a leste, verá uma descida que leva a Pedra de Forja. Passando por mais lápides, mais zumbis se erguerão. Mate-os e pegue o Fígado Desidratado à Prova de Feitiços. No canto noroeste do local, atrás das lápides, encontrará uma rampa que desce pela beira do penhasco. Desça por essa rampa e mate o zumbi. Ao final do caminho, pule para o outro lado do buraco e siga em frente. Sairá em um túnel por trás de dois soldados marionetes. Mate ambos e pegue a Invocação: Cinzas de Soldados Marionetes. Agora desça, mate o cachorro e os zumbis, e pegue Pé de Ave em Conserva Prateada.

Ignore a ponte (ela leva de volta ao caminho pelo qual veio) e siga pelo caminho a sudeste. Começará a ver alguns zumbis maiores, mais fortes e mais resistentes. Cuidado com eles. Siga em frente e será emboscado por vários cachorros e zumbis. Poderá invocar um fantasma para te ajudar. Após acabar com eles, pegue o Sebo Mágico ao lado. Verá uma construção, mas ignore-a por enquanto. Seguindo caminho à esquerda da construção, pegará 5 Cogumelos. Vá para noroeste daqui e verá uma rampa que desce o caminho. Mate o escaravelho no meio do caminho e receberá a Cinza da Guerra: Lança Espectral. Pegue a Runa Dourada ao final do caminho. Agora volte e entre na construção. Antes de sair do outro lado, pule a janela à direita. Irá cair em um terreno um pouco mais abaixo, contendo uma Runa Dourada. Agora siga pelo caminho e ignore a saída à direita. Vá até o outro lado, e mate vários zumbis pelo local. Encontrará junto a uma lápide o Conjunto de Equipamentos: Cavaleiro Cariano, contendo Elmo de Cavaleiro Cariano, Armadura de Cavaleiro Cariano, Manoplas de Cavaleiro Cariano e Grevas de Cavaleiro Cariano. Esse conjunto é muito bom, não é tão pesado e é bem mais resistente do que a maioria dos equipamentos que veio encontrando até aqui. Recomendo que equipe esse conjunto, a menos que tenha conseguido peças de equipamento melhores com algum inimigo. Volte para a saída e entre mais uma vez na construção.

Saindo pelo outro lado, suba a escada. Encontrará um inimigo poderoso à frente. Trata-se de um Lorde de Ônix, um daqueles guerreiros altos que usam golpe de gravidade. A melhor forma de lutar contra ele é manter uma boa distância dele e usar feitiços enquanto ele estiver se recuperando de seus golpes lentos. Não deixe que ele lhe pegue em seus golpes de gravidade, ou que o agarre, pois ele tira muita vida. Ao conseguir derrotá-lo, conseguirá o Feitiço: Poço da Gravidade. Feitiços de gravidade são muito bons, tente usá-los. Eles causam um bom dano nos inimigos. Ao final do caminho, pegue ainda a Pedra de Forja Sombria na lápide. Agora volte para a escada, e veja o elevador ao lado. Quando uma plataforma estiver subindo, pule nela. Assim que ela chegar ao ápice, pule na outra plataforma, ou irá cair. Entre no túnel ao lado e pegue 5 Dardos de Cristal. Saindo do túnel, ignore a construção e siga em frente. Pegue uma Runa Dourada no caminho. Volte e entre na construção.

Sala de Aula da Escola

Ative o Local de Graça: Sala de Aula da Escola. Antes de seguir em frente, volte por onde entrou. Volte ao elevador, mas não entre nele. Siga reto para oeste, acompanhando a beirada do precipício, e mate o morto-vivo. Aqui, olhe para o lado e verá o elevador descendo. Suba no elevador e siga. Fique olhando para o norte, e quando ver uma plataforma, pule nela. Siga para a esquerda até o final. Haverá dois soldados avionetes escondidos no mato prontos para dar uma emboscada. Soldados avionetes são rápidos e voam, tome cuidado. Defenda-se sempre e atinja-os com magia quando eles estiverem parado, para se manter em segurança. Além disso, os vários zumbis na área começarão a se levantar. Corra para o lado oposto e mate todos, um por um, usando golpes físicos ou feitiços. Depois que matar todos, pegue Runa Dourada e a Invocação: Cinzas de Soldados Avionetes com os corpos. Volte ao elevador, e desta vez desça com ele até a parte mais profunda. Aqui, encontrará uma donzela sequestradora. Mate-a com cuidado, e então pegue a Pedra de Forja no local. Se subir os cristais na parte sudoeste do local até o topo da plataforma, encontrará Cinzas Perdidas da Guerra. Na parte leste, pegue o Talismã: Talismã de Gato de Cauda Longa. Esse talismã torna o usuário imune a quedas pequenas, mas ele ainda morrerá de quedas longas, hein! Se seguir o túnel ao leste, encontrará o elevador novamente. Suba pelo elevador até o topo e volte para o local de graça Sala de Aula da Escola.

Agora vamos em frente. Suba a escada e mate o feiticeiro espadachim no corredor. Virando à esquerda, abra o baú e pegue o Livro de Receitas: Artesão de Pedrilhante. Pegue ainda o Pergaminho da Academia ao lado, e não é só isso. Golpeie a parede diante do corpo e sairá em uma sala secreta contendo uma Pedra de Forja. Olhe para a esquerda, e verá uma varanda lá embaixo. Pule o parapeito e caia na varanda. Siga a varanda até o final e então escale a pilha de pedras pulando. Chegará a uma plataforma secreta contendo a Coroa Pedrilhante de Olivinus. Essa coroa acrescenta 3 pontos de Inteligência quando equipado, reduz um pouco a vida e ainda oferece uma boa proteção, sendo uma excelente pedida para um feiticeiro como nós. Aconselho que o equipe.

Agora que temos um novo pergaminho, volte ao Porão Arruinado e entregue o Pergaminho de Conspecto à Feiticeira Sellen. Ela irá aprender os seguintes feitiços: Feitiço: Fragmento de Cometa Pedrilhante e Feitiço: Chuva de Estrelas. O feitiço Chuva de Estrelas é muito bom como feitiço de perseguição, recomendo que o compre para usá-lo ao invés do Estrelas Pedrilhantes.

Bom, volte para o local de graça Sala de Aula da Escola e vamos em frente agora. Siga pelo corredor com cuidado, e mate os feiticeiros. Adiante, encontrará mais feiticeiros e ainda um jarro vivo. Abra o baú e pegue o Pote Cerimonial. A porta a leste estará trancada, então suba a escada a oeste. Não deixe o feiticeiro espadachim à frente te enganar: a sala está cheia de feiticeiros prontos para atacar. Atraia-os para a escada, um por um, e mate-os, então pegue um Remédio de Dedo Invocador Enrolado. Suba mais escadas então repare que há uma névoa amarela à frente. Ignore-a, por enquanto. Volte e ataque a estante de livros à esquerda na parede norte, perto da escada. Revelará uma passagem secreta! Abra o baú adiante e pegue o Feitiço: Cometa. Essa magia é muito poderosa, mas precisa de 52 pontos de Inteligência para ser usada, então vai demorar. Atrás da bancada, pegue uma Chave de Espada de Pedra. Agora suba a escada vertical nessa sala e vá para o final do corredor leste. Pule a bancada e caia no buraco para sair em um corredor secreto. Desça mais um buraco e cairá em uma sala secreta. Há diversos pequenos jarros vivos no local, mas eles estarão dormindo. Mate-os enquanto dormem, e então pegue o Talismã: Talismã da Escola da Pedra ao final. Esse talismã aumenta a potência de feitiços, e é uma excelente pedida para feiticeiros, mas continue com os de sempre. Saia pela porta, e voltará para aquele corredor. Bem, chegou a hora de passarmos por aquela névoa amarela. Se estiver ferido, volte e se cure.

Salão de Debates

O chefe da vez se chama Lobo Vermelho de Radagon. Bem, como o nome diz, trata-se de um lobo, e não só isso, como um lobo feiticeiro. Ele em si é muito ofensivo, pulando em sua direção e emendando mordidas com golpes de sua espada mágica vermelha. O combo é forte o bastante para matá-lo, se não tomar cuidado. Dá para esquivar rolando na hora certa, ou pode tentar defender. Não adianta querer ficar longe dele porque ele sempre irá pular em sua direção, encurtando distâncias muito rapidamente. E para piorar tudo, ele ainda faz uso de magias de suporte, conjurando espadas mágicas que te perseguirão pelo cenário. Lidar com o lobo e com as espadas mágicas ao mesmo tempo é complicado, precisa ficar atento na esquiva e na defesa. Invoque fantasmas para distrair o lobo vermelho, tornando essa batalha um pouco mais tolerável. Mas não espere uma batalha fácil, pois os ataques dele são rápidos e constantes, e praticamente não terá tempo para se curar. Se conseguir invocar alguém online, irá ajudar bastante. Não se preocupe se morrer bastante contra ele, pois ele é realmente mais difícil do que os chefes anteriores que veio enfrentando, principalmente pelo curto espaço da sala e pela velocidade dele. Derrote-o, e conseguirá a Pedra de Memória #5, aumentando nosso espaço de magias para 7, e ainda irá liberar um troféu:

Lobo Vermelho de Radagon

Esse troféu será liberado quando derrotar o Lobo Vermelho de Radagon.

Ative o Local de Graça: Salão de Debates. Siga em frente até sair no pátio externo, com uma fonte. Vá para a direita até o final do caminho, e verá uma varanda abaixo do parapeito. Pule o parapeito para cair na varanda. Suba a escada vertical ao final e pule pela janela quebrada. Voltará ao Salão de Debates, mas no segundo andar. Siga pela esquerda e pegue Broto de Cristal. Siga para a direita e abra o baú para pegar o Talismã: Ícone de Radagon. Esse talismã reduz o tempo para lançar feitiços. Saia pela porta ao lado e mate o feiticeiro espadachim e o feiticeiro. Pegue a Runa Dourada com o corpo. Suba na beirada leste e mate o feiticeiro e os jarros vivos no andar de baixo com magia, depois desça e pegue Fragmento de Jarro Vivo e Pote Rachado.

Descendo a escada, siga em frente pelo pátio e pegue a Chave de Espada de Pedra do outro lado da fonte. Mate a donzela sequestradora que se aproxima e os mortos-vivos adiante, depois pegue o Vagalume Pedrilhante no corpo. Siga para o oeste e mate mais mortos-vivos. Vá até a árvore dourada e pegue a Semente Dourada #12 embaixo da árvore dourada. Agora poderemos aumentar a quantidade de frascos curativos para 10! Eu recomendo a distribuição de 4 frascos curativos de vida e 6 frascos curativos de mana. Antes de pegar a Runa Dourada do lado, saiba que aparecerá um caranguejo gigante na área, e que ele solta um gás que causa sono, tome cuidado. Se der a volta na torre a oeste, encontrará mais uma Runa Dourada. Agora siga na direção sul, acompanhando o precipício, e verá um caranguejo de cristal. Mate-o para conseguir a Coroa Pedrilhante de Karolos. Essa coroa aumenta 3 pontos de Inteligência enquanto reduz o vigor. Equipe-o no lugar da Coroa Pedrilhante de Olivinus.

Volte ao pátio com a fonte, e desta vez, suba o monte de terra do lado esquerdo para a parte superior, onde encontrará alguns mortos-vivos e feiticeiros na área. Corra imediatamente para a porta norte e entre. Mate o feiticeiro lá dentro e pegue Lâmina de Amolar Pedrilhante. Haverá mais feiticeiros no andar superior lá fora, mas agora poderá sair e usar partes do cenário como proteção enquanto os mata usando magias. No lado sul, mate mais um feiticeiro e pegue a Runa Dourada. Suba a escada onde estavam os feiticeiros e repare no parapeito ao norte. Pule sobre a beirada e mate mais dois feiticeiros. Primeiramente, desça a escada e abra a porta para abrir um atalho de volta ao pátio da fonte. Volte e vá para o lado oposto, e encontrará uma Runa Dourada. Pule o parapeito mais uma vez, para os telhados lá embaixo. Mate os soldados marionetes e vá até a torre do outro lado. Pegue a Runa Dourada no parapeito e suba a escada vertical. Avance pela ponte e encontrará um feiticeiro, mas não avance. Se olhar para cima, verá soldados avionetes no alto das torres. Mate-os e pegue o Dardo de Cristal no corpo. Ao final do caminho, dê a volta na torre e pegue Seta de Meteoro.

Na extremidade oeste do local, caia no telhado abaixo. Agora, caia no telhado ao norte, e então no outro telhado ao norte. Caia no telhado a oeste, mate o soldado marionete lá embaixo com magia e então caia mais uma vez no telhado ao norte. Vá reto para oeste até o final e pegue a Runa Dourada. Agora volte e vire para o norte, onde estava o soldado marionete. Caia pela direita para o parapeito lá embaixo, e então siga para leste para pegar a Chave de Espada Imbuída. Pule no parapeito ao lado e pegue a Pedra de Forja no corpo. Pule de volta e siga para o norte. Mate os soldados marionetes lá embaixo e desça a escada vertical. Entre na porta e pegue a Pedra de Forja Sombria. Suba a escada vertical novamente e pule no telhado ao norte, onde estavam os soldados marionetes. Siga pela esquerda e mate os soldados avionetes. Desça no telhado a oeste, ao final, e pegue Sebo Mágico. Volte e repare nas janelas abertas do prédio em frente. Da esquerda para a direita, entre na quarta janela e pegue Runa Dourada no corpo. Se olhar para baixo e para o sul, verá um candelabro abaixo com um item. Com todo o cuidado do mundo, caia sobre esse candelabro e pegue a Chave Pedrilhante da Academia. Essa é uma chave reserva de acesso à academia! De cima do candelabro, primeiro mate o feiticeiro ao norte. Agora, desça com cuidado na ponte ao sul. Mate os feiticeiros guerreiros pelo local e pegue o Feitiço: Cristal Estilhaçado em um dos cantos. Chute a escada no lado oeste do local. Você não precisa descer, essa escada leva apenas para perto do local de graça Igreja de Cuco. Saia para a sacada do lado leste, e vire à direita. Mate o caranguejo de cristal atrás do andaime e receberá a Coroa Pedrilhante de Sábio Gêmeo. Essa coroa aumenta 6 pontos de Inteligência enquanto reduz consideravelmente a vida e o vigor também. É como se fosse uma junção das Coroas Pedrilhantes de Olivinus e de Karolos. Eu acho que a troca vale a pena, recomendo que equipe. De volta ao interior do local, desta vez siga pelo corredor leste, mas mais ao norte. Siga pelo corredor com muito cuidado, pois do outro lado do corredor estará um pajem, um inimigo rápido que possui uma espada e uma besta. Tome cuidado com ele, use feitiços e fique longe dele. Na sala de cristal ao final do corredor, pegue o Cajado: Cajado de Pedrilhante de Azur. Mais um cajado poderoso, só que ele exige 52 pontos de Inteligência para ser utilizado, o que torna essa uma arma para o futuro.

Bom, chegamos ao final do caminho. Agora eu recomendo que volte até o Penhascos da Vista do Lago. Volte para a Igreja de Irith e fale com o Thops. Lembra-se que ele queria uma chave de entrada para a Academia de Raya Lucaria? Pois temos uma reserva agora! Dê a Chave Pedrilhante da Academia para ele ele ficará muito feliz, nos presenteando com o Gesto: Erudição. Ele diz que voltará para a academia, e isso dará sequência à sidequest dele. Agora, volte para a Sala de Aula da Escola. Saia pela porta oeste daqui, e vire à direita. Verá Thops, e, bem… Ele está morto. É, parece que o tão esperado retorno dele à Academia de Raya Lucaria não terminou muito bem. Esse será o final da sidequest dele. Pegue o Sino: Thops, o Cajado: Cajado de Pedrilhante da Academia e o Feitiço: Barreira de Thops. Esse cajado é muito bom e pouco exigente, mas seu cajado atual, fortalecido, deverá estar melhor. Esse feitiço também é muito útil, ele cria uma barreira que desvia feitiços adversários! Muito útil em alguns momentos, principalmente quando enfrentar feiticeiros. Mas o item mais útil é o sino. Volte para a Mesa Redonda, e ofereça o Sino de Thops para as Gêmeas Idosas. Esse sino não irá fornecer realmente novos itens para compra, ele irá permitir que as Gêmeas Idosas vendam os feitiços que o Thops vendia. Se não comprou algum ainda, pode comprar agora ou quando quiser.

Vamos seguir em frente com o jogo. Volte ao Salão de Debates. Saia para o pátio com a fonte e, desta vez, olhe para a parte leste. Suba no apoio de suspensão da escadaria e siga até a escadaria em si. Assim que chegar lá, verá uma bola gigante de ferro rolando em sua direção. Seu objetivo é ir subindo a escadaria e pulando para as suspensões sempre que a bola de ferro for passar. Se for rápido, conseguirá chegar ao topo da escadaria sem tomar tanto dano. Caso esteja curioso para saber quais itens estão aqui na escadaria, saiba que logo poderemos pegá-los sem problemas, então ignore-os por enquanto.

Chegando ao topo, entre na construção. Ignore a porta à esquerda, pois está trancada, e também ignore o portal à direita, pois ele só leva de volta à Igreja dos Votos. Siga em frente e prepare-se. Terá de encarar Moongrum, o Cavaleiro Cariano. Esse cavaleiro habilidoso servirá quase como um mini chefe, de tão forte que ele é. Ele é rápido, esquiva de seus feitiços, sabe usar contra-ataques e possui magias e golpes poderosíssimos de média distância. Circulá-lo é difícil, e defender-se de seus golpes pode ser arriscado, enfim, ele é difícil. Mas existe um jeito bem fácil de matá-lo. Passe correndo por ele, e na sala atrás dele, há um elevador. Suba o elevador, e talvez o Cavaleiro Cariano caia no fosso do elevador e morra sozinho. Se ele não cair, você pode subir e descer o elevador quantas vezes quiser, até ele cair para uma morte fácil. Ao derrotá-lo, conseguirá o Escudo: Escudo de Cavaleiro Cariano, o melhor escudo do jogo até aqui (e por um bom tempo). Equipe-o assim que puder.

Volte ao andar térreo. Antes de sair pela porta sul e ser surpreendido por um feiticeiro, se pular a janela à esquerda da porta poderá pegar o feiticeiro desprevenido. Mate-o e os mortos-vivos, e pegue a Runa Dourada. Siga reto em frente e abra a porta, abrindo um atalho de volta ao pátio da fonte. Agora volte ao local onde estava o feiticeiro, e olhe para o leste. Verá um local onde pode pular o parapeito e seguir rente à parede para uma sacada mais adiante. Há uma escada vertical e uma porta aqui. Abra a porta primeiro para voltar à sala antes de enfrentar o Moongrum. Agora volte e suba a escada vertical. Mate os feiticeiros furtivamente antes de encarar o Cabeça de Abóbora Louco. Após matá-los, abra o baú e pegue o Escaravelho Pedrilhante. Vá para a varanda norte e pule para o telhado mais abaixo. Pegue a Runa Dourada com o corpo. Desça mais e voltará ao local com o portal. Saiba que a armadilha de bolas de ferro estará desativada agora, então pode sair e pegar os itens que estão no caminho destruído. No meio do caminho, encontrará um Remédio de Dedo Invocador Enrolado, em um corpo na suspensão quebrada, um Dardo de Cristal, e ao final da escadaria, encontrará uma Pedra de Forja.

Volte para o pátio onde encarou Moongrum e suba pelo elevador. Estará diante de uma porta imensa. Já deve imaginar o que te espera, não? Depois dessa porta vem o grande chefe da Academia de Raya Lucaria. o local, então é melhor voltar ao local de graça, recuperar as forças e se preparar.

Como sempre, antes de um grande chefe, vamos para as recomendações. Certifique-se de estar pelo menos no nível 55, um nível recomendado para o chefe. Eu estou equipado com a Espada de Cavaleiro Cariano fortalecida no nível +4 (ela é especial, se sua arma for uma arma comum, fortaleça ao nível +10), o Cajado da Rainha Semi-Humana no nível +10, o Escudo de Cavaleiro Cariano e o conjunto de equipamentos do Cavaleiro Cariano. Recomendo que coloque todos os seus frascos de cura para curar vida. Não usaremos magia na próxima luta contra chefe, só mesmo para invocar os fantasmas, se quiser, então, não faz sentido levar frascos de cura de mana. Respire fundo e abra a porta.

Grande Biblioteca de Raya Lucaria

Siga em frente e conheça a chefe: Rennala, Rainha da Lua Cheia. Rennala ficará suspensa em uma bolha, enquanto dezenas de seus alunos nos enfrentam. Bem, eles são infinitos, então nem pense em enfrentar todos. Apenas procure aqueles que estiverem carregando uma luz amarela. Esses são o seu alvo! Corra até eles e golpeie-os com armas físicas. Só com duas porradas deverá conseguir matá-lo. Assim que matar um deles, afaste-se e procure por outro. Talvez ele esteja no centro da sala, talvez esteja em uma das laterais, não importa. Encontre o próximo portador da luz dourada e mate-o. Após matar três dos alunos que estão com a luz dourada, o poder de Rennala irá se esvair por alguns instantes, seu casulo protetor irá se romper e ela cairá ao chão. Corra até ela e golpeie-a o máximo que conseguir. Deverá conseguir tirar aproximadamente um terço da vida dela, antes de ela começar a brilhar. Imediatamente se afaste, ou tomará dano com a explosão que ela causará ao seu redor. Ela voltará para o casulo e então terá de reiniciar a estratégia. Mate os três alunos, ataque Rennala, e afaste-se. Repita isso até conseguir tirar toda a vida da Rennala.

Muito fácil, não? Pois é, porque ainda não acabou. Assista uma cena, e então irá ver a verdadeira forma de Rennala, em todo o seu esplendor. Hora de enfrentá-la de igual para igual! Rennala é fácil, mas tome cuidado mesmo assim. Ela é muito forte contra ataques mágicos, mas é bem fraca contra ataques físicos. Logo, nada de cajado, use apenas a sua arma física de preferência. Espere um dos ataques de Rennala em que ela fica parada soltando feitiços e então aproveite para chegar por trás dela e golpeá-la. Ela é fraca, conseguirá dar uma sequência de golpes antes de ela se afastar. Mas saiba que suas magias são poderosas, nem adianta defender. Empunhe a espada com as duas mãos para maior eficiência. Essa fase da luta é o momento ideal para invocar o fantasma. Com a distração do fantasma, será ainda mais fácil conseguir se aproximar dela e golpear. Quando ela invocar os fantasmas dela (sim, ela tem o mesmo poder que você), corra. Não lute contra o fantasma, pode ser um troll, lobos, ou até mesmo um dragão. Não importa. Atraia o fantasma para longe dela, dê a volta no cenário e então corra e bata nela. Quando golpear a Rennala algumas vezes, o fantasma irá embora e então poderá continuar a estratégia anterior. Repita até finalmente matar a Rennala.

Quando finalmente conseguir derrotar a Rennala, receberá muitas runas, a Grande Runa: Vindouro e a Lembrança: Rainha da Lua Cheia. Também irá liberar um troféu:

Rennala, Rainha da Lua Cheia

Esse troféu será liberado quando derrotar Rennala, Rainha da Lua Cheia.

Bem, antes de qualquer coisa, ative o Local de Graça: Grande Biblioteca de Raya Lucaria. Rennala estará presente na sala ainda, mas agora ela estará amigável. Fale com ela, e ela dirá que podemos renascer com ela. “Renascer” é como se chama voltar todos os pontos de atributo e recolocá-los onde bem entender. Para fazer isso, precisará primeiro obter um item chamado Lágrima Larval. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá já ter um no inventário, ou seja, poderá recolocar os pontos se quiser! Fica a seu critério fazer isso ou não, quando bem entender. É útil para tirar pontos de onde não está usando mais e colocar pontos onde eles podem ser mais úteis. Eu farei uso do Renascimento diversas vezes no decorrer do guia, para me adequar às armas ou equipamentos que eu for adquirindo no decorrer do jogo. Mas saiba que as Lágrimas Larvais são raras e limitadas no jogo, use com moderação.

Só para critério de comparação, a minha configuração de atributos no nível 55 é o seguintes: 23 pontos em Vitalidade (necessário para sobreviver a alguns golpes dos chefes), 21 pontos em Mente (o suficiente para invocar a fantasma Lhutel Sem Cabeça), 16 pontos em Fortitude (o suficiente para usar algumas peças de armadura um pouco mais pesadas e resistentes que os trajes comuns de feiticeiro), 10 pontos em Força (aumentei para usar um escudo melhor), 13 pontos em Destreza (o suficiente para conseguir empunhar a Espada de Cavaleiro Cariano), 35 pontos de Inteligência (o suficiente para usar a maioria dos feitiços encontrados até aqui, com exceção dos mais poderosos, e ainda causar um bom dano), 7 pontos em Fé e 9 pontos em Arcano (inalterados). Você não precisa estar igual a mim para seguir o guia, é apenas para ter uma ideia de como eu estou no momento.

Recoloque os frascos como estavam anteriormente. Recomendo 4 frascos de cura de vida e 6 frascos de cura de mana. Por fim, perceba que há um baú perto do local de graça, mas ele estará trancado. Voltaremos a ele quando conseguirmos a chave.

Agora que temos uma nova Lembrança e uma nova Grande Runa, nosso foco deverá colocá-las em ação. Não precisamos recuperar o poder da Grande Runa da Rennala, pois ela já vem ativada. Tudo o que ela faz é nos permitir renascer com Rennala, ou seja, não tem como ser equipada e não precisa usar Arcos de Runa.

Volte para a Mesa Redonda e fale com a Leitora de Dedos Enia, que fica perto do altar do Dois Dedos. Ela lhe dará a Bolsa de Talismã #2, e agora poderemos carregar até 3 talismãs ao mesmo tempo! Com o poder da Lembrança da Rainha da Lua Cheia, poderá obter dois itens: o Cajado: Cetro Real Cariano, um poderoso cajado que exige 60 pontos de Inteligência para poder empunhar, e o Feitiço: Lua Cheia de Rennala, um feitiço de lua bem poderoso, que a Rennala adorava utilizar, mas ele exige 70 pontos de Inteligência para ser usado. Como pode perceber, ambos só poderão ser usados bem futuramente no jogo. Troque a Lembrança pelo item que preferir, e se quiser os dois, duplique a Lembrança de Rennala no mausoléu que fica perto do Túnel de Pedrilhante de Raya Lucaria, mas eu mesmo não recomendo nenhum deles agora. Além disso, em uma nova opção disponível como loja com a Leitora de Dedos Enia, poderá comprar os artefatos característicos dos grandes chefes derrotados. Ao derrotar a Rennala, estará disponível o Conjunto de Equipamentos: Rainha, contendo a Coroa Crescente da Rainha, o Robe da Rainha, os Braceletes da Rainha e as Perneiras da Rainha. A cada novo grande chefe que derrotar, novos equipamentos referentes a ele estarão disponíveis aqui. Poderemos nos vestir como os grandes chefes do jogo!

Dando uma volta pela Mesa Redonda, perceberá que a porta do lado das Gêmeas Idosas estará aberta. Entre e fale com o homem aqui presente, que tem o desagradável apelido de Comedor de Estrume. Ele não irá dizer coisa com coisa, e nem será muito amigável. Deixemos esse cara esquisito para lá, por enquanto.

Agora, volte para os Quatro Campanários, para podermos usar a Chave de Pedra Imbuída que conseguimos lá na Academia. Use-a para abrir o portal na primeira torre, indicada pela descrição Terras em Desmoronamento. Ative o portal e entre. Irá parar em um mundo que parece vindo de uma realidade alternativa, totalmente destruído e com plataformas flutuando no céu em meio a tempestades e furacões, chamado Ruínas de Farum Azula. Seu objetivo aqui é ir descendo para as plataformas mais abaixo, mas sempre com cuidado. Quando ver inimigos abaixo, não desça, são inimigos poderosos chamados homens-fera de Farum Azula. Mate-os com magia, daqui de cima, onde estará em segurança. Após matar os inimigos, desça. Vá para o norte do local e desça na plataforma mais abaixo para encontrar o Talismã: Talismã de Draco de Pérola, que aumenta a negação de dano não físico do portador. Esse é o único item que poderemos encontrar aqui, e terá de usar fast travel para sair.

Bom, podemos aproveitar e encarar alguém que vínhamos ignorando. Prepare-se e siga pela porta leste no saguão principal de Mesa Redonda. Pule a sacada até o salão lá embaixo. Siga em frente e então seu oponente aparecerá: Alberich da Língua Frenética. Assim que ele chegar, aprenderá o Gesto: Reverência Cortês. Alberich é rápido e possui golpes que causam sangramento e magias que causam frio. As magias são muito fáceis de se esquivar, basta andar para o lado. Já os golpes físicos serão a nossa porta de entrada para ataques. Os golpes dele são lentos, então, quando ele vier correndo na sua direção para atacar, deverá conseguir encaixar um ou dois golpes físicos nele antes que ele ataque. Ou então, afaste-se e espere a brecha para soltar feitiços. Ataque sempre assim, com golpes rápidos na hora que ele vier correndo na sua direção, ou logo após o golpe de pulo dele. Ele desvia de feitiços comuns, terá de usar feitiços de perseguição. Ah, e ele deverá conseguir se curar uma vez ao longo da batalha, mas será apenas uma vez, mantenha a estratégia. No seu nível atual, estará mais do que capaz de derrotá-lo, é só ter paciência e tomar cuidado com seus fortes ataques, atacando em cada brecha aberta. Ao finalmente vencê-lo, conseguirá um Remédio de Dedo Invocador Enrolado e a Língua do Provocador. Esse item serve para atrair invasores ao seu mundo. Agora entre na porta noroeste e siga em frente até chegar a um quarto, onde poderá pegar a Arma: Pata com Códigos no corpo na cama. Essa curiosa arma é uma lâmina não bloqueável baseada em Fé. Volte ao salão e use o sinal para sair daqui.

Bem, agora só nos resta explorar toda a parte norte de Liurnia dos Lagos que ignoramos anteriormente devido ao nível elevado dos inimigos que rondam por lá. Após completar a Academia de Raya Lucaria, estaremos fortes o bastante para encarar os desafios da parte norte de Liurnia dos Lagos.

E esse é um bom momento para darmos uma pausa na quinta parte do nosso detonado, evitando que fique um texto muito comprido! Na próxima parte do detonado, iremos explorar a parte norte de Liurnia dos Lagos e a Mansão de Caria! Não pode deixar de conferir!

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! A parte 6 do detonado já foi publicada, confira!

Confira também nossos outros detonados.

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio