Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueReview

Vagante | REVIEW – Um Genuíno Roguelite

Se você esta procurando por um Roguelite que apresente o que define o gênero, Vagante pode ser o game que você esperava, e ele já pode ser jogado agora. O game trazido pela editora independente espanhola, BlitWorks, através do estúdio norte americano Nuke Nine promete fazer os jogadores se entreterem por um bom tempo.

O jogo é cheio de peculiaridades, que vamos abordar nesse review. O jogo apresenta influencias de grandes jogos do gênero RPG, o que torna Vagante um game diferenciado no seu estilo. Confira abaixo nossa review e veja o que esperar desse excelente game.

Vagante Logo
  • Jogo: Vagante
  • Desenvolvedora: Nuke Nine
  • Publisher: BitWorks
  • Lançamento: 27 de janeiro de 2022
  • Número de Jogadores: Single Player / 4 jogadores cooperativo local e online
  • Gênero: Roguelite / RPG
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Switch, PC

Uma historia de tesouros e fantasia

Vagante é um game que faz uso das historias e ambientes de fantasia e aventura para encaixar sua historia. Você vai estar explorando um mundo cheio de fantasia, com um clima sombrio e habitado por diversos tipos de monstros, demônios e bandidos. Sem duvida um ambiente ameaçador e cheio de possibilidades. O jogador, nesta aventura vai estar em busca de fama, riqueza e poder por exemplo.

Toda a historia de Vagante começa quando um tesouro de valor inestimável é falado durante uma história que começa sendo contada e acaba se espalhando, chegando aos ouvidos e despertando a cobiça de diversos aventureiros. A historia sobre um tesouro e uma caverna no meio da floresta.

Partindo desse ponto começa a sua aventura no game, e a diversão vai ser garantida, junto com o desafio.

Vagante
Encontrar uma ‘fogueira’ no game, é um alívio!

Gráficos marcantes em um game genuinamente Roguelite

Vagante é o primeiro game de pequena e talentosa desenvolvedora Nuke Nine, que é composta por apenas três pessoas, ao lado do compositor Sam English. Entretanto, por ser um game de estreia da desenvolvedora, Vagante é um game maduro, com mecânicas coesas e características que fazem dele um game extremamente maduro e bem acabado.

Já de inicio nos deparamos com um game com gráficos extremamente característicos e que deixam o game com uma identidade quase que única. Os gráficos usam e abusam de cores fortes e uma arte muito bem acabada. Apesar da característica dos games da era 16-bits, nota-se um avanço na qualidade gráfica que não se vê nesses games.

O game usa com maestria as cores saturadas, e essa saturação, junto com a paleta de cores do game, deixaram o jogo com um aspecto muito bonito. O game tem um tom de envelhecido, com sprites muito bem escolhidos, criando um clima de ameaça, quase que perverso por todas as locações do jogo. Os Devs da Nuke Nine foram extremamente felizes em escolher cores e saturação tão elegantes.

Ademais, junte a isso, inimigos com um carisma muito forte, e desenvolvidos com o mesmo esmero que o protagonista do jogo. O game tem uma vasta lista de inimigos, todos eles bem divertidos e sempre ameaçadores. Você vai cruzar durante sua jornada com cogumelos, troncos de arvores, soldados dragões e muito mais.

Vagante já nos primeiros minutos do jogo já mostra a que veio, e deixa claro que muitas das suas belezas estão escondidas em cada caverna, floresta, bosque catacumba etc. Cabe ao jogador se dedicar um pouco, para ir além dos gráficos e descobrir essa joia que é Vagante. Entretanto, não se engane, o game é um Roguelite.

Vagante é um game desafiador!

Belo, porém brutalmente desafiante e estratégico

Depois de escolher sua classe, você vai começar a desfrutar de Vagante, desse ponto para frente você vai se deparar com um legitimo e verdadeiro Roguelite, mas acalme sua ansiedade, pois o game é extremamente justo em todos os aspectos. O game faz uso de todas as características do estilo, mas tem uma predileção quase que doentia por armadilhas.

Essas armadilhas vão estar presente desde o tutorial do jogo, até o momento em que você desliga seu console. essas armadilhas aparecem de todos os lados e você com certeza vai ser atingido por elas em algum momento. Confesso que por vezes eu acabei me chateando com essas armadilhas, mas foi algo mais pessoal. Você realmente deve ser cauteloso no jogo, pois caso contrário, as chances de algo dar errado são altas.

Vale ressaltar que Vagante é um game extremamente flexível, e essa característica é extremamente divertida, pois faz com que o jogador tenha inúmeras possibilidades. Essa forma de jogar realmente me cativou, mesmo que por algum momento eu tenha me atrapalhado com essa possibilidade, após aprender a lidar com isso, as coisas ficaram extremamente divertidas.

Assim como os games clássicos do estilo, temos as classes já conhecidas: Mage, Knight e Rogue, mas o grande barato do jogo é que mesmo escolhendo uma determinada classe, você pode empunhar um armamento diferente da sua classe sem maiores problemas. Você pode estar jogando com um Knight, e empunhar um cajado de Mage de forma funcional e melhor, divertida e sem frustrações.

Vagante Forest
Jogo tem cores saturadas, e belos sprites!

Você pode melhorar os requisitos que quiser no seu acampamento assim que s níveis são finalizados. Com isso, você pode escolher por priorizar apenas a classe escolhida, ou melhorar diversos atributos, fazendo com que você possa empunhar diversas armas.

Outro fator que vale ressaltar, é que Vagante também conta com a já manjada Permadeath. Ou seja, morreu, morreu mesmo, não tem checkpoint ou qualquer algo do tipo. Pode parecer frustrante, mas eu garanto que não é, caso você jogue com a atenção necessária, você vai conseguir se sobressair com certa facilidade no game. No jogo você pode saltar, escalar, bater, lançar trazendo ao jogo uma gameplay extremamente divertida, e vamos falar dessa flexibilidade.

Um Roguelite cheio de aventura no estilo plataforma

Não tem como não associar, em diversos momentos você vai esquecer que esta diante de um game roguelite, e isso acontece por que o game é cheio de possibilidades na sua gameplay. Em diversos momentos eu acabei morrendo por estar jogando, pulando e batendo como se estivesse jogando um game de aventura no melhor estilo 2D.

Como dissemos anteriormente, você vai poder pular escalar dentre diversas possibilidades. Além disso você vai poder usar diversas armas, escalar lugares altos, pular sobre armadilhas, e até mesmo voar durante esses saltos, que pode ser triplos! quer algo mais adventure que isso?

Além dessas possibilidades nativas, você ainda pode agregar equipamentos que podem fazer com que você fique mergulhe em águas profundas, e até mesmo atravesse paredes. Além disso, como um bom game de aventura e RPG, o cenário faz parte da gameplay, e é parte importante para o seu sucesso ou o seu fracasso.

Além das já citadas armadilhas, além de cenários que mudam gradualmente, você deve saber usar o cenário a seu favor, principalmente contra determinado tipo de inimigos. Além disso a exploração deve ser feita de maneira exaustiva. Você precisa, deve coletar alguns itens que são importantes para você progredir, independente da classe escolhida. Esses livros vão mudar algumas caracteristicas dos seus itens, além de ensinar novas técnicas e magias.

Porém tome cuidado, pois até nesses momentos o game consegue trair seus instintos, pois nem sempre as coisas são como parecem, ou as cores indicam, como estamos acostumados.

Por fim, não pude deixar de associar Vagante a alguns jogos que já passaram pelas minhas mãos, entretanto não vou ficar associando o game a esses jogos passados, até porque, Vagante tem muitas características que o tornam singular. Caso tenha tido a mesma sensação, comente abaixo, vai ser legal saber.

Ademais confira abaixo uma breve gameplay do jogo, mostrando os primeiros minutos da gameplay. não deixe de se inscrever no canal para ficar por dentro de todos os games que estamos jogando:

Difícil, mas não frustrante

Sabemos que games no estilo escolhido por Vagante nunca foram jogos fáceis, é uma caracteristica dos jogos Roguelite, e quem procura por games nesse estilo, sabe que a dificuldade e a morte faz parte da diversão. O game do nosso carroceiro não é diferente, mas o game consegue ser bastante justo.

Mesmo sendo um game com morte permanente, Vagante não é um game frustrante, mas novamente ressalto, jogar com prudência faz toda diferença, se você assim como eu encarar o jogo como um adventure, pode ter problemas (Vai ter). Vale ressaltar também que o game conta com masmorras criadas randomicamente, com isso, a cada morte que sofra, quando você voltar a jogar vai estar em um ambiente totalmente diferente.

O game tem uma dificuldade gradual e bem balanceada, sendo que no final você vai se deparar com uma dificuldade mais elevada. Isso também acontece com os chefes de nível, não pense que o game vai ser como Devious Dungeon por que não vai. Alguns inimigos podem lhe matar com apenas alguns golpes, e estou falando sério.

Além disso, o game lhe oferece a possibilidade de evitar alguns confrontos, mesmo que eles possam te recompensar com bons itens. Os chefes de fase por exemplo, escondem as chaves dos baús com os melhores itens das fases, entretanto passar por eles não é nada fácil. Lembre-se: Permadeath.

Vagante é um game muito justo com sua dificuldade, ´s níveis iniciais são como um aprendizado para o que esta chegando mais a frente. Se você esta tendo dificuldades logo no inicio do jogo, reveja as suas estratégias porque no final, vem o verdadeiro desafio do jogo.

Ademais, o game conta com um modo Co-op local e online para até 4 jogadores, aonde você vai poder se aventurar com seus amigos, e tentar deixar a jornada mais agradável e divertida.

Vagante – Vale a Pena?

Apesar de ser fã do estilo Roguelite, esse que vos escreve nunca foi um jogador exímio, mas como uma gamer, nunca me limitei a não jogar um gênero de game, por qualquer motivo que seja. Vagante é um game para jogadores que buscam um experiência desafiadora, dentro de um estilo que por si próprio já é difícil.

Entretanto, com gráficos marcantes, uma diversão notória e centenas de possibilidades, Vagante é um game obrigatório e deve ser conferido, pois é um game único, uma especiaria que deve ser apreciada. Um mundo rico, cheio de possibilidades com uma dificuldade gradual e justa.

Além disso, temos de destacar todo o talento do studio Nuke Nine, que debuta com um game marcante e cheio de estilo, deixando uma primeira impressão marcante, e já me ganhando como fã, aguardando o próximo game. Vagante sem dúvida esta sendo a melhor experiência gamer nesse inicio de 2022, ao menos para mim.

Vagante foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Jesus Fabre – Agradecemos a cordialidade!

Não deixe de conferir nossas outras reviews aqui no Games Ever!

Vagante

Gráficos - 85%
Jogabilidade - 75%
Diversão - 85%
Som - 80%
Dificuldade - 85%
Fator Replay - 75%

81%

Além disso, temos de destacar todo o talento do studio Nuke Nine, que debuta com um game marcante e cheio de estilo, deixando uma primeira impressão marcante, e já me ganhando como fã, aguardando o próximo game. Vagante sem dúvida esta sendo a melhor experiência gamer nesse inicio de 2022, ao menos para mim.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo