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Mass Effect | Detonado / Guia de Platina – Parte 1: Eden Prime

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Está com alguma dificuldade em Mass Effect? Então acompanhe a parte 1 do detonado completo passo-a-passo de Mass Effect exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Antes de começarmos nosso detonado, que será também um guia de platina, vou dar algumas dicas de procedimento que vão dar uma ajuda ao longo do caminho:

  • Na etapa de customização do personagem, há dois personagens pré-selecionados, mas eu aconselho que escolha Enter New ID para formar o seu personagem. A primeira escolha será sobre o sexo do seu personagem. No decorrer do guia, usaremos um personagem masculino. Se usar um personagem feminino, alguns relacionamentos não estarão disponíveis, e outros estarão. Escolherei Custom Male para formar um personagem masculino. Defina um nome para o seu personagem.
  • A próxima escolha será sobre o histórico do personagem antes do serviço militar. Históricos diferentes afetam o background do personagem e possibilita missões específicas. Irei selecionar Spacer. Depois, será a vez do perfil militar do personagem. Isso afeta atributos do personagem. Escolherei War Hero.
  • A seguir, precisará escolher a classe do seu personagem. A classe irá definir quais tipos de armadura ou armas seu personagem poderá usar, e quais habilidades ele terá. Eu recomendo fortemente que jogue com a classe Engineer, para ter acesso a habilidades especificas que serão necessárias para diversos troféus do jogo. Para a habilidade bônus, eu escolherei Assault Rifles. Por fim, poderá modelar a aparência do seu personagem. Fique à vontade para definir a aparência como quiser.
  • Há 5 dificuldades disponíveis no jogo desde o início: Casual, Normal, Veteran, Hardcore e Insanity. Há um troféu relacionado a fechar o jogo na dificuldade Insanity, porém eu recomendo fortemente que não comece o jogo diretamente nesta dificuldade. Isso tornará a platina muito mais complicada do que ela precisa! Diversos outros troféus serão bem facilitados se jogar na dificuldade Casual ou Normal. Depois, poderá rejogar o jogo na dificuldade Insanity, com todo o equipamento e nível adquirido na primeira jogatina, e se focar apenas nas missões principais para fechar o jogo rapidamente, de forma muito mais fácil.
  • Jogando com a classe Engineer, terá algumas habilidades especiais. Essas habilidades são necessárias para diversos troféus do jogo, então concentre-se em usar esses poderes para derrotar inimigos, até conseguir cada respectivo troféu. Não se esqueça disso, use essas habilidades desde o início para conseguir esses troféus o quanto antes.
  • Shepard não terá todas as habilidades necessárias para os troféus, mas alguns de seus companheiros de equipe sim. Escolha companheiros de equipe que tenham habilidades especiais específicas para alguns troféus, e use essas habilidades até conseguir todos os troféus relacionados a habilidades. Depois que conseguir isso, poderá usar os companheiros que quiser.
  • Nos diálogos do jogo, recomendo que obtenha o máximo de informações que puder, escolhendo as opções do lado esquerdo, e então, quando tomar decisões, escolha sempre a opção do lado superior direito, quando possível. Isso irá conceder pontos de Paragon para Shepard, que será necessário para um troféu. Seja sempre um personagem “bonzinho”.
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Sem mais delongas, vamos para o detonado:

No ano de 2148, a humanidade chegou em marte, e descobriu tecnologia alienígena capaz de aprimorar a tecnologia humana em centenas de anos. A humanidade passou a poder viajar em velocidade superior à luz, permitindo que chegássemos em sistemas distantes no espaço. Depois, descobrimos outro artefato alienígena, um Mass Effect Relay, capaz de lançar naves em milhões de anos-luz no espaço, o que permitiu à humanidade descobrir novos sistemas estelares. A humanidade encontrou vida alienígena inteligente, e os primeiros contatos resultaram em guerras. Anos depois, a humanidade conseguiu fechar acordos de paz, e agora ela está presente em colônias de diversas galáxias. As raças alienígenas possuem um Conselho, onde eles criam leis que governam o espaço. O Conselho possui sua própria polícia, a C-Sec, e seus agentes especiais, os Spectres, para manter a lei do Conselho em todos os sistemas estelares. A raça humana luta para ter um espaço no Conselho, e para isso tenta conseguir cada vez mais poder e influência. A nova esperança da humanidade está no comandante espacial Shepard, que após se tornar um herói de guerra, agora tem todas as qualificações para vir a se tornar o primeiro humano Spectre.

Missão Principal: Prologue: On the Normandy

Normandy

O jogo começa com um diálogo, e poderá entender como os diálogos do jogo funcionam. Sempre que houver uma opção a ser escolhida, saiba que a opção superior do lado direito é a “boa”, que indica um bom relacionamento com as pessoas. A opção inferior do lado direito é a “ruim”, que indica conflito ou um mau relacionamento com as pessoas. A opção do meio do lado direito é a “neutra”, que não interfere no relacionamento. Recomendo que sempre seja “bom” e escolha a opção superior. As opções do lado esquerdo geralmente são opcionais e representam informações adicionais sobre os acontecimentos. Muitas vezes, eles são importantes, então escolha essas opções para obter novas informações, o que pode levar a novas sidequests ou informações. Opções já selecionadas ficam “escurecidas” e não precisam ser selecionadas novamente. Eu recomendo a sempre selecionar todas as informações adicionais antes de avançar no diálogo, isso é importante para alguns troféus.

Começará o jogo no nível 1, e com 3 pontos de upgrade para comprar habilidades. Recomendo que coloque os 3 pontos iniciais em Charm, para poder melhorar as opções de diálogo positivas, chamadas de Paragon. Shepard começa o jogo equipado com a armadura Onyx I, a metralhadora Lancer I, a espingarda Storm I, a pistola Kessler I, o rifle sniper Avenger I, uma Grenade Launcher e a omni-tool Bluewire Tool I. Além disso, já começará o jogo vários Codex, que são informações sobre a história do jogo e os personagens. Os únicos Codex que importam para troféus são os relacionados a raças alienígenas, então apenas irei mencionar essas. Já terá uma no início do jogo: o Codex: Aliens: Council Races: Turians. Irá obter mais em diálogos ao longo do jogo.

Estará no interior da nave Normandy. Poderá falar com o Joker e o Kaidan se quiser, mas nada de importante será dito. Siga pelo corredor e fale com o Navegador Pressly, o navegador da nave. Acostume-se a fazer perguntas opcionais para obter informações adicionais nos diálogos. Mais adiante, fale com a Doutora Chakwas, que está falando com o Cabo Jenkins. Siga em frente pela porta, até a sala de reuniões, e fale com Nihlus, um alienígena da raça Turian (acostume-se a reconhecê-los). Terá uma longa conversa, no qual o grupo revela que a missão é encontrar um artefato misterioso no planeta Eden Prime. Durante a conversa, certifique-se de perguntar sobre os Protheans (é opcional) para conseguir o Codex: Aliens: Extinct Races: Protheans. Essa é a única forma de conseguir esse Codex, que será necessário para um troféu no futuro, então não perca a oportunidade! Ao final do diálogo, irá completar a missão e começar a próxima.

Missão Principal: Prologue: Find the Beacon

Eden Prime

Shepard estará no planeta Eden Prime, acompanhado de dois outros integrantes: Kaidan Alenko e Richard L. Jenkins. Ambos possuem sua própria árvore de habilidades, começam no nível 1 e possuem 2 pontos de habilidade. Para o Kaiden, recomendo que compre Barrier e First Aid. Para o Jenkins, não precisa comprar nada. Siga em frente e verá alguns alienígenas dóceis chamados Gas Bags. Eles são inofensivos, mas pode usá-los para treinar sua mira e aprender sobre os controles do jogo. O jogo ensinará a mirar, atirar e trocar as armas. Vire à direita para encontrar um Upgrade Kit. Esses kits possuem vários upgrades que podem ser equipados na armadura ou em armas, pela tela de menu Equipment. Equipe sempre o que achar melhor de acordo com seu estilo de jogo, há vários upgrades diferentes. Depois siga para o outro lado, e, após uma cena, será atacado por alguns Geth Recon Drones. Acabe com eles e então se aproxime do corpo de Jenkins para descobrir que ele está morto. Siga em frente, matando mais Geth Recon Drones. O jogo ensinará como fornecer comandos aos integrantes da equipe, como “ataquem” e “recuem”. Se seguir pela esquerda, encontrará um Medical Kit, onde pode restabelecer os Medi-Gels, itens curativos do jogo. Quando você ou algum companheiro estiver ferido, pode pressionar triangulo para usar um Medi-Gel e se curar. Há um troféu relacionado a isso:

First Aid Specialist

Esse troféu será liberado quando usar Medi-Gel 50 vezes.

Seguindo em frente, verá uma breve cena que apresentará a personagem Ashley Williams. Elimine os Geth Troopers no local, que são inimigos mais avançados, máquinas bípedes com escudos. Ao causar dano neles, precisará primeiro remover o escudo, representado em azul, e então causar dano na máquina em si. Após derrotá-los, fale com a Ashley. Durante essa conversa, irá adquirir o Codex: Aliens: Non-Council Races: Geth. Ashley passará a ser uma integrante da nossa equipe. Ela começa no nível 1 e com 2 pontos de habilidades, compre as habilidades que preferir para ela. Pois bem, vamos falar de habilidades. Para usar uma habilidade ou ordenar a um companheiro que use essas habilidades, segure R1 e escolha o comando desejado. Há troféus relacionados ao uso de habilidades especiais em batalha, e recomendo que use essas habilidades frequentemente, pelo menos até conseguir o troféu. Essas habilidades são úteis, e irá querer usá-las constantemente e aprimorá-las. Shepard, sendo da classe Engineer, usa pistolas e metralhadoras, conhece as habilidades Sabotage, que causa dano e superaquece armas, e Overload, que detona o escudo inimigo, e pode aprender AI Hacking, que permite tornar robôs inimigos em aliados por alguns segundos, Damping, que paralisa inimigos e os impede de usar habilidades por alguns segundos, e Neural Shock, que derruba e envenena inimigos orgânicos. Usar essas habilidades em batalha será necessário para conseguir alguns troféus:

Electronics Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Shield Overload 25 vezes.

Sabotage Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Sabotage 25 vezes.

AI Hacking Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade AI Hacking 25 vezes.

Damping Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Damping Field 25 vezes.

Neural Shock Specialist

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Neural Shock 25 vezes.

Já Kaiden, por ser um Sentinel, não possui especialidade em armas, conhece as habilidades Throw, que arremessa os inimigos, Barrier, que cria uma barreira defensiva, e Sabotage, e pode aprender Lift, que ergue os inimigos no ar e os deixam imóveis, Stasis, que imobiliza o inimigo, Overload e Neural Shock. As habilidades dele podem ser usadas para conseguir outros troféus:

Throw Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Throw 25 vezes.

Barrier Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Barrier 25 vezes.

Lift Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Lift 25 vezes.

Stasis Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Stasis 25 vezes.

Ashley, por sua vez, é uma Soldier, o que quer dizer que ela não terá habilidades especiais, e sim treinamento com armas de fogo. Essas habilidades não serão necessárias para nenhum troféu, então gaste seus pontos de habilidade como preferir. À direita, encontrará um Upgrade Kit e também uma caixa que contém novas peças de equipamento ou armas. Pegue tudo, e equipe Shepard e seus companheiros com o que tiver de melhor. Siga em frente, e o jogo irá ensinar a usar cobertura e a lançar granadas (pressione Quadrado (Botão Playstation)). Derrote mais Geth Troopers, e deverá evoluir de nível. Cada vez que Shepard evoluir um nível, ele e os companheiros ganharão 4 pontos de habilidade. É preciso atenção para usar bem esses pontos de habilidade. No caso do Shepard, recomendo prioridade em Charm, para poder resolver situações complexas por meio do diálogo. Ignore completamente o campo Intimidate, não precisa alocar nenhum ponto nesse campo. Em seguida, recomendo que melhore Decryption, para poder hackear portas e cofres mais complexos, e Electronics, para poder hackear computadores e sistemas mais complexos. Depois disso, recomendo que foque primeiro em conseguir novas habilidades, e depois em aprimorar as habilidades que mais gosta de utilizar.

Investigue o local adiante para ver que o sinal foi movido. Agora, teremos de encontrá-lo. Abra a caixa ao lado e suba a colina. Verá uma cena, e então conhecerá um novo inimigo: zumbis chamados Husks. Acabe com eles rapidamente. Como eles são frágeis, poderá derrotá-los com golpes físicos, pressionando Circulo. Com isso, poderá adiantar o seguinte troféu:

Bruiser

Esse troféu será liberado quando matar 100 inimigos com golpes físicos.

Ao acabar com alguns deles, irá adquirir o Codex: Aliens: Non-Sapient Creatures: Husks. Há duas casas adiante, uma delas estará aberta e conterá dois Crates lá dentro. A outra casa estará trancada. Essa será a sua primeira experiência com descriptografia, um recurso necessário para destrancar portas, baús trancados e computadores diversos. Trata-se de um pequeno minigame de reflexo, no qual tem de pressionar botões conforme eles aparecem na tela. Não é difícil e pode tentar quantas vezes quiser, mas conforme progride, alguns minigames podem ser difíceis. Precisará evoluir as habilidades Electronics e Decryption para conseguir hackear alguns objetos, então foque-se neles. Também pode usar Omni-Gel para pular o minigame, mas esse recurso é escasso. Você pode destruir armas e upgrades para fabricar Omni-Gel, caso precise de mais em algum minigame complicado. Seja como for, assim que abrir a porta, encontrará uma cientista chamada Dra. Warren, junta de seu assistente, o Dr. Manuel. Eles nos darão mais detalhes sobre o artefato misterioso que estamos procurando. Após a conversa, siga em frente. Suba a colina e verá uma cena que apresentará um novo personagem. Siga em frente e verá uma nave partir, e então logo o local estará repleto de Husks e Geth Troopers. Proteja-se e acabe com todos. Pegue os itens na área e então investigue o corpo de Nihlus. Verá uma cena com um sobrevivente chamado Powell. Após a conversa, vá até o trem, e encontrará muitos Geth Troopers. Aprenda a usar diferentes armas para cada situação, como por exemplo rifles sniper se os inimigos estiverem longe, e espingardas se os inimigos estiverem perto. E lembre-se de usar os seus poderes, para adiantar os troféus. Vá até o final da plataforma e opere os controles do trem.

Após uma breve cena, estará em uma corrida contra o tempo. Precisará desarmar quatro bombas em menos de 5 minutos, então seja rápido e não perca tempo. Saindo do trem, a primeira bomba estará diretamente à sua esquerda. Suba a rampa e derrote os Geth Troopers. Após atravessar a passarela, a segunda bomba estará à esquerda. Siga em frente e verá mais uma bomba à esquerda. Cuidado com os Geth Shock Troopers e Geth Snipers ao final. Acabe com todos e encontrará a última bomba ao final do caminho. Quando desarmar as quatro bombas, pode ficar tranquilo. Abra a caixa ao lado e siga em frente. Enfrentará Geth Troopers e Husks. Após eliminar todos, não vá até o objetivo ainda. Explore o local para encontrar algumas caixas e armários com armas. Alguns estarão trancados, e terá de hackear. Após coletar tudo, vá até o artefato misterioso e examine-o para ver uma cena. Shepard terá estranhas visões vindas do artefato antes de ele explodir. Ao final das cenas, deverá liberar um troféu:

Distinguished Service Medal

Esse troféu será liberado quando completar a missão em Eden Prime.

Normandy

Horas depois, Shepard despertará em sua nave, Normandy. Após uma conversa com o Capitão Anderson, nosso próximo objetivo é ir até o Conselho e contar tudo o que descobrimos. Quando reaver o controle sobre Shepard, estará na enfermaria da nave. Saia e fale com a Ashley. Bem, vamos dar uma volta na nave. Este é o andar intermediário, onde fica o refeitório, a enfermaria e as acomodações. Desça pelo elevador para a baía, o deque inferior. Aqui, poderá equipar os companheiros através dos armários deles, e também poderá comprar e vender armas e equipamentos com o Alliance Requisition Officer. As armas são caras, e não deverá ter dinheiro para comprar novas armas com ele no momento, mas poderá comprar o Medigel Upgrade I e o Grenade Upgrade I, que aumentam a quantidade de Medi-Gels e granadas que poderá transportar, respectivamente. Aqui embaixo, também encontrará a sala do reator. Suba pelo elevador e suba as escadas para o deque principal. Aqui no deque principal, fica a sala de navegação, a sala de conferências e o cockpit. Vá até o cockpit e fale com o piloto, Joker, para ver uma cena em que chegamos até Citadel, a capital do Conselho. A missão terminará aqui.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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