Bora falar de lançamentos, pois se você gosta de jogos do gênero sandbox com uma boa dose de aventura, desafio e muitos labirintos para explorar, ION Shift vai deixar você ocupado por boas horas. O jogo, além de misturar bons elementos na jogabilidade, nos coloca como antagonistas nessa aventura, pois daremos vida a um Xenomorfo impiedoso e sorrateiro. Confira abaixo nossa review e se prepare para destroçar e invadir alguns corpos.
- Jogo: ION Shift
- Desenvolvedora: Electro Soul Games
- Publicadora: Electro Soul Games
- Lançamento: 5 de dezembro de 2024
- Número de Jogadores: 1
- Gênero: Ação/Aventura/Indie
- Plataformas: Steam
- Site Oficial: Electro Soul Games
Um xenomorfo e uma nave…
Se você é um jogador hardcore e gosta de ser desafiado, prepare-se para encarar o jogo da desenvolvedora Electro Soul Games. ION Shift é um jogo de plataforma focado na ação com uma pegada hardcore. No jogo, daremos vida a uma criatura alienígena, um xenomorfo, como protagonista, usando um sistema de combate com morte instantânea. Ainda que não seja nada tão refinado como o usado nas criaturas que assombraram os tripulantes da Nostromo, somos letais, desde que não tenhamos nenhum dano. Corte, esquive e engane os inimigos para sobreviver em uma grande nave espacial.
O jogo é totalmente ambientado no 2D, deixando a impressão de ser um jogo de plataforma, mas ION Shift vai na direção oposta, quando pensamos na jogabilidade e na proposta. A história é bem simples, fomos aparentemente sequestrados ou nos infiltramos em uma nave repleta de soldados e um sistema de segurança letal, que recorre a câmeras de segurança e sensores com armas poderosas. Precisaremos descobrir uma forma de fugir enquanto lidamos com os soldados sorrateiramente. As chances são improváveis.
Graficamente, temos uma mescla entre os gráficos tradicionais 2D e alguns efeitos 3D com elementos mais modernos. Os personagens são animados em pixel art, enquanto efeitos de luz e elementos gráficos são 3D. O conceito é interessante e ficou bem aplicado a proposta do jogo, mantendo a jogabilidade rápida, mas nem tanto intuitiva.
Errar é humano
ION Shift é um jogo que exige estratégia e movimentos extremamente calculados, pois qualquer movimento equivocado, pode resultar em morte. Caso isso não aconteça ao calcular mal uma ação, é por mera sorte, pois o jogo não admite erros. Conforme aprendemos a nos movimentar, morrer é quase inevitável, e faz parte do aprendizado. Não temos itens para perder, dinheiro, armas ou equipamentos, tornando a morte menos frustrante.
Podemos circular por qualquer parte do cenário, seja no teto ou nas paredes, onde também podemos nos projetar rapidamente, usando o elemento surpresa ao nosso favor. Qualquer contato nosso com o inimigo resulta na morte instantânea dele. Em determinados momentos, podemos invadir o corpo de algum soldado para conseguir avançar ou abrir portas que não poderíamos como xenomorfo, mais Alien que isso impossível.
Entretanto, caso qualquer humano ou máquina nos ataque, nossa morte também é instantânea. Os soldados nem são nosso maior problema, mas quando eles estão associados a mecanismos de segurança, como câmeras e torretas, as coisas ficam mais complexas. Nesse momento teremos de usar combinações mais estratégicas, e até mesmo enganar as câmeras e armas para conseguir ir em frente. Alguns níveis exigem que façamos algumas tenhamos de cumprir metas, como, por exemplo, eliminar todos os inimigos para podermos sair.
Ainda que você jogue no modo mais fácil de dificuldade, o jogo pode ser bem difícil, exigindo movimentos e ações precisas como já mencionamos. Felizmente, ION Shift é generoso com pontos de controle, além de ser bem rápido para colocar o jogador no game novamente. Você morre e no próximo segundo já está tentando seguir em frente novamente.
ION Shift é um game que depende muito dos controles, principalmente da eficácia dos movimentos. Dominar esses controles pode levar algum tempo, e ainda, sim, você pode se confundir com eles. Associe isso a níveis de dificuldade maiores e o jogo pode se tornar um teste de paciência, afastando jogadores mais ocasionais. O game é relativamente curto, desde que você tenha as habilidades ou paciência necessárias para transpor os 16 leveis.
Se você é daqueles que jogam em um PC portátil como o Steam Deck ou similares, o ION Shift está perfeitamente jogável e funciona como um game mobile. Não encontramos nenhum problema técnico que impeça a execução ou até mesmo atrapalhe durante a gameplay.
ION Shift — Vale a Pena?
Definitivamente, ION Shift não é um game fácil, e a morte e repetição fazem parte do processo de se divertir, mas isso pode afastar jogadores mais ocasionais. Ainda que não pareça, tudo se trata sobre conseguir sair de um labirinto vivo. A tentativa e erro faz parte do processo e se você está acostumado com isso, ION Shift pode ser uma grata surpresa.
ION Shift foi avaliado mediante uma cópia de revisão gratuita fornecida pela Keymailer.
ION Shift | REVIEW
Gráficos - 6
Jogabilidade - 6
Diversão - 5.5
Som - 6.5
Dificuldade - 8.5
Fator Replay - 6
6.4
Bom
ION Shift é um game que preza pelo desafio e técnica, com uma gameplay voltada para o sandbox e uma pegada sci-fi trazendo referências do clássico filme Alien. Não espere por um jogo fácil, ainda mais se você não estiver familiarizado com o gênero e estilo de jogabilidade.