A Mojiken Studio é uma desenvolvedora independente de games de Surabaya, na Indonésia. Ela possui um estilo bem distinto de apresentar seus jogos, no qual o trabalho artístico é sua marca registrada. Divination foi lançado para a Steam em 2019, e agora chega aos consoles graças à distribuição da Eastasiasoft. E esse visual novel vale a pena? É o que veremos no nosso review aqui da Games Ever!

  • Jogo: Divination
  • Desenvolvedora: Mojiken Studio
  • Publicadora: Eastasiasoft
  • Lançamento: 18 de maio de 2022
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Visual Novel
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, SW
  • Site Oficial: Aqui

Destinos em suas Mãos

E se você tivesse o poder de definir os rumos de outras pessoas? Não só adivinhar o seu futuro, mas alterá-lo. Decidir se vive ou se morre, se vai ter sucesso ou se vai fracassar no que pretende fazer. E se suas escolhas pudessem alterar toda a história do governo, ou o destino de toda a humanidade? É essa a sensação que a Mojiken Studio quer que você sinta ao jogar esse curto e instigante visual novel.

Um Místico Adivinho

Você é um Diviner, um adivinho. Mas não pense naquelas cartomantes que leem mãos, tiram cartas ou veem borras de café. Você não possui forma, são apenas mãos robóticas presas em uma sala cheia de monitores onde você assiste a tudo o que está acontecendo no mundo.

De tempos em tempos, alguém marca um horário e entra no seu “consultório”. O Diviner é famoso por sempre acertar o destino de seus clientes. Faça uma pergunta ao Diviner, ele irá pegar algumas runas e jogar. O que as runas disserem que vai acontecer, vai acontecer mesmo, sem erro. E com a fama que ganhou, todo tipo de gente esquisita irá se consultar com você.

Cenário Cyberpunk

O jogo se passa em um ambiente futurista, na realidade alternativa Cyberpunk. Homens e máquinas disputam espaço em um mundo dominado por guerras, violência e grandes corporações.

Nessa história, conhecerá Mother. Mother é o nome de uma Inteligência Artificial, na verdade a mais inteligente já criada. Mother controle todo o sistema de buscas pela internet, e isso seria muito bom se ela não tivesse decidido espalhar mensagens de teor suicida para todo mundo. Seus “conselhos” geraram uma enorme onda de suicídios, a ponto do governo precisar tomar medidas para que a Mother não pudesse mais ser acessada. E tudo isso se soma ao cenário caótico e prestes a entrar em colapso que é comum no mundo Cyberpunk.

Jogue as Runas

No decorrer do game, irá apenas assistir a cenas e jogar runas. Ao receber a visita de um cliente, poderá bater um papo com ele e saber mais sobre a pergunta que ele irá te fazer. Depois de fazer perguntas, terá de organizar as runas do destino do cliente. E de acordo com a ordem de runas que definir, o destino do cliente irá mudar. Um bandido pode ser preso ou fugir. Uma garotinha doente pode se recuperar ou morrer. Um assassino de aluguel pode acertar seu alvo ou não. É você que decide como vai terminar a história de cada personagem.

Mundo Interconectado

E, claro, o destino de um se entrelaça com o destino dos outros. As decisões que tomar com um cliente podem afetar não só o futuro dele, como o futuro da cidade ou de toda a humanidade! Guerras podem começar apenas por causa de pequenas atitudes imprevisíveis. A história do jogo é imprevisível, e cada escolha que fizer resultará em grandes consequências, para o bem ou para o mal. Após tomar a sua decisão, só resta assistir o noticiário na televisão e ver o resultado.

Tente de Novo

Divination é um jogo extremamente curto. É possível fechá-lo em alguns poucos minutos. São apenas quatro clientes, e apesar de podermos interagir um pouco com cada um deles, nunca é muita coisa. Tudo avança rápido demais, você vê o resultado de um cliente e logo vem o próximo, e o próximo, e aí sobem os créditos e fim.

Como é de se esperar de um jogo de escolhas, a graça está em começar de novo. O game possui um Flowchart, que lhe permite voltar exatamente onde quiser. Altere o destino de um dos personagens e isso trará consequências ao mundo e aos outros clientes futuros também. Faça pequenas mudanças e veja como o mundo reage. O game possui diversos finais, incluindo um que é o final verdadeiro, apenas possível com escolhas específicas. O game foi feito para ser rejogado e revisto, mas mesmo querendo fazer todos os finais do jogo em sequência, o game deverá ter entre uma e duas horas de duração. Muito pouco, é uma experiência muito curta, eu queria bem mais desse universo. Mas, para compensar, o preço de venda do jogo é baixíssimo (menos de 27 reais), de modo que vale a pena comprar mesmo assim, se gostar da premissa, claro.

Arte e Som

A história do jogo foi escrita pelo desenvolvedor de games conhecido como Bluilisht, e é o ponto forte do jogo, com boas ideias, porém podemos perceber algumas palavras em inglês com a grafia errada. Há pequenos erros e inconsistências no enredo, mas nada grande demais para tirar o foco da história.

As imagens e design de personagens ficou por conta do ilustrador Dimas Novan D. A arte é bem consistente e característica, a atmosfera criada pelas imagens do jogo e pelo design detalhado dos personagens remetem muito bem ao universo caótico do Cyberpunk, com cores sombrias e um clima de tensão e suspense.

A música do jogo foi composta pela Ittou Soundworks, que também fez um bom trabalho ambientando o game nesse universo Cyberpunk e passando todo o peso das suas escolhas e consequências. Uma pena o game não ter qualquer tipo de dublagem.

Divination – Vale a Pena?

Recomendo Divination para quem curte visual novels bem curtos e sucintos. Se espera algo longo e bem detalhado, não encontrará isso aqui, mas a trama elaborada do jogo e totalmente baseada em causa e consequência e os personagens imprevisíveis podem ser desfrutados por um fã do gênero. Leve o preço baixo do jogo em consideração quando estiver procurando comprar um novo visual novel para sua coleção.

Divination foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Eastasiasoft – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Divination

Gráficos - 85%
Jogabilidade - 70%
Diversão - 90%
Som - 85%
Dificuldade - 80%
Fator Replay - 90%

83%

Recomendo Divination para quem curte visual novels bem curtos e sucintos. Se espera algo longo e bem detalhado, não encontrará isso aqui, mas a trama elaborada do jogo e totalmente baseada em causa e consequência e os personagens imprevisíveis podem ser desfrutados por um fã do gênero. Leve o preço baixo do jogo em consideração quando estiver procurando comprar um novo visual novel para sua coleção.

User Rating: No Ratings Yet !
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio