Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueNotíciasPlayStation

PS5 Pro, confira novos detalhes, incluindo um clock de boost máximo de 2,35 GHz

GPU, Retrocompatibilidade e mais

Continua após a publicidade..

Bora falar de novas informações sobre o aguardado PlayStation 5 Pro. Em um novo episódio do DF Direct Weekly, a equipe discutiu, dentre outras coisas, informações sobre a GPU do PlayStation 5 Pro – que poderá ter uma velocidade máxima de clock de 2,35 GHz.

Segundo as especificações vazadas, derivadas do portal de desenvolvedores da Sony, sugerem que o PS5 Pro tem 30 WGP (Work Group Processors) entregando 33,5 teraflops de desempenho. Isso se contrapõe ao modelo padrão, com 18 WGP oferecendo 10,23 teraflops equivalentes, por exemplo.

Analisando superficialmente, isso representa um extra de 227% de desempenho, exceto que os mesmos documentos da Sony sugerem apenas 45% a mais de rendimento real do jogo. Parte da explicação vem da arquitetura RDNA 3 com seu suporte a FP32 de emissão dupla, que dobra a quantidade de instruções processadas, mas que normalmente não dobra o desempenho do jogo.

Por fim, foram abordadas questões sobre a retrocompatibilidade com o PS5 padrão. Sabemos que o PS5 tem 36 unidades de computação (duas CUs por WGP), rodando a um máximo de 2,23GHz. No entanto, a “engenharia reversa” do figue de 33,5 TF do PS5 Pro sugere um clock de 2,18 GHz de seus 60 CUs, inferior ao do modelo padrão. Algo não faz muito sentido então, com alguns sugerindo que o novo console realmente tem 56 CUs, com quatro desativados, o que entregaria um clock mais alto para atingir os 33,5 TF – e talvez no processo forneça um equilíbrio de hardware que seja um ajuste melhor para a compatibilidade de jogos do PS5.

Aparentemente, há diferenças entre as versos. O PS5 padrão possui 18 WGP sobre dois motores de sombreador / quatro matrizes de sombreador em uma configuração 5-4-5-4, enquanto o Pro realmente apresenta 30 WGPs ativos sobre dois motores de sombreador / quatro matrizes de sombreador em uma configuração 8-7-8-7. Ambos os consoles, portanto, contam com quatro CUs desativados – e esta é a confirmação de 60 CUs na nova máquina.

Para maiores detalhes, confira a matéria completa da Eurogamer.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial