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Mars 2120 | REVIEW

Se você é apaixonado por jogos de ação do tipo Metroidvania, não pode perder Mars 2120, jogo brasileiro da QUByte Interative amplamente inspirado no que há de melhor do gênero.

  • Jogo: Mars 2120
  • Desenvolvedora: QUByte Interactive
  • Publicadora: QUByte Interactive
  • Lançamento: 31 de julho de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Metroidvania Action
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, Switch e PC
  • Site Oficial: Aqui

Uma Nova Samus Aran

Em um futuro próximo (século XXII), a humanidade finalmente conseguiu criar sua primeira base em marte. Porém, as coisas logo começam a dar errado. Quando a colônia humana em marte emite um sinal de socorro, a sargento Anna “Thirteen” Charlotte é enviada para a mais perigosa missão de sua vida. Chegando ao local, Anna encontra o local destruído e repleto de criaturas alienígenas mortais. Ela deve então explorar o local e tentar salvar qualquer sobrevivente que encontrar.

Seguindo os passos de Samus Aran, a lendária heroína de Metroid, Anna possui uma grande armadura com proteções extras, uma enorme arma com munição infinita, movimentos atléticos (incluindo pulo duplo), um toque de beleza e uma enorme coragem e determinação para matar monstros alienígenas terríveis. Vale mencionar que ela em si não tem voz, muito semelhante aos jogos da franquia Metroid, com a exceção que o jogo possui uma série de cenas e áudios dublados.

Marte de Cair o Queixo

É preciso informar o quanto os cenários estão belíssimos, caprichados e muito bem trabalhados. Tanto os cenários externos quanto os internos apresentam um bom trabalho de arte e visual. Há uma grande variação de cenários, indo de desertos a florestas, de cavernas a laboratórios futuristas, e o design dos inimigos seguem a ideia esperada para cada ambiente. O jogo possui um estilo realista e a palheta de cores do jogo segue um padrão mais quente.

Vale ressaltar a atmosfera do jogo, entregando todo o clima de um planeta inóspito e hostil. Os corredores internos são claustrofóbicos, ensanguentados e detalhados, passando todo o clima de tensão ao jogador. Com corpos espalhados e monstros saltando a qualquer momento, o jogador fica sempre apreensivo com o que pode acontecer. Além disso, a ação cinematográfica não para. As cenas do jogo são um espetáculo à parte, com direito a vários efeitos especiais e atenção aos detalhes. A heroína demonstra sua personalidade em cenas de ação com muita atenção aos detalhes.

Seguindo o Legado Metroidvania

O jogo segue o mesmo sistema popularmente conhecido como Metroidvania, que significa cenários exploráveis com diversas áreas interconectadas e com muitos segredos. Conforme avançamos no jogo, adquirimos uma série de novas habilidades, que serão usadas para conseguirmos avançar em áreas previamente visitadas, liberando assim novas áreas. Sendo assim, será preciso ir e voltar por diversos ambientes, e para isso o jogo possui um sistema de viagem rápida por meio de um trem que interconecta diversos setores dentro da instalação.

As áreas não costumam ser muito extensas, mas ainda assim podem confundir o jogador com relação à localização. Para auxiliar o jogador, o jogo possui um mapa detalhado para cada ambiente, indicando a localização de portas e pontos de interesse. O mapa não aponta exatamente para onde se tem que ir, pois muitas vezes o objetivo não é tão explícito, mas é possível se orientar e compreender perfeitamente onde ainda falta ser explorado, com uma breve visita ao mapa do jogo. E não se esqueça de salvar o jogo nas salas de save espalhadas pela base, para não perder seu progresso.

Além disso, a exploração caprichadas dos cenários é algo essencial. Pode esperar por diversas salas secretas e conteúdo bônus espalhado pelas fases. Certifique-se de explorar cada canto e atirar nas paredes para revelar salas secretas, pois seu conteúdo pode incluir upgrades e habilidades que facilitarão bastante a jornada. Além disso, a exploração pode levar a textos e arquivos de áudio dublados que contam a história geral da base e apresentam mais detalhes sobre os personagens, incluindo a Anna, tornando a exploração vital para compreender a trama do jogo.

Uma Arma Multifunção

Agora vamos falar do combate. Anna Charlotte possui sua arma enorme característica, mas também conhece artes marciais, então ela é letal tanto à distância quanto de perto. Ela pode mirar em qualquer direção ao disparar, mas ela se movimentará mais devagar enquanto estiver atirando. Caso se aproxime do inimigo, ela pode desferir socos e chutes, o que irá derrubar alguns oponentes e deixá-los imóveis por alguns segundos, permitindo mais ataques. Alguns inimigos são mais fracos contra armas de fogo, e outros são mais vulneráveis a golpes físicos.

Além disso, o jogo explora bastante o conceito de elementos. Conforme avança em sua aventura e derrota chefes, Anna irá adquirir novas armas e poderes. Na verdade, não serão novas armas em si, já que ela possui apenas uma arma especificamente, mas ela conseguirá novos modelos de munição. Isso quer dizer munição elétrica, munição de fogo, munição de gelo etc. A munição escolhida irá influenciar bastante no modo como a arma funciona. Balas elétricas são mais rápidas, por exemplo, enquanto a munição de fogo é mais lenta mas causa bem mais dano. Os inimigos também possuem fraquezas elementais específicas, assim como chefes, então, se estiver tendo dificuldades com algum chefe específico, experimente novos golpes e munições diferentes.

Ao equipar munições diferentes, o golpes e poderes de Anna também mudam. Seus golpes podem ser elementais, e ela também pode utilizar poderes que causam dano elétrico ao seu redor, por exemplo, ou que congelam inimigos. Esses poderes consomem uma barra especial limitada, mas que é extremamente útil contra grupos de inimigos. Além disso, esses poderes são necessários para completar quebra-cabeças e avançar em alguns cenários, então não os desperdice.

Uma Anna Cada Vez Mais Forte

Ao derrotar inimigos, o jogador conseguirá pontos de experiência, que serão utilizados para comprar novas habilidades. Mas antes que possa simplesmente comprar habilidades, é preciso obtê-las explorando o cenário. Espalhados pela base, ficam alguns locais onde se pode adquirir novas habilidades. Algumas das habilidades são importantes para avançar no jogo, e geralmente ficam dispostos em pontos-chave, como após lutas intensas contra chefes. Mas outras habilidades menos específicas, como mais munição, mais vida ou melhor proteção para Anna, estão escondidos, geralmente em salas secretas ou salas escondidas por quebra-cabeças. Após adquirir uma habilidade, será preciso gastar alguns pontos de habilidade para finalmente habilitá-la.

Essas habilidades deixarão Anna mais forte e capaz de lidar com os muitos desafios que encontrará. Se estiver tendo dificuldades em alguma parte específica, pode valer a pena sair do local e explorar áreas ainda não exploradas para tentar encontrar alguma habilidade que possa facilitar a sua jornada. Anna possui muitas armas e habilidades especiais que, quando dominados, tornarão o combate contra alguns inimigos muito mais fácil.

Vale mencionar também que o jogo possui um sistema mais aberto de exploração. Ou seja: nem sempre há apenas um único caminho a seguir, e o jogador pode explorar mais de um ambiente por vez para avançar na história. Sendo assim, se chegar em um local e perceber que o combate contra os inimigos está muito difícil, observe seu mapa e veja se não há outras áreas disponíveis para exploração. Desta forma, poderá encontrar novas habilidades ou mesmo um chefe mais fácil para derrotar.

Uma Jornada Exigente

Mars 2120 não é exatamente um jogo fácil, pois os inimigos e chefes podem acabar rapidamente com você. Tudo começa bem simples, para que o jogador se ambiente com o sistema de combate, mas a curva de aprendizagem do jogo é bem íngreme. Se não tomar cuidado, inimigos simples podem destroçar Anna com poucos golpes. Os chefes de fase serão um espetáculo à parte, exigindo muito cuidado sempre, com golpes devastadores. A dificuldade aumentará ainda mais conforme a quantidade de inimigos diferentes na tela também aumenta, exigindo movimentos rápidos e estratégia.

A dificuldade um pouco mais alta faz parte do gênero Metroidvania, então certamente irá agradar aos fãs do gênero. Não é nada difícil demais, que desanime a jogatina, pelo contrário. Por meio da tentativa e erro, o jogador pouco a pouco se habitua com o que tem de ser feito, como qual arma funciona melhor contra qual inimigo, ou mesmo quais ataques é melhor desviar ou simplesmente saltar sobre o inimigo. Há diversos pontos de save espalhados, e é para lá que voltará sempre que morrer. Como já é tradicional em jogos do gênero, salve o jogo com frequência, como precaução!

Mars 2120 – Vale a Pena?

Mars 2120 é um dos grandes indies do ano, e vale muito a pena para os fãs de Metroidvania. Pegando o que há de melhor nos jogos do gênero, Mars 2120 não reinventa a roda, mas apresenta elementos diferentes o bastante para ser interessante, único e desafiador na medida certa. Recomendo a todos os fãs de jogos indies que conheçam este excelente jogo brasileiro.

Mars 2120 foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela QUByte Interactive – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Mars 2120

Gráficos - 9.5
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 10
Som - 9
Dificuldade - 9
Fator Replay - 9.5

9.4

Mars 2120 é um dos grandes indies do ano, e vale muito a pena para os fãs de Metroidvania. Pegando o que há de melhor nos jogos do gênero, Mars 2120 não reinventa a roda, mas apresenta elementos diferentes o bastante para ser interessante, único e desafiador na medida certa. Recomendo a todos os fãs de jogos indies que conheçam este excelente jogo brasileiro.

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João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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