Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationSwitchXbox

Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 2: Besaid

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 2 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Final Fantasy X - Cover

Na parte anterior, Tidus estava tendo o momento da sua vida. O astro do principal time de Blitzball, Zanarkand Abes, prestes a jogar mais uma final de torneio. Porém, durante a final, tudo dá errado. Um monstro lendário conhecido apenas como Sin chega bem durante o jogo e destrói a cidade. Sin acaba engolindo Tidus, que vai parar 1.000 anos no futuro, em um mundo no qual Zanarkand é apenas lembrada como uma cidade histórica. Após ser resgatado por um grupo de piratas de Al Bhed e conhecer a Rikku, Tidus acaba sendo jogado no oceano, parando bem longe dali.

Continua após a publicidade..

Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.

Capítulo 2: Besaid

Tidus desperta em uma praia, na cidade litorânea de Luca. Não há qualquer sinal do navio dos Al Bhed ou da Rikku, mas Tidus logo conhecerá outro companheiro, o Wakka.

Wakka é o capitão e técnico do time de Blitzball natural da cidade de Besaid, o Besaid Aurochs. Ele é um grande companheiro de equipe e um excelente líder, muito espeitado por todos, mesmo que seu time nunca tenha vencido nenhuma partida sequer. Forte e determinado, Wakka nunca desiste e segue firme em seu sonho pessoal de se tornar campeão nacional de Blitzball. Devido ao seu avantajado porte atlético, Wakka consegue se virar em um combate, usando bolas e movimentos de Blitzball como ataque para conseguir derrotar monstros.

Começará na água. Antes de ir para onde está Wakka, nade para o leste, e verá uma porção de areia atrás de uma grande pedra. Vá para lá e abra o baú para obter o Moon Crest, um item especial extremamente importante, mas que só usaremos mais para o final do jogo. Volte e nade para oeste até a praia. Na ponta oeste da praia, perto de uma cabana, encontrará um baú contendo 2 Antidotes. Esse item cura envenenamento. Agora aproxime-se do Wakka para ver uma cena. Tidus logo se enturma com os jogadores do Besaid Aurochs. Aproxime-se do Wakka para ver uma cena. Após a cena, fale com os jogadores do time praticando na praia para receber 2 Potions, 200 Gil, mais 3 Potions e um Hi-Potion. Depois siga o Wakka para o leste. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere no caminho.

Há uma bifurcação aqui, mas só poderemos seguir Wakka para a direita no momento.

Aproxime-se do penhasco para ver uma cena, e então Tidus dará um mergulho. A partir daqui, encontrará inimigos, como Piranhas, e Wakka lutará ao seu lado. Wakka começa no nível 0 também, equipado apenas com a arma Official Ball. Ele já conhece a habilidade Dark Attack, um ataque que causa o estado de escuridão no oponente, por 3 turnos. No estado de escuridão, o oponente não conseguirá enxergar, e errará ataques básicos. Essa habilidade será desnecessária contra inimigos fracos. De agora em diante, recomendo que enfrente todos os inimigos que aparecerem e não fuja de nenhum, e nem ignore os inimigos. Precisará vencer inimigos para conseguir AP, acumulando assim SL, além de ganhar Esferas que serão necessárias para ativar nódulos no Sphere Grid. Falando em Sphere Grid, o caminho que eu recomendo que percorra com o Wakka no momento segue para as seguintes habilidades: Silence Attack > Aim > Sleep Attack > Dark Buster > Drain > Silence Buster > Sleep Buster > Osmose > Triple Foul.

Pois bem, comece nadando para o sul, e verá um baú submerso. Mergulhe e abra-o para conseguir um Phoenix Down. Nade pelo caminho na direção sudeste, e se mantenha submerso para enxergar um baú contendo um Hi-Potion e depois outro contendo 2 Antidotes. Siga em frente até ver uma cena.

Desça a colina adiante, e verá uma breve cena no qual Tidus conhecerá Luzzu e Gatta.

Luzzu é um Crusader alocado em Besaid, assim como o seu companheiro, o jovem Gatta. Crusaders são nobres guerreiros de uma tradição centenária formada sob o juramento de proteger os templos e as pessoas, e derrotar Sin. A religião do jogo, Yevon, prega que Sin é a personificação do pecado da humanidade de usar máquinas para realizar seu trabalho. Sin é um monstro imortal, já foi derrotado diversas vezes usando magia divina, mas ele sempre reaparece anos depois. Luzzu já pensa que a única forma de derrotarem o Sin é usando máquinas de guerra, um pensamento considerado herege pela Yevon. Luzzu inspira vários jovens, como o Gatta, a entrarem para os Crusaders.

Siga em frente para chegar ao vilarejo.

Podemos explorar o vilarejo. A primeira cabana do lado direito é residencial, e não possui itens. Na frente da primeira cabana do lado esquerdo, verá um baú contendo um Phoenix Down. Essa cabana é uma loja, que vende Potion, Phoenix Down e Antidote. Se estiver com suprimentos baixos, compre alguns. Tente manter pelo menos 10 Potions, 5 Antidotes e 3 Phoenix Downs como um estoque básico por enquanto. E não venda nada, quase tudo pode ser útil em batalhas futuras. A segunda cabana da direita é a residência do Wakka, e a terceira cabana é uma casa de tecelagem, ambos sem itens. A segunda cabana do lado esquerdo é a cabana dos Crusaders, entre e fale com Luzzu e com Gatta para ver uma cena. No chão perto da entrada, encontrará o Al Bhed Primer Vol. II, e no vestiário ao fundo, encontrará um Traveler’s Save Sphere. Saia da cabana e siga para oeste pelo beco para chegar em uma área escondida com três baús, contendo um Hi-Potion, 400 Gil e 2 Potions. Agora vá até o templo ao final do vilarejo e entre para ver uma cena.

Este é o templo de Besaid, mantido pela religião Yevon. Siga em frente para ver mais uma cena. Receberá uma breve explicação sobre a importância dos templos para a religião. Os religiosos mais habilidosos e conhecedores vão até os templos de cada cidade para orarem e receberem os poderes divinos dos Aeons, criaturas místicas que passam a acompanhar esses religiosos. Eles se tornam, então invocadores, por conseguirem dominar essas criaturas místicas. Haverá duas salas ao lado da escada, mas elas estão vazias, e não poderá subir a escada também. Saia do templo.

Volte para a cabana do Wakka e fale com ele. Escolha a opção “Thanks” para aceitar dormir um pouco. Verá uma cena que mostra uma lembrança de Tidus: a partida de seu pai, Jecht. Ao despertar no dia seguinte, saia da cabana e volte para o templo.

Aproxime-se de Wakka e fale com ele. Ele diz que uma aprendiz a invocadora entrou na parte mais profunda do templo, para realizar o ritual, e não retornou até o momento. A entrada de estranhos é terminantemente proibida, mas mesmo assim Tidus se preocupa e entra no local.

Verá uma breve explicação sobre como funciona o Cloister of Trials, um desafio que todo invocador precisa realizar. Esse desafio consiste em atravessar o local realizando uma série de quebra-cabeças. Não se preocupe, eu direi exatamente o que precisa fazer. Verifique a porta adiante, e um glifo na parede da direita começará a brilhar. Toque o glifo na parede para abrir uma passagem. Desça a escada e verá um pedestal. Em pedestais assim, poderá colocar esferas. Há três tipos de esferas: as Glyph Spheres são verdes e abrem o caminho principal, as Destruction Spheres são vermelhas e abrem caminhos opcionais que levam a tesouros, e há outras esferas especiais com funções únicas de cada templo. Irá obter a Glyph Sphere aqui. Desça mais escadas e verá uma porta. Coloque a Glyph Sphere na porta e entre.

Depois que a porta abrir, pegue a Glyph Sphere de volta da porta. Siga em frente pelo corredor e verá um buraco vermelho na parede da esquerda. Coloque a Glyph Sphere aqui para abrir uma passagem para um outro pedestal. Ignore-o e siga, para ver um pedestal móvel do lado esquerdo e um glifo na parede da direita. Toque no glifo para abrir uma passagem secreta. Entre e pegue o Besaid Sphere. Saindo desta passagem secreta, coloque o Besaid Sphere no pedestal defronte para abrir um caminho. Não entre ainda. Volte para o pedestal anterior, dentro da passagem secreta, e pegue a Destruction Sphere. Coloque-a no local onde pegou a Besaid Sphere para abrir uma passagem secreta ao final do corredor, com um baú. Abra o baú para obter o Rod of Wisdom, uma arma para um personagem que não conhecemos ainda. Volte e empurre o pedestal móvel até o local designado no chão adiante. Isso irá encerrar essa área, e verá uma cena no qual conhecerá a jovem invocadora Yuna.

Yuna é uma jovem invocadora, de uma tradicional família de invocadores. A invocadora cumpre uma função primordial na religião Yevon, uma vez que é ela que domina as poderosas invocações necessárias para o ritual utilizado para derrotar o Sin. O processo ritualístico no qual a invocador viaja para todos os templos de Spira para conseguir as invocações é chamado de Peregrinação. Yuna é filha de Braska, um dos maiores invocadores que o mundo já viu. Braska foi o responsável por derrotar Sin anos atrás, em uma peregrinação ao lado de seus companheiros: Auron (sim, o mesmo Auron) e Jecht (o pai do Tidus). Agora Yuna herdou a missão de repetir o feito e realizar a Peregrinação para derrotar Sin mais uma vez.

Tidus estará de volta à entrada do templo. Saia do templo.

Vá até o centro do vilarejo para ver mais uma grande cena. Yuna irá invocar o seu primeiro Aeon, Valefor, como uma demonstração. Esta é a primeira invocação que uma invocadora precisa aprender. Você pode renomear o Aeon, se quiser, mas eu continuarei chamando de Valefor. Após a apresentação, terá anoitecido, e Wakka apresentará Tidus para os demais membros da equipe dos Besaid Aurochs. Depois da conversa, vá até a Yuna e fale com ela para ver outra cena. Yuna diz que ela vai começar a sua peregrinação indo para Kilika e depois Luca, então Tidus poderá ir junto, pegando carona no transporte para ir até Luca. Wakka depois aparecerá para perguntar se o Tidus achou a Yuna bonita. Você pode responder com “Yeah“, se achou, ou “She’s not my type” se não achou, a resposta não fará diferença. Não haverá muito mais a fazer depois, então fale com Wakka e escolha “Yeah” para ir dormir. Verá um sonho de Tidus, no qual ele está em uma plataforma de madeira na praia. Aproxime-se da Yuna para ver uma cena. A cena se estenderá para o fim da noite, no qual Wakka estará tendo uma conversa franca com uma das Guardiãs da Yuna, a Lulu.

Lulu é uma feiticeira, treinada desde criança na arte da magia negra e no controle de bonecos. Por ter sido criada em Besaid, ela é uma amiga de infância de Wakka e de Yuna. Na adolescência, se apaixonou por Chappu, irmão de Wakka, com quem teve um relacionamento. Após a morte de Chappu, Lulu se tornou uma pessoa mais reservada e ríspida com as pessoas. Lulu se ofereceu de bom grado para acompanhar Yuna na sua Peregrinação, como Guardiã, dando utilidade ao seu conhecimento mágico.

No dia seguinte, salve o jogo, se quiser. Ao sair da cabana, verá uma cena. Wakka dará a Tidus o Map, um mapa do mundo, e uma nova arma, chamada Brotherhood. Esta arma é mais forte do que a que está usando atualmente, então equipe-a. Abra o menu, escolha Equip e troque o equipamento que quiser. Repare que a Yuna e a Lulu fazem parte do nosso grupo agora. Todos estarão no nível 0. Yuna começa equipada com a arma Staff e o Ring, e Lulu começa equipada com a arma Moogle e o Bangle. Yuna conhece duas habilidades, ambas curativas: Cure, que recupera HP de um personagem, e Esuna, que cura um personagem de efeitos negativos. Já a Lulu conhece 4 habilidades, todas elas ofensivas: Fire, uma magia do elemento Fogo, Water, uma magia do elemento Água, Thunder, uma magia do elemento Eletricidade e Blizzard, uma magia do elemento Gelo. Fogo e Gelo são opostos, assim como Água e Eletricidade. Darei mais detalhes futuramente. Equipe a Yuna com sua nova arma, o Rod of Wisdom.

Antes de seguir em frente, volte para o vilarejo e entre na loja de itens. Fale com a mercadora, e ela irá mencionar que o cachorro dela encontrou alguma coisa. Entre na casa de tecelagem, a terceira cabana do lado direito, e verifique o cachorro para que o Valefor aprenda um novo Overdrive, chamado Energy Blast. Poderá configurar seus Aeons pela opção Aeons no menu. Isso será bem útil futuramente. Agora sim, saia do vilarejo e vamos em frente.

Enquanto segue por esse caminho, verá uma série de batalhas tutoriais, que apresentarão novos conceitos sobre os membros do grupo. A primeira batalha será contra um Dingo, um monstro do tipo Lobo. Monstros do tipo Lobo são rápidos, então personagens mais lentos, como o Wakka, terão dificuldade para acertá-los. Sempre que encontrar um monstro do tipo Lobo, use o Tidus, o personagem ideal para acertá-los. A seguir, enfrentará um Condor, um monstro do tipo Ave. Tidus possui dificuldade para acertar monstros que voam, mas Wakka é especialista contra eles, então use-o contra eles. Na próxima batalha, enfrentará um Water Flan, um monstro do tipo Flan. Monstros desse tipo são extremamente resistentes a golpes físicos, mas são fracos contra magias elementais, então será a vez da Lulu, nossa feiticeira, brilhar. Como o Water Flan é um inimigo do tipo Água, ele é fraco contra o elemento Eletricidade, então use a magia Thunder da Lulu para eliminá-lo. Em resumo, estes são os monstros que encontrará em Besaid:

  • Condor (Ave)
  • Dingo (Lobo)
  • Water Flan (Flan)

Siga em frente para a próxima área.

Verá uma cena ao entrar nessa área. Aproxime-se de Wakka, e poderá rezar. Se quiser rezar, escolha a opção “Pray“. Se não quiser, escolha “Just watch“. Não fará qualquer diferença, então fica a seu critério. Depois salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e siga para o norte.

As colunas aqui possuem textos antigos escritos no idioma Al Bhed. Não conseguiremos ler no momento. Assim que avançar, já verá uma cena e enfrentará um chefe.

O Guardião de Yuna, Kimahri, irá atacar Tidus sem mais nem menos. Esta será uma batalha exclusiva de Tidus, então Wakka, Yuna e Lulu não participarão. Sozinho, Tidus não possui muitos recursos disponíveis. Comece usando Cheer, para fortalecer o ataque e a defesa, e então use ataques comuns. Kimahri possui um ataque especial chamado Jump, que causa um bom dano, então fique atento. Sempre que ficar abaixo de 200 HP, cure-se com uma Potion. Se encher a barra de Overdrive, use Spiral Cut nele. Ao derrotá-lo, receberá 100 Gil, 3 AP e um equipamento. O equipamento varia, pode ser uma Hunter’s Sword, um Metal Armguard, ou qualquer outro do mesmo nível. E assim conheceremos Kimahri.

Kimahri é um valoroso guerreiro da raça Ronso. Essa raça de guerreiros é conhecida por fornecer valorosos combatentes, que sentem orgulho de seus chifres imponentes. O chifre de Kimahri foi quebrado em um combate, e ele é zombado de outros Ronsos por isso. Quando a Yuna ainda era uma criança, durante a Peregrinação de seu pai, Braska, foi confiado a Kimahri a guarda dela. Kimahri criou e protegeu Yuna, como se fosse uma filha, por todos esses anos. E agora, durante a Peregrinação, está disposto a sacrificar sua própria vida se for preciso para protegê-la, como seu Guardião.

Após essa batalha, faça todo o caminho de volta até o vilarejo. A loja de itens agora também venderá armas e equipamentos. Poderá comprar uma Warrior’s Sword e um Seeker’s Shield para Tidus, uma Power Ball e um Seeker’s Armguard para Wakka, um Enchanted Rod e um Seeker’s Ring para a Yuna e um Magical Mog e um Seeker’s Bangle para Lulu. Essas armas aumentarão um pouco a força física e mágica, e os equipamentos aumentarão um pouco o HP. Alguns desses equipamentos são inferiores ao que já temos, eu só recomendo que compre o Seeker’s Shield, o Power Ball, o Magical Mog, o Seeker’s Armguard (caso não tenha conseguido o Metal Armguard na luta com o Kimahri) e o Seeker’s Bangle. Fique à vontade para vender armas inferiores, mas saiba que, se a arma tiver um espaço em branco para habilidades, futuramente poderemos aprender habilidades especiais. Quando terminar, volte para Ancient Road e siga para a próxima tela.

Haverá mais uma batalha tutorial aqui, contra o Garuda, um inimigo muito mais forte do que os outros da área. Wakka dá a ideia de chamar a Yuna. Como apenas três membros do grupo podem lutar por vez, terá de trocar um membro por outro se quiser utilizá-lo. Pressione L1 para trocar Tidus pela Yuna. Com a Yuna, use a habilidade Summon para invocar Valefor. Valefor possui diversas habilidades, como Sonic Wings, que atrasa o próximo turno do adversário, e magias elementais (Fire, Water, Thunder e Blizzard). Use Sonic Wings e ataques comuns para matar o Garuda. Mais adiante, enfrentará outro Garuda, mas desta vez o Wakka irá querer mostrar sua habilidade. Use Dark Attack para cegar o Garuda, e então ele errará a maioria de seus golpes, sendo bem menos perigoso. Não se esqueça de repor o efeito após 3 turnos, e então ataque-o até matá-lo.

A partir de agora, haverá a opção Formation no menu, onde poderá mudar a formação inicial da equipe em batalha. Recomendo que mantenha Tidus, Wakka e Lulu, deixe a Yuna de standby. Porém, chame a Yuna de vez em quando, nas batalhas, para que ela também ganhe experiência. Aparecerão inimigos aleatórios aqui, então use tudo o que aprendeu para derrotá-los facilmente. Use os personagens reservas de vez em quando para que todos consigam SL para avançar no Sphere Grid. O melhor caminho para a Yuna percorrer no Sphere Grid é o seguinte: Extract Ability > Nulfrost > Nulblaze > NulShock > NulTide > Life > Pray > Cura > Shell > Protect > Reflect > Dispel > Curaga > Regen > Full-Life. Quanto à Lulu, o melhor caminho para ela percorrer no Sphere Grid é o seguinte: Focus > Fira > Watera > Thundara > Blizzara > Reflex > Bio > Demi > Firaga > Waterga > Thundaga > Blizzaga > Death > Doublecast. Eu recomendo que fique aqui enfrentando inimigos até acumular pelo menos 1.000 Gil. Basta ir e voltar, e se curar quando puder. Depois de conseguir pelo menos 1.000 Gil, siga em frente até a próxima área.

Desça a colina e siga para o sul.

Voltamos para a praia, em clima de despedida. Vá até a plataforma de madeira, e verá o grupo embarcar no navio. Fale com as pessoas próximas para receber um Ether, 3 Phoenix Downs, 400 Gil, um Remedy (esse item cura todos os estados negativos) e o acessório Seeker’s Ring, que aumenta o HP da Yuna em 10%. Certifique-se de equipá-la. Após pegar tudo (precisará falar com algumas pessoas mais de uma vez para que ela ceda o presente), entre no barco para irmos embora. Verá uma cena.

Agora estaremos a bordo do navio S. S. Liki. Siga para o sul e desça as escadas para o corredor interno do navio. Aqui, conhecerá o mercador O’aka, que pretende ser o melhor mercador do mundo. Ele não venderá nada no momento, pois ele ainda está juntando dinheiro para poder comprar os produtos. Ao falar com ele, poderá doar uma quantia para ajudá-lo a comprar produtos. Quanto mais doar, maior será o desconto que ele nos oferecerá no futuro. Não é nada muito relevante, mas fará a diferença começar a patrociná-lo agora. Não temos muito dinheiro no momento, mas iremos encontrá-lo novamente em outros locais. Se doar até 100 Gil, é a mesma coisa que doar nada, e os preços serão 100% maiores. Se doar de 101 a 1.000 Gil, os preços serão 50% maiores. Se doar de 1.001 Gil a 10.000 Gil, os preços serão apenas 20% maiores. Como é praticamente impossível ter mais do que 10.000 Gil nesse momento do jogo, o restante da tabela é irrelevante. Para fazer uma doação, fale com ele, escolha “Yes“, coloque o valor desejado então escolha “No sweat“. Doe a ele exatos 1.001 Gil (não se esqueça do 1 Gil a mais) para obter o melhor custo-benefício possível nesse momento do jogo. Valerá a pena depois.

Há um Traveler’s Save Sphere neste corredor. Entre na cabine do lado esquerdo e abra o baú para obter um Remedy. Vê a maleta no chão? Chute-a para conseguir Potions, mas haverá uma quantidade limitada (até completar 20). Luzzu e Gatta estarão ao final do corredor. Siga pelo corredor ao sul, para a sala de força. Verá uma cena, no qual Tidus descobrirá o Chocobo, um animal muito comum na franquia Final Fantasy, e que aqui serve como motor do navio. Mais ao sul, pegue no chão o Al Bhed Primer Vol. III. Volte para o deque do navio e fale com o Wakka e com a Yuna múltiplas vezes para ver algumas cenas. Após diversas cenas, iremos enfrentar um chefe.

Sin apareceu para nos atrapalhar mais uma vez! Ele estará acompanhado de 3 Sinscales. Matar todos os Sinscales é inútil, pois ele irá apenas criar mais. Você pode matar 2 deles, e então focar toda a sua atenção no Sin. Começará a batalha com Tidus, Yuna e veja só, o Kimahri! Kimahri começa no nível 0, equipado com a arma Hunter’s Spear. Ele conhece a habilidade Lancet, que absorve HP e MP de um inimigo. Sin está longe, então não poderá atacá-lo com o Tidus ou com a Yuna. Troque-os pelo Wakka e pela Lulu. Wakka conseguirá alcançá-lo com seus ataques comuns, e Lulu conseguirá alcançá-lo com suas magias (use qualquer uma), enquanto Kimahri o alcança com seu Lancet. Sin não fará nada, apenas ficará nadando em volta, e com apenas um Sinscale atacando, deverá tomar pouco dano. Se mesmo assim algum personagem ficar abaixo de 200 HP, chame a Yuna e use Cure para curá-lo. Continue atacando até vencê-lo. Ao derrotá-lo, receberá 100 Gil, 10 AP e alguns Mana Spheres.

Verá uma cena, no qual o Tidus cai na água e o Wakka aparece para salvá-lo. Irá enfrentar um novo chefe.

Agora apenas o Tidus e o Wakka participarão da batalha. E eles serão mais do que suficientes para encarar esse Sinspawn Echuilles. Ele estará acompanhado de 4 Sinscales, mas que serão infinitos, então não se preocupe com eles, foque-se apenas no chefe principal. Comece a batalha usando Cheer com Tidus e Dark Attack com Wakka, para deixá-lo cego e assim não precisar temer um dos seus ataques, o Drain Touch, que absorve nossa vida para curar o Sinspawn Echuilles. Ele possui outro ataque, o Blender, que é muito forte e atinge Tidus e Wakka ao mesmo tempo. Fique atento à vida, cure-se com Potions sempre que ficar abaixo de 200 HP. E não se esqueça de repor o estado de escuridão depois de 3 turnos. Depois é só continuar atacando até vencê-lo. Ao derrotá-lo, receberá 115 Gil, 12 AP e Ability Spheres.

Verá uma cena espetacular, que irá encerrar esse capítulo com chave de ouro.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo