Sem mais delongas, vamos para o detonado:
Na parte anterior, Shepard foi até Citadel para conversar com o Conselho sobre a possibilidade de enviar ajudar até a Terra. O Conselho recusou ajudar, pois também está enfrentando ataques de Reapers em outros locais, mas se Shepard ajudá-los a resolver problemas pontuais, eles terão recursos para mandar até a Terra. Shepard terá de realizar favores para os alienígenas se quiser a ajuda deles.
Normandy
Verá um breve pesadelo em que Shepard deverá correr atrás de um garoto em uma floresta. Quando o sonho acabar, estaremos de volta ao Normandy. Logo conhecerá a Especialista Traynor, a mulher que ajudou a fazer as melhorias na nave e que irá servir como nossa ajudante, cumprindo a função que a Kelly Chambers possuía no segundo jogo. A nave Normandy agora está maior, com cinco andares, e muitas novidades. Vamos dar uma olhada no que está presente em cada andar:
Estará no deque 2, Combat Information Center. Este deque possui a sala do piloto, onde fica o Joker, o mapa galáctico, onde pode escolher o próximo destino, um computador onde podemos ler os e-mails, a sala de conferências por vídeo e a sala de guerra, onde poderá conferir todos os aliados adquiridos para a guerra. Neste momento, deverá ter vários aliados: War Asset: Alliance Engineering Corps, War Asset: 103rd Marine Division, War Asset: Alliance First Fleet, War Asset: Alliance Third Fleet, War Asset: Alliance Fifth Fleet, War Asset: Alliance Frigate Normandy SR-2 e War Asset: Mineral Resources. Também recrutamos a Diana Allers e a Khalisah Bint Sinan al-Jilani. Cada aliado fornece pontos militares, e deverá ter algo por volta de 580 pontos militares no momento. Muitos outros aliados poderão ser recrutados ao longo do jogo, e isso será necessário para conseguir vencer a ameaça Reaper. Vá ao elevador para alternar entre os deques da nave.
No deque 1, Captain’s Cabin, verá um computador, o aquário de Shepard, onde poderá alimentar os peixes (depois que forem adquiridos), um sistema de som para ouvir músicas e um guarda-roupas onde pode trocar os equipamentos e as roupas casuais.
No deque 3, Crew Deck, encontrará diversas áreas de uso comum, como salas de descanso, banheiros, refeitório, entre outros. A enfermaria continua no mesmo lugar, onde poderá redistribuir os pontos de habilidade de Shepard e dos outros membros da equipe, e conversar com a Dra. Chakwas. A antiga sala da Miranda se transformou no escritório da Liara, assim como um laboratório e um centro de informações. Aqui, poderá comprar upgrades, ler informações privadas e conversar com a Liara.
No deque 4, Engineering, encontrará poucas salas relevantes. Aqui, poderá conversar com o Engenheiro Adams, e em uma das salas laterais, com a Diana Allers.
Por fim, no deque 5, Shuttle Bay, poderá realizar todo tipo de melhoria nos seus equipamentos. Aqui, poderá trocar de arma, de armadura, instalar modificações e também comprar upgrades, que são versões melhores de cada arma. Se não estiver satisfeito, poderá ainda comprar novas armas e modificações em uma loja separada por fabricante, mas por um preço 10% maior do que se comprasse em Citadel. Você também pode conversar com o Tenente Cortez e com o James aqui neste deque.
Depois de explorar a nave, vamos em frente. Volte ao deque 2 e fale com a Especialista Traynor para receber a missão Cerberus Lab. Também leia todos os e-mails recebidos para receber a missão Priority: Eden Prime. Agora verifique o mapa galáctico, e poderá escolher para onde iremos em seguida. A galáxia é dividida em cluster, os clusters são divididos em sistemas estelares, e cada estrela possui uma série de planetas e luas. Para viajar entre clusters, precisará sempre ir até o Mass Relay mais próximo. Para viajar entre um sistema e outro, gastará combustível, que pode ser comprado em Fuel Depots ou adquirido por meio de escaneamento. Se prestar atenção, verá que diversos clusters possuem o símbolo de uma nave Reaper. Esse símbolo significa que o cluster em si está sob domínio dos Reapers, exigindo cuidado na exploração. Eu irei informar os clusters na ordem em que acredito ser necessário explorá-los. Alguns clusters conterão missões, outros apenas créditos e itens necessários para missões secundárias. Seguem as informações dos clusters que recomendo visitar agora:
Você começará no cluster Serpent Nebula. O cluster Serpent Nebula é composto pelos seguintes sistemas estelares e planetas:
- Widow
- Citadel
- Mass Relay
Caso queira voltar para Citadel, precisa vir até o cluster Serpent Nebula. Agora vá ao cluster Hades Gamma. O cluster Hades Gamma é composto pelos seguintes sistemas estelares e planetas:
- Antaeus
- Ageko
- Edmos
- Hunidor
- Mass Relay
- Ploba
- Trebin (10.000 Creds)
- Vemal
- Cacus
- Chohe (10.000 Creds)
- Faringor
- Treyarmus
- Xamarri
- Zayarter
- Dis
- Gremar
- Jartar
- Klensal (10.000 Creds)
- Nearrum
- Raysha
- Farinata
- Juntauma (War Asset: Alliance Frigate Agincourt)
- Nepneu
- Tunshagon
- Plutus
- Clocrolis
- Maidla
- Mingito
- Nonuel (War Asset: Special Ops Team Zeta)
- Veyaria
Para localizar pessoas, colecionáveis ou recursos em planetas, é preciso pressionar para acionar um escaneamento. Cada vez que acionar um escaneamento, os Reapers estarão mais perto de nos encontrar, então use com moderação. Quando o escaneamento encontrar alguma coisa, vá ao planeta e pressione . Segure
Lost and Found
Esse troféu será liberado quando resgatar 10 pessoas ou itens de planetas de áreas tomadas por Reapers.
Caso extrapole no número de escaneamentos e chame a atenção dos Reapers, terá de fugir deles correndo para outro sistema estelar ou para o Mass Relay mais próximo. Aquela área ficará marcada com presença de Reapers até que complete a próxima missão. Ao fugir de um Reaper, irá liberar um troféu:
Untouchable
Esse troféu será liberado quando fugir de uma nave de Reaper no mapa galáctico.
Pois bem, agora vá ao cluster Exodus Cluster. O cluster Exodus Cluster é composto pelos seguintes sistemas estelares e planetas:
- Asgard
- Borr (Remains of Reaper Destroyer)
- Loki (War Asset: Alliance Spec Ops Team Delta)
- Terra Nova (War Asset: Alliance Cruiser Shanghai)
- Tyr (War Asset: Alliance Naval Exploration Flotilla)
- Utopia
- Arcadia
- Eden Prime (Missão: Priority: Eden Prime)
- Mass Relay
- Nirvana
- Xanadu
- Zion (War Asset: Prothean Data Files)
Ao obter o Remains of Reaper Destroyer, poderá ir até a sala da Liara na Normandy e escolher um upgrade especial. Depois vá ao sistema estelar Utopia e pouse em Eden Prime para iniciar a missão Priority: Eden Prime.
Missão: Priority: Eden Prime
Eden Prime
A Cerberus encontrou um artefato dos Protheans em Eden Prime, e nós temos de encontrá-los antes deles. Chegando ao planeta, siga em frente e entre na casa do lado direito. Pegue 3.000 Creds no computador na mesa e leia o outro computador adiante para adquirir o War Asset: Eden Prime Support. Isso irá iniciar a missão secundária Resistance Movement.
Missão: Resistance Movement
Esta missão secundária consiste em encontrar três computadores contendo informações privilegiadas deixadas pelos colonos. Todos eles ficam aqui em Eden Prime, e só estarão disponíveis até cumprir a missão principal daqui. Uma vez que saia de Eden Prime, não poderá mais voltar, então trate de completar essa missão o mais rápido possível. Os três computadores estão em bases espalhadas pelo local, basta explorar o local para encontrá-las. Todos os computadores estarão mencionados no guia abaixo. Ao completar a missão, receberá ainda mais aliados no Eden Prime Support.
Saia, siga em frente e acione o terminal para chamar o elevador. O grupo descobrirá uma cápsula que mantém um Prothean vivo até os dias de hoje. Após a cena, aparecerão alguns inimigos. Serão Cerberus Troopers, Centurions, Combat Engineers e um novo tipo: os Nemesis, que são atiradores sniper. Após acabar com eles, entre na casa à esquerda para obter 3.000 Creds e mais informações em um computador. Desça a escada ao lado desta casa e entre na outra porta aberta. Pegue 6.000 Creds e mais informações em outro computador. Saindo pelo outro lado, hackeie a porta adiante e entre. Vá até o laboratório ao final e acesse o terminal para ver uma cena. Irá obter 500 XP. Saindo do local, siga até o final, matando mais inimigos, e entre no outro laboratório, marcado com o número 6. Pegue 3.000 Creds no computador e entre na porta para acessar o último terminal e ver outra cena. Após a cena, irá obter mais 500 XP.
Agora temos de retornar para a cápsula com o Prothean. No caminho de volta, encontrará mais inimigos, incluindo Guardians. Eles destruíram a ponte que usamos anteriormente, então teremos de achar outro caminho. Desça no chão de terra abaixo, siga para a esquerda e suba as escadas. Terá dado a volta, apenas desça e siga para a cápsula onde está o Prothean. Terá de esperar alguns minutos, e enquanto isso aparecerão muitos inimigos. Virão Cerberus Troopers, Guardians e Combat Engineers, em diversas ondas. Depois de eliminá-los, Liara dirá para entrar na casa próxima para reabastecer as munições. Entre, e então verá um novo inimigo aparecer: o Atlas. Trata-se de um Mech enorme controlado por um soldado. Nesse momento, recomendo que salve o jogo, pois podemos aproveitar esse momento para conseguirmos um troféu. Esse Atlas é poderoso e solta mísseis que causam um bom dano, então fique protegido atrás de uma cobertura. Ele possui uma camada de escudo e outra de armadura, mas não use poderes específicos contra esse Atlas. Ao invés disso, foque seu poder de fogo no vidro laranja que protege o condutor do Mech. Destrua esse vidro o quanto antes (precisará de muitos disparos), e poderá então matar o controlador. Quando matar o controlador, ele cairá e deixará a cabine aberta. Nesse momento, poderá entrar e controlar o Mech. Faça isso para liberar o seguinte troféu:
Hijacker
Esse troféu será liberado quando entrar em um Atlas.
Há poucos Atlas como esse no jogo, então recomendo que salve o jogo primeiro para poder voltar caso não consiga de primeira. Seja como for, após derrotar todos os inimigos, vá até a cápsula que guarda o Prothean para ver uma cena e encerrar a missão.
De volta à Normandy, receberá como recompensa a arma Particle Rifle I e a habilidade Slam, que joga o oponente no chão com força massiva. Além disso, terá conhecido o único Prothean a sobreviver os últimos 50.000 anos, Jarvik. Ele se tornará um membro do nosso grupo, e poderemos usá-lo futuramente, mas no momento ele está se recuperando. Aproveitando que está em Normandy, sempre melhore seu arsenal usando os créditos obtidos após cada missão completada. Recomendo que também fale com todos os outros membros do grupo, e outras pessoas importantes pela nave, pois eles quase sempre terão algo novo a dizer entre uma missão e outra. Nesse momento, por exemplo, pode descer ao deque 5 e falar com o Tenente Cortez. Conforme tiver mais integrantes no grupo, terá mais pessoas para falar e aumentar a afinidade.
Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:
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