Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueNotíciasRetrô

Steel Battalion | Os Mechas dos anos 2000 no Xbox

Continua após a publicidade..

O primeiro Xbox foi um console incrível, com jogos memoráveis e que fizeram frente aos melhores lançamentos de outros consoles da época. Ainda, sim, o console estreante da Microsoft, assim como todos os outros, sofreu com o sucesso do PlayStation 2, ainda mais em terras brasileiras, acostumadas com o sucesso do primogênito da Sony que ainda era muito popular.

Falando em jogos que podem ter passado desapercebidos pelos donos do console da Microsoft, falaremos sobre um jogo incrível, Steel Battalion. O jogo, desenvolvido pela veterana Capcom, é um remanescente de uma época em que as desenvolvedoras se arriscavam em desenvolver jogos de gêneros diversos, por isso, estamos diante de um jogo de ação sci-fi. A Capcom prometia que você se sentiria como se realmente estivesse controlando um Mecha, e para tanto, os controles eram parte crucial dessa proposta.

Para que essa experiência fosse realmente completa, a Capcom lançou um acessório para imergir o jogador ainda mais no jogo. Caso você tivesse um espaço considerável em sua sala, e quisesse mergulhar no jogo, poderia comprar um controle especial. O periférico transformava sua sala em uma verdadeira sala de controle, dando acesso a todos os controle e botões da forma mais realista possível. Isso incluindo até mesmo monitores, que deviam ser acompanhados atentamente pelo jogador, uma experiência que poderia deixar qualquer um se sentindo um piloto de verdade.

Apertar dezenas de botões, enquanto monitora elementos do Mecha e ainda, sim, jogar enquanto empunha alavancas era o que todo fã de jogos de Mechas queria ter. Vale ressaltar que a brincadeira tinha um custo elevado, e se você cogita se aventurar em encontrar um controle desses, reserve algumas centenas de reais. Em alguns sites de vendas, podemos encontrar o controle customizado por cerca de R$ 2.000.

Ademais, deixando todas essas parafernálias de lado, Stell Battalion é um jogo de tiro em primeira pessoa que recorre a Mechas, e isso era muito divertido. Passamos boa parte do jogo em campos de batalhas lutando contra inimigos, com um controle refinado e uma customização muito interessante e diversificada. O jogo abusava dos efeitos nos combates, com diversas explosões e efeitos que mostravam um pouco da capacidade do Xbox. A primeira vista, o jogo pode parecer confuso, e que possam faltar alguns botões no controle normal, mas tudo está muito bem distribuído e a curva de aprendizagem não exige mais que umas dezenas de minutos para o piloto ter dominado o mais importante.

Ainda que seja um jogo muito divertido, Steel Battalion sofre com um problema curriqueiro que atinge jogos desse gênero, a limitação em atingir novos jogadores. Seja pelo seu level design mais complexo, ou pela trama que envolve Mechas, dificilmente um jogo desse gênero atinge muitos jogadores. Muitos críticos disseram que o jogo era exagerado, tanto no comprometimento com a aprendizagem, como no gasto financeiro para aproveitar o jogo na sua totalidade. Além disso, os desenvolvedores optaram por decisões que afetaram diretamente a expectativa de até mesmo que é muito fã do gênero.

O jogo tinha alguns problemas técnicos, e estávamos em uma época em que após um jogo ser lançado, não havia como se corrigir problemas dessa natureza, isso frustrou muitos jogadores, que após comprarem sua cópia do jogo, teceram várias críticas pesadas nos fóruns de discussões da época. Uma das principais reclamações dos jogadores, era a impossibilidade de se ejetar do Mecha antes que ele fosse destruído, isso por si só já era limitador, mas o pior, é que o jogo apagava seu progresso literalmente quando isso acontecia. A Capcom tentou passar a sensação de que a morte era realmente o fim, mas isso não foi bem aceito pelos fãs.

Independentemente disso, o jogo tinha seus bons momentos, ainda que eles passassem antes pela curva de aprendizado. A Capcom conseguiu, ainda que pareça complicado para alguns jogadores, criar um jogo com controles simples, detalhados em um combate intenso, em um momento em que a indústria de games prezava por tais mecânicas. Se você tem um Xbox e gosta de conhecer novos jogos, vale uma olhada em Steel Battalion. Se você é fã do gênero, pode se frustrar com a simplicidade do controle original, o que pode fazer você gastar algum trocado em um acessório que provavelmente irritará alguém na sua casa.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial