Continua após a publicidade..
DestaqueReview

Blasphemous 2 | REVIEW

Continua após a publicidade..

Após o sucesso do primeiro jogo, o tão esperado Blasphemous 2 acaba de ser lançado e desde os primeiro minutos de jogo, já percebemos que estamos novamente, diante de um clássico imediato do gênero Metroidvania. Com gráficos incrivelmente inspirados, uma trilha sonora pontual e uma gameplay acertada, Blasphemous 2 chega para encantar quem jé esperava pela continuação, e os jogadores que vão ousar explorar essa rica narrativa. Proponho darmos uma olhada mais profunda no game da The Game Kitchen.

  • Desenvolvedora: The Game Kitchen
  • Publicadora: Team17 Digital
  • Lançamento: 24 de agosto de 2023
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Metroidvania
  • Plataformas: Switch, PS5, XSSX e PC

O prazer da Blasfêmia

A história de Blasphemous 2 começa imediatamente após os eventos que aconteceram na DLC The Wounds of Eventide, conteúdo adicional final do primeiro jogo. Com O Milagre de volta a Cvstodia, O Pertinente foi trazido novamente à vida de seu sono eterno para partir em outra jornada que o colocará em uma trilha de três guardiões hediondos. A história do game é cheia de alusões religiosas, isso por si só não cria um clima profundo, mas quando começamos a entender a história enquanto efetivamente jogamos, Blasphemous 2 se torna um game com uma narrativa profundamente cativante. A forma com o qual os diálogos nos são apresentados, criam um clima ainda mais cativante, uma atmosfera gótica que nos remete a idade média na Europa.

Teremos uma grande variedade de NPCs durante o jogo, cada um deles trará uma nova visão da história e da gameplay. Interagir com esses personagens faz com que a riqueza de detalhes do jogo aumente, bem como os recursos e habilidades que faram com que prossigamos no jogo. O jogo não está dublado em Português BR, e confesso que não alterou em nada na diversão, e pessoalmente acredito que da forma como o game está dublado, a imersão é bem mais profunda que se estivesse dublado. Temos as legendas localizadas, o que é mais que suficiente para nossa imersão no jogo.

Blasphemous 2 – Team17 oficial

Apesar de não precisar conhecer o primeiro game, isso é algo que você deve fazer para seu próprio prazer, a desenvolvedora manteve uma gameplay que deixa o jogador livre para começar de Blasphemous 2 se que tenha a sensação de que algo ficou para trás, além de partes da história, é claro. Usando as melhores mecânicas dos jogos de plataforma/aventura 2D, temos um game recheado de inimigos, todos muito bem trabalhados e com diversas animações, o que deixa o game com um aspecto ainda mais belo. Cada um dos chefes de fase é um espetáculo a parte, seja na animação, no combate ou na dificuldade, todas essas características foram melhoradas, seja na introdução de novas cores, ambientes mais detalhados ou até mesmo o balanceamento geral do game, Blasphemous 2 é um avanço notório sobre a obra inicial.

O game roda muito bem, e novamente os gráficos são acima da média, evidenciando uma melhoria na arte final do jogo. Confesso que achei a jogabilidade um pouco lenta, esperava uma maior agilidade do Penitente, bem como dos inimigos, mesmo após muitas horas eu ainda me pegava tentando acelerar o jogo. Pequenos erros acontecem, mas ele são irrelevantes e não são periódicos, não percebi nenhum tipo de travamento ou quedas de qualidade no jogo.

Explorar e adorar são as chaves

Todo o mapa da Blasphemous 2 está interligado, sendo assim circularemos por ele diversas vezes, lembrando Hollow Knight e outros jogos similares. Inicialmente teremos nosso objetivo principais identificados na tela, após isso teremos de nos vira sozinho, descobrindo aonde ir e com qual arma ir. Nesse mundo vasto, ainda teremos diversas missões paralelas que vão nos prover itens e acessórios para equipar. Algumas dessas missões acabam caindo no nosso colo automaticamente, mas vale ressaltar que algumas delas tem um valor interessante para a história.

Blasphemous 2 – Team17 oficial

Conforme conhecemos alguns NPCs, vamos nos aprofundado na complexidade do combate e nas mecânicas de combate e magia do jogo. Iniciamos com a possibilidade de escolher três armas de combate, o legal é que além de características únicas de combate, essas armas também fornecem a possibilidade de acessar locais no mapa. Mesmo que isso dure pouco, voltar constantemente em cada local do mapa, será uma tarefa prazerosa e recorrente, pois alguns locais só podem ser acessados após conseguirmos determinadas habilidades, e algumas dessas, só adquiriremos após algumas boas horas de gameplay.

Em Blasphemous 2, teremos de lidar com um sistema de Culpa, um medidor alterado conforme passamos por determinadas situações, a mais impactante é a morte. Conforme acumulamos mais Culpa, teremos menos possibilidades de usar nossas Orações, sejam os versos ou Cânticos, magias que adquirimos durante o jogo. A Culpa não interfere apenas nosso, conforme acumulamos mais dessa, menor é nossa capacidade defensiva, entretanto teremos um ganho maior de Lágrimas de Redenção e Pontos de Martírio. As Lágrimas de Redenção são a moeda do jogo, uma é usada para comprar itens do jogo, e a outra para elevar alguns de nossos atributos.

Quando falamos em jogos do gênero, ou com inspiração no Soulslike, a primeira coisa que nos vem a mente é a penalidade por morrer. No caso de Blasphemous 2, apesar da morte ter um peso conforme abordamos a Culpa logo acima, caso você morra, não será nada tão traumatizante como em alguns jogos do gênero. O jogo conta com pontos de controle chamados de Prie Dieu, histórica mente esse é um tipo de mesa de oração destinada principalmente para uso devocional privado, mas que também pode ser encontrada em igrejas. Uma forma semelhante de cadeira em móveis domésticos e me lembrou muito o Beacon Chair de Thymesia, mas esse é outro assunto.

Blasphemous 2 – Team17 oficial

Sempre que usar um Prie Dieu teremos nossos itens de cura de volta, mas também os inimigos ressurgirão. Ao morrer, voltaremos ao último ponto de controle acessado, e onde perecemos ficará fragmento de culpa, não perderemos nenhum de nossos itens salvos, e se você morrer antes de chegar no ponto da morte anterior, sua Culpa apenas aumentará, essa será a punição, se é que podemos chamar assim. Ainda na parte de upgrades e melhorias, temos outra boa novidade que enrriquece ainda mais a customização do Penitente no jogo, o Retábulo das Benesses. Agora poderemos equipar imagens em um conjunto de slots.

Continua após a publicidade..

Essas imagens podem ser adquiridas mediante um mercador chamado de Escultor, responsável por dar forma a essas imagens, quase que santos, podemos dizer, além de podermos encontrar mais delas pelo mapa. Essas imagens concedem ótimos benefícios, cada figura tem seu bônus individual, mas se você equipar figuras do mesmo grupo terá um bônus extra, por exemplo. Combinar essas imagens é bastante divertido, pois podemos sentir a alteração quase que imediata em nosso protagonista.

Blasphemous 2 – Team17 oficial

Blasphemous 2 – Vale a Pena?

Se você jogou o primeiro game, perceberá de imediato a evolução que houve em Blasphemous 2, a desenvolvedora The Game Kitchen acertou em praticamente tudo no jogo. A arte final do jogo está impecável, com uma ótima paleta de cores, locações variadas e animação que deixa todos os personagens do jogo muito elegantes. Tudo isso deixa o game com uma aparencia ainda mais atraente, já que p primeiro game também era muito bonito e com uma arte final interessante.

Apesar de a história ser o ponto forte do jogo, confesso que esperava uma amplitude maior. Quando somos apresentados as armas do jogo, os desfechos da história ficam mais evidenciados, colocando um protagonismo maior em alguns NPCs que nos próprios chefes do jogo. As missões paralelas estão presentes, poderiam ser maiores, algumas são muito rápidas, elas fornecem bons itens e por esse motivo poderia exigir um pouco mais do jogador, aumentando a dificuldade.

Blasphemous 2 consolida a franquia com diversas melhorias evidentes e maravilhosas. Se você gosta de games do gênero Soulslike e Metroidvania, Blasphemous 2 com certeza ira deixar você entretido e deve se tornar uma referência para futuros jogo. Após avançar no jogo, é difícil não imaginar e ficar na expectativa de como será o próximo jogo, pois Blasphemous já é um game que pode ser esperado, principalmente pela qualidade e diversão oferecida nos dois jogos.

Blasphemous 2 foi gentilmente cedido pela Team17.

Blasphemous 2 | REVIEW

Gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 8.5
Som - 8
Dificuldade - 7.5
Fator Replay - 7

7.8

Ótimo

Blasphemous 2 é uma evolução direta e incontestável do game anterior, se consolidando como um dos maiores nomes do gênero Metroidvania. Os elementos Soulslike foram muito bem empregados deixando o jogo com caracteristicas unicas.

Site Oficial
User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial