Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationSwitchXbox

Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 10: Bikanel

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 10 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Na parte anterior, Yuna diz para todos que pretende se casar com Maester Seymour, e então o grupo segue para Macalania. Chegando em Macalania, enquanto Yuna estava rezando para a Fé, seus Guardiões descobrem um vídeo deixado por Lorde Jyscal, pai de Seymour, que revela que ele foi assassinado por seu próprio filho, e que ele possui uma natureza perversa. Yuna já sabia disso, e usou o casamento como uma farsa para se aproximar e descobrir a verdade. O grupo então confronta Seymour, e o mata em combate. Os Guados do Templo de Macalania se recusam a acreditar na versão do grupo, e agora todos eles são considerados assassinos e traidores da religião Yevon. O grupo decide então ir até Bevelle, coração da religião Yevon, para se explicar ao Maester Mika. No entanto, são interceptados por Sin no caminho, e então o grupo acaba indo parar no Deserto de Sanubia.

Continua após a publicidade..

Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.

Capítulo 10: Bikanel

Quando Tidus despertar, ele estará sozinho em um Oásis no deserto. Há um Traveler’s Save Sphere por perto, e poderá salvar o jogo. Nade para o oeste e mergulhe para abrir um baú e coletar 4 Remedies. Ao seguir para o norte, tome cuidado, pois encontrará inimigos, e Tidus está sozinho. A primeira batalha será contra um Zu. Use Cheer, depois Haste em Tidus e Slow em Zu. Use Delay Attack para causar dano enquanto atrasa o turno do Zu. Faça isso por alguns turnos, e então o Auron aparecerá para se juntar ao grupo. Depois de mais alguns turnos, a Lulu também aparecerá, e então a batalha ficará bem mais fácil. Como não temos uma curadora, terá de usar poções se alguém se ferir. Siga em frente, e o grupo irá encontrar o Wakka, que também se juntará ao grupo. Abra o baú ao lado da cabana improvisada para encontrar 8 Al Bhed Potions. Esse tipo de poção é bem mais poderosa do que uma poção normal, pois recupera 1.000 HP de todos do grupo e cura vários estados negativos, mas só pode ser usado pela Rikku com Use. Siga em frente para a próxima área.

A partir daqui, começará a encontrar novos inimigos no deserto:

  • Alcyone (Ave)
  • Cactuar (Cactuar)
  • Mech Guard (Máquina)
  • Mushussu (Dragão)
  • Sand Wolf (Lobo)
  • Zu (Roc)

Monstros do tipo máquina são fracos contra Eletricidade, e podem ser facilmente desmontados se usar Steal da Rikku. Há uma bifurcação aqui. Siga para a direita primeiro, e encontrará o Kimahri. Fale com ele para reintegrá-lo ao nosso grupo. Bem, agora temos pelo menos um curador. Volte para a bifurcação e siga para o norte. Ao final do caminho, reencontrará a Rikku e ela voltará a fazer parte do grupo. Após a cena, abra os baús perto da cabana improvisada dela para conseguir 2 Ethers e 8 Al Bhed Potions. Há um Traveler’s Save Sphere aqui também, então salve o jogo e prossiga. A próxima batalha será automática contra 2 Mech Guards, e Rikku ensinará que pode desmontá-los usando Steal. Na bifurcação adiante, vá primeiro para sudoeste e abra o baú ao final para obter 4 Hi-Potions. Volte para a bifurcação e siga para o norte até chegar em outra área.

Encontrará um novo inimigo aqui:

  • Sand Worm (Verme Gigante)

O Sand Worm é um inimigo com uma quantidade excepcional de vida. Ele é um inimigo difícil, de nível alto, e a melhor estratégia contra esse ele no momento, ainda é usar Flee e fugir. É possível derrotá-lo, mas a batalha será longa. Cegue-o com Dark Attack e tente mantê-lo cego pelo máximo de tempo que conseguir. Fortaleça o ataque de Auron com Cheer e a magia de Lulu com Focus, e então use seus ataques mais fortes. Ele usa Swallow para engolir um membro do grupo por alguns turnos e depois Regurgitate para soltá-lo, então saiba que perderá um dos membros por algum tempo.

Siga para o norte até uma pedra oca com um baú contendo 4 Hi-Potions. Siga diretamente para sudoeste daqui até outra pedra, e atrás desta pedra encontrará um baú contendo 2 X-Potions. Vá para oeste até o final do caminho e abra o baú junto à cerca para obter 2 Mega-Potions. Siga para o leste, e verá uma placa com um Traveler’s Save Sphere e um baú contendo 8 Al Bhed Potions. Vá para noroeste, desça para a uma área mais abaixo e siga para oeste para encontrar um baú no canto contendo um Elixir. Na parte nordeste deste local, debaixo de uma ruína, encontrará o Al Bhed Primer Vol. XVII. Um pouco ao sul daqui, em meio a mais ruínas, encontrará dois baús, contendo uma Level 2 Key Sphere e 10.000 Gil. Agora faça o caminho de volta para o Traveler’s Save Sphere desta área e siga para o norte. Verá uma saída estreita, e perto dela há uma placa. No chão, perto da placa, encontrará o Al Bhed Primer Vol. XVIII. Siga em frente para a próxima área.

Encontrará novos inimigos nesta área:

  • Mech Gunner (Máquina)
  • Sandragora (Planta)

Siga na direção norte, e verá uma descida do lado direito que leva a uma área abaixo, mas não poderá ir por causa de uma tempestade de areia. Teremos de voltar mais tarde. Siga para o norte e verá alguns destroços do lado esquerdo. Entre os destroços, há um baú contendo 8 Hi-Potions. Bem a oeste daqui, há um pequeno redemoinho de areia com um baú contendo o Mercury Crest, um item muito importante para o final do jogo. Ao passar por esses redemoinhos de areia, deverá ser atacado por um Sand Worm, fuja deles usando Flee com o Tidus. Ao lado de mais destroços ao norte daqui, encontrará 3 Mega-Potions. Bem ao norte daqui, já verá mais um baú contendo 2 X-Potions. Siga para o leste, e verá um redemoinho de areia com um baú contendo 3 Megalixirs. Ao se aproximar deste redemoinho de areia, enfrentará uma Sandragora, um monstro do tipo Planta e fraco contra o elemento Fogo, então use Fira da Lulu. Dentro de outro redemoinho de areia protegido por Sandragora mais ao norte, encontrará 2 Teleport Spheres. Este item raro permite a um personagem ir para qualquer nódulo já visitado por um companheiro no Sphere Grid. Guarde-o para o futuro. Siga para o norte e passe por mais um redemoinho de areia com Sandragora para ver uma cena.

A cidade natal dos Al Bhed, Home, está sendo atacada por monstros! Verá uma cena assim que chegar. Após a cena, verifique o corpo ao lado para obter 2 Hi-Potions. Vá para oeste e encontrará o Al Bhed Primer Vol. XIX no chão, perto dos destroços. Leia-o para evoluir o rank de Tidus para Al Bhed Unydun. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere adiante e entre no edifício.

Siga em frente para ver uma cena, e então o grupo será imediatamente atacado por um Guado Guardian e 3 Bombs. O Guado Guardian irá usar Confuse para confundir a Lulu, então mate-o primeiro e depois use Blizzara contra os Bombs. Depois siga pelo corredor para a próxima área.

Verá mais uma cena ao chegar, e após a cena, o grupo será atacado por um Guado Guardian e 2 Dual Horns. Não se esqueça de usar Dark Attack neles, e então mate o Guado Guardian primeiro. Após a batalha, não desça as escadas ainda. Volte pelo corredor e entre na porta do lado oeste.

Assim que entrar, será atacado por um Guado Guardian e 2 Dual Horns. Após a batalha, verá dois baús. O primeiro baú deixará você escolher o prêmio que quer receber entre algumas opções, mas as opções estarão em Al Bhed. Com as letras que adquiriu, deverá reconhecer a palavra “Elixir“, então escolha-a para receber um Elixir, o melhor prêmio daqui. O segundo baú terá um desafio em que ter que escolher a palavra abaixo entre as palavras em Al Bhed. A primeira opção, “Sorry“, é a palavra na coluna do meio na terceira fileira. A segunda palavra, “Wait“, é a palavra na terceira coluna na segunda fileira. A terceira palavra, “Pardon“, é a palavra na coluna do meio na segunda fileira. Respondendo com êxito, receberá uma Friend Sphere, uma Esfera rara que transporta um personagem para a localização de outro personagem na Sphere Grid. Leia também o Al Bhed Primer Vol. XX na cama, e depois saia.

Desça as escadas e abra o baú ao lado para obter 4 Al Bhed Potions. Na bifurcação, siga pelo corredor ao norte e abra o baú em meio aos destroços para conseguir 6 Al Bhed Potions. Agora siga para nordeste e leia o Al Bhed Primer Vol. XXI no final do corredor. Entre na porta ao lado.

Assim que entrar, o grupo será atacado por um Guado Guardian e 2 Chimeras. Mate o Guado Guardian primeiro e depois um Chimera de cada vez, e cuidado pois eles são fortes. Após a batalha, examine o baú da esquerda. Para abrir o baú, terá de adivinhar uma senha. A senha sempre muda, mas um texto em Al Bhed dará uma operação aritmética para cada dígito da senha. É simples, e conseguirá resolver mesmo sem saber traduzir o texto. O primeiro dígito será resultado de uma soma, o segundo de uma subtração, o terceiro de uma multiplicação e o quarto de uma soma. Os números sempre mudam, mas as operações aritméticas não. Abrindo o baú receberá um Special Sphere, uma Esfera rara que ativa um nódulo especial já acionado por um companheiro no Sphere Grid. Reserve-o para o final. O baú da direita também terá uma senha, mas será diferente. Escolha a terceira opção, “Yes“, depois a quarta opção, “Brother“, depois a segunda opção, “Bikanel Island“, e por fim a primeira opção, “Al Bhed“. Abrindo o baú, receberá uma Skill Sphere, uma Esfera rara que ativa qualquer nódulo de habilidade já acionado por um companheiro no Sphere Grid. Após pegar tudo, saia.

Siga agora pelo corredor a noroeste, e encontrará um Traveler’s Save Sphere. Salve o jogo e entre na porta ao lado. Verá mais uma cena, e então o grupo será atacado por um Guado Guardian e 2 Chimeras. Após a batalha, desça as escadas para ver mais uma cena. Desça as escadas e abra o baú à esquerda para obter Level 4 Key Sphere e o baú à direita para obter Level 2 Key Sphere. Mais chaves para abrir caminhos alternativos no Sphere Grid! Entre na porta adiante.

Verá uma cena muito triste e emocionante agora. O grupo encontra outros invocadores aqui, como Dona e Isaaru, mas Yuna não está aqui. Rikku revela o motivo de os Al Bhed sequestrarem os invocadores, e Tidus descobre que a jornada para enfrentar Sin é um caminho sem volta. O invocador sempre morre ao invocar o Final Aeon que destruirá Sin. Ou seja: todos sabiam desde o começo que Yuna jamais voltaria para casa. Quando a cena terminar, abra o baú no canto para pegar 10.000 Gil, então saia pela porta no lado leste para acessar outra área.

Siga em frente e entre na nave para ver uma cena. O grupo conhecerá Cid.

Cid é o pai de Rikku e Brother, e o líder dos Al Bhed. Quando o antigo lar dos Al Bhed foi destruído pelos seguidores de Yevon, Cid ajudou a construir um novo lar no deserto de Sanubia. Cid ajudou a criar e desenvolver novas máquinas, como essa nave voadora, e colocou em execução um intrincado plano para sequestrar invocadores e protegê-los do suicídio da Peregrinação. Ele irá pilotar a nave voadora que permitirá ao grupo viajar para qualquer lugar de Spira que quiserem.

Agora o grupo está a bordo de uma nave voadora novinha em folha. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e converse com todos. O piloto da nave é o Brother, irmão da Rikku, e ele é um jogador de Blitzball também! Ele é um atacante, e possui 14 de SH e 8 de EN. Ele também desempenha um bom papel no meio-campo, pois possui 8 de EN e 14 de PA. Ele está sem contrato e seu salário é de 210 Gil por jogo. Brother é um dos melhores jogadores de Blitzball sem contrato disponíveis no jogo. Extremamente rápido e versátil, Brother será um terror na defesa adversária. Recomendo que contrate Brother e o coloque no meio-campo, no lugar do Zev Ronso. Brother roubará bolas e conseguirá passar para Tidus ou Wedge com precisão, além de poder também chutar de longe, se tiver a oportunidade. Zev Ronso já pode ser dispensado. Além do Brother, o Wakka também pode ser contratado aqui. Podemos contratar o ex-capitão do Besaid Aurochs, se quiser. Wakka é atacante e possui 13 de SH e 11 de EN. Ele está sem contrato e seu salário é de 150 Gil por jogo. Wakka é bom, mas é inferior ao Wedge e do mesmo nível do Tidus, mas sem o Jecht Shot. Não recomendo sua contratação. Pena que ainda não podemos jogar Blitzball… Siga o corredor ao sul e saia da cabine.

Vá para o norte e entre na porta ao final do corredor. Encontrará aqui todos os jogadores do Al Bhed Psyches: Berrik, Blappa, Eigaar, Judda, Lakkam e Nimrook. O Al Bhed Psyches é, na minha opinião, o melhor time de Blitzball que podemos enfrentar. Nimrook é, disparado, o melhor goleiro do jogo, e Judda é um dos melhores zagueiros do jogo. Se tiver a oportunidade de contratá-los, caso estejam sem contrato, recomendo muito que o faça. Nimrook é muito melhor do que Jumal e Judda é melhor do que Ropp, fazendo uma boa dupla com o Zalitz. Depois volte e siga o corredor para o sul. Encontrará o Rin, o dono das Agências de Viagem que encontramos espalhados por Spira. Ele venderá armas e itens aqui, mas não possui armas novas. Ele venderá itens novos: Power Distiller, Mana Distiller, Speed Distiller e Ability Distiller, itens que fazem com que os inimigos soltem Esferas específicas em batalha. Não precisamos destes itens, pois temos habilidades que cumprem bem esta função. Além disso, Rin também é um jogador de Blitzball. Ele é um meio-campista e possui 9 de EN e 12 de PA. Ele está sem contrato, e seu salário é de 100 Gil por jogo. Rin começa no nível 5 e não é ruim, mas temos jogadores melhores do que ele. Continue seguindo para o sul, e entre no corredor do lado oeste se quiser falar com a Dona. Depois de explorar a aeronave, volte para a cabine de comando.

Ao voltar, verá uma cena de discussão entre Cid e Auron. Depois da discussão, fale com o Brother para ver uma cena. Cid descobre que Yuna está em Bevelle, a capital de Spira, e o pior: Seymour aparentemente está vivo! Temos de ir para lá salvá-la. Ao tentar sair da cabine, verá mais uma cena. Rin irá nos avisar que monstros estão invadindo a nave voadora. A partir de agora, encontrará alguns inimigos aqui na nave, nada que não tenha visto antes. Saia da cabine de comando e siga o corredor ao sul até o final, para acessar outra área.

Há um Traveler’s Save Sphere aqui. Suba as escadas e fale com o Al Bhed ao lado para receber 4 Al Bhed Potions. Agora siga para o norte para ver uma cena. Fale com o Rin, se quiser repor suprimentos, e então suba pelo elevador para enfrentarmos um chefe.

Evrae é um inimigo aérea quase tão grande quanto nossa nave voadora. Para esta batalha, teremos uma novidade. Por meio do Trigger Command Pull Back, podemos nos manter afastados de Evrae, e com Move In, podemos voltar para perto. Assim que a batalha começar, estaremos perto de Evrae. Use Armor Break com o Auron para reduzir a defesa, de Evrae, Cheer com o Tidus e Focus com a Lulu para fortalecer o grupo. Rikku pode usar Steal para roubar 2 Water Gems. Depois, acione o Trigger Command Pull Back para se afastar de Evrae. Longe dele, ele usará Photon Ray para causar dano aleatório no seu grupo. Wakka poderá atacar à distância, e Lulu poderá usar magias. Use Haste em ambos para que eles ataquem bastante, e Slow no Evrae para deixá-lo lento. Cid também atacará, usando Guided Missiles para causar um bom dano de suporte. Para curar seu grupo, não use Kimahri, recomendo usar a Rikku e Use, usando Al Bhed Potions. Isso também curará os estados negativos que Evrae pode causar. Após alguns turnos, Evrae usará Swooping Scythe para se aproximar novamente. Agora é hora de atacar de perto, então use Auron e Tidus. Wakka ou Kimahri podem tentar cegá-lo com Dark Attack, para que ele não acerte a maioria dos golpes. Ele também usará Haste para ficar mais rápido, mas seremos três contra um. Cuidado com a habilidade Stone Gaze, pois ela pode petrificá-lo. Cure-se imediatamente. Ao derrotá-lo, receberá 2.600 Gil, 5.400 AP e uma Black Magic Sphere.

Após a batalha, verá uma cena. O capítulo se encerrará aqui.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo