REVIEW | Scarlet Nexus – Um RPG com muita historia e ação

REVIEW | Scarlet Nexus – Um RPG com muita historia e ação

Vamos falar de um dos RPGs mais aguardados da nova geração, Scarlet Nexus. O RPG da Bandai Namco chega ao PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC com muito estilo e ação.

Nesse review vamos falar dos principais pontos do game, e nossas impressões após horas e horas de jogatina. Vale ressaltar que jogamos o game no PlayStation 5, sendo assim, encare esse review como uma análise para a geração mais nova de consoles. Confira:

Scarlet Nexus

  • Jogo: Scarlet Nexus
  • Desenvolvedora: Bandai Namco Studios, Tose
  • Publisher:Bandai Namco Entertainment, Namco Bandai Games America Inc
  • Lançamento: 24/06/2021
  • Numero de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Action RPG
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, PC

Uma historia cheia de reviravoltas

Scarlet Nexus é um jogo com alto foco na historia. Desde o início do jogo tem diálogos que insistem em colocar você dentro da história. Portanto, se você é daqueles jogadores que gostam de acompanhar a historia, prepare-se para longos diálogos.

Em Scarlet Nexus, você é inserido em um futuro próximo e uma realidade alternativa onde a humanidade desenvolve tecnologia e forma a sociedade com base nas substâncias encontradas no cérebro humano. Essas substâncias também concedem aos humanos superpoderes extra-sensoriais.

A Outra Força de Supressão (OSF) recruta membros com habilidades sobrenaturais para proteger a humanidade dos Outros, monstros estúpidos que descendem do Cinturão de Extinção.

Yuito
Yuito Sumeragi

Ademais, no game você pode assumir o controle de Yuito Sumeragi ou Kasane Randall, membros da Outra Força de Supressão (OSF) que têm a tarefa de defender a cidade de criaturas conhecidas como Outros. Enquanto eles estão equipados com armas de curto alcance como uma espada, Yuito e Kasane possuem a habilidade de psicocinese, permitindo-lhes lançar objetos e destroços em inimigos hostis.

Os poderes do protagonista podem ser atualizados acessando o “mapa do cérebro”, que serve como a árvore de habilidades do jogo. Conforme os jogadores progridem, eles encontram diferentes membros do grupo que os auxiliam no combate.

companheiro tem suas próprias habilidades de combate únicas, que podem ser adquiridas pelos protagonistas por meio de uma habilidade chamada “ligação cerebral”.

Kasane Randal
Kasane Randall

Scarlet Nexus – Narrativa e batalhas caminhando juntos

Como dissemos anteriormente, o jogo tem alto foco na historia e na narrativa de seus personagens. A evolução de ambos é constante desde o início do jogo, e tentar evoluir todos os membros que vão sendo recrutados em seu grupo, é importante, e torna o jogo ainda mais divertido.

A todo momento os seus amigos vão estar a sua disposição para conversar e dividir experiências que vão além da historia do jogo. Isso até pode ser ignorado por você, mas com isso você vai deixar tanto de evoluir Kasane e Yuito, como também os membros do seu grupo.

Ademais, o único problema desse tipo de construção evolutiva, é o fato de que em alguns momentos o jogo fica extremamente cansativo. Diálogos de 10 – 15 minutos fazem com que você fique tentado a ignora-los, ou então cortar eles. Entretanto, você acaba ficando perdido, caso corte o dialogo.

A Conforme você evolve nos diálogos entre os personagens e consequentemente na historia, você vai adquirir novos movimentos, que só podem ser conseguidos, quando você cria um vinculo de amizade entre os membros da equipe.

Esses novos movimentos, serão muito importantes para que você consiga avançar na historia. Os inimigos evoluem constantemente, e muitos deles só podem ser derrotados com movimentos especiais, que como dissemos, só podem ser conseguidos quando você cria um vinculo com seu colega de grupo.

Scarlet Nexus
Seus movimentos especiais ficam no lado direito da tela e podem ser acessados rapidamente.

 


Belos gráficos mas… é muito anime.

Graficamente falando, Scarlet Nexus é um game muito bonito. Durante a gameplay o jogo tem gráficos extremamente vivos e cheios de cores vibrantes. Apesar de termos jogado no PlayStation 5 com todos os recursos oferecidos, a sensação que fica é de que o game roda nos consoles da geração passada, com o corte de alguns recursos e um loading mais demorado, por exemplo.

O game utilizou ao máximo as cores no tom de vermelho e violeta, isso deixou o game com um aspecto impar, a mescla de cores deixou o game vibrante e com um ar muito tecnológico. Entretanto nem tudo ficou no ponto, e em alguns momentos algumas escolhas gráficas parecem ter passado do ponto.

Durante a gameplay o jogo se sai muito bem graficamente, entretanto durante os diálogos e CGs as coisas mudam drasticamente. Os momentos de interação com os personagens, diálogos e CGs foram mal concebidos ao meu ver.

O jogo, durante esses momento se torna um Anime, e essa foi uma escolha claramente premeditada. O formato de apresentação em caixas durante os diálogos se mostrou uma aposta cansativa.

Passar dezenas de minutos com diálogos em formato de Manga, torna esses momentos muito cansativos. Apesar de ser muito bonito graficamente, a ideia de se ter o mesmo formato de dialogo durante todo o jogo se mostrou equivocada.

Scarlet Nexus
Diálogos no estilo Manga

Outro fator que deixa o game cansativo durante esses diálogos são as cores. Tons exaustivamente avermelhados durante todos os diálogos são muito cansativos. Por muitas vezes parece que você esta vivenciando as mesma cena. Uma pena, pois o jogo poderia alternar essas cenas, tanto com o formato Manga como no em formatos Live Action, isso tornaria o game ainda mais dinâmico, e deixaria tudo menos cansativo.


Batalhas Divertidas em um jogo longo

Se os diálogos e Scalet nexus podem ser entediantes, o mesmo não pode ser ditos das batalhas do jogo. O game desde o início nos brinda com um sistema de batalha intenso, rápido e cheio de opções. Nesse aspecto o game é um autentico hack n’ slash.

Você pode se movimentar livremente pelo campo de batalha, e pode usar os itens a seu favor. a não existência de turnos faz com que o jogo tenha uma dinâmica muito rápida, e exige que você tome suas decisões o mais rápido possível. Outro coisa legal em Scarlet Nexus é que você pode customizar a forma em que seu grupo pode colaborar nas batalhas.

Você pode escolher entre algumas opções para que seu grupo ou apenas um dos membros dele, tenha um comportamento ofensivo ou defensivo, por exemplo. Além disso, você pode trocar os membros do grupo a qualquer momento e claro, equipar novas armas.

Scarle Nexus
Você pode se movimentar e usar objetos disponíveis no campo de batalha.

Além disso, o SAS pode ser compartilhado, e você pode equipar o SAS de seus companheiros em seu setup, deixando cada batalha, com uma estratégia própria. Vale ressaltar, que para alguns inimigos, apenas o SAS correto pode fazer com que eles sejam derrotados. Entretanto, mesmo as batalhas sendo bem elaboradas, elas acabam se tornando repetitivas.

Não é sobre a batalha em si, mas sim o fato que os inimigos se repetem, e as estratégias para enfrentar esses inimigos, não exigem que você seja inovador. Depois de conseguir alguns SAS, você pode derrubar praticamente qualquer inimigo, combinando apenas dois elementos durante a batalha.

Como o jogo tem dois protagonistas em campanhas diferentes, ao terminar a primeira campanha com Kasane ou Yuito, jogar novamente pode se tornar cansativo, pois as estratégias de batalha não se diferem muito.

Mas isso não é um defeito do jogo, pois como dissemos anteriormente, Scarlet Nexus tem uma historia longa. Caso você queira acompanhar todos os diálogos  e fazer todos os eventos de amizade, Scarlet  Nexus chega fácil as 20 / 25 horas de Gameplay, como temos duas historias paralelas, o jogo pode chegar a mais de 50 horas.

Se você pretende platinar, pode agregar mais umas 15 /20 horas ao total. Abaixo você confere nossa gameplay completa de Scarlet Nexus com Kassane Yuito:


Evoluindo suas habilidades

Em Scarlet Nexus você vai evoluir seu personagem através da arvore de habilidades. Ao enfrentar inimigos você ganha pontos que podem ser usados para comprar habilidades nessa árvore. Vale ressaltar que você dever seguir uma ordem de evolução. Outro fator é que dentro da árvore você tem subcampos, como habilidade de batalha, Campo Cerebral, Suporte e Foco Cerebral.

Cada evolução exige um número de pontos, com isso deve haver alguma estratégia para não evoluir o personagem de forma desequilibrada. Ademais, nada de novo aqui, nesse aspecto,  Scarlet Nexus não inovou em nada, e apenas usou o mesmo já abordado em games de ação, aventura e RPG.

Entretanto não deixa de ser divertido acompanha a evolução dos personagens conforme você vai avançando na evolução da árvore.

Árvore de Habilidades. Manjada, porém divertida.

Em Scarlet Nexus seu principal aliado nas batalhas vai ser seu poder Psiônico. Com ele você vai poder lançar objetos do campo de batalha em seus inimigos, e em alguns casos, apenas com essa técnica você vai conseguir eliminar esses inimigos.

Além disso, dentre esses objetos disponíveis no cenário, poderá haver itens que irão desencadear uma ação especial, causando muito mais dano ao oponente, ou o deixando atordoado por algum tempo. Vale ressaltar que o Campo Cerebral e o Foco Cerebral também são elementos especiais de batalha que proporcionam grandes vantagens na batalha, mas como você pode imaginar só podem ser acionados em momentos específicos. Scarlet Nexus


Scarlet Nexus Vale a Pena?

Scarlet Nexus tem alguns problemas em muitos seguimentos, desde a historia até sua mecânica deixa alguma coisa a desejar. Entretanto o game também consegue ser acima da média nesses mesmos aspectos. Se você curte RPGs você provavelmente vai gostar do jogo, e se você gosta de Hack n’ Slash, também vai gostar.

Entretanto talvez a duração do jogo faça com que você não se interesse em passar o devido tempo necessário para aproveitar tudo no jogo. Apesar de ter um mode de batalha muito divertido, com o passar das horas as coisas podem ficar repetitivas.

Recomendo você acompanhar a historia desde o início do jogo, pois ao menos no meu caso, uma coisa foi salvando a outra. Quando eu começava a me chatear com a historia, aparecia um inimigo desafiador me obrigando a imaginar uma estratégia…

…quando as batalhas ficavam chatas, vinha a historia com uma reviravolta e eu entrava novamente no jogo. Sendo assim, uma coisa esta intimamente ligada a outra.

Ademais, Scarle Nexus vale muito a pena, e é um dos grandes lançamentos de 2021 até o momento, Se você curte, independente de gênero, um bom jogo, ligue seu console preferido, a vá curtir Scarlet Nexus. Você provavelmente vai gostar.

Ficou interessado em conhecer o jogo? confira abaixo todas as lojas em que Scarle Nexus esta disponível:

Avaliação do Redator

Jogabilidade
9 / 10
9%
Gráficos
8 / 10
8%
Som
7 / 10
7%
Diversão
8 / 10
8%
Nota Final
8 / 10
8%
Marcelo Souza

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *