Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewXbox

Tormented Souls | REVIEW – Um retorno aos clássicos games de terror

Continua após a publicidade..

Lançado para PlayStation 5 e Xbox Series, Tormented Souls chega também para PlayStation 4 e Xbox One, além de Switch em 14 de abril. Confira agora nosso review completo sobre o game.

Por mais que o tempo passe, os games clássicos de terror ainda são lembrados com muito carinho pelos fãs, e para muitas pessoas a geração PS1 foi considerada o melhor geração do gênero. Jogos como Alone in the Dark, Resident Evil, Clock Tower 3 e Dino Crisis são games que marcaram toda uma geração de jogadores, e até hoje cativam novos fãs. Não poderia ser diferente!

Continua após a publicidade..

Usando esses e outros games como influências, Tormented Souls foi lançado inicialmente para PlayStation 5 e Xbox Series S|X e agora chega para PlayStation 4 e Xbox One. Um lançamento para Nintendo Switch está planejado para abril, finalizando a janela de lançamento do jogo. Confira abaixo nossa análise completa, abrangendo todas as plataformas.

  • Jogo: Tormented Souls
  • Desenvolvedora: Dual EffectAbstract Digital
  • Publicadora: PQube
  • Lançamento: 27 agosto de 2021 (PS5, XSXS) / 25 fevereiro de 2022 (PS4, XONE, PC)
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Survival Horror
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, PC
  • Site Oficial: Aqui

Um clássico conto de terror

A historia em Tormented Souls não é muito inovadora. Até porque, na verdade, em um gênero tão explorado como o do Survival Horror, é muito difícil desenvolver uma narrativa do qual já não tenhamos visto algo similar. Contudo, o jogo consegue manter você preso na história do inicio ao fim, e apesar de conter alguns furos, ao final se mantem fiel ao roteiro inicial.

O game se inicia da maneira mais natural possível, com nossa protagonista feminina mostrando toda sua fragilidade aparente. Entretanto, tudo vai mudar na vida da protagonista, Caroline Walker, após ela receber uma carta misteriosa que a deixa extremamente intrigada. A carta vem do misterioso hospital situado dentro de uma mansão, o Hospital Wildberg.

Após o recebimento da carta, e seu conteúdo intrigante, nossa Caroline passa a ter diversos pesadelos referentes ao local. Diante disso, ela decide ir ao local para tentar entender o que está acontecendo, e principalmente, porque lhe foi enviada a tal carta. Ao chegar, ela percebe o ambiente intimidador e misterioso do local, que aparentemente está desabitado, mas ainda parcialmente funcional.

Ao adentrar no Hospital Wildberg, nossa protagonista vai começar a viver sua historia de terror, suspense e investigação, cabendo a você revelar a verdade sobre o que está acontecendo com Caroline Walker, e porque tudo isso está acontecendo, além de claro, sair viva do local.

Tormented Souls Kitchen
Tormented Souls – Game relembra jogos como Resident Evil e Alone in the Dark.

Trazendo o melhor do gênero ‘Survival horror’

A identidade que temos das coisas pode ser bastante diferente, principalmente nos games, que já mesclam diversas faixas etárias como consumidor. O que é um clássico para quem começou a jogar nos anos 90 não é o mesmo para quem começou a jogar nos anos 2000, e assim por diante. Portanto, quando escutamos que um game vai ser um “retorno ao clássico”, isso pode ser interpretado de várias maneiras.

Portanto, digo que Tormented Souls é um retorno a um gênero clássico, mas em uma determinada época, até porque se engana quem diz que o gênero survival horror começou em Resident Evil. A famosa franquia da Capcom inovou no gênero, e nesse ponto entra nosso Tormented Souls. E se partirmos dessa premissa, sim: o jogo da Dual Effect e Abstract Digital cumpre o que promete. Com alguns tropeços, mas nada realmente que comprometa o game.

Um dos pontos mais fortes do game é, sem duvida, sua história, que tem elementos de terror, suspense (principalmente) e reviravoltas que fazem o jogador repensar o que realmente está acontecendo no jogo. A ideia de trazer o hospital para dentro da mansão deixou o resultado bastante satisfatório, quando você passa a conhecer a história do jogo. Claro que todas as características que já conhecemos dos jogos anteriores estão todas lá, bem evidenciadas.

A história se desenrola em um ritmo bastante satisfatório, sem despejar um monte de informações sobre o jogador. Com isso, conseguimos entender exatamente em que ponto da história nós estamos, e o que estamos procurando no jogo… Até que um evento inusitado nos joga em um mar de dúvidas.

Tormented Souls World
Tormented Souls – Game usa com exatidão clichês do gênero Survival Horror.

Outro fator bastante interessante e que deixa Tormented Souls com uma narrativa que não nos deixa premeditar o fim da história é que nossa protagonista é sempre induzida a um estado mental de confusão. Em alguns momentos estamos diante de um acontecimento, entretanto somos induzidos a imaginar que esse acontecimento é um estado mental confuso da nossa protagonista. Será mesmo?

Por fim, ainda temos o aspecto atemporal do game, o que realça ainda mais a história do jogo. Em alguns momentos vamos estar evidenciando acontecimentos do passado e do futuro. Ponto para a desenvolvedora que conseguiu implementar diversas situações na história, sem que o game ficasse confuso, ou revelasse a história de maneira desleixada.

Durante boa parte do game, você vai ficar se perguntando o quê realmente está acontecendo, enquanto perambula por becos escuros e úmidos. Entretanto, você não está sozinho, afinal a ameaça não é apenas psicológica.

Tormented Souls Enemies
Tormented Souls – Os inimigos do jogo são uma mescla de corpos, móveis e macanismos.

Uma Mansão, armadilhas e inimigos sorumbáticos

Como dissemos anteriormente, o game se passa dentro de uma mansão que foi adaptada para se transformar em um hospital provisório, e como não poderia deixar de ser, essa mansão é imensa, cheia de porões, salas, quartos e passagem secretas. A todo momento, somos lembrados de jogos mais antigos como os que citamos mais no começo do review.

Os gráficos são extremamente detalhados e refletem exatamente como cada ambiente deveria ser na vida real. Os ambientes se alternam com situações de extrema bagunça, como se todos tivessem saído correndo do local e desaparecido em minutos. Em contra partida temos ambientes irretocáveis e organizados, como se ninguém tivesse passado pelo ambiente.

O game abusa dos ambientes escuros e faz disso o principal atrativo para exercer um clima de tensão e suspense. Caroline não pode ser envolvida pela escuridão, caso isso aconteça, você tem pouco tempo para procurar um local iluminado, ou você mesmo iluminar o local aonde você está. Você pode até ficar em ambientes pouco iluminados, mas nunca sem iluminação total.

Apesar do game ser escuro, isso não impede que o jogo tenha um sistema de iluminação bastante interessante nos locais propícios. Velas e lampadas têm um bom sistema de reflexo, principalmente nos vidros e em algumas superfícies. Tormented Souls tem boas texturas e consegue manter um boa taxa de frames.

Os inimigos do jogo são um caso à parte, eles realmente são surpreendentes, pois não são exatamente zumbis, nem humanos, nem máquinas. Tampouco eles vão atirar ou ficar perseguído você durante o jogo. Enquanto muitos jogos usam os inimigos como fator preponderante para intimidar o jogador, no caso de Tormented Souls as coisas são diferentes. Apesar dos inimigos existirem, no meu caso, em poucos momentos me senti realmente intimidado por eles.

Esses inimigos são uma mistura de armas cortantes, com elementos com rodas e implantes mecânicos rudimentares macabros. Eles não são rápidos, até porque você não tem um grande leque de armas. Mesmo as que você tem não são um exemplo de tecnologia. Se você tiver o mínimo de experiencia com jogos do gênero, vai eliminar esses inimigos com facilidade, ou no máximo com pouco trabalho.

Tormented Souls – Game usa ambientes escuros para criar um clima ameaçador.

Tormented Souls – Versões de PlayStation 5 e Xbox Series S|X

Tormented Souls foi lançado originalmente para PlayStation 5 e Xbox Series S|X em agosto de 2021 e trouxe algumas features disponíveis na geração mais avançada de consoles. Infelizmente, o game não aproveita realmente o que os novos consoles tem a oferecer. Conseguimos notar um avanço sobre os consoles base, entretanto é algo bastante modesto.

Podemos notar que o game oferece uma boa resolução gráfica, principalmente por estar rodando em 4K 60 FPS, e com poucas quedas de frames, o modo gráfico esta satisfatório, apenas. Vale ressaltar que os gráficos de fundo são pré-renderizados, mas não se assuste, com o poder dos novos consoles, até mesmo esse modo ficou bastante convincente, e você só vai perceber isso se for bem detalhista, até por que o game roda de maneira suave na maioria do tempo.

Como disse anteriormente, temos de ressaltar a iluminação do jogo, principalmente quando você percebe que ela funciona junto com as câmeras do game. Esse jogo de luz também ajuda a diminuir a sensação de que os gráficos de fundo são pré-renderizados. Realmente não conseguimos ver grandes diferenças entre as plataformas PlayStation 5 e Xbox Series S|X.

Nesse exato momento, você se pergunta: e o DualSense? Então, o DualSense, e toda a a inovação do controle do PlayStation 5 foram ignoradas, infelizmente. A desenvolvedora poderia ter tirado algum proveito das features do controle do PS5, entretanto você vai jogar como em um DualShock ou como no controle do Xbox.

Enquanto isso, no PlayStation 4 e Xbox One…

Se você não tem um console de nova geração, e quer jogar Tormented Souls no seu PlayStation 4 ou Xbox One, não se preocupe, pois o game mantém todas as suas características gráficas nesses consoles. Apesar de não ter a qualidade gráfica dos consoles mais atuais, o game se sai muito bem.

O game mantém a qualidade gráfica com poucas quedas de frames, entretanto todo o advento da iluminação que chama a atenção nos consoles top de linha da Microsoft e da Sony é reduzido sensivelmente. Infelizmente, no caso do PlayStation, a perca mais considerável esta em não ter nenhuma feature voltada ao DualSense, nesse caso a perca é mutua.

Vale ressaltar o o game também tem uma versão para PC, entretanto como essa plataforma é totalmente customizável, não avaliamos o game nessa plataforma e preferimos não opinar.

Ademais, assista abaixo nossa primeira hora em Tormented Souls rodando no PlayStation 5, e se você gosta do nosso trabalho e quer dar uma força, se inscreva no nosso canal e fique por dentro das nossas jogatinas, afinal de contas somos um site onde os redatores realmente jogam os games.

Tormented Souls – Onde o bicho pega

Como acontece em todos os games, Tormented Souls não é um game perfeito, e tem seus defeitos, e como não poderia ser diferente, vamos falar de alguns deles aqui. Uma das coisas que não consegui entender no game é a perspectiva dos itens quando você precisa usar eles no ambiente.

Quando, por exemplo você vai usar a chave inglesa, no inventário ela tem uma proporção que deixa o item parecido com o real, mas quando você coloca ela no local de uso, ela diminui drasticamente de tamanho, aponto de parecer um brinquedo. Confesso que não entendi por que a desenvolvedora optou por deixar o uso de itens dessa maneira.

Entendemos que o game é uma volta as raízes dos jogos de terror dos anos 90. Mas confesso que o uso do mapa do game é extremamente pouco intuitivo, você tem de acessar o menu para conseguir usar o mapa, e isso faz com que você pense nele apenas quando já passou 20 vezes pelo mesmo local perdido. O mapa bem que poderia estar vinculado a algum botão, mas não.

A tradução do game para PT-BR esta muito boa, sendo um atrativo e tanto, pois com isso podemos compreender com mais exatidão o enredo do game. Entretanto a dublagem poderia ser bem memlhor, principalmente quando associamos as falas aos personagens. Primeiramente eles não mexem a boca, e em muitas vezes, eles mal olham um para o outro, a sensação que fica é que estamos diante de mudos e surdos, com pensamentos traduzidos.

Por fim, muitos jogadores reclamaram do fato do game não ter um sistema de objetivos. Eu realmente não acho esse um problema, acredito que os jogadores estão muito acostumados a saberem exatamente o que fazer e onde ir. Em Tormented Souls em boa parte do jogo você vai se deparar lendo arquivos, e repensando o que e onde fazer. Essa é a maior dificuldade do game, saber o que fazer e onde ir, ademais os inimigos não oferecem muita resistência, o que torna o game relativamente fácil, quando se sabe o que fazer.

Tormented Souls para PS4/PS5/XBOX One e Series S|X – Vale a Pena?

Se você é dono de um console de nova geração, e ainda não jogou o game, com certeza vale a pena dar uma conferida no jogo, principalmente se você é fã de games de terror e suspense mais antigos. Tormented Souls é um game muito divertido e que premia o jogador com uma boa historia, uma jogabilidade simples e eficaz e principalmente, uma ótima sensação de terror e suspense.

Se você é dono de um PlayStation 4 ou Xbox One e estava esperando a oportunidade para jogar ela chegou, e assim como os jogadores das plataformas mais modernas, você tem os mesmos motivos para jogar. Mesmo que o game não tenha a mesma beleza e não rode com uma fluidez tão boa, a diversão esta toda la.

Ademais, Tormented Souls é um game excelente e deve figurar como um bom nome no gênero Survival Horror como uma ´tima opção. O game teve uma recepção morna nos sites de avaliação, mas não se deixe levar por isso, pois como dizemos anteriormente, cada geração de jogadores tem sua interpretação do que é um clássico. Tormented Souls é definitivamente um game para ser jogado, principalmente durante a noite ou madrugada e com Head Set, vai por mim, vale a pena.

Se você tem qualquer duvida sobre o game, ou jogou e quer deixar sua visão do game, comente, participe. Confira também nossos outros reviews.

Tormented Souls

Gráficos - 80%
Jogabilidade - 85%
Diversão - 90%
Som - 85%
Dificuldade - 80%
Fator Replay - 85%

84%

Se você é dono de um console de nova geração, e ainda não jogou o game, com certeza vale a pena dar uma conferida no jogo, principalmente se você é fã de games de terror e suspense mais antigos. Tormented Souls é um game muito divertido e que premia o jogador com uma boa historia, uma jogabilidade simples e eficaz e principalmente, uma ótima sensação de terror e suspense.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo