Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Android / iOSDestaquePCPlayStationReviewSwitchXbox

Sword of Elpisia | REVIEW

Os mistérios nunca terminam nessa envolvente história de Aldo e seus companheiros atrás dos mistérios das Magiswords. Com um estilo clássico, uma história envolvente, personagens carismáticos e qualidade acima da média, Sword of Elpisia pode te surpreender.

  • Jogo: Sword of Elpisia
  • Desenvolvedora: EXE-Create
  • Publicadora: KEMCO
  • Lançamento: 06 de janeiro de 2022
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: RPG
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, NW, PC, Android, iOS
  • Site Oficial: Aqui

Apresentação

O imortal gênero de RPG foi um dos primeiros grandes sucessos dos videogames e perdura até hoje. Meu gênero favorito desde sempre, é sempre um prazer poder avaliar um novo RPG que chega ao mercado. E RPG é o que não falta ao longo do ano de 2022, com diversas promessas vindo praticamente todo mês!

A KEMCO é uma referência como publicadora de RPGs, uma vez que ela é especializada em publicar jogos do gênero, criados por diversos estúdios japoneses, e divulgá-los ao mundo. Com um calendário repleto de lançamentos para múltiplas plataformas, muitas vezes seus jogos passam desapercebidos do grande público pela concorrência com os blockbusters da indústria.

Mas não vamos deixar esses jogos menores passarem em branco, pois quem conhece RPG sabe reconhecer o charme único dos RPGs japoneses, e sabe que não é um orçamento multimilionário que faz um grande game. Agora, vamos conhecer um pouquinho mais sobre o que Sword of Elpisia tem a nos oferecer!

Nostálgico e Moderno

Sword of Elpisia - Background

RPG Clássico

Sword of Elpisia tem a intenção de representar o que há de mais importante em um jogo de RPG de estilo japonês: histórias envolventes e personagens carismáticos junto de um sistema de batalha simples porém viciante. Antigamente, os RPGs eram conhecidos por essas características, mesmo quando a capacidade dos videogames não permitia grandes feitos tecnológicos. Sword of Elpisia absorve esses elementos fundamentais com sua apresentação propositalmente nostálgica, mas também traz uma série de inovações presentes nos jogos mais modernos, compondo uma experiência revigorante para o gênero e muito atraente para os fãs do estilo.

Gráficos

Os gráficos do jogo são pixelados e caprichados artisticamente para acender o fator nostalgia no jogador. Com uma boa atenção aos detalhes, o jogo lembra os clássicos ao mesmo tempo em que tem seu charme pessoal, com cenários vívidos e bem construídos. Alguns cenários parecerem muito simples em comparação com outros locais mais elaborados, mas na média possuem uma boa qualidade.

Os diálogos seguem o sistema tradicional de diálogos da KEMCO, com imagens estáticas em alta definição dos personagens adornando o texto escrito. O texto possui três níveis de velocidade: Slow, Normal e Instant. O design dos personagens é interessante na maioria das vezes, ajudando a criar uma personalidade para cada um. As expressões ajudam a compor cena do jogo, uma vez que o jogo não possui dublagem para nenhum personagem.

Trilha Sonora e Sons

A trilha sonora é trabalhada com variedade satisfatória. Cada localidade possui sua música própria, por exemplo. As cenas e diálogos do jogo, como não são dublados ou possuem qualquer tipo de som, dependem da música para passar o sentimento do momento. Em momentos tristes, ou alegres, de suspense ou de batalha frenética, a música desempenha bem seu papel. São efeitos sonoros realmente simples na maioria das vezes, mas cumprem seu objetivo.

Dificuldade

Sword of Elpisia conta 4 níveis de dificuldade para escolher: Easy, Normal, Hard e Chaos. Na dificuldade Easy, os inimigos são bem mais fracos do que nas demais dificuldades e não ocorrem ataques-surpresa. Quanto maior o nível de dificuldade, aumenta também a experiência e ouro deixada pelos inimigos, assim como os drops de itens raros.

Dificuldade não será um problema com esse jogo, até porque pode ser alterada. Ela foi balanceada para garantir a acessibilidade de qualquer tipo de jogador mais casual e a diversão dos veteranos em busca de um desafio maior, o equilíbrio do jogo é constante. Os inimigos comuns são sempre fáceis de se derrotar, mas o jogo sempre coloca inimigos especiais e sub-chefes ao longo da aventura para dar mais trabalho. Fique atento, pois alguns chefes podem dizimar sua equipe se não tomar cuidado. O balanceamento ficou excelente, e caso ache algum local meio complicado, sempre é possível ficar pela área e aumentar os níveis da equipe ou comprar novos equipamentos. Além do mais, melhorias foram feitas para que nem mesmo a morte seja muito inconveniente, sendo possível retornar imediatamente, conforme explicarei adiante na análise.

Um Mundo de Guerras e de Magias

História e Personagens

O mundo no qual Sword of Elpisia se passa se chama Terra, é uma terra com bastante magia e artefatos mágicos, dividido em reinos distintos com histórias próprias, alguns buscando guerra, outros buscando paz e outros ainda querendo apenas ficar longe dos outros. O jogador controla Aldo, um jovem de 25 anos de cabelos azuis que trabalha como reparador de magitools. Magitools são artefatos mágicos que possuem diversos usos práticos no mundo do jogo, desde armas e transportes a até mesmo utensílios domésticos. Aldo possui uma personalidade reservada e levemente antissocial, tendo vivido isolado e sozinho por muito tempo.

Conforme avança o jogo, novos personagens aparecem, e é possível usar uma maior variedade de ataques e magias. A história do jogo fica cada vez mais densa, conforme novos vilões fazem sua aparição e atrapalham o caminho dos protagonistas. Há também diversos momentos engraçados e descontraídos entre os membros da equipe, cada um com sua personalidade única e envolvente. Nas cenas e nos diálogos mais longos, traços específicos dos personagens ficam evidentes, e não é difícil se apegar a cada personagem, como nos melhores JRPGs do mercado.

Sistema de Batalha

Você anda por um mapa e os inimigos aparecem de forma aleatória, como nos RPGs antigos. Quando um inimigo aparece, começa a batalha. O sistema de batalha é por turnos, com sistema de barra de ATB para definir os turnos de cada aliado ou inimigo. Ao final de cada embate, o HP dos personagens se regenera e os status negativos são curados. Porém, só é possível recuperar o MP através de itens ou dormindo em abrigos. Vencendo as batalhas, conseguirá experiência e dinheiro, como em qualquer RPG tradicional.

Antes de batalhas difíceis contra chefes e sub-chefes, o jogo perguntará se quer avançar ou não, de modo que sempre poderá saber que está diante de um desafio. Então, verá se está ou não preparado para ele. Ao morrer, você tem a opção de reiniciar a batalha desde o início, voltar de um save ou reviver seus personagens usando Glowstones (explicarei mais sobre Glowstones adiante na análise). Como o jogo salva constantemente e permite fazer save manual em qualquer lugar, nunca há uma desculpa para perder o progresso, mesmo contra inimigos difíceis. Sendo assim, jogar na dificuldade Hard ou Chaos não parece tão difícil.

Outra característica legal de Sword of Elpisia são os animais de estimação. No decorrer do jogo, encontrará muitos animais de estimação, como cachorros, tartarugas, guaxinins e ovelhas. Eles são bonitinhos, são fofos, mas também são muito úteis em batalha! Cada personagem pode invocar até um animal de estimação a ele vinculado, e ele ficará no campo de batalha, atacando por contra própria, ajudando no ataque dos companheiros de equipe ou até mesmo usando poderes individuais, como fortalecer membros do grupo ou enfraquecer inimigos. Apenas se lembre que os animais de estimação possuem vida própria, e recebem ataque dos inimigos. Não deixe que eles morram! Fique atento ao HP deles e cure-os com magias curativas e itens sempre que for necessário.

Facilidades e Configurações

O jogo usufrui de sistemas mais modernos de configuração de batalha que servem tanto para os entusiasmados por estratégia quanto para os novatos que não entendem muito do gênero. Pelo sistema de Formations, é possível alterar a formação da equipe, colocando os personagens em três alas distintas: vanguarda, meio e retaguarda. Aliados na vanguarda recebem acréscimo de HP e vitalidade. Aliados no meio recebem acréscimo de força e velocidade, e os aliados na retaguarda recebem acréscimo de MP e de inteligência. Portanto, é melhor colocar os mais resistentes na vanguarda, os feiticeiros que dão suporte na retaguarda e todo o resto no meio. Simples, prático e intuitivo.

Além do Formations, pode-se configurar o Strategy, que são configurações pré-determinadas de como você quer que seu time batalhe. Existem cinco configurações: Balance (balanceado), Attack (focado na ofensividade), Support (focado em curar os aliados e mantê-los em bom estado), Economy (para economizar MP, preferível em batalhas simples contra inimigos fracos) e por fim, Custom, no qual é possível alterar cada elemento individualmente, montando a estratégia perfeita para o momento (o quanto usam golpes especiais ou magias curativas, por exemplo).

E é claro que não podia faltar recursos adicionais de batalha, como sistema de elementos e auto-batalha. O jogo conta com três elementos (água, fogo e terra), sendo fogo superior a terra, terra superior a água e água superior a fogo. Usar o golpe com elemento certo contra um inimigo fraco contra aquele elemento garantirá, além de maior dano, um golpe adicional. Já a auto-batalha é autoexplicativa, com o aperto de um botão o grupo lutará sozinho, realizando os ataques e defesas conforme foi estabelecido estrategicamente. Recomendado contra inimigos fracos mas não recomendado contra inimigos poderosos e chefes.

Sempre um Reino Novo a Conhecer

Sword of Elpisia - World

Missões Principais e Sidequests

O jogo progride por meio de “capítulos” curtos, que são como se fossem missões principais. Se você já jogou algum RPG da KEMCO, sabe como é. O objetivo é sempre simples e direto: vá até tal lugar e fale com fulano. Complete o objetivo do capítulo e o próximo capítulo iniciará imediatamente.

O jogo possui diversas sidequests. Elas não são nada de mais, no quesito história, sendo na sua maioria fetch quests, do tipo vai ali, pega tal item e volta. Mas até nisso o jogo se torna prático: além de indicar o tempo todo no mapa onde ficam as sidequests e como completá-las, ao fazer o que é necessário para completar a sidequest, poderá, diretamente do menu, retornar imediatamente para o requisitante e completar a missão sem ter de retornar todo o caminho a pé ou tentar lembrar onde ele ficava. Muito simples e prático.

Exploração

A exploração é crucial na aventura. Há 350 baús no jogo, e eles estarão espalhados por todo lado: nas dungeons, nas cidades, dentro das casas. Muitos deles estarão em locais secretos, acessíveis por rachaduras nas paredes, ou precisarão de algum equipamento especial para serem alcançados. Para se guiar, há um mapa sempre disponível no canto superior esquerdo indicando exatamente para onde tem que ir a seguir, então é impossível se perder ou não saber onde tem que ir! Além disso, o jogo possui sistema de fast travel, e o mapa de mundo do jogo lhe permite viajar para qualquer lugar a qualquer momento, inclusive indicando se alguma cidade possui sidequests disponíveis ou se algum lugar possui novas áreas que poderá explorar com os equipamentos mais atuais adquiridos. Esse jogo é bem amigável com complecionistas.

Explorar dungeons se torna mais fácil e simples com Attraction Tubes. Attraction Tubes permitem configurar a quantidade de encontros aleatórios dentro de uma dungeon, podendo configurar para 50% de probabilidade encontrar monstros, 0 % (ou seja, nenhum inimigo), o dobro ou até o triplo de inimigos. Se quiser mais batalhas, aumente a probabilidade. Quer apenas explorar a dungeon em paz sem se preocupar com encontros aleatórios? Então coloque em 0% e não encontrará batalhas aleatórias nessa dungeon. Fácil, não? Attraction Tubes também servem como atrator de inimigos em sequência ou, a custo de Glowstones, como atrator de inimigos raros e especiais, sendo útil para farmar inimigos para upar ou conseguir itens e materiais.

Conforme avança pela história, irá encontrar Search Items. Esses itens permitem abrir novos caminhos pelas dungeons, e isso vale para dungeons anteriores. Como o jogo possui um sistema de fast travel simples e prático disponível desde o começo, é bem fácil retornar para qualquer cidade ou dungeon que tenha visitado. O próprio mapa do jogo indica se ainda há lugares a se explorar em cada dungeon, então, sempre que conseguir um novo Search Item, abra o mapa e veja se dungeons anteriores agora podem ser exploradas mais a fundo. Geralmente os itens resultantes valem a pena.

Fortalecimento dos Personagens

Cada personagem pode equipar uma arma (pode chegar a até três armas conforme avança na história do jogo), uma vestimenta de corpo e um adorno de cabeça. Os equipamentos possuem atributos básicos de defesa e velocidade, mas também possuem características únicas mais interessantes, como aumento de HP, MP, resistência a um determinado elemento, entre muitos outros. Essas características únicas valem muito mais a pena do que os atributos básicos, então quando adquirir novas armas e equipamentos, muitas vezes é preferível escolher qual equipar pela característica que preferir manter com cada personagem. Isso será mais útil no longo prazo do que os atributos básicos do equipamento.

Quando comprar ou encontrar novos equipamentos, não venda os antigos! Através do menu de Synthesize, poderá usar equipamentos velhos para melhorar a eficácia de novos equipamentos, aumentando seus atributos básicos e até mesmo amplificando o poder de suas características únicas, se forem iguais. Por exemplo, se uma armadura fornecia +100 de HP, por exemplo, e usar um outro equipamento que aumentava HP como material, o equipamento final poderá passar a fornecer +150 ou +200 de HP. Agora, se sintetizar um equipamento que aumenta HP com outro que fornece aumento de MP, por exemplo, não conseguirá nenhum tipo de acréscimo, só mesmo dos atributos básicos. Por isso vale a pena manter equipamentos diferentes no inventário, priorizando características únicas individuais e usando cada equipamento conforme a necessidade.

E isso vale muito mais do que o dinheiro que poderia ganhar vendendo os equipamentos, até porque se ganha muito dinheiro nesse jogo, de modo que pobreza não será um problema por muito tempo. Derrotando inimigos, ganhará uma boa quantia de dinheiro e itens que valem uma fortuna quando vendidos. Esses itens também podem vir como recompensa por concluir sidequests, então logo verá que tem mais dinheiro do que consegue gastar. Para ajudar a economizar ainda mais, as hospedarias são baratas e as lojas de equipamentos vendem equipamentos nem sempre tão fortes quanto os que consegue achar dentro das dungeons.

Glowstones

Agora, vamos falar sobre Glowstones, uma espécie de moeda secundária do jogo. Glowstones são usados em lojas específicas do jogo para várias coisas, como comprar itens raros e exclusivos, comprar amplificadores que aumentam permanentemente a experiência e ouro adquiridos, aumentar atributos de personagens ou mesmo comprar novos animais de estimação e habilidades. Glowstones podem ter um papel fundamental para desenvolver seus personagens mais rapidamente.

Mas afinal, vale a pena farmar Glowstones? Bem, elas podem realmente ajudar em batalha, principalmente os itens raros e os amplificadores de experiência e dinheiro, mas não são de nenhuma forma imprescindíveis. O uso que eu mais recomendo são para comprar dois itens em específico: Key of Labor, uma chave que abre uma dungeon secreta e opcional, e Storehouse Keys, chaves que abre armazéns escondidos na cidade repletos de bons itens. A Key of Labor custa 200 Glowstones, não é muito, e recomendo que compre assim que puder, pois a dungeon opcional é bem interessante. Já as Storehouse Keys podem ser compradas se quiser, não são fundamentais, mas podem garantir excelentes itens e equipamentos. Recomendo que compre-os com as Glowstones que for adquirindo na roleta ou completando missões. O restante poderá gastar com o que quiser, não faz muita diferença.

Atividades Diárias

Há muitas formas de se conseguir Glowstones de maneira direta no game. Ela pode até vir como prêmio especial em algumas batalhas, mas é de forma randômica. De início, completar missões de guilda é a forma mais simples de conseguir Glowstones. A partir do momento que entrar em uma guilda, todo dia receberá três missões, e essas missões são sempre de extermínio, do tipo vá até tal lugar e mate x inimigos. Essas missões rendem vários Glowstones, e como se renovam a cada dia, serve como incentivo para jogar o game ao longo de vários dias. Além disso, a cada dia real é possível jogar uma roleta dentro do jogo, três vezes por dia. Essa roleta rende prêmios especiais, e Glowstones está entre eles. Jogando por vários dias, não sentirá falta de Glowstones.

Outra atividade diária que o jogo possui é o sistema de enviar animais de estimação em missões de busca de itens. Mais para a metade do jogo, essa opção estará disponível. Você determina um animal de estimação, uma dungeon já visitada e um período de tempo real de jogo. Depois daquelas horas, ele retornará com itens e equipamentos adquiridos. Cada dungeon possui itens diferentes, e cada animal de estimação possui maiores ou menos chances de obter itens raros, por exemplo.

Evolução e Endgame

Longevidade do Jogo

A progressão do jogo é simples, de forma bem linear. Há pouco o que fazer fora do percurso normal de jogo, e o jogo nunca se abrirá para o que podemos chamar de mundo aberto ou semi-aberto. Temos um mundo vasto para explorar, mas uma área e cidade de cada vez, sempre seguindo um objetivo em vista. Pelo modo de fast travel, é possível voltar a qualquer momento para qualquer área anterior do jogo, seja cidade ou dungeon. Caso o jogador queira fazer 100%, ele precisará voltar muitas vezes, pois diversas áreas das cidades e dungeons ficam barradas pelo uso de Search Items que só serão adquiridos bem adiante na aventura. E geralmente vale a pena voltar e reexplorar as dungeons ao adquirir novos Search Items, pois os equipamentos e itens adquiridos valem a pena.

Apesar de ter bastante coisa para fazer, a história principal do jogo não é tão longa assim. O jogo pode ser considerado curto, mas também não curto demais. Sua total linearidade faz as coisas avançarem muito rápido, e se for dedicado a apenas seguir em frente, não demorará para ver os créditos finais. Porém, para os que tiverem paciência, há muito o que explorar, muito conteúdo para passar várias horas no jogo pegando tudo o que está escondido por aí.

Saiba que no final do jogo terá de enfrentar inimigos muito poderosos, não só nas missões principais como também nas sidequests e dungeons opcionais. Além disso, terá acesso a arenas especiais de batalha com direito a muitos inimigos poderosos juntos e em sequência, contando ainda com fatores limitadores, como não permitindo usar itens ou magias. A Arena de Batalha será um dos principais desafios do endgame, e é bom que esteja preparado para ela. Essas arenas rendem moedas de guilda, usadas para comprar equipamentos e itens únicos e extremamente poderosos. Como você pode rejogar a arena quantas vezes quiser, poderá farmar quantas moedas de guilda quiser para comprar aquilo que desejar.

Potencial Infinito

Quero destacar mais uma vez o quanto a gestão de equipamentos é muito interessante, ainda mais quando se pensa no longo prazo. Se quiser manter seus personagens com o que há de mais potente em armas e equipamentos, é bom começar a pensar nisso desde o início do jogo. Sintetize armas e armaduras tomando o cuidado de preservar e ampliar as características especiais que julgar mais convenientes ao seu modo de batalhar. Praticamente não há limites para o quão forte seu equipamento poderá ficar, então trate de sintetizar e ampliar seu potencial!

Os atributos físicos do seu personagem também não conhecem limites! É possível evoluir os personagens até o nível 999, só para se ter uma ideia! Como se não fosse o suficiente, no decorrer do jogo encontrará diversos itens especiais que garantem aumento de atributos, como aumento de força, magia ou velocidade. Eles serão imprescindíveis para deixar seus personagens mais fortes, e, conforme avançar no jogo, conseguirá mais e mais desses itens. Saber em quais personagens fortalecer determinados atributos deixará seu grupo mais forte do que dividir igualmente sem atenção os atributos.

Jogar Sword of Elpisia um pouco a cada dia vale a pena nem que seja só para poder contar com as atividades diárias do game e com a roleta. Assim, acumulará Glowstones para usar em atributos que deixarão seu grupo cada vez mais fortes. O game possui um potencial quase infinito sobre o quanto é possível fortalecer seu grupo. Como os atributos especiais comprados com Glowstones estarão presentes quando reiniciar o jogo desde o começo, sempre terá um motivo para jogar tudo novamente depois de fazer 100%, acumulando cada vez mais e mais Glowstones, na busca por ficar infinitamente forte e poderoso.

Sword of Elpisia – Vale a Pena?

Recomendo Sword of Elpisia para todos os fãs de RPGs, os novos e os antigos. Não se deixe enganar pela aparência simples do game, há muita complexidade no jogo, uma história interessante e um sistema de batalha viciante que sempre se renova, acrescenta, fica mais complexo e interessante. Experimente!

Sword of Elpisia foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela KEMCO – Agradecemos a cordialidade!

Confira, aqui na Games Ever, o nosso detonado passo-a-passo exclusivo de Sword of Elpisia, clicando aqui. Você não pode deixar de conferir! Confira também nossos outros reviews.

Sword of Elpisia

Gráficos - 75%
Jogabilidade - 90%
Diversão - 90%
Som - 70%
Dificuldade - 85%
Fator Replay - 90%

83%

Recomendo Sword of Elpisia para todos os fãs de RPGs, os novos e os antigos. Não se deixe enganar pela aparência simples do game, há muita complexidade no jogo, uma história interessante e um sistema de batalha viciante que sempre se renova, acrescenta, fica mais complexo e interessante. Experimente!

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial