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Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 1: Submerged Ruins

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Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 1 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Final Fantasy X - Cover

Antes de começarmos nosso detonado, que será também um guia de platina, vou dar algumas dicas de procedimento que vão dar uma ajuda ao longo do caminho:

  1. Assim que você escolher New Game, o jogo perguntará como você prefere o Sphere Grid. Há duas opções: Standard Sphere Grid e Expert Sphere Grid. O Standard é o modo normal de evolução, presente na versão normal do jogo para Playstation 2. O modo Expert é uma versão nova, incluída no modo internacional do jogo e no Remastered. Recomendo muito que escolha Expert. Essa nova versão é muito mais versátil e simples, além de ser menor e mais eficiente. Conseguirá evoluir seus personagens mais rapidamente e obter habilidades mais poderosas bem mais rápido.
  2. Independente do Sphere Grid escolhido, o caminho a seguir pode ser bem complicado de se guiar. Há muito caminhos alternativos, e não há uma demonstração clara sobre se o caminho que você está seguindo é adequado ao seu personagem ou se está entrando no caminho de outro personagem. Eu indicarei uma ordem lógica baseada em habilidades no caminho. Olhe o Sphere Grid, procure a próxima habilidade que eu indiquei para o caminho daquele personagem, e siga a rota que leva até ela. É claro que você é livre para entrar em atalhos, desvios ou outros caminhos, mas nas minhas estratégias contra chefes, eu irei sempre presumir que seguiu a ordem de habilidades que eu especifiquei para cada personagem.
  3. Haverá diversos nódulos em branco no Sphere Grid, que terá de preencher com Esferas. Conseguirá muitas Esferas ao jogar o jogo normalmente, mas não será nem perto do suficiente para conseguir completar o Sphere Grid. Terá de ficar acumulando Esferas no final do jogo, não tem outro jeito. No decorrer do jogo, no entanto, tente usar as Esferas para criar nódulos que sejam beneficiais a cada personagem. Mesmo que o nódulo possa ser alcançado por todos os personagens, pode demorar para que os outros cheguem até ali, então é bom que os novos nódulos não sejam desperdiçados.
  4. Receberá muitas armas e equipamentos ao derrotar os inimigos. Sempre olhe as armas obtidas, pois apesar de receber muitas armas ruins e repetidas, pode ser que tenha recebido uma arma rara bem poderosa também. Evite vender as armas que tenham habilidades únicas, pois elas podem ajudar bastante contra alguns inimigos. Se pegou uma arma com Darktouch, por exemplo, pode usá-la para cegar inimigos vulneráveis. Lembre-se que pode trocar de arma durante a batalha, então use sempre a variedade de armas a seu favor.
  5. O sistema de combate do jogo incentiva muito a rotação de personagens, com alguns personagens sendo mais úteis contra determinados inimigos do que outros. Porém, mesmo assim, alguns personagens (como a Yuna ou o Kimahri) podem ficar sem serem usados constantemente. Como apenas personagens que participam ativamente do combate (realizam pelo menos um movimento) ganham experiência, é bom não deixar os personagens menos usados para trás. Coloque-os no time e certifique-se que eles realizem pelo menos um movimento para ganharem experiência.
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Agora sim, vamos começar nosso guia.

Capítulo 1: Submerged Ruins

A nossa história começa na próspera e vibrante cidade de Zanarkand. Conhecida como a capital do Blitzball, a cidade abriga o maior estádio e possui o maior número de fãs do esporte. Blitzball é uma espécie de handebol subaquático, que você irá conhecer durante o jogo e passará um bom tempo jogando. Durante a cena inicial, conhecerá nosso protagonista, Tidus.

Tidus é o maior astro recente do Blitzball. Filho de um dos maiores astros da história do esporte, Jecht, a pressão para que Tidus seguisse os passos de seu pai sempre foram muito fortes. Tidus cresceu jogando Blitzball, e desenvolveu um altíssimo nível de habilidade, se tornando uma estrela famosa do Zanarkand Abes, o principal time de Blitzball da cidade.

Quando tiver controle sobre Tidus, não poderá fazer muita coisa a não ser andar. Saia do veículo em que se encontra e fale com a multidão para que um garoto peça para Tidus autografar sua bola. Poderá dar um nome qualquer para Tidus. Fique à vontade para escolher, mas eu continuarei usando o nome Tidus. Fale com o público, para ver uma cena. Após a cena, siga em frente pela passarela e fale com as pessoas pelo caminho. Ao falar com uma garota de jaqueta rosa perto do final da passarela, ela perguntará se podemos conseguir ingressos para ela. Responda com “Sure thing” para receber 2 Potions, um item que cura 200 HP. Siga em frente até a frente do estádio, e então passe pelo público para ver uma cena. E esta será uma cena épica e emblemática, aproveite ao máximo. Após a cena épica, a cidade de Zanarkand estará sendo atacada por criaturas terríveis. Ainda no controle de Tidus, corra na direção sul. Observe o minimapa no canto superior esquerdo para conseguir se localizar melhor, e ter uma noção de para onde está indo. Eu sempre considero “para cima” como o norte, como referência. Siga para o sul, acompanhando as pessoas correndo, e logo conhecerá outro personagem, chamado Auron.

Auron é um grande amigo e companheiro de batalha de Jecht, pai de Tidus. Um guerreiro habilidoso, famoso em todo o mundo por ter sido Guardião de um grande invocador e ter derrotado inimigos inimagináveis. Auron sabe usar a espada como ninguém. Ele mantém seu braço esquerdo preso para poupar sua energia, como uma forma de treinamento, e se torna imparável quando usa os dois braços. Auron jurou a Jecht que iria proteger o Tidus com sua vida, o que ele tem feito desde então.

Auron irá se juntar a nós, formando uma equipe. Tidus começa o jogo desarmado e equipado com um Buckler, enquanto o Auron começa o jogo equipado com a arma Katana e um Bracer. Após mais uma cena, no qual Auron irá explicar que monstro atacando a cidade se chama Sin, Tidus terá de enfrentar alguns inimigos. Ele receberá sua primeira arma, Longsword, e começará automaticamente uma batalha contra 3 Sinscales. Não há muito o que possa fazer no momento, apenas atacar escolher Attack ou usar itens escolhendo Item. Tidus começa com os seguintes itens: 12 Potions (contando com os 2 que pegou) e 3 Phoenix Downs, um item que recupera um personagem caído. Ataque o primeiro Sinscale, e então irá controlar o Auron. O Auron, por sua vez, possui uma habilidade especial chamada Power Break, que reduz a força de um inimigo. Poderá usar habilidades especiais pela opção Skill, mas isso não será necessário no momento. Apenas ataque os inimigos e siga em frente. Depois ficará cercado por mais 5 Sinscales. Foque-se apenas nos 3 que estão na frente do grupo, mate-os e siga em frente para encontrar seu primeiro chefe.

Enfrentaremos Sinspawn Ammes, nosso primeiro chefe, acompanhado de mais 5 Sinscales. Nesta batalha, aprenderá sobre Overdrives. Overdrive é um poder especial único para cada personagem, e geralmente é o poder que causa o maior dano. Para usar um Overdrive, precisará primeiro encher uma barra de Overdrive, e para esse tutorial, Auron estará com a barra dele cheia. Será obrigado a usar o Overdrive de Auron nesse momento, chamado Dragon Fang. Para aumentar o dano do Overdrive, geralmente há um minigame a ser realizado, e no caso do Dragon Fang, precisará realizar uma série de comandos que aparecem na tela. Tenha calma e execute o comando com exatidão. Dragon Fang causa um grande dano em todos os inimigos na área, então irá derrotar todos os Sinscales e ficar apenas com o Sinspawn Ammes. Com o Tidus, apenas ataque. No próximo turno, a barra de Overdrive do Tidus deverá ter enchido, então poderá usar o Overdrive dele, chamado Spiral Cut. O minigame deste Overdrive envolve pressionar o botão indicado exatamente no centro da tela, então preste atenção. Depois é só realizar ataques comuns até derrotar o chefe, e não se preocupe, o único ataque ele possui é Demi, um ataque que retira sempre um quarto da vida atual do grupo, e é incapaz de matá-lo.

Após derrotá-lo, siga em frente. Verá, do seu lado direito, um Traveler’s Save Sphere. É por meio desta esfera que conseguirá salvar o jogo, e ao encostar nela, irá completar todo o HP e MP dos personagens. Salve o jogo e siga em frente para ver mais uma cena. Tidus e Auron estarão cercados por 7 Sinscales. Ataque qualquer um deles, e perceba que sempre aparecerá outro Sinscale em seguida. Eles são infinitos! Continue atacando, e Auron irá chamar a atenção para um Tanker do lado direito. Ataque apenas o Tanker, com o Tidus e o Auron, e após alguns golpes, irá destruí-lo, encerrando a luta. Verá uma cena enigmática, e após a cena, Tidus estará voando no espaço. Apenas segure Circulo para descer, e aproxime-se do garoto ao centro do local para ver uma cena e mudar totalmente de local e de tempo.

De alguma forma, Tidus avançou centenas de anos no tempo, e foi parar em uma outra era, em uma área completamente submersa e em ruínas. A partir de agora, poderá pressionar triangulo e abrir o menu do jogo. No menu, poderá ver os itens e equipamentos que possui pela opção Item, as habilidades pela opção Abilities, os Overdrives pela opção Overdrive, o estado dos personagens do grupo pela opção Status, as configurações do jogo pela opção Config e o tutorial pela opção Help. Tidus começa no nível 0, e possui 300 Gil, a moeda do jogo. Nade adiante e vá para a direita para subir em uma plataforma em ruínas. Há uma placa aqui, mas ela está escrita em um alfabeto antigo chamado Al Bhed, do qual Tidus não conhece. Aprenderemos esse alfabeto no decorrer do jogo. Mais atrás, abra o baú para obter 200 Gil. Agora nade para a esquerda, até outra plataforma em ruínas do qual poderá subir. Encontrará aqui o Al Bhed Compilation Sphere, uma esfera que reúne tudo o que tiver aprendido sobre o idioma Al Bhed. Como não sabemos nada no momento, ele será inútil. Ainda nesta plataforma, mais ao sul, abra o baú para obter 2 Potions. Agora nade para o norte até a próxima tela.

Há uma Traveler’s Save Sphere bem aqui na entrada. Siga em frente até a bifurcação e então vire à esquerda para abrir um baú ao final e obter um Hi-Potion, um item que recupera 1.000 HP de um personagem. Guarde esse item para o futuro, por enquanto Potions serão suficientes. Volte e siga ao norte para ver uma cena, e então Tidus irá parar na água. Nade para o norte, e verá mais uma cena. Tidus irá enfrentar 3 Sahagins, que são inimigos aquáticos. Para nossa sorte, Tidus consegue prender a respiração por tempo indeterminado. Use ataques simples e acabe com eles. Após matar dois deles, verá outra cena, e então enfrentaremos um chefe.

O Geosgaeno é um enorme monstro aquático, de nível muito alto e força incomparável. Não é possível vencê-lo aqui, não no nosso nível atual. E nem precisamos. O ataque dele retira sempre metade da vida atual de Tidus, e é incapaz de matá-lo. Apenas ataque-o duas vezes, e verá uma cena, que encerrará a batalha definitivamente.

Estamos presos aqui. Suba as escadas até a próxima área, e verá mais uma cena.

Tidus está congelando, e precisa fazer uma fogueira para se aquecer. Na parte leste do local, verá uma porta trancada. À direita desta porta, há um baú contendo um X-Potion. Esse item recupera a vida completa de um personagem, então poupe-o por um bom tempo. Use apenas Potions por enquanto. No canto sudoeste da sala, verá um Traveler’s Save Sphere. Salve o jogo e entre na porta ao lado.

Esta sala está toda destruída, mas verifique os destroços para encontrar Flint. Volte para a sala anterior e saia pela porta aberta ao norte.

Antes de subir as escadas, vá para o sul para abrir um baú escondido no canto e pegar um Ether. Este item recupera 100 MP de um personagem. Usa-se MP para usar magias e habilidades, o que não temos no momento. Tente poupar o Ether, ele não é tão comum no começo do jogo. Suba as escadas e verifique o vaso na parede para encontrar Withered Bouquet. Temos todos os itens necessários para fazer a fogueira, mas primeiro continue e entre na porta ao final.

Vá até o final do corredor, passando por alguns destroços, e abra o baú para obter outro Hi-Potion. Agora faça todo o caminho de volta até a Hall, com a esfera de save. Salve o jogo mais uma vez, se quiser, e então interaja com a fogueira ao centro da sala para ver uma cena. Após a cena, irá enfrentar mais um chefe, então prepare-se.

Atenção agora: diferentemente dos chefes anteriores, Klikk pode realmente matá-lo! Esta é a primeira vez no jogo em que realmente precisa se preocupar com a vida, então preste atenção. Tidus não possui muitos recursos ofensivos, então poderá apenas atacá-lo. Fique atento à sua vida, e quando ficar com menos de 200 HP, use uma Potion. Após alguns ataques, verá uma cena, e então conhecerá a Rikku.

Rikku é uma ladra e caçadora de tesouros da raça Al Bhed. Ela conhece o idioma Al Bhed perfeitamente, mas também sabe falar o idioma comum, o que o Tidus fala. Ela é uma gatuna experiente, que trabalha junto de seu bando caçando tesouros perdidos em lugares inóspitos. Como esses lugares são muitas vezes perigosos, ela também aprendeu a lutar muito bem, sendo capaz de derrotar diversos monstros. Os Al Bhed costumam não tolerar estrangeiros, ainda mais desconhecidos, mas a Rikku logo se afeiçoa ao Tidus e resolve cooperar com ele, mesmo sem conhecê-lo.

Vamos voltar para o chefe. A Rikku se juntará ao Tidus pelo restante da batalha. Ela vem equipada com a arma Claw e um Targe, e possui duas funções especiais: Steal, que rouba um item do oponente, e Use, que usa itens especiais ofensivos no oponente. Terá obrigatoriamente de usar Use e arremessar uma Grenade no inimigo. Esse item causa dano em todos os inimigos, e Rikku começa com 2 Grenades. Quando for a vez dela novamente, use Steal para roubar mais Grenades do oponente. Isso só funciona uma vez. Depois poupe os Grenades e use ataques normais até derrotar Klikk. Não se esqueça de curar algum personagem se ele ficar com menos de 200 HP. Ao derrotá-lo, receberá 50 Gil, 5 AP e algumas Ability Spheres. Explicarei mais sobre a função de AP e Ability Spheres futuramente.

Verá uma cena, no qual os amigos da Rikku falam no idioma Al Bhed (não conseguirá entender nada no momento, mas futuramente conseguirá). Tidus acabará capturado.

Tidus estará em um navio, capturado pelos companheiros da Rikku. Fale com a Rikku, e ela irá nos ensinar como usar o Sphere Grid. O Sphere Grid é a árvore de habilidades do jogo, e será através dela que os personagens ficarão mais fortes. O Sphere Grid é separado em nódulos. Para se locomover pelos nódulos, precisará ter Sphere Levels, ou SL, acumulados por meio de Ability Points, ou AP, pontos adquiridos vencendo batalhas. Cada novo módulo que percorrer irá gastar 1 SL, e se voltar para nódulos já percorridos, poderá locomover por 4 nódulos com 1 SL. Muitos nódulos são vazios, enquanto outros possuem benefícios. Para ativar um nódulo e obter seus benefícios (é assim que se fica mais forte), precisará gastar esferas. Há 4 tipos de Esferas. Power Spheres são usados para ativar nódulos de com aumento de Strength, Defense e Max HP. Ability Spheres são usados para ativar nódulos com novas habilidades. Speed Spheres são usados para ativar nódulos de Agility, Accuracy e Evasion. MP Spheres são usados para ativar nódulos com Magic, Magic Defense e Max MP. Para avançar, será preciso acumular SL e também Esferas.

Vamos começar melhorando o Tidus. Abra o menu e escolha a nova opção, Sphere Grid. No momento, só terá 1 SL e 2 Ability Spheres. Pense bem antes de realizar qualquer movimento, para não desperdiçar SL. O Sphere Grid é enorme, e pode parecer intimidador a princípio, mas não se preocupe. Há diversos caminhos a percorrer, e é difícil se orientar, mas eu irei orientá-lo informando qual a próxima habilidade que eu recomendo adquirir. Assim, ao olhar o Sphere Grid, saberá qual direção seguir, caso queira seguir a mesma direção que eu segui. Inicialmente, recomendo que percorra o seguinte caminho no Sphere Grid do Tidus: Cheer > Flee > Haste > Extract Speed > Provoke > Delay Attack > Slow > Slowga > Delay Buster > Hastega > Quick Hit. É claro que você deve ativar todos os nódulos que puder ao longo do caminho, eu só estou citando as habilidades para poder se orientar em qual direção seguir. Preste atenção para não se perder! Seguir por uma direção errada leva a habilidades completamente diferentes, as quais iremos adquirir com outros membros da equipe. Há outras coisas para explicar, como os nódulos trancados com chave, por exemplo, mas isso eu explicarei futuramente.

No momento, só deverá conseguir a habilidade Cheer para Tidus. Essa habilidade aumenta a força e a defesa de todos os membros do grupo. Fale com o soldado mais ao fundo, e ele nos dará 3 Potions. Ao final do navio, no canto esquerdo, encontrará um Traveler’s Save Sphere, então salve o jogo. No canto do lado direito, encontrará o Al Bhed Primer Vol. I, um tradutor do idioma Al Bhed. Cada livro desses que encontrar irá traduzir uma única letra. Este livro irá traduzir a letra Y para A, e Tidus chegará ao rank de Al Bhed Hujela. Há vários deles para encontrar, e precisará encontrar todos para conseguir um troféu. Não se preocupe: eu indicarei a localização de todos eles ao longo do meu guia, mas é preciso prestar atenção, pois só terá uma única chance de conseguir alguns deles. Ao obter esse, irá liberar um troféu:

Esse troféu será liberado quando encontrar seu primeiro Al Bhed Primer.

Pois bem, agora fale com a Rikku mais uma vez para ver uma cena.

Rikku quer a ajuda de Tidus para desbravar uma ruína antiga repleta de monstros, em busca de um tesouro secreto. Ela será nossa companheira de batalha por um tempo. A partir de agora, encontrará inimigos aleatórios ao percorrer o mapa. Nesta área, o único inimigo que encontrará são Piranhas, inimigos aquáticos bem fracos. Ele morre com poucos golpes, mas quando encontrar um, tente usar Steal para conseguir algumas Grenades. Não as use: guarde para momentos mais oportunos. Cure os personagens feridos com Potions. Mergulhe fundo na água.

Continue mergulhando, seguindo a corrente, e entre nas ruínas ao final do caminho para ver uma cena.

Opere o painel adiante para abrir a porta. Siga em frente pelo corredor e irá enfrentar automaticamente algumas Piranhas. Acabe com elas e examine a máquina brilhante ao final para ver uma cena. Tidus e Rikku passarão a ser perseguidos por uma criatura gigantesca. Volte pelo corredor por onde veio e verá outra cena, e então irá enfrentar mais um chefe.

O Tros é um polvo gigante, e o primeiro chefe a realmente representar perigo, pois precisará de uma estratégia para vencê-lo. Comece a batalha usando Cheer com o Tidus, para fortalecer o ataque e a defesa do grupo. Com o Tidus, use apenas ataques comuns, já que é a única coisa que ele sabe fazer exceto o Cheer. Com a Rikku, primeiro roube mais um Grenade dele com Steal, e então passe a usar Use e arremessar Grenades nele. Se alguém ficar abaixo de 200 HP, use o turno da Rikku para curar a pessoa ferida usando Potion. Após causar um pouco de dano, o Tros irá fugir de nós, indo para o outro lado da sala. No turno seguinte, Tros usará o ataque Nautilus Charge, que causa um bom dano em todo o grupo. Nesse momento, o jogo irá ensinar a realizar Trigger Commands, que são comandos especiais únicos para algumas batalhas em específico. No caso desta batalha, poderá usar o Trigger Command Stand By para esperar e recuperar um pouco de vida. Mas eu recomendo que pressione triangulo para se defender. Defender-se reduz bem o dano, e será muito útil para mitigar o alto dano do Nautilus Charge. Depois cure-se e então continue atacando. Tros usará Nautilus Charge diversas vezes, então esteja preparado para se defender e se curar sempre. Após mais alguns ataques e granadas, deverá conseguir derrotá-lo, e receberá 100 Gil e 8 AP. Verá uma cena a seguir.

Após a batalha, saia pela brecha na grade para ver outra cena. Continue mergulhando cada vez mais fundo até ver mais uma cena. O grupo voltará ao navio, e então Tidus e Rikku terão uma conversa. Rikku revela a Tidus que a lembrança que Tidus tem de Zanarkand é de 1.000 anos atrás. Aparentemente, Zanarkand foi destruída há 1.000 anos, e de alguma forma Tidus acabou indo parar no futuro quando ele foi engolido pelo Sin. Salve o jogo mais uma vez, se quiser, e fale com a Rikku mais uma vez para ver outra cena. Um enorme monstro aparecerá e jogará Tidus para fora do navio, e ele ainda será sugado por um redemoinho. Este capítulo terminará aqui, e aparecerá a opção de salvar o jogo.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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