Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationXbox

Mass Effect | Detonado / Guia de Platina – Parte 2: Citadel

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Mass Effect? Então acompanhe a parte 2 do detonado completo passo-a-passo de Mass Effect exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Na parte anterior, Shepard foi enviado em uma missão secreta ao planeta Eden Prime para assegurar um artefato Prothean. Chegando ao local, o que era para ser uma missão secreta virou uma grande tragédia. Geths, robôs controlados virtualmente por Saren, agente especial do Conselho, atacaram a colônia de humanos e roubaram o artefato Prothean. Agora Shepard e a Embaixada da Aliança precisam contar ao Conselho, em Citadel, sobre o ocorrido.

Sem mais delongas, vamos para o detonado:

Missão Principal: Citadel: Expose Saren

Citadel

Estará em Citadel, capital do Conselho, e verá uma discussão entre o Capitão Anderson e o Embaixador Udina. Quando a discussão terminar, poderemos explorar o local. Citadel é bem grande, use o mapa para se orientar. Bastar abrir o menu e escolher Map. Começará na região da cidade onde ficam as embaixadas, chamada Presidium. Estará em Udina’s Office, o escritório do embaixador. Você pode hackear um computador aqui dentro para encontrar um Assignment, uma missão secundária, chamada Unusual Readings. Saindo do escritório, vire à direita para acessar o Volus and Elcor Office, a embaixada de duas raças alienígenas de pouca relevância, chamadas Volus e Elcor. Entre e fale com o Embaixador Calyn para adquirir o Codex: Aliens: Non-Council Races: Elcor e com o Embaixador Din Korlak para adquirir o Codex: Non-Council Races: Volus. Saia do escritório e desça as escadas. Fale com a Recepcionista da Embaixada para adquirir o Codex: Aliens: Council Races: Asari. Agora suba as escadas do lado oposto. Vá para a esquerda e entre na primeira porta para acessar o C-Sex HQ e conhecer o Executor Pallin, líder da C-Sec, a força de segurança de Citadel. Neste escritório, poderá hackear um computador para encontrar outro Assignment, chamado Strange Transmission. Ao final do corredor fica o Embassy Lounge, com nada de relevante. Volte para a recepção, e converse um pouco com a Avina, a inteligência artificial que dá direções pelo local. Ela apresentará vários setores e localidades de Citadel.

Saindo da embaixada, se seguir pela esquerda, verá a Academia C-Sec. Se seguir pela direita, verá um sistema de transporte que leva para várias áreas diferentes de Citadel, mas não vamos usá-lo no momento. Atravesse a ponte ao sul e desça à esquerda. Estará diante do Consort Chambers, uma casa de repouso espiritual. Vá para oeste de Consort Chambers e fale com a Avina aqui para adquirir o Codex: Aliens: Exctinct Races: Rachni. Um pouco mais a oeste, fica o Emporium, um mercado. Fale com o Emporium Shopkeeper para comprar e vender itens, além de adquirir o Codex: Aliens: Non-Council Races: Hanar. O único item que recomendo que compre é o Sirta Foundation License, que irá aumentar a diversidade de itens à venda com o mercador no Normandy. A oeste daqui, fica o Bank, o banco da cidade. Atravesse a ponte ao norte, e chegará à entrada de Wards. Um pouco a oeste daqui, fica a entrada de Citadel Tower, nosso objetivo principal. Antes de entrar, fale com Avina para adquirir o Codex: Aliens: Non-Council Races: Keepers. Agora entre em Citadel Tower.

Siga em frente e conhecerá um Turian chamado Garrus Vakarian. Siga na direção sul e fale com o Capitão Anderson para ver uma cena. O Conselho estará discutindo os acontecimentos em Eden Prime, enquanto Saren nega as acusações de participação. Precisamos de provas, e então surgirá a ideia de falar com Garrus. Após a conversa com o Capitão Anderson, deverá adquirir o Codex: Aliens: Council Races: Salarians. Irá completar a missão Find the Beacon, e dar início a duas novas missões principais. Além disso, todas as áreas de Citadel estarão disponíveis para exploração, e haverá diversas missões secundárias disponíveis. Antes de irmos para as missões, vamos explorar Citadel.

Desça para Wards pelo elevador que fica em Presidium. Essa área subterrânea possui várias áreas de interesse. Começará na parte superior, chamada Wards Access, que não tem nada de interessante. Desça outro elevador para chegar a um grande corredor, conhecido como Upper Wards. À esquerda, fica uma descida para C-Sec Academy e mais adiante o Med Clinic, o hospital de Citadel. Siga para o lado oposto, e verá uma escadaria à direita que leva para uma casa noturna chamada Flux Nightclub. Dentro da casa noturna, funciona ainda o Flux Casino, onde pode jogar um jogo de azar chamado Quasar. Seguindo o corredor, chegará em Upper Markets, um centro comercial com algumas lojas. Aqui, poderá comprar itens com um Volus chamado Expat. Recomendo que compre o Elkoss Combine License, que aumenta a variedade de artigos à venda na Normandy. Desça as escadas para chegar em Lower Markets, outra seção do mercado. Aqui você pode comprar itens com um Salarian chamado Morlan. O único item que eu recomendo comprar agora é o Elanus Risk Control License, que aumenta a variedade de artigos à venda na Normandy. Ele também vende Grenade Upgrade II e Medigel Upgrade II, mas não deverá ter dinheiro para comprar no momento. Voltaremos futuramente com mais dinheiro. Mais adiante, fica a entrada de Chora’s Den, uma boate frequentada majoritariamente por bandidos e contrabandistas. A primeira vez que chegar ao local, será atacado por Assassins enviados por Saren. Por fim, do outro lado de Chora’s Den fica Fist’s Office, o escritório de Fist, o dono da boate.

Só falta explorar uma última área: C-Sec Academy. Descendo pelo elevador bem perto da embaixada, chegará ao saguão. Na sua frente, fica o elevador que leva a Docking Bay, onde pode acessar a sua nave, Normandy. Ao leste daqui, fica o Requisition Office, onde poderá comprar itens com o Requisition Officer. O único item que recomendo no momento é o Aldrin Labs License, que aumenta a variedade de artigos à venda na Normandy. Seguindo para oeste, encontrará o C-Sec Offices, com alguns escritórios, e ao final do corredor, fica o Traffic Control, sem nada de importante. Agora que exploramos completamente Citadel, todas as áreas estarão disponíveis no sistema de viagem rápida. Vamos completar as missões secundárias disponíveis aqui em Citadel:

Missão Secundária: Citadel: Scan the Keepers

Em Citadel Tower, próximo às escadas, verá um Salarian chamado Chorban analisando um Keeper. Fale com ele para que ele nos peça um favor. Ele quer que a gente encontre e escaneie os 20 Keepers espalhados por Citadel. Bem, vamos lá. Aqui em Citadel Tower, encontrará 3 Keepers: um do lado do Chorban, mais um no canto ao leste e outro na parte coberta a oeste. Em Presidium, encontrará 8 Keepers: um dentro de Volus and Elcor Office, um no escritório perto do C-Sec HQ, um na varanda atrás do Embassy Lounge, um na entrada de Consort Chambers, um entre Consort Chambers e o Emporium, um nos fundos do Emporium, um do lado da entrada de Wards e mais um na entrada de Citadel Tower. Em Wards, encontrará 6 Keepers: um em Wards Access, perto do elevador que leva para Presidium, um no corredor vermelho ao leste do elevador que leva para Wards Access, um perto do elevador que leva para a C-Sec Academy, um ao leste da entrada do Med Clinic, um no segundo andar do Flux, perto das máquinas de jogos, e um em Upper Markets, perto da loja do Expat. Em C-Sec Academy, encontrará 3 Keepers: um ao final de Docking Bay, um dentro de Requisition Office e um em Traffic Control. Cada Keeper escaneado nos renderá 12 XP e 30 Creds. Após escanear todos os 20 Keepers, irá completar a missão automaticamente e receber 358 XP e 650 Creds.

Missão Secundária: Citadel: Asari Consort

Entre em Consort Chambers, em Presidium, e converse com a Nelyna. Marque um horário, e então poderá entrar imediatamente. Entre e suba as escadas ao fundo para conhecer a Sha’ira, a principal consorte do local. Ela irá nos pedir ajuda para resolver um assunto pessoal. Um cliente chamado Septimus tem causado problemas e espalhado boatos mentirosos, e ela quer que a gente converse com ele. Vá até a boate Chora’s Den e fale com o General Septimus. Se tiver investido alguns pontos em Charm, poderá convencê-lo pacificamente a parar de importunar a Sha’ira. Ele irá nos dar a missão secundária Xeltan’s Complaint também. Seja como for, depois volte para a Sha’ira e conte o ocorrido para completar a missão e receber 122 XP e 120 Creds.

Missão Secundária: Citadel: Xeltan’s Complaint

Após falar com o General Septimus em Chora’s Den, como parte da missão secundária Asari Consort, ele irá nos dizer que espalhou mentiras sobre a Sha’ira para um Elcor chamado Xeltan. Ele quer que a gente conte a verdade para ele, e nos dá um documento que comprova a inocência da Sha’ira. Vá para Volus and Elcor Office e fale com Xeltan para completar a missão e receber 12 XP e 30 Creds.

Missão Secundária: Citadel: Presidium Prophet

Diante da entrada de Wards, verá um C-Sec Officer discutindo com um Preaching Hanar. Fale com o policial. Aparentemente o Hanar está pregando suas crenças religiosas sem licença e fora do local permitido. Fale com o Hanar, e tente dialogar uma resolução pacífica. A maneira mais simples é gastar 150 Creds para comprar uma permissão para o Hanar. Porém, se tiver investido alguns pontos em Charm, poderá convencer o Hanar a parar sem precisar pagar, e irá completar a missão do mesmo jeito. O C-Sec Officer irá nos recompensar com 122 XP e 10 Omni-Gels.

Missão Secundária: Citadel: Reporter’s Request

Perto da escada que leva para a casa noturna Flux, uma mulher chamada Emily Wong irá nos chamar. Basta falar com ela, e ela irá nos pedir qualquer tipo de informação que revele o lado corrupto de Citadel. Ao avançar a missão principal Expose Saren, irá invadir o escritório de Fist, em Chora’s Den, e matá-lo. Após matá-lo, pegue o Fist’s Optical Storage Disc e entregue-o para a Emily em Upper Wards para completar a missão. É possível usar o charme para conseguir uma recompensa maior e receber 219 XP e 720 Creds.

Missão Secundária: Citadel: Rita’s Sister

Dentro da casa noturna Flux, fale com Rita, a mulher conversando com o bartender Doran. Fale com ela para que ela peça nossa ajuda. A irmã dela, Jenna, está trabalhando como informante da C-Sec na boate Chora’s Den, um lugar perigoso, repleto de bandidos. Temos de ajudá-la. Vá até Chora’s Den e fale com a Jenna. A conversa não surtirá efeito, mas na saída da boate, um Turian chamado Chellick virá conversar conosco. Vá até C-Sec Academy e fale com Chellick dentro de C-Sec Offices. Ele irá pedir nossa ajuda em uma investigação de contrabando de armas. Vá até Lower Markets e encontrará um Krogan chamado Jax. Fale com ele, mas não arrume briga. Após obter o Weapons Shipment, volte e entregue-o para Chellick para completar a missão e receber 273 XP, 250 Creds e mais um upgrade de arma.

Missão Secundária: Citadel: Schells the Gambler

Após completar a missão secundária Rita’s Sister, volte para a casa noturna Flux e verá uma cena em que um Salarian chamado Schells é expulso da casa noturna. Fale com ele para que ele explique que está desenvolvendo um sistema para trapacear no jogo de Quasar. Aceite ajudar, e ele nos dará o Schell’s Scanner. Bem, agora você precisa jogar e vencer 5 partidas de Quasar. O dispositivo irá deixar o jogo mais fácil, mas não sem chance de perder. Você pode ir nas máquinas de apostas altas para ganhar mais dinheiro, de preferência salve o jogo antes de jogar para poder voltar caso perca. Após vencer 5 partidas, volte e conte ao Schells para completar a missão e receber 170 XP e 200 Creds.

Missão Secundária: Citadel: Signal Tracking

Dentro da casa noturna Flux, suba para o segundo andar. Perto do Keeper, há uma máquina de jogos hackeada, que manda o dinheiro para outro local. O sinal aponta para uma sala em Wards Access, vá para lá e descobrirá uma nova fonte de sinal. Agora vá até o Bank, em Presidium, e cheque o computador atrás do Barla Von. O sinal será redirecionado novamente. Vá até o depósito nos fundos do Emporium e cheque o computador para descobrir que ele é uma inteligência artificial e que está ameaçando explodir. Você terá poucos minutos para inserir um código de desativação, com múltiplas tentativas. No meu caso, o código de desativação foi triangulo, Quadrado (Botão Playstation), triangulo, Cruz e Quadrado (Botão Playstation). Ao inserir o código de desativação com sucesso, irá completar a missão e receber 366 XP e 400 Creds.

Missão Secundária: Citadel: The Fan

Perto da escadaria em Upper Markets que desce para Lower Markets, fale com Conrad Verner. Ele é um grande fã do Shepard, e irá pedir seu autógrafo. Para avançar nessa missão, terá de concluir algumas missões principais, então continuaremos essa missão futuramente.

Missão Secundária: Citadel: Jahleed’s Fears

Em C-Sec Offices, dentro de C-Sec Academy, verá um Volus chamado Jahleed pedindo ajuda a um C-Sec Officer. Fale com ele, e ele dirá que o cientista Chorban o está perseguindo, e deve querer matá-lo. Bem, vamos tirar isso a limpo. Vá para Lower Markets e fale com o Salarian chamado Chorban. Ele irá contar uma versão completa do ocorrido. Volte e fale mais uma vez com Jahleed para completar a missão e receber 170 XP e 50 Creds.

Após completar todas as missões secundárias, vamos completar as missões principais:

Missão Principal: Citadel: Shadow Broker

Capitão Anderson nos deu a ideia de procurarmos o Shadow Broker, o maior negociante de informações da galáxia, para saber se ele pode nos ajudar contra Saren. Vá até o Bank e fale com Barla Von, um agente do Shadow Broker. Ele nos dará a pista que há um Krogan chamado Urdnot Wrex sendo interrogado em C-Sec Academy, e ele tem uma rixa grande com o Saren. Durante a conversa, irá adquirir o Codex: Aliens: Non-Council Races: Krogan. Irá concluir a missão ao final da conversa.

Missão Principal: Citadel: Garrus

Precisamos encontrar Garrus, pois ele parece ter informações sobre Saren, e uma pessoa que pode saber onde ele está é o Harkin, ex-membro da C-Sec. Vá para a boate Chora’s Den e fale com Harkin. Ele irá nos contar que Garrus foi para o Med Clinic. Vá até Med Clinic, e verá uma cena. Terá de enfrentar alguns Thugs, acabe com eles e então fale com o Garrus Vakarian. Ele nos dará informações sobre uma Quarian que possui informações comprometedoras sobre Saren e procurou um esconderijo com Fist, o dono da boate Chora’s Den. Acontece que Fist traiu a Quarian e avisou o Saren, que pretende matá-la. Bem, nós precisamos salvá-la. Durante essa conversa, irá adquirir o Codex: Aliens: Non-Council Races: Quarians. Ele também avisará sobre o Krogan na C-Sec Academy. Ao final da missão, Garrus Vakarian será recrutado para a nossa equipe. Mantenha a Ashley e o Kaidan por enquanto.

Missão Principal: Citadel: Wrex

Vá até C-Sec Academy e já verá o Urdnot Wrex à direita. Aproxime-se e fale com ele. Ele é um mercenário que foi contratado pelo Shadow Broker para resgatar a mesma Quarian que estamos tentando salvar. Ao final da missão, Urdnot Wrex será recrutado para a nossa equipe.

Precisamos decidir a composição da nossa equipe. Apenas dois membros podem fazer parte da equipe, e já temos quatro possível integrantes: Ashley, Kaidan, Garrus e Wrex. Os novos integrantes virão no mesmo nível de Shepard, então gaste os pontos de habilidade. Cada integrante possui suas vantagens e desvantagens. Garrus usa metralhadoras e rifles sniper e conhece as habilidades Sabotage e Overload. Wrex usa metralhadoras e espingardas, conhece as habilidades Warp e Barrier, e pode aprender Throw e Stasis. Warp é uma habilidade que causa um efeito que causa dano e enfraquece a armadura do inimigo, necessária para um troféu:

Warp Mastery

Esse troféu será liberado quando usar a habilidade Warp 25 vezes.

É importante ter integrantes com habilidades diferentes para poder estar apto a qualquer situação. Vale mencionar também que há troféus específicos por cumprir missões com cada integrante da equipe. No caso, atente-se aos seguintes troféus:

Soldier Ally

Esse troféu será liberado quando completar 5 missões com a Ashley.

Sentinel Ally

Esse troféu será liberado quando completar 5 missões com o Kaidan.

Krogan Ally

Esse troféu será liberado quando completar 5 missões com o Wrex.

Turian Ally

Esse troféu será liberado quando completar 5 missões com o Garrus.

Não se esqueça de variar os integrantes da equipe de vez em quando, e de usar as habilidades únicas de cada um a seu favor. Quando decidir a sua equipe, volte para Chora’s Den. Ao chegar ao local, terá de enfrentar vários Thugs no local. Acabe com eles e vá ao escritório do Fist. Haverá alguns funcionários lá dentro, mas não precisará enfrentá-los. Poderá convencê-los a ir embora usando o charme. Você pode hackear um Weapon Locker antes de seguir. Entrando no escritório do Fist, irá enfrentar o Fist e mais 2 Torretas. Destrua as Torretas para render Fist. Ao final da batalha, irá descobrir a localização da Quarian e irá receber 219 XP e 90 Creds. Antes de ir embora, hackeie o Wall Safe e também pegue o Fist’s Optical Storage Disc no chão, esse item será necessário para avançar a missão secundária Reporter’s Request. Bem, agora terá quatro minutos para salvar a Quarian. Encontrará vários Thugs na saída de Chora’s Den, mate-os rapidamente e saia. Siga pelos corredores para o leste, e verá uma cena. Chegará bem a tempo para ajudar a Quarian a enfrentar alguns Assassins. Acabe com eles e fale com a Quarian, chamada Tali’Zorah nar Rayya. Com a ajuda da Tali, iremos obter provas substanciais do envolvimento de Saren na tragédia de Eden Prime. Após apresentar as provas para o Embaixador Udina, Tali será recrutada para a nossa equipe. Tali é uma especialista em habilidades Tech. Ela usa pistolas e espingardas, conhece as habilidades Overload e Sabotage, e pode aprender Damping e AI Hacking. Manter a Tali no time será necessário para conseguir o seguinte troféu:

Quarian Ally

Esse troféu será liberado quando completar 5 missões com a Tali.

Estará de volta à Embaixada. Antes de seguirmos com a missão principal, a partir de agora poderá começar novas missões secundárias:

Missão Secundária: Citadel: Homecoming

Um homem chamado Samesh Bhatia estará nos esperando na saída da Embaixada. Ele pede a nossa ajuda para conseguir que o corpo da esposa dele, morta em Eden Prima, volte para ser cremada. Vá até Embassy Lounge e fale com Clerk Bosker. Você pode usar do charme para conseguir a liberação do corpo. Volte e conte ao Samesh para completar a missão e receber 219 XP.

Missão Secundária: Citadel: Doctor Michel

Volte para o Med Clinic, e verá a Dra. Chloe Michel sendo chantageada. Fale com ela, e ela irá pedir nossa ajuda para lidar com o chantagista. Vá para Lower Markets e fale com o mercador Salarian chamado Morlan. Logo aparecerá o Blackmailer, o chantagista. Mate-o e então volte e conte para a Dra. Chloe Michel para completar a missão e receber 219 XP e 90 Creds.

Não se esqueça que poderá concluir a missão secundária Reporter’s Request, também. Depois de concluir todas as missões secundárias, vá para Citadel Tower e fale com o Capitão Anderson. Assistirá a uma longa cena, no qual Saren será desmascarado e perderá seu poder como um Spectre. Mas ele ainda é uma ameaça a toda a galáxia, e precisa ser parado. Por seu desempenho na investigação, Shepard será condecorado pelo Conselho com um cargo como Spectre, um agente especial sob ordens do Conselho, e sua missão será encontrar e deter Saren. Irá liberar um troféu:

Spectre Inductee

Esse troféu será liberado quando Shepard se tornar um Spectre.

Shepard agora terá um novo ramo de habilidades, o Spectre Training. Com esse status, poderá iniciar novas missões secundárias:

Missão Secundária: UNC: Missing Marines

Em Citadel Tower, perto da escadaria, encontrará o Contra-Almirante Kahoku. Fale com ele para que ele nos notifique sobre um grupo de reconhecimento que desapareceu no sistema estelar Sparta. Como o exército não quer ajudar, nós podemos ajudar.

Missão Secundária: UNC: Privateers

Ainda em Citadel Tower, um homem chamado Garoth estará perto da saída. Fale com ele para que ele nos peça ajuda para encontrar a nave do irmão dele, que desapareceu no sistema estelar Strenuus, cluster Horse Head Nebula. Vá para o sistema estelar Strennus e investigue a nave MSV Majesty, que fica perto do planeta Xawin. Ao investigar a nave, poderá pousar no planeta Xawin. Pouse e vá ao Mercenary Camp que fica no canto noroeste do planeta. Entre na base e mate os vários Mercenários no local. Entre na sala do segundo andar para encontrar várias estantes de armas e o corpo de Willem, irmão de Garoth. Volte para Citadel e informe o Garoth para completar a missão.

Depois de aceitar essas missões secundárias, vá para C-Sec Academy. Se falar com o Requisition Officer, ele terá novos equipamentos à venda, agora que somos um Spectre, mas eu não recomendo que compre nada no momento. Desça para Docking Bay e fale com o Embaixador Udina. Completaremos a missão Expose Saren, e iniciaremos três novas missões principais, que podemos cumprir em qualquer ordem. Antes de sair de Citadel, fale com o Capitão Anderson. Pergunte a ele sobre seu passado com o Saren para adquirir o Codex: Aliens: Non-Council Races: Batarians. Se veio seguindo o guia até aqui, então deverá ter obtido todos os Codex Entries necessários para liberar o seguinte troféu:

Archivist

Esse troféu será liberado quando conseguir todos os Codex referentes às raças alienígenas.

Quando estiver pronto para seguir em frente, entre na sua nave Normandy, agora totalmente sob seu comando.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial