Se você estava com saudades de um jogo de corrida arcade ao estilo de Out Run, dos antigos consoles de 16 bits, não precisa mais esperar. Slipstream foi desenvolvido por uma única pessoa, o brasileiro Sandro Luiz, conhecido como Ansdor. O game promete todo o feeling dos jogos de corrida clássicos, e tem tudo para contagiar você.
- Jogo: Slipstream
- Desenvolvedora: Ansdor
- Publicadora: Blitworks Games
- Lançamento: 7 de abril de 2022
- Número de Jogadores: Single player / Multiplayer local (até 4 jogadores)
- Gênero: Racing
- Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, SW
- Site Oficial: Aqui
Apresentação
O artista e programador mineiro Sandro Luiz nunca escondeu sua paixão por jogos clássicos, o que pode ser conferido pelos seus trabalhos anteriores, sempre trabalhando com jogos de temática retrô e gráficos pixelados ao estilo de 16 bits. Em 2016, iniciou-se uma campanha bem-sucedida no Kickstarter para conseguir fundos de desenvolvimento para o game. Lançado em 2018, Slipstream se tornou seu maior sucesso, e veio recebendo análises positivas da mídia e dos próprios jogadores da Steam. E agora que o game chegou aos consoles atuais, chegou a nossa vez de analisar!
Correndo com Slipstream
As referências de Slipstream são claras e saltam aos olhos: o motor funciona a base de nostalgia. Tudo no game parece uma referência a Out Run, jogo clássico de corrida em arcades da Sega desenvolvido pelo lendário Yu Suzuki lá em 1986 (antes de eu nascer!). Os gráficos, os cenários de fundo, o modelo dos carros, as músicas, tudo parece uma referência ao estilo. Olhando pelo aspecto retrô, o jogo é bonito apesar de simples, como tem de ser.
O nome do jogo remete ao efeito Slipstream, que é o nome que se dá ao ganho de velocidade no vácuo desferido por outro veículo à frente. Esse efeito é o turbo do jogo. Ao correr atrás de outro veículo, se beneficiando do efeito, irá encher uma barra, e uma vez cheia, irá ganhar um bom bônus à velocidade. Saber gerenciar o efeito Slipstream lhe permitirá avançar diversas posições nas corridas.
Só no Drift
O sistema de jogabilidade de Slipstream é totalmente focado no drift. Logo no tutorial do game, o game te ensina a fazer curvas com drift, e realmente não tem como correr no game sem drifts. É impossível, o jogo foi modelado para ser que nem naqueles arcades de shopping, em que se acelera bastante e só usa o freio enquanto gira o volante para fazer a curva em alta velocidade. Slipstream é assim, de uma curva a outra, o tempo todo. Você nunca irá frear de fato, o pedal de freio serve apenas como um comando inicial para fazer drift.
Não é fácil dominar a arte do drift do jogo, cansa, mas depois que se pega o jeito é bem simples. Um toque no freio, inclina o carro e vai acelerando, controlando a direção e embicada do carro para não bater nas laterais quando a curva terminar. Leva-se um tempo para fazer com perfeição, principalmente com obstáculos na pista e outros competidores em volta. Irá errar bastante no timing correto, e bater, mas com a insistência vem os acertos, e é sempre muito bom acertar!
O foco total em drifts deixa as corridas sempre tensas e emocionantes. Esteja você em primeiro, segundo ou lá atrás, você pode estar sempre a um drift de vencer ou perder tudo. Mesmo em primeiro e com uma boa vantagem sobre o segundo colocado, basta erra um pouco o ângulo do drift e já começará a comem poeira na pista. O jogo te pune demais se você errar!
Que Tal Tentar Novamente?
Falando em punir se errar, talvez nem tanto. O game possui um sistema de “rewind” que volta alguns segundos da corrida, perfeito caso tenha errado o tempo exato de um drift ou ultrapassagem. Essa facilidade foi colocada principalmente visando os iniciantes, que podem demorar um pouco para se acostumar com o sistema arcade das corridas.
Músicas no Toca-Discos
O ponto mais alto do game para mim, sem sombra de dúvidas, é a sua trilha sonora. Slipstream conta com diversas músicas tão nostálgicas quanto o game, com batidas simples mas muito bem-feitas. O game conta com diversas pistas diferentes, em que basicamente muda o cenário e o traçado da pista, e as músicas que representam cada pista dão um toque todo especial para cada parte da corrida.
Modos de Jogo
Há diversos modos de jogo disponíveis, e o principal do modo Single Player é o Grand Tour. Irá correr por diversas pistas e disputando espaço com diversos outros competidores. As corridas ficam um pouco confusas com muitos carros na pista, e é fácil bater uns nos outros, principalmente nas curvas, mas o mesmo vale para os adversários. Não é raro ver os outros competidores baterem e capotarem o carro até mesmo sem a sua interferência.
Cada pista possui o seu rei. São competidores velozes que dominam aquele trajeto. Eles irão debochar de você e te provocar a todo momento que estiver naquela referida pista. Fique para trás e irá ouvir diversas gracinhas. Consiga vencê-los, e verá suas expressões de choro enquanto você se consagra o novo rei daquela rota. E aí passa para outra pista, com direito a outro rei, e assim por diante.
Além dos modos single player, Slipstream conta com um modo multiplayer local para até quatro amigos poderem jogar juntos. Também é possível deixar seus tempos de cada pista em um ranking global, para mostrar para todo mundo quem é o verdadeiro rei daquele pedaço.
Slipstream – Vale a Pena?
Slipstream parece ter sido feito especificamente para arcades, e sua conversão para consoles atuais parece bem estranha. Mas eu recomendo fortemente aos fãs de jogos de corrida geral, não tem como não se contagiar com a atmosfera envolvente de Slipstream! Jogue a demo e sinta todo o sabor dos games clássicos, e se isso não te convencer a comprar, é porque o sangue dos corredores de arcade não corre em suas veias.
Confira também nossos outros reviews.
Slipstream
Gráficos - 75%
Jogabilidade - 80%
Diversão - 85%
Som - 90%
Dificuldade - 80%
Fator Replay - 85%
83%
Slipstream parece ter sido feito especificamente para arcades, e sua conversão para consoles atuais parece bem estranha. Mas eu recomendo fortemente aos fãs de jogos de corrida geral, não tem como não se contagiar com a atmosfera envolvente de Slipstream! Jogue a demo e sinta todo o sabor dos games clássicos, e se isso não te convencer a comprar, é porque o sangue dos corredores de arcade não corre em suas veias.