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Shenmue 3 | Detonado / Guia de Platina (Parte 1 – Bailu)

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Você quer platinar Shenmue 3, o jogo de Ação desenvolvido pela Ys Net e publicado pela Deep Silver, lançado em 2019 para PS4 e PC? Então acompanhe a parte 1 do nosso detonado completo passo-a-passo de Shenmue 3 exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas da Steam!

Shenmue 3 possui 64 troféus ao todo, sendo 45 de bronze, 11 de prata, 7 de ouro e 1 de platina. Confira algumas informações básicas sobre a platina do jogo:

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Tempo Médio para Platinar: 60 horas
Jogatinas Necessárias: 1 jogatina
Dificuldade Estimada: 3 / 10
Troféus Online?: Não

Antes de começarmos nosso detonado, que será também um guia de platina, vou dar algumas dicas de procedimento que serão úteis ao longo do caminho:

  • Há quatro dificuldades: Fácil, Normal, Difícil e Dificílimo. A dificuldade irá afetar os combates do jogo, que podem ser bem complicados, então recomendo que jogue no Fácil. A dificuldade não irá interferir em nenhum troféu. Além disso, pode mudar quando quiser nas Configurações.
  • A história do jogo começa em 21 de março de 1987, e o jogo avança ao longo dos dias. No entanto, o jogador é livre para avançar em seu próprio tempo, não há qualquer imposição com relação à velocidade com que avança no jogo. Pode dedicar alguns dias a treinar ou jogar minigames sem interferir na história ou na platina.
  • O jogo possui uma série de sidequests que só podem ser aceitas em um determinado momento, e possuem um prazo estrito para serem completadas. Como é necessário completar todas as sidequests para a platina, então é de vital importância que acompanhe o guia e não deixe passar nenhuma oportunidade de completar uma sidequest quando informado.
  • Não venda os itens que conseguir como recompensas sidequests. Muitos deles podem ser usados para trocar por habilidades que precisaremos para um troféu. Na dúvida, não venda nada, a menos que seja explicitado no guia que o item pode ser vendido. Há várias formas de se conseguir dinheiro no game sem precisar vender itens raros e únicos que encontrar.

Sem mais delongas, vamos para o detonado:

Seja bem-vindo ao guia completo passo-a-passo de Shenmue 3 daqui da Games Ever! A história do jogo segue exatamente de onde parou no jogo anterior, Shenmue 2. Mais uma vez, no decorrer do jogo, controlaremos o protagonista Ryo Hazuki.

Ryo Hazuki é um adolescente de 18 anos nascido e criado na pequena cidade de Yamanose, no Japão. Após presenciar o assassinato de seu pai, o mestre de karatê Iwao Hazuki, ele começou uma longa jornada por vingança. Desde então, Ryo passou a dedicar sua vida a encontrar o assassino, o poderoso Lan Di, que é líder de um temido cartel chinês chamado Chi You Men. Ryo se envolveu em uma série de perigos e mistérios envolvendo o passado de sua família, até que suas aventuras o trouxeram à China, onde ele conheceu sua jovem parceira, Ling Shenhua.

Ling Shenhua é uma jovem chinesa, filha do artesão Yunshen Yuan. Após ter sua vida salva pelo Ryo, ela passou a hospedá-lo em sua casa e contribuir com sua jornada. O pai dela de alguma forma está envolvido em todo esse mistério, e aparentemente também está sendo caçado por Lan Di, e se encontra desaparecido. Sendo assim, ela une forças com Ryo para chegar ao final dessa série de mistérios perigosos.

Bailu

Vá à Praça da Vila de Bailu com Shenhua

Após a cena inicial, siga Shenhua até ver outra cena, perto da Ponte Verdejante. Após atravessar a ponte, ignore a loja de conveniência à esquerda e o caminho à direita, e siga Shenhua até a Praça da Vila.

Pergunte Sobre Yuan aos Aldeões

Este é o local principal onde poderá explorar e conversar com as pessoas no começo do jogo. Há uma pequena praça, onde algumas crianças treinam tai-chi com o Su Zixiong, à direita ficam algumas casas e um restaurante chamado Cozinha Rápida, e à esquerda fica uma barraca de frutas e uma área de jogos com alguns jogos de azar. Poderá jogar Lance da Sorte e Joga-Pedra aqui. Fale com os aldeões, perguntando sobre o Sr. Yuan. Fazer perguntas para as pessoas é a atividade mais comum do jogo. Cada aldeão dará uma informação, e as mais relevantes ficam armazenadas no seu caderno. Inicialmente, eles darão apenas informações vagas. Siga até o outro lado da praça e verá uma cena com uma senhora cega. Não poderá avançar além daqui, no momento. Volte para a praça, e já deverá ter aparecido uma garotinha de rosa desenhando na areia. Ela fica um pouco atrás da Su Zixiong, e não estava aqui antes. Ela se chama Zhou Lin, fale com ela e ela dirá para voltar à noite.

Visite a Casa de Lin às 19:00

Repare que há um relógio que marca a passagem do tempo no canto superior direito da tela. O tempo passa conforme realizamos atividades, e algumas atividades só podem ser realizadas de dia ou de noite. O dia sempre começa às 08:00, na casa de Shenhua, e a noite começa às 19:00. Ryo só pode realizar atividades até as 21:00, depois disso ele voltará automaticamente para a casa de Shenhua para dormir. Em situações como essa, em que precisamos esperar até de noite, ficará disponível um recurso de viagem rápida para avançar até o local e horário desejado, pressionando triângulo. Faça isso para ir até a casa indicada, e à noite, para conversar com o artesão Zhou. A casa dele também foi atacada por bandidos, mas ele não consegue nos ajudar a identificar os bandidos.

Volte e Conte a Shenhua

Ao sair da casa, estará escuro, e precisará voltar para a casa da Shenhua. Pode usar a viagem rápida para economizar o trajeto. Na casa de Shenhua, fale com ela sobre os acontecimentos e então vá até o seu quarto para dormir na cama.

Faça Mais Perguntas Sobre os Bandidos aos Aldeões

No dia seguinte, saia de casa e siga pelo caminho. Shenhua irá conosco novamente. Siga Shenhua pelo caminho, e verá algumas conversas no caminho, sobre o Sr. Yuan e o passado da Shenhua. Passará por algumas plantações de arroz, e por uma bifurcação no caminho. Observe as placas, para saber onde está indo. Ignore os desvios e siga a Shenhua, por enquanto. Logo chegará ao Salão Marcial, um dojo de artes marciais. Ryo será convidado a praticar artes marciais aqui, e aceitará prontamente. Irá enfrentar inicialmente o Tigre Vermelho, o lutador mais fraco do dojo. Será um tutorial de luta, então aproveite para aprender como lutar. Após a luta, Ryo será um integrante do dojo. Saiba que aqui no Salão Marcial, poderá treinar kung fu para ficar mais forte e dominar novas técnicas, mas não poderá treinar nesse momento.

Continue seguindo a Shenhua, e ela nos falará sobre a vida. A vida é representada pela barra no canto inferior esquerdo, e Ryo irá perder vida ao longo do dia, conforme fica com fome. Lutar e treinar também consome vida, por isso é bom ter sempre comida e itens curativos com você. Poderá comprá-los em lojas espalhadas pela cidade usando iuanes, a moeda do local. Atravesse a Ponte Verdejante e siga para ver mais uma cena. Shenhua irá nos ensinar a colher ervas, colhendo um Alcaçuz. Vá até a loja de conveniência Tao-Get Store aqui do lado, mencionada no jogo como Wow-Mart, e pegue o Mapa de Ervas de Bailu 1 e Mapa de Ervas de Bailu 2 na entrada. Esses mapas muito úteis fornecem a localização de todas as ervas dessa região, e vale a pena seguir o mapa para obter todas as ervas. Há um total de 191 ervas espalhadas por Bailu, de 9 espécies diferentes: Alcaçuz, Campânula, Canela, Gengibre, Jujuba, Laranja Trifoliata, Peônia, Pinellia Ternata e Poria Cocos. É preciso coletar todas elas para conseguir alguns troféus e a platina. Aconselho a ficar atento e coletar todas as ervas espalhadas por Bailu enquanto anda por aí. Nem todas as áreas estarão acessíveis agora, mas fique atento e tente coletar todas as ervas que encontrar pelo caminho para minimizar o trabalho que terá de ter futuramente. Você pode usar os mapas indicativos do próprio jogo, mas caso esteja difícil acompanhar, você pode usar esse mapa interativo aqui. Caso ainda assim esteja com dificuldades, acompanhe o vídeo a seguir:

Aqui na Wow-Mart, poderá comprar comida e outros itens úteis, mas deixemos isso para depois. Siga Shenhua, e verá mais um diálogo. Na praça, poderá treinar artes marciais com o Su Zixiong, se quiser. Interrogue mais uma vez os aldeões, principalmente a mulher no poço, Mao Yuefang, sobre os bandidos que entraram no vilarejo alguns dias atrás. Eles dirão para procurar a Wen Wang.

Fale com Wen Wang

Pergunte sobre a Wen, e eles dirão que ela está perto do rio. Volte para a loja de conveniência Wow-Mart, e encontrará a Wen Wang lá dentro. Fale com ela e ela dirá que é melhor falar com o marido dela, Shiren.

Fale com Shiren

Shiren é um dos guardas que estão protegendo a ponte. Volte até a Ponte Verdejante, atravesse para o lado leste e fale com o Liu Datong. Ele dirá que o Shiren está patrulhando a rota que leva para Langhuishan.

Ache Shiren e Fale com Ele

Faça o caminho de volta até o Salão Marcial, e pegue a estrada para Langhuishan (siga as placas). Wang Shiren estará acariciando um animal, fale com ele para obtermos a informação de procurar por um homem com uma cicatriz no rosto.

Ache o Agente com uma Cicatriz no Rosto

Faça o caminho de volta para o rio e atravesse a Ponte Verdejante. Do outro lado, irá se separar da Shenhua para obterem informações. Volte para a Praça da Vila e pergunte aos aldeões. Eles dirão que o Xuan Shancun, o agente do jogo de Joga-Pedra que fica na área de jogos da praça, tem uma cicatriz no rosto. Ele é o homem que estamos procurando, porém, se falar com ele, irá começar um combate. Como ele é um oponente consideravelmente forte, se tentar enfrentá-lo sem estar preparado, irá tomar uma surra. Por isso, antes de falar com Xuan Shancun, é bom nos prepararmos.

Vença Xuan e Pergunte para Ele

Para ficarmos mais fortes, precisamos manter uma rotina diária rígida de treinamento e disciplina. A partir de hoje, recomendo que treine todos os dias. Assim que acordar, vá até o Salão Marcial. Você pode treinar em dois aparelhos na frente do dojo: o Soco de Uma Polegada e a Posição do Cavalo. Ambos esses treinamentos aumentam a Resistência de Ryo. Você também pode treinar com os monges do local, para aprimorar as técnicas especiais, tornando-as cada vez mais fortes. Aconselho que treine até aumentar o Poder de Ataque e a Resistência para o nível 2, e o Kung Fu para o nível 3. Quando fizer isso, estará pronto para tentar evoluir de duan. O teste de evolução de duan consiste em um desafio de combate com algum lutador daquele duan. Se olhar o mural na parede do Salão Marcial, verá que o Xuan Shancun está no 2º duan, então, para estarmos fortes o bastante para derrotá-lo, é bom estar no 2º duan também. Fale com o mestre e desafie o Tigre Vermelho, lutador do 1º duan, para um teste de combate. Vença-o e conseguirá se graduar para o 1º duan, evoluindo suas habilidades de combate. Então, no 1º duan, recomendo que continue treinando até conseguir aumentar o Poder de Ataque e a Resistência para o nível 3, e o Kung Fu para o nível 5. Neste nível, estará em condições de desafiar o lutador de 2º duan, o Tigre Negro. Ele será bem mais forte e resistente do que foi o Tigre Vermelho, e um bom páreo para saber como luta alguém do 2º Duan. Use seus melhores golpes e acabe com ele para ser graduado no 2º duan. Caso perca, saiba que poderá tentar quantas vezes quiser. Além disso, saiba que pode salvar o jogo a qualquer momento, no menu de Configurações.

Porém, Ryo só conseguirá lutar se estiver com boa saúde, e tanto o treinamento quanto as lutas irão desgastar a saúde de Ryo. Para recuperar a vida, precisará comprar comida nas lojas. O Alho Negro, à venda no Wow-Mart, custa 9 iuanes e recupera 300 PV, e é um dos melhores itens curativos daqui de Bailu. Quando quiser comer, pressione R1, escolha Consumíveis e use o item para recuperar a vida. Mas esse item não pode ser usado em batalha. Já o Poder da Serpente, também à venda no Wow-Mart, é um item especial, pois ele recupera metade da vida e pode ser usado durante a batalha, porém, ele custa 270 iuanes.

Para poder comprar alguns, precisará conseguir dinheiro. A maneira mais simples de conseguir dinheiro é trabalhando. Se reparou ao lado da porta do Wow-Mart, há uma placa dizendo que eles estão precisando de ajuda em meio período. Fale com o Tao Guanzhong, o dono da loja, e ele irá lhe pedir para cortar madeira. É um ofício simples e que paga pouco, mas é rápido. Com a prática, logo estará cortando bastante madeira. Conseguirá cortar cerca de 70 troncos de madeira por vez, ganhando algo em torno de 40 iuanes. O suficiente para poder comprar alguns Alhos Negros para recuperar a vida quando precisar. Compre pelo menos um Poder da Serpente também, é sempre útil. Caso compre muito itens, logo deverá conseguir liberar seu primeiro troféu:

Comprador Frequente

Esse troféu será liberado quando comprar 10 itens em lojas.

Depois de se graduar no 2º duan, estará forte o bastante para derrotar Xuan Shancun. Volte para a Praça da Vila e vá até o Xuan Shancun, no Jogo da Pedra. Enfrente Xuan Shancun e vença-o, ele não será muito mais difícil do que o Tigre Negro. Após derrotar Xuan, ele dirá para encontrar um agente de outro jogo.

Ache o Agente do Flor, Ave, Vento e Lua

Fale mais uma vez com os aldeões pelo local, principalmente o Ming Jiang, o senhor sentado na frente do restaurante, e ele dirá que ele fica em um local de jogos chamado Parque da Alegria. Mas antes de irmos para lá, há algo que podemos fazer aqui mesmo na Praça da Vila. Fale com o garoto de camisa amarela chamado Bai Qinghao para recebermos a nossa primeira solicitação, que é uma sidequest: Solicitação #01: Bola do Amor. Bai quer que a gente consiga para ele um brinquedo raro da coleção de brinquebolas, uma bolas que contêm brinquedos. Ele quer a Isca Branca, disponível na Coleção de Pesca. Há vários pontos de brinquebolas espalhados pelo jogo. Defronte o restaurante Cozinha Rápida, encontrará duas máquinas de brinquebolas. A máquina da esquerda é a Brinquebola: Coleção de Pesca, e custa 5 iuanes cada bola. O Conjunto de Pesca é composto por 5 itens: Isca Azul, Isca Laranja, Isca Âmbar, Isca Verde e Isca Branca. O conjunto todo pode ser vendido por 300 iuanes. A máquina da direita é a Brinquebola: Coleção do Shenmue, e custa 10 iuanes cada bola. O Conjunto de Brinquebolas do Shenmue é composto por 5 itens: Ryo SD e Empilhadeira, Chai SD, Ine SD, Nozomi Harasaki SD e Chen Guizhang SD. O conjunto todo pode ser vendido por 600 iuanes ou trocado pela Habilidade: Punho Reverso na Casa de Penhores. Precisará obter todos os brinquedos de todas as máquinas de brinquebolas para conseguir platinar, então, se quiser, pode começar agora. Como é totalmente baseado na sorte, pode trapacear usando o save manual. Recomendo que salve o jogo antes de tentar. Ao conseguir um boneco novo, salve o jogo novamente, e se conseguir três repetidos em sequência, volte o save e tente mais uma vez. Assim, irá minimizar o dinheiro perdido com a brincadeira. Recomendo que consiga todos os brinquedos de cada máquina espalhada pelo jogo. Cada coleção possui de 5 a 8 itens e pode ser visualizada no menu de Conjuntos de Brinquebolas. Pelo menos por enquanto, precisará pegar a brinquebola rara Isca Branca, da máquina da Coleção de Pesca. Quando conseguir, leve-a até o Bai Qinghao. Ele irá, então, pedir o Diamante P da Coleção de Joias, a qual não teremos acesso no momento.

Na frente da Wow-Mart, encontrará mais duas máquinas de brinquebolas. A máquina da esquerda é a Brinquebola: Coleção de Tênis, e custa 2 iuanes cada bola. O Conjunto de Tênis é composto por 5 itens: Bola de Tênis, Raquete de Fogo, Raquete Violeta, Raquete Laranja e Raquete Branca. O conjunto todo pode ser vendido por 120 iuanes. A máquina da direita é a Brinquebola: Coleção de Máquinas Pesadas, e custa 5 iuanes cada bola. O Conjunto de Máquinas Pesadas é composto por 5 itens: Guindaste Móvel, Empilhadeira Amarela, Empilhadeira Vermelha, Carregadeira de Rodas, e Pá-Carregadeira Possante. O conjunto todo pode ser vendido por 300 iuanes ou trocado pela Habilidade: Tempestade de Areia Oculta na Casa de Penhores.

Perto da Wow-Mart, há um caminho que desce junto ao rio. Siga por esse caminho e encontrará um local chamado Parque da Alegria, onde funcionam vários jogos. Logo na entrada, poderá trocar iuanes por fichas, na margem de 10 iuanes para cada 100 fichas. Com as fichas, poderá jogar diversos jogos aqui: Lance da Sorte, Corrida de Tartarugas e Jogo de Dados. Converse com o pessoal aqui e eles dirão que o agente do jogo Flor, Ave, Vento e Lua só costuma trabalhar à noite, a partir das 19:00.

Vá ao Flor, Ave, Vento e Lua às 19:00

Você pode usar a viagem rápida para avançar no tempo ou esperar até lá, fica a seu critério. Estando no Parque da Alegria depois das 19:00, vá até o fundo e fale com Song Qun, na mesa ao lado da corrida de tartarugas. Para que ele fale algo, terá de vencê-lo em um jogo de Flor, Ave, Vento e Lua. Compre algumas fichas, salve o jogo e faça apostas curtas até conseguir. Song Qun então irá descrever os bandidos e mencionar o Bosque dos Girassóis.

Confira o Bosque dos Girassóis

Já está tarde, então volte para a casa da Shenhua e durma um pouco. No dia seguinte, siga para a Praça da Vila. Agora, poderemos sair da Praça, seguindo para o outro lado e passando pelo restaurante Cozinha Rápida. Há vários caminhos aqui, e há dois disponíveis no momento. Seguindo para oeste, chegará a um grande lago de pesca. Seguindo para leste, chegará ao Bosque dos Girassóis, o nosso objetivo. Vá e verá uma cena com algumas crianças que irão querer brincar de esconde-esconde com o Ryo. Teremos de encontrar as quatro crianças para obtermos mais informações sobre os bandidos.

Brinque de Esconde-Esconde com as Crianças

Você terá quatro horas dentro do jogo para encontrá-las, então se apresse. Entre no campo de girassóis à esquerda e siga para a direita para encontrar a Lei Chunhai, a menina de vestido vermelho. Saindo do campo de girassóis, verá uma casa do outro lado. Atrás dos carrinhos de mão que ficam do lado da casa, encontrará o Kong Zhuang, o menino de camisa verde e óculos. Mais adiante, verá um conjunto de três casas. Do lado de trás da casa ao centro, aproxime-se da escada para encontrar a Ye Zijun, a menina de camiseta branca e roxa. Agora siga o caminho que vai para trás das casas, em direção ao rio. Há um desvio para a direita que leva a uma casa. Aproxime-se da casa para ver uma cena, e irá encontrar Yang Lihong, o menino de camisa azul listrada. Parece que os bandidos passaram por essa casa. Assim que completar o jogo de esconde-esconde, irá liberar um troféu:

Babá

Esse troféu será liberado quando completar o jogo de esconde-esconde.

Procure Pistas

Vamos investigar a casa revirada e buscar por pistas. Na estante ao final, abra a gaveta de baixo da esquerda para encontrar uma Foto. Agora cheque a escada e a mesa caída para tirá-las do caminho. No outro cômodo, cheque a cama para movê-la e ver uma revista. Do outro lado da cama, pegue a Empilhadeira de Brinquedo. Por fim, levante o biombo caído no canto do quarto para encontrar o Registro. Essas são todas as pistas aqui.

Mostrar o que Encontrei na Casa de Xu aos Aldeões

Agora temos de apresentar as pistas para os aldeões, para sabermos o que aconteceu. Há uma senhora chamada Yang Sen sentada na varanda da casa ao lado da escada onde encontrou uma das meninas. Mostre a ela a empilhadeira de brinquedo, e ela dirá que pertence ao neto dela, Yang Lihong, o menino de camiseta azul. Ele está brincando na frente da casa, devolva a ele a empilhadeira de brinquedo para receber o Fungo-da-Lagarta. Agora comece a perguntar aos adultos pela área sobre a foto e o registro, mas eles só conhecerão o Xu Guowei, o artesão dono da casa que foi revirada. Volte até a Praça da Vila, lá os aldeões saberão que o outro homem da foto é o Sr. Yuan. A melhor pessoa com quem você pode falar é Lei Mingyang, o rapaz de branco que pratica artes marciais nos bonecos de madeira. Ele perceberá a conexão que todos no registro são artesãos. Após falar com ele, precisamos falar com a Shenhua.

Mostre o Papel para Shenhua

Se for de dia, a Shenhua irá aparecer para ter uma conversa com Ryo. Caso já esteja de noite, vá para casa e fale com ela. O resultado será o mesmo. Todas as pessoas na lista são artesões que desapareceram, e encontrá-los é nosso próximo objetivo.

Ache os Artesãos e Fale com Eles

Antes de qualquer coisa, volte para o Parque da Alegria e fale com Yang Wenliang, o homem de camiseta vermelha, para iniciar a Solicitação #02: Kung Fu da Mágoa. Yang quer declarar seu amor para a lutadora Zhen Wei, mas ele tem vergonha de falar com ela. Aceite ajudá-lo nesta empreitada. Vá até o Bosque dos Girassóis e procure pela Zhen Wei, uma jovem lutadora de roupa de treino rosa. Ela está sempre pela área, geralmente praticando artes marciais. Na primeira vez que falar com ela, irá fazer uma luta de treino. Depois fale com ela mais uma vez e ela irá querer lutar conosco de verdade. Você não poderá perder, então recupere a vida e salve o jogo antes de enfrentá-la. Depois de conseguir vencê-la, ela deixará claro que não quer nada com alguém que não tem coragem de falar com ela. Volte e fale com o Yang Wenliang para dar as más notícias. Ele irá desistir da Zhen Wei, então volte e fale com a Zhen Wei mais uma vez. Ela irá agradecer e nos dar um Vaso de Dragão Azul e um Folheto da Casa de Penhores, concluindo a solicitação. Volte para a Praça da Vila e vá até a casa de Zhou, o artesão. É a casa cercada por estátuas trabalhadas em pedra. Fale com o Zhou e ele dirá para falarmos com os outros artesãos que ainda não foram atacados.

Visite a Casa de Ke

Bem, agora temos que ir até o Mercado Panda. Saindo da Praça da Vila, vários caminhos estarão abertos agora. Antes de seguirmos ao nosso objetivo, vá para a esquerda na bifurcação, e siga reto para oeste. Há um grande lago aqui, com alguns pescadores pescando. Ignore os desvios para a direita e esquerda e siga reto o caminho de terra até uma loja de pesca chamada Huang Equipamentos. Fale com o Huang Haigui para iniciar a Solicitação #03: A Grande Competição. Há um torneio de pesca, e o Huang quer que participemos. Essa competição apenas começa se vier antes do meio-dia. Se já passou do meio-dia, terá de voltar outro dia. Seja como for, aceite participar do evento, e então irá aprender a pescar.

A pescaria no jogo é relativamente simples. Primeiro, é preciso alugar o equipamento de pesca, e há três equipamentos à disposição, com qualidades e preços diferentes. Para participar da competição, recomendo que alugue o equipamento mais caro, de 50 iuanes. Não se preocupe, muito provavelmente terá lucro. Quanto ao ponto de pesca, saiba que há vários pontos de pesca espalhados pelo jogo, e precisará pescar pelo menos uma vez em cada ponto de pesca para conseguir um troféu. Por enquanto, aconselho que pesque no lago aqui do lado. Encontrará o Ponto de Pesca de Bailu #1 e o Ponto de Pesca de Bailu #2 aqui, em pontos diferentes do lago. Dirija-se a um dos pontos de pesca, indicado por uma placa, e comece a pescar. Pescar é bem fácil, é só seguir os comandos na tela para atrair o peixe e fisgá-lo. Pescar é uma excelente forma de conseguir dinheiro, pois todos os peixes pescados são vendidos e valem muitos iuanes. O problema será vencer Baxian Lu, o melhor pescador dessa região e nosso oponente a ser batido. Verá o maior peixe do Baxian Lu no alto da tela, e você precisa pescar um maior do que o dele no dia para vencer a competição. A pescaria competitiva vai até as 15:00, e então quem tiver pescado o maior peixe vence. Você pode tentar quantas vezes quiser, ao longo de vários dias que seja, até conseguir vencer Baxian Lu. Ou pode salvar o jogo antes, e voltar o save caso perca. O peso do peixe que vai pegar é totalmente baseado na sorte, e pode ser em qualquer ponto de pesca. O maior peixe que eu já consegui pescar aqui pesava 3,548 quilos. Quando pescar um peixe maior do que o dele, continue pescando, pois até as 15:00 ele ainda pode lhe ultrapassar. Quando a competição terminar e você for vitorioso, volte e fale com o Huang Haigui para concluir a solicitação, recebendo uma Camiseta da Huang Equipamentos.

Eu recomendo que pesque com alguma frequência, de preferência uma vez ao dia, na parte da manhã. Procure novos locais de pesca para ir adiantando um troféu. Além disso, é preciso pescar 1000 peixes para conseguir outro troféu, e os peixes adquiridos são vendidos, rendendo uma boa grana que pode ser usada em diversas atividades. Há mais três pontos de pesca disponíveis. O Ponto de Pesca de Bailu #3 fica no rio, bem perto do Parque da Alegria. O Ponto de Pesca de Bailu #4 também fica no rio, na mesma margem, mas na outra ponta, após algumas pedras. Já o Ponto de Pesca de Bailu #5 fica no Bosque dos Girassóis, mais adiante no caminho. Encontrará frequentemente o Baxian Lu pescando nesse ponto.

Agora volte ao Parque da Vila e siga a direção da placa que aponta para o Mercado Panda. Passe pelo campanário (a torre alta) e pelo campo de abóboras, e chegará ao Mercado Panda. Assim que chegar ao Mercado Panda, verá uma cena e conversará com o dono de uma casa de penhores. Esse mercado possui várias lojas, vamos dar uma volta pelo local. Bem na entrada do mercado fica a Casa de Penhores Panda. Nas casas de penhores, poderá vender ou trocar itens adquiridos por itens únicos e exclusivos, principalmente habilidades. Caso tenha obtido todo os conjuntos de brinquebolas até aqui, por exemplo, poderá trocar pela Habilidade: Punho Reverso e pela Habilidade: Tempestade de Areia Oculta. Perto daqui fica o Troca de Prêmios, onde poderá trocar as fichas obtidas em jogos de apostas por prêmios únicos, que por sua vez podem ser vendidos na Casa de Penhores por dinheiro. Perto daqui fica a loja Venda Kong Mei, e bem na entrada poderá pegar o Mapa de Ervas de Bailu 3 e o Mapa de Ervas de Bailu 4. Seguindo adiante, verá o restaurante O Panda Embriagado, e por fim o arcade Tecnolândia Panda. Há vários jogos aqui, como Toupeira Doida, Astro da Estrada, Título de QTE 2 e QTE Empolgado 3. São passatempos divertidos, mas saiba que precisará bater a pontuação máxima de todas as máquinas de Toupeira Doida, Título de QTE 2 e QTE Empolgado 3 para um troféu. Veja bem: todas as máquinas, não basta fazer em uma máquina de cada! Não precisa ser feito agora, apenas não se esqueça.

Na frente do arcade, encontrará também três máquinas de brinquebolas. A máquina da esquerda é a Brinquebola: Coleção de Bombeiro, e custa 10 iuanes cada bola. O Conjunto de Bombeiro é composto por 7 itens: Extintor de Incêndio (Água), Extintor de Incêndio (Químicos Úmidos), Extintor de Incêndio (CO2), Extintor de Incêndio (Espuma), Extintor de Incêndio (Pó Seco), Extintor de Incêndio (Pó Seco 2) e Machado de Bombeiro. O conjunto todo pode ser vendido por 900 iuanes ou trocado pela Habilidade: Corte Súbito na Casa de Penhores. A máquina do meio é a Brinquebola: Coleção de Joias, e custa 10 iuanes cada bola. O Conjunto de Gemas é composto por 8 itens: Diamante P, Esmeralda P, Rubi P, Safira P, Diamante E, Esmeralda E, Rubi E e Safira E. O conjunto todo pode ser vendido por 1050 iuanes. Por fim, a máquina da direita é a Brinquebola: Coleção de Bolas, e custa 2 iuanes cada bola. O Conjunto de Bolas é composto por 8 itens: Bola de Beisebol, Bola de Basquete, Bola de Futebol, Bola de Vôlei, Bola de Boliche 1, Bola de Boliche 2, Bola de Golfe e Bola de Bilhar. O conjunto todo pode ser vendido por 210 iuanes. Lembre-se que precisará conseguir completar todas as coleções de brinquebolas para conseguir a platina. Assim que completar um total de 5 coleções, irá liberar um troféu:

Fã de Bola

Esse troféu será liberado quando completar 5 coleções de brinquebolas.

Vale mencionar que você precisa conseguir um Diamante P na máquina de brinquebolas do Conjunto de Gemas para poder entregar futuramente ao Bai Qinghao. A casa do Ke fica bem do lado da entrada do mercado, é uma casa rodeada por estátuas de pedra. Vá até lá, mas Ke não estará em casa.

Faça Perguntas pelo Mercado

Vamos continuar investigando. Fale com as pessoas ao redor, e eles dirão que o Ke só volta para casa à noite, depois das 19:00.

Visite Ke às 19:00

Pode ficar pelo local até o horário estipulado, ou pode usar a viagem rápida para adiantar as coisas. Quando escurecer, volte para a casa do Ke. Ke também recebeu a visita do bandidos, que apareceram procurando pelo Espelho da Fênix. Agora só nos resta procurar o último artesão da lista, o Yanxin.

Vá à Bacia do Arco-Íris para ver Yanxin

Como já está de noite, volte para a casa de Shenhua e descanse. No dia seguinte, recomendo que continue treinando artes marciais. Treine, até conseguir evoluir o Poder de Ataque e a Resistência para o nível 4, e o Kung Fu para o nível 7. Então, poderá desafiar o Tigre Azul, do 3º duan. Ele não será muito mais difícil do que foram os anteriores. Derrote-o para se graduar ao 3º duan. Agora volte para a Praça da Vila e entregue o Diamante P que pegou na máquina de brinquebolas para o Bai Qinghao (se não pegou, vá para lá e tente pegar um agora). Depois, vá em direção ao Wow-Mart, e encontrará o Bai Qinghao ao lado do avô dele. Fale com ele e com o avô dele para encerrar a solicitação e receber como recompensa um Entalhe de Ave e um Folheto da Casa de Penhores.

Vamos continuar com a história. Volte para o Bosque dos Girassóis e siga em frente pelo caminho. Passe por uma banca de frutas, aproveite para recuperar a sua vida. Siga e verá uma bifurcação. É só atravessar a ponte de madeira para chegar à Bacia do Arco-Íris. Já verá uma cena em que dois bandidos estarão batendo em uma senhora, e é claro que o nosso herói Ryo irá enfrentá-los. Terá de enfrentar os 2 Bandidos. Esta é a primeira vez em que irá enfrentar dois inimigos ao mesmo tempo no jogo. No 3º duan, estará forte o bastante para conseguir vencê-los. Aconselho a se concentrar em um deles de cada vez, até eliminá-lo. Evite ficar de costas para um deles, tente manter os dois sempre à vista. Quando conseguir eliminar um deles, a luta ficará bem mais fácil. Defenda os golpes do outro e espere uma abertura para conseguir contra-atacar com seus melhores golpes. Ao acabar com os dois, aparecerá mais um grande inimigo. Esse poderoso inimigo é o Líder dos Bandidos, muito mais forte do que nós poderemos encarar no momento, então nem precisa se esforçar na luta. Vencendo ou não, o resultado final da luta será o mesmo: derrota de Ryo. Após ser derrotado, Ryo acordará na casa de Yanxin, sendo cuidado pela mãe dele. Ela diz que Yanxin está escondido em um local chamado Ninho do Ermitão, e então teremos de ir para lá.

Vá ao Ninho do Ermitão

Faça o caminho de volta até o Mercado Panda. Pergunte aos comerciantes, e eles apontarão o caminho para o Ninho do Ermitão. Siga pelo caminho, acompanhando as placas indicativas, até um conjunto de casas. Aqui é o Ninho do Ermitão. Yanxin estará escondido na primeira casa da esquerda, chamada de Salão de Reunião. Bata na porta para falar com ele, e verá que ele está bem. É só isso, então podemos ir embora.

Conte a Shenhua

Volte para casa e conte para a Shenhua. No dia seguinte, Shenhua terá deixado um bilhete, pedindo para a encontrarmos na Fonte Ternária. Ela deixará também o Mapa da Fonte Ternária.

Vá à Fonte Ternária

Faça todo o caminho que leva para a Bacia do Arco-Íris, mas antes de atravessar a ponte de madeira, siga para a esquerda na bifurcação. Passe pela abertura na cerca e verá uma cena quando chegar à Fonte Ternária. Ryo conhecerá o Grão-Mestre Feng, e então resolverá falar com a monja residente no Templo Man Yuan.

Visite a Monja Residente no Templo Man Yuan

O Templo Man Yuan fica bem perto do lago de pesca. Saindo da Praça da Vila, vá para oeste, indo na direção do lago, mas então suba a trilha de degraus de pedra à direita. Ao final desse caminho, chegará ao Templo Man Yuan e verá uma cena.

É Melhor Conferir…

Após conversar com a monja, estaremos sozinhos dentro do templo. Vá até o final da sala e verá uma parede com um mural de fotos. Observe a foto no canto inferior esquerdo do segundo mural para iniciar uma cena. Receberá uma Foto da Ponte Verdejante e um Ema. Agora, temos de contar para a Shenhua tudo o que descobrimos.

Mostre a Foto a Shenhua

Antes de ir, dê uma passada no Mercado Panda. Procure por um garotinho de camiseta cinza chamado Mao Zhi, geralmente ele fica dentro da Troca de Prêmios ou por perto. Fale com ele para começar a Solicitação #04: Sonho Futuro. Tudo o que o garoto quer é uma bola de futebol. Pois bem, agora volte para a Praça da Vila e entre na área de jogos. O jogo de Joga-Pedra, com o Xuan Shancun, possui uma bola de futebol como um dos prêmios do jogo. Para ganhá-la, terá de acertar o balde mais distante, com a pintura azul. Não é fácil, mas pode salvar o jogo antes e tentar quantas vezes quiser. Quando conseguir a Minibola de Futebol, volte e entregue-a para o Mao Zhi. Ele ficará contente, e irá nos perguntar se preferimos como recompensa uma brinquebola rara ou um local secreto de pesca. Eu recomendo que sempre escolha um novo ponto de pesca a cada vez, pois precisaremos pescar pelo menos uma vez em todos os locais de pesca para conseguirmos um troféu no futuro. Ele nos indicará um local secreto de pesca entre o Mercado Panda e o Ninho do Ermitão. Esse será o Ponto de Pesca de Bailu #6, trate de pescar lá quando puder. Agora sim, volte para casa e fale com a Shenhua sobre suas descobertas. Ela nos dará a pista de consultarmos a Anciã Yeh.

Fale com a Anciã Yeh

No dia seguinte, faça sua rotina diária de treinamento e trabalho (pode ser cortar lenha ou pescar), então vá para a Praça da Vila e fale com a anciã Yeh Xiuyu, que é a senhora surda que mora na grande casa perto do campanário. Como ela se recusa a nos dar qualquer informação, precisamos encontrar outros idosos na área.

Fale com Outros Idosos

Há vários outros idosos que podemos conversar aqui na Praça da Vila. Fale com a Jiang Yu que trabalha no restaurante Cozinha Rápida, e ela nos dará a pista de procurarmos um outro ancião chamado Su que mora na Colina do Poente.

Visite Su

Saindo da Praça da Vila, vire à esquerda, e então vire à direita na outra bifurcação, perto da casa da anciã Yeh. Siga as placas indicativas para a Colina do Poente. Logo verá um estabelecimento à sua direita, a cabana de uma vidente. Ela poderá ler a sua sorte, indicando seu número da sorte, ou cor da sorte do dia, muito útil para jogar jogos de azar. Continue o caminho e chegará à Colina do Poente. Há outro local de apostas aqui, onde encontrará um local para trocar fichas, e poderá jogar diversos jogos, como: Lance da Sorte, Corrida de Sapos, Joga-Pedra e Flor, Ave, Vento e Lua. Também poderá cortar madeira aqui, em troca de dinheiro. Pergunte aos aldeões e eles apontarão a casa do Sr. Su, o ancião, que é a última do local. Bata na porta e irá conhecer o Sr. Wenxu Su. Ele irá contar uma breve história sobre a Ponte Verdejante, e dizer para encontrarmos alguém chamado Sun. Irá liberar um troféu aqui:

Segredo da Ponte Verdejante

Esse troféu será liberado quando conversar com o Su sobre a Ponte Verdejante.

Fale com Sun Também

Agora volte para o Parque da Vila e fale mais uma vez com a anciã Yeh Xiuyu, para começar a Solicitação #05: Entrega de Remédio. Ela irá nos pedir quatro ervas: Alcaçuz, Laranja Trifoliata, Peônia e Raiz de Chai Hu. Alcaçuz você já tem, pois foi coletado pelo menos um no início do jogo. Laranja Trifoliata e Peônia são plantas comuns de se encontrar por aí, mas eu indicarei a localização, e a última é especial e só aparecerá em um local específico para essa missão. Volte até a Ponte Verdejante, e atravesse para a margem norte. Nessa margem, encontrará Peônias se seguir para a esquerda, e uma Laranja Trifoliata se procurar entre as pedras à direita. Há muitos Alcaçuzes aqui também, se não tiver um. Agora volte pela estrada até o caminho que leva para Langhuishan, lá perto do Salão Marcial. Encontrará uma Raiz de Chai Hu, uma pequena plantinha amarela, na parte esquerda da estrada. Após pegar tudo, traga de volta para a Yeh para completar a solicitação e receber um Pingente Âmbar como recompensa. Depois volte para o Mercado Panda e entre na Venda Kong Mei. Fale com a senhora Kong Mei, a dona da loja (chame-a de linda), para saber que o Sun costuma visitar seu velho amigo, o Grão-Mestre Feng.

Visite o Grão-Mestre Feng

O Grão-Mestre Feng fica lá na Fonte Ternária. Mas antes de voltar até lá, passe na Colina do Poente, e encontrará o Su Wenxu. Fale com ele lhe contar uma história antiga da vila. Irá iniciar a Solicitação #06: Os Causos do Sr. Su. Ele contará uma história por dia, então terá de voltar amanhã. Agora vá até a Fonte Ternária (passe pelo Bosque dos Girassóis e vire à esquerda antes da ponte de pedra). A única casa aqui é a do Grão-Mestre Feng, então entre e fale com ele. Ele irá nos explicar como encontrar o Sun.

Visite Sun no Templo Abandonado

A primeira coisa que precisa fazer é comprar pão e vinho. Volte ao Mercado Panda para fazer as compras. Fale com a garotinha Wei Jun para comprar 3 Pães no Vapor (o mais barato que tiver), e depois com a senhora Su Hong para comprar 3 Vinhos Amarelos de Guilin. Após comprar tudo, volte ao Bosque dos Girassóis e entre no labirinto de girassóis. Busque a saída que leva para uma trilha entre as pedras. Essa trilha o levará ao Templo Abandonado, onde o Sr. Sun costuma se esconder. Aproxime-se do templo e verá uma cena. Coloque um pão e um vinho no ofertório, e então aparecerá o Sun JiuSi. Poderá fazer uma pergunta, então fale com ele e pergunte sobre “Artes Marciais”. Descobriremos que o Sun é um grande lutador de artes marciais, e ele usará um poderoso golpe em Ryo, chamado Baque Corporal. Depois fale com ele novamente, dê a ele mais um pão e um vinho, e então pergunte sobre a “Ponte Verdejante”. Ele nos contará uma pequena história.

Volte à Casa de Shenhua

Volte para casa e fale com a Shenhua sobre tudo o que descobriu. Shenhua também terá descoberto que os bandidos conseguiram chegar ao Ninho do Ermitão.

Vá ao Ninho do Ermitão com Shenhua

No dia seguinte, Shenhua irá nos acompanhar, e verá uma cena enquanto caminha. No caminho, passará no Salão Marcial, e poderá aproveitar para treinar. Continue o caminho de volta ao Ninho do Ermitão, conversando com a Shenhua no caminho. Mas passe primeiro na Colina do Poente e fale com o Su Wenxu para ouvir mais uma história. Agora sim, vá para o Ninho do Ermitão (é bem próximo daqui) e verá uma cena. Os bandidos chegaram primeiro! Verá o seu primeiro momento de Quick-Time Event, em que terá de pressionar botões rapidamente. Os botões serão círculo e então direita. Verá uma cena, e então terá de enfrentar o Líder dos Bandidos mais uma vez. Ele continua bem forte. Você até terá condições de derrotá-lo. porém, não adianta, pois independentemente do nosso desempenho na luta, o final será a derrota de Ryo. Mais uma vez, derrotado. Ao despertar dias depois, Ryo percebe que precisa ficar mais forte e aprender novas técnicas.

Ache um Mestre em Artes Marciais

Na manhã seguinte, vá até o Salão Marcial e fale com o mestre Huang Hu. Ele irá se recusar a nos ajudar, por achar que estamos querendo ir rápido demais. Pois bem, aproveitando que estamos aqui, vamos treinar. Treine até conseguir evoluir o Poder de Ataque e a Resistência para o nível 6, e o Kung Fu para o nível 11. Então, estará forte o bastante para poder tentar se graduar ao 4º duan sem muitas dificuldades. Fale com o mestre e desafie o Tigre Branco, o mais forte guerreiro daqui, graduado no 4º duan. Ele é muito forte e rápido, e será um grande páreo para Ryo. Capriche nas esquivas e no momento certo de desferir cada ataque. Salve o jogo antes, para poder tentar novamente caso perca, sem grandes prejuízos. Além disso, servirá como treino para os desafios que estão por vir. Quando conseguir derrotá-lo, irá se graduar ao 4º duan. Volte para a Colina do Poente e fale com o Su Wenxu mais uma vez, para ouvir a sua terceira e última história. Depois, é só falar com ele mais uma vez, e irá concluir a solicitação e receber um Fungo-da-Lagarta.

Agora vá para Huang Equipamentos e fale com o Huang Haigui. Há uma nova competição de pescaria disponível, e essa será ainda maior. Aceite a Solicitação #07: Corrida de Bagres. Desta vez, teremos de pescar peixes especiais em locais de pesca específicos espalhados por Bailu. De início, ele irá querer um Bagre Branco, disponível aqui mesmo nesse grande lago perto do local. Alugue o melhor equipamento e então salve o jogo antes de começar a pescar. Fique aqui pescando nesse lago até conseguir pescar o lendário Bagre Branco. Tente jogar a isca na folhagem ao centro do lago. Fique pescando aqui até conseguir, e se não conseguir depois de várias tentativas, pode voltar o save ou tentar novamente no dia seguinte. Quando conseguir pescar o Bagre Branco, volte ao Huang. Se ainda estiver cedo, pode passar para a próxima etapa, caso contrário, terá de esperar até o dia seguinte para continuar pescando. O próximo desafio será pescar um Bagre Azul. Ele pode ser pescado no ponto de pesca perto do Parque da Alegria. Jogue a isca na correnteza à esquerda e não deverá demorar muito para conseguir pescar o Bagre Azul. Volte ao Huang e receba o próximo desafio: pescar um Bagre Verde, que pode ser pescado no ponto de pesca seguindo a estrada do Bosque dos Girassóis. Vá para lá e arremesse a isca um pouco à direita. Quando conseguir pescar o lendário Bagre Verde, volte ao Huang mais uma vez. Irá receber seu último desafio: pescar um Bagre Vermelho. O ponto de pesca da vez será o ponto de pesca que fica no extremo leste do rio, na margem sul do rio (a margem onde fica o Wow-Mart). Jogue a isca na parte direita, o máximo possível. Depois de pescar o Bagre Vermelho, volte ao Huang para concluir a solicitação e receber uma Jaqueta da Huang Equipamentos.

Quando quiser continuar a história, vá para o Bosque dos Girassóis e fale com a Wei Zhen. Ela irá mencionar o grande mestre da região e instrutor dela, o Grão-Mestre Feng.

Visite o Grão-Mestre Feng

Vá para a Fonte Ternária mais uma vez e fale com o Grão-Mestre Feng. Ele também irá se recusar a nos ensinar o que sabe. Então, Ryo irá se lembrar que o velho mendigo, Sun JiuSi, também é um expert em artes marciais. Talvez ele queira nos ajudar!

Visite Sun

Volte para o Templo Abandonado e chame Sun JiuSi mais uma vez, usando mais um pão e vinho. Sun estará disposto a nos ajudar, mas para isso ele quer que tragamos para ele uma bebida cara, um Lao Jiu envelhecido 50 anos.

Consiga Lao Jiu

Vá até o Mercado Panda e tente a barraca de bebidas que comprou o vinho anteriormente. A Su Hong dirá que não vende bebidas tão caras, mas a Venda Kong Mei deve ter. Vá para lá e fale com a Kong Mei. Ela dirá para a gente dar uma olhada na loja. Olhe as bebidas na mesa, mas não encontrará nada do tipo. Bem, só resta um último lugar para procurar: o Wow-Mart. Vá para lá e fale com o Tao Guanzhong. Ele dirá para a gente procurar na loja. Vá para o canto direito da loja, nos fundos, e abra o tonel para encontrar a bebida que estamos procurando, um Lao Jiu de 50 anos. O problema é que ele custa 2000 iuanes. Bem, não temos escolha, a não ser juntar toda essa grana.

Consiga Dinheiro para Comprar

Precisaremos de uma grande quantia de dinheiro. O nosso emprego habitual, cortar madeira, não fornece tanto dinheiro, mas é o que temos no momento. Recomendo que corte madeira até conseguir pelo menos liberar o seguinte troféu:

Mestre Lenhador

Esse troféu será liberado quando cortar 1.000 pedaços de madeira.

Agora, pode parar. Vamos achar empregos mais rentáveis. Na parte da manhã, até o meio-dia, a atividade mais rentável que tem é a pescaria, além de contribuir para outros troféus. Em um bom dia de pescaria, poderá conseguir mais de 250 iuanes, além de contribuir com um troféu no futuro.

Fora a pescaria, a atividade mais rentável que podemos ter é acumular fichas. Ganhando muitas fichas de jogo, poderemos trocar por objetos lá no Troca de Prêmios do Mercado Panda, e depois vender esses objetos na Casa de Penhores. E como conseguir muitas fichas? Primeiramente, aconselho a visitar a vidente que fica no trajeto para a Colina do Poente, e pagar 10 iuanes para ela lhe informar a sua cor da sorte no dia. Agora vá até uma área de jogos de apostas. Tem um na Colina do Poente, mas o Parque da Alegria é mais rentável, recomendo. Jogue jogos relacionados com cores, como a Corrida de Tartarugas ou o jogo de Flor, Ave, Vento e Lua. Salve o jogo antes, e aposte na cor que representa a sua cor da sorte do dia. Suas probabilidades de vencer serão bem maiores do que o normal! Em ambos os jogos, conseguirá apostar um máximo de 1500 fichas por vez, e a cada vitória, ganhará 4.500 fichas. Mas saiba que a “previsão de sorte” dura apenas alguns minutos, então precisará voltar para a vidente e pagar novamente por mais uma previsão, para voltar a vencer. O segredo é salvar o jogo antes de cada aposta, e voltar o save se errar. Quando chegar a 20.000 fichas, irá liberar um troféu:

Apostador Novato

Esse troféu será liberado quando obtiver 20.000 fichas.

20.000 fichas já é suficiente, mas se preferir, pode continuar jogando e apostando até conseguir chegar a 50.000 fichas, e então liberar outro troféu:

Apostador Experiente

Esse troféu será liberado quando obtiver 50.000 fichas.

As fichas adquiridas podem ser trocadas por diversos itens. Os itens adquiridos podem ser vendidos, mas alguns desses itens podem ser usados para formar conjuntos que podem ser trocados por habilidades. Recomendo que troque fichas pelos por um objeto valioso, como o Cristal Roxo, por exemplo. Cada Cristal Roxo custa inicialmente 2580 fichas, e pode ser vendido na Casa de Penhores por 255 iuanes. Ou seja, com cerca de 20.640 fichas, conseguirá comprar 8 Cristais Roxos e assim adquirir 2.040 iuanes. Mas saiba que os objetos ficarão cada vez mais caros, diminuindo um pouco a nossa margem de lucro. Com todas essas atividades, poderá conseguir tranquilamente muitos iuanes. Quando conseguir acumular 1.000 iuanes, irá liberar um troféu:

Peixe Grande

Esse troféu será liberado quando obtiver 1.000 iuanes.

Eu aconselho que não pare por aqui. Já que estamos acumulando dinheiro, e precisaremos de um bom dinheiro para a platina, então continue juntando dinheiro até conseguir por volta de 5.000 iuanes. Irá liberar outro troféu:

Magnata da Vila

Esse troféu será liberado quando obtiver 5.000 iuanes.

E o que fazer com o dinheiro? Bem, há várias coisas que podemos comprar. Compre primeiro o Lao Jiu 50 Anos, pois é nosso objetivo principal, mas há diversos outros itens à venda nas lojas são úteis e precisam ser comprados, como habilidades e itens usados para troca na Casa de Penhores. Também há itens únicos e exclusivos, como roupas novas para Ryo, que você pode querer adquirir. Por isso, o dinheiro extra virá bem a calhar. Vamos começar pela loja Wow-Mart. Compre a Habilidade: Chute Espiralado e a Habilidade: Chute no Chão. Compre também um Adorno de Sapo e uma Escultura de Amonite, pois eles serão usados para troca, e também tem a Camiseta Azul, que é um item único. Agora, vamos para a loja Venda Kong Mei. Ela também vende duas habilidades, mas elas podem ser adquiridas por meio de trocas de produtos na Casa de Penhores. Compre um Cântaro de Cerâmica para Chá, uma Garrafa de Vidro e um Rádio Vermelho, pois eles serão usados para troca, e também tem a Camiseta Vermelha, que é um item único. Da mesma forma, na Troca de Prêmios, trate de conseguir uma Lupa, um Pingente de Borboleta, uma Pintura de Criança e um Vaso Esmaltado Verde, pois eles serão usados para troca, e também pode querer adquirir uma Camiseta Ling Shenhua SD, uma Camiseta de Monge e um Tênis, pois são itens únicos. Também não deixe de jogar o jogo de Joga-Pedra na Praça da Vila até conseguir um Relógio Digital e uma Minibola de Futebol, e o jogo de Lance da Sorte até conseguir um Carro de Corrida e um Palhaço de Pelúcia. Todos esses itens podem ser trocados por habilidades especiais lá na Casa de Penhores.

Para conseguir a Habilidade: Punho Reverso Giratório, terá de trocar um Carro de Corrida (prêmio do jogo de Lance da Sorte na Praça da Vila) e um Palhaço de Pelúcia (prêmio do jogo de Lance da Sorte na Praça da Vila). Para conseguir a Habilidade: Lança Voadora, terá de trocar um Adorno de Sapo (à venda no Wow-Mart), uma Garrafa de Vidro (à venda na Venda Kong Mei) e um Relógio Digital (prêmio do jogo de Joga-Pedra na Praça da Vila). Para conseguir a Habilidade: Chute de Calcanhar, terá de trocar uma Minibola de Futebol (prêmio do jogo de Joga-Pedra na Praça da Vila), um Entalhe de Ave (conseguido em uma sidequest) e um Vaso Esmaltado Verde (pode ser trocado por fichas). Todas as demais habilidades exigem itens que não podem ser adquiridos no momento.

Leve o Lao Jiu para Sun

Pois bem, vamos continuar com a história do jogo. Volte até o Templo Abandonado e entregue o Lao Jiu 50 Anos ao Sun JiuSi. Ele irá pedir que você derrote o Tigre Branco, lutador de 4º duan lá no Salão Marcial. Se você veio seguindo o guia até aqui, então já deverá ter vencido o Tigre Branco dias atrás. Caso não tenha vencido ainda, treine mais, volte e desafie-o até derrotá-lo. A seguir, Sun irá pedir que a gente pegue algumas galinhas.

Pegue 10 Galinhas

Bem, terá alguns minutos para pegar 10 galinhas correndo pelo local. Não é nada difícil, é mais um tutorial sobre como agir rápido em QTEs. Para pegar cada galinha, terá de pressionar ou círculo ou quadrado, de forma alternada. Após pegar 10 galinhas, Sun cancela o treinamento por hoje e diz para voltarmos amanhã.

Visite Sun Outro Dia

Mas não vamos dar o dia por encerrado ainda! Ainda no Bosque dos Girassóis, procure pelo Yang Lihong, o garoto de camiseta azul com listras brancas, para receber a Solicitação #08: Solicitação de Caça-Fantasmas. Eles pedirão ajuda para exorcizar um fantasma que assombra o Templo Abandonado depois das 19:00. Espere até de noite, caso ainda não esteja de noite, e vá até o Templo Abandonado. Fale com o Sun JiuSi, e ele dirá que provavelmente as crianças confundiram a luz da lanterna dele com um fantasma. Ele precisa da lanterna para pegar cogumelos à noite, e então ele pede nossa ajuda para conseguir 5 Cogumelos Lunares. Pois bem, há 8 Cogumelos Lunares aqui em volta do Templo Abandonado, e você precisará colher 5 Cogumelos Lunares. Eles brilham no escuro e são fáceis de se ver. Após colher 5, leve ao Sun JiuSi. Com o problema do “fantasma” resolvido, fale com o Yang Lihong amanhã de manhã para concluir a solicitação e receber a brinquebola Botas como recompensa.

Depois passe no Mercado Panda e fale com a Kong Mei no Kong Mei’s Goods. Ela nos passará a Solicitação #09: Cogumelo Milagroso. Kong Mei quer que a gente consiga alguns Cogumelos Lingzhi para ela. Bem, nesse momento, aparecerão 4 desses cogumelos em pontos específicos do mapa, mas só precisamos de um, então podemos ignorar os outros três. O mais próximo dela fica no grande lago perto da loja de pesca do Huang. Procure na parte esquerda do grande lago, e encontrará o Cogumelo Lingzhi perto de uma das árvores. Pegue-o e leve-o para a Kong Mei para receber a sua recompensa. Ela perguntará se queremos um vaso de porcelana ou um um novo ponto de pesca. Assim como antes, escolha o ponto de pesca. Ela irá lhe ensinar o Ponto de Pesca de Bailu #7, que fica no rio, ao sul do Bosque dos Girassóis, perto de onde visitou a casa do Xu anteriormente. Este é o último ponto de pesca aqui de Bailu, e depois de pescar em cada um deles, irá liberar um troféu:

Suposto Fisgador

Esse troféu será liberado quando pescar em todos os pontos de pesca de Bailu.

Pois bem, quando terminar, volte para a casa de Shenhua. No dia seguinte, volte e fale com o Sun JiuSi mais uma vez. Iremos começar mais um dia de treinamento.

Fique na Posição do Cavalo Até Ele Mandar Parar

O treinamento de Ryo irá começar com uma sessão de Posição do Cavalo. É como qualquer sessão de Posição do Cavalo, não terá dificuldades aqui.

Pegue 10 Galinhas

A seguir, terá que pegar mais 10 galinhas. Desta vez, os botões do QTE serão círculo, quadrado e triângulo, de ordem não alternada. Então, esteja bem afiado no reflexo. Não será difícil, com alguma prática, e poderá tentar quantas vezes quiser.

Sun É o Único que Pode Me Ajudar

Mais um dia de treinamento sem aprender a técnica. Teremos que voltar amanhã, então escolha alguma atividade que queira fazer. Pode ser treinar kung fu, buscar ervas, jogar minigames, pescar, qualquer coisa. Recomendo que treine bem seu kung fu, para estar apto ao desafio que está por vir. Treine, até conseguir evoluir o Poder de Ataque e a Resistência para o nível 10, e o Kung Fu para o nível 20. Então, estará forte o bastante para enfrentar ninguém menos do que o próprio mestre. Desafie o Tigre Dourado, o próprio mestre do Salão Marcial, graduado no 5º duan. Seus ataques são muito poderosos, e ele mal sentirá nossos golpes. Precisará se manter firme, sempre com a guarda levantada, esquivar no momento certo e então contra-atacar. Se precisar de dicas para derrotá-lo, assista o vídeo abaixo:

Saiba que derrotá-lo não é realmente necessário, mas servirá como uma boa prática para as difíceis batalhas que estão por vir. Então, no dia seguinte, volte para o Sun JiuSi para mais um treinamento.

Faça o Passo do Galo Até Ele Mandar Parar

Sun irá nos ensinar o Passo do Galo, um novo tipo de treinamento. O objetivo aqui é girar o analógico direito de modo a acompanhar os movimentos de Ryo. Nada muito complicado. Após uma sessão, o treinamento continua.

Pegue 10 Galinhas

Terá de pegar mais 10 galinhas. Desta vez, os botões do QTE podem ser quadrado, círculo, triângulo ou X, então fique bem atento nas possibilidades, pois terá várias opções. Exercite seu foco e seu raciocínio, e se concentre para não errar muitas vezes. Então, finalmente, chegou a hora de aprender a tão esperada técnica Baque Corporal! O comando é complexo, terá de pressionar, em rápida sequência: triângulo, círculo, X, quadrado e então círculo novamente. Você pode tentar quantas vezes quiser, e pedir para ele explicar novamente até que fique craque. Irá precisar essa técnica algumas vezes, então se acostume. Quando conseguir finalmente aprender a técnica Baque Corporal, irá liberar um troféu:

Gon

Esse troféu será liberado quando aprender a habilidade Baque Corporal.

Saindo do local, irá reencontrar a Shenhua. Agora que aprendemos uma nova técnica, podemos tentar salvar o Yanxin das garras dos bandidos!

Derrote o Chefe no Ninho do Ermitão

Chegou a hora do confronto! Mas antes de ir, recomendo que passe primeiro no Wow-Mart ou no Kong Mei’s Goods e compre pelo menos um Poder da Serpente. Esse item muito útil pode ser usado para recuperar a nossa vida no meio de uma batalha, e é muito útil em batalhas complicadas, como a que teremos em breve. É sempre bom ter alguns com você. Agora volte para o Ninho do Ermitão. Inicialmente, irá enfrentar os mesmos 2 Bandidos de antes. Como já deve esperar, eles são fracos, mas você não quer perder vida à toa para eles, então tome cuidado e evite ser golpeado. Após acabar com os dois, terá de enfrentar o Líder dos Bandidos mais uma vez, e desta vez é para valer. Ele é forte, mas os seus movimentos são previsíveis, então se esquive e então ataque, muito parecido com o que deve ter feito contra o mestre Tigre Dourado, caso o tenha enfrentado. Se precisar recuperar a vida, não se acanhe em usar o Poder da Serpente. Seja persistente e o derrote. Ao final da luta, terá de realizar a técnica do Baque Corporal, sem errar, então é bom que tenha praticado bastante. Após a luta, verá uma cena. Na cena de QTE, terá de pressionar para a direita.

Interrogue o Chefe dos Bandidos

O Líder dos Bandidos se chama Yanlang. Interrogue o homem e faça todas as perguntas que aparecem na tela. O homem se recusa a falar conosco, mas então a Shenhua terá dois minutos de privacidade com ele e então ele estará disposto a nos contar tudo. Não iremos obter muitas informações, mas o suficiente para saber o paradeiro do pai da Shenhua e também que a Anciã Yeh está em apuros.

Vá à Casa da Anciã Yeh

Antes de qualquer coisa, recomendo que volte para o Mercado Panda e fale com o Ding Jinqin, na Casa de Penhores. Irá iniciar a Solicitação #10: Descobridor de Tecidos Lendários, na qual ele pede nossa ajuda para encontrar um tecido de alta qualidade. Volte lá para a Bacia do Arco-Íris e fale com a Ye Zijuan, uma senhora de cabelo preto curto e camisa verde escura. Ela irá nos dar um Tecido de Seda de Bailu. Volte e entregue o tecido para o Ding para encerrar a solicitação e conseguir uma Estátua de Sangha. Volte para a casa da Anciã Yeh e assista a uma cena. Yeh nos dirá para encontrar as seis chaves espalhadas pela vila de Bailu e então subir ao topo do campanário.

Ache 6 Chaves do Campanário

Bem, as seis chaves se encontram aqui mesmo nesse cômodo onde você está. Na estante bem defronte, no canto, abra a portinha da direita e pegue a Chave (Bebida). Agora acompanhe a prateleira menor do lado da estante e faça a curva. Na outra estante, com a balança, abra a portinha da esquerda e pegue a Chave (Lua). Agora empurre a estante no canto e depois a outra estante para conseguir entrar na parte interior. Há uma estante toda fechada, abra a porta maior e pegue a Chave (Punho). Na estante do lado desta, abra a terceira gaveta para encontrar a Chave (Espada). Ignore a estante à esquerda dessa e passe para a outra, com a gaiola. Abra a primeira gaveta da esquerda para encontrar a Chave (Grou). Só falta uma. Por fim, na estante ao lado desta, abra a porta da direita para encontrar a Chave (Dragão) e o Pedaço de Papel Misterioso. Conseguimos pegar todos. E então, teremos de subir o campanário, uma torre que fica bem do lado da casa da Anciã Yeh.

Suba o Campanário

Acontece que, ao se aproximar da torre, iniciará uma cena que irá nos fazer sair de Bailu. Como todas as áreas de Bailu estão disponíveis agora, poderá realizar algumas atividades paralelas, como coletar todas as ervas e pescar em todos os pontos de pesca. Essa é a relação com a quantidade de todas as ervas disponíveis em Bailu:

  • Alcaçuz = 76
  • Gengibre = 31
  • Jujuba = 25
  • Peônia = 18
  • Campânula = 10
  • Canela = 9
  • Laranja Trifoliata = 9
  • Poria Cocos = 8
  • Pinellia Ternata = 5

Seja como for, depois que conseguir todas as 191 ervas espalhadas pela região de Bailu, irá liberar o seguinte troféu:

Colecionador de Plantas Selvagens

Esse troféu será liberado quando coletar todas as ervas de Bailu.

E o que fazer com todas essas ervas? Você pode trocar conjuntos de ervas na Casa de Penhores pelas seguintes habilidades: a Habilidade: Chute Celestial, a Habilidade: Punho Giratório Reverso e a Habilidade: Coxa do Tigre. Depois, as ervas restantes podem ser vendidas nas lojas, rendendo uma boa grana extra. Antes de ir até o campanário, certifique-se que tenha realizado as seguintes tarefas:

  1. Completado todas as 10 solicitações.
  2. Coletado todas as 191 ervas de Bailu.
  3. Pescado em todos os 7 pontos de pesca de Bailu.
  4. Conseguido recorde de pontuação no arcade do Mercado Panda, em todas as máquinas de Toupeira Doida, Título de QTE 2 e QTE Empolgado 3.
  5. Comprado um Cântaro de Cerâmica de Chá, uma Garrafa de Vidro e um Rádio Vermelho na Kong Mei’s Goods.
  6. Comprado uma Lupa e um Pingente de Borboleta na casa de troca de fichas.

Realize tudo antes de ir, pois não haverá uma segunda chance. Agora sim, aproxime-se do campanário. Ao subir, irá liberar um troféu:

Visão Panorâmica

Esse troféu será liberado quando subir o campanário.

Tente Usar as Chaves

Agora, teremos de colocar cada chave em seu respectivo local. Oriente-se pelos símbolos acima do orifício. No símbolo de uma Mão, coloque a Chave (Punho). No símbolo de uma Fênix, coloque a Chave (Dragão). No símbolo de uma Tartaruga, coloque a Chave (Grou). No símbolo de um Escudo, coloque a Chave (Espada). No símbolo do Sol, coloque a Chave (Lua). Por fim, no símbolo do Pão, coloque a Chave (Bebida). Fazendo tudo certo, irá abaixar uma escada para um recinto escondido.

Investigue o Repositório

Olhe em volta do local, e verá um símbolo de uma fênix. Cheque esse símbolo para que a Shenhua coloque uma espada no orifício e então começará a girar o pilar. Bem, você precisa girar o pilar em uma determinada ordem, indicada pelo papel misterioso que encontramos na casa da Anciã Yeh. Para girar o pilar, é preciso pressionar quadrado ou círculos. A ordem correta para girar o pilar é: círculo 3x, quadrado 3x e círculo 2x. Acertando a ordem, irá conseguir um pergaminho, com uma imagem que representa a cidade de Niaowu. Então, ao sair do local, o grupo será atacado por Chai, um corcunda que trabalha para Lan Di e os Chi You Men, e um grande rival de Ryo. Ryo irá lutar contra Chai, mas não será uma luta convencional, e sim apenas um momento de Quick Time Events. Terá de pressionar para a esquerda, para cima e então triângulo. Ao derrotar Chai, o grupo descobre que o pai da Shenhua, Yuan, e o Xu, foram levados para Niaowu. É para lá que teremos de ir. Ryo e Shenhua fazem as malas e seguem para Niaowu, deixando Bailu para trás. Irá liberar um troféu ao fazer isso:

Vila Bailu

Esse troféu será liberado quando sair de Bailu.

E esse é um bom momento para darmos uma pausa nessa parte do nosso detonado, evitando que fique um texto muito comprido! Na próxima parte do detonado, iremos explorar a cidade de Niaowu! Você não pode deixar de conferir!

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! A parte 2 do detonado já foi postada, confira aqui.

Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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