Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 17 e final do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto para conquistas do Xbox e Steam!
Para começar o detonado desde o início, clique aqui.
Na parte anterior, Yuna e seus Guardiões colocaram em prática um intrincado plano para atrair e enfraquecer o Sin. O plano deu certo, e o grupo, a bordo na nave voadora, consegue derrubar Sin dos céus. Sin ainda consegue engolir a nave voadora, e o grupo consegue explorar um templo dentro de Sin. Lá dentro, o grupo consegue derrotar Seymour de maneira definitiva, e depois ainda encontra Jecht. Após mandarem embora a alma de Jecht, o grupo se depara com Yu Yevon, o deus da religião Yevon, que habita o Sin. Ao derrotarem Yu Yevon, a ameaça de Sin é permanentemente expurgada do mundo de Spira. Mas a missão ainda não acabou, pois novos e mais poderosos inimigos ainda nos aguardam.
Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.
Parte 17: Omega Ruins
Sin
Após fecharmos o jogo, ao final da parte anterior, ainda estaremos no interior de Sin. Antes de sair do local, certifique-se de ter capturado 10 de cada um dos monstros presentes aqui. Em Inside Sin, encontrará 9 monstros que precisamos capturar para o Monster Arena:
- Adamantoise (Único)
- Barbatos (Encouraçado)
- Behemoth King (Behemoth)
- Demonolith (Monólito)
- Exoray (Fungo)
- Gemini Azul (Gigante)
- Gemini Preto (Gigante)
- Great Malboro (Malboro)
- Wraith (Fantasma)
Certifique-se de capturar 10 de cada antes de ir embora. Ao capturarmos um de cada monstro de Sin, haverá novas recompensas disponíveis em Monster Arena. O criador nos dará 99 Lunar Curtains e disponibilizará um novo monstro na categoria Area Conquest, chamado Abaddon. Ao capturarmos 5 de cada um dos 3 monstros do tipo Fungo (Funguar em Mushroom Rock e Exoray em Sin), o criador nos dará 99 Healing Springs e disponibilizará um novo monstro na categoria Species Conquest, chamado Sleep Sprout. Ao capturarmos 10 de cada um dos 3 monstros do tipo Gigante (Iron Giant em Thunder Plains e Gemini Azul e Gemini Preto em Sin), o criador nos dará 60 Mana Tablets e disponibilizará um novo monstro na categoria Species Conquest, chamado Ironclad. Se veio seguindo o guia até aqui, então já deverá ter conseguido 6 monstros para a categoria Species Conquest, e então o criador terá mais uma recompensa para nós. Ele nos dará 99 Gambler’s Spirits e disponibilizará um novo monstro na categoria Original, chamado Th’uban. Quando terminar, volte para a nave voadora.
Airship
Mesmo após derrotar Sin, nossa aventura ainda não acabou. Há mais uma dungeon secreta para explorar, com monstros de alto nível. Também há 9 chefes secretos chamados Dark Aeons espalhados por Spira, em diversos locais. Se não estiver no nível máximo ou bem perto disso, nem adianta tentar enfrentar os Dark Aeons, pois os golpes deles certamente causarão 9.999 HP de dano, matando nosso grupo instantaneamente. Se quisermos completar o jogo, precisaremos fortalecer nossos personagens ao máximo. Antes disso, será preciso explorar a dungeon secreta. Na nave voadora, vá para a tela de Search e procure nas coordenadas X72 e Y35 para encontrar a Omega Ruins. Entre no local.
Omega Ruins
Já começará do lado de uma Traveler’s Save Sphere, então salve o jogo. Esta é a mais perigosa dungeon de todo o jogo. Os inimigos daqui são implacáveis, e podem aniquilar um grupo que não esteja totalmente preparado. Como a maioria dos inimigos daqui são de alto nível, muito provavelmente eles começarão atacando, e alguns golpes podem ser fatais. Recomendo que equipe em seu grupo os equipamentos que protejam contra o maior número possível de estados negativos, de preferência que tenham Stoneproof. Eu não recomendo explorar essa dungeon no momento, pois os inimigos serão brutais no nosso nível atual, e o chefe final dessa dungeon será ainda mais forte. Sendo assim, fique perto do Traveler’s Save Sphere e se concentre em capturar os monstros daqui, os últimos que faltam para completar o Monster Arena. Haverá diversos novos inimigos aqui:
- Black Element (Elemental)
- Floating Death (Olho)
- Halma (Carapaça)
- Machea (Lâmina)
- Master Coeurl (Coeurl)
- Master Tonberry (Tonberry)
- Mimic (Único)
- Puroboros (Bomba)
- Spirit (Totem)
- Varuna (Único)
- Zaurus (Réptil)
Os monstros comuns mais fortes de todo o jogo estarão reunidos aqui, então tome cuidado. O Varuna é resistente a todos os elementos, e usa Haste em si mesmos. O Mimic sempre aparece disfarçado como um baú. Quando a Rikku tentar abrir o baú para obter um item, usando Steal, o monstro pode se revelar. Mimic irá assumir a forma de um monstro já conhecido, tendo as mesmas habilidades. Todos os monstros daqui podem ser capturados para o Monster Arena, menos o Mimic. Recomendo que fique perto do Traveler’s Save Sphere até conseguir capturar 10 de cada monstro.
Após capturar todos, poderemos equipar uma arma com No Encounters e explorar a dungeon com tranquilidade. Vale mencionar que o mapa daqui se preenche conforme nos movemos, que nem dentro de Sin. Pois bem, começamos em um cruzamento de quatro caminhos. Siga para o leste primeiro. Siga em frente e verá uma bifurcação. Vá para a direita e chegará a uma salinha com dois baús, e o conteúdo varia a cada vez que joga. Podem ser Level 4 Key Spheres, equipamentos variados ou mesmo um Mimic disfarçado. Os baús sumirão depois, de qualquer forma. Seguir pela esquerda dá a volta e leva para o caminho do lado norte do cruzamento, o qual leva a um beco sem saída. Sendo assim, volte ao cruzamento de quatro caminhos e vá para oeste.
Siga até o final do caminho, e chegará a uma bifurcação. Vá para a esquerda e chegará a uma salinha com três baús de conteúdo variado. Volte para a bifurcação próxima e siga para a direita desta vez. Siga em frente até chegar em mais uma bifurcação. Vá para a esquerda primeiro, e chegará a uma sala com mais três baús com conteúdo variável. Depois volte para a bifurcação próxima e siga para a direita. Verá uma parede com um glifo, mas nada acontece se tocar nele agora. Continue seguindo pelo caminho e chegará a uma área ampla, com um piso circular contendo 4 baús com conteúdo variado. No chão, bem ao norte deste piso circular, encontrará o Al Bhed Primer Vol. XXVI. Ao obter esse item, Tidus conhecerá todo o alfabeto Al Bhed e conseguirá traduzir todos os textos em Al Bhed do jogo. Ele evoluirá ao rank de Al Bhed Sycdan e irá liberar um troféu aqui:
Master Linguist
Esse troféu será liberado quando encontrar todos os 26 Al Bhed Primers.
Siga para oeste do piso circular, e encontrará uma parede com um glifo ao final do caminho. Ative-o, e ele ficará luminoso. Agora faça o caminho de volta para aquele outro glifo na parede que viu anteriormente, e ative-o para revelar um caminho estreito que segue para o sudoeste. Siga por este caminho estreito até chegar a um baú contendo uma Teleport Sphere. Volte ao piso circular e siga para o leste. Suba pelo elevador, e pare. Ao se aproximar de uma estrutura adiante, encontrará um chefe, então esteja preparado para enfrentá-lo.
Chefe: Ultima Weapon
O Ultima Weapon é um inimigo complicado para enfrentar em condições normais, mas será um bom teste de força para os chefes que enfrentaremos futuramente. Ultima Weapon possui ataques poderosos, como Holy, Shimmering Rain e ataques que causam estados negativos. Porém, ele tem apenas 99.999 de HP. Com Armas Celestiais, conseguiremos derrotá-lo bem rapidamente. Se quiser tornar a batalha ainda mais fácil, invoque o Bahamut e use Mega Flare. Recomendo que troque os personagens primeiro, para que todos ganhem experiência. Use Steal da Rikku para roubar 10 Doors to Tomorrow. Ao derrotá-lo, receberá 20.000 Gil, 40.000 AP e algumas Level 3 Key Spheres.
Depois da batalha, verá uma cena. O piso circular ao centro servirá como portal, levando o grupo para outro ponto do local. Recomendo voltar ao Traveler’s Save Sphere para recuperar o grupo e salvar o jogo, pois haverá mais um chefe ao final da dungeon e não haverá outro Traveler’s Save Sphere. Se usou Overdrives, recomendo muito que fique pelo local e encha a barra de Overdrive de todos mais uma vez. Será muito importante. Quando estiver pronto, volte e pise no portal. Haverá um caminho para oeste e outro para nordeste. Siga para oeste primeiro. A cada plataforma circular, será atacado por um inimigo como, mesmo equipado com um equipamento com No Encounters. Eu recomendo que fuja das batalhas, não há motivo para enfrentá-los aqui. Ao final do caminho a oeste, encontrará um baú contendo uma Friend Sphere. Depois volte e siga para o norte. Encontrará vários inimigos pelo caminho, e então uma névoa roxa ao final. Ao se aproximar dessa névoa, enfrentará um poderoso chefe, então esteja preparado. Cure o grupo, se estiver ferido, e equipe os melhores equipamentos que tiver.
Chefe: Omega Weapon
O Omega Weapon será uma versão maior e muito mais forte do Ultima Weapon. Ele possui 10 vezes mais vida (999.999 de HP) e os mesmos ataques do Ultima Weapon, contando ainda com a adição de novos ataques, como Ultima, a magia mais poderosa do jogo, e Nova. Um grupo despreparado e sem Armas Celestiais simplesmente não têm qualquer chance de derrotá-lo. Mesmo para um grupo bem preparado, ele pode ser bem difícil, afinal de contas, é um chefe muito mais difícil do que foi o Seymour Omnis e o Braska’s Final Aeon, mas nós temos uma carta na manga. Comece a batalha usando Hastega e Cheer. Troque os personagens para que todos ganhem experiência, mas mantenha todos vivos. Use Steal da Rikku para roubar 30 Gambler’s Spheres. Use Lancet com o Kimahri para aprender o Overdrive Nova. Isso é muito importante, pois só há dois chefes em todo o jogo com que o Kimahri pode aprender esse Overdrive. Pois bem, após isso, é hora de apelar para os Aeons. Os Overdrives dos Aeons mais poderosos, como Delta Attack das Magus Sisters, Oblivion do Anima e Mega Flare do Bahamut, causarão um dano excepcional, de centenas de milhares de HP (só o meu Oblivion tirou mais da metade da vida dele, quase 500.000 de HP) e será mais do que o suficiente para matá-lo. Após usar o Overdrive de um Aeon, continue com ele e ataque-o para tirar o máximo possível de vida, até ele morrer, e depois chame outro Aeon. Se quiser, pode também tentar apelar para o Yojimbo e tentar um Zanmato. Se não conseguir sobreviver o suficiente para usar os Aeons, pode tentar deixar esse chefe para depois, quando estivermos muito mais fortes. Ao derrotá-lo, receberá 20.000 Gil, 50.000 AP e algumas Key Spheres.
Caso tenha sido a primeira vez em que tenha causado mais de 99.999 HP de dano com um único ataque, então irá liberar um troféu aqui:
Mega Strike
Esse troféu será liberado quando causar mais de 99.999 de dano com um único ataque.
Se conseguiu aprender Nova, assim como todos os outros Overdrives do Kimahri ao longo do jogo, então irá liberar o seguinte troféu:
Learning!
Esse troféu será liberado quando conseguir todos os 12 Overdrives do Kimahri.
Se não aprendeu Nova com o Omega Weapon, poderá aprendê-lo futuramente com o Nemesis, o chefe mais forte do Monster Arena. Ainda dá para conseguir o troféu, mas não poderá usar este excelente Overdrive nos vários chefes que enfrentaremos antes do Nemesis. Seja como for, após a batalha, voltará automaticamente ao início da dungeon. Caso você queria fazer todo o longo caminho de volta até onde enfrentamos Omega Weapon, encontrará um baú contendo uma Magic Sphere. Então teremos explorado completamente Omega Ruins. Vamos embora desta dungeon. Ao voltar para a nave voador, fale com o Rin, o mercador, e ele irá nos recompensar por termos encontrado todos os Al Bhed Primers nos dando 99 Underdog’s Secrets. Agora volte para a Monster Arena.
Calm Lands: Arena
Fale com o criador, que deverá ter uma imensa quantidade de recompensas para a gente. Ao capturarmos um de cada monstro de Omega Ruins, o criador nos dará 60 Designer Wallets e disponibilizará um novo monstro na categoria Area Conquest, chamado Vorban. Com Designer Wallets, poderá colocar o atributo Gillionaire em uma arma. Ao capturarmos 3 de cada um dos 7 monstros do tipo Réptil (Dinonix em Kilika, Ipiria em Mi’ihen Highroad, Raptor em Mushroom Rock, Melusine em Thunder Plains, Iguion em Macalania, Yowie em Cavern of the Stolen Fayth e Zaurus em Omega Ruins), o criador nos dará 99 Stamina Springs e disponibilizará um novo monstro na categoria Species Conquest, chamado Ornitholestes. Com Stamina Springs, poderá colocar o atributo Defense +5% em um equipamento. Ao capturarmos 4 de cada um dos 5 monstros do tipo Olho (Floating Eye em Mi’ihen Highroad, Buer em Thunder Plains, Evil Eye em Macalania, Ahriman em Mount Gagazet e Floating Death em Omega Ruins), o criador nos dará 60 Stamina Tablets e disponibilizará um novo monstro na categoria Species Conquest, chamado One-Eye. Ao capturarmos 3 de cada um dos 7 monstros do tipo Elemental (Yellow Element em Kilika, White Element em Mi’ihen Highroad, Red Element em Mushroom Rock, Gold Element em Thunder Plains, Blue Element em Macalania, Dark Element em Cavern of the Stolen Fayth e Black Element em Omega Runs), o criador nos dará 99 Star Curtains e disponibilizará um novo monstro na categoria Species Conquest, chamado Nega Elemental. Ao capturarmos 3 de cada um dos 6 monstros do tipo Carapaça (Raldo em Mi’ihen Highroad, Bunyip em Djose, Murussu e Mafdet em Macalania, Shred em Calm Lands e Halma em Omega Ruins), o criador nos dará 99 Gold Hourglass e disponibilizará um novo monstro na categoria Species Conquest, chamado Tanket. Ao capturarmos 5 de cada um dos 3 monstros do tipo Bomba (Bomb em Mi’ihen Highroad, Grenade em Mount Gagazet e Puroboros em Omega Ruins), o criador nos dará 60 Turbo Ethers e disponibilizará um novo monstro na categoria Species Conquest, chamado Bomb King.
E não é só isso. Se veio seguindo o guia até aqui, então já deverá ter capturado 1 de cada monstro do jogo, e então o criador nos dará 99 Winning Formulas e disponibilizará um novo monstro na categoria Original, chamado Neslug. Com Winning Formulas, poderá colocar o atributo Triple Overdrive em uma arma, o que será muito útil em breve. Também já deverá ter capturado 5 de cada monstro do jogo, e então o criador nos dará 99 Dark Matters e disponibilizará um novo monstro na categoria Original, chamado Ultima Buster. Usando Dark Matters, poderá colocar o atributo Break Damage Limit em uma arma ou Ribbon em um equipamento. Este item também será extremamente útil. Por fim, já deverá ter capturado 10 de cada monstro do jogo, e a partir daqui não precisamos mais nos preocupar em procurar e capturar monstros. Pode vender todas as armas de captura, se quiser.
E com isso, já estarão disponíveis quase todos os monstros secretos do Monster Arena. Falta um, o mais forte de todos, mas ele só ficará disponível depois que vencermos todos os outros monstros disponíveis na Arena, e isso não será nada fácil. Vale dizer que esses monstros serão de um nível muito superior a tudo o que enfrentou até aqui. Por ordem de dificuldade, os monstros da categoria Area Conquest são os mais fáceis. São versões mais poderosas de monstros comuns, mas com muito mais vida e poder. Eles possuem centenas de milhares de HP, então será preciso usar Armas Celestiais para conseguir causar dano suficiente. O dano que eles causam é altíssimo, muitas vezes chegando a 9.999 HP de dano, de modo que precisará de equipamento especial que permita ao personagem ter mais de 9.999 HP ou aumentar sua defesa para níveis altíssimos. Em seguida vem os monstros da categoria Species Conquest, que serão ainda mais poderosos, contendo também habilidades únicas e muita vida. Por fim, os monstros da categoria Original são os mais difíceis de todo o jogo, contendo milhões de HP e sendo capazes de dizimar até mesmo um grupo no nível máximo.
Precisamos derrotar os monstros mais fortes do jogo para conseguirmos alguns troféus. Sendo assim, para conseguirmos ficar fortes o bastante a ponto de conseguirmos isso, precisaremos fortalecer o nosso grupo ao máximo. Isso quer dizer que temos de maximizar o Sphere Grid de todos os personagens, o que envolve uma quantidade insanamente gigante de SL. Isso levaria muitos dias normalmente, mas existe um truque para conseguirmos quantidades insanas de SL em poucos minutos. Porém, o truque exigirá várias etapas de preparação, que é o que faremos agora.
O primeiro passo é encher a barra de Overdrive do Anima. Basta enfrentar inimigos comuns perto do Monster Arena e usar Boost o tempo todo. Quando encher a barra de Overdrive do Anima, termine a luta ou fuja. Agora salve o jogo, fale com o criador e peça para enfrentar o monstro One-Eye na categoria Species Conquest. Esse monstro é a versão mais forte do tipo Olho, e é bem forte. Ele é capaz de derrotar nosso grupo com tranquilidade, com ataques que tiram 9.999 HP. Para vencê-lo facilmente, invoque o Anima e use o seu Overdrive, Oblivion, para matá-lo imediatamente. Com a vitória, receberá uma arma. Verifique esta arma, e veja se se ela possui um atributo chamado Triple AP e dois espaços em branco. Se ela não tiver, volte o save e tente novamente. Se tiver, ótimo. Encha a barra de Overdrive do Anima mais uma vez, salve o jogo e enfrente o One-Eye mais uma vez. Nós queremos uma arma com Triple AP e dois espaços em branco para cada um dos nossos personagens. Se conseguir uma arma sem Triple AP, sem dois espaços em branco ou para um personagem do qual já temos, volte o save e tente novamente. Quando terminar, vamos para a próxima etapa.
Agora precisamos personalizar cada uma dessas armas, colocando mais dois atributos pela opção Customize. O primeiro atributo deverá ser o Overdrive to AP. Cada um custará 10 Doors to Tomorrow, e você deverá ter 99 com você neste momento, ou seja, mais que o suficiente para conseguir colocar esse atributo em todas as 7 armas com Triple AP. Isso é essencial. O melhor segundo atributo que você pode conseguir é o Triple Overdrive. Para colocar esse atributo, precisará de 30 Winning Formulas para cada equipamento. Você já deve ter 99 com você, o que é o suficiente para conseguir colocá-lo em 3 equipamentos. Também há a opção de colocar o atributo Double Overdrive, que é um pouco inferior ao Triple Overdrive. Para colocar esse atributo, precisará de 30 Underdog’s Secret para cada equipamento. Você já deve ter 99 com você (por ter encontrado todos os Al Bhed Primers), então já pode colocá-lo em mais 3 armas de sua escolha, se assim preferir.
Se quiser mais Winning Formulas para colocar Triple Overdrive na sétima arma, ou mesmo para colocar em todas as armas (o que seria preferível), precisará desembolsar milhões de Gil. A melhor forma de conseguir dinheiro no momento é enfrentar os monstros de Omega Ruins e vender os equipamentos que receber. Alguns podem ser vendidos por uma boa grana. Quando tiver o dinheiro, enfrente o monstro de Bikanel, Sand Worm, pelo Monster Arena. Então, com a Rikku, use a habilidade Bribe para subornar o Sand Worm. Conseguirá 16 Winning Formulas por 900.000 Gil. Ou seja, precisará de 1.800.000 Gil para conseguir colocar Triple Overdrive em um equipamento. Isso não é absolutamente necessário, mas irá agilizar e muito as coisas, caso você consiga isso. Deverá liberar um troféu aqui:
Under the Table
Esse troféu será liberado quando gastar mais de 100.000 Gil com a habilidade Bribe.
Já se quiser adquirir mais Double Overdrive, será bem mais barato. Enfrente o monstro de Macalania, Chimera, pelo Monster Arena. Usando Bribe, a Rikku poderá conseguir 15 Underdog’s Secrets por 180.000 Gil, um valor muito menor do que o do Winning Formula. Fica a seu critério se irá querer colocar Double Overdrive ou Triple Overdrive nas suas armas. Lembrando que a ideia será a mesma, a diferença será na quantidade de batalhas que terá de realizar. Por fim, recomendo que coloque o modo de Overdrive do Auron em Stoic, e o modo de Overdrive de todos os outros personagens em Comrade. Também entre em “Config” e coloque o “Aeons” em “Short“, se já não estiver.
Agora vamos enfrentar o Don Tonberry da categoria Area Conquest. Auron e Yuna devem estar na equipe. Com o Auron, ataque o Don Tonberry, e então ele irá contra-atacar com Karma, uma habilidade poderosíssima que causa dano baseado em quantos inimigos aquele personagem matou ao longo do jogo. Como Auron deve ser o personagem que mais matou inimigos no jogo, o dano deverá ser mais do que suficiente para matá-lo. Reviva o Auron com Full-Life da Yuna e defenda com o terceiro personagem (seja qual for). No próximo turno do Auron, ataque novamente. Repita o procedimento ao longo de vários turnos. Quando o Don Tonberry chegar perto, certifique-se de reviver o personagem caído e então fuja da batalha usando Flee. O Auron deve ter acumulado uma imensa quantidade de dano. Como ele está com o modo de Overdrive em Stoic, então todo o dano recebido encherá a barra de Overdrive, e como estamos com uma arma com Overdrive to AP, então toda a barra de Overdrive foi convertida em AP. E como estamos com Triple AP, então todo o AP recebido terá triplicado. Ou seja: ganharemos quantidades absurdas de AP em poucos minutos. Se tiver Triple Overdrive ou Double Overdrive então, o ganho será ainda maior, e poderá chegar a ganhar incríveis 99 SL por batalha, que levará poucos minutos. Você pode trocar o personagem atacante por outro semelhante, como Tidus ou Kimahri, só não se esqueça de colocar o modo de Overdrive do personagem atacante em Stoic.
Porém, apenas acumular SL não será suficiente. Se apenas focar em ganhar níveis, você logo ficará sem Power Spheres, Mana Spheres, Speed Spheres e Ability Spheres. Para resolver este problema, recomendo enfrentar o inimigo Kottos, na categoria Area Conquest, ou Fafnir, na categoria Species Conquest. Estes inimigos fornecem grandes quantidades de Esferas específicas de poder. Se estiver precisando de alguma em específico, use uma habilidade ou arma que tenha o poder de liberar Esferas do tipo que está precisando. Por exemplo, se estiver precisando de Power Spheres, use com uma arma com o atributo Distill Power ou use a habilidade Extract Power nesses inimigos para garantir que ele deixe 40 Power Spheres ao ser derrotado. Desta forma, conseguirá rapidamente todas as Esferas de que precisar. Faça um bom estoque e use-os conforme precisar.
Para preencher o Sphere Grid, precisará também colocar Esferas nos nódulos vazios. Todas as Esferas podem ser adquiridas com monstros da Monster Arena, com monstros diferentes, e apenas 2 por vez. Derrotando Ironclad, conseguirá 2 HP Spheres. Derrotando Vidatu, conseguirá 2 MP Spheres. Derrotando Juggernaut, conseguirá 2 Strength Spheres. Derrotando Tanket, conseguirá 2 Defense Spheres. Derrotando One-Eye, conseguirá 2 Magic Defense Spheres. Derrotando Jumbo Flan, conseguirá 2 Magic Spheres. Derrotando Fenrir, conseguirá 2 Agility Spheres. Derrotando Hornet, conseguirá 2 Accuracy Spheres. Ignore completamente Evasion Spheres e Luck Spheres, pois não precisará delas. Foque-se em colocar uma distribuição variada de Esferas, de modo a maximizar todos os atributos com todos os personagens conforme eles preenchem a Sphere Grid.
E não é só isso. A partir de agora, o criador vende também um novo tipo de Esfera, o Clear Sphere, por 10.000 Gil cada. O Clear Sphere destrói um nódulo e o deixa vazio. Eu recomendo que destrua os nódulos que contenham +1 e +2 de um certo atributo e os substitua por Esferas novas, que sempre serão +4. Desta forma, conseguirá maximizar o ganho de atributo dos seus personagens. Tente deixar o Sphere Grid de modo a conseguir maximizar os atributos de todos os personagens. Para isso, precisará de cerca de 41 Strength Spheres, 53 Defense Spheres, 13 Magic Spheres, 46 Magic Defense Spheres e 24 Agility Spheres. Não precisará de nenhuma Evasion Sphere (na verdade, pode até remover 5 nódulos de Evasion Spheres do Sphere Grid e ainda conseguir maximizar o Evasion de todos os personagens) e de nenhuma Luck Sphere, pois o atributo Luck não vale a pena maximizar. Com tudo em mente do que precisa, é só dedicar várias horas juntando Esferas e completar a Sphere Grid dos personagens. Ao completar a Sphere Grid de um personagem, irá liberar o seguinte troféu:
Sphere Master
Esse troféu será liberado quando completar o Sphere Grid de um personagem.
E quando completar o Sphere Grid de todos os personagens, irá liberar outro troféu:
Perfect Sphere Master
Esse troféu será liberado quando completar o Sphere Grid de todos os personagens.
Ainda não terminamos. Precisaremos também de equipamentos bons, que permitam ao nosso grupo utilizar todo o seu potencial nas batalhas. Você pode conseguir bons equipamentos para todos os personagens ou apenas para os 3 que você mais utiliza, fica a seu critério. Um bom equipamento possui três atributos principais e um quarto de sua escolha. Como isso é feito por meio de customização, então precisará de equipamentos que tenham apenas quatro espaços vazios. Os monstros de Omega Ruins deixam armaduras assim, mas poderá comprá-las com o Wantz por 100.000 Gil cada, na entrada de Macalania. Uma vez que tenha os equipamentos com quatro espaços vazios, precisamos de itens para customizá-los. Os três atributos principais que queremos são: Auto-Haste (aplica automaticamente Haste em si mesmo ao longo da batalha), Auto-Phoenix (renasce automaticamente algum outro personagem que morrer em batalha, usando um Phoenix Down) e Auto-Potion (o personagem se cura automaticamente ao ser atingido, usando uma poção).
Para colocar Auto-Haste, precisará de 80 Chocobo Wings por equipamento. Você já deve ter 99, o suficiente para um equipamento, e poderá conseguir mais ao subornar o monstro Machea, de Omega Ruins, por 450.000 Gil (conseguirá cerca de 60 por vez). Para colocar Auto-Phoenix, precisará de 20 Mega Phoenix por equipamento. Você já deve ter 99, o suficiente para 4 equipamentos, e poderá conseguir mais ao subornar o Ghost, de Cavern of the Stolen Fayth, por 250,000 Gil (conseguirá cerca de 38 por vez). Para colocar Auto-Potion, precisará de 4 Stamina Tablets por equipamento. Você já deve ter 60, o suficiente para todos os 7 equipamentos.
Quanto ao atributo extra, ele vai de acordo com seu estilo de jogo e o personagem que usará o equipamento. Um atributo muito útil é o Ribbon, que torna o personagem imune a estados negativos. Para colocar Ribbon, precisará de 99 Dark Matters por equipamento. Você já possui 99, o suficiente para um equipamento, e é muito complicado conseguir mais. Só recomendo um equipamento com Ribbon, de preferência com a Yuna, que poderá curar todos os estados negativos dos demais. Para todos os outros personagens, recomendo que coloque Auto-Protect, que reduz muito o dano físico recebido. Para colocar Auto-Protect, precisará de 70 Light Curtains por equipamento. Você já possui 99, o suficiente para um equipamento, e poderá conseguir mais derrotando o monstro Fafnir da categoria Species Conquest (conseguirá 20 ou 40 por vez). Quando tiver o melhor equipamento possível para todos, basta manter um estoque completo de poções (as melhores que tiver), Phoenix Downs e itens curativos de estados negativos. Isso será fundamental para vencer as batalhas mais difíceis do jogo.
Falando em batalhas difíceis, agora será hora de nos colocar à prova. Iremos enfrentar os chefes secretos do jogo, que basicamente são os Dark Aeons. São os mesmos Aeons que estamos acostumados, com os mesmos golpes e habilidades, mas fortalecidos ao máximo. Ou, pelo menos, fortalecidos a ponto de dar trabalho para ser derrotado no 3 contra 1. Eles terão mais de um milhão de HP e podem dizimar seu grupo em poucos golpes, se não estiver preparado. Com Armas Celestiais e os melhores equipamentos, as batalhas serão sempre do mesmo jeito: comece com seus três melhores atacantes (eu uso Auron, Tidus e Kimahri) e ataque o quanto puder. Dark Aeons poderão usar Overdrives, então tome cuidado. Quando o Dark Aeon estiver prestes a usar o Overdrive, chame a Yuna e invoque um Aeon. Use o Overdrive do Aeon invocado para causar um grande dano (e possivelmente eliminar o Dark Aeon), e depois continue atacando com o Aeon até eliminar o Dark Aeon. Esta é uma estratégia simples, mas se quiser, você poderá usar a sua arma secreta: Yojimbo e seu imparável Zanmato. Zanmato funciona muito bem contra eles. Se preferir usá-lo, recomendo que “treine” seu Yojimbo antes de cada batalha, ou seja, ande em círculos e lute umas 10 batalhas contra inimigos comuns. Em todas as batalhas de treino, chame Yojimbo e pague a ele de 500 Gil a 2.000 Gil. Irá aumentar rapidamente sua afinidade com ele e deixá-lo pronto. Contra o Dark Aeon, invoque o Yojimbo e pague a ele de 5.000 a 10.000 Gil. Yojimbo deverá usar um Zanmato fulminante para encerrar a batalha com uma vitória. Quando estiver se sentindo pronto para seguir em frente, volte para Besaid.
Besaid
Faça o caminho de volta até o vilarejo de Besaid. Lembra-se quando eu disse, da outra vez que viemos até aqui, para não voltar ao vilarejo, pois haveria um chefe secreto nos esperando na entrada? Pois é justamente ele que viemos enfrentar agora. Prepare-se e encare-o.
Chefe: Dark Valefor
O Dark Valefor é o mais fraco dos Dark Aeons, mas não o subestime. Ele possui 800.000 de HP e os golpes que são característicos do Valefor: ataques físicos e Sonic Wings. Ele possui dois Overdrives: o Energy Ray e o Energy Blast, e ambos causarão um dano considerável. Use Steal da Rikku para roubar 2 X-Potions. Ao derrotá-lo, receberá 10.000 AP e um Dark Matter.
Depois da batalha, poderá entrar no vilarejo de Besaid. Dentro do vilarejo, encontrará o Jecht’s Sphere #10/10 no chão próximo ao templo. Trata-se do décimo e último Jecht’s Sphere do jogo. Após assistir a cena, Auron irá aprender o Overdrive Tornado, e irá liberar o seguinte troféu:
Messenger from the Past
Esse troféu será liberado quando coletar todos os 10 Jecht’s Spheres.
Agora volte para Bikanel.
Bikanel
Vá para a parte final de Sanubia Desert: West, e verá uma mulher na entrada de onde ficava Home. Fale com ela para ver uma cena, no qual Tidus tentará ajudar a encontrar o filho dela. Vá para o norte, e então verá mais uma cena e enfrentará o Dark Ifrit.
Dark Ifrit
O Dark Ifrit terá 1.400.000 de HP, e deverá ser o primeiro inimigo que enfrentamos que possui mais de 1 milhão de HP. Novamente, sem Armas Celestiais e nível máximo, Dark Ifrit dizimaria nosso grupo sem que pudéssemos fazer nada. Seu ataque básico já é muito forte, e ele ainda usará Meteor Strike como contra-ataque para atrasar nosso grupo. Mesmo estando preparado, dificilmente conseguirá sobreviver a muitos golpes, então certifique-se de usar Cheer para conseguir reforçar a defesa. Como ele é lento, nosso grupo com Auto-Haste conseguirá ter vários turnos contra ele. Saiba que, diferentemente dos Aeons convencionais, os Dark Aeons não possuem fraqueza elemental. Ataque bastante com seus golpes mais fortes e faça uso da habilidade Quick Hit para adiantar seu turno. Seu Overdrive, Hellfire, também deve ser observado com cautela. Antes que ele use Hellfire, chame um Aeon e use seu Overdrive, e então deixe o Aeon para receber o dano total do Overdrive dele caso não o mate antes. Use Steal da Rikku para roubar 2 Mega Phoenixes. Em último caso, se estiver tendo dificuldades, tente conseguir um Zanmato do Yojimbo. Ao derrotá-lo, receberá 20.000 AP e um Dark Matter.
Agora volte para Thunder Plains.
Thunder Plains
Na parte norte de Thunder Plains, verá um homem parado embaixo de uma das torres de raios. Fale com ele para ver uma cena, e então enfrentará Dark Ixion.
Dark Ixion
O Dark Ixion possui 1.200.000 de HP. Ele não é tão forte quanto Dark Ifrit, mas possui uma defesa excepcional e uma agilidade muito maior. Seus ataques físicos não são tão fortes, mas causam efeitos adversos e reduzem a defesa do grupo, de modo que os demais ataques dele certamente causarão ainda mais dano, em um efeito cascata. Aerospark possui o efeito de remover benefícios do nosso grupo (não afetará os benefícios concedidos por equipamentos) e a magia dele, Thundaja, afeta todo o grupo e não possui elemento, ou seja, não podemos bloqueá-lo com NulShock. Seu Overdrive, Thor’s Hammer, é imbloqueável e causa alguns efeitos adversos, então chame um Aeon para receber o dano. Será uma questão de fortalecer nosso grupo e ter paciência para conseguir causar dano nele. Use Steal da Rikku para roubar 2 Stamina Tablets. Em último caso, se estiver tendo dificuldades, tente conseguir um Zanmato do Yojimbo. Ao derrotá-lo, receberá 20.000 AP e um Dark Matter.
Agora volte para Macalania.
Macalania
Saindo da Agência de Viagens, siga pra oeste, na direção do Templo de Macalania. Bem na entrada do templo, encontrará alguns monges. Aproxime-se para ver uma cena, e então enfrentará Dark Shiva.
Dark Shiva
A Dark Shiva possui 1.100.000 de HP. É uma vida menor do que a de Dark Ixion, mas ela será bem mais perigosa. Sua defesa física é consideravelmente menor, mas sua defesa mágica será consideravelmente maior. Seu ataque físico comum possui Dispel, de modo que pode remover benefícios do nosso grupo. Sua habilidade Heavenly Strike pode causar vários estados negativos, incluindo K.O., o que será irritante se seus personagens não tiver equipamentos com Auto-Life. Seu Overdrive, Diamond Dust, é poderoso, mas não causará nada além de dano. Antes que ela use, chame um Aeon para aguentar o tranco. É difícil conseguir atacá-lo entre turnos, pois a agilidade dela é enorme, e seus ataques privilegiam a agilidade. É preciso ter Auto-Haste para ter alguma chance, e usar ataques rápidos, como Quick Hit. Use Steal da Rikku para roubar 2 Mana Tablets. Em último caso, se estiver tendo dificuldades, tente conseguir um Zanmato do Yojimbo. Ao derrotá-la, receberá 20.000 AP e um Dark Matter.
Agora volte para Zanarkand.
Zanarkand Ruins
Passe por dentro do templo até a sala onde enfrentou Yunalesca. Essa arena agora terá um novo dono, e prepare-se, pois ele não será nada fácil de se derrotar.
Dark Bahamut
Sinta a diferença: Dark Bahamut possui 4.000.000 de HP, quase quatro vezes mais que Dark Shiva. Além disso, ele é mais forte do que o Dark Ifrit, tem uma defesa maior do que o Dark Ixion, e é tão ágil quanto a Shiva. Seu ataque físico comum já é bem forte, e a cada 5 ataques recebidos ele usará Impulse, uma habilidade que causa uma série de efeitos adversos. A melhor estratégia contra ele é manter uma equipe forte defensivamente, com alguém que contra-ataque, como o Tidus, usando Sentinel. Os contra-ataques causam um bom dano e não irão ocasionar o Impulse, que é uma habilidade temível justamente por causa dos efeitos adversos, que incluem petrificação. Use apenas contra-ataques, e quando a barra de Overdrive dele se completar, lance um Aeon para receber o dano do poderoso Mega Flare. Também use o Overdrive do Aeon para causar dano adicional. Use Steal da Rikku para roubar 2 Twin Stars. Em último caso, se estiver tendo dificuldades, tente conseguir um Zanmato do Yojimbo. Ao derrotá-lo, receberá 30.000 AP e um Dark Matter.
Agora volte para Cavern of the Stolen Fayth.
Cavern of the Stolen Fayth
Foi aqui que encontramos Yojimbo, e será aqui também que encontraremos o Dark Yojimbo. Vá até o final da dungeon, onde encontrará o Dark Yojimbo. Após enfrentá-lo, a invocadora irá sair correndo. Siga-a para enfrentar Dark Yojimbo novamente, e persista por um total de cinco batalhas em sequência. Caso saia da dungeon ou use o portal, terá de reiniciar desde a primeira batalha. Isso torna essa batalha uma boa forma de conseguir Dark Matter, caso queira. Para isso, enfrente Dark Yojimbo quatro vezes, conseguindo 1 ou 2 Dark Matter em cada luta, e então use o portal para poder reiniciar e enfrentá-lo mais quatro vezes. Repita até conseguir tantos Dark Matters quanto precise.
Dark Yojimbo
O Dark Yojimbo possui 1.600.000 HP. Mais do que o que vínhamos enfrentando, mas bem menos do que o Dark Bahamut. Os golpes dele agora possuem efeitos adicionais. Daigoro, por exemplo, agora pode envenenar ou petrificar. Kozuka pode causar lentidão. Wakizashi não possui efeitos adversos, mas é bem forte. Se o grupo tiver Auto-Protect e Auto-Haste, não terá com o quê se preocupar. Seu Overdrive, Zanmato, dispensa apresentações. É simplesmente um vencedor de batalhas. Se ele usar Zanmato, ele vence, independente da força ou do equipamento do seu grupo, com apenas uma exceção: se for contra um Aeon. Quando ele for usar seu Overdrive, chame a Yuna e invoque um Aeon para receber o Zanmato e ser sacrificado. De resto, ataque-o até matá-lo. Depois do Dark Bahamut, Dark Yojimbo parecerá muito mais fácil, mas atente-se que terá de enfrentá-lo 5 vezes consecutivas. Poupe Overdrives do grupo para as últimas duas batalhas, para ter uma vantagem. Use Steal da Rikku para roubar 2 Stamina Tonics. Em último caso, se estiver tendo dificuldades, tente conseguir um Zanmato do Yojimbo, mas saiba que teria de conseguir 5 em sequência se for utilizá-lo em todas as lutas, então pode ser bem complicado. É possível de conseguir, mas bem improvável e precisaria de uma afinidade enorme com o Yojimbo. Ao derrotá-lo, receberá 8.000 AP e um Dark Matter.
Agora volte para Mount Gagazet.
Mount Gagazet
Vá até a caverna ao final da montanha, e então siga para a última área da caverna, onde fica um dos mecanismos que acionamos quando viemos aqui anteriormente. Acione o mecanismo mais uma vez, e então, poderemos enfrentar mais um Dark Aeon.
Dark Anima
O Dark Anima possui 8.000.000 de HP, ou seja, o dobro de Dark Bahamut. Apesar disso, ele é mais fraco que o Dark Bahamut em questão de ataques físicos e defesa física. Mas ele compensa isso sendo bem mais forte magicamente, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Mesmo assim, não é a força bruta de Dark Anima que assusta, e sim os efeitos adversos. Dark Anima pode causar petrificação, maldição, morte instantânea e Doom, ou tudo ao mesmo tempo. Nem mesmo equipamentos com Ribbon são garantia de sobreviver a tudo isso, então espere algumas mortes. Auto-Life está aqui para isso! Como se não bastasse tudo isso, ele sabe Mega-Graviton, que tira metade da vida máxima de todo o grupo sem que nada possa ser feito para impedir. Para finalizar, seu Overdrive, Oblivion, não é um Zanmato, mas é com se fosse. Simplesmente é quase impossível sobreviver a ele, mesmo com tudo no máximo e os melhores equipamentos do jogo. Use Aeons para receber o dano, ou perca, é isso. De modo geral, este é o Dark Aeon mais difícil do jogo, e é a partir daqui que realmente se torna imprescindível estar no nível máximo e com Sphere Grid maximizada com todos, além dos melhores equipamentos possíveis equipados no seu time. Conseguirá causar um bom dano em Dark Anima, principalmente com Overdrives, e esse é o segredo para conseguir tirar 8.000.000 de HP. Overdrives! Use Overdrives dos seus personagens mais poderosos, como Tidus e Wakka, e use Entrust com o restante para passar a barra de Overdrive deles para esses dois. Como apenas Aeons conseguem sobreviver de fato ao Oblivion, terá poucas oportunidades de usar Aeons, pois eles precisarão ser guardados para o Oblivion. E caso todos os seus Aeons morram antes do Dark Anima, muito provavelmente você estará muito ferrado. Use Steal da Rikku para roubar 2 Three Stars. Em último caso, se estiver tendo dificuldades, tente conseguir um Zanmato do Yojimbo. Eu fui logo de Zanmato, pois não sou fã de batalhas muito compridas. Ao derrotá-lo, receberá 30.000 AP e um Dark Matter.
Agora vá para Mushroom Rock Road.
Mushroom Rock Road
Agora resta apenas um último Dark Aeon. Este é um local bem perigoso de se visitar no final do jogo, pois basta entrar vindo da parte sul que irá ver uma cena. Após a cena, as invocadoras correrão em sua direção. Se elas encostarem em você, começará uma batalha contra as três Magus Sisters de uma vez. E, bem, você não irá querer isso. Para enfrentar uma de cada vez, saia correndo até que as invocadoras não nos persigam mais, e então volte e encare uma de cada vez. Isso tornará uma batalha quase impossível de se vencer em uma difícil, mas bem mais possível. Principalmente porque poderá preencher a barra de Overdrive do grupo entre uma batalha e outra.
Dark Magus Sisters
A Dark Mindy possui 2.000.000 de HP, ou seja, metade do Dark Bahamut, enquanto Dark Cindy e Dark Sandy possuem 2.500.000 de HP, só um pouco mais. Cada uma das três irmãs lutará de forma diferente, e lutando contra uma de cada vez, poderá se preparar diretamente para cada uma delas. Os atributos delas não são grande coisa, nenhuma delas possui a força do Dark Bahamut ou poder mágico do Dark Anima, mas são fortes sim. Os ataques delas são poderosos, e podem causar uma série de efeitos adversos, mas nada que não estamos acostumados a essa altura. Se as três estivessem juntas, teríamos de nos preocupar com o Overdrive delas, Delta Attack, que possui um enorme poder destrutivo, sendo quase imparável. Mas, como vamos enfrentar uma de cada vez, lideremos apenas com um simples Mega-Graviton. Pois é, este é o Overdrive individual de cada uma delas. Individualmente, cada uma delas parecerá uma piada quando comparado com o impressionante Dark Anima que derrotamos há pouco. A defesa mágica delas é fraca, então use Doublecast e Ultima com a Lulu para causar grandes danos. Use e abuse dos Overdrives com todos os personagens também, e verá a vida delas ir embora bem rapidamente, principalmente se usar os Overdrives dos Aeons também. Será mais uma questão de paciência do que um teste de força. Se derrotou Dark Anima, não tem o que se preocupar aqui. Use Steal da Rikku para roubar 1 Friend Sphere da Dark Cindy, 1 Teleport Sphere da Dark Mindy e 1 Return Sphere da Dark Cindy. Em último caso, se estiver tendo dificuldades, tente conseguir um Zanmato do Yojimbo. Se for usar Zanmato, então enfrente logo as três de uma vez, já que um único Zanmato irá derrotar as três logo de cara e garantir nossa vitória. Ao derrotá-las, receberá 10.000 AP e 3 Dark Matters.
Após derrotar todos os Dark Aeons, o chefe mais difícil de todo o jogo estará disponível na tela de seleção de mundo da nave voadora: Penance. Mas não vamos enfrentá-lo agora. Primeiro, recomendo eliminar o segundo chefe mais difícil de todo o jogo. Para liberá-lo, primeiro terá de vencer todos os chefes do Monster Arena, das categorias Area Conquest, Species Conquest e Original. Nenhum deles deverá apresentar muita dificuldade, principalmente depois de derrotarmos Dark Bahamut e Dark Anima, por exemplo. Depois de derrotar todos, fale com o criador, e ele nos dará 10 Master Spheres. Esta Esfera é a mais rara de todo o jogo, e permite ativar qualquer nódulo não ativado da Sphere Grid instantaneamente. Também é muito útil para localizar algum nódulo “esquecido” em algum lugar da Sphere Grid. Também disponibilizará o monstro mais poderoso da categoria Original, chamado Nemesis. Prepare-se e então vamos encará-lo.
Chefe: Nemesis
O Nemesis possui 10.000.000 de HP, ou seja, ainda mais do que o Dark Bahamut. Ele possui força e magia máximos, mas uma defesa não tão boa assim. Além do ataque físico, ele possui algumas habilidades especiais, incluindo Ultima, a magia mais forte do jogo. Ethereal Cannon causa dano mágico em um oponente, Ultra Spark causa dano em todos e um monte de efeitos adversos, e Armageddon é simplesmente uma obliteração do seu grupo. Ele costuma usar Armageddon após 9 turnos, então conte os turnos dele e use um Aeon para receber o dano. De resto, é uma questão de causar o máximo de dano possível, até retirar os imensos 10.000.000 de HP dele. Ele absorve elementos, e a defesa dele é inferior a muitos dos Dark Aeons que enfrentamos. A forma mais simples e rápida de causar dano é usando Overdrives, mais especificamente Blitz Ace, do Tidus. Com os demais personagens, use Entrust para passar sua barra de Overdrive para Tidus, de modo que ele possa continuar usando Blitz Ace. Isso junto com os Overdrives dos Aeons, deverá ser suficiente para derrotar Nemesis. Enquanto isso, foque-se em sobreviver, e conte os turnos para se preparar para o Armageddon. Nemesis é o segundo chefe mais difícil de todo o jogo, então não espere nenhuma moleza, mas com a estratégia correta, conseguirá derrotá-lo sem muitos problemas. Use Steal da Rikku para roubar 1 Level 4 Key Sphere. Em último caso, se estiver tendo dificuldades, tente conseguir um Zanmato do Yojimbo. Eu fui logo de Zanmato, pois não sou fã de batalhas muito compridas. Ao derrotá-lo, receberá 55.000 AP e um 1 Dark Matter, além de liberar o seguinte troféu:
Overcoming the Nemesis
Esse troféu será liberado quando derrotar o Nemesis.
Agora restará apenas um último desafio. Volte para a nave voadora e vá para a nova localização disponível, Penance. Hora do desafio final de todo o jogo.
Chefe: Penance
O Penance possui 12.000.000 de HP, ou seja, quatro vezes mais do que Dark Bahamut, sendo assim o chefe do jogo com a maior vida. Penance é o desafio final, o chefe mais difícil do jogo. Quase todos os atributos deles estão no máximo ou próximo disso, e ele possui ataques capazes de dizimar um grupo no nível máximo com muita facilidade. Os ataques dele são devastadores. Obliteration atinge a todos e causa lentidão. Immolation atinge a todos, rouba MP e causa Armor Break e Mental Break. Os braços de Penance também atacam, em turnos próprios. O braço esquerdo (Left Arm) usa Dispel, Mega-Graviton e Slowga. O braço direito (Right Arm) usa Petrify, Calamity e Mighty Guard. Sua primeira providência deverá ser usar ataques físicos rápidos como Quick Hit para destruir os dois braços. Faça isso o mais rápido possível, para evitar seus golpes especiais. Depois, concentre-se no Penance. Contra o Penance, foque em usar magias, pois a defesa mágica dele é menor do que a defesa física. Use Doublecast e Ultima com todos que possuem One MP Cost na arma celestial (Yuna e Lulu).
Após perder 3.000 HP, Penance perderá a parte de baixo do corpo, e terá novos ataques. Caso os braços ainda estejam vivos, ele usará Judgement Day, seu ataque mais poderoso, que irá realmente dizimar o grupo. Mas como eliminamos os braços, não precisará temer isso. Ele usará Haste em si mesmo, apenas use um Dispel para removê-lo. Continue atacando com tudo o que tiver de mais poderoso. Ele não possui Overdrives ou ataques especiais além dos já mencionados, então você pode usar usar os Aeons antes de ataques comuns mesmo, e aproveitando para usar os Overdrives deles. Penance causa um bom dano, mas sempre poderá se curar a tempo do próximo ataque, então não é tão perigoso assim. Use Steal da Rikku para roubar 1 Elixir. Se toda essa explicação parecer complicada e quiser logo se livrar desse chefe de uma vez por todas, use Zanmato do Yojimbo e pronto. Ao derrotá-lo, receberá 60.000 AP e 3 Master Spheres, além de liberar o seguinte troféu:
Perseverance
Esse troféu será liberado quando derrotar o Penance.
Agora que derrotamos absolutamente todos os inimigos do jogo, só resta uma última coisa a fazer. Volte para Luca, e vá para Luca Theater.
Luca Theater
Lembra que podemos comprar vídeos e músicas do jogo aqui? Pois bem, neste momento, todos os vídeos e músicas estão disponíveis para serem adquiridos. À direita, poderá comprar os vídeos, e haverá 50 vídeos disponíveis, ao preço de 5.000 Gil cada. Ou seja, precisará de 250.000 Gil para comprar tudo. À esquerda, poderá comprar as músicas, e haverá 68 músicas disponíveis, ao preço de 2.000 Gil cada. Após comprar todas elas, aparecerão mais 3 músicas especiais, ao preço de 40.000 Gil cada. Ou seja, precisará de 256.000 Gil para comprar tudo. No total, será necessário 506.000 Gil. Se não quiser gastar toda essa grana, pode salvar o jogo, comprar tudo e depois voltar o save, mas sinceramente, não há mais nada que fazer com o dinheiro. Após comprar todos os vídeos e músicas, irá liberar o seguinte troféu:
Theater Enthusiast
Esse troféu será liberado quando comprar todas as esferas em Luca Theater.
Por fim, mais um troféu simples. No menu inicial de Final Fantasy X/X-2 Remastered, há uma opção chamado Eternal Calm. Trata-se apenas de um vídeo de 15 minutos que conta a história do que aconteceu entre o final de Final Fantasy X e o começo de Final Fantasy X-2. Vale a pena assistir esse vídeo, e ao final dele, irá liberar mais um troféu:
A Journey’s Catalyst
Esse troféu será liberado quando assistir o vídeo Eternal Calm.
Se veio seguindo o guia até aqui, então terá obtido todos os troféus do jogo nesse momento, liberando assim a nossa tão esperada platina.
Completion
Esse troféu de platina será liberado quando tiver liberado todos os outros troféus.
E chegamos ao final do nosso detonado completo e guia de platina de Final Fantasy X, exclusivo aqui do Games Ever! Espero que tenha gostado! Clique no botão abaixo para voltar à parte anterior do detonado:
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