Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationSwitchXbox

Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 16: Sin

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 16 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Na parte anterior, Yuna e seus Guardiões conseguiram acesso irrestrito à nave voadora de Cid. Com isso, o grupo retornou a diversos locais e cidades já visitadas, para completar atividades paralelas e obter itens que agora estão disponíveis. Yuna conseguiu dois Aeons secretos de imenso poder: Anima e as Magus Sisters. Após completar diversas atividades paralelas, cada membro do grupo conseguiu uma Arma Celestial, as armas mais fortes do jogo. Agora mais fortes do que nunca, o grupo então traça um engenhoso plano para atrair e destruir Sin de forma definitiva.

Continua após a publicidade..

Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.

Capítulo 16: Sin

Volte para a nave voadora e vá para Sin. Assistirá a uma cena, e então será hora do acerto de contas com o Sin. A batalha ocorrerá aqui na nave mesmo, como quando enfrentamos a Evrae. Certifique-se de tirar as armas de captura e equipar as Armas Celestiais em todos. Caso o grupo tenha andado bem no Sphere Grid, talvez tenha conseguido chegar a magias poderosas, como Flare e Holy. Se conseguiu, elas ajudarão nas batalhas. Se precisar comprar suprimentos, fale com o Rin. Quando estiver pronto, vá até o deque da nave, salve o jogo e suba pelo elevador para assistir uma cena. Depois da cena, terá de encarar o chefe.

Agora iremos enfrentar o Sin com toda a sua magnitude. Será uma boa demonstração do poder das nossas Armas Celestiais! No início da batalha, conseguirá apenas atingir a sua barbatana esquerda, Left Fin. Sin estará distante, e assim como na batalha contra Evrae, Rikku e Tidus poderão usar o Trigger Command Move In para se aproximar, mas não faça isso ainda. Comece a batalha usando Hastega e Cheer com o Tidus, como sempre, e Protect com a Yuna. Aproveite a distância de Sin para se preparar. Não conseguirá atingi-lo fisicamente daqui, apenas com ataques comuns do Wakka e com magias. Traga a Lulu e solte suas magias mais poderosas. Se tiver Flare ou Holy, use. Quando acabar de se preparar, execute o comando para se aproximar, e comece a atacá-lo fisicamente com Auron, Tidus e Kimahri. Use Steal com a Rikku para roubar uma Mega-Potion. De perto, Sin usará um ataque que causa dano em todo o grupo. Ele também possui a habilidade Negation, que remove nossos benefícios, e Gravija, que retira 75% da vida total de todos do grupo. Após o Gravija, use sempre um Mega-Potion. Se tiver as magias mais poderosas, use o Trigger Command Pull Back para se afastar, e volte a usar magias até matá-lo. Com Armas Celestiais, suas magias mais poderosas podem tirar mais de 9.999 HP de dano, então deverá matá-lo mais rapidamente à distância. Se não tiver, ataque-o fisicamente e reponha o Hastega e o Cheer sempre que ele usar Negation. Ao derrotá-lo, receberá 10.000 Gil, 16.000 AP e uma HP Sphere.

Verá uma cena, e então o grupo irá enfrentar o Sin pelo outro lado. Agora temos como alvo a barbatana direita, Right Fin. O procedimento é o mesmo, e ele usará os mesmos golpes, então pode lutar do mesmo jeito. Prepare-se à distância enquanto lança magias e então chegue perto para bater de perto. Use Steal com a Rikku para roubar uma X-Potion. Se tiver as magias mais poderosas, peça para afastar e fique só soltando magias até acabar com o lado direito do Sin. Cure-se quando for preciso. Ao derrotá-lo, receberá 10.000 Gil, 17.000 AP e uma Level 3 Key Sphere.

Verá mais uma cena, e então o grupo irá pular diretamente no Sin. Agora temos dois alvos: Sin diretamente e também uma criação dele, o Sinspawn Genais. Sin está distante, e não conseguimos atingi-lo devidamente, e não podemos nos aproximar. Não podemos usar magias, porque o Sinspawn Genais absorve magias, então vamos acabar com ele primeiro. Sinspawn Genais contra-ataca magias, então use golpes físicos. Traga Auron, Kimahri e Tidus, e use Hastega e Cheer para que consigam atacar com eficiência. Use Steal da Rikku para roubar um Star Curtain de Sinspawn Genais. Use Silence Buster para causar Silêncio no Sinspawn Genais, evitando que ele use suas magias poderosas. Quando ficar abaixo de 10.000 HP, Sinspawn Genais irá se fechar em um casulo, e começará a usar Cura em si mesmo. Continue atacando-o fisicamente. Ele usará Sigh para causar Escuridão no grupo, então cure sempre com Esuna. Sin também não ficará parado, ele usará Gravija de tempos em tempos, então tome cuidado. Quando derrotar o Sinspawn Genais, o grupo chegará perto de Sin, onde poderá atacá-lo fisicamente ou com magias, fica a seu critério. Ele irá contra-atacar lançando magias elementais em todos do grupo, mas serão magias fracas. Se quiser, use Reflect para refletir as magias de volta ao Sin, causando dano adicional. Rikku poderá roubar 3 Stamina Springs de Sin com Steal. Simplesmente cure-se quando precisar e use seus ataques mais fortes em Sin até conseguir destruí-lo. Ao derrotá-lo, receberá 20.000 Gil, 19.800 AP, uma MP Sphere e uma Return Sphere.

Verá uma cena, no qual Sin cairá ao chão. O grupo comemora, mas ainda não acabou. Converse com todos no grupo, salve o jogo e então suba o elevador para o deque da nave mais uma vez. Fale com a Yuna para ver uma cena. Sin ficará posicionado em Bevelle, chamando a gente. Salve o jogo e faça todo o caminho de volta ao deque da nave, para ver mais uma cena. Agora Sin está enfraquecido, mas furioso, e iremos enfrentá-lo por completo.

Agora sim, estamos diante de Overdrive Sin em todo o seu esplendor. No início da batalha, ele estará distante, nos dando um bom tempo para nos prepararmos. Traga Lulu para soltar magias como Flare (se tiver), Yuna para soltar magias como Holy (se tiver) e Tidus para usar Hastega e Cheer. Wakka é capaz de atingi-lo com boladas, mas não irão tirar muita vida. Sin precisará de três turnos para chegar perto da nave, e ele não fará nada nesse meio tempo. Aproveite para atacar e se preparar. Quando ele finalmente chegar perto, poderá trazer os atacantes de perto, como Auron e Kimahri. A partir de então, Sin irá contra-atacar com um ataque que causa efeitos negativos diversos, como Escuridão ou Petrificação. Cure o grupo constantemente com Al Bhed Potions, usando o Use da Rikku. Ela também pode roubar um Ether dele com Steal. Você já deve ter percebido, a essa altura, a barra de Overdrive do Sin enchendo. Caso essa barra se encha, Sin irá usar seu Overdrive, o Giga-Graviton, que retira 100% do HP de todos do grupo, ou seja, Game Over. Ele levará 15 turnos para encher essa barra, então temos tempo mais do que suficiente para conseguir matá-lo antes disso. Use Armor Break e Mental Break para reduzir a defesa física e mágica de Sin, e então suas magias causarão ainda mais dano nele. Apenas se certifique de chamar todos so grupo pelo menos por um turno, para que todos ganhem essa enorme experiência. Ao derrotá-lo, receberá 12.000 Gil, 20.000 AP e uma Level 3 Key Sphere.

Após a batalha, verá uma cena impactante, e então Sin irá engolir a nave voadora.

Estaremos dentro do próprio Sin. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere adiante. Você pode voltar para a nave voadora sempre que quiser, e ir para outros lugares também. Para voltar até aqui, é só escolher Sin na tela de seleção de localidades da nave. Siga para a próxima tela.

A partir daqui, começará encontrar inimigos, alguns deles novos:

  • Adamantoise (Único)
  • Behemoth King (Behemoth)
  • Exoray (Fungo)
  • Gemini (Gigante)

O Adamantoise é um inimigo enorme que possui ampla resistência e muita vida. Seu ataque Breath atinge todos do grupo. Use Armor Break para reduzir sua defesa física, permitindo danos maiores. Alguns desses inimigos são muito poderosos, como pode perceber, e concedem muita AP. Recomendo que fique um pouco aqui e avance na Sphere Grid, agora é um bom momento. Esses monstros podem ser capturados para o Monster Arena, então não se esqueça de equipar as armas de captura, e capturar 10 de cada. Vale lembrar que precisará capturar 10 do Gemini azul e 10 do Gemini preto, eles são diferentes.

O mapa do local não está definido, ele se completa conforme nos movemos. Siga para o norte e então para o leste, até encontrar outro símbolo no chão. Siga para o norte até o final e então siga para oeste. Chegará a outro símbolo no chão e verá uma cachoeira com um baú no alto, inalcançável. Siga para o norte até outro símbolo no chão, e continue indo para o norte. Na bifurcação, siga para o oeste até outro símbolo no chão, e então siga para o sul. Continue indo para o sul até o final do caminho, e sairá na parte de cima da cachoeira que viu antes. Abra o baú para obter uma Special Sphere. Um pouco ao norte daqui, vire à esquerda no desvio para encontrar um baú contendo o Phantom Ring, um anel para Yuna que possui Water Eater, Fire Eater e Lightning Eater.

Siga agora para o norte, e continue seguindo para o norte até um trecho em formato de Y. Siga pelo caminho da esquerda para abrir um baú e obter um Elixir. Depois volte e vá para a direita. Siga para o leste até ver um caminho para o sul, então siga para o sul. Ao final deste caminho ao sul, encontrará um baú contendo o Wizard’s Lance, uma arma para Kimahri com fortalecimento mágico. Volte ao norte, siga para o leste e siga um pouco para o sul para ver um baú no canto contendo uma Level 3 Key Sphere. Siga agora para o norte, e chegará a uma grande escadaria. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e equipe novamente as Armas Celestiais. Equipe também o Phantom Ring em Yuna e o Phantom Bangle na Lulu. Suba as escadas para a próxima área.

Siga em frente para ver uma cena e encarar um chefe.

Seymour está de volta, na sua versão mais poderosa: Seymour Omnis. Agora Seymour não possui mais uma criatura ao seu lado, pois ela virou Mortiphasm, quatro três círculos elementais que ficam atrás dele. Estes círculos fortalecem Seymour e definem o elemento dele. Seymour sempre irá usar uma magia poderosa do elemento indicado pelo Mortiphasm em seu próximo turno. Com isso, saberá também a fraqueza de Seymour, pois ele sempre será vulnerável ao elemento oposto ao que foi indicado pelo Mortiphasm. Lulu deve aproveitar para acertar Seymour com sua fraqueza, usando Doublecast e a magia mais forte do elemento oposto. Defensivamente, se seu grupo tiver equipamentos que absorvem e anulam elementos, irá ajudar bastante. De resto, sempre use Hastega do Tidus para poder aproveitar os turnos extras para atacá-lo. Seymour usará também Ultima, a magia mais poderosa do jogo, então esteja pronto para se curar ao recebê-la. Depois de alguns turnos, ele usará Dispel, mas isso é bom, porque será um turno desperdiçado por ele. Coloque Hastega de novo e continue a ofensiva. Foque-se em magias, para aproveitar a vulnerabilidade elemental dele. Seymour Omnis não será páreo para três ao mesmo tempo, ainda mais equipados com Armas Celestiais. Ao derrotá-lo, receberá 12.000 Gil, 24.000 AP e uma Level 3 Key Sphere, além de liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando derrotar Seymour Omnis.

Após a batalha, verá uma cena, e então Yuna conseguirá finalmente mandar Seymour para Farplane. Ele não irá nos incomodar novamente. Estaremos em uma nova área, com novos inimigos:

  • Barbatos (Encouraçado)
  • Demonolith (Monólito)
  • Great Malboro (Malboro)
  • Wraith (Fantasma)

Monstros do tipo Encouraçado possuem muita defesa, e seu ataque Mortar atinge todo o grupo e causa muito dano. Use Armor Break para reduzir sua defesa. Monstros do tipo Monólito reagem a cada ataque com o Pharaoh’s Curse, que irá causar diversos efeitos adversos no personagem. Esses monstros também devem ser capturados para o Monster Arena, então capture 10 de cada.

Desça a escada adiante, e verá uma porta à sua direita. Ela estará trancada, e para abri-la precisamos derrotar 10 inimigos aqui nesta área. Após abrir essa porta, aparecerá outra que exigirá que mate mais 10 inimigos, e então outra porta que exigirá mais 15 inimigos. Após abrir as três portas, chegará a um baú contendo uma Level 4 Key Sphere. Volte e siga pelo caminho. Verá um piso na cor azul, examine-o para ele subir e deixar Tidus em uma plataforma superior com um baú contendo o Four-on-One, uma arma para o Wakka que possui Waterstrike, Firestrike, Lightningstrike e Icestrike. Volte e verá outro piso azul logo adiante. Examine a parede no piso de cor azul para derrubar a parede e revelar um baú contendo o Defending Bracer, um equipamento para o Auron que possui Darkproof e Deathproof.

Siga em frente e encontrará um buraco ao centro do local. Siga pelo lado esquerdo do local, e encontrará uma porta no canto. Abra-a para revelar um baú contendo um Megalixir. Agora desça o buraco pela rampa e abra o baú para conseguir 20.000 Gil. Pise no piso azul próximo para ser transportado a uma plataforma superior que contém uma HP Sphere e uma Defense Sphere. Desça pelo outro elevador e siga para o leste por um corredor estreito. Saindo do outro lado, siga para o sul por um beco, e então repare em uma entrada à esquerda. Desça pela rampa no local até uma sala escondida, com um baú contendo a Laevatein, uma arma para Yuna com SOS Overdrive. Escale a parede do lado leste e siga em frente até chegar a uma nova área.

E aqui estamos. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere, e saiba que estamos bem no final do jogo. Seguindo ao norte daqui, iremos direto para o último chefão do jogo. Nós ainda temos coisas a fazer no jogo, como uma dungeon secreta e chefes secretos muito mais difíceis do que o chefe final da história, mas no momento, recomendo seguir até o fim do jogo. Não se esqueça de salvar o jogo, pois voltaremos para este save depois de fecharmos o jogo. Equipe as Armas Celestiais em todos, e os melhores equipamentos que tiver também. Certifique-se que a barra de Overdrive de todos os personagens e Aeons esteja completa. Prepare-se e siga ao norte até a próxima área.

Verá uma cena, e então verá aparecerem espinhos e esferas pelo local. Vá em direção às esferas para conseguir diversos itens. Poderá obter os seguintes itens: Attribute Sphere, Hrunting, uma arma para Tidus com SOS Overdrive, Infinity, uma arma para Rikku com One MP Cost e Sensor, Knight Lance, uma arma para Kimahri com aumento de força física, Mage’s Staff, uma arma para Yuna com aumento de poder mágico, Prism Ball, uma arma para Wakka com Magic Counter, Skill Sphere, Stillblade, uma arma para Auron com Silencestrike e Stonestrike, White Magic Sphere e Wicked Cait Sith, uma arma para Lulu com Deathstrike. Nada disso será importante ou relevante, até porque nossas Armas Celestiais são muito superiores a qualquer arma que encontrar aqui, e não permaneceremos com nada disso. Caso encoste nas estacas de gelo, começará uma batalha aleatória contra um inimigo qualquer, mas recomendo que fuja da batalha para poupar a vida. Depois de um tempo, verá uma cena.

Siga reto para falar com Jecht e ver uma cena. Quando a cena terminar, é hora do último chefe.

O Braska’s Final Aeon, ou apenas Final Aeon, é uma monstruosidade com muito poder. Ele vem acompanhado de 2 Yu Pagodas, totens que servem para curá-lo. Com um grupo forte e equipado com Armas Celestiais, essa batalha será moleza. Comece usando Hastega e Cheer com o Tidus. Você logo perceberá que o Tidus possui um Trigger Command, mas não o use. Percebe que o Final Aeon possui uma barra de Overdrive que enche com o tempo? Então, o Trigger Command Talk do Tidus é justamente para impedir esse Overdrive, então não o desperdice. Poderá usar Talk 2 vezes. Nossa primeira providência deverá ser eliminar os dois Yu Pagodas. Eles ficam distantes, e não poderá acertá-los com ataques físicos comuns. Traga a Lulu e use Doublecast para soltar um Flare em cada Yu Pagoda, eliminando-os no mesmo turno. Com os dois Yu Pagodas eliminados, ele não conseguirá se curar. Rikku poderá roubar um Turbo Ether com Steal, mas não será necessário. Final Aeon possui uma série de golpes físicos, que farão com que Auron, Tidus e outros que tenham Counterattack ou Evade and Counter reajam. Atinja-o com Armor Break e Mental Break para reduzir a defesa física e mágica dele. Ele tomará muito dano, principalmente se estiver com Armas Celestiais.

Após causar 60.000 HP de dano, Final Aeon pegará sua espada gigante e ficará mais forte. Seus ataques agora atingem todo o grupo, então não adianta se curar apenas com Curaga. Use Mega-Potions para curar a todos ao mesmo tempo. Mantenha a ofensiva. Quando ele restaurar um dos Yu Pagodas, chame a Lulu novamente e use Doublecast para soltar um Flare no Yu Pagoda e outro no Final Aeon. Faça isso sempre que um Yu Pagoda voltar a funcionar. Tome cuidado com o movimento Jecht Beam, pois ele pode causar diversos efeitos negativos, como Petrificação ou Silêncio. Cure-os sempre que isso acontecer. Esta segunda forma do Final Aeon possui 120.000 HP, então precisará de alguns turnos para conseguir derrotá-lo. Não se esqueça de usar Talk sempre que a barra de Overdrive do Final Aeon estiver quase se enchendo. Quando usar Talk duas vezes, agora teremos de suportar o dano do Overdrive. Recomendo que, antes de o Final Aeon use seu Overdrive, invoque um Aeon. Aproveite e use o Overdrive do Aeon para causar dano. O Aeon irá tomar o dano do Overdrive sozinho e muito provavelmente não aguentará (a menos que use Shield), mas não terá importância. Na etapa final, use os Overdrives de todos os personagens para causar o máximo de dano possível. Mantenha a ofensiva e logo conseguirá derrotar o Final Aeon de uma vez por todas.

Após a batalha, verá uma cena. Agora que Jecht está morto, o grupo precisa invocar os Aeons para enfrentá-los um a um. Comece invocando Valefor. Yu Yevon irá dominar Valefor, e nós teremos de destruí-lo. Não há como perder essas lutas, pois o grupos estará com Auto-Life constante. Para tornar a batalha mais fácil, invoque o Aeon seguinte na lista e use o seu Overdrive. Por exemplo, invoque o Ifrit contra o Valefor e use Hellfire. Depois, ao enfrentar Ifrit, invoque o Ixion e use Thor’s Hammer. Ao enfrentar Ixion, invoque a Shiva e use Diamond Dust. Ao enfrentar a Shiva, invoque o Bahamut e use Mega Flare. Ao enfrentar o Bahamut, invoque o Anima e use Oblivion. Ao enfrentar o Anima, invoque o Yojimbo e dê a ele uma boa quantia de dinheiro para que use seus ataques mais fortes (talvez um Zanmato). Ao enfrentar o Yojimbo, invoque as Magus Sisters e use Delta Attack. Quando finalmente enfrentar as Magus Sisters, não teremos mais invocações. Concentre seus ataques para derrotar uma das irmãs de cada vez. Após derrotar todos os Aeons, verá uma cena. Após a cena, enfrentará Yu Yevon, o grande Deus do jogo, que estará muito enfraquecido, depois de incorporar diversos Aeons e morrer. Lembre-se que não pode morrer, por causa do Auto-Life, então apenas ataque-o com tudo o que tiver de mais poderoso, seja físico ou mágico, até destruí-lo. Quando acabar com ele, irá liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando derrotar Yu Yevon.

Agora relaxe e assista o final do jogo. Um final emocionante, triste, mas muito bonito. Quando terminar de subirem os créditos, voltará ao menu inicial. Volte ao save realizado antes da batalha contra o Braska’s Final Aeon, pois há trabalho a ser feito. Continuaremos no próximo capítulo.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo