Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationSwitchXbox

Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 7: Djose

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 7 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Na parte anterior, Yuna e seus Guardiões chegaram em Mushroom Rock, bem a tempo da Operação Mi’ihen se inicial. A operação consiste em uma emboscada para o Sin, usando demônios enviados por ele como isca. Eles pretendem usar as armas e as máquinas mais poderosas dos Al Bhed, proibidas pela religião Yevon, em um único ataque concentrado. Algumas das maiores autoridades da religião Yevon, Maester Kinoc e Maester Seymour, coordenam e acompanham os planos, para a surpresa de todos. No entanto, toda a operação fracassa. Sin aparece, como planejado, mas as armas se mostraram inúteis contra ele, que facilmente dizimou a todos e causou centenas de mortes. Agora o grupo segue com a Peregrinação para o templo de Djose.

Continua após a publicidade..

Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.

Capítulo 7: Djose

Encontrará diversos novos inimigos ao longo do caminho:

  • Basilisk (Basilisco)
  • Bite Bug (Inseto)
  • Bunyip (Carapaça)
  • Garm (Lobo)
  • Simurgh (Ave)
  • Snow Flan (Flan)

Monstros do tipo Basilisco possuem a habilidade Stone Gaze, que petrifica um de nossos personagens. Um personagem petrificado não será mais utilizado ao longo da batalha, até ser curado com Esuna ou com um Soft. Use Lancet do Kimahri para aprender Stone Breath. Siga em frente pela estrada, e fale com um dos soldados pelo caminho para receber o Soft Ring. Este equipamento para a Yuna possui Stoneproof, o que quer dizer que ele protege contra a petrificação. Outro soldado nos dará um Ether. Um monge lhe dará um Hi-Potion. Abra o baú do lado esquerdo para pegar 2 Phoenix Downs. Um pouco mais adiante, olhe atrás de uma coluna de pedra perto da beirada para encontrar o Al Bhed Primer Vol. XI. Siga em frente e preste atenção em uma reentrância à esquerda, onde há um baú contendo um Bright Bangle, um equipamento para a Lulu com Dark Ward. Um outro soldado ao final irá oferecer um Mega-Potion. Siga em frente pelo caminho e verá uma pequena cena. Após a cena, siga e Auron irá chamar Tidus para uma conversa. Há uma bifurcação aqui, mas não poderemos seguir para a esquerda no momento, então siga em frente.

Siga em frente, e encontrará a Lucil, Elma e Clasko. Após a conversa, siga para a próxima área.

Avance para ver mais uma cena. Do lado esquerdo, atrás da Lucil, encontrará um baú contendo 4.000 Gil. Do lado direito, encontrará uma Traveler’s Save Sphere e uma Agência de Viagens. Essas Agências de Viagens, disponíveis em diversas localidades, permitem dormir e também vendem armas, equipamentos e itens. Na loja da Agência de Viagens, encontrará as seguintes armas novas: Fencing Sabre para Tidus, Rune Rod para Yuna, Hyper Ball para Wakka, Rune Mog para Lulu, e Metal Armlet para Kimahri. Veja se algum deles é melhor do que o que possui no momento e compre. Perto da entrada do templo, encontrará o Gatta agachado e em estado de choque pela morte de Luzzu. Vá para a direita e abra o baú atrás da Agência de Viagens para encontrar 4 Ability Spheres, depois volte e entre no templo.

Assim que entrar, verá uma cena, em que o grupo conhecerá Isaaru.

Isaaru é um invocador que possui uma fé inabalável em Yevon. Como todos os outros invocadores, Isaaru decidiu virar invocador para poder derrotar Sin, seguindo a tradição. Isaaru possui dois irmãos, um mais velho, o Maroda, e um caçula, o Pacce, e ambos trabalham como Guardiões do irmão do meio. Tendo iniciado anos antes de Yuna, ele é tratado com reverência e respeito por Yuna, como um companheiro de trabalho mais experiente. Mesmo tendo começado antes, sua Peregrinação está sempre atrasada, pois ele não consegue viajar entre os templos com a velocidade com que gostaria. Mas a presença constante dos irmãos lhe concede a força e a determinação necessários para seguir adiante.

Antes de seguir a Yuna e os outros guardiões para o subterrâneo do templo, vá pelo corredor à esquerda das escadas. Abra o baú para pegar um Ether, e entre na sala ao lado para abrir outro baú e pegar um Remedy. Entre também na sala do lado direito das escadas para abrir um baú e pegar um Mega Phoenix. Este item extremamente raro e valioso é capaz de ressuscitar um personagem caído com vida cheia. Haverá poucos desse no jogo, ainda mais no começo, então guarde-o para situações complicadas. Volte e tente subir as escadas para ver uma cena com o Isaaru. Agora sim, suba as escadas e desça o elevador para o subterrâneo do templo.

Vamos para mais um quebra-cabeças. Pegue a Djose Sphere na parede da esquerda e coloque-a na porta. Depois pegue a outra Djose Sphere na parede da direita e coloque-a na porta para abri-la. Chegará em uma bifurcação com um pedestal móvel. Pegue uma Djose Sphere na parede ao fundo, vá para a direita e coloque-a no buraco na parede. Pegue a outra Djose Sphere na parede e coloque-a no outro buraco da parede à direita. Irá acionar um mecanismo no teto. Empurre o pedestal móvel para baixo deste mecanismo e irá eletrificar a esfera. Pegue a Djose Sphere no pedestal móvel e coloque-a no buraco do lado direito da parede ao norte do centro, com conexão ao glifo na parede. Isso fará com que a porta ao lado se abra. Mas não entre ainda.

Pegue uma Djose Sphere na parede da direita e coloque no pedestal móvel, então pegue a outra Djose Sphere ao lado e coloque do outro lado do pedestal móvel. Agora empurre o pedestal móvel de volta ao centro e então para o norte, pela porta aberta. Empurre o pedestal no buraco eletrificado, e ele ficará flutuando por indução. Use-o como plataforma para atravessar o buraco até o outro lado, e empurre o pedestal móvel do outro lado para ligar uma parte do glifo no chão. Atravesse de volta, saia da sala e vá para a esquerda. Pressione o botão no chão para trazer o pedestal de volta. Pegue a Djose Sphere eletrificada na parede e coloque-a no buraco mais à esquerda, revelando mais uma parte do glifo no chão. Pegue uma Djose Sphere do pedestal móvel e volte para a sala inicial do quebra-cabeça. Coloque a Esfera na parede do lado esquerdo, então pegue a outra Djose Sphere no pedestal móvel e coloque-a na parede do lado direito da sala inicial. Irá revelar um elevador, suba por ele.

No andar superior, prossiga e empurre os cinco pedestais na parede para eletrificar o mecanismo central e abrir uma passagem. Esta é a saída, mas não vamos embora ainda. Desça pelo elevador e siga para a esquerda no corredor. Examine o glifo brilhando na parede, perto do botão no chão, para revelar uma passagem secreta. Entre e pegue a Destruction Sphere. Suba de volta pelo elevador, e verá um novo pedestal adiante. Coloque a Destruction Sphere neste pedestal para abrir uma parede secreta do lado direito. Abra o baú para conseguir uma Magic Sphere, uma Esfera que transforma um nódulo vazio do Sphere Grid em um de Magic. Use-o no Sphere Grid da Lulu, no nódulo vazio mais próximo. Agora sim, suba as escadas do lado esquerdo para sair do local.

Fale com Wakka e Lulu e logo aparecerá a Dona e o Barthello. Após a cena, fale com todos novamente e tente sair da sala para ver uma cena. Yuna sairá da sala de oração, com um novo Aeon! Ixion é o mais novo Aeon, ele é bem forte e rápido, e seus ataques são do elemento Eletricidade. Você pode renomeá-lo, se quiser, mas eu continuarei chamando de Ixion.

O grupo passará a noite na Agência de Viagens. No dia seguinte, entre na Agência de Viagens mais uma vez e abra o baú para encontrar o Switch Hitter, uma arma para Wakka que aumenta o dano em 8%. Saia e entre no templo mais uma vez. Vá para a sala do lado esquerdo das escadas, e encontrará a Yuna dormindo. Fale com a freira cuidando dela para acordá-la. Verá uma cena cômica em todos tirarão o dia para caçoar da Yuna, e então será hora de voltar para a estrada. Siga para o sul.

Fale com um dos soldados para obter a arma Halberd para Kimahri, com acréscimo de 20% no dano mágico, com o monge para receber 2 Hi-Potions e depois com o Crusader de azul para receber 10 Potions. Esse mesmo Crusader de azul é o Kyou, e poderá contratá-lo para o seu time de Blitzball. Quando eu cheguei aqui, ele já estava no nível 3. Ele é goleiro, e possui 12 de CA. Ele também pode jogar como zagueiro, uma vez que possui 15 de AT e 6 de BL. O salário dele é de 300 Gil por jogo, e ele costuma não ter contrato, mas quando eu cheguei aqui ele já havia sido contratado pelo Al Bhed Psyches (isso só acontece se jogar muitas partidas de Blitzball). Não recomendo que o contrate, pois ele não é melhor goleiro do que o Jumal e nem melhor zagueiro que o Zalitz e o Ropp. Estamos bem sem ele. Continue pelo caminho para ver uma cena com a Lucil. Volte para a bifurcação na estrada e siga para o oeste, para a área de Moonflow.

Encontrará apenas um inimigo novo neste caminho:

  • Ochu (Ochu)

Monstros do tipo Ochu lutam da mesma forma que o Lord Ochu que enfrentamos em Kilika Woods. Eles são vulneráveis a Fogo, então use Fira com a Lulu para derrotá-los facilmente. Siga em frente e encontrará a Shelinda. Há um baú ao sul dela, contendo 3 Level 1 Key Spheres. Siga em frente pelo caminho e encontrará Biran e Yenke. Após a cena, abra o baú perto de onde eles estavam para obter um X-Potion. Seguindo em frente, atente-se para um desvio à direita com um baú contendo 3 Level 1 Key Spheres. Uma nota: nesse momento, já terá Level 1 Key Spheres o bastante para abrir caminhos alternativos no Sphere Grid. Esses caminhos irão intercruzar os caminhos dos personagens, permitindo que pegue mais e mais habilidades extras de outros caminhos. Abra todos os núcleos trancados que puder, mas tome cuidado para não se desviar do caminho original daquele personagem. Preste bastante atenção ao caminho indicado no Sphere Grid.

Siga em frente pelo caminho e verá a Belgemine. Antes de falar com ela, complete a barra de Overdrive do Ifrit. Depois fale com a Belgemine, e ela irá nos desafiar para mais um duelo de Aeons. Ela usará o Ixion, então não poderemos usar nosso Ixion. Nossa melhor escolha é o Ifrit. Já comece a batalha usando seu Overdrive, Hellfire. Ixion é um grande oponente, pois ele conhece Haste, e seu ataque Aerospark causará bastante dano. Ifrit ainda possui uma vantagem: ele é capaz de se curar ao soltar Fire em si mesmo. Se preferir, fique se curando enquanto espera a barra de Overdrive se encher e use o Overdrive novamente para matá-lo. Com a vitória, receberá 2 Dragon Scales e o Summoner’s Soul. Esse item nos permite ensinar novas habilidades para nossos Aeons, ao usar itens e materiais diversos. Vale a pena ensinar novas habilidades, mas apenas habilidades úteis, e se tiver itens em excesso. Não use itens raros para ensinar habilidades aos Aeons.

Siga em frente pelo caminho e entre no desvio à esquerda para encontrar um baú contendo a Magic Defense Sphere. Este irá transformar um nódulo vazio no Sphere Grid em um Magic Defense. Recomendo que use isso no Sphere Grid da Yuna. Siga em frente até a próxima área.

Siga em frente, e verá uma cena. Depois siga para oeste.

O’aka estará aqui, vendendo armas e itens, e com diversas novidades. Poderá comprar com ele uma Double-Edge para Tidus, um Snakehead para Kimahri, um Mythril Ring para Yuna, um Emerald Bangle para Lulu e um Serum Bracer para o Auron. Compre o que quiser, mas eu não recomendo nada no momento. Abra o baú ao lado dele para obter 2 Phoenix Downs. Fale com a Yuna e siga para oeste. Na outra tela, fale com o homem de bandana vermelha, ele é um vendedor de itens e equipamentos. Ele vende Serum Shield para Tidus, NulTide Ring para Yuna, Soft Armguard para Wakka, Bright Armlet para Kimahri e White Bracer para o Auron. A mulher perto da escadaria também vende equipamentos, e tem uma mercadoria diferente dos outros. Ela vende Bright Shield para Tidus, Serum Ring para Yuna, Danger Armguard para Wakka, Echo Bangle para Lulu, Soft Armlet para Kimahri e Blue Bracer para Auron. Os itens são os mesmos em todos os vendedores, nada de novo. E não recomendo que compre nada aqui. Fale com o Auron para ouvir uma história engraçada do Jecht e siga para oeste.

Na outra tela, verá uma cena com a Lucil, Emma e Clasko. Depois que eles se forem, saiba que há mais mercadores aqui, desta vez de itens e de armas. A indígena perto da entrada venderá as seguintes armas novas: Rod of Darkness para Yuna, Fatal Cait Sith e Noxious Cait Sith para Lulu e Force Lance para Kimahri. O homem de amarelo na parte coberta também vende armas e itens. Ele vende Flametongue para Tidus, Ice Ball para Wakka, Twin Lance para Kimahri e Blurry Moon para Auron. São armas boas, com efeitos legais, mas nada realmente útil ou importante para o que está por vir, então não compre nada. O Maester Maechen estará aqui, e ele contará uma história sobre os Shoopufs, criaturas locais. Fale com o Wakka e a Lulu, se quiser, e abra o baú atrás da Lulu para obter 5.000 Gil. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e volte para a tela anterior. Fale com o ser azul perto do Shoopuf e escolha “I’m ready! Let me on!“. Verá uma cena, e então a Yuna será sequestrada por Al Bhed de novo. Hora de encarar um chefe!

A batalha será subaquática, então apenas Wakka e Tidus participarão. O Extractor é um inimigo complicado, pois ele possui alta resistência a ataques. Ele é fraco contra o elemento Eletricidade, mas não temos como explorá-lo muito bem com o Wakka e o Tidus apenas. O Wakka possui uma arma, o Scout, que tem Lightningstrike, equipe-a para causar mais dano. Já o Tidus, deve usar seus ataques comuns mesmo. Comece a batalha usando Cheer, e depois Haste em si mesmo e no Wakka. O Extractor atacará com Aqua Shooter, causando dano não muito alto, mas depois ele irá subir e preparar um ataque especial, chamado Depth Charges. Este ataque causa um bom dano e atinge Tidus e Wakka, então temos de pará-lo. A melhor fora de pará-lo é causando dano, então, se os dois estiverem com Cheer e Haste, basta um ataque de cada para pará-lo. Faça isso sempre que ele tentar usar Depth Charges. Caso alguém fique muito ferido, use um Hi-Potion. Ele não possui tanta vida assim, então deverá conseguir derrotá-lo sem muitos problemas. Ao derrotá-lo, receberá 2.400 Gil, 660 AP e um Mega Phoenix.

Yuna foi resgatada, e após mais uma cena, o grupo atravessará o rio Moonflow em segurança. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere, e então siga para oeste. Encontrará o O’aka aqui, mas ele venderá apenas itens. Suba a rampa perto do O’aka para pegar o Al Bhed Primer Vol. XII. Vá para oeste, e na outra tela, encontrará a Miyu, a mulher de vermelho sentada no banco. Ela é zagueira, e possui 14 de AT e 2 de BL. Ela também pode jogar como goleira, e possui 11 de CA. Ela está sem contrato e seu salário é de 200 Gil por jogo. Como pode ver ela é inferior a Zalitz e Ropp na função de zagueira e inferior ao Jumal na função de goleira, então não compensa contratá-la. Abra o baú para obter um Ether e saia do local indo para oeste.

Siga em frente pelo caminho, e reencontrará alguém que não vemos há bastante tempo: Rikku, nossa Al Bhed favorita que salvou Tidus no começo do jogo. Acontece que era ela que estava pilotando o Extractor que sequestrou a Yuna. Agora ela não tem para onde ir, então, porque não se juntar a nós? Finalmente, após todo esse tempo, nosso grupo estará completo. Rikku vem no nível 0, equipada com Claw e Targe, assim como estava no começo do jogo. Ela conhece apenas Steal e Use, mas isso quer dizer que poderemos voltar a roubar itens e usar itens ofensivos. Quanto ao Sphere Grid, o melhor caminho para a Rikku é o seguinte: Luck > Spare Change > Mug > Bribe. Serão poucas habilidades, mas bem espaçadas entre si. Deverá liberar um troféu neste momento:

Esse troféu será liberado quando juntar todos os membros do grupo.

Siga em frente pelo caminho, e começará uma batalha automática contra um Treasure Chest. Sim, a partir de agora começará a encontrar baús nas batalhas também. Se atacar um baú, ele será destruído, então tome cuidado. Sempre que ver um baú, chame a Rikku e use Steal para pegar o item dentro do baú. Geralmente, vale a pena. Rikku obterá 2 Bomb Cores aqui, e então será atacada por um Bunyip. Este é um tutorial para o Overdrive da Rikku, o Mix. Esse Overdrive consiste em combinar itens para gerar um item ofensivo poderoso. Como exemplo, combine os 2 Bomb Cores que obteve para gerar o efeito Firestorm, causando um grande dano de fogo. Combinações diferentes de itens irão causar efeitos totalmente diferentes, inclusive com estados negativos, então vale a pena experimentar e aprender. Conseguirá diversos destes itens roubando os inimigos, então tente roubar todos os inimigos que encontrar. Além de conseguir itens úteis, será necessário para liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando roubar 200 itens com a Rikku.

Logo adiante, abra o baú à direita para pegar 4 Antidotes. Siga para a próxima área.

Siga em frente pelo caminho linear e abra o baú do lado esquerdo para obter um Mega-Potion. Siga em frente para acessar uma nova região.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo