Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationXbox

Mass Effect 3 | Detonado / Guia de Platina – Parte 13: Exploração da Galáxia (Parte 2)

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Mass Effect 3? Então acompanhe a parte 13 do detonado completo passo-a-passo de Mass Effect 3 exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Sem mais delongas, vamos para o detonado:

Continua após a publicidade..

Na parte anterior, Shepard e seu grupo enfrentaram uma tentativa de invasão em Citadel, organizada pelo grupo terrorista Cerberus. O próprio representante dos Humanos no Conselho, o Conselheiro Udina, teve participação no acesso do grupo terrorista. Ashley, recém promovida a Spectre, conseguiu proteger o Conselho, a tempo de Shepard chegar e deter Udina. Com os demais Conselheiros salvos, Shepard agora possui um apoio ainda maior no combate aos Reapers.

Ao final da missão anterior, Shepard estará ainda em Citadel, conversando com o Comandante Bailey. Vamos aproveitar que estamos aqui para uma volta e ver as novidades. Há uma série de novas missões disponíveis. Aqui em Citadel Embassies, vá até o Spectre Office e use o computador para habilitar as permissões e conseguir mais aliados. Seguindo até o final do corredor, ouça o Oficial Dellk falar no comunicador para iniciar a missão Cerberus Ciphers. Voltando para perto do elevador, ouça a Estrategista Militar Asari conversar no comunicador para iniciar a missão Reaper Code Fragments.

Suba para o Normandy Dock: Bay D24. Vá para perto da entrada da Normandy e ouça o Soldado da Aliança falar ao telefone para iniciar a missão Prothean Data Drives.

Suba para Docks: Holding Area e converse com o repórter Salarian chamado Solik no corredor para iniciar a missão Inspirational Stories. Mais adiante, nosso velho conhecido, Conrad Verner, estará aqui. Fale com ele para conseguir o War Asset: Dark Energy Dissertation e iniciar a missão Medi-Gel Sabotage. Ao final do corredor, ouça o Refugiado conversando com o Turian para iniciar a missão Prothean Sphere. Também poderá conversar com o James aqui.

Suba para Purgatory Bar. Fale com o Elcor Furioso perto do elevador para iniciar a missão Code of the Ancients. Entre na boate e fale com a Treinadora Militar Asari falando ao telefone para iniciar a missão Library of Asha. Você pode conversar com a Jack, o Joker, o Tenente Cortez e a EDI aqui.

Suba para Huerta Memorial Hospital. Fale com a Consultora Asari falando ao telefone próxima do elevador para iniciar a missão Rings of Alune. Mais adiante, entre no laboratório do lado esquerdo e ouça o médico Salarian Dr. Silon conversando para iniciar a missão Chemical Treatment. Mais adiante, entre no outro laboratório da esquerda e ouça o Médico Salarian falando ao comunicador para iniciar a missão Cerberus Turian Poison. Fale com o Médico de Plantão no corredor para se despedir de Thane.

Suba para Presidium Commons. Saindo do elevador, vá para a esquerda e ouça a Cientista Asari falando ao telefone para iniciar a missão Hesperia-Period Statue. Fale com o Atendente do Banco ao lado para conseguir aliados extras. Seguindo adiante no corredor, ouça o Turian conversando para iniciar a missão Wounded Batarian. Suba as escadas do prédio residencial e ouça o Estrategista de Guerra Salarian conversando ao telefone para iniciar a missão Kakliosaur Fossil. Perto da escadaria da direita, ouça o Oficial da C-Sec falando ao telefone para iniciar a missão Automated Turret Schematics. Aqui ao lado, fale com os Humanos discutindo para iniciar a missão Cerberus Retribution. Vá até C-Sec Outpost e fale com a Oficial Noles para iniciar a missão Batarian Codes. Dentro do C-Sec Outpost, poderá intervir em uma discussão para conseguir alguns pontos de moralidade. No balcão da loja Aegohr Munitions, poderá intervir na discussão entre um Salarian e um Turian também. Vá até a cafeteria do lado esquerdo do local e aproxime-se do Oficial da C-Sec Turian para iniciar a missão Target Jamming Technology. Você também pode intervir em uma discussão na cafeteria. Perto daqui, aproxime-se do Pesquisador falando no comunicador para iniciar a missão Obelisk of Karza.

Agora que exploramos completamente o local, vamos ver as missões que podem ser completadas no momento:

Em Presidium Commons, a Oficial Jordan Noles pediu a ajuda de Shepard para rastrear o uso ilegal de códigos de acesso Batarian. Vá para Citadel Embassies e use o computador de Spectre Office para começar a rastrear os códigos. Vá para Huerta Memorial Hospital e encontrará o primeiro console no primeiro laboratório da direita. Agora vá para Normandy Dock: Bay D24 e encontrará o segundo console no terminal de passageiros. Por fim, vá para Docks: Holding Area e encontrará o terceiro e último console ao final do corredor. Shepard irá reencontrar Balak, um Batarian que vimos no primeiro jogo da série (caso o tenha deixado vivo desde então). Convença-o a lutar ao nosso lado, usando a opção de Paragon, para completar a missão e receber 210 XP e o War Asset: Batarian Fleet.

Em Presidium Commons, há um Volus que precisa de um livro oriundo da terra natal da raça Volus para inspirar seu povo. Shepard encontrou o Book of Plenix no planeta Irune, sistema estelar Aru, Aethon Cluster. Entregue-o ao Volus para completar a missão e receber 15.000 Creds e aliados extras.

Em Presidium Commons, há um Oficial da C-Sec com problemas quanto a algumas torretas deixadas pela Cerberus. Nós conseguimos o Turret Control Schematics durante a missão Bomb, em Tuchanka. Entregue-o ao Oficial da C-Sec para completar a missão e receber 30 XP, 1.000 Creds e aliados extras.

Em Presidium Commons, Shepard descobriu um grupo de cidadãos que queria realizar um assassinato. Vá para C-Sec Outpost e fale com o Capitão Aaron Sommers. Ele está furioso porque um homem que ajudou a Cerberus a invadir Citadel está trocando informações privilegiadas em troca de uma pena menor. Convença-o a desistir da ideia de vingança usando as opções de Paragon e irá completar a missão, recebendo 210 XP e 5.000 Creds.

Em Presidium Commons, na frente de C-Sec Outpost, há um Salarian chamado Sellea que precisa de novos estabilizadores para seu sistema de aquecimento. Encontramos o Heating Unit Schematics no planeta Noveria durante a missão Cerberus Fighter Base, então entregue-o a ele para completar a missão e receber 30 XP, 1.000 Creds e aliados extras.

Um repórter Salarian chamado Solik quer documentar a vida dos milhares de refugiados que chegaram em Citadel. Ande por este andar e irá encontrar oportunidades de foto espalhadas por todo o andar. Nem todas são boas oportunidades, mas não há penalidade em errar. Após conseguir três fotos em pontos diferentes, volte e fale com Solik para completar a missão e receber 210 XP e 5.000 Creds.

Em Docks: Holding Area, Conrad Verner nos avisou que os terminais de Medi-Gel da área de refugiados estão com problemas. São quatro terminais ao todo, vá até cada um deles e conserte-os. Depois de consertar todos, fale com o Médico do Campo de Refugiados para completar a missão e receber 210 XP e 5.000 Creds, além de aliados extras.

Em Presidium Common, um Turian informou que um terrorista Batarian responsável pelo ataque à Citadel está ferido e sendo tratado na zona de refugiados. Vá para Docks: Holding Area e fale com o Enfermeiro Turian na zona de refugiados. Ele nos permitirá falar com Ghorek, o Batarian ferido. Fale com ele para que ele se justifique, e peça a ajuda de Shepard para desligar a máquina que o mantém vivo. Cumpra seu desejo para completar a missão e receber 210 XP e 5.000 Creds.

Após completar essas missões, volte para a Normandy.

De volta à Normandy, verá uma cena com a Ashley. Você poderá escolher reintegrá-la à equipe, e eu recomendo que faça isso. Depois, conversará com o Almirante Hackett e com David Anderson. Receberá a missão principal Priority: Perseus Veil e também a missão secundária Ardat-Yakshi Monastery. Fale com a Especialista Traynor para iniciar a missão Ex-Cerberus Scientists. Leia os e-mails no seu computador para receber as missões Shore Leave e Volus Ambassador, além de receber convites de amigos. Fale com a EDI para Shepard aprender a habilidade Defense Matrix. Vá para a enfermaria e fale com a Dra. Chakwas para iniciar a missão Medical Supplies. Suba até a cabine pessoal de Shepard, e poderá chamar a Especialista Traynor, a repórter Diana Allers e o James para uma conversa particular pelo comunicador. Essas conversas estreitarão laços com os companheiros. A conversa com a Diana fornecerá aliados extras, e com a conversa com o James, Shepard aprenderá a habilidade Carnage.

Quando terminar, vá até o mapa galáctico, e perceberá que surgiram diversos novos clusters. Mas não vamos explorar todos neste momento, começaremos pelo cluster Minos Wasteland. O cluster Minos Wasteland é composto pelos seguintes sistemas estelares e planetas:

  • Arrae
    • Antinha
    • Erros
    • Gellix (Missão: Ex-Cerberus Scientists)
    • Nirrus
  • Fortis
    • Aequitas
    • Mass Relay
    • Pietas (10.000 Creds)
    • Vir

Há pouco para explorar. Depois, quando terminar, vá ao sistema estelar Arrae e pouse no planeta Gellix para iniciar a missão Ex-Cerberus Scientists.

Chegando ao local, mate os 2 Cerberus Troopers no corredor e continue. Mate os vários Cerberus Troopers e Guardians no local do tiroteio e conseguirá 500 XP. Siga em frente e reencontrará Jacob, um velho companheiro do jogo anterior. Após a cena, suba as escadas e encontrará outro conhecido, o Dr. Gavin Archer. Leia o datapad mais adiante para conseguir 2.500 Creds. Entre na porta e pegue o Assault Rifle Magazine Upgrade ao lado da bancada de armas. Siga em frente até ver outra cena. Leia o datapad na bancada para obter 2.500 Creds, então vá para o outro lado da sala e pegue o Turian Toxic Data no canto defronte as escadas. Esse item será necessário para a missão Cerberus Turian Poison. Entre na enfermaria e pegue o Kassa Fabrication Greaves ao lado e 1.250 Creds no datapad na bancada. Saindo da enfermaria, pegue o Shotgun High Caliber Barrel ao lado das caixas e passe pela porta. Suba a escada de metal e pegue a pistola M-6 Carnifex em do encanamento. Siga em frente e derrote os Cerberus Troopers, Combat Engineers e os Centurions. Pegue o SMG High Caliber Barrel no canto antes de mexer no painel e receber 300 XP.

Vire-se e comece a escalar para a parte alta da base, matando todos os Cerberus Troopers e Centurions que aparecem. Antes de subir qualquer uma das torres, vá até o final do local e pegue o Sniper Rifle Piercing Mod atrás de alguns contêineres. Suba primeiro na torre da esquerda, e acione a torreta para receber 200 XP. Indo para o outro lado, primeiro desça a escada de metal para pegar o Shotgun Spare Thermal Clip na plataforma. Leia o datapad para conseguir 3.750 Creds antes de acionar a segunda torreta. Ela estará quebrada, então escolha um dos integrantes do grupo para fazer os reparos, e enquanto isso, mais inimigos aparecerão. Use a torreta montada do local para eliminar os Cerberus Troopers, Centurions e Phantoms que aparecerão. Quando os reparos estiverem prontos, acione a torreta para conseguir 200 XP e ver uma cena. Mate os Cerberus Troopers e desça as escadas. Agora terá de proteger três veículos de fuga, enfrentando uma série de Cerberus Troopers, Centurions e Phantoms que virão em ondas. Ao final de tudo, virá um Atlas. Destrua-o para conseguir 800 XP. Completando a missão, receberá 12.500 Creds, o War Asset: Ex-Cerberus Scientists, o War Asset: Dr. Brynn Cole, o War Asset: Dr. Gavin Archer e o War Asset: Jacob Taylor, além de liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando completar a missão Ex-Cerberus Scientists.

Agora vamos para o Nimbus Cluster. O Nimbus Cluster é composto pelos seguintes sistemas estelares e planetas:

  • Agaiou
    • Carcosa (Library of Asha)
    • Hali
    • Neargas
  • Kallini
    • Ithrone
    • Lemnia
    • Pania
  • Mesana
    • Lesuss (Missão: Ardat-Yakshi Monastery)
    • Lymetis
    • Medokos
    • Shastessia
    • Vylius
  • Pelion
    • Aitis
    • Mass Relay
    • Sthenia
    • Trategos (Intact Reaper Weapon)
    • Zosteros

Explore todos os sistemas estelares em busca de itens. Depois, vá ao sistema estelar Mesana e pouse em Lesuss para iniciar a missão Ardat-Yakshi Monastery.

Liara recebeu o aviso de que alguns Asaris desapareceram no planeta Lesuss, sistema estelar Medana, em Nimbus Cluster. No local, funciona um monastério para Asaris infligidos com uma doença rara chamada Ardat-Yakshi, que as tornam predadoras sexuais e serial killers. Ela pede para Shepard investigar. Chegando ao local, vá para a esquerda e pegue o Assault Rifle Stability Damper em cima das caixas. Entre na porta e desça uma série de escadas de metal. Chegando a uma grande sala, vá para a esquerda e pegue o Pistol Melee Stunner no chão do escritório. Pegue também o Gallae’s Electronic Signature no computador deste escritório. Volte para a sala escura e leia o datapad na mesa para obter 20 XP. Vá para o outro lado da sala escura e entre no escritório à direita. Pegue o Sniper Rifle Spare Ammo na estante e 7.500 Creds no cofre. Cheque o corpo da Asari próximo à outra porta para ver uma cena. Após a cena, receberá e 600 XP. Siga em frente e hackeie a próxima porta para ver outra cena. Shepard deverá reencontrar uma velha companheira, Samara.

Após a conversa, vá para a direita e leia o datapad junto ao corpo para conseguir 20 XP e iniciar a missão Asari Widow. Saia pela porta e desça a escadaria. Encontrará uma Banshee e alguns Cannibals aqui. Entre na porta para ver uma cena, no qual Shepard conhecerá Falere, filha mais nova da Samara. Siga pelo computador e cheque o computador para obter 20 XP, depois entre na porta. Derrote o Marauder e os Cannibals no corredor, e entre à direita para pegar o Serrice Council Shoulder Guard e a espingarda Disciple. Antes de descer a escadaria, entre na sala do outro lado para encontrar alguns computadores, uma bancada de armas e um cofre contendo 5.000 Creds. Desça a escadaria e enfrente mais uma Banshee e alguns Cannibals. Hackeie a porta, siga para a esquerda e pegue o Assault Rifle Precision Scope no chão. Entre no elevador e opere o painel. Siga em frente e verifique a bomba para ver uma cena. Após a cena, terá de enfrentar 2 Banshees e alguns Husks. Ao derrotá-los, receberá 400 XP. Verifique a bomba mais uma vez para ver uma comovente cena. Certifique-se de usar o momento de Paragon durante a cena. Ao encerrar a missão, receberá 12.500 Creds, o War Asset: Asari Commandos e o War Asset: Samara, além de liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando completar a missão Ardat-Yakshi Monastery.

Agora vá para o cluster Valhallan Threshold. O cluster Valhallan Threshold é composto pelos seguintes sistemas estelares e planetas:

  • Micah
    • Dumah
    • Elohi (War Asset: Emergency Fuel Pods)
    • Farlas (War Asset: Element Zero Converter)
    • Israfil
    • Kakabel
  • Paz
    • Garvug (Prothean Data Drives)
  • Raheel-Leyya
    • Mass Relay

De volta à Normandy, cheque a sua caixa de e-mails. Deve ter recebido muitos novos e-mails, certifique-se de ler todos. Também haverá novos upgrades à disposição na sala da Liara. Quando terminar a exploração, volte mais uma vez para Citadel.

Após ler todos os e-mails, haverá uma série de novidades nesta nova visita a Citadel. Em Normandy Dock: Bay D24, Garrus estará nos esperando. Fale com ele para ver uma breve cena de descontração onde poderá estreitar laços com ele.

Em Docks: Holding Area, a Ashley estará nos esperando perto do memorial, e poderemos falar com ela para estreitar os laços. Durante a conversa, aproveite o momento de Paragon para ganhar pontos de moralidade. Ao final da cena, Shepard aprenderá a habilidade Marksman. O James também estará aqui, e poderá falar com ele para estreitar os laços.

Em Citadel Embassies, encontrará Javik à esquerda do elevador. Fale com ele para estreitar os laços, e aproveite o momento de Paragon para ganhar pontos de moralidade. Do lado direito do elevador, estará a Samara. Fale com ela também, para ver uma bela cena de despedida. Por fim, vá para Spectre Office e use o terminal de mensagens para falar com a Miranda. Será importante para estreitar os laços também.

Em Purgatory Bar, poderá falar com o Joker e com a EDI perto do bar.

Em Huerta Memorial Hospital, poderá falar com o Jacob.

Em Presidium Commons, encontrará a Liara em uma beirada perto da loja Cipritine Armory. Fale com ela para estreitar os laços também.

Agora é um bom momento para conseguir um romance. Vários personagens podem ser romanceados, dependendo do gênero de Shepard e de suas escolhas ao longo dos três jogos da série. Se for do gênero masculino, poderá se relacionar com a Ashley (independente de ter se relacionado com ela no primeiro jogo ou não), com a Jack (caso tenha se relacionado com ela no segundo jogo), com a Miranda (caso tenha se relacionado com ela no segundo jogo), com o Tenente Cortez ou com a Tali (caso tenha se relacionado com ela no segundo jogo). Se for do gênero feminino, poderá se relacionar com o Garrus (caso tenha se relacionado com ele no segundo jogo), com a Especialista Traynor, com o James, com o Javik ou com o Thane (caso tenha se relacionado com ele no segundo jogo). Os dois gêneros podem se relacionar com a Diana Allers, a Liara (caso tenha se relacionado com ela primeiro e no segundo jogo), com a Kelly Chambers e com a Samara (caso tenha se relacionado com ela no segundo jogo). São muitos relacionamentos possíveis, mas saiba que nem todos esses relacionamentos contam como um relacionamento oficial. É preciso um relacionamento oficial para liberar o seguinte troféu:

Paramour III

Esse troféu será liberado quando realizar um romance em Mass Effect 3.

Após essa pequena exploração, vamos completar algumas missões secundárias disponíveis:

Durante a missão Ardat-Yakshi Monastery, em Lesuss, encontramos uma mensagem de despedida de uma das Asaris, fazendo referência a uma companheira em Citadel. Vá para Presidium Commons e desça as escadas do lado esquerdo. Encontrará a Viúva Asari falando ao telefone. Entregue a mensagem para ela para completar a missão e receber 90 XP.

Em Huerta Memorial Hospital, um Médico Salarian precisava de um antídoto para um veneno que ataca especificamente Turians, usado pela Cerberus. Nós encontramos o Turian Toxic Data em uma base da Cerberus, durante a missão Ex-Cerberus Scientists. Entregue-o ao médico para completar a missão e receber 30 XP, 1.000 Creds e aliados extras.

Em Purgatory Bar, uma Treinadora Militar Asari precisava dos textos da biblioteca de Asha, do povo Asari. Nós encontramos o Library of Asha no planeta Carcosa, sistema estelar Agaiou, em Nimbus Cluster. Entregue-o para ela para completar a missão e receber 15.000 Creds e aliados extras.

A Dra. Chakwas nos avisou que o grupo de refugiados de Citadel precisa de suprimentos básicos para atender os pacientes. Vá até Docks: Holding Area e fale com o Turian chamado Tactus na zona de refugiados. Depois volte para a Normandy e fale com a Dra. Chakwas mais uma vez para completar a missão e receber 375 XP e um novo upgrade, além de melhorar a eficiência do Medi-Gel.

Em Normandy Dock: Bay D24, um Soldado da Aliança precisa de dados dos Protheans para conseguir avançar com as pesquisas do Crucible. Nós encontramos o Prothean Data Drives no planeta Garvug, sistema estelar Paz, no cluster Valhallan Threshold. Entregue-o a ele para completar a missão e receber 15.000 Creds e aliados extras.

O Primarch Victus nos informou por e-mail que Din Korlack, o embaixador dos Volus em Citadel, é um possível informante da Cerberus. Vá para Spectre Office e use o computador de operações para descobrir que não há uma localização precisa sobre ele. Vá para o lado esquerdo do elevador e fale com o Guarda da Embaixada. Ele nos deixará entrar na embaixada e ouvir as gravações no computador pessoal de Korlack. Após ouvir as gravações, verifique a mesa do outro lado da sala para encontrar o localizador. Após a cena, estará em Presidium Commons. Suba as escadas da parte residencial e vá para o apartamento de nº 80. Encontrará o Din Korlack e também um velho companheiro, Zaeed. Use a opção de diálogo de moralidade para conseguir o melhor desfecho possível. Ao final da missão, receberá 210 XP, 5.000 Creds e o War Asset: Volus Bombing Fleet. Além disso, após completar essa missão, volte para Docks: Holding Area e fale com Zaeed na área de refugiados para conseguir o War Asset: Zaeed Massani.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo