Está com alguma dificuldade em Tales of Arise? Então acompanhe a parte 8 do detonado completo passo-a-passo de Tales of Arise exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.
Para começar o detonado desde o início, clique aqui.
Na parte anterior, Alphen e seus amigos chegaram até Lenegis, uma estação espacial onde todos os rehnanos moram. O local foi parcialmente destruído graças ao Espigão, e os rehnanos estão em desespero. O grupo chega até a Zona Proibida, onde eles descobrem segredos ocultos sobre Rehna e sobre o Soberano. Eles reencontram Vholran, e a Mulher de Vermelho, mas não conseguem recuperar a Alma de Rehna. O grupo tenta ir até o planeta Rehna, mas a Mulher de Vermelho impede a nave espacial, que acaba indo até outra base espacial, Daeq Faezol. Lá, o grupo conhece Hevrekt-35, que faz uma série de revelações bombásticas sobre Rehna, os rehnanos e o Grande Espírito. Com a nave consertada, o grupo finalmente consegue ir até o planeta Rehna.
Sem mais delongas, vamos para o detonado:
Parte 8: Rehna
Missão Principal: Rehna, um Mundo de Morte
O grupo finalmente pousará em Rehna, a origem do Grande Espírito, de onde vem o poder que tenta controlar tudo e todos. Quando a cena terminar, poderá assistir a Esquete: Rehna, um Mundo de Morte, a Esquete: O Desafio de Toda uma Vida e a Esquete: Unindo os Divididos. Há outras esquetes disponíveis, mas para vê-las, será preciso ir para outras áreas. Falando em sair de Rehna, deve ter percebido um aviso, assim que chegamos, dizendo que há novidades em Dahna. Sendo assim, antes de explorarmos Rehna, recomendo voltar, por viagem rápida, lá para Dahna, pois haverá novos itens, corujas, missões secundárias e outras coisas para fazer. Vamos área por área.
Órbos Cazália
Comece voltando para Mosgul. Assim que retornar, poderá assistir a Esquete: Acompanhando os Helganquios, a Esquete: Memórias de Cazália e a Esquete: Reduzindo o Bando. Quando terminar, vamos iniciar uma missão secundária disponível aqui.
Missão Secundária: Conexão Global
Fale com o Doutor e Kohl, e eles citarão a dificuldade de se conseguir comida no reino. Eles pedem para o grupo pedir ajuda para um comerciante que está no Castelo Glanimedes. Volte ao Castelo Glanimedes, e então suba ao 3º Andar pelo elevador. Vá para o leste do elevador, e encontrará o Guleno. Este é o comerciante que viemos encontrar. Fale com ele, e ele irá pedir 6 Trigos e 6 Ovos. Já deve ter esses ingredientes com você, então entregue-os e o Guleno irá nos ensinar a Receita #31/38: Rosquinhas de Glanimedes (Trigo x2 + Ovo x2). Volte e conte ao Doutor para completar a missão e receber 18.400 Galds, o Visual: Uniforme de Entregador para todos do grupo e o Artefato #08/23: Código do Glutão. Este artefato possui o efeito de prolongar o efeito das receitas em 20%. Além disso, como adquiriu 8 acessórios ao longo do jogo até aqui, Dohalim irá adquirir o título Colecionador de Antiguidades, com novas habilidades para aprender.
Volte mais uma vez ao Castelo Glanimedes, e desta vez suba pelo elevador até o 4º Andar, e então suba pelo outro elevador até chegar à Câmara do Lorde. Sentado sobre o trono que pertencia ao Lorde Balseph, encontrará a Coruja #33/38. Resgate-a para obter o Artefato #09/23: Escudo da Donzela Bélica. Este artefato possui o efeito de transferir armas, armaduras e acessórios para o modo Novo Jogo+.
Agora volte para a cidade de Ulzebek. No canto sudoeste da cidade, perto de algumas pessoas, poderá obter 3 Ovos. Também há uma missão secundária disponível aqui.
Missão Secundária: Sentimentos Confusos
Fale com o Grenar, perto da base dos Corvos Carmesim. Ele pedirá para falarmos com o Nayth, um pouco ao sul daqui. Fale com ele, e então ele pedirá para a gente eliminar um Monstro de Elite no Deserto de Igúria. O problema é que esse Monstro de Elite é de nível 53, então eu recomendo deixar essa missão de lado até ficarmos fortes o bastante para enfrentá-lo.
Volte por viagem rápida para o Deserto de Igúria. Siga para o sul, ignore o bloqueio de pedra na parede oeste e siga até as vinhas ao final. Suba pelas vinhas, vá para o norte e suba por mais vinhas. Já viemos aqui antes para abrir um baú, mas desta vez, encontrará também a Coruja #34/38 ao leste do baú que abrimos. Resgate-a para obter o Artefato #10/23: Esfera Vívida. Este artefato possui o efeito de transferir receitas e os artigos da biblioteca para o modo Novo Jogo+.
Agora vá para qualquer acampamento e descanse o grupo. Durante o acampamento, poderá assistir a Esquete: As Alegrias de Comer, a Esquete: Degustação Dedicada e a Esquete: Culinária Reveladora. Vá até algum Mercador, e verá que há diversas novas armas que pode confeccionar, mas não terá os materiais necessários. Talvez consiga confeccionar apenas uma arma no momento, o Escudo Azul (8 Luminúcleos Místicos + 3 Tentáculos Grudentos + 3 Cascos Esféricos Rijos) para a Kisara.
Cislódia
Volte por viagem rápida para a Torre Prisional Rivell, em Cislódia. Assim que chegar, poderá assistir a Esquete: Uma Leve Semelhança, a Esquete: Tempo Nebuloso e a Esquete: Uma Coruja Adorável. Siga para o leste, suba as escadas e entre na Sala de Coleção. Atravesse o local e entre no Escritório. Entre na sala secreta e olhe no alto da estante da esquerda para avistar a Coruja #35/38. Resgate-a para obter o Artefato #11/23: Metralhadora Quebrada. Este artefato possui o efeito de transferir Galds e itens do inventário para o modo Novo Jogo+.
Se visitar a Floresta das Corujas e falar com o Rei das Corujas, irá receber o Visual: Túnica Rehnana para Alphen, Shionne e Dohalim.
Elde Menância
Agora volte para o Palácio Autelina, em Elde Menância. Assim que chegar, poderá assistir a Esquete: Um Idiota Simpático e a Esquete: O Verdadeiro Dohalim. Suba até o segundo andar e entre na Sala de Guarda. No canto nordeste da sala, encontrará a Coruja #36/38 em cima de uma ampulheta na mesinha. Resgate-a para obter o Artefato #12/23: Escavadora Antiga. Este artefato possui o efeito de transferir níveis e atributos individuais para o modo Novo Jogo+.
Mahag Saar
Não há nada de novo em Mahag Saar, mas recomendo que volte para lá mesmo assim. Assim que chegar, poderá assistir a Esquete: Montanhas de Montículos.
Ganath Haros
Agora volte por viagem rápida para o Castelo Del Pharis, na Câmara do Lorde. Assim que chegar, poderá assistir a Esquete: Crescimento, a Esquete: Afeição em Várias Formas e a Esquete: Uma Tangente Rastejante. Aqui mesmo nesta sala, encontrará a Coruja #37/38 no que restou do trono de Vholran. Resgate-a para obter o Artefato #13/23: Tridente. Este artefato possui o efeito de transferir títulos e habilidades para o modo Novo Jogo+.
Agora volte ao Bosque de Brilhoutono, e poderá assistir a Esquete: Caminhos Pouco Trilhados. Há duas missões secundárias disponíveis aqui em Ganath Haros, então vamos a elas.
Missão Secundária: O Futuro dos Dois
Agora volte por viagem rápida para Pelegião. Suba até o terceiro andar da cidade e aproxime-se do Soldado Rehnano. Lembra-se daquele casal, o soldado rehnano Notto e a civil dahniana Ladari? Eles vão se casar em instantes no Templo de Saxlio, e nos convidaram para a cerimônia! Vá até o Templo de Saxlio e verá uma cena engraçada. Ao final da cerimônia, Shionne irá adquirir a arma Buquê Caritas e o Alphen irá adquirir a arma Faca de Bolo. Ao completar a missão, receberá 5.100 Galds, 15 SP e o Artefato #14/23: Armadura de Prata. Este artefato possui o efeito de aumentar a EXP obtida em batalhas em 20%, sendo muito útil nesta reta final do jogo. Além disso, Dohalim irá adquirir o título Cupido Transcendente, com novas habilidades para aprender.
Missão Secundária: Além do Túmulo
Volte por viagem rápida para Tistilim e saia para o sul, entrando em Litoral de Tuah. Assim que entrar, verá uma cena. Rinwell irá identificar uma garrafa, que irá conter um pedido de socorro e um mapa. Irá obter a Mensagem na Garrafa. Agora volte até o Cais Oculto e fale com o Mahavar. Ele irá reconhecer a ilha indicada no mapa, e irá se prontificar a nos levar até lá. Aceite ir até a Ilha Deserta.
Ilha Deserta
Ingredientes renováveis presentes nesta área:
- Alface
- Arroz
- Batata
- Cavalinha
- Limão
- Maçã
- Morango
- Sargo
- Solha
- Tomate
- Trigo
Esta é uma área completamente nova. Siga em frente ao longo da praia, e encontrará 3 Javalis Selvagens. Ao leste daqui, já verá um local para acampar. Primeiro vá para oeste por dentro das pedras, derrote 4 Abelhas de Ataque e verifique o Ponto de Mineração. Há mais um Ponto de Mineração ao sul, junto à praia, no canto sudoeste. Depois vá e descanse no Ponto de Acampamento. Este é o meu status atual:
- Tipos de Inimigos Derrotados: 87 / 156
- Baús de Tesouro Abertos = 133 / 185
- Esquetes Acionadas = 284 / 320
- Missões Secundárias Concluídas = 51 / 70
- Itens Encontrados = 412 / 500
- Equipamentos Encontrados = 213 / 264
- Tipos de Arma Forjados = 83 / 103
- Tipos de Acessório Forjados = 23 / 25
- Pontos de Acampamento Descobertos = 21 / 22
- Receitas Preparadas = 30 / 38
- Corujas Encontradas = 37 / 38
- Flores Astrais = 14 / 31
- Tipos de Monstros de Elite Derrotados = 14 / 20
- Artefatos Encontrados = 14 / 23
Reponha algum item com o Mercador, se precisar. Ao leste do acampamento, encontrará mais 3 Javalis Selvagens. Siga na direção sudeste, acompanhando a praia, e encontrará 3 Punhos de Jabuti. Aqui do lado, encontrará um ponto de pesca. No Ponto de Pesca: Ilha Deserta, encontrará os seguintes peixes:
- Barracuda Gulosa (Franco-Pescador) (Nadador Elegante)
- Cavalinha de Tsuyukusa (Franco-Pescador) (Armadilhação)
- Garoupa de Zesti (Franco-Pescador) (Popper Arredondado)
- Solha de Mahag-Saar (Franco-Pescador) (Isca Fascinante)
Há 4 novos peixes aqui, todos eles possíveis de se pescar com a vara Franco-Pescador, e ainda temos iscas para todos eles! Ou seja, será bem fácil pescar aqui a Barracuda Gulosa, a Cavalinha de Tsuyukusa, a Garoupa de Zesti e a Solha de Mahag Saar. Com esses novos peixes, você pode voltar para a Estrada da Lagoa de Talka e falar com o Pescador Experiente para obter a Isca: Isca de Teepo como recompensa por ter pescado 35 tipos de peixe.
Continue seguindo para sudeste, acompanhando a praia, derrote mais Abelhas de Ataque e pegue 1 Goma de Limão perto da árvore. Atrás da pedra, encontrará um Ponto de Mineração, e na água perto daqui, encontrará 1 Cristal Astral Lustroso. Se seguir para o norte daqui, encontrará mais ingredientes para colher e Abelhas de Ataque, mas eu recomendo que volte para oeste e siga para o norte. Derrote os 3 Javalis Selvagens na parte elevada e verifique o Ponto de Mineração. Mais ao norte, suba pelas vinhas do lado direito para encontrar 3 Punhos de Jabuti protegendo um Jasmim Vermelho. Desça e siga para o norte, até o final. Derrote os 3 Javalis Selvagens e verifique o Ponto de Mineração na pedra na água. Na água em si, poderá obter 1 Solha, 1 Cavalinha e 1 Sargo.
Agora pare. Se seguir adiante aqui, subindo pelas pedras a oeste, encontrará um chefe de nível 59, então não é uma boa ideia o enfrentarmos neste momento. Recomendo deixar essa missão de lado, por enquanto, nós voltaremos aqui quando estivermos mais fortes.
Daeq Faezol
Há uma missão secundária disponível em Daeq Faezol.
Missão Secundária: Amostra de Tecido
Desça pelo elevador até o Nível Inferior, e fale com o Biólogo Irresponsável perto da sala de descanso. Ele irá nos pedir para exterminar um Zeugle poderoso que ele ejetou no espaço e acabou indo parar em Rehna. Bem, como estamos indo para lá mesmo, poderemos cuidar disso em breve.
Aproveite que está aqui para descansar, e então vá para Rehna por viagem rápida.
Gegham Helganquio
Ao voltar para Rehna, poderá assistir a Esquete: Planos de Aposentadoria. Estamos na Superfície. Siga para o norte, e verá alguns portais desativados. Siga para oeste, e verá um portal ativo. Entre por ele para acessar o 3º Andar. Siga para o leste e verá uma cena. Depois da cena, irá enfrentar automaticamente 6 Helganquios. Estes inimigos estão no nível 53, então não os subestime. Por causa da diferença de nível, não causará muito dano, mas concentre-se em um por vez e use Ars do elemento Luz para ter alguma vantagem. Quando a batalha terminar, poderá assistir a Esquete: O Legado dos Helganquios, a Esquete: Helgan, a Esquete: Rumo ao Centro e a Esquete: Livre-Arbítrio. A última esquete deverá aparecer se você sair do local e voltar novamente.
Logo ao sul daqui, encontrará o Braços da Calamidade, o Zeugle que prometemos derrotar como parte da missão secundária Amostra de Tecido, lá de Daeq Faezol. Trata-se de um Monstro de Elite no nível 54, então recomendo evitá-lo no momento, pelo menos até ficarmos mais fortes. Caso você saia desta sala e volte, verá que surgiram aqui novos inimigos: o Lobo Lívido é uma versão mais forte do Lobo da Força, e o Lobo Lívido Alfa é uma versão ainda mais forte. Os inimigos daqui de Gegham Helganquio são de nível 50 para cima, e a maioria deles é fraca contra o elemento Luz, lembre-se disso. Depois de acabar com eles, siga para oeste e entre na porta para acessar um elevador. Desça até o 2º Andar.
Durante a descida de elevador, será atacado por diversos inimigos novos. Enfrentará Abelhas Explosivas, uma versão mais forte da Abelha de Ataque, Fomes Astrais, uma versão mais forte do Falcão Arqueiro, e também Figuras Caóticas, inimigos conhecidos. Serão diversos inimigos em sequência, um atrás do outro, então foque-se em usar Ars que atacam em área. As Abelhas Explosivas são fracas contra o elemento Trevas, e as Figuras Caóticas contra o elemento Vento. Quando o elevador chegar, estará no 2º Andar.
Saindo do elevador, siga em frente e entre na porta. Siga pelo corredor e derrote 5 Abelhas Explosivas e depois 4 Lobos Lívidos. Vá até o final do corredor para verificar um Ponto de Mineração, então entre na porta a oeste. Siga em frente e derrote um Lobo Lívido, um Lobo Lívido Alfa e um Policontro, que é uma versão mais forte do Polimente. Todos são fracos contra o elemento Luz, então use isso a seu favor. O Policontro deixará Presas Fantasmas, um material necessário para confeccionar armas. Depois da batalha, abra o baú para obter Colete Canino, uma armadura para Law.
Saindo da sala, desça as vinhas do lado leste e siga para o norte para encarar um Mantídeo Rasgador, que é uma versão mais forte do Louva-a-Deus da Força. Após eliminá-lo, continue em frente até o final para pegar 1 Goma de Abacaxi, depois entre na porta a oeste. Siga em frente e derrote 2 Lobos Lívidos e 3 Abelhas Explosivas, depois abra o baú no canto sudoeste para obter 23.000 Galds. Siga para o norte, e encontrará 3 Helganquios no corredor. Na próxima sala, haverá dois caminhos. Vá primeiro para oeste, use o poder do Alphen para quebrar os espinhos e abra o baú e obter o Capote Santo, uma armadura para a Rinwell. Volte para a sala anterior e encare um Lagarto Cromático, que é uma versão mais forte do Rastezilla. Ele é fraco contra o elemento Trevas, então use Ars deste elemento para ter vantagem. Este inimigo deixará Couro de Camaleão, material necessário para a confecção de novas armas. Após eliminá-lo, verifique o Ponto de Mineração no canto, siga para o leste e entre na porta.
Vá para o sul e verifique o Ponto de Mineração no canto, então siga para o norte, derrotando 2 Abelhas Explosivas e 2 Lobos Lívidos Alfa. Mais adiante, encontrará mais um Policontro. Vá até o final do corredor e abra o baú para obter 1 Guloseima Pesada, depois volte e entre na porta a oeste. Verifique o Ponto de Mineração no canto e então enfrente os 4 Helganquios que bloqueiam a passagem. Siga até o final e verá um portal de teletransporte. Suba nele.
Agora estaremos no 1º Andar. Vá até a sala adiante e vire ao norte. Quebre os espinhos com o poder do Alphen e abra o baú para obter o acessório Pulseira da Sorte. Volte para a sala anterior, derrote o Mantídeo Rasgador e então siga para o leste. Na outra sala, vá para o norte para verificar um Ponto de Mineração, e então siga para o sul. Derrote 3 Helganquios e siga pela passagem. Na outra sala, derrote 3 Abelhas Explosivas, 2 Lobos Lívidos e um Lobo Lívido Alfa protegendo uma Camomila Vermelha. Após pegá-la, siga para oeste. Na outra sala, mate um Lagarto Cromático e depois mais um Policontro, e então abra o baú no canto noroeste para obter 2 Sangues de Dragão.
Siga para o sul. Na outra sala, primeiro siga para oeste, e quebre os espinhos com o poder do Alphen. Abra o baú para obter o Arnês Raro, uma armadura para Kisara. Volte para o leste e derrote o Policontro que impede nossa saída pelo leste. No próximo corredor, siga primeiro para o norte para verificar o Ponto de Mineração, então siga para o sul. Passe pelo Mantídeo Rasgador e vá até o final para encontrar mais um Ponto de Mineração. Siga para sudoeste e verá uma grande sala. Siga primeiro para sudeste, e siga até a outra sala para encontrar um Mantídeo Rasgador acompanhado de 4 Abelhas Explosivas. Mate todos eles e então abra o baú para obter a Capa Elemental, uma armadura para Dohalim.
Volte para a sala anterior e derrote um Lagarto Cromático acompanhado de mais 2 Helganquios. Esta batalha pode ser complicada, então use itens para recuperar PC, já que já deve ter ficado sem, a essa altura. Agora siga em frente para o sul, e verá uma Luz de Cura. Pois bem, recupere o grupo aqui, mas não avance ainda. Neste momento, você deve estar no nível 49 ou 50. Pois bem, eu recomendo que esteja pelo menos no nível 51 antes de avançar por aqui. É uma boa ideia voltar ao início da dungeon e refazer o percurso até aqui, no caso, matando todos os inimigos. Desta forma, além da experiência, irá obter materiais importantes para forjar novas armas.
Falando em novas armas, recomendo que aproveite para ir até algum ferreiro e confeccionar a arma Fúria Divina (3 Cristais Astrais Lustrosos + 2 Presas Fantasmas + 1 Sangue de Dragão) para o Law. Aproveitando que estamos mais fortes e com novos equipamentos e armas, poderemos voltar para concluir missões secundárias que deixamos para trás. Vamos a elas:
Missão Secundária: Sentimentos Confusos (Continuação)
Lembra-se que prometemos ao Nayth, lá em Ulzebek, que eliminaríamos um Monstro de Elite no Deserto de Igúria? Pois bem, agora estamos fortes o bastante para enfrentá-lo. Volte até o Deserto de Igúria por viagem rápida e siga para o sul até aquele bloqueio na parede oeste. Use o poder do Law para quebrar a pedra, e então siga para encontrar o Monstro de Elite.
Monstro de Elite: Trovarita
Enfrentaremos um Trovarita, uma criatura que parece um Conchoque gigante. Ele está no nível 53, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 50 antes de enfrentá-lo. Ele possui um casco duro, como os Conchoques, então use o Ataque de Impulso do Law para quebrar sua defesa. Trovarita é do elemento Água, e fraco contra o elemento Fogo, então use armas e Ars deste elemento para ter vantagem. Seu ponto fraco fica nas costas, sendo fácil de acertá-lo enquanto evita a maioria dos ataques. Mas lembre-se que, assim como os Conchoques, ele começa a batalha com um escudo protetor, então use o Ataque de Impulso do Law logo de cara para quebrar o escudo dele. Não o deixe usar a sua Ars mais poderosa, Maremoto, tente impedi-lo com o Ataque de Impulso da Rinwell. Quando retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso.
Na segunda metade da luta, Trovarita ficará ainda mais forte, e entrará em estado de Superação. Neste estado, ele ficará imune a muitas coisas, incluindo Ataques de Impulso, então é preferível manter distância dele e esperar o efeito acabar. Também não conseguirá impedir seu lançamento de Ars com o Ataque de Impulso da Rinwell, então esteja pronto para fugir de seus ataques. Ao derrotá-lo, irá receber Tentáculos Grudentos, Gigantossos Indomáveis e uma Flor Astral.
Verá uma cena. Agora volte para Ulzebek e fale com Nayth para completar a missão e receber 12.600 Galds, 265 PH, as Braçadeiras do Amanhecer, uma arma para Law, e o acessório Anel de Zephyr, que só pode ser equipado pelo Law, mas que aumenta consideravelmente seus atributos. Recomendo que o equipe. Além disso, Law irá adquirir o título O Herdeiro, com novas habilidades para aprender. Quando a cena terminar, poderá assistir a Esquete: O Túmulo de Zephyr.
Missão Secundária: A Flor Fantasma de Nevira (Continuação)
Lembra-se que a Rinwell havia lido sobre uma lenda a respeito de uma flor especial que aparece no Campo Nevado de Nevira? Pois bem, vamos até lá investigar. Volte ao Campo Nevado de Nevira, lá em Cislódia, e vá até a margem oeste do lago para ver uma cena, e então enfrentará um chefe.
Chefe: Meneiys
O Meneiys é uma criatura no nível 54, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 51 antes de encará-lo. Esta poderosa criatura começa sem qualquer fraqueza elemental, e seu ponto fraco fica em seu peito. Acerte seu ponto fraco, mas tente não fica parado na frente dele, para evitar a maior parte de seus ataques. De início, ele não faz muita coisa além de dar alguns coices e um ataque de investida que pode ser paralisado com o Ataque de Impulso da Kisara. Após desferir alguns golpes nele, poderá realizar um Golpe de Impulso. Após isso, ele passará a adotar o elemento Fogo como seu elemento principal. Ele passará a ter novos golpes, mas também terá fraqueza elemental contra o elemento Água! Use isso a seu favor e equipe armas e Ars desse elemento, para ter uma vantagem. Continue atacando-o, e tomando cuidado com seus golpes, e logo ele começará a entrar no estado de Superação. Fuja dele e mantenha distância até que o efeito acabe, e então volte a atacar até poder realizar outro Golpe de Impulso.
Na terceira fase da luta, Meneiys passará a adotar o elemento Água. Isso quer dizer que armas e Ars do elemento Água deixarão de ser eficientes contra ele, mas armas e Ars do elemento Fogo passarão a ser. Então, troque as armas e Ars dos membros do grupo para se adequarem à nova fraqueza elemental de Meneiys, e fique atento aos novos ataques dele, que sempre afetam a área ao seu redor. Ele entrará em estado de Superação uma segunda vez, espere o efeito passar e continue atacando. Quando ele estiver com um terço da vida restante, poderá realizar mais um Golpe de Impulso.
Na sua quarta e última fase, Meneiys irá mudar de elemento mais uma vez, para o elemento Luz. Agora precisa usar armas e Ars do elemento Trevas para ter vantagem contra ele, então chame o Dohalim, se ele ainda não estiver na equipe, já que ele possui boas Ars deste elemento, como Portal Negativo, Lança Demoníaca e Execução. Fique atento, pois Meneiys estará mais forte do que nunca, e será plenamente capaz de dizimar o seu grupo se não tomar cuidado. Deixe a Shionne apenas curando os feridos, controle o Dohalim e ataque de longe, tentando chamar a sua atenção para poupar os demais membros do grupo. Quando ele entrar no estado de Superação, seus ataques serão realmente mortais, então tome muito cuidado. Use itens para se curar, caso seja preciso. Ao derrotá-lo, irá receber Cristal Astral Lustroso e uma Flor Astral, além de liberar o seguinte troféu:

Flor Noturna
Esse troféu será liberado quando derrotar Meneiys.
Verá mais uma cena, e então irá completar a missão e receber 12.600 Galds, 35 PH e o Artefato #15/23: Manual do Glutão. Este artefato possui o efeito de prolongar o efeito das receitas em 80%.
Missão Secundária: Amostra de Tecido (Continuação)
Lembra-se que prometemos ao Biólogo Irresponsável de Daeq Faezol que derrotaríamos um Zeugle poderoso que ele ejetou no espaço e acabou indo parar em Rehna? Pois bem, agora estaremos fortes o bastante para enfrentarmos o Zeugle. Volte para Gegham Helganquio, e encontrará o Monstro de Elite bem no primeiro corredor do local, ainda no 3º Andar.
Monstro de Elite: Braços da Calamidade
O Braços da Calamidade é uma versão mais poderosa do Membros Atormentados, que enfrentamos lá na Zona Proibida, em Lenegis. Ele está no nível 54, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 51 antes de encará-lo. Ele é do elemento Trevas e fraco contra o elemento Luz, então certifique-se de equipar armas e Ars que sejam desse elemento. Seu ponto fraco fica em sua cabeça, de modo que para acertá-lo, terá de se aproximar, e ele é bem letal de perto. Recomendo que controle a Rinwell e se concentre em usar suas mais poderosas Ars do elemento Luz, como Descarga Elétrica, Campo Trovejante, Lança Santa e o poderoso Sabre Divino. Basicamente, use a mesma estratégia que usou contra o Membros Atormentados, e deverá sair vitorioso. Mantenha distância, use os Ataques de Impulso dos seus companheiros para distraí-lo, e fique soltando Ars nele. Ele tira muita vida com seus ataques, e pode ser bem rápido. O Ataque de Impulso da Kisara consegue parar seu golpe de investida, e o de Alphen consegue paralisá-lo por alguns segundos. Na segunda metade da luta, ele entrará em estado de Superação, então afaste-se dele até que o efeito acabe e continue. Quando finalmente derrotá-lo, conseguirá Garras Amaldiçoadas e uma Flor Astral.
Atrás do Braços da Calamidade, encontrará 1 Goma de Uva. Pois bem, agora volte para Daeq Faezol e conte as novidades para o biólogo para completar a missão e receber 27.600 Galds e 455 PH.
Missão Secundária: Uma Ambição Alcançada
Assim que completar a missão Amostra de Tecido, fale com o outro Biólogo Irresponsável, aqui mesmo em Daeq Faezol. Ele irá propor um desafio ao grupo: enfrentar uma série de criaturas que ele desenvolveu para o combate. Ao aceitar a missão, a batalha começará imediatamente, então recomendo que descanse e salve o jogo antes. Primeiramente, irá encarar um Helganquio de nível 52. Ele se comporta basicamente como um Helganquio comum, só que bem mais forte e resistente. Use a estratégia padrão que usa contra Monstros de Elite, e se concentre no uso de Ars do elemento Luz, e não terá problemas. Ao derrotá-lo, irá completar a missão e 27.600 Galds e 455 PH. Além disso, Law irá adquirir o título Campeão Espacial, com novas habilidades para aprender.
Missão Secundária: O Superzeugle
Descanse e então fale com a Laboratorista, no mesmo local, aqui mesmo em Daeq Faezol. Eles desenvolveram mais uma criatura terrível, e soltaram lá em Dahna. Bem, é nosso objetivo ir até lá e destruí-lo, porém, ele é forte demais no momento. Vamos deixar essa missão para depois.
Agora volte por viagem rápida para Gegham Helganquio.
Gegham Helganquio
Faça todo o caminho de volta até o 1º Andar, e então até aquela Luz de Cura onde paramos da última vez. Ao longo do percurso, deverá ter evoluído ao nível 52 ou superior. Quando chegar, cure-se na Luz de Cura e então entre na porta. Verá uma cena, e então estará nas Ruínas do Grupo Regulador de Área. Siga em frente para ver mais uma cena e então enfrentar um chefe.
Chefe: Valclinimo
O Valclinimo é uma criatura no nível 55, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 52 antes de enfrentá-lo. Ele é do elemento Trevas, e fraco contra o elemento Luz, então equipe armas e Ars que sejam deste elemento para obter vantagem. Este monstrengo é enorme, e seu ponto fraco fica na cabeça no alto, inalcançável. Atinja seu abdômen e patas até que ele perca o equilíbrio e caia, e então aproveite para golpear a cabeça. Use o Ataque de Impulso do Alphen para derrubá-lo mais facilmente. Quando ele cair, use seus ataques e Ars mais poderosos. Apesar de seu grande tamanho, ele é lento e desengonçado, e não precisará se preocupar muito com seus golpes. Seu principal golpe é um salto no ar que causa muito dano quando cai, mas é simples de se esquivar na hora certa. De resto, seja ofensivo e concentre-se em atacar. Quando retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso. A segunda fase da luta não será muito diferente da primeira, com a diferença que agora ele poderá entrar no estado de Superação. Como o estado de Superação dele leva um bom tempo, e não há como realmente se afastar dele, uma vez que ele ocupa praticamente todo o tamanho da arena, continue atacando até finalizá-lo.
Após a batalha, verá uma cena. Quando a cena terminar, poderá assistir a Esquete: A Biologia de Rehna. Siga em frente para oeste, mas antes de entrar na porta, vá para o norte e pegue 1 Goma de Abacaxi. Agora sim, volte e entre na porta. Dentro da Sala de Inversão, suba no portal.
Tarfhal Helganquio
Acessará uma nova área, chamada Tarfhal Helganquio. Saia pela porta e siga para o leste. Irá descobrir um ponto de viagem rápida aqui, e além disso, acione o painel para gerar um portal que leva de volta ao início de Gegham Helganquio. Agora que temos um atalho eficiente, recomendo sair do local e ir para algum local descansar e cozinhar algo. Reponha seu estoque de suprimentos e forje novas armas ou acessórios, se puder. Vale mencionar que todos os acessórios do jogo podem ser forjados no momento, caso tenha obtido minérios específicos em Gegham Helganquio. Ao forjar o acessório Brasão Místico, Shionne irá adquirir o título Fashionista, com novas habilidades para aprender.
De volta a Tarfhal Helganquio, siga para o leste. Antes de entrar na porta, vá para o norte e verifique o Ponto de Mineração. Depois volte e entre na porta. Logo adiante, encontrará um novo inimigo, chamado Dúvida Astral. Trata-se de uma versão ainda mais forte do Braços da Calamidade, no nível 55. Ele é fraco contra o elemento Luz e seu ponto fraco fica na cabeça. Basicamente, já sabe como enfrentá-lo. Ao derrotá-lo, receberá Garra Amaldiçoada, um material necessário para forjar as armas Mestres da Fazenda: No. 1 (8 Luminúcleos Místicos + 2 Garras Amaldiçoadas + 1 Couro de Camaleão) para Rinwell e Deus Aurora (8 Luminúcleos Místicos + 3 Escamas Incendiárias + 1 Garra Amaldiçoada) para Dohalim.
Siga em frente até o corredor, e vire para a direita para verificar um Ponto de Mineração. Siga para noroeste e verá uma cena. Quando a cena terminar, poderá assistir a Esquete: Encontrando a Alma de Rehna e a Esquete: Com a Idade, Vem a Sabedoria. Siga em frente para encontrar outro novo inimigo: 5 Preguiças Astrais, uma versão mais forte do Boomy do Vácuo. Acabar com esses inimigos renderá Olho Sinistro, um material necessário para forjar a arma Mirada Celestial (6 Luminúcleos Místicos + 2 Olhos Sinistros + 2 Escamas Incendiárias) para a Rinwell. Siga até o final do corredor para encontrar um Ponto de Mineração e 1 Goma de Abacaxi. Entre na porta do lado oeste, e na próxima sala, encontrará um novo inimigo, chamado Agonia Astral. Esta é uma versão ainda mais poderosa do Lagarto Cromático. Este, por sua vez, é do elemento Trevas e fraco contra o elemento Luz. Ele também fornecerá Couro de Camaleão ao morrer, caso precise. Se veio seguindo o guia até aqui, então já deverá ter eliminado 120 tipos diferentes de inimigos, o que irá liberar o seguinte troféu:

Enciclopédia Zêuglica
Esse troféu será liberado quando derrotar 120 inimigos diferentes.
Na parte sul desta sala, encontrará mais uma Dúvida Astral. Mate-o e então siga para o sul. Encontrará um grupo de 5 Lamentos Astrais, um novo inimigo que é uma versão mais forte do Massa Flamejante. Estes inimigos são fracos contra o elemento Luz, então use isso a seu favor. Eles fornecerão Pedra Sombria, um material necessário para forjar as armas Gume Oco (8 Presas Titânicas Rasgantes + 2 Pedras Sombrias + 1 Olho Sinistro) para Alphen e Angélica Luminosa (8 Luminúcleos Místicos + 2 Olhos Sinistros + 1 Couro de Camaleão) para Shionne. Após acabar com eles, verifique o Ponto de Mineração no canto sudeste e então siga para o sul. Use o poder de Alphen para quebrar os espinhos e então abra o baú para obter o acessório Anel Feérico, que reduz o custo de PC das Ars curativas.
Volte para a grande sala anterior e siga para o norte. Na outra grande sala, encontrará 5 Fomes Astrais, um novo inimigo que é uma versão mais forte do Falcão Arqueiro. Eles também são fracos contra o elemento Luz, então acabe com eles. Após a batalha, verifique o Ponto de Mineração no canto e siga para oeste. Na outra sala, derrote a Agonia Astral e verifique mais um Ponto de Mineração no canto. Siga para o norte, e encontrará novos e assustadores inimigos. Irá enfrentar 2 Preguiças Astrais juntos de Fúria Astral e Ódio Astral, que são uma versão melhorada de Armatus Bos e Armatus Equus. Eles estão ainda mais fortes e implacáveis do que o normal, mas com o mesmo padrão de golpes, então sabe o que esperar deles. Ao derrotá-los, conseguirá Tendão de Adamantina, um material necessário para forjar as armas El Vahf (6 Couros de Camaleão + 3 Escamas Incendiárias + 3 Tendões de Adamantina) para Alphen e Regina Adamans (8 Luminúcleos Místicos + 1 Presa Fantasma + 1 Tendão de Adamantina) para Kisara. Após matá-los, abra o baú para obter o acessório Brasão Místico.
Faça o caminho de volta para a grande sala e saia para o leste. No corredor, siga primeiro para o sul para pegar 1 Goma de Laranja, depois volte e siga para o norte, enfrentando 3 Lamentos Astrais e 3 Preguiças Astrais. Verifique o Ponto de Mineração ao final do corredor e então volte e siga pela porta a oeste. Estará em mais um elevador. Cure o grupo e salve o jogo antes de acione o painel, pois quando o elevador subir, terá de enfrentar uma sequência de inimigos. Serão Preguiças Astrais, Fomes Astrais e Figuras Caóticas em sequências diretas, um atrás do outro. Quando a batalha acabar, estaremos no 2º Andar.
Saindo do elevador, vá para o norte e abra o baú para obter 1 Elixir, depois volte e siga para o sul. Encontrará mais uma dupla Fúria Astral e Ódio Astral pelo caminho. Após eliminá-los, entre na porta do lado oeste. Na sala a seguir, encare 2 Helganquios e 3 Fomes Astrais, e então verifique o Ponto de Mineração no canto. Siga para oeste, quebre os espinhos usando o poder do Alphen e então abra o baú para obter o acessório Anel do Vigor.
Faça o caminho de volta até o corredor e siga para o sul. Irá encontrar mais um novo inimigo aqui: o Isolamento Astral, um dragão que é uma versão mais forte do Dragão Vândalo. Mire no ponto fraco em seu peito, e tome cuidado com seus ataques. Ele é fraco contra o elemento Luz, então equipe suas armas e Ars desse elemento para obter vantagem tática na luta. Use o Ataque de Impulso da Rinwell para impedir Execução, a sua Ars mais poderosa. Ao derrotar este inimigo, conseguirá Sangue de Dragão, um material necessário para forjar as armas Sodeil Lem Regis (6 Sangues de Dragão + 2 Couros de Camaleão) para Alphen e Carma Sagrado (8 Luminúcleos Místicos + 3 Sangues de Dragão + 3 Garras Amaldiçoadas) para Shionne. Verifique o Ponto de Mineração ao final do corredor e então escale as vinhas na parede oeste. Verifique o Ponto de Mineração e entre na porta oeste.
Na grande sala, enfrente 4 Preguiças Astrais e então examine o Ponto de Mineração no canto. Siga para oeste e use o poder de Alphen para quebrar os espinhos. Na próxima sala, encontrará nada menos do que seis Pontos de Mineração, então pegue tudo o que puder. Volte para a sala anterior e derrote uma Dúvida Astral antes de seguir para o sul. Na outra sala, encontrará uma Dúvida Astral, um Lamento Astral e uma Preguiça Astral protegendo um baú contendo 2 Tendões de Adamantina. Depois elimine a Agonia Astral do outro lado da sala e saia pela porta leste. Siga em frente pelo corredor, e verá uma cena.
Quando a cena terminar, poderá assistir a Esquete: Fome Inabalável. Siga até o final do corredor e verifique o Ponto de Mineração, então entre na porta ao sul. Siga em frente e aparecerão 4 Helganquios. Após derrotá-los, vá para o sul e use o poder de Alphen para destruir os espinhos. Abra o baú adiante para obter um 1 Elixir Ômega, então volte e siga para oeste. Na outra sala, verifique o Ponto de Mineração ao lado e então enfrente o Isolamento Astral que bloqueia o caminho ao sul. Após eliminá-lo, vá para o sul e suba no portal para ser transportado até o 3º Andar.
Siga em frente e entre na porta. Siga pelo corredor, e terá de encarar uma Agonia Astral bloqueando o caminho. Vá até o final do corredor e verifique o Ponto de Mineração antes de entrar na porta a oeste. Na grande sala, derrote as 2 Dúvidas Astrais e então verifique o Ponto de Mineração no canto. A próxima sala possui mais inimigos poderosos, então recupere o PC, se precisar. Primeiro elimine a Agonia Astral e os 2 Lamentos Astrais no canto, protegendo uma Verbena Vermelha. Depois terá de derrotar a dupla Fúria Astral e Ódio Astral para poder seguir para o norte. Siga pelo corredor, e aparecerão 4 Helganquios. Mate-os e siga em frente para enfrentar uma Agonia Astral. Na próxima sala, verifique o Ponto de Mineração no canto e então saia pela porta ao leste.
Estará na Zona de Convergência de Energia Astral. Verá seis portais aqui, e uma porta bloqueada ao leste. Teremos de entrar nos seis portais de qualquer forma, então vamos seguir por ordem, os do norte primeiro, e do oeste para o leste. O primeiro portal leva até o Separador de Energia Astral de Terra, onde enfrentará uma Fúria Astral, um Ódio Astral e 2 Lamentos Astrais. Depois de eliminá-los, abra o baú para obter a Armadura de Fortaleza, uma armadura para a Kisara. Ao voltar, a saída se abrirá, mas não vamos embora ainda. O primeiro portal leva até o Separador de Energia Astral de Luz, onde enfrentará 2 Agonias Astrais e 2 Fomes Astrais. Depois de eliminá-los, abra o baú para obter a Jaqueta Prismática, uma armadura para o Law. O terceiro portal leva até o Separador de Energia Astral de Vento, onde enfrentará uma Fúria Astral, um Ódio Astral e uma Dúvida Astral. Depois de eliminá-los, abra o baú para obter o Robe Espiritual, uma armadura para a Rinwell.
Agora vamos para os portais na parte sul, também do oeste para o leste. O quarto portal leva até o Separador de Energia Astral das Trevas, onde enfrentará 2 Dúvidas Astrais e 3 Preguiças Astrais. Depois de eliminá-los, abra o baú para obter a Dualidade, uma armadura para o Dohalim. O quinto portal leva até o Separador de Energia Astral de Fogo, onde enfrentará 2 Helganquios e um Isolamento Astral. Depois de eliminá-los, abra o baú para obter o Mumbane, uma armadura para o Alphen. Por fim, o sexto e último portal leva até o Separador de Energia Astral de Água, onde enfrentará um Monstro de Elite.
Monstro de Elite: Espadançarino
O Espadançarino é um poderoso inimigo único, de nível 56, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 53 antes de enfrentá-lo. Ele possui quatro braços e empunha uma espada afiada em cada braço. Ele é de elemento Trevas e fraco contra o elemento Luz, então use isso a seu favor. Ele possui pontos fracos em suas pernas, então concentre-se em atacá-los, mas fique atento para se esquivar de suas poderosas espadadas. Ele não parece muito difícil a princípio, mas não se engane: ele é fatal. Esquive-se de seus ataques sempre que possível, e golpeie seus pontos fracos. Se preferir, fique atacando de longe, de preferência com a Rinwell, enquanto os demais membros do grupo chamam a atenção dele. Depois de retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso. A segunda fase da luta dele será idêntica à primeira, com a diferença que agora ele entrará em um estado de Superação. Espere o efeito acabar e continue atacando até vencê-lo. Mas a vitória não será definitiva.
O Espadançarino irá mudar de forma e restabelecer sua vida. Agora sem as espadas, ele anda agachado no chão, como um lagarto, e possui ataques de investida que podem ser bloqueados com o Ataque de Impulso da Kisara. Esta segunda forma é bem mais fraca e menos resistente do que a primeira, mas seu ponto fraco é a cabeça. Se for atacá-lo de frente, ficará mais vulnerável a seus ataques, então é preferível lutar à distância. Use tudo o que tiver para derrotá-lo, em cada oportunidade que tiver, e quando ele morrer, será definitivo. Ao derrotá-lo, receberá uma Flor Astral.
Depois de eliminar o poderoso inimigo, abra o baú para obter o Vestido de Casamento, uma armadura para a Shionne. Pois bem, de volta para a Zona de Convergência de Energia Astral, siga para o leste, pela barreira que se dissipou. Verá uma forte luz, mas não se aproxime dela ainda. Ao sul, fica uma Luz de Cura, recupere o grupo. Ao norte, fica um portal. Acione o painel para ligar o portal, e criará um atalho até a entrada da dungeon. Agora preste atenção: se pisar na luz ao leste, começará a sequência final de batalhas da história principal do jogo. Ou seja: irá fechar o jogo. Mas não vamos fazer isso ainda. Aproveitando que criamos um atalho até esta sala, saia do local e vá até algum mercador. Reponha seu estoque de itens, e confeccione todas as novas armas que puder. Também recomendado que esteja pelo menos no nível 56. Se não estiver, enfrente mais alguns inimigos em Tarfhal Helganquio até chegar a esse nível. Agora vamos completar mais algumas missões secundárias:
Missão Secundária: O Superzeugle
Lembra-se que prometemos para a Laboratorista de Daeq Faezol que eliminaríamos um Zeugle terrível que eles soltaram em Dahna? Pois bem, agora estamos fortes o bastante para enfrentá-lo. Volte por viagem rápida até o Lago de Adan, em Mahag Saar, e encontrará a criatura perto da torre que fica no ponto mais alto do local. Prepare-se e vá até lá para enfrentá-lo.
Monstro de Elite: Touro Esmagador e Égua Esmagadora


Serão dois inimigos de uma vez: o Touro Esmagador e a Égua Esmagadora, ambos no nível 56. Sendo assim, é recomendado que esteja pelo menos no nível 53 antes de enfrentá-los. Estes dois monstrengos são versões mais fortes do Fúria Astral e do Ódio Astral. Eles não possuem fraqueza elemental específica, então use o que tiver de mais forte. O ponto fraco de ambos fica na perna, sendo a perna direita do Touro Esmagador e a perna esquerda da Égua Esmagadora. Você já enfrentou muitos inimigos com esse mesmo padrão de golpes, então não preciso dar dicas sobre como enfrentá-los, não é mesmo? Concentre-se em de cada vez, e, se puder, use Ars que afetam uma grande área para poder atingir os dois ao mesmo tempo. Desvie de seus golpes lentos mas fortes e tome cuidado com seus ataques carregados. Após retirar metade da vida de cada um deles, poderá usar um Golpe de Impulso. Na segunda fase de cada inimigo, ele poderá entrar em estado de Superação, então tome cuidado. Após matar um deles, o outro ficará enfurecido e ainda mais forte, mas tome cuidado. Após matar ambos, receberá Gigantossos Indomáveis, Tendões de Adamantina, Ossos de Megafauna e uma Flor Astral.
Agora volte até Daeq Faezol e conte o ocorrido para a Laboratorista para completar a missão e receber 27.600 Galds e 455 PH.
Missão Secundária: O Zeugle Supremo
Descanse e depois fale com a mesma Laboratorista de antes, aqui mesmo em Daeq Faezol. Ela irá nos pedir para eliminar mais uma criatura, dizendo ser a última. Pois bem, vamos para o desafio. Vá para Monte Dhiara, em Elde Menância, mais especificamente na área da Base da Montanha. Encontrará nosso alvo aqui mesmo, ao centro do local.
Monstro de Elite: Ezamamuk
O Ezamamuk é uma criatura de nível 59, então é recomendado que esteja no nível 56 antes de enfrentá-la. Trata-se de uma versão mais poderosa do Grinymuk, que enfrentamos a mando de Lady Almeidrea. Esse monstrengo possui dois pontos fracos: um na língua e outro no rabo. O ponto fraco do rabo é bem mais fácil de se atingir, mas saiba que ele também ataca com poderosas rabadas, então fique atento para se esquivar. Ezamamuk é do elemento Luz, e fraco contra o elemento Trevas. Trazer o Dohalim para esta luta é uma boa ideia, para poder aproveitar as Ars dele do tipo Trevas e atacar de longe. Ezamamuk possui poderosos ataques, então mantenha a Shionne apenas curando os feridos, pois irá precisar. Quando retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso.
Na segunda fase da luta, ele ficará anda mais agressivo e poderá entrar em estado de Superação. Nem preciso dizer para ficar longe e esperar o efeito acabar, não é mesmo? Aproveite a oportunidade para curar o grupo e fortalecer. Após sucessivos ataques no ponto fraco em sua cauda, deverá conseguir arrancar a cauda dele, impedindo diversos de seus ataques mais traiçoeiros. Agora passe a mirar em seu corpo, ou mesmo em sua cabeça, se estiver atacando de longe, com Ars. Continue aproveitando cada brecha entre os ataques para golpeá-lo, até vencer. Ao derrotá-lo, irá receber Cristais Astrais Lustrosos e uma Flor Astral. Se veio seguindo o guia até aqui, então já terá derrotado todos os 20 Monstros de Elite do jogo, e irá liberar o seguinte troféu:

Caçadas Gigantescas
Esse troféu será liberado quando derrotar todos os 20 Monstros de Elite.
Agora volte para Daeq Faezol e conte o ocorrido para a Laboratorista para completar a missão e receber 36.800 Galds e 650 PH.
Missão Secundária: Além do Túmulo (Continuação)
Lembra-se daquela Ilha Deserta que encontramos seguindo as orientações de um mapa? Pois bem, agora será hora de desbravá-la por inteiro. Vá para o leste do acampamento e então para o norte. Antes de chegar na praia, siga para oeste, subindo pelo caminho que leva até o ponto mais alto da Ilha Deserta. Verá uma cena lá, e conhecerá a pessoa que nos mandou a carta: Kelzalik. Quando a cena terminar, irá enfrentar outro velho conhecido.
Chefe: Mesmald
Este é Mesmald, o mesmo dragão que enfrentamos junto da Lady Almeidrea. Agora ele estará ainda mais forte, no nível 59, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 56 antes de enfrentá-lo. Ele não possui fraqueza elemental, mas já conhece a maioria de seus ataques, não sendo muito diferente de outros dragões que enfrentamos depois. Ele possui um ponto fraco na testa, mais difícil de se atingir, e outro no rabo, bem mais fácil. Concentre-se no ponto fraco no rabo, atingindo-o com seus golpes mais poderosos. Ele possui magias rápidas e gosta de saltar para longe e voar, então fique atento aos seus movimentos. Ao usar o Ataque de Impulso do Alphen, ele poderá cair ao chão, de modo que pode atingir o ponto fraco e sua testa com mais facilidade. Aproveite a oportunidade para causar o maior dano possível. Quando retirar metade de sua vida, use um Golpe de Impulso.
Na segunda metade da luta, ele poderá entrar em estado de Superação, então afaste-se dele até que o efeito acabe. Ele passará a usar seus ataques mais poderosos com mais frequência na sua segunda fase, como seu raio laser, sua baforada de fogo e também o Ars em que ele invoca um monte de bolas de fogo vindo dos céus. Fique atento na esquiva, e mantenha a Shionne apenas na função de curadora do grupo na segunda fase da luta. É recomendado controlar a Rinwell ou o Dohalim, soltando Ars à distância, e não terá muitos problemas. Ao derrotá-la, receberá uma Flor Astral.
Ao final da batalha, verá mais uma cena, e então irá completar a missão e receber 36.800 Galds e 650 PH. Aqui neste local onde enfrentamos Mesmald, olhe para o canto sudeste do local para encontrar a Coruja #38/38 em cima de uma pedra. Resgate-a para obter o Artefato #16/23: Chapéu de Mineração de Metal. Este artefato possui o efeito de transferir a proficiência em Ars para o modo Novo Jogo+.
Esta é a última coruja do jogo. Antes de qualquer coisa, vá para o sul e desça na parte mais abaixo, onde encontrará um baú contendo a Receita #32/38: Meunière (Trigo x2 + Limão x2 + Solha x1). Com isso, teremos obtido todos os itens aqui na Ilha Deserta, e podemos ir embora.
Missão Secundária: A Floresta das Corujas (Continuação)
Como já encontramos todas as 38 corujas do jogo, então poderemos terminar essa missão secundária. Volte para a Floresta das Corujas e fale com o Rei das Corujas. Irá receber o Visual: Boneco do Rei Coruja e o Artefato #17/23: Estátua de Máquina-Fera. Este artefato possui o efeito de transferir trajes, penteados e acessórios cosméticos para o modo Novo Jogo+. Verá uma cena triste de despedida. Quando a cena terminar, siga na direção da saída da floresta, e verá outra cena, bem mais alegre. Irá completar a missão e receber 8.400 Galds e 325 PH, além de liberar o seguinte troféu:

Retorno das Corujas
Esse troféu será liberado quando completar a missão A Floresta das Corujas.
Missão Secundária: Fúria Indomável (Continuação)
Lembra-se do Pescador Idoso que nos deu a dica de uma caverna escondida no Bosque de Brilhoutono, contendo inimigos terríveis e também peixes inéditos que não são encontrados em nenhum outro lugar? Pois bem, agora estamos fortes o bastante para explorá-la. Volte por viagem rápida para o Bosque de Brilhoutono e mergulhe no rio ao sul do acampamento.
Cavernas de Calcário de Turbinévoa
Ingredientes renováveis presentes nesta área:
- Cogumelo
- Salmão
Saindo da água, estará na Superfície. Siga para o sul e verá uma área ampla. Vá primeiro para oeste, e pegue 1 Goma de Uva em um canto ao norte, junto às pedras. Mergulhe na água a oeste e pegue 1 Salmão. Seguindo um pouco para o sul daqui, enfrente 3 Gosmas, uma versão mais forte do Lodo que enfrentamos lá em Cislódia. Eles são do elemento Água e fracos contra o elemento Fogo. Verifique o Ponto de Mineração no canto e então siga pelo caminho estreito entre as pedras ao sul. Saindo do outro lado, encontrará 3 Gosmas e 3 Abelhas de Ataque. Derrote-os e verifique o Ponto de Mineração a oeste, depois siga para o norte e abra o baú para obter o acessório Anel do Renascimento.
Agora volte ao início da dungeon e siga para o leste. Derrote 3 Abelhas de Ataque, e siga para o leste. Pegue o desvio ao sul para encontrar um Ponto de Mineração, depois volte e continue seguindo para o leste. Ao final do caminho, derrote 5 Gosmas e então abra o baú ao final para obter 19.400 Galds. Volte à parte central e siga para o sul. Assim que puder, vire ao leste e verifique o Ponto de Mineração ao norte. Ao sul daqui, há outro Ponto de Mineração, protegido por 3 Gosmas. Volte e continue indo para o sul, passando por 3 Abelhas de Ataque. Caia na água adiante, e então pegue um pequeno desvio ao leste para encontrar mais um Ponto de Mineração. Nade para o sul até chegar em outra tela.
Estamos no Centro. Continue nadando e pegue 1 Salmão junto às colunas de pedra. Saindo da água, vá primeiro para oeste, derrote 3 Abelhas de Ataque e 4 Gosmas e verifique um Ponto de Mineração ao norte. Seguindo para o sul daqui, entre no desvio e pegue 1 Goma de Abacaxi, depois continue em frente. Ao final do caminho, enfrente mais 3 Abelhas de Ataque e 4 Gosmas e pegue um Alecrim Vermelho. Pois bem, agora volte ao centro desta sala e comece a seguir para o leste. Em um pequeno desvio ao norte, mate 4 Gosmas e pegue 9.585 Galds.
Siga em frente para o leste até uma área mais ampla. Ao leste daqui, enfrente mais 5 Gosmas e verifique o Ponto de Mineração no canto. Mais ao norte daqui, derrote mais 2 Abelhas de Ataque e 3 Gosmas e então destrua a rocha enorme bloqueando o caminho usando o poder do Law. Siga para oeste e abra o baú ao final para obter o acessório Anel do Vigor. Volte para a parte central e siga para o sul. Derrote 4 Abelhas de Ataque e então verifique o Ponto de Mineração ao lado. Continue seguindo para o sul e derrote mais 4 Gosmas. Mergulhe na água e então pegue o desvio ao leste para abrir o baú e obter 1 Guloseima Pesada. Continue nadando para o sul, até chegar em outra tela.
Estamos no Santuário Interno. Nade para oeste e pegue 1 Salmão, então volte e nade para o sul. Saindo da água, encontrará um Ponto de Acampamento, o último do jogo. Reponha suprimentos com o Mercador e então descanse no acampamento. Este é o meu status atual:
- Tipos de Inimigos Derrotados: 106 / 156
- Baús de Tesouro Abertos = 158 / 185
- Esquetes Acionadas = 297 / 320
- Missões Secundárias Concluídas = 59 / 70
- Itens Encontrados = 435 / 500
- Equipamentos Encontrados = 239 / 264
- Tipos de Arma Forjados = 96 / 103
- Tipos de Acessório Forjados = 25 / 25
- Pontos de Acampamento Descobertos = 22 / 22
- Receitas Preparadas = 31 / 38
- Corujas Encontradas = 38 / 38
- Flores Astrais = 21 / 31
- Tipos de Monstros de Elite Derrotados = 20 / 20
- Artefatos Encontrados = 17 / 23
Como já encontramos todos os pontos de acampamento, só irei informar meu status agora em ocasiões especiais. Pois bem, antes de seguir em frente, recomendo que seu grupo esteja pelo menos no nível 57, pois há um chefe de nível 60 logo adiante. Se não estiver, enfrente algumas Gosmas aqui pelo local até chegar ao nível pretendido. Quando estiver pronto, prossiga ao sul até uma área ampla. O chefe está bem visível na parte sul, mas antes, vamos explorar. Comece explorando o lado oeste, e encontrará um Ponto de Mineração ao norte. Ao sul, atrás da pedra, encontrará uma Sálvia Vermelha, e um pouco mais ao sul, verá 1 Salmão na água, e depois um Ponto de Mineração um pouco ao leste. Na parte leste desta grande área, encontrará apenas um Ponto de Mineração. Agora salve o jogo e vamos encarar o chefe.
Chefe: Gota de Ondina
O Gota de Ondina está no nível 56, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 53 antes de encará-lo. Ele é uma versão mais poderosa do Aglomerado de Lodo, que enfrentamos lá em Cislódia. Assim como o Aglomerado de Lodo, este também é do elemento Água e fraco contra o elemento Fogo, então equipe armas e Ars que sejam deste elemento. Seu ponto fraco fica na língua, o que não torna fácil acertá-lo. Ele costuma pular pelo cenário, e causa um bom dano se cair em você. Após um tempo, ele irá invocar Gosmas ao local. No entanto, ele fará isso com muita frequência, então não compensa ficar matando as Gosmas. Ignore-as do jeito que puder e continue concentrando seus ataques na Gota de Ondina. Fique atento para desviar de seus golpes, principal do golpe de pulo. Quando ele carregar seu Ars mais poderoso, o Laser Aquático, poderá parar o ataque com um Ataque de Impulso da Rinwell. Após retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso. Agora ele ficará em estado de Superação, então aproveite o tempo para matar algumas Gosmas, até ele voltar ao normal, então ataque-o novamente. Com os seus Ars do elemento Fogo mais poderosos, deverá conseguir derrotá-lo com certa tranquilidade. Ao derrotá-lo, irá receber Cristais Astrais Lustrosos e então aparecerá um novo chefe.
Chefe: Ondina Luo
O Ondina Luo está no nível 60, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 57 antes de encará-lo. Ele é uma versão maior, mais feia e bem mais forte da Gota de Ondina, e como as batalhas são em sequência, não terá tempo de se curar. Use itens para recuperar o PC, de modo a conseguir se manter curando os personagens feridos com a Shionne ou o Dohalim. As Gosmas que ficaram vivas na batalha anterior terão desaparecido. O Ondina Luo também é fraco contra o elemento Fogo, então mantenha os mesmos ataques que utilizou contra o Gota de Ondina. Ele usará seu tamanho enorme para dominar o terreno, saltando sobre você e causando muito dano. Tome muito cuidado, e se preferir, ataque à distância com a Rinwell. Para acertar sua língua, que é seu ponto fraco, terá de saltar e ficar ainda mais vulnerável, mas pelo menos ele não invoca mais Gosmas, como o Gota de Ondina.
De certa forma, sua vida se esvairá mais rapidamente, até porque poderá concentrar melhor seus ataques sem se preocupar com as Gosmas. Quando ele for usar a Ars mais poderosa dele, Maremoto, tente absorver o poder com o Ataque de Impulso da Rinwell, para impedi-lo. Após perder metade da vida, não usará um Golpe de Impulso, mas ele começará a entrar em estado de Superação. Neste estado, não use seus Ataques de Impulso, pois nada irá paralisá-lo, então apenas corra em volta, desviando dos ataques. Quando o efeito terminar, continue ofensivo até acabar com ele. Ao derrotá-lo, irá receber Cristais Astrais Lustrosos e liberar o seguinte troféu:

Correnteza Raivosa
Esse troféu será liberado quando derrotar Luo Undine.
Após a batalha, verá uma cena. Agora siga para o sul, pelo caminho que foi liberado pelo chefe, até chegar a um rio. Verá mais uma cena aqui. Abra o baú ao lado para obter a Isca: Sósia de Zapie. Aqui do lado, fica o último ponto de pesca do jogo. No Ponto de Pesca: Cavernas de Calcário de Turbinévoa, encontrará os seguintes peixes:
- Lúcio de Turbinévoa (Franco-Pescador) (Limícola Corpulento)
- Pirarucu Cicnoide (-) (Sósia de Zapie)
Dois novos peixes estão disponíveis aqui, mas apenas o Lúcio de Turbinévoa pode ser pescado com a nossa vara atual. Com isso, terá adquirido todos os peixes que são possíveis de pescar com a vara Franco-Pescador, totalizando 38 peixes de um total de 44. Os seis restantes só poderão ser adquiridos com uma vara de nível avançado, o que não temos no momento. Agora você pode voltar para o Pescador Idoso, em Tistilim, e contar a ele o ocorrido para completar a missão e receber 36.800 Galds, a arma Sangue Ardente para a Rinwell, a Receita #33/38: Sushi (Arroz x3 + Sargo x1 + Atum x1 + Salmão x1) e o Artefato #18/23: Gato da Sorte Dourado. Este artefato possui o efeito de aumentar em 80% os Pontos de Habilidade obtidos em batalha. Além disso, Rinwell irá adquirir o título Maga Torrencial, com novas habilidades para aprender.
Missão Secundária: Bibliófila (Continuação)
Lembra-se da Tigrina, a doce bibliotecária do Palácio Autelina, em Elde Menância? Ela pediu a Rinwell que lhe trouxesse todos os livros inéditos que ela obter. Pois bem, o último livro da coleção é o livro que conseguimos ao final da missão anterior, o Sangue Ardente. Mostre esse livro para a Tigrina para receber como recompensa o Capote Venerável, uma armadura para Rinwell. Irá completar a missão e receber 3.100 Galds, 185 SP e a Receita #34/38: Panqueca (Trigo x3 + Leite x1 + Ovo x1).
Missão Secundária: A Melhor Panqueca de Dahna
Agora volte para a Estalagem de Visquinte. Assim que entrar, verá uma garota gritando. Fale com a Vendedora de Doces, e ela ensinará a fazer panquecas. Verá uma cena, e então o grupo começará uma competição sobre fazer panquecas. Volte até o Rancho de Pharia e fale com o Goubel. Verá uma série de cenas, e quando as cenas terminarem, irá adquirir a Receita #35/38: Panquecas da Shionne (Trigo x3 + Leite x1 + Ovo x1 + Maçã x1), a Receita #36/38: Panquecas do Dohalim (Trigo x3 + Leite x1 + Ovo x1 + Carne de Porcoelho x1) e a Receita #37/38: Panquecas do Hootle (Trigo x3 + Leite x1 + Ovo x1 + Morango x1). Irá completar a missão e receber 5.100 Galds e 150 SP.
Muito bem, agora vá até qualquer acampamento do jogo e descanse. Verá uma cena especial, e então irá aprender a Receita #38/38: Mingau de Murus Flegit (Arroz x2 + Frango x1 + Ovo x1 + Cogumelo x2). Esta é a última receita que pode ser aprendida no jogo. Além disso, Shionne irá adquirir o título Chef do Amor, com novas habilidades para aprender. Se veio seguindo o guia até aqui, então já deverá ter assistido a pelo menos 300 das 320 esquetes disponíveis no jogo. Ao fazer isso, irá liberar o seguinte troféu:

Tagarela Perseverante
Esse troféu será liberado quando assistir a 300 Esquetes.
Muito bem, agora que completamos tudo o que dava para ser completado até aqui, é hora de finalmente fecharmos o jogo. Já deve ter evoluído ao nível 58 nesta altura, e se não tiver ainda, faça isso agora. Compre o máximo de suprimentos que puder carregar e prepare-se como puder. Quando estiver pronto, volte para Tarfhal Helganquio.
Tarfhal Helganquio
Usando o atalho que liberamos, irá voltar para a Zona de Convergência de Energia Astral bem rapidamente. Aproxime-se da luz na ponta leste do corredor para ver uma cena. Quando a cena terminar, vá e pise na Correnteza Astral para começar uma grande sequência de batalhas.
Chefe: Grande Espírito Astral
Começará enfrentando o Grande Espírito Astral, que está no nível 58, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 55 antes de enfrentá-lo. Saiba que ele é do elemento Trevas, como deve imaginar, e é fraco contra o elemento Luz. Concentre-se em usar armas e Ars deste elemento, para causar o maior dano possível. Ele não possui pontos fracos visíveis, então aproxime-se e use seus melhores ataques. Ele não se move muito, ele fica parado no mesmo local, soltando magias do elemento Trevas, e de vez em quando ele se teleporta para outro local. Isso faz com que ele seja bem suscetível a Ars mais lentas, então recomendo que controle a Rinwell e lance Estrela Cadente enquanto mantém distância. Ele tomará o dano completo. Ele também consegue entrar em estado de Superação, mas não se preocupe com isso, continente soltando suas Ars. Após retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso.
Na segunda fase da luta, ele invocará uma Fúria Inflamada, um Ego Aquoso, uma Inveja Endurecida, um Delírio Terreno e uma Ganância Tempestuosa, orbes elementais. Cada orbe possui um elemento específico, mas não precisa se preocupar com eles. Você pode atacar e destruir esses orbes, mas o Grande Espírito Astral apenas irá invocar mais. Sendo assim, não compensa perder tempo com eles, desvie de seus ataques e continue focando suas Ars de elemento Luz no Grande Espírito Astral. Além disso, o Grande Espírito Astral usará sua Ars mais poderosa, Tempestade. Essa Ars pode ser absorvida com o Ataque de Impulso da Rinwell, então fique atento para aproveitar a oportunidade. Continue atacando até retirar toda a sua vida, e finalize-o com um Golpe de Impulso.
Após a batalha, verá uma cena. Quando a cena terminar, estará enfrentando uma Fúria Astral, um Ódio Astral e 2 Fomes Astrais. Acabe com eles para ver mais uma cena, e então enfrentará um novo chefe.
Chefe: Subsumidor
O Subsumidor está no nível 61, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 58 antes de enfrentá-lo. Esta é a forma mais poderosa do Grande Espírito Astral, então não pegue leve com ele. Ele ainda é fraco contra o elemento Luz, então use as mesmas armas e Ars que usou até aqui. O ponto fraco dele fica em sua mão esquerda, e é lá que deverá concentrar seus golpes. Seja atacando de perto com o Alphen ou de longe com a Shionne, Rinwell ou Dohalim, seja ofensivo. Ele irá gerar uma série de ataques do elemento Trevas, mas nada para se preocupar muito. Mantenha a Shionne curando o grupo quando necessário, e use seus Ataques de Impulso e Ars mais poderosas. Após causar um certo dano, poderá usar um Golpe de Impulso especial com a Rinwell e o Law, e então irá quebrar a mão esquerda dele.
Agora o ponto fraco será o braço direito do Subsumidor. A estratégia é a mesma, então escolha se prefere atacar de perto ou de longe. Subsumidor estará ainda mais parado, soltando magias pela arena, então desvie e continue causando dano. Após causar um bom dano nele, poderá usar o Golpe de Impulso especial com a Kisara e o Dohalim para quebra o núcleo em seu braço direito. Ele irá cair, e um novo ponto fraco aparecerá em sua barriga. Subsumidor irá invocar alguns Espinhos para proteger seu corpo, então controle a Rinwell e fique à distância soltando Estrela Cadente ou outras Ars do elemento Luz. Subsumidor irá usar sua Ars mais poderosa, Buraco Negro, que atinge toda a área e causa pouco dano, mas dano persistente ao longo do tempo. Designe a Shionne ou o Dohalim para ficar apenas curando o grupo com as melhores Ars curativas que tiver, e continue atingindo seu ponto fraco na barriga com Ars poderosas e Ataques de Impulso. Quando retirar toda a vida dele, use o Golpe de Impulso do Alphen para finalizá-lo de vez.
Após a batalha, verá uma cena. Alphen e Shionne estarão a um passo de completar a Cerimônia, quando então nosso velho conhecido algoz aparece para um último confronto.
Chefe: Vholran Igniseri
O Vholran Igniseri está no nível 61, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 58 antes de enfrentá-lo. Alphen irá enfrentar Vholran sozinho, então não terá seus companheiros para ajudar. Isso quer dizer que toda a cura terá de ser realizada por meio de itens, então é bom que tenha um bom estoque. Vholran terá os mesmos ataques de quando o enfrentamos lá no Castelo Del Pharis, só que bem mais forte. Nós também estamos mais fortes, e mais preparados do que nunca! Vholran não possui fraqueza elemental, então use tudo o que tiver de mais poderoso contra ele. Eu recomendo que apenas observe seu padrão de golpes e desvie de seus ataques enquanto sua barra de Impulso cresce. Assim que puder, aproxime-se e use um Ataque de Impulso, o que deixará Vholran paralisado por alguns segundos, e então use uma Ars poderosa, como Lâminas do Vácuo, por exemplo. Solte umas três vezes e então se afaste, repetindo a estratégia de esquivar enquanto a barra de Impulso cresce. Caso fique ferido, cure-se usando uma Goma de Limão ou Goma de Uva.
Após retirar um terço da vida dele, ele ficará ainda mais poderoso. Agora ele entrará em estado de Superação, e não ficará tão vulnerável assim aos ataques de Alphen, incluindo o Ataque de Impulso. Ele irá carregar e utilizar suas Ars, como Abraço Final e Terror Ígneo. Mantenha-se em movimento, desviando de seus golpes, e ataque em seguida. Se conseguir usar o Gume Vingativo, melhor ainda, mas caso não consiga, apenas esquive até encher a barra de impulso e use um Ataque de Impulso. Repita até tirar metade da vida de Vholran, quando verá uma cena.
Após a cena, a luta entrará em seu clímax. Na verdade, agora será impossível perder, ou mesmo se curar. Vholran irá usar sua Ars mais poderosa, Finis Aeternam, para causar dano em uma grande área. Alphen lutará com a espada de fogo de agora em diante, e seus ataques causarão mais dano do que o normal. Suas Ars serão substituídas por Ars específicas da espada de fogo, então aproveite. Mesmo que Vholran tire toda a vida de Alphen, ele não morrerá, então apenas ataque consecutivamente com Ars e Ataques de Impulso até derrotar Vholran de forma definitiva.
Quando a batalha terminar, verá uma sequência de belíssimas cenas. Relaxe e acompanhe o final do jogo. Quando todas as cenas terminarem, terá fechado o jogo, e irá liberar o seguinte troféu:

Destinado à Libertação
Esse troféu será liberado quando fechar o jogo.
Agora poderá criar um save. Salve o jogo, e então, ao carregar esse save, poderá continuar o jogo desde antes da batalha contra os últimos chefes. Se preferir, também pode começar um novo jogo pelo modo Novo Jogo+, mas não será necessário. Carregue o save, pois ainda temos muita coisa a fazer em Tales of Arise. Continuaremos na próxima parte do guia.
Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:
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