Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationXbox

Mass Effect | Detonado / Guia de Platina – Parte 8 / Final: Ilos

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Mass Effect? Então acompanhe a parte 8 do detonado completo passo-a-passo de Mass Effect exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Na parte anterior, Shepard chegou em Virmire. Um grupo de reconhecimento do Conselho encontrou a nave de Saren no local, mas em uma base fortemente protegida. Em um plano quase suicida, eles decidem invadir a base e plantar uma bomba para destruir o local. Muitos soldados morreram nessa missão, incluindo um membro da equipe pessoal de Shepard, mas a missão foi concluída. Shepard pode se deparar frente-a-frente com um Reaper, a nave Sovereign. Eles conseguem descobrir os planos de Saren, e pedem o apoio do Conselho, mas o Conselho impede Shepard de seguir com o plano e aprisiona a nave Normandy. O Capitão Anderson arrisca a vida e sua carreira para nos ajudar, e Shepard consegue fugir de Citadel. Agora, só lhe resta impedir Saren de uma vez por todas.

Sem mais delongas, vamos para o detonado:

Vamos continuar com as missões principais. Vá para o cluster Pangaea Expanse. O cluster Pangaea Expanse é composto por um sistema estelar: Refuge. Veja a relação de planetas de cada sistema estelar abaixo:

  • Refuge
    • Agetoton
    • Ilos (Missão Principal: Ilos: Find the Conduit)
    • Zafe

Pouse no planeta Ilos para assistir a uma cena. Antes da última aventura do jogo, o seu parceiro romântico irá fazer uma visitinha no quarto do comandante Shepard, isso é, caso tenha fortalecido seu relacionamento com algum deles. Pode ser a Ashley, o Kaidan ou a Liara, dependendo de suas escolhas no decorrer do jogo. O seu par irá passar a noite com o Shepard, e então irá liberar um troféu:

Paramour I

Esse troféu será liberado quando realizar um romance em Mass Effect.

Agora vamos para a próxima missão principal.

Missão Principal: Ilos: Find the Conduit

A Normandy consegue passar pelo Mu Relay, e chega diante de Ilos. O planeta está muito bem protegido por uma frota de naves de Geths, mas a Normandy consegue chegar sem ser percebida. Ilos é um planeta muito íngreme, com pouco local para pousar, ainda mais perto da base dos Protheans. O piloto Joker consegue o improvável, e o Mako consegue pousar são e salvo em Ilos, bem na porta da base que Saren está tentando invadir. Não poderemos seguir adiante, então vá para o sul. Mate os Geths pelo caminho e siga. Na parte inferior, há Geth Armatures, mas poderá desligá-los em um terminal na área. Siga para o sul pela parte superior e chegará em Courtyard. Há vários Geths e Geth Sappers pelo local, destrua todos e siga até o elevador ao final. Desça pelo elevador, e então encontrará um verdadeiro exército de Geths e Geth Destroyers, com direito a um Geth Prime. Se quiser, pode hackear o controle de quatro Geth Armatures na área, que lutarão ao seu lado. Depois de acabar com todos, siga para o norte e suba a rampa para a sala de segurança. Acione o terminal para ver uma cena, mas Shepard não conseguirá entender a mensagem deixada pelos Protheans. Vá até o elevador embaixo da sala de segurança e suba por ele. O elevador levará para bem perto do Mako. Entre no Mako e verá o portão se abrir. Dirija pelo corredor estreito, destruindo os Geths pelo caminho. Siga até chegar a um bloqueio, e então desça do Mako e entre no elevador à direita. Siga e fale com Vigil. Ele irá explicar toda a trama por trás dos Protheans e dos Reapers. Descobriremos que Citadel é secretamente um Mass Relay que abre um portal direto para um local distante, onde os Reapers hibernam. Esse portal foi fechado, e agora Sovereign quer reabri-lo, trazer a frota de Reapers para Citadel e começar seu plano de genocídio em massa. E a única forma de impedir isso é impedindo Saren de chegar ao Conduit. Irá concluir a missão e receber 2.684 XP.

Missão Principal: Ilos: Race Against Time: Conduit

Volte para o elevador e suba no Mako novamente. Agora que o caminho está desbloqueado, siga em frente e destrua os Geths e Geth Colossus pelo caminho. Apenas siga em frente pelo caminho, e logo verá uma cena. Saren encontrou o Conduit, e já o está utilizando para invadir Citadel. Como ninguém esperava um ataque em larga escala vindo de dentro da própria Citadel, a estação logo é tomada. O portal é aberto, e as naves dos Reapers começam a entrar em Citadel. Você terá menos de 40 segundos para chegar até o Conduit. Ignore completamente os Geth Colossus atirando em você e apenas acelere o mais rápido que conseguir. Deverá ter tempo de sobra. Assim que passar pelo Conduit, a nossa missão em Ilos estará terminada, e deverá liberar o seguinte troféu:

Meritorious Service Medal

Esse troféu será liberado quando completar a missão em Ilos.

Missão Principal: Ilos: Race Against Time: Final Battle

Shepard chega em Citadel, mas o local já está completamente destruído. Você pode falar com a Avina se quiser, mas depois vá ao elevador e suba para Citadel Tower. Siga em frente pelo caminho, matando todos os Geths que aparecem. Aparecerá também um Krogan Warlord e um Geth Destroyer. Continue indo na direção sul, até chegar a um campo aberto no qual uma nave dos Geths começará a deixar um exército de Geths. Corra até os Citadel Defense Turrets e acione-os para que eles ajudem no combate. Fique em cobertura e deixe que as torretas abatam a nave. Depois siga em frente, matando Geths, Geth Destroyers e Krogans. Chegará em outro campo, no qual os inimigos terão Heavy Turrets. Foque-se neles primeiro, eles são muito perigosos. Depois basta seguir em frente, descer a ladeira do lado esquerdo e entrar pela escotilha. Estará dentro de Citadel Tower, e haverá apenas alguns poucos Geths diante de você. Acabe com eles e siga em frente. Ao derrotar tantos inimigos, deverá liberar um troféu:

Soldier

Esse troféu será liberado quando matar 1000 inimigos.

Siga em frente até se encontrar mais uma vez frente a frente com Saren. Durante a conversa, poderá usar seu charme para convencê-lo a desistir de lutar pelos Reapers. Se conseguir convencê-lo, ele irá se matar, e você ganhará 2.086 XP. Se não conseguir, terá de enfrentá-lo. Vá até o painel de controle adiante e opere-o. Terá de tomar mais uma decisão importante para a história geral do jogo. Shepard agora controla a abertura de Citadel, e ele deve decidir se chama a frota do Conselho para salvar o Conselho, ao custo de milhares de vidas, ou se usa a frota para proteger Citadel, deixando o Conselho morrer. A escolha é sua, e não trará muitas consequências para os próximos jogos. Eu escolherei salvar o Conselho. Depois, verá uma longa cena, e então teremos de enfrentar Saren uma última vez. Ele é forte e rápido, busque uma cobertura e só atire quando tiver uma ampla oportunidade de atingi-lo. Após tirar um terço da vida dele, verá uma cena, e então ele irá chamar Geths para a arena. Acabe com os Geths e então continue lutando contra Saren. Ao final da batalha, tudo estará decidido, e verá a cena da destruição de Sovereign. Já deverá liberar o seguinte troféu:

Medal of Honor

Esse troféu será liberado quando fechar o jogo.

Se veio seguindo o guia até aqui, então este deverá ter sido o último troféu do jogo. Ao obter todos os troféus, irá liberar também a grandiosa platina:

N7 Elite

Esse troféu de platina será liberado quando adquirir todos os outros troféus.

E não acabou ainda. O Conselho se sentirá muito grato por ter sido salvo (ou não), e irão solicitar um nome para ocupar a cadeira da humanidade no Conselho. A última escolha do jogo será quem você quer que se torne o membro humano do Conselho: Capitão Anderson ou Embaixador Udina. Escolha quem você quiser, isso só trará algumas poucas diferenças insignificantes nos próximos jogos.

Falando em próximos jogos, saiba que o seu save de Mass Effect pode ser usado quando for jogar Mass Effect 2. Ao fazer isso, poderá dar continuidade nas suas decisões, como por exemplo quais personagens sobreviveram ou morreram, quem foi o romance de Shepard, e muito mais. Antes de seguir para o segundo jogo, recomendo que você rejogue esse jogo no modo New Game +, carregando seu nível, suas armas e upgrades para um novo jogo. Você pode aproveitar para rejogar o jogo na dificuldade Insanity, e com seu nível e equipamentos atuais, não será tão difícil. Espere, porém, por um desafio considerável, pelo menos nos momentos de combates intensos. Não será preciso realizar qualquer missão secundária, se não quiser. Pode se dedicar inteiramente às missões principais e fechar o jogo. Porém, caso decida jogar o jogo pela segunda vez, recomendo que mantenha o seu save do final da primeira jogatina intacto. Desta forma, todas as suas escolhas principais serão utilizadas no segundo jogo, sem sofrerem interferência das decisões tomadas na segunda jogatina na dificuldade Insanity. Caso decida fechar o jogo na dificuldade Insanity, irá liberar o seguinte troféu:

Insanity I

Esse troféu será liberado quando fechar Mass Effect na dificuldade Insanity.

Parabéns por ter platinado Mass Effect, o primeiro jogo de uma das mais épicas franquias de todos os tempos! Nos vemos novamente em Mass Effect 2!

E chegamos ao final do nosso detonado completo e guia de conquistas de Mass Effect, exclusivo aqui do Games Ever! Espero que tenha gostado!

Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial