Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationSwitchXbox

Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 3: Kilika

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 3 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Final Fantasy X - Cover

Na parte anterior, Tidus foi parar na ilha de Besaid, após uma onda enorme tirá-lo do navio dos Al Bhed. Em Besaid, Tidus conhece Wakka, o capitão de um time fracassado de Blitzball. Tidus acaba conhecendo também Yuna, uma invocadora que seguirá sua Peregrinação, passando por vários templos para acumular poder até chegar em Zanarkand para enfrentar Sin. Wakka é um Guardião da Yuna, assim como Lulu e Kimahri. Tidus é convidado a seguir viagem junto com ele, pelo menos até chegar à cidade de Luca, onde ocorrerá o torneio nacional de Blitzball. O navio em que o grupo viajava encontra Sin no caminho, e após afastá-lo, eles chegam em Kilika, porém não a tempo de impedir que a cidade seja devastada pelo Sin.

Continua após a publicidade..

Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.

Capítulo 3: Kilika

Após os eventos do capítulo anterior, chegamos em Kilika, uma cidade portuária, mas que acabou de ser quase toda destruída pelo Sin. Já começará do lado de um Traveler’s Save Sphere, então salve o jogo. Agora poderemos fortalecer também o Kimahri. A Sphere Grid dele será bem confusa, pois eu recomendo que passe em diversos nódulos do caminho de outros personagens, para pegar algumas habilidades específicas, muitas delas já adquiridas com outros personagens. O caminho recomendado a percorrer na Sphere Grid dele é a seguinte: Scan > Extract Ability > Esuna > Cure > Blizzard > Fire > Thunder > Water > Extract Mana > Jinx > Cheer > Flee > Extract Power > Power Break > Haste > Guard > Magic Break > Threaten > Armor Break > Mental Break > Sentinel. Como pode ver, é uma mistura de estilos com muito vai-e-vem, mas que tornará Kimahri bem versátil nas suas habilidades. Ele terminará junto com o Auron, até porque o estilo de combate de ambos é bem parecido. Pois bem, siga em frente e encontrará uma loja e uma taverna, ambos fechados no momento. Siga em frente e vire à esquerda para acessar a próxima área.

Apenas siga em frente para ver uma cena belíssima e marcante. Yuna fará a dança ritualística que manda os espíritos dos falecidos para Farplane, uma espécie de mundo espiritual na mitologia do jogo. Depois dessa linda cena, Tidus resolve ir dormir.

No dia seguinte, despertará dentro de uma Pousada. Há um Traveler’s Save Sphere aqui, caso queira salvar o jogo, e um menu de ajuda. Saia da Pousada e siga para o leste.

Desta vez, a loja e a taverna estarão abertos e funcionando. Entre na taverna, e pegue o Al Bhed Primer Vol. IV em cima do balcão. Tidus aprenderá mais uma letra e irá adquirir o rank de Al Bhed Pakehhan. A loja fica mais ao sul, e conterá novas armas à venda. Poderá comprar um Hunter’s Sword para Tidus, um Scout para Wakka, um Rod of Wisdom para Yuna, um Cactuar Scope para Lulu e um Hunter’s Spear e um Seeker’s Armlet para Kimahri. Essas armas possuem Sensor, e ao equipá-las, conseguirá saber a vida do oponente. Quase tudo aqui é pior do que o que já temos, então recomendo que compre apenas o Seeker’s Armlet. Vá para o leste e fale com o Wakka para ver uma cena, depois vá para o leste.

Um pouco a oeste da Pousada, entre na única casa no local. Aqui dentro, abra o baú à esquerda para obter 3 Potions. Saia da casa e vá para oeste para ver uma casa prestes a desmoronar, com uma criança dentro. Tidus irá salvar a criança. Volte para a Taverna, e a criança irá nos recompensar com um baú contendo um Ether. Agora siga para oeste e então norte até a próxima área.

Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere antes de continuar. Verá uma breve cena. A primeira batalha desta área será uma batalha tutorial, contra um Ragora. O jogo ensinará que Kimahri é capaz de aprender habilidades especiais inimigas. Isso só funciona com certas habilidades específicas. Por exemplo, use o Lancet contra o Ragora para aprender a habilidade Seed Cannon. Agora, poderá usar a habilidade aprendida na forma de Ronso Rage, que é usado como um Overdrive. Há várias habilidades como essa para aprender, e cada uma terá um efeito diferente. Há um troféu relacionado a aprender todas essas habilidades, e eu irei indicar como conseguir cada uma delas. Estes são os monstros que encontrará aqui em Kilika Woods:

  • Dinonix (Réptil)
  • Killer Bee (Inseto)
  • Ragora (Planta)
  • Yellow Element (Elemental)

Com o tempo, perceberá que o tipo de monstro indica como derrotá-lo. Use Tidus contra o tipo Réptil, Wakka contra o tipo Inseto, e ataques elementais do tipo oposto aos monstros do tipo Elemental. Uma arma com Sensor conseguirá perceber as fraquezas do inimigo, e então aparecerá no lado esquerdo, ao lado da informação 1.5x, qual elemento é a fraqueza do monstro, então use a magia correspondente. No caso do Yellow Element, ele é fraco contra o elemento Água, então use a magia Water da Lulu. O tipo Planta é uma novidade, no caso, geralmente monstros desse tipo são fracos contra o elemento Fogo, então use Fire da Lulu.

Começará em um cruzamento de quatro caminhos. Comece seguindo diretamente para o norte, e Luzzu e Gatta irão nos parar, avisando que há um monstro enorme na estrada principal. Não vamos enfrentá-lo ainda, vamos explorar a área. Fale com o Luzzu para receber 4 Antidotes, então volte para o cruzamento e siga para o leste. Chegará a um baú contendo 2 Mana Spheres. Volte para o cruzamento e siga para oeste. Preste atenção em um caminho estreito indo para o norte, e entre nele para encontrar um baú contendo a arma Scout, para Wakka. Esse vem equipado com Sensor e com Icestrike, que torna o dano da arma elemental do tipo Gelo. Saindo desse trecho estreito pelo lado norte, verá alguns Crusaders. Alguns Crusaders seguirão para o norte, fale com a que ficou para conseguir um Remedy. Siga os outros Crusaders por outro trecho estreito. Saindo na estrada principal, verá mais Crusaders. Fale com a Crusader que ficou para receber um Hi-Potion. Siga a estrada principal para o norte e então vire à esquerda no caminho estreito para pegar um Luck Sphere no baú.

Agora faça o caminho de volta para o Traveler’s Save Sphere. Antes de encararmos o chefe no meio da estrada, é bom se preparar. Lute com alguns inimigos e fique apanhando para encher a barra de Overdrive. É sempre bom encher a barra de Overdrive dos personagens antes de enfrentar um chefe, e com isso, também irá ganhar SL para avançar no Sphere Grid, fortalecendo os personagens. Quanto às habilidades, primeiro garanta que a Yuna tenha aprendido Extract Ability. Use essa habilidade para fazer com que os inimigos deixem Ability Spheres, que precisará para ativar nódulos de habilidades. Depois avance com a Yuna pelo menos até aprender NulTide. Com o Tidus, avance até aprender Haste. Com o Wakka, avance até aprender Silence Attack. Quando estiver tudo pronto, salve o jogo e vamos encarar o chefe na estrada.

Lord Ochu é um chefe poderoso e que gosta de causar estados negativos. É bom começar a batalha com Tidus, Wakka e Yuna. Com Tidus, use Cheer. Com Wakka, use Silence Attack para causar Silêncio em Lord Ochu. Lord Ochu é do tipo Planta, então ele será fraco contra o elemento Fogo. Quando der certo, troque o Wakka pela Lulu e use a magia Fire. O ataque mais poderoso de Lord Ochu é o Water, magia do elemento Água que causa um bom dano. Se conseguir causar Silêncio em Lord Ochu, ele não conseguirá usar magias. Você também pode usar NulTide com a Yuna para reduzir o dano de magias do elemento Água. Lord Ochu também usa Poison Claw, um ataque que envenena o personagem. Se alguém ficar envenenado, use Esuna, da Yuna, e se alguém ficar ferido, use Cure. Caso o Tidus já tenha aprendido Haste, use-o na Lulu para que ela consiga usar bastante Fire. Use o Overdrive de Tidus, Wakka, Kimahri e Lulu para retirar bastante vida do Lord Ochu. Após perder mais da metade da vida, Lord Ochu irá dormir, recuperando vida a cada turno. Não o ataque fisicamente quando ele estiver dormindo, ou ele usará Earthquake, uma magia poderosa que retira metade da vida atual de todo o grupo. Lulu poderá usar Fire, mas não use golpes físicos. Quando ele dormir, invoque o Valefor com a Yuna. Como o Valefor voa, ele é imune a Earthquake, e ele também sabe Fire. Quando puder, use o Overdrive de Valefor, Energy Blast, para causar um bom dano. Depois que ele acordar e usar Earthquake, dispense Valefor. Ele irá recuperar uma parte da vida ao dormir, mas use Silence Attack novamente e continue com a estratégia até matá-lo. Ao derrotá-lo, receberá 420 Gil, 40 HP e MP Spheres.

Após a batalha, fale com o Luzzu para receber um Elixir. Se falar com a Crusader a oeste, que nos deu um Remedy, agora ela nos dará o NulBlaze Shield, um escudo que vem com SOS NulBlaze. No cruzamento ao norte de onde enfrentou o Lord Ochu, siga para o leste, e então para o norte até a próxima área.

Verá uma cena ao entrar. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e suba a escadaria. Logo verá uma breve cena, e então irá enfrentar outro chefe.

O Sinspawn Geneaux começa a batalha dentro de um casulo protetor imune a magias, e protegido por 2 Tentacles. Recomendo começar a batalha com Tidus, Wakka e Kimahri, já que a Lulu e a Yuna serão inúteis aqui. Comece usando Cheer com Tidus, e então use ataques físicos comuns contra os Tentacles. Ignore completamente o Sinspawn Geneaux, ele não será um problema maior do que os Tentacles. Ele usará Sigh para causar dano em todo o grupo. Foque seus ataques físicos em um Tentacle de cada vez, até conseguir eliminar os dois. Após matar os Tentacles, troque o Wakka pela Lulu. Use Fire em Sinspawn Geneaux, será a melhor forma de causar dano nele. Seu casulo é muito resistente a ataques físicos, a menos que o personagem tenha uma arma com Piercing. A arma Hunter’s Spear do Kimahri deve ter Piercing, então ataque com ele. Use Haste em Lulu para que ela ataque com mais frequência. Poupe ataques especiais e Overdrives. Após tomar algum dano, Sinspawn Geneaux sairá de seu casulo e terá novos poderes. Agora ele solta Water, causando um bom dano, e Venom, que causa envenenamento. Traga a Yuna, ela será útil agora. Use NulTide para diminuir o dano sofrido com Water e use Esuna se alguém ficar envenenado. Traga o Wakka e use Silence Attack para impedi-lo de usar Water, quando puder. Continue atacando com golpes físicos e com Fire, e use Overdrives, se tiver. Logo conseguirá vencê-lo. Ao derrotá-lo, receberá 300 Gil, 48 AP e Power Spheres.

Após a batalha, verá uma cena, e então continue subindo as escadas para ver mais uma cena.

Siga em frente para ver mais uma cena, no qual Tidus conhecerá os jogadores principais do time de Blitzball Luca Goers. Depois da cena, desça as escadas para o interior do templo.

Vá até o Wakka, e reze junto com ele, se quiser. Verá uma cena, e conhecerá a Dona.

Dona é outra invocadora que também pretende realizar a Peregrinação e ficar forte o bastante para derrotar Sin. Ela possui apenas um Guardião, o Barthello. Dona é uma boa invocadora, mas ela é rude e ríspida com Yuna, desenvolvendo uma forte rivalidade entre as duas. Dona debocha de Yuna por ter vários Guardiões e pressupõe que ela toma vantagem por ser filha do grande invocador Braska.

Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e suba as escadas para o elevador que leva ao subterrâneo do templo. Verá uma cena. Após a cena, espere o elevador subir e siga-os para ver outra cena. Dona e Barthello forçarão Tidus a descer pelo elevador, então prossiga e passe pelo portão.

Vamos para mais um quebra-cabeça! Vá até o pedestal adiante e pegue a Kilika Sphere. Coloque-a no orifício ao lado da porta e então pegue a Esfera novamente. Passe pela porta agora aberta e coloque a Esfera na pedestal que está na parede logo adiante. Aparecerá um glifo na parede. Pegue a Esfera mais uma vez e coloque no pedestal na parede da direita. Toque o glifo na parede ao centro para abrir uma passagem. Entre, vire à direita e pegue o Kilika Sphere na parede. Volte para a sala anterior e coloque essa Esfera no pedestal na parede da esquerda. Pegue a Glyph Sphere no pedestal móvel e coloque-a onde pegou a última Kilika Sphere para apagar o fogo e abrir uma passagem. Ignore a passagem por enquanto. Volte para a sala anterior, pegue uma das Kilika Spheres e coloque no pedestal móvel. Empurre o pedestal móvel até o piso brilhante na sala ao norte, do lado direito. Isso irá revelar mais uma Kilika Sphere no andar de baixo. Desça a escada, pegue essa Kilika Sphere, e coloque-a em um dos pedestais na parede da sala anterior. Entre na passagem que abriu e pegue a Destruction Sphere. Coloque-a no orifício onde pegou a última Kilika Sphere, no andar de baixo, para revelar um baú contendo o Red Armlet. Esse equipamento para o Kimahri possui Fire Ward (reduz o dano de Fogo), Ice Ward (reduz o dano de Gelo) e Lightning Ward (reduz o dano de Eletricidade), equipe-o. Volte para a sala anterior, pegue mais uma Kilika Sphere e coloque-a no orifício ao lado da porta do outro lado, subindo as outras escadas ao norte. Retire a Esfera e siga em frente para concluir o quebra-cabeça.

Verá uma breve cena ao entrar. Fale com Wakka, Lulu e Kimahri, e então tente sair para ver mais uma cena. Yuna terá concluído suas orações com sucesso, e agora ela possui um novo Aeon, o Ifrit. Esse Aeon é especializado no elemento Fogo, e bem poderoso. Você pode renomeá-lo, se quiser. Verá mais uma cena ao sair do templo. Faça todo o caminho de volta até as docas.

De volta à cidade, pode repor os suprimentos, se quiser. Você já deve ter mais de 1.000 Gil com você a essa altura, mas senão tiver, volt para a dungeon e consiga o dinheiro. Ao se aproximar do navio, escolha “Embark” para embarcar em um novo navio com direção à cidade de Luca.

Tidus estará relaxando na sala com os jogadores dos Besaid Aurochs e dos Luca Goers. Abra o baú no local para obter um Hi-Potion, depois saia. No corredor, encontrará um Traveler’s Save Sphere e o O’aka. Ele pedirá mais doações. Assim como da última vez, o melhor custo-benefício no momento é doar 1.001 Gil. Suba para o deque do navio, e verá uma cena com os Luca Goers. Após a cena, fale com a Yuna para ver mais uma breve cena. Agora suba as escadas para ver um diálogo entre Wakka e Lulu. Pode tentar subir diversas vezes para ver a continuação do diálogo. Entre na cabine de comando e pegue o Al Bhed Primer Vol. V no chão. Eu recomendo que salve o jogo mais uma vez antes de ir para a parte da frente do navio. Aproxime-se da bola de Blitzball para ver uma cena. Haverá um pequeno minigame aqui, no qual terá de pressionar Cruz com o analógico esquerdo voltado para a direção indicada na tela. Haverá um pequeno treino, e então terá de pressionar vários botões em rápida sucessão. Se conseguir, Tidus irá aprender o Jecht Shot, um movimento especial usado apenas durante o jogo de Blitzball, que pode ser bem importante futuramente. Terá apenas uma única chance. Vale a pena tentar aprender esta habilidade, e se não conseguir, basta voltar o save e tentar novamente. Quando conseguir, irá liberar um troféu:

Esse troféu será liberado quando aprender o chute especial do Jecht.

A seguir, fale com a Yuna para ver mais uma cena. O capítulo irá se encerrar aqui, salve o jogo.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo