Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePlayStationReview

A Rose in Twilight | REVIEW – Uma menina e seus espinhos

Apesar de ter me divertido com diversos jogos e platinado muita, coisa no PlayStation Vita, ainda não havia feito nenhum review do pequeno notável da Sony. Como jogo de estreia aqui no Games Ever, vamos falar de A Rose in Twilight.

O game é um puzzle aonde o jogador deve interagir com o cenário e com a câmera para solucionar os mais variados desafios. Esse é um estilo de jogo que fez bastante sucesso no PlayStation Vita, e por isso resolvi trazer A Rose in Twilight como estreante nos reviews de PSV.

A Rose in Twilight Logo
  • Jogo: A Rose in Twilight
  • Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
  • Publisher: Nippon Ichi Software, NIS America
  • Lançamento: 11 abril de 2017
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Puzzle/Adventure
  • Plataformas: Playstation Vira / Microsoft Windows

A história da Menina é sua rosa

A Rose in Twilight é um game da desenvolvedora Nippon Ichi, quem conhece a desenvolvedora sabe que ela tem uma forma pessoal de contar histórias, e em A Rose in Twilight as coisas não são diferentes. A história gira em torno de uma jovem chamada Rose, que se encontra em um antigo castelo congelado no tempo e, além disso dominado por vinhas e espinhos.

Uma misteriosa rosa está presa em sua cintura, capaz de absorver a cor vermelha e expulsá-la para dentro do castelo; por padrão, quase todo o castelo está em escala de cinza, com apenas os respingos vermelhos da rosa e outros objetos retomando o tempo ou dando vida aos objetos.

Nossa protagonista logo encontra uma criatura gigante. Embora inicialmente com medo da criatura, ela se aquece quando se esforça para protegê-la. Formando um vínculo um com o outro, Rose e o Gigante decidem viajar pelo castelo, na esperança de descobrir por que ela tem essa rosa e responder aos mistérios que cercam este castelo.

A Rose in Twilight Combat

Nesse ponto sua aventura começa, e na companhia de seu novo amigo, você vai precisar solucionar diversos puzzles e descobrir os mistérios que cercam a vida de Rose.

A beleza do ‘preto e cinza’

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção em A Rose in Twilight foi a composição das cores usadas nos gráficos do jogo. O game abusa com mestria das cores preto e cinza trazendo um certo clima gótico que deixa o extremamente bonito. Essa predominância só é quebrada em alguns momentos quando você precisa interagir com alguns elementos.

Nesse momento, o game se torna ainda mais belo, pois nessas interações você vai ter tons de vermelho que em contraste com o preto e cinza, deixa as coisas ainda mais belas. Graficamente em alguns momentos o jogo lembra o clássico Limbo, mas sem o mesmo clima de Adventure do jogo do menininho, mas com um clima ainda mais gótico no caso da nossa garotinha.

A Rose in Twilight Scene
O clima gótico está presente em todo jogo.

O game tem gráficos no melhor estilo 2.5D focados na conclusão de puzzles e exploração do cenário. As paisagens de fundo geralmente, expressão a continuidade do que está a nossa volta. Além disso, temos nosso Golem, que também complementa esse aspecto gótico do game.

Com tudo isso A Rose in Twilight é um game extremamente bonito e com uma arte bem refinada, deixando o game com uma beleza gráfica acima da média.

Gollens, Puzzles e Sangue.

Ao longo da jornada, nossa protagonista vai precisar solucionar diversos puzzles, e além de utilizar seu gollen, nossa personagem vai precisar dar ser sangue literalmente. A manipulação do seu sangue com a força do nosso Golem serão as ferramentas para conseguir concretizar sua jornada.

A possibilidade de usar o seu sangue é o fator mais legal do game. Apesar de ser a única maneira de seguir em frente, notamos um certo fardo quando usamos esses poderes. Esses puzzles combinam os elementos de movimento da personagem e do cenário associado com as capacidades dos dois personagens.

Nesses momentos você pode alternar rapidamente o controle entre nosso amigo golem e nossa aguerrida protagonista. Essa diferença entre a delicadeza da nossa menina, e a força do nosso golem faz com que desvendar os segredos de cada nível seja extremamente divertido. Você vai poder deslocar, arremessar e quebrar objetos com a força do golem, e até mesmo arremessar nossa garotinha para lugares antes inacessíveis.

Dentre outras possibilidades também podemos destacar a possibilidade de absorver e conceder vida para alguns objetos em diversas partes dos cenários pelos quais o jogador deve passar. Você também vai encontrar rastros de sangue durante sua jornada, esses rastros, ao serem absorvidos, vão proporcionar uma visão de como o “dono” daquele sangue morreu e isso muitas vezes pode ser uma dica sobre como resolver algum puzzle, por exemplo.

No que diz respeito a dificuldade, A Rose in Twilight é um game que tem uma curva de dificuldade bem balanceada. Os puzzles do game vão ficando mais difíceis de maneira gradual e consistente, você dificilmente vai ficar preso em um puzzle de maneira inesperada, todos puzzles do jogo oferecem uma dificuldade na medida certa.

Ademais, dentro dos cenários você vai notar que algumas partes possuem caminhos alternativos que contêm alguma “memória de sangue” para ser absorvida e coletar todas as memórias de uma fase é crucial para ir em frente no jogo. Em alguns momentos você vai precisar tomar uma decisão bem radical no jogo, que acentua ainda mais seu clima de tristeza, como é um momento bem marcante no jogo, não vou citar para não dar Spoiler.

Mas como nem tudo é perfeito, o game tem um problema em especial que, na verdade muitos games desse gênero também tem. A lentidão do jogo às vezes deixa ele um pouco monótono, algo que acontece por diversas vezes em sua jornada.

Com o fato do game ter ambientes pesados e melancólicos, essa lentidão fica ainda mais característica. A trilha sonora também corrobora essa para a sensação elevada de lentidão que o acontece no game em alguns momentos. Vale ressaltar isso em nada atrapalha o jogo, sendo apenas alguns momentos específicos no jogo.

A Rose in Twilight – Vale a pena?

O PlayStation Vita é recheado de games como A Rose in Twilight, entretanto o game avalaiado aqui tem suas peculiaridades que o fazem ter vida própria. Nossa garotinha é seu golem conseguem nos divertir por boas horas.

Com um clima gótico recheado de referências e uma boa história, o jogo consegue se destacar. O único ponto negativo fica por conta da sua lentidão ao em alguns pontos, mas nada que comprometa.

Se você procura um game com uma gameplay mais cadenciada e repleta de puzzles A Rose in Twilight pode ser o game que está faltando na sua coleção. Vale ressaltar que o game tem troféus e platina, e não é tão difícil de pegar todos eles.

Ademais, pegue seu PSVita, e vá ajudar nossa intrépida protagonista nessa aventura cheia de Puzzles.

Não deixe de conferir nossas outras reviews aqui no Games Ever!

REVIEW | A Rose in Twilight

Gráficos - 80%
Jogabilidade - 70%
Diversão - 80%
Som - 75%
Dificuldade - 75%
Fator Replay - 70%

75%

Se você procura um game com uma gameplay mais cadenciada e repleta de puzzles A Rose in Twilight pode ser o game que está faltando na sua coleção. Vale ressaltar que o game tem troféus e platina, e não é tão difícil de pegar todos eles.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial