Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 11 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto para conquistas do Xbox e Steam!
Para começar o detonado desde o início, clique aqui.
Na parte anterior, após fugirem dos Guados no Templo de Macalania, o grupo foi parar em uma ilha desértica bem distante de onde estavam. Ao se reunirem, o grupo percebe que Yuna desapareceu, e Rikku acredita que ela pode ter sido encontrada pelo povo Al Bhed, que habita a ilha. Ao atravessarem o deserto e chegarem a Home, cidade natal dos Al Bhed, eles descobrem que o local foi tomado por um exército de Guados e monstros. O grupo consegue resgatar Dona e Isaaru, mas Yuna está desaparecida. O grupo consegue fugir do local na nave voadora de Cid, pai da Rikku. Momentos depois, o grupo descobre que Yuna está em Bevelle, com o Seymour, e eles seguem para o resgate.
Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.
Parte 11: Bevelle
Bevelle: Tower of Light
O capítulo começa com uma cena incrível, no qual Seymour e Yuna se casam. Porém, antes mesmo do final da cerimônia, a nave voadora de Cid terá algo a dizer. O grupo chegará em alto estilo, descendo em meio ao tiroteio para resgatar a Yuna. Encontrará novos inimigos aqui em Bevelle:
- Warrior Monk (Humano)
- YAT-99 (Lança-Mísseis)
- YKT-63 (Andróide)
Assim que chegar, siga em frente e terá de passar por alguns Warrior Monks. Foque-se primeiro nos que tem lança-chamas, pois eles são mais perigosos. Mais adiante, enfrentará também um robô chamado YKT-63. Ele é fraco contra Fogo e Água, então use Fira ou Watera com a Lulu. Mate-o antes dos outros, ou ele usará um golpe poderoso chamado Thrust Kick, que expulsa o alvo da batalha. Use Lancet com o Kimahri para aprender o Thrust Kick. Siga até a escadaria e começará a enfrentar também outro robô chamado YAT-99. Ele fica atacando pela retaguarda, soltando mísseis. Você pode acertá-lo com boladas do Wakka ou com magias. Continue até ver mais uma cena impressionante. Yuna conseguirá escapar de uma forma incrível, e o grupo corre para dentro do templo.
Bevelle: Priests’ Passage
Veja só a hipocrisia: o principal templo da religião Yevon, que prega tanto que as máquinas são amaldiçoadas e devem ser banidas, é repleto de máquinas. Opere o painel para descer a escada. Após ver mais uma breve cena, siga pelo corredor. Desça as escadas e leia o Al Bhed Primer Vol. XXII no chão. Tidus irá evoluir para o rank Al Bhed Medanyde. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e vamos entrar em mais um Cloister of Trials.
Bevelle: Trials
Vamos para mais um quebra-cabeças. Siga em frente e empurre o pedestal para descer pelo elevador. Sairá em uma passarela repleta de caminhos, do qual andamos por meio de uma plataforma automática. Se você não pressionar nenhum botão, a plataforma seguirá reto pelas interseções até cair no abismo ao final e voltar ao início. É preciso pressionar
Agora nós queremos ir até a plataforma do outro lado, mas temos de fazer o retorno. Empurre o pedestal na passarela e siga. Há um retorno, e se pressionar
Empurre o pedestal de volta para a passarela e deixe cair no abismo. Voltaremos ao início da passarela inferior, e não da superior. Siga até a segunda interseção e vire à direita. Sairá em uma plataforma com uma Glyph Sphere, pegue-a e coloque-a no pedestal. Empurre o pedestal para a passarela e vire à direita na terceira interseção, onde estávamos. Pegue a Glyph Sphere no pedestal e coloque no painel na parede ao final da ponte que criamos. Irá abrir uma passagem para um painel contendo a Destruction Sphere, pegue-a e coloque-a no pedestal. Empurre o pedestal de volta para a passarela e caia no abismo. Vire à direita na segunda interseção mais uma vez, pegue a Destruction Sphere e coloque no painel ao final para abrir um novo caminho alternativo.
Empurre o pedestal para a passarela e vire à direita na terceira interseção. Pegue a Bevelle Sphere no painel e coloque-a no pedestal mais uma vez. Empurre o pedestal para a passarela e deixe cair no abismo. Agora vire à direita na primeira interseção da passarela inferior. Descendo na plataforma, empurre o pedestal adiante, e ele seguirá por uma série de fileiras, até sair em uma escadaria. Suba a escadaria e abra o baú à direita para obter uma HP Sphere. Pise no botão no chão para fazer aparecer um pedestal, então pegue uma Bevelle Sphere no pedestal e coloque no painel adiante. Empurre o pedestal para a esquerda para chegar a uma plataforma com um baú contendo a Knight Lance, uma arma para o Kimahri que prioriza a força. Siga o corredor para a direita para sair do local.
Verá uma cena, e então o grupo conseguirá resgatar a Yuna. Yuna terá conseguido um novo Aeon, o Bahamut, do qual poderá renomear. E então, guardas de Yevon aparecerão para prender a todos. Salve o jogo. Verá mais uma série de cenas interessantes, no qual Yuna e os outros serão julgados em um julgamento nada formal. Yuna descobrirá que todos sabiam do assassinato de Seymour, e que ele já estava morto muito antes. Até mesmo o Maester Mika já está morto há muitos anos. A religião Yevon é uma mentira feita para enganar a todos. Todos do grupo serão sentenciados à morte.
Bevelle: Via Purifico
Começará controlando apenas a Yuna. Siga em frente e salve o jogo no Traveler’s Save Sphere. Haverá diversos monstros aqui, e ela só terá, inicialmente seus Aeons para protegê-la, então tome cuidado. Use os Aeons e certifique-se que todos eles, incluindo o mais novo, Bahamut, encha sua barra de Overdrive. Precisaremos em breve. Encontrará novos inimigos aqui:
- Aqua Flan (Flan)
- Bat Eye (Olho)
- Cave Iguion (Réptil)
- Swamp Mafdet (Carapaça)
Na interseção de caminhos, siga primeiro para a direita. Siga pelo corredor até uma bifurcação, então vá para o norte. Encontrará o Kimahri aqui, que será reintegrado ao grupo. Abra o baú ao lado para obter um Mega-Potion. Continue seguindo para o norte, e encontrará o Auron, que será reintegrado ao grupo. Agora as batalhas ficarão bem mais fáceis. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere adiante. Vá para oeste até a bifurcação, então vá para o sul. Siga até chegar a uma plataforma brilhante, então vá para o leste e encontrará a Lulu, que será reintegrada ao grupo. Abra o baú ao lado dela para obter um White Magic Sphere. Vá para o sul, e na bifurcação, continue seguindo para o sul. Ao final do caminho, abra o baú em meio aos destroços para obter um Elixir. Examine o glifo nos destroços para acioná-lo. Volte pelo corredor e siga para o leste na primeira bifurcação. Voltará ao início do local.
Siga para o norte, e então para o norte mais uma vez. No corredor, vire à direita para uma sala com um baú contendo uma Black Magic Sphere. Pise na plataforma iluminada para ativar um portal. Saia da sala, vá para o norte e siga para oeste. Verá o portal aqui. Espere que ele aponte na direção oeste, e então suba nela para ser teleportado para uma sala fechada. Aqui dentro, abra os baús para obter uma Skill Sphere e o Lucid Ring, um anel para Yuna que protege contra Silêncio, Confusão e Envenenamento. Volte pelo corredor e abra o baú perto da grade para obter 10.000 Gil. Pise de volta no portal quando ele apontar para o leste para ser teleportado de volta. Siga para o leste, voltando para a sala central, salve o jogo e siga pela saída na cor vermelha, ao norte. Nesse corredor, encontrará Maze Larva, um inimigo que se cura usando Watera. Use Thundara para eliminá-lo. Siga em frente até ver uma cena. O grupo reencontrará Isaaru, que irá querer nos enfrentar pessoalmente, por sermos traidores da religião Yevon. Ele enfrentará exclusivamente a Yuna, em uma batalha de Aeons, como a Belgemine faz.
Chefe: Grothia
O primeiro Aeon que o Isaaru irá invocar é o Ifrit, que ele nomeou como Grothia. Esse Aeon é bem poderoso, e ele já vem com uma barra completa de Overdrive. Recomendo que invoque a Shiva para esta batalha, e já comece usando o Overdrive dela, Diamond Dust. Deverá ser o suficiente para matá-lo, antes mesmo que ele tenha a oportunidade de usar seu Overdrive.
Chefe: Pterya
A seguir, ele usará o Aeon Valefor, que ele nomeou como Pterya. Desta vez, ele não virá com a barra completa de Overdrive, e será bem mais simples. Invoque o Bahamut, nosso mais novo Aeon, e use seu Overdrive, Mega Flare. Mesmo esse Overdrive sendo muito poderoso e romper a barreira dos 9.999 HP, não será suficiente para matá-lo. Dê mais 1 ou 2 ataques físicos para matá-lo.
Chefe: Spathi
O terceiro e último Aeon que Isaaru usará é o Bahamut, que ele nomeou como Spathi. Como não podemos usar um Aeon igual ao dele, não poderemos usar o nosso Bahamut, por isso o usamos na batalha anterior. Pois bem, Spathi é muito poderoso e resistente, e ele usará o Overdrive dele, Mega Flare, a cada 5 turnos. Este Overdrive irá dizimar um Aeon que não esteja se defendendo. Recomendo que traga primeiro seu Ifrit, e já comece soltando o seu Overdrive, Hellfire. Agora use ataques comuns, enquanto fica de olho no contador. Um terno antes de ele usar seu Overdrive (Countdown: 1), use Shield. Ifrit deverá sobreviver ao impacto. Cure-se usando Fire em si mesmo, e continue atacando-o fisicamente. Depois de 5 turnos, ele usará o Overdrive de novo, não se esqueça de se defender com Shield. Cure-se e continue atacando até vencer o Spathi. Não deverá demorar muito. Isaaru não terá outra opção a não ser se render. Ao derrotá-lo, receberá 6.000 Gil e 6.000 AP. Se conseguiu romper a barreira dos 9.9999 de dano com o Bahamut durante a batalha, irá liberar o seguinte troféu:


Power Strike
Esse troféu será liberado quando causar mais de 9.999 de dano com um único ataque.
Após a cena, irá controlar Tidus, Wakka e Rikku. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere ao lado, e poderá comprar e vender itens no baú do lado direito. Não haverá nenhuma novidade, no entanto. Encontrará novos inimigos ao longo do caminho. Se o Tidus estiver equipado com o Brotherhood, desequipe, pois alguns inimigos aqui absorvem dano elemental de Água. Estes são os inimigos do local:
- Octopus (Polvo)
- Phlegyas (Haizhe)
- Remora (Peixe Dinossauro)
Monstros do tipo Polvo são monstros aquáticos grandes e com bastante vida, use Dark Attack neles para cegá-los. Monstros do tipo Haizhe são é monstros aquáticos fracos que usam a habilidade Sonic Wave após brilhar por três turnos. Use Sleep Attack para fazê-los dormir. Monstros do tipo Peixe Dinossauro são mais fortes do que os peixes comuns, e possuem a habilidade Maelstrom. Lembre-se que a Rikku é a curadora, usando Al Bhed Potions. Siga reto pelo corredor até outro Traveler’s Save Sphere, salve e continue para enfrentar um chefe.
Chefe: Evrae Altana
O Evrae Altana é a versão espiritual do Evrae que enfrentamos a bordo da nave voadora. Ele é um inimigo morto-vivo, o que quer dizer que ele possui uma fraqueza muito característica: itens e magias curativas. Haverá um Trigger Command com a Rikku aqui, Open Lock, mas não será necessário. Use Steal com a Rikku para roubar 2 Water Gems dele. Use Cheer para ajudar na defesa. Agora use um Phoenix Down no Evrae Altana para causar um dano enorme nele. Bastarão 2 para matá-lo, apenas tome cuidado se ele usar Stone Gaze. O Al Bhed Potion da Rikku consegue curar Petrificação. Ao derrotá-lo, receberá 3.000 Gil, 5.800 AP e uma Black Magic Sphere.
Seguindo para o norte, abra o baú à direita para pegar o Rematch, uma arma do Wakka que possui Evade and Counter, o que lhe permite esquivar e contra-atacar ataques inimigos. Vire à direita e abra outro baú para obter mais uma arma Avenger para o Tidus. Siga em frente até ver uma cena. O grupo irá se reunir novamente, mas então o Seymour, estraga prazeres, irá aparecer também. Kimahri irá segurá-lo enquanto o restante do grupo foge.
Quando a cena terminar, salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e veja só quem está aqui: o O’aka. Ele venderá apenas itens, então reabasteça seu estoque de itens. Antes de seguir, aconselho que fique aqui no corredor enfrentando inimigos até fortalecer. Infelizmente, Kimahri não estará no grupo, mas vamos fortalecer os que estão. Como referência de progresso no Sphere Grid, certifique-se que Tidus tenha aprendido Hastega, Yuna tenha aprendido Dispel, Wakka tenha aprendido Osmose, Lulu tenha aprendido Death, Auron tenha aprendido Mental Break e Rikku tenha avançado uns 15 nódulos depois de ter aprendido Mug. Também recomendo que encha todas as barras de Overdrive, inclusive dos Aeons também. Quando estiver pronto, vá até o final do corredor e vamos encarar a nova forma de Seymour.
Chefe: Seymour Natus
O Seymour Natus virá acompanhado de Mortibody, uma criatura que lhe servirá de companheiro. Logo no início da batalha, use o Trigger Command Talk com o Tidus, Yuna e Auron para fortalecê-los. Vale mencionar que, no decorrer desta batalha, não adianta colocar efeitos positivos em todos do grupo ao mesmo tempo. Se usar Hastega, por exemplo, Mortibody usará Desperado, causando dano e removendo os estados positivos de todos. Mas você ainda pode usar Haste em dois personagens, por exemplo, e não irá acionar o Desperado. Só não coloque o mesmo efeito nos três personagens ao mesmo tempo. Logo de início, use Haste na Yuna. Yuna será vital, pois ela protegerá o grupo das magias de Seymour. Seymour continua com seus ataques elementais previsíveis, mas agora ele atacará duas vezes por turno. Ele sempre usa Multi-Blizzara, depois Multi-Thundara, depois Multi-Watera e Multi-Fira. Sendo assim, Yuna conseguirá proteger o grupo usando os anulados, como NulTide, por exemplo, quando ele for usar o Multi-Watera, e assim por diante. Quanto ao ataque, ignore o Mortibody e concentre-se em atacar o Seymour. Ataque-o fisicamente, com Auron e Tidus, enquanto a Yuna auxilia defensivamente. Use Steal em Seymour Natus com a Rikku para roubar 2 Tetra Elementals.
Atenção agora: quando Seymour Natus estiver chegando perto de 25.000 de vida (equipe uma arma com Sensor, como o Brotherhood, para descobrir), não o ataque. Se Seymour ficar abaixo de 24.000 de HP, ele começará a usar Break, uma habilidade que petrificar personagens, e então Mortibody usará Shattering Claw, matando o personagem petrificando e tornando-o inutilizável pelo resto da batalha. Mas há um jeito de evitar isso. Quando ele estiver chegando perto de 25.000 de HP, invoque o Bahamut, e solte seu Overdrive, Mega Flare, que causará um dano imenso tanto em Seymour Natus quanto em Mortibody. Ao matar Mortibody, ele irá sugar a vida de Seymour Natus para se restabelecer, reduzindo ainda mais a vida dele. Terá apenas um turno, porque depois Seymour Natus usará Banish, banindo o Aeon. O que importa é que o Mega Flare deverá ter deixado Seymour com menos de 12.000 HP, o que faz com que ele pule a sua segunda fase e entre diretamente na terceira fase.
Na terceira e última fase, Seymour Natus estará muito mais perigoso. Agora ele usará seu feitiço mais poderoso: Flare. Ele causa muito dano e é extremamente poderoso. Para tentar evitá-lo, use Reflect da Yuna, mas lembre-se de colocá-lo apenas em dois personagens. Caso ele atinja alguém com Reflect com o Flare, irá tomar o dano de volta. Enquanto isso, Mortibody irá usar Cura para recuperar vida de Seymour Natus a cada turno. Agora vamos discutir como atacá-lo. Seymour Natus usará Protect em si mesmo, então use Dispel para remover esse benefício dele, e use todos os Overdrives que puder para matá-lo o mais rápido que conseguir. Ele receberá muito dano físico, sem o Protect, e se precisar, ainda pode usar os Overdrives dos outros Aeons para acabar com ele. Ao derrotá-lo, receberá 3.500 Gil, 6.300 AP e algumas Level 2 Key Spheres.
Após a batalha, verá uma cena.
Macalania Woods: Campsite
O grupo conseguiu fugir de Bevelle, mas ainda somos perseguidos pelos soldados de Yevon. Estaremos descansando em um acampamento no Bosque de Macalania, enquanto a Yuna reflete sobre tudo que descobriu em Bevelle sobre a religião Yevon. Fale com todos no grupo, salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e siga para o sul.
Macalania Woods: To Thunder Plains
Na interseção de caminhos, siga para o sul.
Macalania Woods: Spring
Vá até a nascente e aproxime-se da Yuna para ver uma cena. Aproveite essa cena que é uma das mais bonitas e emblemáticas de todo o jogo. A famosa cena do beijo entre Tidus e Yuna! Após assistir essa belíssima cena, irá liberar o seguinte troféu:


Heartstrings
Esse troféu será liberado quando assistir o encontro romântico entre Tidus e Yuna.
Saia do local para ver mais uma cena.
Macalania Woods: To Thunder Plains
Ao sair do acampamento, volte ao acampamento ao norte para abrir um baú à esquerda e pegar mais um Lucid Ring para a Yuna. Siga para oeste por duas telas.
Macalania Woods: South
Encontrará a Jecht’s Sphere #02/10 no chão. Examine-o para ver mais uma cena sobre o passado de Auron e Jecht, e sobre como o Lorde Braska conheceu Jecht e o convidou para ser Guardião. Depois volte ao cruzamento e siga para o leste.
Macalania Woods: North
Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e siga para a próxima região. O capítulo se encerrará aqui.
Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:
E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.