Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
ArtigosDestaque

Project Q; Um ‘flop’ e eminente? | ARTIGO

Continua após a publicidade..

Após alguns meses de especulações e rumores, a Sony anunciou o PlayStation Q durante o PlayStation Showcase 2023. Enquanto muitos esperavam por um PlayStation Vita 2, a proposta da Sony é bem difere do saudoso portátil, e mesmo antes de ser lançado, já está senso desacreditado.

Enquanto o Nintendo Switch e o mais recente, Steam Deck trazem uma proposta verdadeiramente mobile, e no caso do console da Valve, com especificações dignas de um console da atual geração, o PlayStation Q é o oposto.

PlayStation Q foto divulgação

O novo portátil da Sony, rodará apenas jogos de PlayStation 5 que já estejam instalados no console de mesa, e para piorar só funcionará em uma rede Wi-Fi. Apesar de tentar rivalizar com aparelhos que rodam jogos via nuvem, o PlayStation Q sequer funciona sem um PlayStation 5.

O console lembra muito a proposta do Nintendo WiiU, que apesar de ter uma tela portátil, partilha das mesmas limitações do PlayStation Q. Não conseguimos imaginar que nicho de jogadores a Sony está mirando ao cometer os mesmos erros que a Nintendo cometeu a mais de 19 anos atrás.

Um detalhe importante que devemos lembrar, é que através do aplicativo Remote Play para Android e iOS, podemos controlar e transmitir os jogos de PlayStation 4 e PlayStation 5 para qualquer tela de celular e Tablet, o que deixa as coisas ainda mais confusas. Por que comprar o PlayStation Q se você pode fazer o mesmo no seu celular ou Tablet?

Remote Play – Página Oficial do aplicativo

Enquanto uma base ávida de fãs espera por um PlayStation Vita 2, com uma análise de mercado menos confusa que o PlayStation Vita original, a Sony parece ignorar todos os riscos ao lançar um console como o PlayStation Q, em um mercado dominado pelo Switch. De qualquer maneira, talvez os mesmos nem sejam concorrentes diretos.

No Twitter, o PlayStation Q já está sofrendo com piadas e alusões ao Nintendo WiiU, ao ponto de colocar o falecido console da Big N em evidência na rede social de Elon Musk.

Mesmo sendo um item opcional, que não tem qualquer influência sobre o PlayStation 5, a Sony já desperta a confiança do seu próprio consumidor ao lançar um acessório tão confuso, limitado e sem posição definida no mercado. Um erro que vai ter custos para a Sony.

E você, acredita no potencial do PlayStation Q? Comente abaixo, participe.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo