The War is Mine esta de volta, em um game ainda mais completo e divertido, aprimorando toda formula ´já conhecida por quem se aventurou no game, e com novidades que prometem satisfazer quem está chegando no jogo pela primeira vez. O game da 11 Bit Studios foi totalmente reformulado e adaptado para os poderosos PlaySation 5 e Xbox Series S|X.

Confira abaixo nosso review completo e conheça o que de melhor essa nova releitura esta trazendo para os jogadores.

  • Jogo: The War Is Mine: Final Cut
  • Desenvolvedora: 11 bit studios
  • Publicadora11 bit studios
  • Lançamento: Arcade 1986, NES 1987, GB 1990, MD 1992, SNES 1993, GG 1994, 3DS 2011
  • Número de Jogadores: Single player
  • Gênero: Sinuca, Esporte
  • Plataformas: PS5, XSSX
  • Site Oficial: Thiswarofmine

Apresentação

A desenvolvedora e publisher 11 bit studios se descreve como coletivo de desenvolvedores talentosos e editores habilidosos alcançando milhões de jogadores hardcore, todos motivados pela criação de entretenimento significativo. Estamos procurando equipes de desenvolvimento experientes para formar parcerias de publicação – equipes com as quais compartilhamos uma sensibilidade artística e o desejo de criar jogos instigantes, mantendo uma abordagem comercial inteligente para o processo.

Eles ressaltam que para eles os jogos são como universos paralelos onde vocêpode ser um mago, um dragão, um comandante do exército ou um poeta alienígena. Optamos por fazer universos repletos de histórias que provocam o pensamento, fazem perguntas ambíguas e exploram o desconhecido. Esperamos que essas histórias permaneçam com você por muito tempo após ver os créditos finais.

Para a 11 bit studios, uma experiência de alta qualidade em cada nível é uma obrigação. Então, o foco está nas emoções – tanto no jogo quanto na campanha de marketing.

E somos igualmente exigentes quanto ao valor artístico e comercial.

Inspirado na guerra de Sarajevo

Inspirado nos eventos relacionados ao cerco a capital da Bosnia, Sarajevo The War of Mine nos apresenta uma história de guerra diferente da que estamos acostumados em outros jogos do gênero. Dessa vez ao invés de controlar alguma força especial de salvamento, ou uma equipe de resistência, você vai dar vida a civis que estão em meio ao cerco da capital.

Caso não saiba, o cerco a Sarajevo foi o mais longo da história das guerras modernas, realizado pelas forças Servias alto proclamada República Srpska e do Exército Popular Iugoslavo. O cerco durou de 5 de abril de 1992 a 29 de fevereiro de 1996, durante a Guerra da Bósnia, entre as mal equipadas Forças de Defesa da Bósnia e Herzegovina, o Exército Popular Iugoslavo e o Exército da República Srpska, situados nas colinas que rodeiam a cidade.

Como dissemos anteriormente, o Jogo é uma perspectiva diferente da guerra onde o jogador controla os civis que ficaram presos em uma casa durante o conflito e tem que sobreviver saindo a noite e pegando suprimentos aleatoriamente. O jogo oferece diversas mecânicas na jogabilidade, o jogador pode utilizar o Stealth e pegar suprimentos sem ser visto ou usar uma arma e matar todos no local, por exemplo.

Mas as coisas não são tão simples, e você vai precisar lidar com diversas situações adversas, pois estas ações podem trazer consequências no jogo como um personagem ir embora por não querer ser um assassino ou ele entrar em depressão severa por meses.

Diante de todo esse contexto na narrativa, e com um formato de interatividade bastante diferente, The War Is Mine: Final Cut é um jogo com uma história intensa e cheia de argumentos históricos, além de oferecer uma nova experiência para o jogador que procura um game de guerra, sem o já conhecido conflito armamentista.

The War is Mine – Jogo apresenta com detalhes o caos e as dificuldades da guerra na vida civil.

Sobrevivendo

Em War Is Mine: Final Cut você vai estar jogando com uma equipe de sobreviventes, todos desconhecidos entre si. Ao começar a jogar você vai ser o líder dessa equipe e vai ter que lidar com as responsabilidades e com as consequências que seus tos vão trazer a convivência entre todos. Sua única missão no jogo é permanecer vivo, e para isso vai precisar ser um líder corajoso e principalmente um exímio explorador.

Você vai estar dentro de uma residência que na verdade, são apenas escombros, precisando fazer com que todos fiquem vivos e agrupados no local. E não só isso, como a experiência da guerra é traumatizante, você vai ter de evitar que os membros da equipe entrem em depressão, devido ao estado em que estão.

Você vai estar em um ambiente totalmente hostil, devido à invasão da cidade. Voc~e vai precisar repelir as forças inimigas e, além disso usar de todos os recursos para sobreviver. Assim como acompanhamos no conflito atual que se abateu pelo leste europeu, a fome é o maior problema, você vai precisar arrumar comida de qualquer forma, seja roubando, fuçando nos escombros e lojas e até mesmo matando e roubando de outras pessoas.

Outros itens ajudam você a evitar que seus companheiros entrem em colapso mental. Cigarros e bebidas fazem com que seu grupo continue unido, por exemplo.

Ademais, vale ressaltar que em muitos momentos você vai ter de lidar com situações delicadas, e que o contexto da guerra faz com que você as encare de uma maneira diferente. Apesar de estarmos em um ambiente de ficção, o jogo faz questão de colocar você diante de dilemas, e a decisão fica estritamente a seu critério.

This War Is Mine: Final Cut é um game que nos apresenta uma visão da guerra, de quem em muitas vezes nem sequer sabe o que esta acontecendo de fato, mas sem opções de escolha, tem de sobreviver em um ambiente de degradação, violência e fome.

Como não poderia deixar de ser, você vai ter diversas possibilidades de criação e customização de itens durante o jogo. A criação de itens e ferramentas é fundamental para seguir no jogo, você vai precisar fazer ferramentas funcionais, como armas, ferramentas de arrombamento, armadilhas e diversas outras que vão manter você vivo durante o jogo. O período diurno e noturno vão oferecer diferentes condições de jogo, durante o dia você está gerenciando o status de seus três sobreviventes, onde você vai ter de lidar com doenças, feridas, exaustão e depressão do seu grupo.

Ignorar esses fatores ira fazer com que os membros do seu grupo queiram ir embora para um ambiente mais favorável, e nós não queremos isso. Outro fator interessante é que o game oferece a possibilidade de aumentar seu grupo, entretanto isso vai exigir ainda mais de você, afinal de contas vai ser mais uma vida aos seus cuidados.

Outro ponto que não devemos esquecer de mencionar é que o game pode ter partidas bastante longas. A princípio as partidas devem durar cerca de 1 hora, 1 hora e 30 minutos, entretanto não é bem assim que as coisas vão acontecer. Por mais que você saiba o que fazer, dificilmente uma partida vá durar menos de 2 horas ou 2 horas e meia. Algumas das nossas partidas duraram mais de 3 horas.

Esse é mais um fator que pode afastar jogadores mais casuais. Apesar de oferecer uma ótima experiência, convenhamos que partidas com mais de 1 hora podem se tornar bastante exaustivas, exaustão que pode ser ainda mais sentida se as coisas não estiverem indo bem, sendo bem comum de acontecer em um game que tem uma proposta de mais dificuldade.

Jogabilidade rápida e intuitiva

Em termos de jogabilidade, War Is Mine: Final Cut apresenta um conceito bem simples e com um aprendizado bastante rápido. Você com certeza já deve ter experimentado algum game que apresenta mecânicas semelhantes. O game se baseia na construção de coisas, então basicamente é aprender como encontrar e produzir itens.

Entretanto, se a jogabilidade e mecânicas são simples, o jogo não é tão fácil, e apresenta uma certa dificuldade, principalmente no aprendizado geral. Existem muitas peças e itens que podem ser usado, e isso pode exigir uma determinada dedicação do jogador até você ter domínio sobre o que, como e quando construir um determinado item.

Logo no início você já tem de fazer escolhas, elas não são determinantes nesse ponto, mas essas escolhas já são uma dica de como vai ser o jogo. Analisar sua equipe, a personalidade e peculiaridade de cada um dos amigos é preciso, e desde esse momento já percebemos que o jogo exige dedicação no aprendizado.

Confesso que o game poderia ter uma curva de aprendizado menos acentuada, principalmente no momento das escolhas que você deve fazer. Não é o fato de o jogo ter uma grande amplitude e uma dinâmica mais complexa que o torna complicado logo no início, mas sim a velocidade que as coisas acontecem. Aprender rapidamente como as fases funcionam e o que pode ser feito em meio a estes períodos não vão ser uma tarefa fácil.

Para deixar as coisas ainda mais complexas, você vai precisar lidar com os eventos ocorrendo em meio aos turnos diurnos e noturno que podem mudar toda a situação da sua partida. O mais interessante é que se você conseguir lidar com a dificuldade mais elevada do jogo, você vai se divertir com um dinamismo que deixa o jogo com uma intensidade única.

This War of Mine: Final Cut – Vale a Pena?

Um jogo que nos apresenta uma história tão intensa e fazendo menção a um evento tão marcante como o cerco a Sarajevo, não pode deixar de ser conferido. Apenas por nos trazer uma experiência tão intensa e desprovida de qualquer censura, já faz de This War of Mine: Final Cut um game que deve ser jogado.

Além disso, o jogo nos apresenta diversas possibilidades de criação, mudanças constantes durante as partidas e centenas de itens que podem ser construídos e usados. O gerenciamento é enorme e vai desde o cuidado com as pessoas da sua equipe até a criação de seus itens.

O ponto negativo do jogo fica por conta da curva de aprendizado mais complexa, e acontecendo muito rápido, deixando o jogador por muitas vezes sem saber o que fazer. Ainda no que se diz a parte negativa, ainda temos a duração das partidas. Caso você esteja jogando de maneira mais distraída, suas partidas facilmente podem passar das 2 horas, e se for um jogador que gosta de explorar ao máximo as possibilidades, facilmente vai gastar umas 3 horas em cada partida.

No Geral, The War of Mine: Final Cut ainda é o mesmo game divertido e intenso de sempre, mas agora com todos os adventos da nova geração de consoles.

This War of Mine: Final Cut foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela 11 bit studios – Agradecemos a cordialidade!

Gostou da matéria? Confira também nossos outros reviews.

The War Is Mine

Gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 7
Som - 7
Dificuldade - 8.5
Fator Replay - 7.5

7.5

Pontos Positivos: - Historia intensa e sem censura - Diversos Itens para criar - Gerenciamento de itens com diversas possibilidades Pontos Negativos - Aprendizado difícil - Partidas podem ser longas

User Rating: No Ratings Yet !
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio