Continua após a publicidade..
DestaqueReview

The Texas Chainsaw Massacre | REVIEW

Continua após a publicidade..

Um clássico do terror iniciado nos cinemas está chegando aos games. The Texas Chainsaw Massacre acaba de ser lançado e promete muito terror e diversão aos jogadores. Bora conhecer um pouco mais do jogo que chega cheio de novidades, seja na forma como abordou o filme para criar o jogo, bem como as novidades em um estilo de jogo muito único, mas com novidades que vão além do que conhecemos. Confira nossas impressões do game abaixo.

  • Desenvolvedora: Sumo Digital
  • Publicadora: Gun Interactive
  • Lançamento: 18 de agosto de 2023
  • Número de Jogadores: 7 jogadores online
  • Gênero: Survival Horro
  • Plataformas: PS4, PS5, XBO, XSSX, PC

Assim que começar a jogar The Texas Chainsaw Massacre, você terá a impressão de já conhece o jogo, pois boa parte das mecânicas são encontradas em quase todos os jogos do gênero, principalmente em clássicos como Dead by Daylight. Entretanto, com o passar de algumas partidas, você percebe boas peculiaridades no game da Sumo Digital. Teremos a chance de assumir o papel de alguém da notória família Slaughter, ou de suas vítimas, uma experiência de terror assimétrico em terceira pessoa baseada no inovador e icônico filme de terror de 1974.

Como vítima, você deve usar sua inteligência e discrição para ficar fora do alcance da Família e encontrar as ferramentas necessárias para levar à sua eventual liberdade. Os jogadores já quem assumir o papel na Slaughter Family deve procurar, rastrear e impedir que seus convidados escapem. Assim como no filme, escapar não será uma tarefa fácil, pois diferentemente de outros jogos, estamos lidando com mais assassinos em nosso encalço. Independente de qual lado você escolher, você terá habilidades únicas que vão ajudar você, ou a se manter vivo e fugir, ou criar dificuldades para que os cativos não fujam e no final, acabem mortos.

The Texas Chain Saw Massacre não oferece nenhum modo single player ou offline, então tenha em mente que estamos em um game 100% online, não importa se você esteja procurando uma partida ou criando uma, teremos de estar online e com outros jogadores para iniciar uma partida. Apesar de ser o modo mais divertido, confesso que a possibilidade de se jogar offline é um problema, principalmente se você está esperando mais jogadores ou até mesmo se o game não se desenvolver como esperado. Sem jogadores online, sem partida. Aqui cabe uma nota, no período de revisão, joguei com alguns amigos jornalistas, o que, de fato, não trouxe uma experiência muito ampla. Por isso, preferi postear essa review em um dia para ter uma visão mais ampla do jogo, participando de partidas com jogadores aleatórios e curtindo o game como alguém que acabou de adquirir.

The Texas Chainsaw Massacre – Foto Divulgação

A aterrorizante família na casa dos horrores

A intensidade do jogo está em jogar como sobrevivente, mesmo que você esteja inclinado a jogar como membro da família, a experiência de estar sendo caçado é intensa, principalmente nas primeiras partidas. O jogo consegue ser intenso e ameaçador, em nenhum momento você vai se esquecer da sua situação. Durante a partida, temos vários itens que vão nos ajudar a abrir portas e evitar sermos notados. Qualquer interação com algo da casa gera ruídos, e esses ruídos chamam a atenção dos nossos caçadores. Nesse momento, entra um membro da família se destaca, mesmo sequer podendo andar pela casa. O patriarca da família, conhecido por nós como vovô, está de ouvidos bem atentos, e quando ele identifica ruídos, indica aos seus netos, onde estão os fugitivos.

Se você estiver jogando como membro da família, terá de coletar itens peculiares pela casa para alimentar o velho, e assim ter mais chances de encontrar os jovens. Diante de outros jogos, essa é a mecânica que achei mais interessante em The Texas Chain Saw Massacre, pois ela realmente traz uma nova perspectiva, tanto para as vítimas quanto para os algozes. Ter de se concentrar em algo a mais que apenas caçar os inimigos, é bem interessante. Encontrar os itens certos é fator decisivo para conseguir se manter vivo e escapar da casa, estar diante de uma porta, sem a ferramenta adequada, de nada irá adiantar. Durante a fuga, temos a percepção de quando estamos perto de sermos vistos, se for visto de fato, a coisa se complica. Não existe uma forma de eliminar um membro da família, se você for visto, terá de fugir, se escondendo ou esperando ser perdido de vista. Podemos até iniciar uma luta, mas apenas para atordoar o inimigo, não ha como matar ninguém.

Saber se comportar no jogo é outro fator determinante para conseguir terminar a partida vivo. O jogo toma outra conotação quando você percebe que seus companheiros de carcere não são seus amigos, e usar eles para conseguir ficar vivo é ainda mais intenso. Se um membro da família não está ocupado com outra pessoa, você tem mais chance de sobreviver. Pode parecer injusto, mas nem todos vão sobreviver, e se você puder fazer com que outro morra, que seja. Se você esta jogando com a família, as coisas ficam um pouco mais abrangentes, pois temos menos membros, o mapa toma uma conotação muito maior. Saber cobrir os espaços é fundamental, pois somo em apenas três, ao escolher com quem jogar, você terá de explorar cada habilidade, seja criando armadilhas, rastreando inimigos e como disse anteriormente, alimentando o vovô, o qual é o mais importante.

The Texas Chainsaw Massacre – Foto Divulgação

Nossos atributos são melhorados através da experiência que adquirimos durante as partidas, isso vale tanto para família quanto para os cativos. Quanto mais você explora a casa antes de fugir, mais experiência poderá adquirir ao fugir. Vale ressaltar que existe um bônus, que está vinculado ao personagem e ao número de pontos de habilidade que você gastou em sua árvore de habilidades desse personagem, com o nível máximo sendo dez por personagem após gastar 50 SP, por exemplo. Devido à singularidade dos personagens, ao iniciar uma partida, o personagem escolhido pode estar em uso. Caso isso ocorra, é possível tentar trocar de personagem com outro jogador. No entanto, caso isso não seja aceito, é importante notar que sua progressão está relacionada à sua conta, e não ao personagem em si.

Isso foi pensado para distribuir pontos entre os outros personagens, mesmo que não jogue tanto, é uma boa maneira de manter o jogador no game, mesmo que o personagem principal não possa ser escolhido na ocasião. Tudo isso, torna The Texas Chain Saw Massacre um game bastante divertido no que se diz a gameplay, com boas escolhas durante cada partida.

Atingindo as expectativas

Tecnicamente falando, o game tem alguns problemas evidentes, e até mesmo na gameplay, após algumas horas e partidas, o jogo evidencia seus gargalos. Infelizmente o game fica repetitivo após algumas horas, pois o mapa não muda e o jogador, após memorizar os caminhos mais fáceis para fuga, se todos os jogadores tiverem a mesma percepção, as partidas podem ser rápidas, o que dará ainda mais essa percepção de repetição.

Isso vale também para a família, mas com um pouco mais de ênfase, pois como são apenas três jogadores, ter a percepção do mapa é ainda mais importante para que você tenha sucesso na caçada, mas conforme você vai repetindo a caçada, alguns atalhos para quem foge, ou para quem está caçando, são evidentes.

Graficamente falando, o game se segura como pode, por mais que eu ache as escolhas perfeitas, como, por exemplo, a ambientação do cenário e a qualidade da movimentação dos personagens, algumas falhas são evidentes. Existem algumas quedas de FPS, bem com alguns comportamentos estranhos e até mesmo feios. Em algumas mortes, por exemplo, nosso personagem parece ficar literalmente quebrado, com seus membros em posições quem bem sabemos serem impossíveis. A animação facial é limitada, mesmo na tela de seleção de personagens, quase não existe expressão, e quando juntamos isso a uma customização bem básica, os personagens, visualmente, tem pouco a oferecer.

Continua após a publicidade..

Outro fator que deve chamar a atenção dos jogadores, é a criação de partidas privadas. Você não pode simplesmente convidar um amigo para jogar, ao criar uma partida, você recebe um código que deve ser enviado ao jogador que usará esse para encontrar seu lobby, eu realmente achei isso pouquíssimo prático. Por ser um jogo estritamente online, espera-se maneira rápida de se conectar com outros jogadores, o que não é o caso quando se fala em partidas privadas.

The Texas Chainsaw Massacre – Foto Divulgação

The Texas Chain Saw Massacre — Vale a Pena?

The Texas Chain Saw Massacre é exatamente como o terror deve ser, intenso, brutal e principalmente imprevisível, e isso o jogo entrega com maestria. Seja você fã do filme ou desse gênero de jogo, muito provavelmente irá passar boas horas jogando. Claro que para os fãs do filme, o apelo é muito maior, pois todas as referências que você espera encontrar estão presentes no jogo.

Explorar ambos os lados da mesma moeda é incrivelmente divertido, e proporciona ao jogador perspectivas bastante diferentes, principalmente se você esta jogando com a família, pois como o vovô foi imaginado, torna as coisas mais abrangentes. Do lado dos sobreviventes, ter três pessoas nos caçando, é extremamente ameaçador, principalmente quando o vovô é alimentado.

O game tem alguns problemas técnicos, como a taxa de quadros que acaba caindo em alguns momentos, ou comportamentos desajeitados dos personagens. Não poder convidar um jogador diretamente também não foi uma boa escolha, bem como o mapa deveria ser um pouco maior. Outra escolha que poderia ser ponderada, é a inserção de um modo offline, visando entreter o jogador enquanto espera seus amigos chegarem para a carnificina. Todas essas escolhas poderiam diferir, mas nem de longe atrapalham a diversão.

Ademais, The Texas Chain Saw Massacre é um game divertido e merece ser conferido, pois com certeza você irá adorar ser espatifado pelo nosso adorável homem da serra-elétrica, e até mesmo sorrirá ao se tornar um assassino sanguinário e insensível, afinal esses são os prazeres do terror, e foram essas crueldades que fizeram The Texas Chain Saw Massacre um marco na história do terror.

The Texas Chain Saw Massacre foi gentilmente cedido pela Gun Interactive e Sumo Nottingham.

The Texas Chainsaw Massacre | REVIEW

Gráficos - 7.7
Jogabilidade - 8
Diversão - 9
Som - 7.7
Dificuldade - 7.5
Fator Replay - 8

8

Ótimo

Explorar ambos os lados da mesma moeda é incrivelmente divertido, e proporciona ao jogador perspectivas bastante diferentes, principalmente se você esta jogando com a família, pois como o vovô foi imaginado, torna as coisas mais abrangentes. Do lado dos sobreviventes, ter três pessoas nos caçando, é extremamente ameaçador

Site Oficial
User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial