Está com alguma dificuldade em Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin? Então acompanhe a parte 1 do detonado completo passo-a-passo de Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!
Antes de começarmos nosso detonado, que será também um guia de platina, vou dar algumas dicas de procedimento que vão dar uma ajuda ao longo do caminho:
- Há três dificuldades disponíveis inicialmente no game: Story, Action e Hard. Há troféus relacionados a completar missões na dificuldade Chaos, e essa dificuldade se torna disponível apenas após fechar o jogo. Para a primeira jogatina, pode escolher qualquer dificuldade que preferir. Dentro da dificuldade Story, poderá ainda ligar o Modo Casual, que deixará o jogo ainda mais fácil, se assim preferir. Vale mencionar ainda que poderá alterar a dificuldade do jogo a qualquer momento.
- O jogo segue o padrão de combate do estilo Soulslike. Os inimigos renascem cada vez que descansa em um Cube, com exceção de inimigos raros. Os chefes são difíceis e podem dar trabalho para serem derrotados. Você tem uma quantidade limitada de Potions, que se recuperam quando descansa em um Cube, mas também pode aumentar a quantidade de Potions em baús ou derrotando inimigos.
- Há diversas armas no jogo, e cada categoria de arma possui uma profissão específica. Ao ganhar experiência em uma classe, aprenderá habilidades que poderão ser usadas até mesmo em outras profissões que usem a mesma arma. Ao avançar nas profissões, irá liberar novas profissões mais avançadas, e para platinar o jogo, terá de liberar todas as profissões, ou seja, terá de usar todas as categorias de armas no game. Eu recomendo que se foque em um tipo de arma por vez, até se acostumar àquela arma. Eu comecei usando espada grande, a inicial do Jack, mas você pode escolher a arma e profissão que quiser. Apenas saiba que terá de adaptar as estratégias utilizadas em alguns chefes caso esteja em uma profissão diferente da minha.
- Os itens desse jogo, salvo raras exceções, são randômicos. Sendo assim, não irei mencionar o conteúdo dos baús, a menos que o item seja único ou importante. Sempre preste atenção aos itens obtidos, incluindo os drops de inimigos, pois sempre poderá conseguir novas armas ou equipamentos. Use o que for melhor e guarde boas armas de vários tipos diferentes, pois mais cedo ou mais tarde terá de usar todos os tipos de arma.
Sem mais delongas, vamos começar o detonado:
Parte 1: Illusion at Journey’s End
Missão Principal: A Desperate Struggle (01)
Ao começar o game, assistirá a uma incrível animação que mostrará o grande vilão do jogo: Chaos. Depois disso, as atenções se voltam ao nosso trio principal de protagonistas: Jack, Jed e Ash, que estarão enfrentando um inimigo poderoso chamado Tiamat.
Chefe: Tiamat
O jogo já começa em uma luta contra um chefe, o Tiamat. Essa batalha será um tutorial de combate, então aproveite para aprender e dominar os comandos básicos de combate, como ataques simples e como se defender e esquivar de golpes. Os golpes de Tiamat são simples. Ele dá patadas se ficar na frente dele, rabadas se estiver por trás dele, e também usa ataques de raios laser. Geralmente, ele usa um ataque de raio laser que ataca em frente, mas ele também possui um ataque de área ao redor chamado Breath. Mantenha-se ao lado dele, e ataque com golpes físicos pressionando . Também pode usar habilidades especiais com . Quando ele atacar, defenda-se com , ou esquive-se pressionando . Ele possui uma grande barra de vida, mas não precisará tirar toda a vida dele. Assim que tirar metade da vida dele, aparecerá a opção para pressionar e realizar um golpe especial chamado Soul Burst. Ao realizar esse golpe, irá derrotar Tiamat e também liberar o seu primeiro troféu:
Manifestation of the Soul
Esse troféu será liberado quando utilizar Soul Burst pela primeira vez.
A seguir, verá uma cena. Quando a cena terminar, estará dentro das memórias de Jack.
???
Essa área de tutorial é onde o jogo irá lhe ensinar mais comandos. Aproxime-se das lembranças e segure para iniciar cada tutorial. Vamos a cada um dos tutoriais.
Comece pelo Tutorial 1: Basic Controls, que irá ensinar os comandos básicos mais uma vez, dessa vez contra um simples Goblin. Perceba que habilidades especiais consomem MP, e que defender ataques consome a barra de Break. Seja como for, acabe com o Goblin.
O próximo é Tutorial 2: Soul Burst, que ensina a utilizar o Soul Burst, aquela técnica de finalização que usamos contra o Tiamat. Primeiro, ataque um inimigo até que a barra de Break dele se esvazie. Ataques especiais tiram boa parte da barra de Break do inimigo. Quando um inimigo ficar sem a barra de Break, ele ficará atordoado e suscetível a um Soul Burst. Finalizar inimigos com Soul Burst irá encher o MP do personagem e aumentar a quantidade máxima de MP temporariamente.
O próximo é Tutorial 3: Soul Shield, que ensinará a usar a técnica Soul Shield para aparar golpes inimigos. Essa técnica é boa contra golpes fortes de chefes e inimigos poderosos, mas contra golpes comuns, é melhor defender normalmente ou esquivar. Atacar após usar Soul Shield é uma boa forma de causar dano ao inimigo, mas é preciso tomar cuidado, pois se errar, estará em maus lençóis.
O próximo é Tutorial 4: Instant Abilities, que ensina a usar Instant Abilities. Ao defender golpes especiais, identificados pela cor roxa no nome, com a técnica de Soul Shield, irá aprender o golpe inimigo. Nesse exemplo, aprenda o ataque especial Stone Throw do Goblin. Após aprender a técnica, poderá realizar Instant Abilities pressionando . Seu uso é limitado, mas geralmente bem poderoso, principalmente quando usado contra chefes poderosos.
O último tutorial é o Tutorial 5: Lightbringer. Quando estiver com duas barras de MP ou mais, poderá pressionar + para ativar o Lightbringer, que deixa os inimigos mais vulneráveis e fáceis de se conseguir realizar Soul Bursts. Esta técnica é indicada contra grupos de inimigos, mas não vale a pena ser usado contra chefes ou contra inimigos poderosos que estejam lutando sozinho.
Com todos os tutoriais completados, vá para o portal brilhante ao centro e então escolha a opção Leave the Area para sair. Assistirá a uma cena que mostra como nossos três protagonistas se uniram em busca de juntarem forças contra o poderoso Chaos. Eles foram até o rei de Cornelia e pediram o apoio real para enfrentarem Chaos, mas o pedido foi negado. O rei queria provas de que eles eram capazes de tentar tal feito, e exigiu que eles viajassem pelo mundo caçando perigosos monstros. Os três aceitaram e cumpriram todos os desafios que lhe foram impostos. Satisfeitos, resolveram retornar para Cornelia para contar ao rei e pedir mais uma vez seu apoio.
Missão Principal: The Light of Cornelia (-)
Castle Cornelia
Desta vez, a audiência é favorável ao trio. O grande King of Cornelia nos concede a permissão para rumar ao perigoso covil onde se esconde Chaos, e tentar matá-lo. Neste momento, conseguirá pressionar e abrir o menu do jogo. Em Battle Settings, conseguirá ver maiores detalhes sobre os personagens. Todos estão no nível 1. Jack começa equipado com a Greatsword, arma do tipo Greatsword, espada grande, o que lhe concede a profissão Swordsman. Ash começa equipado com Killer Knuckles, arma do tipo Knuckles, soqueiras. Jed começa equipado com Mage Mashers, arma do tipo Daggers, adagas. Os três possuem equipamento comum, no caso Stranger’s Clothes, Stranger’s Gloves, Stranger’s Pants e Stranger’s Shoes. Fale com o Minister Lagone, e ele nos dirá que nos entregará a chave que precisamos amanhã pela manhã. Bem, nada mais a fazer, pode conversar com outras pessoas e então sair do castelo.
Ao sair, verá mais uma cena, e conhecerá a Princess Sarah, uma das duas princesas de Cornelia. Sarah irá nos pedir um favor: encontrar Garland, um dos capitães de Cornelia que saiu para enfrentar Chaos e nunca mais voltou. O grupo descansa, e no dia seguinte recebem a prometida chave e a bênção do rei para seguirmos até o Templo do Chaos. Irá completar a missão e receber mais um Mage Mashers e um Killer Knucles, armas idênticas às que já possuímos para Jed e Ash, respectivamente.
World Map
A seguir, estará em um mapa de mundo, onde poderá escolher o próximo destino. Antes de qualquer coisa, pressione para ver uma série de opções, e então para ver algumas opções. Ao escolher Smithy, acessará os serviços de ferreiro, que lhe permitirá futuramente desmontar armas e equipamentos e aperfeiçoar habilidades, mas não há necessidade em fazer isso agora. Ao escolher a opção Talk, poderá conversar com as pessoas e conseguir mais informações sobre a missão. Também poderá ver algumas opções online, mas eu recomendo que não mexa nisso por enquanto. Não será necessário jogar no modo online para obter nenhum troféu do jogo, então jogue apenas se quiser.
Neste momento, na tela de mapa, verá dois locais disponíveis: Chaos Shrine e ???. Coloque o cursor sobre ??? e poderá repetir a missão A Desperate Struggle, se quiser, mas não há qualquer motivo para fazer isso, pois não receberá nenhuma recompensa adicional. Ainda com o cursor sobre ???, pressione para ver as missões secundárias. Há diversas missões secundárias disponíveis, então vamos a cada uma delas: O Battle Simulator nos permite lutar infinitamente com um Goblin. Essa missão não pode ser completada, a ideia é basicamente praticarmos nossas habilidades infinitamente. Não há recompensa ou qualquer motivo para realizar essa missão. O Tutorial: Greatswords nos permite treinar golpes e habilidades especiais de armas do tipo Greatsword. É muito útil realizar missões de tutorial desse tipo para aprender como usar diferentes ataques e técnicas exclusivas de cada arma. Da mesma forma, o Tutorial: Daggers nos permite treinar golpes e habilidades especiais de armas do tipo Daggers, e o Tutorial: Knuckles nos permite treinar golpes e habilidades especiais de armas do tipo Knuckles. Recomendo que faça apenas a de Greatsword, as demais não serão necessárias, até porque não receberá qualquer recompensa por completar esses tutoriais.
Quando terminar, coloque o cursor sobre Chaos Shrine e vamos iniciar a próxima missão principal: Illusion at Journey’s End. Essa missão possui nível recomendado 5, como eu indico ao lado do nome. Acontece que esse jogo não possui necessariamente um nível específico para os personagens, e sim para as profissões, relacionadas às armas, e também ao equipamento equipado. Começará o jogo evidentemente no nível 1, mas não se preocupe, o nível recomendado de cada missão se refere basicamente ao nível antes de enfrentar o chefe final da missão, então não tem problema em estarmos no nível 1, pois certamente chegaremos ao nível 5 antes do chefão.
Missão Principal: Illusion at Journey’s End (05)
Caos Shrine
Temple of the Dead
Siga pelo corredor e logo encontrará um Cube. Esses Cubes recuperam HP e MP, nos permitem alterar as definições da equipe, mudar a dificuldade escolhida, sair da missão, salvar o jogo, entre outras coisas. Agora que estamos em nossa primeira dungeon, primeiramente algumas observações. Esse jogo segue o padrão de jogos Soulslike, o que quer dizer que os inimigos irão ressuscitar sempre que utilizar um Cube, e os itens não obtidos irão desaparecer. Os Cubes servem como checkpoint, então, ao morrer, você voltará ao último Cube utilizado. Você possui 5 Potions, itens que recuperam HP, indicados pelo número ao lado da sua barra de vida, e eles serão restabelecidos ao usar um Cube.
Siga em frente e encontrará Goblins. Estes inimigos são bem fracos e simples de se matar, apenas tome cuidado com seus ataques especiais, Mince e Stone Throw. Defenda-se do Mince e tente absorver o Stone Throw com Soul Shield. Seus companheiros irão ajudar em batalha, e também poderá usar Resonance, pressionando para esquerda ou direita no , e eles ficarão mais agressivos por um tempo. Derrotar inimigos concede experiência, mas perceba que não é o personagem em si que evolui, e sim a sua profissão. A profissão é referente à arma que está equipada. Se Jack estiver equipado com uma Greatsword, por exemplo, a sua profissão será a de Swordsman. Quebrar itens pelo cenário concede aumento na sua barra de Break, então quebre tudo o que encontrar de destrutível pelo caminho.
Derrote os Goblins presentes aqui nesta área inicial, e deverá conseguir experiência suficiente para evoluir a profissão Swordsman ao nível 2. Se abrir o menu de Battle Settings e ver o Job Affinity, verá que recebeu um novo atributo. Irá receber novos atributos conforme evoluir uma profissão, de 20% até 400%. Aumentar a afinidade com determinada profissão concede aumento de atributos, e evoluir de nível dentro da profissão concede Job Points, que podem ser usados nos Cubes ou em mapas de mundo para comprar novas habilidades. Eu recomendo a se manter firme em um único estilo de arma no momento, de preferência no estilo de Greatsword. É possível equipar dois conjuntos de equipamentos, com profissões diferentes, e alterná-las a qualquer momento pressionando .
Ao final do caminho, vá para a esquerda e suba a escada. Encontrará um Baú aqui. Abra os baús que encontrar para obter itens, que podem ser armas ou equipamentos. Os itens são completamente randômicos, então não tenho como dizer o que irá receber. Sempre abra o menu e dê uma olhada nos itens que adquiriu. Se for melhor do que o que possui, equipe-o. Equipe o que tiver de melhor no Jack, e os demais no Jed e no Ash também. Há um comando de auto equipar que é muito eficiente para economizar tempo.
Siga em frente e desça pelos destroços. Derrote o Goblin e continue para encontrar um Dark Vent, um ser que invocará um Goblin Guard, uma versão mais poderosa e resistente do Goblin, mas com os mesmos golpes. Destrua o Goblin Guard e depois ataque o Dark Vent e finalize-o usando um Soul Burst. Siga pelo caminho que se abriu, suba a rampa e a escada para encontrar um Cube. Acesse-o para recuperar a vida, e também acesse o menu de Job Trees para usar o Job Point que obteve para comprar uma habilidade. Não irei dar recomendações sempre, escolha o que for melhor para o seu estilo de jogo. Sempre que evoluir na profissão de um tipo de arma, pare no Cube mais próximo e compre uma habilidade.
Desça a escada ao lado e encontrará um Baú. Suba as escadas e encontrará uma Bomb. Esse inimigo causa dano elemental de fogo, o qual causa dano mesmo se for defendido. Seu ataque Fire Breath causa dano em área, e Grow o deixa cada vez maior e mais forte. A magia Fire pode ser absorvida com Soul Shield e usada contra ele, mas saiba que ele absorve fogo. Então, caso absorva Fire, certifique-se de usar o poder em outros inimigos. Siga em frente para acessar uma nova área.
Corridor of Fools
Siga pelo corredor e derrote os vários Bombs pelo caminho, acompanhados de um Goblin. Siga em frente e abra o Baú no corredor. Não entre na porta ao final, volte pelo corredor e siga pela saída do lado. Mate os Goblins e aproxime-se do Dark Vent ao final do caminho. Ele invocará um Bomb e alguns Goblins. Acabe com todos e destrua o Dark Vent para derrubar um pilar. Atravesse o pilar e encontrará um Cactuar, o cacto fujão que é um inimigo recorrente na franquia Final Fantasy. Ele é rápido e pode bater forte, mas você pode derrotá-lo correndo atrás dele e usando golpes rápidos. Derrotar o Cactuar rende bons equipamentos, e também irá liberar um troféu:
No Escape
Esse troféu será liberado quando derrotar um Cactuar.
Depois da batalha, siga em frente. Sairá em uma sala que fica depois da porta ao final daquele corredor com o baú. Você pode abrir a porta para abrir um atalho. Aqui nesta sala, encontrará um Cube, descanse e salve o jogo. Abra o Baú ao lado para conseguir o Hermit Club. Essa arma pertence à categoria Maces, que define a profissão Mage. A profissão Mage é uma excelente profissão para se ter como secundária, pois ela nos permite utilizar poderosos feitiços. No caso, precisará usar o feitiço Water para apagar o fogo no corredor, então equipe a maça que obteve e use o feitiço Water para conseguir prosseguir. Ignore a porta à esquerda e siga em frente para encontrar Bombs. Como deve imaginar, o feitiço Water, por ser do elemento água, é muito eficiente contra inimigos do elemento fogo, como eles. Abra o Baú ao final, volte e entre na porta que ignorou há pouco.
Shrine of Bygone Light
Desça a escada e mate o Wolf, um inimigo fraco, porém ágil. Vá para a direita e destrua o Dark Vent para derrubar o pilar. Ande sobre o pilar caído e abra o Baú na outra plataforma. Desça as escadas até o pátio abaixo, onde irá encontrar um Alpha Wolf acompanhado de alguns Wolves. O Alpha Wolf é uma versão bem mais forte do Wolf tradicional, e também é preciso tomar cuidado com bandos. Tome uma atitude mais defensiva e não se esqueça de se defender dos golpes. Use o Lightbringer para ter vantagem contra grupos de inimigos, e tente se concentrar em matar um por vez. Depois da batalha, abra o Baú no lado direito e depois suba a escadaria ao lado. Siga em frente pelo corredor até o final.
Temple of the Dead
Voltamos para a área Temple of the Dead, mas por cima de uma sacada. Interaja com a escada vertical do lado esquerdo para derrubá-la, e criar um atalho de volta ao primeiro Cube dessa dungeon. Desça, descanse e compre novas habilidades. Suba a escada vertical novamente e continue pela sacada. Abra o Baú para obter um Halberd, uma arma do tipo lança. Lanças fazem parte da profissão Lancer, e são armas muito versáteis capazes de gerar dano cortante, perfurante ou impactante, dependendo do ataque realizado, o que é muito bom contra inimigos específicos. Tenha sempre uma lança com você. Agora entre na porta ao lado para acessar uma nova área.
Pathway to Rebellion
Mate o Bomb e os Goblins na ponte e continue. Na próxima sala, enfrentará Leech Bats. Esses inimigos voadores são irritantes por serem rápidos e por causa de seu ataque especial, Sonic Wave, que pode ser aprendido e usado contra eles. Após matá-los, suba a escadaria. Antes de passar pela ponte, siga reto até o final do caminho para encontrar um Baú. Agora volte e atravesse a ponte. Chegará a uma plataforma com 3 Dark Vents, que irão invocar Goblins, Bombs e Leech Bats. São vários inimigos juntos, uma excelente oportunidade para se usar Lightbringer. Ao destruir todos os três Dark Vents, irá destruir um pilar que criará uma ponte até a torre principal. Siga pelo pilar caído e suba a escadaria para obter um Anima Shard no local, o que irá liberar um troféu:
Seeker of Power
Esse troféu será liberado quando obter um Anima Shard.
Anima Shards são usados em Cubes para aumentar sua afinidade com alguma profissão. É um elemento levemente raro, encontrado próximo a Cubes, como recompensa por missões e geralmente concedido com mais frequência no modo online. Não as use no momento, elas serão mais úteis futuramente. Abra o Baú ao lado da escada e descanse no Cube, e então abra a porta e entre.
Tower of Fate
Será atacado por Skeletons, inimigos geralmente lentos e fracos, mas tome cuidado com seus ataques com aura vermelha, pois esses não podem ser defendidos. Seu ataque Bloody Claws pode ser absorvido. Entre na sala à esquerda e então entre na porta diretamente defronte. Abra o baú para pegar a Key to Fate’s Doors, e ao voltar, será atacado por Leech Bats e Skeletons. Saia, vire à esquerda e entre na porta à direita para entrar em uma sala com um outro inimigo recorrente na franquia Final Fantasy: Tonberry, um ser pequeno e verde com um manto e um cutelo. Ele é lento e não muito resistente, mas não se engane: ele é forte. Defenda seus ataques, ou ele poderá derrotá-lo bem rapidamente. Ataque-o por trás quando ele estiver preocupado com outros integrantes do grupo, e use golpes fortes contra ele. Ao derrotá-lo, conseguirá bons equipamentos e também irá liberar o seguinte troféu:
Lantern Smasher
Esse troféu será liberado quando derrotar um Tonberry.
Depois abra o Baú e saia da sala. Abra a porta à direita com a nova chave que conseguiu. Antes de subir a escada, vá para a esquerda e pegue a Fool’s Missive XXVI: Princess Sarah I, um item colecionável. Você já terá em sua posse automaticamente a Fool’s Missive II: Cornelia e a Fool’s Missive III: Chaos Shrine II. Suba a escada e encontrará um Cube. Vá para a direita para encontrar um Baú. Agora descanse e certifique-se de que todo o grupo esteja equipado com as melhores armas e melhores equipamentos adquiridos até aqui. Neste momento, o grupo já deverá estar com suas respectivas profissões por volta do nível 8 de afinidade, e com uma média de nível de equipamentos em 5 ou 6, ou seja, estamos mais do que preparados para enfrentar o chefe desta missão.
por volta do Job Level 10 com Jed e Ash, enquanto Jack deve estar por volta disso com o Swordsman. Recomendo que equipe Jack com as profissões Swordsman e Mage. Respire fundo e então entre na porta. Assista à cena, e então conhecerá o nosso próximo chefe e nosso primeiro desafio verdadeiro.
Chefe: Chaos Advent
O Chaos Advent será o nosso maior desafio até aqui, uma bela demonstração do que poderemos esperar daqui pra frente quanto a chefes e desafios. Ele é poderoso, e capaz de te matar com poucos golpes. Já comece a batalha se defendendo, pois ele provavelmente virá até você. Ao travar a mira no oponente, um sinal vermelho indica que o oponente está concentrado em você. Use os digitais esquerdo e direito para mandar Jed e Ash atacarem o Chaos Advent, o que irá tirar a atenção dele de você. Eu recomendo a usar a classe de mago e soltar feitiços à distância. Chaos Advent é fraco contra fogo, então segure até soltar Firaga nele. Ele deverá tomar uma boa quantidade de dano, mas fique atento para desviar ou defender seus golpes. Seu ataque Blaze pode ser absorvido, e quando usado de volta nele, causará um grande dano. Quando acabar o MP, volte para a classe Swordsman e o ataque pelas costas. Ao tirar metade da vida dele, ele irá cair no chão, aproxime-se e use Soul Burst.
Na segunda parte da batalha, ele estará ainda mais forte e começará a usar novos golpes. Um deles é um golpe de agarrão chamado Fiery Hold. Esses agarrões são fortes e não podem ser defendidos, como indicado pela aura vermelha, então terá de desviar. Outro golpe poderoso dele é Ice Sword, em que ele cobre sua espada com o elemento gelo e desfere uma sequência de golpes muito poderosos. Mantenha distância, fique atento e espere ele se concentrar nos outros integrantes do grupo para continuar usando a tática de soltar Firaga de longe ou golpes fortes por trás. Explore as vulnerabilidades dele e cure-se com Potion sempre que precisar. Não tem problema se morrer algumas vezes, pode ser complicado se habituar a seus golpes. Quando finalmente retirar toda a sua vida, aproxime-se e use um Soul Burst para finalizar a batalha definitivamente e liberar o seguinte troféu:
Hopes and Dreams
Esse troféu será liberado quando derrotar Chaos Advent.
Assista a mais uma cena, e então verá o Chaos Advent se tornar uma garota. Ela se apresentará como Neon, e é uma portadora de cristal também, assim como nosso grupo. Ela pedirá para entrar em nosso grupo na nossa jornada contra o todo-poderoso Chaos. Com isso, irá oficialmente concluir a missão, e receberá como prêmio equipamentos e 1 Anima Shard.
Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:
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