Está com alguma dificuldade em AI: The Somnium Files? Então acompanhe a parte 2 do nosso detonado completo passo-a-passo, exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!
Essa é a continuação do nosso detonado, que começou aqui.
Na parte anterior, realizamos o primeiro final do jogo, seguindo a rota de Ota. Ao longo desta rota, o detetive Date e a inteligência artificial Aiba investigaram dois assassinatos distintos: Shoko Nadami e Renju Okiura. Os assassinatos remetiam a um assassino misterioso que agiu anos atrás, conhecido como Cyclops Killer. O assassinato arranca o olho esquerdo de suas vítimas antes de matá-las, sempre em local público e performático. A rota de investigação levou à captura de Iris e a morte de So Sejima, mas gerou mais perguntas do que respostas. Ota e Mayumi foram riscados da lista de suspeitos, mas ainda resta diversas pontas soltas neste grande mistério.
Sem mais delongas, vamos para o detonado:
Parte 2: Rota da Mizuki
Vamos continuar investigando para entender mais sobre o que aconteceu. Volte através do Flowchart para Day 4: Monday, na parte chamada PSYNCIN’ IN THE SWaiN. Este foi o último ponto de bifurcação da trama, e continuaremos a partir daqui. Escolha Begin PSYNC.
Day 4: Monday (youdAl)
PSYNCIN’ IN THE SWaiN
Ao retornar a esse PSYNC, irá adquirir o Appendix File #142: TIPS: Branching Paths. Nosso objetivo aqui, como deve imaginar, é fazer as coisas de modo diferente do que fizemos da vez anterior. Algumas ações iniciais serão as mesmas, mas depois seguiremos por uma sequência totalmente distinta de ações. Também vale mencionar que não será preciso coletar os Olhos de Aiba novamente, quando voltar a um Psync. Sendo assim, siga corretamente as instruções abaixo:
Mental Lock #1: Charge Forward! Secure the Route!
Haverá diversos pontos de interação pelo local. Comece indo até o piso escorregadio (Icy Floor) e escolha a opção Lie Down. Esta ação custará 115 segundos, e deverá receber um TIMIE. Verá uma cena, e irá completar o primeiro Mental Lock.
Mental Lock #2: Shining Light! Escort Him to the Red Shelf!
A partir daqui, faremos as coisas de forma diferente. Vá até o barril de óleo (Oil Drum) na estante sudoeste do armazém, use um TIMIE e escolha a opção Roll. Esta ação custará 180 segundos, então é preciso reduzir o custo com um TIMIE. Deverá receber um TIMIE. Irá completar o segundo Mental Lock.
Mental Lock #3: Counterattack Ignited! Turn On the Electricity!
Agora vá até o painel de energia (Power Board) que fica na parede norte, use um TIMIE e escolha a opção Throw Something. Esta ação custará 240 segundos, então é preciso reduzir o custo com um TIMIE. Deverá receber um TIMIE. Irá completar o terceiro Mental Lock.
Mental Lock #4: Brave Hero! True Identity Revealed?
Agora vá até o próprio Ota (Ota), use um TIMIE e escolha a opção Encourage. Não dá para ver o custo desta ação, mas com o TIMIE, certamente gastará poucos segundos. Ao completar esse Somnium, perceba que a investigação irá seguir por um caminho bem diferente. Agora sim, esse PSYNC está completo, com todos os seus dois possíveis desfechos alcançados.
Day 4: Monday (syougAl)
Psync Room
Fale com a Boss e o Pewter, depois fale com o Ota, e esgote as opções de diálogo com todos. Como pode ver, a nova linha de investigação se baseia em um ferimento na perna da pessoa com a roupa de urso no armazém (algo que não tinha acontecido na outra rota de investigação). Ao final da conversa, verá uma cena, e o Date irá desmaiar.
Day 5: Tuesday (seisAl)
Date Residence (08:02 AM)
Fale com a Mizuki e esgote as opções de diálogo. Quando puder ir embora, haverá diversos locais que poderemos visitar. Comece voltando para Bloom Park.
Bloom Park
Fale com a Mizuki e esgote todas as opções de diálogo. Depois da conversa, verá uma lembrança do Date no Marble, com a Shoko, e irá adquirir o Appendix File #101: Buggy. Fale com a Mama e a Shoko e esgote os diálogos, e então aparecerá o Renju. Fale com ele também, e esgote os diálogos. Depois de várias lembranças, vá para Ikume Shrine.
Ikume Shrine
Já viemos a esse local antes, mas apenas em lembranças. Fale com a Mizuki para ver algumas cenas engraçadas, depois vá para Cold Storage Warehouse.
Cold Storage Warehouse
Voltamos ao armazém em que a Iris estava aprisionada, e desta vez com a Mizuki. Assim que chegar ao local, irá adquirir o Appendix File #107: Cower. Verifique a poça de sangue no chão para avançar a investigação e adquirir o Appendix File #40: Institute of Sciences. Agora vá para Lemniscate.
Lemniscate

Fale com a Mizuki e esgote os diálogos. Antes de ir embora, salve o jogo. Nós vamos ligar o modo paquerador de Date! Fale com a bela Receptionist (o nome dela é Ritsuko, por acaso) e esgote as opções de diálogo com ela para que Date finalmente a chame para sair. Persista até que ela aceite, e então Date irá abandonar a investigação, sua carreira, a Aiba e a Mizuki para viver uma vida romântica com sua nova bela namorada em Atami. Ao final desse hilário final secreto, irá liberar o seguinte troféu:

Date’s Atami Date Route: END
Esse troféu será liberado quando concluir a Rota de Date com sua Nova Namorada.
Após essa “distração romântica”, vamos voltar ao trabalho. De volta a Lemniscate, desta vez vamos ir embora. Siga para Sunfish Pocket.
Sunfish Pocket
Apenas fale com a Mizuki e vá para Central Hospital.
Central Hospital
Fale com o Ota e a Mizuki até encerrarem os diálogos, depois vá para Marble.
Marble
Fale com a Mizuki e esgote os diálogos para adquirir o Appendix File #07: LGBT e o Appendix File #72: Swiss Army Knife. Depois fale com a Mama até a hora de ir embora, e vá para ABIS Headquarters.
Police Headquarters (03:57 PM)
Verá uma cena, e então Date voltará para Harbor Warehouse District.
Harbor Warehouse District (04:43 PM)
Cheque a figura masculina (Human Figure) ao longe e use o zoom para identificar So Sejima. Ele conseguirá escapar, então fale com a Aiba para adquirir o Appendix File #57: Saliva DNA Test. Date então irá automaticamente para Kumakura Office.
Kumakura Office (05:34 PM)
Assista a cena, e quando chegar a hora de dizer qual a marca de cigarros que o So Sejima estava fumando, responda Rookie. Será a resposta errada, mas irá adquirir o Appendix File #37: Hippocampus e o Appendix File #41: Spider Crab. Depois responda a resposta correta: Klein Cigarette.
Police Headquarters (06:45 PM)
Verá apenas uma cena entre Date, Boss e Pewter.
Police Headquarters (09:26 PM)
Verá mais uma cena entre Date, Boss e Pewter. O exame de DNA comprovará que o So Sejima era a pessoa com disfarce de urso no armazém, tentando matar a Iris. No entanto, Date é impossibilitado de ir atrás dele porque ele possui as costas quentes com a polícia, e ele vai embora de carro.
Driving
Durante uma conversa com a Aiba, irá conseguir o Appendix File #83: Soki Soba. No entanto, um vídeo preocupante fará Date parar o que está fazendo e voltar imediatamente para casa.
Date Residence (10:08 PM)
Temos de achar a Mizuki em algum lugar desse apartamento. A resposta é o alto-falante (Speaker), mas você pode conseguir respostas engraçadas se procurar em outros lugares. Use o raio x para localizá-la. Após resgatar a Mizuki, fale com ela. É hora do acerto de contas!
Sejima Residence (11:10 PM)
Antes de qualquer coisa, salve o jogo. Logo começará uma cena de ação, em que terá de pressionar uma série de botões em um QTE, e para conseguir um troféu, não poderá errar nenhum comando. Primeiramente, terá de pressionar
repetidamente. Em seguida, terá de pressionar
. A seguir, terá de pressionar para baixo e
. Caso erre algum comando, volte o save e tente tudo de novo desde o início. A seguir, Date estará dentro da casa do So. Olhe para a porta de correr (Sliding Door) e use a visão de raio x para localizar o So e a Mizuki. Durante a cena, irá adquirir o Appendix File #43: Capsaicin. Salve o jogo novamente, se não errou nenhum comando, pois haverá mais QTE mais adiante. Terá de pressionar
, e depois terá de mirar no local indicado com o alvo da arma e disparar pressionando
. Conclua o evento sem erros para liberar o seguinte troféu:

“The Congressman’s Secretary’s Warm Reception”
Esse troféu será liberado quando terminar o tiroteio em Sejima Residence sem erros.
Na cena a seguir, terá de tomar uma decisão. Escolha a Mizuki (Mizuki) e então escolha a opção Protect Mizuki. Qualquer outra alternativa resultará na morte do Date. A seguir, em outro momento, terá de escolher So (So) e a opção Shoot. Assista o triste desfecho do confronto, no qual Date terminará baleado.
Day 6: Wednesday (hiAI)
Central Hospital (02:29 PM)
Date está desacordado, entre a vida e a morte, e estará controlando a Mizuki. Tente acordar o Date, sem sucesso, e depois fale com a Boss. Enquanto fala com ela, irá adquirir o Appendix File #51: Shizue Kuranushi. Quando a Boss se for, continue falando com o Date até esgotar as opções e ver uma cena. Boss voltará para levar todos até a delegacia.
Psync Room (03:47 PM)
Precisamos entrar na cabeça do Date, e não há ninguém melhor do que a Mizuki para isso.
PSYNCIN’ IN THE CAPTaiN
Chegamos ao Psync final desta rota, e ele será bem atípico, pois estaremos controlando a Mizuki ao invés da Aiba. Esse Psync só possui um desfecho, mas serão 5 Mental Locks. Além disso, podemos conseguir diversos troféus aqui realizando tarefas alternativas, então certifique-se de salvar o jogo antes, e de realizar uma boa gestão de tempo com os TIMIES. A maioria das ações possuem custo baixo de tempo, mas serão muitas ações, então novamente, precisaremos nos certificar de conseguir bons TIMIEs e de usar os melhores nas ações de maior custo. Vamos lá, siga as minhas instruções:
Mental Lock #1: Memories of Stew
Inicialmente, só haverá um objeto que pode interagir, então vá até a sopa (Stew) em cima da mesa e escolha a opção Taste. Esta ação custará 18 segundos, e deverá receber um TIMIE. Verá uma cena, e irá completar o primeiro Mental Lock.
Mental Lock #2: Memories of School
Teremos novos objetos para interação. Vá até o distintivo do Date (Police ID) em cima da mesa, use o TIMIE que obteve e escolha a opção Throw It!. Esta ação custará 24 segundos, mas deverá reduzi-la para 12 ou 8 segundos. Deverá receber um TIMIE. Depois vá até a lata de lixo (Trash Can) e escolha a opção Look Closer. Esta ação custará apenas 12 segundos, então não precisará gastar um TIMIE aqui. Deverá receber um TIMIE. Irá completar o segundo Mental Lock.
Mental Lock #3: Memories of Gifts
Agora vá até o alto-falante do lado esquerdo (Left Speaker), use seu pior TIMIE que tiver e escolha a opção Listen. Esta ação custará 24 segundos, e deverá receber um TIMIE. Agora vá até o Adorabbit (Adorabbit) em cima do alto-falante do lado direito, use um TIMIE e escolha a opção Ugly…. Essa ação custará 66 segundos, e sempre receberá um TIMIE Negativo aqui. Irá completar o terceiro Mental Lock.
Mental Lock #4: Memories of the Bed
Temos que nos livrar do TIMIE negativo que conseguimos. Vá até a cama (Bed) e escolha a opção Smell. Esta ação custará apenas 6 segundos, e será perfeita para gastar o TIMIE negativo. Deverá receber um TIMIE. Vá até a porta (Door), use um TIMIE e escolha a opção Knock. Deverá receber um TIMIE. Agora vá até o sofá (Date’s Sofa), use seu melhor TIMIE e escolha a opção Sleep. Esta ação custará 60 segundos, mas deverá conseguir reduzir consideravelmente com o TIMIE, e receberá mais um TIMIE. Verá uma cena, e então irá completar o quarto Mental Lock.
Mental Lock #5: My True Feelings…
Vá até a geladeira (Fridge), use um TIMIE e escolha a opção Lift. Esta ação custará 66 segundos, mas conseguirá reduzir consideravelmente. Deverá receber um TIMIE. Irá encontrar o Adorabbit de novo. Vá até a panela (Pot), use o pior TIMIE que tiver e escolha a opção Turn Up…. Não dá para saber o custo esta ação, mas deverá receber um TIMIE. Irá encontrar o Adorabbit mais uma vez e liberar o seguinte troféu:

A…Do…Rab…Bit…
Esse troféu será liberado quando interagir com o Adorabbit no Somnium.
Muito bem, agora pegue o Olho de Aiba #6 que está em cima do alto-falante do lado direito para adquirir o Album File #12: Date B. Veja a imagem abaixo para referência:
Se veio seguindo o guia até aqui, então deverá liberar mais um troféu agora:

Dream Documentation Duty: Manager
Esse troféu será liberado quando encontrar 6 itens escondidos em Somniums.
Vá até o casaco de Date (Date’s Coat), use um TIMIE e escolha a opção Kick. Esta ação custará 30 segundos, mas conseguirá reduzir consideravelmente. Deverá receber um TIMIE. Depois vá até a mochila (Backpack) encostada na parede, use um TIMIE e escolha a opção This Charm…. Esta ação custará 48 segundos, mas conseguirá reduzir consideravelmente. Deverá receber um TIMIE. Muito bem, nesse momento, deverá ter pelo menos 120 segundos restantes. Se não tiver, nem adianta continuar, pois não conseguirá completar o Somnium com tempo restante. Vá até o Date (Date), use um TIMIE e escolha a opção Date!. Essa opção custará 12 segundos, e receberá sempre um TIMIE Negativo aqui, não tem como evitar. Vá até o Date (Date) novamente e escolha Date! mais uma vez. Essa opção custará também 12 segundos, mas que virará 36 segundos por causa do TIMIE Negativo, e receberá mais um TIMIE Negativo ainda pior. Por fim, vá até o Date (Date) mais uma vez e escolha Date! mais uma vez. Essa opção custará também 12 segundos, mas que virará 72 segundos por causa do TIMIE Negativo. Se fez tudo direitinho com bons TIMIES, conseguirá completar o Somnium com tempo de sobra. Ao completar esse Somnium, irá adquirir o Album File #11: Date A e liberar o seguinte troféu:

CAPTaiN: Bonds Revealed
Esse troféu será liberado quando completar o Somnium do Date.
Day 6: Wednesday (sanpAI)
Ikume Shrine
Após algumas cenas emocionantes e os créditos, irá parar em Ikume Shrine. Fale com o Date, se quiser ouvir algumas frases engraçadas, depois fale com a Aiba e a Mizuki. Após os diálogos, verá mais algumas cenas, e então irá concluir o jogo mais uma vez, realizando outro dos finais, mais especificamente o final da Rota de Mizuki. Irá liberar o seguinte troféu:

Mizuki Route: END
Esse troféu será liberado quando concluir a Rota de Mizuki.
Chegamos a mais um final, e tivemos diversas revelações conclusivas desta vez. Descobrimos que o So Sejima foi o responsável pelo sequestro e tentativa de homicídio da Iris, mas não temos certeza quanto aos assassinatos de Shoko e Renju. Também não sabemos o motivo por trás dessas mortes, qual a relação dele com as vítimas, e nem por que ele arranca o olho esquerdo de suas vítimas. E se prestou atenção na fala da Mizuki, perceberá uma curiosa relação entre o So e a Hitomi, uma personagem até então sem muita participação na história… Enfim, há diversas pontas soltas e muitos mistérios ainda para resolver, mas para isso teremos de usar o Flowchart mais uma vez. Na próxima parte do guia, iremos explorar a Rota da Iris. Você não pode perder!
Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:
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