A Quantic Dream foi uma grande parceira da Sony desde o PlayStation 3, trazendo grandes jogos para a Plataforma da Sony. Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human foram exclusivos que ajudaram os consoles PlayStation a se tornarem grandes sucessos de venda.
Entretanto, a parceria chegou ao fim, e com isso a possibilidade de trazer novos jogos exclusivamente para a plataforma da Sony também acabou. Agora o diretor do estúdio, David Cage falou ao site 3DJuegos sobre o fim dessa parceria.
Confira abaixo os trechos mais importantes:
A colaboração com a PlayStation foi maravilhosa. Quando começamos a trabalhar com eles, éramos um estúdio muito pequeno. Estou falando de quando começamos a trabalhar em Heavy Rain, em 2007. E eles trabalharam muito conosco, eles deram toda a liberdade criativa que queríamos e apoiaram todos os nossos projetos por doze anos e foi uma jornada incrível juntos. Estamos orgulhosos de tudo o que realizamos juntos… Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human, e nenhum desses jogos teria sido possível sem o apoio deles.
Mas, ao mesmo tempo, em um ponto após doze anos de colaboração tivemos desejos e vontades de fazer coisas diferentes e trabalhar de forma diferente. Primeiro pensamos em ir com nossos jogos para o território multiplataforma. Pensamos que seria ótimo poder alcançar mais pessoas do que usuários que têm um PlayStation. Queríamos explorar diferentes tipos de jogos e coisas diferentes, além de fazer mais de um jogo em uma vez, um desejo da própria equipe.
Também chega um momento em que você pensa: “OK, trabalhamos com editoras há 20 anos e eles assumem os riscos financeiros quando apoiam seu projeto. Eles colocam o dinheiro na mesa e, se o jogo não for bem-sucedido, eles perdem, então é justo deixá-los ficar com a maior parte dos lucros”, mas chegamos a um ponto em que pensamos que talvez também queríamos investir esse dinheiro e ter o lucro inteiro para nós mesmos.
Foi uma decisão da equipe correr riscos maiores e acreditar em nós mesmos para obter uma fatia maior do bolo. Acreditamos em nós mesmos para criar jogos que possam trazer benefícios para todos os envolvidos no desenvolvimento. Por todos esses motivos e outros decidimos sair da nossa zona de conforto e nos colocamos em perigo e fomos atrás de novos desafios.
Vale ressaltar que a desenvolvedora está trabalhando em Star Wars Eclipse, um jogo ambientado durante a Era da Alta República. O título contará com mais foco na ação do que nos jogos anteriores do estúdio.