Está com alguma dificuldade em Elden Ring? Então acompanhe a parte 4 do detonado completo passo-a-passo de Elden Ring exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Essa é a continuação do nosso detonado do game, que começou aqui.

Elden Ring Detonado Parte 2

Sem mais delongas, vamos continuar o detonado:

Na terceira parte do nosso detonado, exploramos todo o Castelo Tempesvéu, derrotamos Godrick, o Enxertado e ainda ativamos o poder de sua Grande Runa. Agora, iremos explorar uma nova área, ao norte de Limgrave, chamada Liurnia dos Lagos. Essa área possui nível recomendado de 40 a 50, então, se estiver abaixo desse nível, recomendo que mate alguns inimigos e acumule runas até chegar pelo menos no nível 40. Outra dica: aumente sua Vitalidade pelo menos até 23 ou 24. Será importante para a área a seguir, pois os chefes batem forte, e, se não tiver pelo menos isso de Vitalidade, não conseguirá sobreviver a um ou dois golpes deles. É comum negligenciar Vitalidade no início, mas tenha isso em mente: tente garantir pelo menos 23 de Vitalidade o quanto antes.

Agora volte até o local de graça Godrick, o Enxertado. Vá até o final e abra a porta. Na sala do trono, siga para a esquerda, avance pelos corredores e desça a escada. Mais para trás, poderá pegar Uva Shibriri e falar com um fantasma. Saindo pela porta dos fundos, estará em uma nova área do game, chamada Liurnia dos Lagos. Será a nova área que iremos explorar.

Penhascos da Vista do Lago

Siga em frente e já encontrará o Local de Graça: Penhascos da Vista do Lago. Olha quem encontrará aqui: Boc, o macaco! Ele nos ajudará como costureiro, podendo customizar nossas vestes cosmeticamente. Será o fim da sidequest dele. Sempre que precisar dele, o encontrará aqui. Agora olhe para norte e verá uma jovem loira e cega, como a Irina! Mas não é ela, é a irmã dela, Hyetta. Hyetta é cega de nascença, e quer se tornar uma Donzela de Dedos, como a Melina. Ela diz que consegue enxergar sempre que come uma Uva Shibriri. Bem, como temos uma no nosso inventário, dê a Uva Shibriri para ela. Receberá em troca apenas o Gesto: Como Desejar, mas será o começo de uma sidequest. Teremos que encontrar mais Uvas Shibriri pelo local.

A orientação da graça aponta para noroeste, mas siga a estrada que vai para o oeste. Verá a ruína da Igreja de Irith à esquerda. Entre e pegue a Lágrima Sagrada #5. Com ela, poderemos fortalecer nossos frascos curativos para +5! Fale com o feiticeiro sentado ao lado, chamado Thops. Doe 10 runas a ele, e ele irá nos vender alguns feitiços. O único feitiço que ele vende que não conhece ainda é o Feitiço: Luz Estelar, compre se quiser. Thops nos diz ainda que ele quer muito uma chave de entrada da Academia de Raya Lucaria, para poder voltar para lá. Será o início de uma sidequest.

Diretamente a oeste da igreja, encontrará um cemitério. Será atacado por alguns esqueletos no local, mas poderá encontrar o Pergaminho da Academia. Agora siga reto para a oeste, ignorando a estrada que desce o desfiladeiro e seguindo para o norte por cima, mais perto do precipício. Encontrará mais um cemitério, e será atacado por mais esqueletos. Pegue a Pedra de Aquecimento no local.

Agora, volte para o Porão Arruinado, lá em Limgrave. Entregue o Pergaminho da Academia para a Feiticeira Sellen e ela irá aprender novos feitiços. Poderá comprar com ela o Feitiço: Fragmento Pedrilhante Veloz e o Feitiço: Grande Fragmento Brilhante. Compre o que puder.

Volte para Penhascos da Vista do Lago e siga pela estrada a oeste desfiladeiro abaixo. Logo verá um acampamento inimigo. Invoque fantasmas e mate todo mundo do acampamento. Encontrará o Livro de Receitas: Artesão de Pedrilhante e 6 Borboletas Latentes no local. Depois é só continuar seguindo a estrada de terra que chegará a um novo local de graça.

Margem do Lago de Liurnia

Ative o Local de Graça: Margem do Lago de Liurnia. Há um Mercador Nômade na fogueira ao lado. Ele venderá apenas um item importante: o Livro de Receitas: Guerreiro Nômade. A orientação da graça aponta para o norte, então siga para o norte. Cuidado com as aparições. Logo verá, no meio do caminho pelo lago, o Mapa: Liurnia, Leste. Agora poderá olhar em volta pelo mapa e ter uma ideia da dimensão da área. Repare na extensão do lago de Liurnia e nos terrenos em volta. Vamos começar explorando a parte seca ao sul do lago. Acompanhe as pedras à esquerda e encontrará uma fonte espiritual que poderá pular para o alto das pedras. No alto das pedras, vá até a ponta leste do precipício e encontrará o Cárcere Perpétuo dos Malfeitores.

Entre no cárcere, e enfrentará Adan, Ladrão de Fogo. Esse inimigo não será muito difícil, seus golpes são fáceis de prever. Ele desvia da maioria dos feitiços que você soltar, a menos que ele esteja ocupado. Ele estará ocupado quando estiver conjurando uma bola gigante de fogo, ou quando errar um golpe ou começar um combo. Nesses momentos, vá andando para trás enquanto solta feitiços nele. Ele irá se curar uma vez quando tiver perdido metade da vida, não se anime muito. Continue com a estratégia. Só tome cuidado com a imensa bola de fogo que ele conjura, saia correndo quando a ver. Ele ainda é fraco contra magia, então não deverá demorar muito para derrotá-lo. Conseguirá o Encantamento: Chama do Deus Caído.

Vá seguindo a estrada para oeste, e tome cuidado com os membros da milícia vulgar, que usarão bombas de fumaça para te pegar. Pegue Seta de Balista no meio da estrada, perto de uma carroça quebrada. Logo encontrará mais um acampamento inimigo. Ele estará repleto de inimigos, desta vez são os sacerdotes do fogo. Eles soltam fogo o tempo todo, tome cuidado, principalmente com os monges do fogo, que são inimigos maiores e mais perigosos. Invoque fantasmas para ajudar a distraí-los e mate-os um por um. Explore o acampamento para encontrar Carne-Seca Manchada, o Livro de Orações de Monge do Fogo e o Gesto: O Fogo Me Estimula. Desse acampamento, vá para o norte até o lago, e então siga para leste acompanhando as pedras e a parede sul do local. Logo encontrará uma caverna que desce para a direção sul.

Caverna de Cristal do Lago

Ligue o lampião, ou acenda a tocha, e siga pela caverna escura. Logo encontrará o Local de Graça: Caverna de Cristal do Lago. Abra o baú ao lado e pegue a Folha de Artéria. Essa caverna estará infestada de semi-humanos, e muitos estarão escondidos no escuro para te pegar desprevenido. Mate-os e suba as pedras a oeste para pegar Osso de Fera Robusta. Entre no túnel e, do outro lado, tome cuidado com mais semi-humanos e com o chefe semi-humano na área, ele é bem forte e pula bastante. Após matar todo mundo, abra o baú e pegue o Talismã: Talismã de Lança, que aumenta a força dos contra-ataques com armas perfurantes. Volte pelo túnel e olhe para leste e para baixo. Deverá ver uma sequência de plataformas que poderá ir descendo se tomar muito dano. Vá descendo de plataforma em plataforma, até chegar em uma que tem uma fogueira e a entrada de um túnel. Entre no túnel e mate os caramujos de cristal, antes que eles lhe acertem com seu hálito de cristal. Pegue Adaga de Arremesso no local e siga pelo túnel ao norte. Mate um grupo de caramujos de cristal e pegue Runa Dourada. Siga em frente até sair por outro túnel. Olhe para baixo e verá mais plataformas para continuar descendo. Pegue Algodão Macio no caminho. Verá três itens lá embaixo. Desça e pegue Pedaço de Carne e 2 Pedras de Forja. Mate mais caramujos de cristal e continue até a área aberta adiante, sabendo que aparecerá o chefe da fase.

O chefe será o Cavaleiro Cão de Caça, uma espécie de guerreiro bem rápido, que ataca rápido e consegue se camuflar com o ambiente. Ele não é muito forte, então, se manter o escudo erguido, ele não deverá conseguir te acertar. Mantenha-se em movimento e dispare feitiços nele sempre que puder. Saiba que ele é bem rápido, então não se engane se ele se afastar e no segundo seguinte estiver bem diante de você. Se invocar os fantasmas, terá uma boa vantagem contra ele. Mate-o e receberá o Talismã: Medalhão de Âmbar Cerúleo, que aumenta a sua mana máxima.

Após derrotá-lo, siga pelo túnel ao sul, e sairá em um novo local externo.

Cabana do Sono do Lobo

Antes de qualquer coisa, ative o Local de Graça: Cabana do Sono do Lobo. Agora fale com a moça acompanhada do lobo. O nome dela é Latenna, e ela será bem ríspida conosco. Deixemos ela em paz no momento, vamos voltar mais tarde. Suba a plataforma de madeira ao lado e pegue o Arco de Runa.

Bem, não há um sinal de volta automático, então vamos embora por fast travel mesmo. Volte para a Caverna de Cristal do Lago e saia da caverna. Em uma porção de terra bem na frente da caverna, encontrará alguns semi-humanos. A oeste, em outra porção de terra, mais semi-humanos, incluindo um chefe semi-humano, e um Fragmento de Vidro. É só isso, por enquanto.

Volte para a Mesa Redonda. Entregue o Livro de Orações de Monge do Fogo para o Irmão Corhyn. Ele passará a ensinar os seguintes encantamentos: Encantamento: Ó, Grande Pira! e Encantamento: Erga-se, Ó, Chama!. No salão principal da Mesa Redonda, saia pela porta na direção leste e vire à direita. O Feiticeiro Rogier estará sentado aqui! Fale com ele, e diga que derrotou o Godrick. Ele nos dará de presente a Arma: Rapieira de Rogier +8. Pergunte a ele sobre o D, e ele falará que já conviveu e lutou ao lado de D no passado. Após conversar com ele, ele dirá que irá dormir um pouco. Há uma sidequest de Rogier que podemos fazer, mas não iremos cumprir essa sidequest no nosso guia. Não causa impacto na história, não haverá recompensa por completá-la, e além disso sairia muito da rota planejada do guia.

Volte para a Margem do Lago de Liurnia. Hora de explorar o lago central. Primeiramente, vá até o ponto mais ao sul do lago. Escondido atrás de algumas pedras, encontrará uma caverna.

Caverna da Água Parada

Siga e ative o Local de Graça: Caverna da Água Parada. Esse é um péssimo local. Primeiro por que ele é bem escuro, de modo que terá de trazer uma tocha ou o lampião com você. E segundo porque será totalmente venenoso. Assim como na última caverna venenosa que exploramos, nem tente curar o veneno, vá apenas curando a vida enquanto explora o local e pega os itens. Depois de pegar todos os itens, corra direto até a sala do chefe e conclua o local. Não compensa curar do veneno em uma área toda cheia de veneno. Assim que entrar, verá algumas plantas venenosas e Mirandas em um poço abaixo, repleto de veneno. Plantas venenosas abaixo, e ascídias terrestres e morcegos na parte de cima. Os itens que ficam lá embaixo não valem muito o esforço de ir pegá-los, então fique na parte de cima mesmo. Logo à frente, pegue Runa Dourada. Seguindo adiante pela parte de cima, mate os sacerdotes do veneno. Caso esteja muito curioso para saber que item é aquele lá embaixo, do lado da Miranda e dos sacerdotes de veneno, é apenas uma Runa Dourada. Pule ao outro lado da plataforma e entre no túnel. Chegando ao final do túnel, estará em uma área mais aberta com vários morcegos. Entre com cuidado e mate os morcegos dormindo no teto com magia. Um dos morcegos é o morcego líder, ele possui muito mais vida do que os demais. Após matar todos os morcegos, pegue o Conjunto de Equipamentos: Sábio, composto por Capuz do Sábio, Robe do Sábio e Calças do Sábio. Também há uma Runa Dourada e Flechas Serpente no local. Volte pelo túnel e siga para a esquerda. Mate mais sacerdotes do veneno e depois mais um ninho de morcegos no teto. Após acabar com todos, pegue Pedra Luminescente. Pule o buraco até a plataforma do outro lado (se as Mirandas no andar de baixo soltarem nuvem tóxica, espere ela se dispersar primeiro). Desça pelo túnel e mate mais sacerdotes do veneno. Vá avançando pelo túnel tomando cuidado com o poço de veneno e pegue o Sebo Venenoso. Chegará a uma névoa amarela. Hora de encarar o chefe!

Entre e irá encarar o Cavaleiro da Podridão Imaculada. Esse inimigo não é muito difícil por si só, mas essa batalha será complicada mais por causa do veneno na área. O ideal é ignorar completamente o veneno e se focar totalmente no chefe, tentando derrotá-lo rápido o suficiente para que o veneno não seja um problema. Para conseguir isso, aconselho a invocar fantasmas para distraí-lo e ficar lançando feitiços de longe. Mantenha distância e vá minando a vida do chefe com magia, sem se desatentar à sua vida por causa do veneno. Quando conseguir derrotar o chefe, conseguirá o Talismã: Insígnia de Espada Alada, que aumenta o dano de golpes sucessivos. Use o sinal para voltar ao início da caverna.

Saindo da caverna, volte mais uma vez para a Margem do Lago de Liurnia. Siga na direção da orientação da graça, na direção noroeste. Pois bem, esse lago está repleto de aparições, tome muito cuidado. Quando encontrar uma aparição montada, cavalgue na direção dele e mate-o o mais rápido que puder, ou ele fará de sua vida um inferno. Seguindo na direção noroeste, verá, em meio a algumas ruínas, mais um local de graça.

Ruínas de Laskyar

Ative o Local de Graça: Ruínas de Laskyar. Pegue o Livro de Receitas: Artesão de Pedrilhante por perto. As ruínas propriamente ditas ficam a noroeste daqui, bem do lado, mas ela está muitíssimo bem protegida. Assim que chegar perto, aparecerão diversas aparições, e também um inimigo muito poderoso, chamado Espectro. Eu aconselho a vir montado a cavalo, invocar fantasmas para distrair as aparições no local e ficar cavalgando pelas beiradas, matando as aparições. Elas devem ser seus alvos principais. O Espectro deve ser o último alvo, e ele fica bem no centro do local, então quanto antes matar as aparições que dão suporte pelos lados, melhor. Se ainda sobrou fantasmas para distraí-lo, melhor ainda, pois poderá ficar de longe só soltando feitiços até acabar com ele. Talvez leve algumas tentativas até conseguir, mas quando pegar o jeito de onde as aparições aparecem, ficará mais fácil. No local, encontrará um Pote Cerimonial, uma Runa Dourada, uma Pedra de Forja e um portal, mas ignore o portal, pois ele nos leva exatamente ao mesmo local que o portal que fica nas Ruínas Purificadas. Há uma escadaria no canto noroeste do local que leva ao subterrâneo. Abra o baú e pegue o Sino Chamador de Aparição. Esse item permite invocar a mesma energia negra que as aparições usam. Após limpar o local, comece a seguir a direção da orientação da graça, para noroeste. Repare nos montes de pedra. Vê um monte um pouco maior, no qual alguém acendeu uma fogueira? Fica mais ao norte, ainda no lago. Suba esse monte e encontrará um local de graça.

Ilha da Boa Vista

Ative o Local de Graça: Ilha da Boa Vista e fale com o Patches, que estará aqui do lado. Ele nos dará uma dica interessante, sobre uma donzela que vive no subterrâneo da Academia de Raya Lucaria. Ele diz que ela é capaz de nos teleportar para um local distante. Hum, dica interessante! Se ainda não comprou a Chave de Espada de Prata que ele vende, compre agora.

Siga em linha reta daqui para o leste, e verá um telescópio. Bem perto desse telescópio, há um gazebo, e uma voz estará te chamando vindo do gazebo. Fale com a garota, chamada Rya. Ela diz que foi enviada por sua mestre até ali, mas um ladrão apareceu e roubou seu colar. Ela precisa que alguém recupere seu colar do bandido. Aceite a sidequest. Se olhar pelo telescópio, deverá conseguir ver algumas ruínas a noroeste. Siga pelo lago na direção noroeste, na direção das ruínas. Cuidado, pois, ao contornar essas ruínas à noite, será atacado diretamente por um mini chefe.

O inimigo da vez será o Pássaro da Morte. Não se preocupe, ele não é difícil. Ele é lento e seus golpes são bem previsíveis. Montado no Torrente, será sempre mais rápido do que ele, então sua estratégia será permanecer a uma boa distância dele e lançar feitiços nele. Não poderá invocar fantasmas, então é uma questão de saber manter a distância e ser persistente. Derrotando o Pássaro da Morte, conseguirá o Talismã: Espada de Ramo com Penas Vermelhas, que aumenta o seu dano de ataque quando estiver com pouca vida. Agora, continue indo na direção noroeste daqui, e logo verá uma cabana ao longe.

Cabana do Camarão Cozido

Ative o Local de Graça: Cabana do Camarão Cozido. Que nome legal. Fale com o homem cozinhando camarão ao lado, chamado Arruaceiro. Ei, foi ele o bandido que roubou o colar da Rya! Diga para ele devolver o colar roubado, e ele dirá para pagar 1000 runas por ele. Compre o Colar de Rya por 1000 runas. E é só isso mesmo por aqui.

Volte para a Ilha da Boa Vista e siga ao leste para voltar ao gazebo onde está Rya. Fale com ela, e ela dirá que a senhora dela, uma tal de Lady Tanith, está procurando por pessoas exatamente como nós: fortes, firmes, mas com princípios e dispostos a ajudar. Rya nos entregará o Convite da Mansão Vulcânica. Parece um local legal de se visitar. Será o fim da sidequest dela. Continue seguindo ao leste daqui até a margem leste do lago, onde encontrará um gazebo cercado por ascídias terrestres. Você pode até tentar matar todos para conseguir entrar no gazebo, mas há apenas uma Pedra de Forja no local, então fica a seu critério se compensa.

Agora, volte para a Cabana do Camarão Cozido e fale com o Arruaceiro novamente. Ele passará a vender Camarão Cozido, um item consumível que aumenta a negação de dano físico por algum tempo. Converse com ele sobre Rya, e troque uma ideia. Após conversar com ele, receberá o Gesto: Relaxar.

Agora siga para sudoeste daqui, até uma porção de terra. Aqui, encontrará um novo tipo de inimigo, um guerreiro de aspecto estranho, aparência alienígena e que gosta de dar estrelinhas e cambalhotas. Eles se chamam albináuricos. Mate-os e pegue a Lágrima de Cristal Nó-de-Destreza no local. Daqui, agora siga na direção noroeste, quase em linha reta, e verá um gazebo. Aproxime-se com cuidado, pois esse gazebo estará cercado por lagostas gigantes. Esse bicho já é muito forte sozinho, em grupos então, são imbatíveis. As lagostas gigantes estarão dormindo, então agache-se e entre furtivamente no gazebo para pegar Pedra de Forja. Ainda furtivamente, saia e siga na direção sudoeste, passando por entre as pedras até ver mais um gazebo à frente.

Gazebo no Lago

Ative o Local de Graça: Gazebo no Lago. Siga para o sul daqui, e verá um terreno pantanoso, de cor amarelada. Esse terreno é venenoso, ande montado no Torrente para não se envenenar. Encontrará uma Pedra de Forja perto da árvore. Há diversos caranguejos gigantes por aqui, então proceda com cuidado na direção sul. Siga reto para o sul e verá uma porção de terra com um escaravelho. Mate-o e conseguirá a Cinza da Guerra: Voto do Indomável. Mais ao sul, verá uma parede de pedras. Acompanhe a parede de pedras indo para o oeste e matando mais um caranguejo gigante. Logo verá um trecho de terra e uma rampa que vai subindo.

Vilarejo dos Albináuricos

Suba a rampa e encontrará um grupo de albináuricos. Invoque fantasmas aqui, se quiser, e acabe com eles, e depois pegue a Lágrima Larval no corpo perto das tumbas. Esses itens são muito importantes e raros, certifique-se de pegar todos que encontrar. Agora avance e ative o Local de Graça: Vilarejo dos Albináuricos dentro da cabana.

Primeiramente, atravesse a ponte para o norte. Derrote o feiticeiro do outro lado. Atrás da árvore gigante à frente, pegue o Coágulo Sanguíneo Albináurico. Desça a colina ao lado, mate mais albináuricos e pegue a Arma: Espada de Cristal. Agora, volte pela ponte até a cabana do local de graça.

Suba a colina ao leste, e encontrará um novo tipo de inimigo, um guerreiro de fogo. Ele é rápido e costuma desviar de feitiços, então tenha paciência contra ele e ataque quando puder. Siga reto a leste do local e pegue a Arma: Foice de Marfim na tumba. Vê o jarro preto aqui perto? Chegue perto dele e ataque, e ele se mostrará ser apenas um feitiço de camuflagem. Trata-se de Albus, um albináurico, só que amigável. Fale com ele, e ele dirá que está se escondendo dos disseminadores de maldição. Ele nos dará o Medalhão Secreto da Árvore Sacra (Direita) e pede que a gente entregue esse medalhão para outra albináurica, chamada Latenna. Ei, conhecemos a Latenna em uma caverna anterior! Mas não vamos voltar agora. Continue falando com o Albus, e ele morrerá bem na sua frente. Agora volte um pouco e siga a ponte que segue para noroeste. Mate os albináuricos no meio do caminho, e siga com cautela.

Quando chegar perto da imensa pira, aparecerá um mini chefe surpresa, chamado Assassino de Agouros. Ele é muito forte, e ataca com uma sequência devastadora, capaz de aniquilá-lo com dois golpes mesmo com boa defesa. Mantenha sempre o escudo erguido, invoque fantasmas para distrai-lo e ataque com magia quando ele estiver de costas. Se chamar a atenção dos cachorros à direita, mate os cachorros primeiro, pois você não quer ser atacado por trás e baixar a guarda na hora que o chefe atacar. Ao derrotar esse chefe, conseguirá o Talismã: Talismã de Nó do Crisol, que reduz o dano de golpes na cabeça. Desça a colina a oeste e pegue o Arco de Runa.

Agora sim, volte para a Cabana do Sono do Lobo. Fale com a Latenna, e mostre a ela o Medalhão Secreto da Árvore Sagrada. Ela saberá que nós somos amigos do albináuricos e conhecemos o Albus, e então falará com você. Ela te fará um pedido: ela quer que a ajudemos a chegar a uma tal de Árvore Sacra de Miquella. Aceite o pedido dela, dando início a mais uma sidequest, e ela nos dirá onde fica a segunda metade desse medalhão: em um tal de Castelo do Sol… Pois bem, continue falando com ela, e ela diz que irá nos acompanhar na forma de invocação. Receberá a Invocação: Latenna, a Albináurica. Como invocação, ela é uma arqueira que luta à distância, atacando os inimigos com flechas. Ela acompanha bem um lutador de curta distância, mas, como um feiticeiro, ainda prefiro a companhia da Lhutel, Engvall ou dos Soldados de Godrick.

Bem, agora certifique-se de estar bem preparado, e então volte para a Mesa Redonda. Para a sua surpresa, tudo estará escuro e o saguão da Mesa Redonda terá virado uma arena de batalha. Irá enfrentar Ensha dos Restos Reais. Sim, é o Ensha, aquele mudo de máscara que ficava protegendo a entrada da sala do Gideon Ofnir. Por algum motivo, ele irá nos enfrentar, e ele é um inimigo poderoso! Tome cuidado, pois seus golpes especiais atingem alvos em longa distância. Use a mesa central do saguão como proteção, saia correndo dele e lance feitiços quando puder. Ele costuma desviar dos feitiços comuns, então use feitiços de perseguição para ter uma vantagem contra ele. Mantenha-se firme, e conseguirá derrotá-lo. Com a vitória, receberá a Arma: Osso Pegajoso. E não é só isso! Volte para o local onde o Ensha costumava ficar e poderá pegar o Conjunto de Equipamentos: Restos Mortais, compostos pelo Elmo de Restos Reais, Armadura de Restos Reais, Manoplas de Restos Reais e Grevas de Restos Reais. Esse é o conjunto de armadura usado pelo Ensha! Se falar com o Gideon Ofnir sobre o Ensha, ele nos pedirá desculpas pela precipitação dele.

Agora, volte ao Penhascos da Vista do Lago. Vá para o canto nordeste do local, na ponta do precipício, e, se olhar para baixo, verá umas lápides na pedra que poderá usar como plataformas para descer. Vá descendo de lápide em lápide com cuidado até chegar lá embaixo. Verá uma estrada mais ao lado. Volte por essa estrada até a parte sul, a parte bloqueada por uma ponte quebrada. Encontrará um único troll protegendo uma carruagem. Mate o troll e abra o baú da carruagem para obter a Arma: Lança da Árvore. Bem, agora volte e siga pela estrada ao norte. Logo verá um local de graça escondido atrás de uma pedra.

Estrada de Liurnia – Sul

Ative o Local de Graça: Estrada de Liurnia Sul. Siga a estrada na direção norte, e encontrará alguns soldados esqueletos com quatro braços, chamados de soldados marionetes. Cuidado com eles, eles atiram em vasta sequência. Comece matando os soldados marionetes que estão posicionados em cima das ruínas, depois os bandos patrulhando na estrada. Há cachorros na área também. Quando ver alguns balões flutuando no céu, use magia ou flechas para destruí-los e ganhará Runas Douradas. Entre as ruínas, há alguns soldados e uma Pena de Falcão da Tempestade.

Continue descendo a estrada e verá algumas ruínas no seu lado esquerdo. São as Ruínas Purificadas. Por enquanto, ignore-as e siga reto a estrada. Siga pela estrada e logo verá mais um local de graça.

Estrada de Liurnia – Norte

Ative o Local de Graça: Estrada de Liurnia Norte. Agora sim, vamos voltar e explorar as Ruínas Purificadas, a sudoeste desse local de graça. Vá até a porção maior dessas ruínas, no alto da colina ao sul, e encontrará alguns inimigos acampados lá. Mate-os e pegue o Pedrilhante de Cuco e a Runa Dourada. Encontrará uma escada que desce ao subsolo encoberta por tábuas. Desça a escada até o subsolo e encontrará uma Uva Shibriri, que é o item que a Hyetta está procurando, e um baú contendo o Talismã: Herança de Dois Dedos. Esse talismã aumenta consideravelmente o seu atributo de Fé. Ele não será útil agora, mas será bem útil no futuro, quando precisaremos de Fé.

Vá para oeste, mais perto da praia, e encontrará mais ruínas. Hyetta estará aqui, de frente para o mar, entregue a Uva Shibriri para ela. Sem recompensa dessa vez, pois temos de encontrar mais uvas. Explore a parte norte dessas ruínas e encontrará alguns cachorros e 5 Cogumelos. Mais a nordeste, em uma pequena porção das ruínas, encontrará um portal. Entre por esse portal.

Portão Sul de Raya Lucaria

Você será teleportado para um local bem a noroeste daqui, e, se perceber, esse teleporte te ajudou muito, pois, além de te levar até o seu objetivo nessa região, ainda te poupou de passar por uma legião de inimigos. Avance e ative o Local de Graça: Portão Sul de Raya Lucaria. Siga em frente e encontrará o portão de Raya Lucaria, mas ele estará trancado. Precisamos de uma Chave Pedrilhante. Encontrará um corpo com um mapa no portão, e esse mapa indica alguém que pode nos levar até a chave. Só dá para ver o contorno de uma ilha, mas, sem o mapa completo de Liurnia dos Lagos, não temos como saber exatamente onde essa ilha fica. Deixaremos essa busca para depois.

Siga para o sul, nós vamos pegar os inimigos pelas costas. Verá alguns soldados montados em lança-chamas, mas eles estarão virados para o outro lado, então mate-os. Atrás das casas à direita, verá um soldado patrulhando e o Escudo: Escudo de Madeira Branco e Azul. A seguir, verá um inimigo inusitado: um soldado dirigindo um carro com lança-chamas embutido. Eu chamo isso de carro de fogo. O carro de fogo é bem protegido, mas o ponto fraco é o soldado dirigindo na parte de trás, então vá por trás do carro e encha-o de feitiços. Não fique de frente com ele, ou ele irá tostá-lo com fogo. Na praça central, se for furtivo, conseguirá pegar os soldados desprevenidos. Mate-os e pegue Pedra de Forja. Vá para a escada principal e desça alguns degraus onde estão 2 soldados. Então, vá para a direita e pegue Flecha Estilhaçante (com Penas) no corpo no parapeito. Isso é tudo o que tem por aqui, mais abaixo na escada encontrará apenas soldados. A escada leva até uma cidade inundada, e nós exploraremos esse local mais tarde.

Agora, volte para a Estrada de Liurnia Norte. A noroeste daqui, subindo uma colina, verá um acampamento inimigo com uma torre ao alto. Ele estará povoado por fantasmas. Eles são muito fracos, mas a verdadeira ameaça é um fantasma feiticeiro que ficará lançando feitiços do alto da Torre de Vigia da Estrada. Corra até a torre, suba o primeiro lance de escadas e abra o baú para pegar o Livro de Receitas: Artesão de Pedrilhante. Suba as demais escadas até o topo da torre e mate o fantasma feiticeiro, então pegue o Cajado: Cajado de Espadrilhante Cariano. Esse cajado é bem mais fraco do que o nosso cajado atual, o Cajado da Rainha Semi-Humana, principalmente se o veio fortalecendo na mesa de forja. Desça e mate todos os fantasmas que deixou para trás. Há apenas uma Runa Dourada no local.

Volte para a Estrada de Liurnia Norte, e agora siga para leste até a beira do penhasco. Acompanhe o penhasco indo para o sul, e tome cuidado com as frequentes emboscadas de membros da milícia vulgar. Vá matando os inimigos conforme avança, e, ao final do local, poderá pegar uma Pedra de Forja Sombria em um corpo sentado em uma cadeira. Agora, volte para o norte, mas acompanhando as pedras da esquerda enquanto sobe. Deverá encontrar a entrada de uma catacumba.

Catacumbas do Fundo do Penhasco

Siga em frente e ative o Local de Graça: Catacumbas do Fundo do Penhasco. Avance e pegue o elevador até o final. Siga em frente, mate os demônios com presas e pegue a Resina de Raiz ao final do corredor. Volte e siga para o sul. Vá em frente e desça a escada. No corredor à frente, cuidado com a armadilha no chão. Antes de subir a escada, repare que há outro dos carrascos embaixo da escada. Se você conseguir atrai-lo para a armadilha no corredor, ela tirará muita vida dele. Mate-o e depois suba a escada. Há outro carrasco aqui em cima, e desta vez com 2 demônios com presas no andar de cima dando suporte. Atraia-o para a armadilha no corredor também, e mate-o. Embaixo da escada onde ele estava, encontrará um Arco de Runa. Volte e repare no mecanismo que pede uma Chave de Espada de Pedra. Deverá ter pelo menos 8 no seu inventário, se veio pegando e comprando todos até aqui, então abra a passagem. Pegue o Elmo de Espelho de Nox. Volte e suba a escada. Mate mais demônios com presas e tome cuidado com mais uma armadilha. Vire à esquerda, tome cuidado com a armadilha, mate os demônios com presas e pegue a Arma: Foice. Volte e siga pelo outro caminho. Mate mais demônios com presas e pegue a Runa Dourada ao final do corredor.

Agora, volte lá para a primeira escada da dungeon, logo após o elevador. Olhe para baixo do lado da escada e verá um carrasco lá embaixo. Mate-o daqui, usando magia, depois, desça. No corredor norte, mate mais um carrasco e depois pegue o Cachola Tagarela “Maravilhoso”. Seguindo para o sul, há um Osso de Fera Robusta, pegue e depois siga o corredor leste. Passe pela armadilha e mate mais um carrasco (se conseguir usar a armadilha contra ele, melhor ainda). Siga em frente e suba a escada vertical. Há mais um carrasco à esquerda, e tome cuidado, pois esse espaço é bem confinado. Depois de matá-lo, pegue a Invocação: Cinzas de Pajem. Siga em frente, mate mais um demônio com presas e acione a alavanca para abrir a porta de ferro do chefe. Encontrará uma Presa Antiga à direita. Volte até o local de graça para reabastecer as forças e então vamos encarar o chefão.

Bem, o chefe da dungeon será o Cão de Guarda Fúnebre da Térvore, aquela estátua de gato que fica pulando. Já enfrentou esse inimigo antes, nada de novo. Invoque fantasmas para distrai-lo e mate o com magias mantendo distância e sem problemas. Após derrotá-lo, conseguirá a Invocação: Cinzas de Mercenário Kaiden. Use o sinal e saia da catacumba.

Volte mais uma vez para a Estrada de Liurnia Norte. Desta vez, siga pela estrada na direção norte, e cairá no meio de uma guerra entre soldados e fantasmas. O conflito ficará ainda maior quando aparecer um troll fantasma. Esse troll fantasma domina o terreno rapidamente, com golpes amplos e algumas magias de longo alcance. Recomendo a primeiro matar todos os fantasmas ao redor, e então, quando estiver apenas entre você e o troll fantasma, invoque seu próprio fantasma para distraí-lo e fique de longe soltando feitiços. Quando acabar com ele, pegue as Runas Douradas, o Dardo de Cristal e a Arma: Lucerne na área. Agora repare que há dois caminhos seguindo para o norte. O caminho da esquerda desce a colina, passando por entre as pedras, e o caminho da direita sobe a colina, seguindo a beira do precipício. Primeiramente, continue seguindo a estrada da esquerda, que passa por baixo da pedras. Após passar por baixo das pedras, vá para a direita e mate o escaravelho para conseguir uma Pedra de Forja Sombria. Continue seguindo a estrada e verá uma ponte destruída e um local de graça.

Ponte da Cidade do Portão

Ative o Local de Graça: Ponte da Cidade do Portão. Voltaremos a esse local em breve, mas no momento vamos continuar explorando a parte leste, indo para o norte.

Volte mais uma vez para a Estrada de Liurnia Norte, e, desta vez, siga a estradinha de terra da direita, subindo as pedras e indo para o norte. Enfrente alguns lobos pelo caminho. No pântano, passe pelo caranguejo gigante. Se acompanhar a borda oeste do precipício, deverá ver mais um astrolábio de pedra contendo Fragmentos de Luz Estelar. Siga em frente pelo caminho e logo verá mais um daqueles barqueiros da morte adiante. Antes de chegar nele, ao sul, encontrará no meio da estradinha de terra um sinal dourado de invocação. Invoque D, o Caçador de Mortos, nosso amigo lá da Mesa Redonda. Além dele, poderá invocar ainda mais fantasmas. Agora vamos encarar o chefe.

Irá mais uma vez enfrentar o Marinheiro de Tíbia. Ele lutará da mesma forma que da outra vez, e não será difícil, ainda mais com tanta ajuda do nosso lado. Ele irá navegar lentamente por aí, dando ataques previsíveis, e de vez em quando irá invocar esqueletos para ajudar. Deixe D e os fantasmas distraírem os esqueletos e foque-se apenas no Marinheiro de Tíbia, soltando feitiços de longe. Quando ele usar o ataque da onda gigante, afaste-se para não tomar dano. Mantenha a ofensiva e logo conseguirá derrotá-lo. Receberá Raízes da Morte e a Invocação: Cinzas de Salteador Esquelético. Mais uma invocação para a nossa coleção!

Explore pelo local e ainda encontrará Lírio de Trina e Pedra de Forja. Vê essa imensa torre à sua direita? Ao norte dela, na parte leste, verá um pequeno cemitério à sua direita. Mate os esqueletos que se erguem e pegue a Cabeça de Libélula Gigante. Continue seguindo a estrada de terra para o norte, e verá um capitão. Ele usa golpes do raio, e é muito forte. Ele será capaz de acabar com sua vida com poucos golpes, não o menospreze! Lute contra ele montado no Torrente para ser mais fácil esquivar de seus golpes, e mantenha-se sempre em movimento. Como ele se protege de feitiços usando o escudo, terá de usar a brecha dos seus ataques para conseguir atacá-lo sem estar com o escudo erguido. Tenha paciência, ataque de pouco em pouco, e logo conseguirá derrotar esse capitão e receber o Livro de Orações do Culto do Dragão. Agora é só subir a colina até o final.

Cabana do Artista

Ative o Local de Graça: Cabana do Artista. Dentro da cabana, pegue a Pintura: Ressurreição. Diretamente a leste daqui, pegue a Pedra de Forja no corpo sentado na cadeira. É só isso que encontrará aqui.

Bem, volte a estrada de terra para o sul, e vá até aquela torre enorme na parte leste. Vá para a parte sul dessa torre enorme, e vá até o penhasco leste do local. Se olhar para baixo, deverá ver um vilarejo lá embaixo. Desça pelas lápides na pedra, que formarão uma espécie de escada para descer em segurança até o telhado lá embaixo.

Jarrosburgo

No telhado da casa, primeiro pegue a Pedra de Forja. Desça ao solo e siga ao sul para ativar o Local de Graça: Jarrosburgo. Esse é um vilarejo onde moram jarros vivos, aqueles jarros falantes. Eles são amigáveis, não os ataque! Pegue um Pote Rachado na lápide a nordeste, e então siga para o sul. Continue indo para o sul, descendo a colina, até o final, e encontrará um monte de tumbas abertas. Pegue Runas Douradas pelo local. Bom, agora vá para o norte, para onde estão os jarros vivos. Na parte alta a oeste, encontrará um jarro vivo com o qual pode conversar. É a Criança Jarro. Fale com ela, e ela perguntará se você será o novo jarrista. Responda que sim, e ela só dirá que você não tem as mãos ideais para isso. Essa criança será muito importante para uma sidequest no futuro, mas não há nada que possamos fazer no momento com essa sidequest. Pegue o Pote Cerimonial dentro do jarro cheio de terra e mais um Pote Rachado na porta de uma casa mais para a frente. No telhado dessa casa, fica um Pote Cerimonial, mas terá primeiro que subir a colina e então saltar nesse telhado. Dentro de uma casa do lado oposto, encontrará mais um Pote Rachado e um Fragmento de Jarro Vivo. Isso é tudo por aqui. Não há saída física desse local, terá de usar o fast travel para ir embora.

Volte até Mesa Redonda e dê o Livro de Orações do Culto do Dragão para o Irmão Corhyn. Ele passará a ensinar os seguintes encantamentos: Encantamento: Lança de Relâmpago, Encantamento: Seta Afiada e Encantamento: Eletrificar Arma.

Já que estamos voltando para áreas anteriores, volte para o Santuário Bestial e entregue também a Raiz da Morte ao Gurranq. Ele te dará o Encantamento: Vitalidade Bestial e pedirá ainda mais Raízes.

Volte para a Cabana do Artista, mas a de Liurnia dos Lagos, não confundir com a cabana de mesmo nome que fica lá em Limgrave! Siga diretamente para o norte, e verá uma junção de pedras que te permitirá pular para a pedra ao norte. Siga em frente para o norte e logo encontrará um acampamento inimigo. Mate todos os sacerdotes do fogo e o monge do fogo. Se achar que precisa de ajuda, invoque os fantasmas. Pegue Borboleta Latente e o Encantamento: Chama, Limpe-me no local. Vá para o oeste do acampamento, e encontrará algumas lesmas de fogo e um sacerdote do fogo. Mate-o e conseguirá o Feitiço: Sarça Pecadora. Siga para norte, e, chegando à estrada de terra, olhe para o leste e deverá ver um local de graça brilhando.

Planalto Leste

Ative o Local de Graça: Planalto Leste. Este local é repleto de bifurcações, então preste atenção no caminho. A leste de Planalto Leste, verá uma bifurcação norte sul. Siga para o norte primeiro, e verá um golem protegendo uma pequena construção. Mate-o e entre na construção para encontrar um elevador. Desça-o.

Profundezas do Poço do Rio Ainsel

Trata-se de mais uma área subterrânea do jogo e de nível muito alto para nosso nível atual. Recomendo a só ativar o Local de Graça: Profundezas do Poço do Rio Ainsel e então voltar pelo elevador. Exploraremos esse local bem mais futuramente no jogo, quando estivermos mais fortes.

Na bifurcação norte sul, siga desta vez para o sul. Na próxima bifurcação entre leste oeste, vá para o oeste. Passe pelas pedras, mate os lobos e vá indo para o oeste, e logo verá mais um local de graça perto da margem do lago.

Margem Leste do Lago de Liurnia

Ative o Local de Graça: Margem Leste do Lago de Liurnia. Agora volte para Planalto Leste, será mais fácil seguir de lá.

De volta a Planalto Leste, siga para o oeste, e, na outra bifurcação, continue indo para o oeste. Acompanhando a estrada, verá mais um daqueles carros de fogo. Mate-o e continue subindo a colina. Quando a estrada se dividir entre oeste e norte, siga para oeste. Siga em frente, e logo verá uma igreja.

Igreja dos Votos

Ative o Local de Graça: Igreja dos Votos na entrada. Entre na igreja e talvez a primeira coisa que verá é uma imensa tartaruga à esquerda. Ela é amigável, vá e fale com ela. Ela se apresenta como Miriel, o administrador desse lugar, e contará histórias. Ele poderá contar histórias sobre Radagon e a Lady Rennala, dois personagens importantes para a história do jogo. Fale com ele mais vezes, e verá que ele pode te ensinar tanto feitiços quanto encantamentos! Os feitiços que ele sabe são: Feitiço: Espadas do Lobo e Feitiço: Espada Grande Cariana. O único encantamento que ele sabe é: Encantamento: Pedido da Benção. Mais adiante, fica um altar em que pode pedir absolvição por algum pecado que tenha cometido. O jogo entende como “pecado” atos ofensivos, como bater em algum personagem inofensivo, por exemplo. Portanto, se acabar agredindo um NPC não hostil no jogo e ele se tornar hostil, basta se absolver aqui no altar usando um Orvalho Celestial. Não conseguirá ressuscitar personagens mortos, no entanto, salvo algumas raras exceções de personagens importantes para algumas sidequests, saiba disso. Abra o baú ao lado e encontrará Agulha de Costura de Ouro e Ferramentas de Alfaiataria de Ouro. Só mais uma informação: se visitar essa igreja à noite, poderá encontrar um chefe secreto chamado Caçador dos Sinos. Eu o considero muito difícil de se enfrentar nesse momento, então deixe-o para depois, eu informarei um bom momento no guia. Saindo da igreja, siga diretamente para o norte. Encontrará um cemitério bem ao final do caminho. Mate os esqueletos que se erguerem e pegue a Violeta do Túmulo.

Agora volte para o Planalto Leste e siga para o norte na primeira bifurcação a oeste. Mate os ursos que aparecerem e pegue a Carne-Seca Branca Imunizante. Seguindo ao norte, verá um novo tipo de inimigo, uma fusão de homem com bode, que estará colhendo plantas. Esses inimigos são chamados de seguidores ancestrais. Eles costumam atacar fisicamente, mas alguns são excelentes arqueiros. Não avance muito para o norte, pois haverá diversos desses seguidores ancestrais arqueiros em pontos estratégicos disparando flechas de grandes distâncias com precisão inquestionável. Vamos deixar para explorar essa área ao norte futuramente, quando vamos dar a volta e pegar esses arqueiros por trás.

Agora volte para a Ponte da Cidade do Portão. A primeira coisa que deve fazer aqui é esperar até de noite, para podermos encarar um inimigo noturno.

À noite, se seguir a estrada a leste daqui, encontrará a Cavalaria da Noite. Já o enfrentou pelo menos duas vezes a essa altura, então não deverá ser nada surpreendente. Use a mesma tática que usou das outras vezes e acabe com esse cavaleiro. Ao derrotá-lo, receberá a Cinza da Guerra: Lança de Gelo.

Voltando para a ponte quebrada, desça para a água e siga para o norte, acompanhando a margem. Encontrará um acampamento improvisado com alguns soldados. Mate-os e pegue Pé de Ave em Conserva Prateada. Continue seguindo para o norte, sempre acompanhando as pedras à direita. Verá um local com um monte de ascídias terrestres. Mate o que puder e pegue, no corpo no túmulo, a Invocação: Cinzas de Ascídia Terrestre. Essa invocação, diferente de todas as outras que obteve até então, não gasta mana para ser invocada, e sim vida. Então, tome cuidado se decidir invocá-la.

Volte para o local de graça Ponte da Cidade do Portão. Agora suba no Torrente e comece a pular os escombros da ponte, até chegar ao centro do lago Liurnia. Encontrará alguns albináuricos. Em meio a um grupo deles, encontrará uma Runa Dourada. Também há lagostas gigantes e flores venenosas aqui nesse local, mas na água. As lagostas gigantes são muito poderosos, então mantenha-se no caminho da estrada, ou melhor, a ponte que desmoronou. Se seguir reto por esse caminho, não terá problemas até chegar em mais um local de graça.

Cidade do Portão da Academia

Ative o Local de Graça: Cidade do Portão da Academia. Bem do lado desse local, encontrará o Mapa: Liurnia Norte. Quase toda a área de Liurnia estará descoberta, com exceção da parte oeste. Daqui, siga para o norte. Abra o mapa e veja onde está o símbolo de Cidade do Portão da Academia. Na parte leste desse local indicado no mapa, irá encontrar Diallos, nosso amigo da Mesa Redonda. Ele estava procurando pela sua serva, Lanya, e parece que a encontrou, morta. Mataram Lanya, e agora ele quer vingança contra quem fez isso. Será o andamento da sidequest dele. Um pouco mais ao norte do símbolo de Cidade do Portão da Academia, encontrará um escaravelho atrás de um telhado destruído, mate-o e conseguirá uma Pedra de Forja Sombria.

Procure pela torre de uma igreja no local ao oeste. Haverá vários albináuricos em volta da igreja, então invoque fantasmas e vá acabando com eles. Após matar os inimigos, vá até a torre da igreja e abra o baú para encontrar o Livro de Receitas: Artesão de Pedrilhante. Também há Folha de Artéria por perto. Dessa torre de igreja, vá diretamente para o oeste, e deverá encontrar uma árvore dourada. Pegue a Semente Dourada #9. Agora poderemos aumentar a nossa quantidade de frascos para 9! Eu recomendo a distribuição de 3 frascos de cura de vida e 6 frascos de cura de magia. Se olhar um pouco a sudoeste, verá uma estrada em um ponto elevado, e perto dali um caranguejo gigante. Primeiro mate o caranguejo gigante e pegue Pedra de Forja. Repare nos arcos ao sul. Debaixo de um dos arcos, há várias ascídias terrestres, e se olhar no alto verá um escaravelho. Não é possível alcançá-lo com magia, precisará disparar uma flecha. Equipe o arco curto e atire no escaravelho para derrubá-lo. Termine de matá-lo e conseguirá a Cinza da Guerra: Investida Frontal. Pois bem, ao norte daqui há uma escadaria, mas pode ignorá-la, pois é a escadaria cheia de soldados que leva ao Portão Sul de Raya Lucaria. Se seguir para a parte oeste da cidade, por fora, verá um cemitério com tumbas abertas protegida por flores venenosas. Acabe com as flores venenosas e depois pegue Runas Douradas pelo local. Daqui, se olhar para o oeste, verá um pequeno gazebo na água, protegido por mais flores venenosas. Se for rápido, poderá entrar correndo, pegar a Pedra de Forja e sair sem se preocupar com as flores venenosas.

Agora, volte para a escadaria a noroeste da árvore dourada. Ignore a escadaria novamente e vá para o norte, até ver outra torre de igreja. Desta vez, será um pouco mais difícil de subir, terá de subir no telhado ao lado e usar o pulo duplo do Torrente para alcançá-lo. Abra o baú e pegue uma Chave de Espada de Pedra. Agora siga para o norte daqui, em linha reta, até encontrar uma porção de terra com o telhado de algumas casas destruídas. Procure em volta e encontrará um local de graça.

Norte da Cidade do Portão

Ative o Local de Graça: Norte da Cidade do Portão. Daqui siga diretamente para o oeste. Há uma parte reclusa e elevada que poderá acessar subindo algumas pedras. Aqui, encontrará um novo tipo de inimigo: a donzela sequestradora. Donzela sequestradora é uma referência à tortura medieval conhecida como donzela de ferro, mas aqui é uma criatura horrenda que tenta te agarrar e que arremessa machados em você. Mate-a e siga para o norte. Mate mais alguns mortos-vivos invocadores e pegue a Chave de Espada de Pedra à direita. Agora, siga para o norte, acompanhando as pilastras de sustentação da ponte que levam para a academia. Siga por baixo das pilastras, e, bem ao norte daqui, encontrará mais um local de graça.

Suportes da Ponte do Portão Leste

Ative o Local de Graça: Suportes da Ponte do Portão Leste. A oeste daqui, verá um gazebo rodeado por lagostas gigantes. Há apenas uma Pedra de Forja lá, então nem compensa o risco. Se seguir um pouco ao norte do local de graça, encontrará um escaravelho que pode matar para conseguir a Cinza da Guerra: Batida com Escudo. Continue indo para o norte, acompanhando as pilastras, até a porção de terra ao final desse caminho. Encontrará um corpo em uma cadeira contendo uma Pedra de Forja Sombria.

Agora olhe para o leste, e verá mais um Mausoléu Andante, igual àquele que encontrou lá em Península das Lágrimas. O método de derrubá-lo será diferente desta vez, pois a corrupção, o ponto fraco dele, não está nas pernas. Acompanhe o movimento de suas pernas indo para o norte, até ele chegar ao final do caminho. Nesse momento, repare que há uma fonte espiritual um pouco a oeste dele. Você precisa usar a fonte espiritual para pular e cair em cima dele. Ao lado do mausoléu, verá a corrupção branca que precisa destruir. Destrua a corrupção com golpes físicos e irá derrubar a tartaruga de pedra, podendo assim entrar no Mausoléu #2. Mas não precisa entrar agora, não temos lembrança para ser duplicada no momento. Seguindo a leste desse mausoléu, acompanhe a margem leste do lago e logo verá a entrada de um túnel.

Túnel de Pedrilhante de Raya Lucaria

Desça pelo elevador e verá um túnel em uma plataforma no meio do caminho. Desça no meio do caminho para pegar Cristal Rachado, depois desça pelas pedras até o chão. Logo verá o Local de Graça: Túnel de Pedrilhante de Raya Lucaria. Siga em frente e encontrará alguns mineradores. Mate-os. Abra o baú e pegue Pedra de Forja Sombria. Se pular em cima do baú e depois pular na pedra atrás do baú, poderá pegar outra Pedra de Forja Sombria atrás da estátua.

Siga em frente e mate mais mineradores. Se seguir pela viga de madeira e for pulando as plataformas de madeira, pegará Pedra de Forja e chegará a um corpo contendo Pedra de Forja Sombria. Volte pulando pelas mesmas plataformas. Siga pelo outro túnel e avance até ver mais mineradores. Siga primeiro na direção sudeste, e pegue duas Pedras de Forja. Volte, siga para oeste e pegue a Runa Dourada. Agora, siga na direção norte, e desça pelo outro elevador. Há uma plataforma no meio do caminho em que poderá descer e pegar Pedra de Forja Sombria. No andar inferior, siga em frente e mate mais mineradores. Atravesse a viga de madeira e repare no elevador à esquerda. Ele é apenas um atalho que poderá usar para voltar aqui rapidamente caso morra. Volte e siga pelo túnel. Será atacado por um soldado marionete, e, se olhar para cima, verá mais 2 soldados marionetes prontos para uma emboscada. Mate-os com magia. Pegue Pedra de Forja na salinha do lado e continue.

3 soldados marionetes na salinha do lado, sendo que um estará escondido do lado da porta. Depois de matá-los, abra o baú e pegue a Arma: Faca de Cristal. Siga em frente e mate mais um monte de mineradores na parte inferior. No túnel a oeste, encontrará apenas Pedras de Forja. No túnel ao norte, encontrará o Feitiço: Terra Partida. Agora, siga pelo túnel a leste e verá um elevador. Não desça por ele. Se descer pelo lado esquerdo do elevador, chegará a uma plataforma mais embaixo em que poderá pegar uma Pedra de Forja Sombria. Muito cuidado ao continuar descendo pelas plataformas. Chegando lá embaixo, estará diante da névoa amarela que guarda a entrada da sala do chefe. Antes de entrar, certifique-se de estar equipado com uma arma de impacto, a mais forte que tiver e que poderá usar.

O chefe da vez será Cristaliano, um inimigo que será bem complicado contra feiticeiros. Isso porque ele é feito de cristal, e, portanto, é muito forte contra golpes mágicos. Feitiços irão apenas fazer cócegas nele, então nem pense em usar o cajado. Equipe alguma arma que não seja mágica, e fique perto dele, sempre com o escudo erguido. O segredo da batalha será causar dano crítico nele, atacando pelas costas. Não será difícil. Ele usa chakram, uma arma em forma de anel que ele lança e volta para ele. Quando ele lançar o chakram, ele ficará um bom tempo parado esperando o chakram voltar, e nesse tempo poderá ir para trás dele e dar um golpe pelas costas. De início, esses golpes físicos tirarão quase nada de vida dele, mas, depois de alguns golpes, o cristal do corpo dele começará a se romper, e ele começará a tomar muito dano. Mantenha a estratégia, fique sempre perto dele com o escudo erguido e espere ele lançar o chakram para dar um golpe crítico nas costas. Se invocar os fantasmas, será ainda mais fácil, pois ele se distrairá com os fantasmas, lhe dando ainda mais brechas. Após acabar com ele, receberá o Sino: Minerador de Pedra da Forja. Ensinarei a usar esse item em breve. Primeiro, use o sinal para voltar ao início dos túneis e saia.

Agora, volte para a Mesa Redonda. Vá até as Gêmeas Idosas e ofereça o Sino do Minerador Ferreiro a elas. A partir de agora, elas venderão Pedras de Forja de nível 1 e 2, por 800 e 1600 runas cada, respectivamente. O estoque delas é infinito, ou seja, a partir de agora, contanto que tenha runas suficientes, qualquer arma poderá ser fortalecida até o nível +6 apenas comprando as Pedras de Forja à venda aqui! Se a sua arma ainda não é nível +6, use suas runas e a fortaleça!

Aproveitando que está aqui na Mesa Redonda, fale com o Diallos. Ele dirá que descobriu a localização do esconderijo onde estão aqueles que mataram sua serva, Lanya. Fica em Monte Gelmir, um local que exploraremos apenas bem mais adiante no nosso guia. Mas de qualquer forma, estará anotado, daremos sequência na sidequest dele quando chegarmos lá.

Volte para o Túnel de Pedrilhante de Raya Lucaria, e saia do túnel. Vá indo para oeste, acompanhando a margem, e encontrará um acampamento. Pegue Pedaço de Carne. A oeste daqui, verá uma ruína de um pedaço caído da ponte. No vão embaixo dessa ruína, há uma série de ascídias terrestres protegendo uma Presa Antiga. Ao norte daqui, encontrará mais ruínas, onde há caranguejos. No centro do local, mate o caranguejo gigante e pegue Sebo Soporífero. Agora vá para a porção de terra a nordeste dessas ruínas e encontrará Pedra de Forja Sombria em um corpo sentado em uma cadeira. Um pouco a nordeste desse local, verá um local de graça.

A Ravina

Ative o Local de Graça: A Ravina. Siga ao norte por essa ravina, onde encontrará ascídias terrestres gigantes. Você pode matá-las de longe com magia ou ignorá-las e seguir em frente, como preferir. Fique atento ao lado direito da ravina, e verá uma subida indo na direção sudoeste. Ignore essa subida por enquanto, e siga em frente pela ravina. Avance pela ravina, matando ou ignorando as ascídias terrestres gigantes, e logo verá uma árvore dourada. Pegue a Semente Dourada #10 no local. Faltam duas para que possamos aumentar o número de frascos curativos para 10! Um pouco mais ao norte, já verá uma cabana. Dentro da cabana, pegue Pedra de Forja. Logo adiante, já verá um local de graça.

Vilarejo Oculto da Ravina

Ative o Local de Graça: Vilarejo Oculto da Ravina. Se seguir até o final da ravina, verá um escaravelho. Mate-o com magia, mas saiba que ele está sendo vigiado por alguns morcegos que estão de tocaia. Matando o escaravelho, conseguirá a Cinza da Guerra: Rugido Bárbaro. A escada vertical ao lado leva até um túnel, mas não seguiremos por aqui. Esse túnel possui um chefe difícil, e ele segue para uma área avançada, com inimigos poderosos, que só exploraremos depois no nosso guia. Ignore esse túnel por enquanto.

Agora volte pela ravina, e vamos subir aquela subida na direção sudoeste que vimos anteriormente. Suba por essa subida e encontrará um capitão. Como sempre, a melhor forma de derrotá-lo é a pé com armas de curta distância e escudo sempre erguido, e abusar de ataques críticos por trás. Siga pelo caminho e encontrará um Mercador Nômade ao final. O item mais útil que ele vende aqui é o Livro de Receitas: Guerreiro Nômade, mas ele vende também alguns Arcos de Runa. Siga reto pelo caminho e encontrará uma igreja.

Igreja Bellum

Ative o Local de Graça: Igreja Bellum. Pegue a Lágrima Sagrada #6 no local, e agora poderá aumentar a capacidade de cura dos frascos curativos para +6! É isso que viemos buscar aqui.

Agora volte para o local de graça Norte da Cidade do Portão. Siga para o sul novamente, até aquela torre de igreja que visitamos anteriormente. Diretamente a leste daqui, há um cemitério. Esqueletos irão se erguer no local, mate-os e pegue Musgo de Caverna de Cristal. Agora olhe para nordeste daqui, e, ao longe, verá um gazebo isolado no meio da água. Há um portal lá, mas não entre nesse portal ainda. Siga para o leste em linha reta, e encontrará outro gazebo. Esse estará cercado por flores venenosas e por uma Miranda. Mate-os e pegue uma Pedra de Forja no gazebo. Volte ao gazebo anterior e entre no portal.

Margem Norte do Lago de Liurnia

Irá sair bem na parte oeste de Liurnia dos Lagos, e veja só, estará bem do lado do monólito que contém o Mapa: Liurnia, Oeste. Pegue-o e terá o mapa completo de Liurnia dos Lagos! E para completar, pouco ao sul daqui poderá ativar o Local de Graça: Margem Norte do Lago de Liurnia.

Vamos ignorar o caminho que vai ao norte, pois será abordado em outra parte do guia. Comece a seguir para o sul, e mate os polvos terrestres. Siga para o sul acompanhando a margem do lago (você pode aproveitar para estourar os balões e conseguir Runas Douradas). Logo verá alguns mortos-vivos pilhando uma carroça, mate-os e pegue Adagas de Arremesso. Daqui, siga para o leste, atravessando o lago até uma ilha que consegue ver do outro lado.

Ilha do Feiticeiro

Logo verá o Local de Graça: Ilha do Feiticeiro. Siga a estradinha de terra até o centro da ilha e encontrará o Torre Pedrilhante de Testu. Leia a inscrição na entrada. Teremos de mais uma vez encontrar 3 tartarugas especiais pelo local, mas desta vez haverá fantasmas brotando infinitamente do chão para nos atrapalhar. Bem, comece indo para o norte da torre, e encontrará a tartaruga #1 à plena vista sobre algumas pedras. Vá para o leste da torre, e encontrará a tartaruga #2 pendurada em uma árvore, derrube-a com magia. Agora vá para o sul da torre, diretamente, e encontrará a tartaruga #3, a última, na parte baixa, atrás de algumas pedras. A porta se abrirá e os zumbis também sumirão. Entre e suba a escada. No topo da torre, pegue a Pedra de Memória #3. Agora, poderá ter até 5 feitiços com você!

É só isso que tem nessa ilha, então volte para o oeste até a outra margem. Siga a margem ao sul e logo verá um monte de tumbas abertas. Mate os mortos-vivos invocadores na área e pegue Runas Douradas nas tumbas. Agora, volte para o norte até conseguir subir um pouco até a estrada e então siga a estrada para o sul. Encontrará vários cavaleiros pelo local, mas eles são razoavelmente fortes, tome cuidado com eles. Eles ainda soltam magia, não fique parado diante deles. Derrotando os cavaleiros, logo verá mais uma carruagem sendo puxada por 2 trolls. Mate os trolls e pegue a Arma: Espada de Cavaleiro Cariano no baú atrás da carruagem. Essa é uma excelente espada para feiticeiros, pois ela não é fraca, escala um pouco com Inteligência e ainda possui um poder especial poderoso. Equipe-a, se puder. Vá acompanhando as pedras até o canto sudeste, e encontrará um corpo sentado em um trono. Pegue Pedra de Forja Sombria no corpo, e então surgirão vários mortos-vivos invocadores. Mate-os rapidamente. Continuando a estrada, não demorará para encontrar um acampamento inimigo. Há vários soldados aqui, e também feiticeiros em posições superiores dando suporte mágico, e ainda um Cabeça de Abóbora Louco para completar. Invoque fantasmas para diminuir a desvantagem numérica e tente pegar o máximo que puder desprevenido. No baú perto da entrada norte encontrará 10 Pedrilhantes de Cuco, e mais adiante pegue um Arco de Runa. Suba para a parte mais elevada do acampamento e mate o restante dos soldados, incluindo um capitão. Dentro dos baús aqui, encontrará um Coágulo Sanguíneo Albináurico e uma Pedra de Forja.

Volte para a parte baixa do acampamento e então siga ao sul pela estrada de terra. Verá algumas carroças destruídas, e poderá pegar o Escudo: Escudo de Água-Viva e Sebo de Sangue. Continue descendo ao sul, e logo verá um local de graça do seu lado direito.

Pés dos Quatro Campanários

Ative o Local de Graça: Pés dos Quatro Campanários. Agora, olhe para o norte, e verá que a estradinha de terra que veio seguindo se divide entre o norte e o nordeste. Siga a estradinha de terra que vai para a direção nordeste. Passará por um troll fantasma. Esses trolls fantasma são bem mais difíceis do que trolls normais. Ficar longe dele não adianta muito, pois ele possui feitiços que te perseguem e causam muito dano, então a melhor coisa é ficar perto dele, a pé, de modo que ele tente dar golpes físicos e pisões em você. Esses golpes físicos dele são bem mais fáceis de se defender com o escudo ou esquivar, e abrem uma boa brecha para lançar vários feitiços nele. Use feitiços poderosos, e mire no peito dele, mais fácil de se atingir do que as pernas. Após acabar com esse troll, continue pela estrada de terra e encontrará outro troll fantasma. Use a mesma estratégia contra ele. Um total de 3 trolls fantasmas tentarão detê-lo, até que finalmente deverá conseguir chegar ao topo da colina.

Os Quatro Campanários

Esse local se divide em quatro torres. As três primeiras possuem um portal cada, mas eles estarão desativados. Para ativar cada um dos portais, precisará primeiro acionar um mecanismo especial ao lado de cada um deles. Cada mecanismo exige uma Chave de Espada Imbuída para ser ativada. Você não deve ter nenhuma até o momento. Pois bem, vá para a parte mais alta da colina e ative o Local de Graça: Os Quatro Campanários. Do lado do local de graça, fica a quarta torre, que não terá um portal, e sim um baú. Abra o baú e pegue uma Chave de Espada Imbuída. Esse é justamente o item que precisávamos para abrir esses portais. Só para entender, cada um desses portais leva a um local diferente, e são locais específicos e isolados, ou seja, não irá realmente explorar áreas novas, apenas conhecer uma pequena fração de lugares novos, pegar algum item ou enfrentar algum chefe. Alguns deles podem ser muito complicados para o nosso nível atual. Como só tem uma chave, recomendo que abra a segunda torre do ponto de vista de baixo para cima da colina, no canto nordeste, onde tem um aviso escrito Precipício da Antecipação. Entre no portal.

Capela da Antecipação

Lembra-se desse local? Aqui é o tutorial, onde começou o jogo, antes da sua primeira morte que o levou até aquela caverna. Não há itens aqui, siga em frente e entre na névoa amarela. Irá enfrentar novamente o Jovem Nobre Enxertado, aquele chefe que te matou pela primeira vez lá no tutorial. Péssimas lembranças, mas agora estamos muito mais fortes! Mantenha o escudo erguido sempre, e conseguirá parar quase todos os seus ataques. Procure circulá-lo, ele é lento o bastante para que consiga manter uma boa distância dele e soltar feitiços. Quando ele pular, defenda. Mantenha o ritmo e logo conseguirá derrotá-lo. Ao vencê-lo, ganhará a Arma: Espada Reta Ornamental e o Escudo: Escudo Dourado com Brasão de Fera. Bom, é só isso mesmo que tem aqui, e não tem saída. Use fast travel.

Volte para o Pés dos Quatro Campanários, e vamos seguir ao sul. Siga em frente e verá mais morcegos e uma harpia. Mate-os e continue indo ao sul. Se olhar à direita, verá o sinal no chão pertencente ao Cárcere Perpétuo do Cuco.

Entre no cárcere e enfrente o Cavaleiro Cariano Bols. Esse chefe segue o mesmo padrão de ataques daqueles trolls fantasmas que enfrentou recentemente, apesar de que ele é bem mais forte. Já sabe muito bem como enfrentá-lo, apenas tome mais cuidado. Ao conseguir derrotá-lo, receberá o Feitiço: Falange de Lâmina Grande, que são essas espadas defensivas que ele usa. Trata-se de um excelente feitiço para se ter com você!

Agora vamos continuar indo para o sul. Deverá ver uma cabana logo adiante, a oeste da estrada.

Cabana do Vingador

Aproxime-se do Local de Graça: Cabana do Vingador, mas não poderá ativá-lo. Será imediatamente invadido por Edgar, o Vingador. Ei, esse é o Edgar, pai da Irina, comandante do Castelo Manor! Ele julgou vingança para o assassino da filha, mas deve ter enlouquecido, e agora quer nos matar! Acabe com ele. Ele é lento, use golpes físicos sempre que ele correr na sua direção e deverá conseguir atingi-lo antes que ele consiga te atacar. Repita até matá-lo, e receberá vários itens: Remédio de Dedo Invocador Enrolado, uma Uva Shabriri, a Arma: Alabarda de Cavaleiro Banido +8 e o Bolinho de Carne Crua. Este será o triste fim da sidequest de Irina e seu pai Edgar. Jamais saberemos quem foi o responsável pela morte de Irina… Tristezas à parte, pelo menos ganhamos bons itens! A Alabarda de Cavaleiro Banido já vem fortalecida no nível 8 e é excelente para quem possui níveis maiores de força. Ative o local de graça, descanse e não deixe de pegar, dentro da cabana, mais 5 Bolinhos de Carne Crua.

Agora que temos mais uma Uva Shabriri, vamos dá-lo à Hyetta! Volte para a Ponte da Cidade do Portão, e verá a Hyetta bem ao norte daqui. Dê a Uva Shabriri para ela, e ela o comerá. Quando ela perguntar com o quê essas uvas se parecem, responda a verdade: são olhos humanos. Hyetta ficará em choque, e com crises de vômito. Volte para o local de graça e descanse, depois fale com ela novamente. Já se sentindo melhor, ela diz que iremos nos encontrar novamente em outro local. Agora, volte para a Igreja Bellum. Hyetta estará aqui. Fale com ela e ela dirá que não precisa mais das Uvas Shabriri, agora ela precisa de uma uva chamada de Uva Dactilar. Essa é bem mais forte do que a uvas que ela vinha comendo. Bem, demos andamento na sidequest, mas ainda não acabou.

Volte para a Cabana do Vingador e vamos continuar ao sul. Siga a estrada de terra, e logo verá uma bifurcação entre oeste e sudeste. Siga primeiro para oeste. A estrada o levará por uma descida que acompanha a beira do precipício, indo para o sul. Siga por esse caminho e mate o escaravelho no caminho para conseguir a Cinza da Guerra: Dança da Espada. Continue em frente e logo encontrará a entrada de mais catacumbas.

Catacumbas do Fim da Estrada

Ative o Local de Graça: Catacumbas do Fim da Estrada. Siga em frente e mate o demônio com presas. Já encontrará a alavanca que abre a porta do chefe adiante. Acione-a e desça o primeiro lance das escadas. Dê meia volta e ataque a parede embaixo das escadas para revelar uma passagem secreta. Mate mais demônios com presas e pegue o Arco de Runa. Há um túnel a leste, mas não entre nele ainda. Lembre-se dele pro futuro. Continue descendo mais um lance de escadas e dê meia-volta. Mate o demônio com presas debaixo da escada e pegue Fragmento de Osso Humano e a Arma: Báculo de Cão de Guarda. Volte, siga em frente e cuidado com a armadilha no chão. Há mais um demônio com presas à esquerda. Siga em frente até o final do caminho e ataque a parede para revelar mais uma passagem secreta. Mate os demônios com presas no local e abra o baú para pegar Invocação: Cinzas de Soldado de Raya Lucaria. Agora sim, volte lá para aquele túnel leste que foi ignorado. Entre no túnel leste e pegue Resina de Raiz. Golpeie a parede para revelar mais uma passagem secreta e continue descendo. Há mais uma passagem secreta ao final do caminho, e então chegará à porta do chefe.

O chefe da fase se chama Lesma Invocadora de Espíritos. Porém, quem virá para cima de você é um fantasma de guerreiro com chifres. Isso não é estranho? Esse espírito que aparece é apenas um chamariz, um engodo. Invoque fantasmas para distrai-lo enquanto você olha atentamente pela sala. Deverá ver um local um pouco mais iluminado que o restante da sala, lá do outro lado. Nesse local iluminado, estará a Lesma Invocadora de Espíritos. Ela é invisível, mas é inofensiva e ficará parada. Pegue sua arma física e dê o golpe mais forte que puder na lesma. Ela irá tomar um bom dano e então se teleportar para outro local da sala. Procure atentamente por outro local mais iluminado que os demais, vá e golpeie-a novamente. Seja rápido, pois o fantasma que invocou não irá durar para sempre, e será bem difícil ir atrás da lesma com um guerreiro te perseguindo. Após golpear a lesma diversas vezes, ela morrerá, e, com ela, o espírito do guerreiro também. Ao derrotá-la, conseguirá Invocação: Cinzas de Feiticeiro Pedrilhante. Use o sinal para sair das catacumbas.

Volte pela estrada de terra até a bifurcação e siga pelo outro caminho desta vez. Encontrará alguns inimigos com galhos na cabeça, chamados de guardiões. Siga a estradinha de terra para o sul. Logo conseguirá ver uma torre ao sul da estrada.

Torre do Prosélito

Ative o Local de Graça: Torre do Prosélito, que fica bem diante da torre. Entre na torre e pegue Pedrilhante de Cuco na mesa. Nosso objetivo é subir a torre, mas não há um caminho interno. Precisaria de um gesto especial aqui, mas não tem esse gesto no momento (ele só será adquirido na próxima parte do detonado). Mas você não precisará do gesto! Do lado de fora da torre, repare em um muro desabado à esquerda. Monte no Torrente e suba por esse muro desabado. De cima do muro, usando o pulo duplo do Torrente, deverá alcançar uma plataforma superior na torre. Suba até o alto da torre e abra o baú para conseguir Pedra de Memória #4. Aumentará a quantidade de feitiços para 6! Muito bem, agora saia da torre e siga a estrada de terra subindo a colina a noroeste, indo até a Térvore Menor.

Ao pé da Térvore Menor, encontrará um mini chefe, e seu nome é Avatar da Térvore. Já enfrentou um antes, lá na Península das Lágrimas. Pois é, há muitos deles no jogo, e quase todos eles são iguais. Ele possui golpes lentos, mas fortes e que cobrem um bom espaço. Mas eles são fracos contra magia e bem lentos, então monte no Torrente e mantenha uma boa distância dele enquanto o enche de feitiços. Se invocar um fantasma para distraí-lo, será mais fácil ainda. Ao derrotá-lo, conseguirá Lágrima de Cristal Cerúlea e Lágrima de Cristal Rompida. Geralmente, esses inimigos fornecem lágrimas para poder aumentar a variedade de efeitos do Elixir Magnífico.

Bom, vamos continuar com a rota principal do jogo. Agora que temos todo o mapa da área, aquele mapa de tesouro que encontramos no Portão Sul de Raya Lucaria também fará sentido. Mas vamos explorar um pouco a região central primeiro.

Volte até o Cidade do Portão da Academia. Se seguir diretamente para o oeste, verá uma ruína. Pegue Pedra Arco-Íris lá em cima. Mais para oeste, verá um bosque no lago, e no seu centro uma ruína alta. Mate os inimigos e escale a ruína. Lá no topo, encontrará Girassol Dourado Maculado. Na outra ruína a oeste daqui, encontrará um local de graça.

Ruínas do Lago Caído

Ative o Local de Graça: Ruínas do Lago Caído. Bem a oeste daqui, encontrará a Igreja da Rosa. Encontrará um homem de branco na porta. Trata-se de Varré, o Máscara Branca, aquele homem com quem falamos assim que saímos do tutorial e chegamos em Limgrave! Não fale com ele ainda, primeiro entre na igreja. Lá dentro da igreja, estará um guerreiro perigoso protegendo o Livro de Receitas: Guerreiro Nômade. Ele não é rápido, então use isso a seu favor para manter a distância e soltar feitiços nele antes que ele se aproxime. Após matá-lo, volte até o Varré. Fale com ele e diga que há algo estranho com o Dois Dedos. Ele lhe dará um Dedo Sangrento Fétido, um item usável para invadir e matar outras pessoas. Varré nos dará uma sidequest, em que ele recompensa as pessoas que invadem outras pessoas e matam o invasor. Mas não será necessário realmente matar outros jogadores, a menos que queira. Use um Dedo Sangrento Fétido e espere enquanto o jogo organiza a sua invasão ao mundo de outro jogador. Ao invadir o mundo de outro jogador, seu objetivo é matar o outro jogador, mas, para fins de completar essa sidequest do Varré, isso não será necessário. Simplesmente use o item Decepadora de Dedos para cancelar a invasão e voltar ao seu mundo. Isso conta como uma invasão bem sucedida, por incrível que pareça. Basta fazer isso três vezes para contar como três invasões, e assim completaremos o objetivo de Varré. Fale com o Varré e ele perguntará se queremos nos unir ao Lorde do Sangue, Mohg. Aceite a oferta, e ele nos dará o Favor do Lorde do Sangue. Temos que achar agora uma donzela morta para darmos sequência à sidequest.

Vamos continuar com o guia. Daqui da Igreja da Rosa, siga um pouco a noroeste daqui e verá um escaravelho. Mate-o e receberá o Encantamento: Lâmina da Chama do Sangue. Diretamente a oeste daqui há um gazebo, mas há apenas uma Pedra da Forja no local. Continue diretamente ao norte do gazebo e logo verá a Quadra do Templo.

Quadra do Templo

Antes de explorar o local, saiba que na parte oeste do local fica o Local de Graça: Quadra do Templo. Ative-o primeiro. Nesse local, encontrará diversos albináuricos e também algumas flores venenosas. Invoque fantasmas para distrair os inimigos e tente atacá-los com magias à distância. Deixe as flores venenosas por último, elas não precisam de magia. Essa é a forma mais segura de limpar o local. Depois de matar todos, abra o baú na torre e pegue a Arma: Machadinha Glacial. No centro do local, encontrará Broto de Cristal com Orvalho.

Siga para noroeste do local de graça, para uma pequena ilha. Suba com cuidado o monte e verá um escaravelho. Não se aproxime! Se chegar perto, ele sumirá, você precisa atingi-lo de longe com uma magia poderosa. Ao destruí-lo, receberá a Cinza da Guerra: Barreira de Thops. Essa é uma habilidade de escudo, e a melhor que encontrou até aqui, recomendo que equipe em qualquer escudo que estiver usando. Poderá repelir ataques físicos e também ataques mágicos com essa habilidade equipada em seu escudo, contanto que acerte o tempo correto. É só isso que encontrará aqui nesse local. Agora, olhe para nordeste daqui, e verá uma ilhota com uma pedra enorme. Essa é a ilha marcada no mapa de tesouro que ficava na frente do portão sul da academia. Vá até lá, mas tome muito cuidado aqui, pois, se prestar atenção, verá um dragão dormindo.

Trata-se do Dragão Pedrilhante Smarag. Não viemos aqui enfrentá-lo, pelo menos não aconselho a tentar agora. Voltaremos quando estivermos bem mais fortes. Nosso objetivo agora é apenas pegar os itens na parte sul do local. Encontrará Kukri, um Sebo de Ferida de Dragão e, o item mais importante de todos: a Chave Pedrilhante da Academia! Essa é a chave que abre o portão mágico de entrada da Academia de Raya Lucaria! Se estiver com dificuldades para conseguir pegar os itens, invoque fantasmas para distrair o dragão e cavalgue ao local rapidamente, pegue os itens e fuja correndo. Siga para nordeste desse local, e deverá encontrar mais um local de graça após algumas pedras.

Floresta Cristalina

Ative o Local de Graça: Floresta Cristalina. Siga para o norte, e encontrará um gazebo rodeado por mortos-vivos montados. Mate-os e pegue a Pedra de Forja no local. Agora vá para o leste, até a margem, e então siga para o sul acompanhando essa margem. Preste atenção nas pedras à esquerda, e deverá ver a entrada de uma caverna. Só que ela estará protegida por um mecanismo que exige 2 Chaves de Espada de Pedra. Nesse momento, se veio seguindo o guia e comprando com os mercadores conforme mencionado, deverá ter pelo menos 6 chaves. Use duas e abra a passagem.

Caverna de Cristal da Academia

Ative o Local de Graça: Caverna de Cristal da Academia. Siga em frente pela caverna, e não se esqueça de ligar o Lampião para conseguir enxergar. Mate os ratos e avance até entrar em um terreno mais aberto. Aqui, encontrará feiticeiros. Eles são fortes à distância, a melhor coisa que pode fazer é lançar feitiços nele à distância também, enquanto usa os cristais enormes do local como proteção sempre que eles soltarem. Cuidado com o grupo de feiticeiros, será ainda mais difícil acertá-los sem ser acertado. A sudeste do local, pegue Pedrilhante de Cuco em um corpo. Siga em frente, mas acompanhando a parede da esquerda, e mate mais um feiticeiro. Entre no túnel à esquerda e pegue a Chave de Espada de Pedra em uma cela. Agora volte e siga pelo outro lado, e abra a porta de madeira.

Nessa grande área, encontrará um feiticeiro mestre. Ele é bem mais forte e mais resistente do que os outros, seu poder atinge grandes distância e causa muito dano. Tome cuidado ao enfrentá-lo, use seu escudo como defesa contra o poder dele e mate-o. Após matá-lo, não avance. Repare na parede de pedras a noroeste da porta de madeira pelo qual veio. Golpeie as pedras e irá abrir uma passagem secreta. Mate o feiticeiro e abra o baú ao final para pegar o Cajado: Cajado de Cristal. Esse cajado é basicamente mais forte do que o nosso cajado (não comparando com a sua forma fortalecida, claro), mas ele exige pelo menos 48 pontos no atributo Inteligência para poder usá-lo, então deixe-o de lado. Agora, volte e entre na porta aberta à esquerda. Abra o baú ao final do caminho para pegar um Arco de Runa. Volte e siga em frente. Já verá a névoa amarela adiante.

Desta vez serão dois chefes: o Cristaliano com Lança e o Cristaliano com Cajado. Logo de cara, invoque um fantasma para te ajudar, e então repare no que está por enfrentar. Você já enfrentou um Cristaliano antes, foi um chefe de outra caverna, mas agora serão dois de uma vez. Um deles atacará fisicamente, o outro ficará soltando feitiços de longe. Deixe que os fantasmas distraiam o com cajado e se foque no com lança. Atraia o Cristaliano com Lança para longe do outro, para que os feitiços do outro não possam acertá-lo, e foque-se apenas nele. Ele é simples, seus golpes são lentos e previsíveis. A maneira mais simples de matá-lo é circulá-lo com o escudo erguido e, quando ele ficar parado após algum golpe, dar um golpe crítico nas costas dele. Repita e ele logo morrerá. O Cristaliano com Cajado dará mais trabalho, isso porque os feitiços dele são fortes e atravessam seu escudo. Nem adianta usar escudo aqui, empunhe sua arma física com as duas mãos e corra na direção dele. Espere que ele solte o feitiço em uma só direção, e então ataque-o por trás. Ele é fraco contra golpes físicos, então aproveite e atinja-o o máximo que puder. Quando ele usar o feitiço que atinge uma área ao redor, corra dele, depois volte e repita a estratégia. O fantasma irá ajudar a distraí-lo, use isso a seu favor. Após acabar com os dois, receberá o Feitiço: Liberação de Cristal. Esse feitiço é o feitiço de área do Cristaliano de Cajado, ele é poderoso, mas exige 41 pontos de Inteligência, então vamos deixá-lo para depois.

Haverá um sinal para voltar ao início da caverna, mas não o use. Entre na construção à frente, e suba o elevador. Estará em uma parte interior da Academia de Raya Lucaria. Suba a escada e pegue o Feitiço: Orientação da Academia. Esse poder pode ser bem útil, ele cria um campo fixo de fortalecimento de magias. Bom, apesar de estarmos dentro da academia, não podemos continuar daqui porque não tem saída. Vamos apenas ir embora por fast travel.

Agora, já teremos explorado toda a área de nível baixo de Liurnia dos Lagos. Essa região é enorme, e teve muita coisa para fazer! Ainda há áreas inexploradas, como o extremo nordeste e extremo noroeste da região, mas são áreas de nível mais alto, então iremos para lá em partes mais avançadas do guia.

Uma vez com a Chave Pedrilhante da Academia em mãos, nosso próximo objetivo é, finalmente, entrarmos na Academia de Raya Lucaria para podermos avançar com o game. Volte para o Portão Sul de Raya Lucaria e use a chave para abrir o selo mágico.

O nível recomendado para a Academia de Raya Lucaria é de 50 a 60. Então, certifique-se de estar pelo menos no nível 50 antes de seguirmos em frente. Se não estiver, mate alguns inimigos e acumule runas até conseguir garantir pelo menos o nível 50.

E esse é um bom momento para darmos uma pausa na quarta parte do nosso detonado, evitando que fique um texto muito comprido! Na próxima parte do detonado, iremos explorar a Academia de Raya Lucaria! Não pode deixar de conferir!

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! A parte 5 do detonado já foi publicada, confira!

Confira também nossos outros detonados.

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio