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Mass Effect | Detonado / Guia de Platina – Parte 1: Eden Prime

Está com alguma dificuldade em Mass Effect? Então acompanhe a parte 1 do detonado completo passo-a-passo de Mass Effect exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox e Steam!

Antes de começarmos nosso detonado, que será também um guia de platina, vou dar algumas dicas de procedimento que vão dar uma ajuda ao longo do caminho:

  1. Na etapa de customização do personagem, há dois personagens pré-selecionados, mas eu aconselho que escolha Enter New ID para formar o seu personagem. A primeira escolha será sobre o sexo do seu personagem. No decorrer do guia, usaremos um personagem masculino. Se usar um personagem feminino, alguns relacionamentos não estarão disponíveis, e outros estarão. Escolherei Custom Male para formar um personagem masculino. Defina um nome para o seu personagem.
  2. A próxima escolha será sobre o histórico do personagem antes do serviço militar. Históricos diferentes afetam o background do personagem e possibilita missões específicas. Irei selecionar Spacer. Depois, será a vez do perfil militar do personagem. Isso afeta atributos do personagem. Escolherei War Hero.
  3. A seguir, precisará escolher a classe do seu personagem. A classe irá definir quais tipos de armadura ou armas seu personagem poderá usar, e quais habilidades ele terá. Eu recomendo fortemente que jogue com a classe Engineer, para ter acesso a habilidades especificas que serão necessárias para diversos troféus do jogo. Para a habilidade bônus, eu escolherei Assault Rifles. Por fim, poderá modelar a aparência do seu personagem. Fique à vontade para definir a aparência como quiser.
  4. Há 5 dificuldades disponíveis no jogo desde o início: Casual, Normal, Veteran, Hardcore e Insanity. Há um troféu relacionado a fechar o jogo na dificuldade Insanity, porém eu recomendo fortemente que não comece o jogo diretamente nesta dificuldade. Isso tornará a platina muito mais complicada do que ela precisa! Diversos outros troféus serão bem facilitados se jogar na dificuldade Casual ou Normal. Depois, poderá rejogar o jogo na dificuldade Insanity, com todo o equipamento e nível adquirido na primeira jogatina, e se focar apenas nas missões principais para fechar o jogo rapidamente, de forma muito mais fácil.
  5. Jogando com a classe Engineer, terá algumas habilidades especiais. Essas habilidades são necessárias para diversos troféus do jogo, então concentre-se em usar esses poderes para derrotar inimigos, até conseguir cada respectivo troféu. Não se esqueça disso, use essas habilidades desde o início para conseguir esses troféus o quanto antes.
  6. Shepard não terá todas as habilidades necessárias para os troféus, mas alguns de seus companheiros de equipe sim. Escolha companheiros de equipe que tenham habilidades especiais específicas para alguns troféus, e use essas habilidades até conseguir todos os troféus relacionados a habilidades. Depois que conseguir isso, poderá usar os companheiros que quiser.
  7. Nos diálogos do jogo, recomendo que obtenha o máximo de informações que puder, escolhendo as opções do lado esquerdo, e então, quando tomar decisões, escolha sempre a opção do lado superior direito, quando possível. Isso irá conceder pontos de Paragon para Shepard, que será necessário para um troféu. Seja sempre um personagem “bonzinho”.

Sem mais delongas, vamos para o detonado:

Parte 1: Eden Prime

No ano de 2148, a humanidade chegou em marte, e descobriu tecnologia alienígena capaz de aprimorar a tecnologia humana em centenas de anos. A humanidade passou a poder viajar em velocidade superior à luz, permitindo que chegássemos em sistemas distantes no espaço. Depois, descobrimos outro artefato alienígena, um Mass Effect Relay, capaz de lançar naves em milhões de anos-luz no espaço, o que permitiu à humanidade descobrir novos sistemas estelares. A humanidade encontrou vida alienígena inteligente, e os primeiros contatos resultaram em conflitos e guerras. Anos depois, a humanidade conseguiu fechar acordos de paz, e agora ela está presente em colônias de diversas galáxias. As raças alienígenas possuem um Council, onde eles criam leis que governam o espaço. O Council possui sua própria polícia, a C-Sec, e seus agentes especiais, os Spectres, para manter a lei do Council em todos os sistemas estelares. A raça humana luta para ter um espaço no Council, e para isso tenta conseguir cada vez mais poder e influência. A nova esperança da humanidade está em um homem (ou mulher): Shepard.

MASS EFFECT - COMMANDER SHEPARD

John Shepard (ou Jane, caso seja feminina) é um notório tenente comandante da Aliança, o exército dos seres humanos. Um veterano de guerra que conquistou notoriedade e medalhas de honra ao sobreviver a um ataque massivo em Elysium, no que ficou conhecido como Skyllian Blitz. Ele entrou para o grupo de forças especiais, chamado N7, e logo se graduou como o mais destacado entre os membros. Com um currículo e discipline impecáveis, ele foi indicado por David Anderson para ser um candidato proeminente a se tornar um Spectre, um agente secreto a serviço direto do Council.

Na cena inicial, já conhecerá também o David Anderson e o

MASS EFFECT - DAVID ANDERSON

David Anderson é o notório herói de guerra e o capitão de uma das mais avançadas naves espaciais da Aliança, a Normandy SSV. A Normandy SSV é uma nave espacial designada para missões secretas e de alta importância, de modo que a nave não se destaca em poder de fogo e velocidade, mas prioriza sistemas de defesa e de furtividade, capaz de passar desapercebido em áreas hostis. Disciplinado e com um poder de liderança irrefutável, David é um militar veterano que conhece o jogo de poder e de ambições políticas por trás dos panos, sempre agindo com responsabilidade e honestidade.

MASS EFFECT - SAREN ARTERIUS

Saren Arterius é um alienígena da raça Turian, uma das principais raças alienígenas no universo do jogo. Veterano de guerra e soldado excepcional, Saren é um dos mais notáveis Spectres a serviço do Council. Após inúmeras missões bem sucedidas como Spectre, ele possui total confiança do Council para as missõs mais difíceis, principalmente missões de reconhecimento ou que exigem discrição. Os relatórios apontam que ele possui métodos brutais e pouco ortodoxos para conseguir as informações, mas não há dúvidas que ele cumpre suas missões com notável eficiência.

Missão Principal: Prologue: On the Normandy

Normandy

MASS EFFECT - NORMANDY SSV

O jogo começa com um diálogo entre David, Saren e Shepard, e poderá entender como os diálogos do jogo funcionam. Sempre que houver uma opção a ser escolhida, saiba que a opção superior do lado direito é a “boa”, que indica um bom relacionamento com as pessoas. A opção inferior do lado direito é a “ruim”, que indica conflito ou um mau relacionamento com as pessoas. A opção do meio do lado direito é a “neutra”, que não interfere no relacionamento. Recomendo que sempre seja “bom” e escolha a opção superior. As opções do lado esquerdo geralmente são opcionais e representam informações adicionais sobre os acontecimentos. Muitas vezes, eles são importantes, então escolha essas opções para obter novas informações, o que pode levar a novas missões secundárias ou informações. Opções já selecionadas ficam “escurecidas” e não precisam ser selecionadas novamente. Eu recomendo a sempre selecionar todas as informações adicionais antes de avançar no diálogo, pois isso é necessário para conseguir alguns troféus.

Quando o diálogo terminar, estará sob controle de Shepard. Começará o jogo no nível 1, e com 3 pontos de upgrade para comprar habilidades. Recomendo que coloque os 3 pontos iniciais em Charm, para poder melhorar as opções de diálogo positivas, chamadas de Paragon. Shepard começa o jogo equipado com a armadura Onyx I, a metralhadora Lancer I, a espingarda Storm I, a pistola Kessler I, o rifle sniper Avenger I, uma Grenade Launcher e a omni-tool Bluewire Tool I. Além disso, já começará o jogo com vários Codex, que são informações sobre a história do jogo e os personagens. Os únicos Codex que importam para troféus são os relacionados a raças alienígenas, então apenas irei mencionar como conseguir essas ao longo do jogo. Já terá uma no início do jogo: o Codex: Aliens: Council Races: Turians. Fique atento para obter mais em diálogos ao longo do jogo. Estará no interior da nave Normandy, e poderá falar com outros dois personagens relevantes: Joker e Kaidan.

MASS EFFECT - JOKER

Jeff Moreau, conhecido informalmente como Joker, é o piloto da nave Normandy SSV. Joker nasceu com uma doença rara, chamada Síndrome de Vrolik, que deixou seus ossos fracos. Sendo assim, ele possui dificuldade para andar, e sendo assim, ele dedicou a sua vida ao estudo. Apaixonado por naves espaciais, ele logo descobriu um talento natural para pilotá-las. Ele entrou para a Aliança e se tornou tenente, subindo rapidamente de patente. Suas habilidades são conhecidas em todo o universo, e ele mesmo adora se vangloriar por ser o melhor piloto da Aliança. Não é à toa que foi chamado para ser o piloto do Normandy SSV, uma das naves mais complexas na Aliança.

MASS EFFECT - KAIDAN ALENKO

Kaidan Alenko é um sentinela da marinha da Aliança. Ele é um biótico, o que quer dizer que ele foi treinado desde jovem para manipular o campo gravitacional e de força. Ele possui implantes L2, os mais avançados para a época, e sofre com as consequências. Ele costuma sentir dores e tonturas, mas fora isso, ele se adaptou bem aos implantes, que já causou sequelas e problemas permanentes em outros soldados. Sua habilidade em combate e comprometimento o trouxeram à equipe do Normandy SSV.

Pode falar com eles se quiser, mas nada de importante será dito. Siga pelo corredor e fale com o Navegador Pressly, o navegador da nave. Acostume-se a fazer perguntas opcionais para obter informações adicionais nos diálogos. Mais adiante, fale com a Doutora Chakwas, que está falando com o Cabo Jenkins. Siga em frente pela porta, até a sala de reuniões, e fale com Nihlus, outro alienígena da raça Turian (acostume-se a reconhecê-los). Terá uma longa conversa, no qual o grupo revela que a missão é encontrar um artefato misterioso no planeta Eden Prime. Durante a conversa, certifique-se de perguntar sobre os Protheans (é opcional) para conseguir o Codex: Aliens: Extinct Races: Protheans. Essa é a única forma de conseguir esse Codex, que será necessário para um troféu no futuro, então não perca a oportunidade! Ao final do diálogo, irá completar a missão e começar a próxima.

Missão Principal: Prologue: Find the Beacon

Eden Prime

Shepard estará no planeta Eden Prime, acompanhado de dois outros integrantes: Kaidan Alenko e Richard L. Jenkins. Ambos possuem sua própria árvore de habilidades, começam no nível 1 e possuem 2 pontos de habilidade disponíveis. Antes de avançar, recomendo comprar novas habilidades. Para o Kaiden, recomendo que compre Barrier e First Aid. Para o Jenkins, não precisa comprar nada. Siga em frente e verá alguns alienígenas dóceis chamados Gas Bags. Eles são inofensivos, mas pode usá-los para treinar sua mira e aprender sobre os controles do jogo. O jogo ensinará a mirar, atirar e trocar as armas. Vire à direita para encontrar um Upgrade Kit. Esses kits possuem vários upgrades que podem ser equipados na armadura ou em armas, pela tela de menu Equipment. Equipe sempre o que achar melhor de acordo com seu estilo de jogo, há vários upgrades diferentes.

Depois siga para o outro lado, e, após uma cena, será atacado por alguns Geth Recon Drones. Acabe com eles e então se aproxime do corpo de Jenkins para descobrir que ele está morto. Siga em frente, matando mais Geth Recon Drones. O jogo ensinará como fornecer comandos aos integrantes da equipe, como “ataquem” e “recuem”. Se seguir pela esquerda, encontrará um Medical Kit, onde pode restabelecer os Medi-Gels, itens curativos do jogo. Quando você ou algum companheiro estiver ferido, pode pressionar triangulo para usar um Medi-Gel e se curar. Há um troféu relacionado a isso:

First Aid Specialist

Esse troféu será liberado quando usar Medi-Gel 50 vezes.

Seguindo em frente, verá uma breve cena que apresentará a personagem Ashley Williams.

MASS EFFECT - ASHLEY WILLIAMS

Ashley Williams é uma chefe de armas na Aliança. Combatente veterana e condecorada, ela sempre se mostrou proeminente em armas e em combate aberto, o que lhe rendeu várias promoções. Logo a Ashley foi designada para chefiar uma equipe de proteção da colônia humana em Eden Prime. Ela é muito bem treinada e preparada para confrontos contra criminosos, mas quando naves portando robôs autônomos com tecnologia alienígena desconhecida apareceram, ela nada pôde fazer para protegê-los. Mesmo em número menor, ela conseguiu liderar a resistência no local até a chegada de reforços.

Após a cena, elimine os Geth Troopers no local, que são inimigos mais avançados, máquinas bípedes com escudos. Ao causar dano neles, precisará primeiro remover o escudo, representado em azul, e então causar dano na máquina em si. Após derrotá-los, fale com a Ashley. Durante essa conversa, irá adquirir o Codex: Aliens: Non-Council Races: Geth. Ashley passará a ser uma integrante da nossa equipe. Ela começa no nível 1 e com 2 pontos de habilidades disponíveis, então aproveite para comprar as habilidades que preferir para ela.

Pois bem, vamos falar de habilidades. Para usar uma habilidade ou ordenar a um companheiro que use essas habilidades, segure R1 e escolha o comando desejado. Há troféus relacionados ao uso de habilidades especiais em batalha, e recomendo que use essas habilidades frequentemente, pelo menos até conseguir o troféu. Essas habilidades são úteis, e irá querer usá-las constantemente e aprimorá-las. Shepard, sendo da classe Engineer, usa pistolas e metralhadoras, conhece as habilidades Sabotage, que causa dano e superaquece armas, e Overload, que detona o escudo inimigo. Ele pode aprender AI Hacking, que permite tornar robôs inimigos em aliados por alguns segundos, Damping, que paralisa inimigos e os impede de usar habilidades por alguns segundos, e Neural Shock, que derruba e envenena inimigos orgânicos. Usar essas habilidades em batalha será necessário para conseguir alguns troféus:

Electronics Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Shield Overload 25 vezes.

Sabotage Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Sabotage 25 vezes.

AI Hacking Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade AI Hacking 25 vezes.

Damping Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Damping Field 25 vezes.

Neural Shock Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Neural Shock 25 vezes.

Já Kaiden, por ser um Sentinel, não possui especialidade em armas, mas conhece as habilidades Throw, que arremessa os inimigos, Barrier, que cria uma barreira defensiva, e Sabotage, e pode aprender Lift, que ergue os inimigos no ar e os deixam imóveis, Stasis, que imobiliza o inimigo, Overload e Neural Shock. As habilidades dele podem ser usadas para conseguir outros troféus:

Throw Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Throw 25 vezes.

Barrier Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Barrier 25 vezes.

Lift Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Lift 25 vezes.

Stasis Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Stasis 25 vezes.

Ashley, por sua vez, é uma Soldier, o que quer dizer que ela não terá habilidades especiais, e sim treinamento com armas de fogo. Essas habilidades não serão necessárias para nenhum troféu, então gaste seus pontos de habilidade como preferir. À direita, encontrará um Upgrade Kit e também uma caixa que contém novas peças de equipamento ou armas. Pegue tudo, e equipe Shepard e seus companheiros com o que tiver de melhor. Siga em frente, e o jogo irá ensinar a usar cobertura e a lançar granadas (pressione Quadrado (Botão Playstation)). Derrote mais Geth Troopers, e deverá evoluir de nível.

Cada vez que Shepard evoluir um nível, ele e os companheiros ganharão 4 pontos de habilidade. É preciso atenção para usar bem esses pontos de habilidade. No caso do Shepard, recomendo prioridade em Charm, para poder resolver situações complexas por meio do diálogo. Ignore completamente o campo Intimidate, não precisa alocar nenhum ponto nesse campo. Em seguida, recomendo que melhore Decryption, para poder hackear portas e cofres mais complexos, e Electronics, para poder hackear computadores e sistemas mais complexos. Depois disso, recomendo que foque primeiro em conseguir novas habilidades, e depois em aprimorar as habilidades que mais gosta de utilizar.

Investigue o local adiante para ver que o sinal foi movido. Agora, teremos de encontrá-lo. Abra a caixa ao lado e suba a colina. Verá uma cena, e então conhecerá um novo inimigo: zumbis chamados Husks. Acabe com eles rapidamente. Como eles são frágeis, poderá derrotá-los com golpes físicos, pressionando Circulo. Com isso, poderá adiantar o seguinte troféu:

Bruiser

Esse troféu será liberado quando matar 100 inimigos com golpes físicos.

Ao acabar com alguns deles, irá adquirir o Codex: Aliens: Non-Sapient Creatures: Husks. Há duas casas adiante, uma delas estará aberta e conterá dois Crates lá dentro. A outra casa estará trancada. Essa será a sua primeira experiência com descriptografia, um recurso necessário para destrancar portas, baús trancados e computadores diversos. Trata-se de um pequeno minigame de reflexo, no qual tem de pressionar botões conforme eles aparecem na tela. Não é difícil e pode tentar quantas vezes quiser, mas conforme progride, alguns minigames podem ser difíceis. Precisará evoluir as habilidades Electronics e Decryption para conseguir hackear alguns objetos, então foque-se neles. Também pode usar Omni-Gel para pular o minigame, mas esse recurso é escasso. Você pode destruir armas e upgrades para fabricar Omni-Gel, caso precise de mais em algum minigame complicado.

Seja como for, assim que abrir a porta, encontrará uma cientista chamada Dra. Warren, junto de seu assistente, o Dr. Manuel. Eles nos darão mais detalhes sobre o artefato misterioso que estamos procurando. Após a conversa, siga em frente. Suba a colina e verá uma cena que apresentará um novo personagem. Siga em frente e verá uma nave partir, e então logo o local estará repleto de Husks e Geth Troopers. Proteja-se e acabe com todos. Pegue os itens na área e então investigue o corpo de Nihlus. Verá uma cena com um sobrevivente chamado Powell. Após a conversa, vá até o trem, e encontrará muitos Geth Troopers. Aprenda a usar diferentes armas para cada situação, como por exemplo rifles sniper se os inimigos estiverem longe, e espingardas se os inimigos estiverem perto. E lembre-se de usar os seus poderes, para adiantar os troféus. Vá até o final da plataforma e opere os controles do trem.

Após uma breve cena, estará em uma corrida contra o tempo. Precisará desarmar quatro bombas em menos de 5 minutos, então seja rápido e não perca tempo. Saindo do trem, a primeira bomba estará diretamente à sua esquerda. Suba a rampa e derrote os Geth Troopers. Após atravessar a passarela, a segunda bomba estará à esquerda. Siga em frente e verá mais uma bomba à esquerda. Cuidado com os Geth Shock Troopers e Geth Snipers ao final. Acabe com todos e encontrará a última bomba ao final do caminho. Quando desarmar as quatro bombas, pode ficar tranquilo. Abra a caixa ao lado e siga em frente. Enfrentará Geth Troopers e Husks. Após eliminar todos, não vá até o objetivo ainda. Explore o local para encontrar algumas caixas e armários com armas. Alguns estarão trancados, e terá de hackear. Após coletar tudo, vá até o artefato misterioso e examine-o para ver uma cena. Shepard terá estranhas visões vindas do artefato antes de ele explodir. Ao final das cenas, deverá liberar um troféu:

Distinguished Service Medal

Esse troféu será liberado quando completar a missão em Eden Prime.

Normandy

Horas depois, Shepard despertará em sua nave, Normandy. Após uma conversa com o Capitão Anderson, nosso próximo objetivo é ir até o Council e contar tudo o que descobrimos. Quando reaver o controle sobre Shepard, estará na enfermaria da nave. Saia e fale com a Ashley. Bem, vamos dar uma volta na nave. Este é o andar intermediário, onde fica o refeitório, a enfermaria e as acomodações. Desça pelo elevador para a baía, o deque inferior. Aqui, poderá equipar os companheiros através dos armários deles, e também poderá comprar e vender armas e equipamentos com o Alliance Requisition Officer. As armas são caras, e não deverá ter dinheiro para comprar novas armas com ele no momento, mas poderá comprar o Medigel Upgrade I e o Grenade Upgrade I, que aumentam a quantidade de Medi-Gels e granadas que poderá transportar, respectivamente. Aqui embaixo, também encontrará a sala do reator. Suba pelo elevador e suba as escadas para o deque principal. Aqui no deque principal, fica a sala de navegação, a sala de conferências e o cockpit. Vá até o cockpit e fale com o piloto, Joker, para ver uma cena em que chegamos até Citadel, a capital do Council. A missão terminará aqui.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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