Começou a jogar agora o Elden Ring e está travado em Está com alguma dificuldade em Elden Ring? Então acompanhe a parte 12 do detonado completo passo-a-passo de Elden Ring exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Essa é a continuação do nosso detonado do game, que começou aqui.

Elden Ring Detonado Parte 2

Sem mais delongas, vamos continuar o detonado:

Na décima primeira parte do detonado, exploramos toda a extensão da Cidade Eterna de Nokron, assim como o Aqueduto de Siofra. Demos uma boa adiantada na sidequest da Ranni, e ela sumiu. Nessa parte do detonado, vamos dar sequência à sidequest de Ranni, conhecendo áreas opcionais do game, como a Cidade Eterna de Nokstella, o Lago da Podridão, o Grande Claustro, e diversas outras áreas, com muitos inimigos e chefões para matarmos.

Antes de qualquer coisa, temos que saber onde está a Ranni, que foi embora no final da parte anterior! Volte para a Estrada da Mansão e fale com o Conselheiro de Guerra Iji. Ele nos dirá que a Ranni seguiu o caminho sombrio, acessível pela parte mais alta da torre de Renna. Hum, excelente pista.

Volte ao Observatório Real e agora vá até a Torre Pedrilhante de Renna, que fica no canto superior esquerdo aqui de Três Irmãs. A torre estará aberta! Suba a escada vertical na torre e abra o baú para encontrar o Conjunto de Equipamentos: Bruxa da Neve, composto pelo Chapéu de Bruxa da Neve, o Robe de Bruxa da Neve e a Saia de Bruxa da Neve. Suba até o topo da torre e verá um portal, use-o.

Rio Ainsel, Principal

Estará em um local diferenciado e antigamente inacessível do Rio Ainsel. Siga o córrego para o sul e pegue a Ranni Miniatura no caixão aberto. Continue ao sul e ative o Local de Graça: Rio Ainsel, Principal. Descanse nesse local de graça, e aparecerá a opção de conversar com a Ranni em miniatura. A boneca não falará nada a princípio… Tente novamente falar com ela, repetidas vezes, até que ela responda. A Ranni foi aparentemente transformada nessa boneca! Ela pede nossa ajuda mais uma vez: ela quer que a gente elimine as Sombras Malignas dessa terra, para podermos trazê-la de volta. Bem, parece um objetivo difícil, porém pelo menos é simples.

Continue seguindo para o sul e mate os homens de barro. Siga em frente e entrará nos Restos da Dinastia Uhl. Será logo atacado por uma Estrela Malformada. Avance com cuidado, se escondendo atrás de cada pedaço de ruínas pelo caminho. Quando puder chegar perto, vá até a Estrela Malformada e acabe com ela para receber uma Pedra de Forja Sombria. Vá para o lado nordeste da sala e pegue Runa Dourada e Fragmento de Osso Humano nos corpos. Vá para sudoeste e pegue uma Pedra de Forja, e mais uma Runa Dourada do outro lado da parede. Siga o córrego na direção sudeste, e mate a Miranda, depois pegue uma Chave de Espada de Pedra no local. Continue seguindo até a cachoeira, mas cuidado para não cair. Mate os homens de barro e pegue, bem na beirada da cachoeira, a Invocação: Cinzas de Homem de Barro. Volte para onde estava a Estrela Malformada e siga para sudoeste, matando os homens de barro pelo caminho. Vá seguindo o fluxo da água pelo túnel. Mate as formigas gigantes pelo caminho e pegue Bolus Estimulantes. Siga em frente até as pilhas de corpos, e encontrará duas variantes das formigas gigantes: a vespa gigante, cuja única diferença é que ela é capaz de voar, e uma versão da formiga gigante com uma carapaça dura na cabeça. Ataque-a por trás para causar maior dano. De resto, são simples. Pegue 2 Sebos de Escudo e 8 Runas Douradas no local, e então veja que há uma bifurcação. Siga primeiro pelo túnel escuro a sudoeste, e ao final, verá um novo inimigo: donzelas da noite. Vire à direita e siga até o final, então caia na plataforma mais abaixo. Continue seguindo rente as pedras até chegar às colunas de pedra. Abra o baú e pegue a Arma: Asa de Astel. Volte para o leste e suba as pedras rente à parede. Ao final do caminho, pegue a Pedra de Forja Sombria. Volte e desça pelo túnel escuro do qual veio, voltando até a bifurcação. Desta vez, siga para noroeste. Passe pela porta aberta no final da descida e entrará na Cidade Eterna de Nokstella.

Nokstella, Cidade Eterna

Desça a a escada vertical ao lado e ative o Local de Graça Nokstella, Cidade Eterna. Dê a volta no muro ao lado e pegue 3 Sebos Mágicos no corpo. Siga para o norte e verá uma escada. Suba o primeiro lance de escadas e vire à esquerda. Entre na porta aberta e mate a donzela da noite, então abra o baú para pegar o Escudo: Chapa de Crânio de Formiga. Saia e continue subindo a escada, matando a donzela da noite e as lágrimas prateadas eletrificadas. No topo das escadas, vire à esquerda e siga para oeste até o final da sacada, dando a volta no prédio, para pegar a Invocação: Cinzas de Arqueiro. Volte para a escada e siga a sudeste. Entre na sala e encontrará algumas lágrimas prateadas com escudo. Terá que atacar pelas costas, só tome cuidado pois são muitos. Ao acabar com eles, abra o baú e pegará o Sino: Catador de Lírio-do-Vale Fantasma. Volte para a escada e siga ao norte pelo corredor. Mate a lágrima prateada no teto e pegue a Runa Dourada no corpo. Pule a janela à esquerda com cuidado, e mate mais uma lágrima prateada com escudo no teto, depois abra o baú e pegue a Pedra de Forja Sombria. Volte ao corredor, siga e pegue a Runa Dourada. Suba a escada e verá uma bifurcação.

Siga para oeste primeiro, e vire à esquerda. Use uma Chave de Espada de Pedra no mecanismo para abrir a passagem, entre, mate as duas donzelas da noite dentro da sala e abra o baú ao centro para pegar a Invocação: Marionetes de Donzelas da Noite e Espadachim. Volte para a bifurcação e atravesse a ponte ao norte. Será atacado por outra lágrima prateada em forma de bola de ferro, mate-a e ganhará uma Lágrima Larval. Siga a ponte e pegue uma Runa Dourada. Do outro lado da ponte, vire à direita e aproxime-se da porta à esquerda. Há outra lágrima prateada em forma de bola de ferro em cima da porta, só esperando para te pegar desprevenido. Mate-a primeiro, e depois entre e abra o baú para pegar o Lírio-do-Vale Fantasma Grande. Saia, siga para noroeste e suba a escada, pegando uma Runa Dourada no caminho. No topo da escada, vá primeiro para o leste e vire à esquerda para pegar uma Pedra de Forja. Volte, siga em frente e entre na porta da direita. Há mais uma lágrima prateada em forma de bola de ferro no telhado, junto de vários lágrimas prateadas eletrificadas. Mate todos e pegue a Lágrima Larval, depois abra o baú do outro lado da sala e pegue a Pedra de Forja Sombria. Saia pela porta oeste e comece a subir a escadaria, matando o escaravelho na escadaria para conseguir uma Pedra de Forja Sombria. No topo da escadaria, entre na porta aberta e será atacado por duas lágrimas prateadas que virarão seres humanos. Invoque a sua cópia também, para igualar o número de lutadores, e acabe com eles à distância. Depois mate a donzela da noite e entre na construção adiante. Abra o baú e pegue o Talismã: Lua de Nokstella, um excelente talismã que concede mais dois espaços de memória quando equipado! Se precisar de mais feitiços, equipe-o, mas eu não o usarei, já tenho o suficiente. Saia pela porta sul do local, e verá uma construção com um elevador. Desça pelo elevador e estará em uma parte elevada com uma árvore dourada contendo a Semente Dourada #25 no local. Agora poderemos aumentar nossa quantidade de frascos curativos para 13! Eu aconselho a manter 6 frascos de cura de vida e 7 frascos de cura de mana.

Faça o caminho de volta até a primeira escada que subiu, lá perto do local de graça. Desça a escada e continue seguindo para noroeste. Verá uma cavaleira nox montada em uma formiga gigante pelo córrego, uma combinação estranha. Como todo inimigo montado, mate a montaria primeiro. Na margem norte do córrego, mate as donzelas da noite perto das ruínas e entre para pegar Pedra de Forja e Sebo Sagrado com Cordão. Vá para o norte até o precipício e siga para a esquerda, acompanhando a beirada, até o final, para encontrar 3 Cascas de Lágrima Prateada no corpo. Volte, siga para o oeste e vire à direita. Mate as lesmas e pegue o Orvalho Celestial. Volte e continue indo para o oeste, junto à parede. Mate as lesmas e pegue Pedra de Forja no corpo, tomando cuidado com mais lesmas nas paredes. Volte para a água e atravesse para a margem sul do córrego, suba a escada e siga o corredor. Mate a cavaleira nox pelo caminho e abra o baú ao final para pegar um Lírio-do-Vale Fantasma. Volte para a água e siga o córrego para oeste. Terá de passar por várias lágrimas prateadas eletrificadas, algumas delas com escudo, e por uma cavaleira nox montada em uma formiga gigante. Pegue uma Runa Dourada no corpo nas pedras e continue seguindo para oeste, então vire para o sul. Cuidado com as lágrimas prateadas eletrificadas no local, algumas delas estarão à espreita no teto. Pegue a Pedra de Forja na beira do penhasco, volte e siga para a margem norte do rio. Vá até o precipício ao norte e siga para a esquerda, matando as formigas gigantes no local. Pegue a Chave de Espada de Pedra e volte. Vá seguindo o rio a oeste, até a cachoeira ao final, mate as lágrimas prateadas eletrificadas embaixo da construção e pegue o Orvalho Celestial no corpo. Bem, isso é tudo. Volte um pouco para nordeste e entre na construção para encontrar um elevador. Desça por ele.

Nokstella Ponta Sul

Já sairá do lado de um local de graça, ative o Local de Graça: Nokstella Ponta Sul. Descanse no local de graça e converse com a Ranni. Ela revelará um pouco mais sobre si: Ranni é uma semideusa, assim como a Malenia e a Miquella, e destinada a virar uma futura deusa, a ser escolhida pelo Dois Dedos. Blaidd foi um presente de Dois Dedos, um servo fiel que jamais lhe questionaria. Porém, ela não quis seguir esse caminho, e se voltou contra o Dois Dedos. Em sua luta contra os Dois Dedos, ela foi amaldiçoada, e agora os assassinos pessoais dos Dois Dedos, as Sombras Malignas, estão vindo atrás dela. Blaidd e Iji permaneceram fiéis, mas até quando? Bem, vamos em frente. Vá para o sul e entre no túnel, mate os basiliscos e pegue Pedra de Forja e depois mais Pedra de Forja nos corpos.

Do outro lado do túnel, será invadido pela Sombra Maligna. Não é um inimigo muito difícil, se ficar utilizando feitiços de perseguição contra ele e indo para trás, poderá matá-lo antes que ele chegue perto de você, até porque há bastante espaço aqui. Após matar a Sombra Maligna, Ranni agradecerá pela ajuda que fornecemos e dirá que agora ela pode se sentir mais livre para cumprir seu objetivo: enfrentar os Dois Dedos. Ela nos dará a Chave do Palácio Descartada. Siga para o canto sudeste, entre na construção e desça o elevador.

Margem do Lago da Podridão

Sairá bem perto do Local de Graça: Margem do Lago da Podridão. Ative-o e, antes de continuarmos, vamos fazer uma coisa importante primeiro.

Volte para a Grande Biblioteca de Raya Lucaria, aquela sala dentro da Academia de Raya Lucaria onde fica a Rennala. Mas não viemos aqui fazer renascimento, desta vez. Vê o baú no lado norte? Abra-o com a Chave do Palácio Descartada que a Ranni te deu, e pegue o Anel da Lua Sombria. Esse item será importante para o seguimento da sidequest da Ranni.

Agora sim, volte para a Margem do Lago da Podridão. Olhe em volta para ver o quanto essa área é desagradável. O mar de podridão é extremamente prejudicial, e não poderemos usar o Torrente para evitar o dano. Teremos de andar no lago de podridão, e portanto, estaremos sempre sendo infectados com podridão escarlate, perdendo vida constantemente. Trate-se de equipar o encantamento Chama, Limpe-Me, pois ele será nosso grande amigo aqui. Desça ao sul até a margem e pegue o Mapa: Lago da Podridão no corpo. Vamos explorar ao redor. Se olhar para o norte, verá um item na árvore podre perto das rochas pelo qual desceu, vá e pegue Borboleta Latente. Continue indo para o norte do local e chegará a uma pequena área segura com um corpo contendo uma Pedra de Forja Sombria. Volte ao local de graça por fast travel.

Corra para sudoeste, até a plataforma, pressione o botão e cure-se da podridão escarlate. Irá fazer surgir uma plataforma de pedra em que poderemos seguir por cima do pântano podre. Pegue o Sebo de Podridão ao lado e siga por essa plataforma, matando os basiliscos que subirem. Se olhar para o oeste, verá um corpo com um item nessa direção, corra até ele e pegue 10 Setas da Chave Negra. Há outro corpo a noroeste, em uma parte segura, contendo uma Pedra de Forja Sombria. Volte ao local de graça mais uma vez, por fast travel.

Volte para a plataforma de pedra que ergueu. Ao final da plataforma, olhe para sudoeste e verá mais uma plataforma com botão. Corra até lá, cure-se da podridão escarlate e aperte o botão. Não haverá mais uma plataforma grande, e sim pequenos fragmentos. Siga para o leste e suba na plataforma. Daqui, siga para o sul, pegue a Pedra do Aquecimento no caminho e suba na outra plataforma. Será atacado por diversos basiliscos aqui, a melhor coisa que pode fazer é correr para o sul para a outra plataforma, que é maior. Cure a podridão escarlate e mate os basiliscos. Usaremos essa plataforma com uma pilastra quebrada como referência para podermos nos achar melhor. Há dois caminhos que podemos seguir, um para sudoeste e outro para o leste. Vá primeiro para o leste, e corra até a plataforma a sudeste. Daqui, olhando para o sul, perceberá três itens. Mas não será tão simples pegá-los.

Assim que chegar perto dos itens, será atacado pelo Soldado da Linhagem do Dragão! Já enfrentou esse inimigo antes, sabe como ele ataca. Ele apenas é perigoso de perto, e de frente. Pois bem, nosso maior inimigo aqui será o pântano de podridão, e não ele. Corra direto na direção leste, para a plataforma mais ao longe, que tem um botão. Pressione o botão, e irá erguer diversas plataformas de pedra perto do chefão, possibilitando um combate justo! Cure-se da podridão escarlate e invoque a sua cópia para distraí-lo, enquanto fica em uma das plataformas soltando feitiços nele. Como sua cópia não sofre efeitos da podridão escarlate, ela será nossa principal aliada. Caso ele venha na sua direção, corra para outra plataforma. Fique sempre sobre uma plataforma, soltando feitiços nele enquanto ele estiver distraído com a cópia, e correndo quando ele vier em sua direção. Se ainda precisar de dicas, assista o vídeo com dicas abaixo. Ao matá-lo, conseguirá a Arma: Lâmina de Escama de Dragão.

Agora sim, volte para a plataforma a sudeste e pegue os três itens: 2 Runas Dourada e um Fígado Desidratado à Prova de Eletricidade. Volte para o leste, até a plataforma com botão. Há um caminho que segue para o norte e outro que segue para o sul, vá para o sul primeiro, até algumas ruínas. Ignore a área fechada, só tem basiliscos lá dentro, e siga para o sul. Mate os basiliscos e suba na pilastra tombada para pegar Pedra de Forja Sombria. Vá para sudoeste e suba a outra pilastra tombada. No alto da plataforma, pule para o muro de pedra e de lá poderá pular para o alto de uma pilastra e pegar a Coroa de Cogumelo. É só isso nessa área, volte para o norte até a plataforma que tinha o botão. Daqui, continue indo para o norte, de plataforma em plataforma, até chegar em uma plataforma com um corpo. Mate os basiliscos que aparecem e pegue a Runa Dourada. Daqui, olhe para o oeste e verá um seguidor ancestral andando tranquilamente pelo pântano de podridão. Se for até ele e matá-lo, receberá o Talismã: Amuleto de Chifre Imunizante +1, que aumenta bastante a nossa imunidade geral. Siga direto para o norte, por um longo trajeto no pântano de podridão (vá se curando, de tempos em tempos), até chegar a uma ruína do lado direito, perto da parede de rochas. Aqui, mate mais basiliscos e pegue uma Pedra de Forja Sombria. Já exploramos tudo o que tínhamos a explorar aqui, então volte ao local de graça por fast travel.

Recupere suas forças e seus frascos, e volte até aquela plataforma com uma pilastra quebrada. Desta vez, siga para sudoeste, para a plataforma com botão. Pressione o botão, e irá erguer uma série de plataformas ao lado, só que em um nível alto demais para acessarmos daqui. Não tem problema, corra na direção sudoeste, por um longo trecho de podridão escarlate (cure-se no caminho), e chegará a mais um local com botão. Pressione o botão e erguerá essa plataforma ao ponto mais alto. Siga para o norte, pelo corredor, e aparecerá um Lorde de Alabastro. Acabe com ele usando feitiços, e conseguirá a Arma: Espada do Lorde de Alabastro. Vá até o canto nordeste desta plataforma suspensa e pegue uma Pedra de Forja Sombria. Volte para onde apertou o botão e desça a escada vertical. Desça a plataforma até o pântano de podridão e mate o escaravelho para conseguir uma Pedra de Forja Sombria. Desça ao pântano e corra na direção oeste. Verá uma imensa estrutura segura à sua esquerda, suba e cure a podridão escarlate. Ignore o córrego por enquanto, vá para oeste e pegue o Bolus da Preservação no corpo. Vá para a plataforma ao norte, e então siga para a plataforma a oeste, lá no final, para encontrar um baú contendo o Livro de Receitas: Guerreiro Nômade. Volte àquela estrutura enorme, e da margem leste do córrego, siga para o sul até ver uma escada. Desça e verá um local de graça.

Grande Claustro

Ative o Local de Graça: Grande Claustro. Vá para oeste e desça a escada. Vá até o final da plataforma e pule para o parapeito. Pule o buraco no parapeito e siga o parapeito até o final para pegar uma Runa Dourada. Volte para o buraco no parapeito e caia por ele para outro parapeito abaixo. Siga o parapeito e desça em outro parapeito mais abaixo. Desça mais uma vez, e desça até o chão. Chegando ao chão, vá para o leste, matando os companheiros da decadência pelo caminho. Pegue a Runa Dourada no corpo no lado sul do córrego de podridão. Continue indo para leste e vire para o norte. Mate o companheiro da decadência e depois olhe com atenção para o norte para ver dois itens perto da cachoeira. Parece simples, não?

Aproxime-se dos itens, e aparecerá o Espírito de Árvore Inflamada. Já o enfrentou diversas vezes, então sabe como é. Infelizmente, não poderá invocar uma cópia para te ajudar aqui. A primeira coisa que você quer fazer é correr de volta para onde veio, e subir as pilastras caídas. De lá de cima, ficará imune a diversos golpes desse Espírito, como a cuspida de lava e o agarrão, mas não todos. Você ainda poderá tomar dano do golpe de rabada e da explosão de fogo que ele faz depois que perde metade da vida. Quando ele for dar a rabada, erga o escudo para mitigar o dano, e quando ele for se explodir, saia correndo e depois volte para a pilastra quebrada. Ainda será vantajoso lutar de lá de cima, apenas soltando feitiços e tomando cuidado com os golpes. Melhor do que no chão, pelo menos. Mantenha-se firme, e conseguirá derrotá-lo com paciência, conseguindo a Semente Dourada #26. Só mais quatro e poderemos aumentar a nossa quantidade de frascos curativos para 14!

Agora, pode pegar os dois itens na cachoeira: 2 Pedras de Forja. Siga para o oeste e mate todos os companheiros da decadência de costas para você. Pegue 8 Adagas em Leque e uma Pedra de Forja nos corpos. Suba a escadaria a oeste e entre na construção para encontrar um baú de tesouro contendo a Arma: Ferrão de Escorpião. Saia da construção e olhe para o sul. Verá alguns caixões na beira de uma cachoeira de podridão. Cheque o caixão aberto, e você entrará no caixão, seguindo cachoeira abaixo. Suicídio? Não, apenas um meio de transporte. Irá parar em uma outra área completamente diferente.

Astel, Filho Natural da Escuridão

Siga o norte, e verá uma imensa névoa amarela. Respire fundo e entre.

Irá enfrentar Astel, Filho Natural da Escuridão. É apenas uma versão gigantesca daquelas Estrelas Malformadas que enfrentamos diversas vezes. Um grande feiticeiro da gravidade, Astel irá lançar meteoros em você constantemente, e tentar se teleportar para perto de você. Ele não é muito difícil, se conhecer seus golpes. Invoque a sua cópia para distraí-lo, e não fique perto dele, e nem defronte. Fique a meia distância e procure ficar mais para o lado. Ele tentará te acertar com sua cauda, e te atrair para perto, e também se teleportar pela área, tome cuidado para que ele não te atinja. Não permita que ele encoste em você. Solte feitiços o tempo todo, sem chegar perto. Ele é fraco contra golpes físicos, porém causa muito dano com seus poderes de perto, sendo uma má ideia. Ao derrotá-lo, receberá a Lembrança: Bastardo e irá liberar um troféu:

Astel, Filho Natural da Escuridão

Esse troféu será liberado quando derrotar Astel, Filho Natural da Escuridão.

Se ainda precisar de ajuda para encontrá-lo ou enfrentá-lo, assista o vídeo explicativo abaixo:

Vá para o norte do local, e ative o Local de Graça: Astel, Filho Natural da Escuridão. Caso queira voltar para a Mesa Redonda e trocar a Lembrança do Bastardo, ela nos permite pegar a Arma: Estrelas do Bastardo ou a Cinza da Guerra: Ondas de Trevas. Não precisamos de nenhum desses itens, então pode pegar aquele que preferir, mas saiba que eu não conselho a duplicar a lembrança para pegar os dois.

Siga pelo túnel ao norte daqui. Esse local estava protegido por um selo mágico, mas se seguiu nosso guia e foi buscar o Anel da Lua Sombria, a passagem estará aberta. Ao final do túnel, suba o elevador.

Altar do Luar

Abra o mapa, e olhe só onde viemos parar! Estamos na área sudoeste de Liurnia dos Lagos, mas na parte superior, uma área até então inacessível! Siga em frente e ative o Local de Graça: Altar do Luar. Monte no Torrente e siga a estradinha de terra na direção nordeste para reencontrarmos um velho inimigo.

Siga em frente e aparecerá o Dragão Pedrilhante Adula, aquele dragão que vimos lá em Três Irmãs, perto da Torre Pedrilhante de Ranni, e então ele saiu correndo quando tiramos metade da vida dele. Pois é, ele está de volta, e desta vez pra valer. Lutar contra esse dragão será muito fácil, pois temos amplo espaço de movimentação, podemos montar no Torrente e contamos com uma cópia nossa distraindo o dragão. Chame a sua cópia e cavalgue para baixo do dragão. Você pode soltar feitiços nele, mas ele é bem resistente a feitiços, então talvez seja melhor usar golpes físicos nas patas dele. Golpes especiais da postura da Espada da Noite e da Chama causarão um bom dano. Desvie de seus ataques e, quando ele voar para longe, siga-o até acabar com ele. Ao derrotá-lo, conseguirá 3 Corações de Dragão e o Feitiço: Lâmina Lunar de Adula.

Volte para a Catedral da Comunhão do Dragão. Se veio seguindo o guia e pegando todos os Corações de Dragão até aqui, terá o suficiente para adquirir todos os poderes de dragão deste altar. Não usaremos nenhum, pelo menos eu mesmo não os usei, com exceção do Sopro Podre no Radahn, mas quem tiver uma build baseada na Fé e Arcano terá um baita arsenal.

Volte para o Altar do Luar e siga para o norte para encontrar as Ruínas do Povo Lunar. Aparecerão diversos feiticeiros aqui, tome cuidado. Suba as escadas e vire à esquerda para pegar um Arco de Runa e uma Runa Dourada. Vá para o norte, para o final da colina, e pegue Sebo Mágico. Do lado leste das ruínas, ainda no ponto mais alto, role próximo às paredes ao leste e encontrará uma entrada secreta de uma tumba subterrânea. Desça e abra o baú para encontrar uma Pedra de Forja Sombria. Volte para a estradinha de terra e siga-a para nordeste até encontrar a Catedral de Manus Celes.

Catedral de Manus Celes

Entre e ative o Local de Graça: Catedral de Manus Celes. Explore o local e encontrará um total de 10 Fragmentos de Luz Estelar, e mais um Fragmento de Luz Estelar diante do astrolábio de pedra ao norte do local. Siga para o sul e verá uma cratera enorme, desça por essa cratera, de pedra em pedra, até o final. Siga pelo túnel, e encontrará o corpo vazio de Ranni. Aproxime-se dela e coloque o Anel da Lua Sombria na mão dela, trazendo-a de volta à sua forma original. Fale com ela e ela dirá para a encontrarmos novamente depois que cumprirmos a nossa tarefa. Oficialmente, a sidequest de Ranni chegou ao fim. Ufa! Bem, ela sumirá e deixará a Arma: Espada Grande da Lua Sombria, a arma que é, na minha humilde opinião, a melhor arma do jogo para feiticeiros! Essa arma é sensacional e extremamente poderosa, eu a usei até o final do jogo.

Antes de seguirmos em frente, vamos refletir sobre qual arma usar. A Espada Grande da Lua Sombria é uma das melhores espadas de todo o jogo para quem é feiticeiro, rivalizando apenas talvez com a Espada da Noite e da Chama, que estamos usando há bastante tempo. As vantagens da Espada da Noite e da Chama é que ela causa dano de fogo também, o que pode ser útil, e seus poderes de postura são muito bons. Já a Espada Grande da Lua Sombria possui maior afinidade mágica, o que lhe permitirá causar maior dano de modo geral em seus inimigos, ela causa sono pesado com seus golpes e o poder dela também é muito bom. Eu recomendo usar a Espada Grande da Lua Sombria, nem que seja apenas para testar seu poder.

O uso da Espada Grande da Lua exige 16 de força, mas se usarmos o renascimento, podemos tirar os pontos sobressalentes que colocamos em Fé por causa da Espada da Noite e da Chama. Também poderemos parar de usar o talismã Herança de Dois Dedos, que só usamos para poder usar a Espada da Noite e da Chama. Somando todos os prós e contras, eu aconselho a trocarmos a Espada da Noite e da Lua pela excelente Espada Grande da Lua Sombria.

Primeiramente, vamos mudar os nossos atributos. Volte até a Rennala e vamos renascer mais uma vez. Eu irei para a seguinte configuração (tendo como base o nível 80 cravado): 40 pontos em Vitalidade, 19 pontos em Mente, 25 pontos em Fortitude, 11 pontos em Força, 12 pontos em Destreza, 34 pontos em Inteligência, 9 pontos em Fé e 9 pontos em Arcano. Agora, equipe o Selo da Ferida de Radagon, o Selo da Cicatriz de Marika e a Coroa Pedrilhante de Sábio Gêmeo. Ficará com a configuração final de 45 pontos em Vitalidade, 22 pontos em Mente, 30 pontos em Fortitude, 16 pontos em Força, 17 pontos em Destreza, 43 pontos em Inteligência, 12 pontos em Fé e 12 pontos em Arcano. Com essa configuração, podemos equipar a Espada Grande da Lua Sombria, e ainda poderemos usar o catalisador Selo da Marca de Guerra e o encantamento Chama, Limpe-me quando for necessário. No espaço sobressalente de talismãs, equipe o Amuleto de Arsenal +1. Isso irá compensar o peso bem superior da espada nova, e ainda nos dará uma margem confortável de peso de equipamento que nos permitirá usar roupas bem pesadas e protetivas sem ficarmos lentos. Só para comparação, eu estou usando a Coroa Pedrilhante de Sábio Gêmeo e o conjunto de armadura de Radahn, um dos conjuntos mais pesados que encontramos até aqui, e ainda não estou lento.

Agora, volte para a Mesa Redonda e fortaleça a Espada Grande da Lua Sombria até o máximo. Deverá ter Pedras de Forja Sombria o suficiente para elevá-la até o nível +9, que é um antes do máximo possível. Nesse nível, ela será um monstro de força. Aproveitando que está aqui, fortaleça também a sua cópia ao nível máximo, que é +10, se não fez isso antes, e teremos a arma mais forte e a invocação mais forte do jogo no nível mais alto possível. E já que estamos aqui, entregue o Sino do Catador de Lírio Fantasma para as Gêmeas Idosas, permitindo novos itens para compra.

Agora, vamos ver o que essa belezinha é capaz de fazer! Perceba que os golpes dela são mais lentos e pesados do que a Espada da Noite e da Chama. Quando está apenas na mão direita, seus golpes são horizontais e em arco, perfeitos para atingir vários inimigos na sua frente. Quando a empunha com as duas mãos, seus golpes viram verticais, perfeitos para causar dano pesado a um inimigo só, como um chefe. Aperte L2 e, ao custo de um pouco de mana, irá banhar a espada em luz da lua sombria, deixando-a ainda mais forte e com efeito de gelo. Como se isso não fosse o bastante, enquanto ela estiver banhada de luz da lua sombria, pode apertar R2 e causar a Explosão de Luar, um golpe forte de média distância que causa uma forte quebra de postura no oponente, e sem custo adicional de mana. A Explosão de Luar é perfeita para enfrentar inimigos fortes, como cavaleiros, exatamente o que começaremos a enfrentar com certa frequência de agora em diante. É ou não é uma maravilha de arma?

Outra coisa: dependendo do seu estilo de jogo, pode ser preferível usar o poder da Espada do que o poder do escudo. A menos que goste muito de alguma habilidade de escudo, vá até o local de graça e tire a habilidade do seu escudo, deixando Nenhuma Habilidade. Assim, mesmo que use um escudo na mão esquerda, poderá banhar a espada de lua sombria pressionando L2, pois não terá uma habilidade no escudo equipado.

Volte para o local de graça Câmara da Ranni. Descanse no local de graça e fale com a Ranni pelo menu. Ela falará um pouco sobre como será a ordem dela, caso se torne uma deusa. Desça e saia da Torre Pedrilhante de Ranni e encontrará o Blaidd na escadaria, mas ele não estará nada amistoso. Irá enfrentar Blaidd, o Meio-Lobo. Sim, nosso parceiro Blaidd está totalmente fora de controle, e teremos de matá-lo. É um belo teste para nossa nova arma! Antes da luta, banhe a espada com luar sombrio, então comece a luta com um ataque furtivo por trás, e depois tome muito cuidado. Blaidd possui golpes muito fortes, capazes de nos matar com apenas um ou dois acertos em cheio. Aconselho a lutar com escudo e manter o escudo erguido sempre, mas se for confiante na esquiva, pode lutar sem escudo com a arma nas duas mãos. Aproveite seus golpes mais demorados para conseguir lançar a Explosão de Luar, causando um bom dano à meia distância. Só não se esqueça de desviar dos golpes dele. Caso ainda esteja difícil, é só montar no Torrente e ficar soltando feitiços de perseguição nele. Ao derrotá-lo, conseguirá a Arma: Espada Grande Real e o Conjunto de Equipamentos: Blaidd, composto pela Armadura de Blaidd, as Manoplas de Blaidd e as Grevas de Blaidd.

Agora, volte para a Estrada para a Mansão e fale com o Conselheiro de Guerra Iji pela última vez. Comunique a ele a morte de Blaidd, e ele dirá que errou seu julgamento quanto a Blaidd. Blaidd foi consumido pela loucura, jurado de morte pelo Dois Dedos, e mesmo assim, ele foi fiel à Lady Ranni até o final. Agora, descanse no local de graça ao lado, e verá que algo muito triste aconteceu. Várias Sombras Malignas apareceram e mataram o Conselheiro de Guerra Iji. Vá até a forja em que ele trabalhava e pegue o Sino: Iji e o Elmo de Espelho de Iji. Entregue esse sino para as Gêmeas Idosas lá em Mesa Redonda e poderá comprar com elas todos os itens que Iji vendia.

Volte ao local de graça Altar do Luar e vamos em frente. Desta vez, siga a estradinha de terra que segue para o leste, até as Ruínas da Regência Lunar, onde será atacado por um Espectro. Invoque a sua cópia para distraí-lo enquanto fica de longe soltando feitiços e montado no Torrente. Após matar o Espectro, mate também as aparições que apareceram pelo local. Da entrada das Ruínas, vire à esquerda e pegue 5 Vaga-lumes Pedrilhantes no corpo. Depois vá para a direita e pegue a Runa Dourada. A nordeste daqui, verá um mecanismo que exige uma Chave de Espada de Pedra. Role ao lado dele para fazer aparecer a entrada da tumba subterrânea, acione o mecanismo e desça. Abra o baú e pegará o Talismã: Medalhão de Âmbar Cerúleo +2, que aumenta bastante a quantidade total de mana do portador. Siga a estrada para o leste, e encontrará uma bifurcação no caminho. Ao leste da bifurcação, há mais uma parte das ruínas, e aqui encontrará mais um Espectro. Mate-o e vá até a parte nordeste das ruínas, onde poderá rolar e encontrar mais um túnel secreto que leva a uma tumba subterrânea. Desça e abra o baú para conseguir uma Pedra de forja Sombria. Siga para o leste, na bifurcação da estrada de terra. A estrada fará uma curva e descerá para o oeste. Continue indo para o oeste e verá uma bifurcação no caminho, entre o sul e o oeste. Siga para o sul primeiro.

Altar Sul

Ative o Local de Graça: Altar Sul adiante. Estará diante da Torre Pedrilhante de Chelona, mas, como em todas as outras torres, teremos primeiro de encontrar as três tartarugas que servirão de chave. Lá vamos nós… Comece indo até a ponta sudoeste do local, perto do precipício. Olhe para baixo, e encontrará a Tartaruga #1 agarrada à pedra penhasco abaixo, derrube-a com magia. Siga para o norte, de volta para a bifurcação, e volte para o leste. Siga para o leste, passando pelas lesmas e lobos pelo caminho. Acompanhe o penhasco ao sul enquanto vai para o leste. Há uma parte que não dá para acessar por baixo, você precisará subir e descer por cima. Caso não entenda onde estou falando, abra o mapa. Fica mais ou menos ao sul das Ruínas da Regência Lunar no mapa, bem perto do penhasco ao sul. Nessa parte elevada, encontrará a Tartaruga #2.

Volte ao local de graça Altar Sul, siga para o norte até a bifurcação e siga para oeste. Vá seguindo a estrada, para oeste e então norte. Quando subir um pouco a colina, olhe para sudeste, e verá um campo aberto com três construções. Aproxime-se e aparecerá um Lobo Vermelho. Já está acostumado a enfrentá-los, então acabe com ele. Monte no Torrente e use a sua velocidade para causar dano no lobo com feitiços enquanto se mantém afastado. Caso queira chegar perto, também poderá causar um bom dano com a espada. Enfim, após acabar com ele, pegue 3 Pedras de Forja, cada uma em uma das três construções do local. Continue a estrada para o norte, e encontrará Cristalianos. Eles viraram inimigos comuns, mas para a nossa sorte, podem ser facilmente ignorados. Ignore-os e continue cavalgando para o norte. No canto noroeste do local, encontrará o Cárcere Perpétuo da Lâmina Longa. Você não irá querer enfrentar esse inimigo no momento, ele é muito forte para nosso nível atual, pelo menos eu achei. Só viemos aqui para marcar esse local no mapa mesmo, voltaremos mais tarde quando estivermos mais fortes. A sudeste desse cárcere, verá uma fonte espiritual, e se olhar para cima, verá a Tartaruga #3 voando no ar! Pule pela fonte espiritual, e então atinja a tartaruga para derrotá-la e liberar a entrada na Torre Pedrilhante de Chelona. Só para constar, se seguir a estrada a sudeste daqui do cárcere, encontrará dois dragões dormindo. Você não quer acordá-los, lembre-se de nunca passar por aqui. Não compensa, eles são muito fortes e a recompensa não vale a pena. Enfrente-os se quiser o desafio, mas não há qualquer serventia, deixe-os em paz.

Volte para a Torre Pedrilhante de Chelona e entre. Não há muito segredo, suba as escadas, suba o elevador e vá até o topo da torre para encontrar um baú contendo o Feitiço: Lua Sombria de Ranni. Mais um feitiço bem poderoso, só que ele exige 68 pontos em Inteligência, e não estamos nem perto disso no momento. É só isso o que tem aqui.

E encerramos essa área. Mais uma área opcional completamente explorada. Mas ainda não acabou, há mais uma área opcional para completarmos! Volte para o local de graça Lago da Grande Cachoeira, que fica lá no Aqueduto de Siofra. Essa é a área em que enfrentamos a dupla de Gárgulas Valentes. Repare que o sinal da graça aponta para o norte. Siga para o norte, e verá um caixão aberto. Interaja com o caixão para entrar nele, sendo então transportado para outro ambiente, chamado de Abismos da Raiz Profunda.

Topo da Grande Cachoeira

Vá para o sul e ative o Local de Graça: Topo da Grande Cachoeira. A sudeste daqui, já terá um chefe.

Terá de enfrentar um Avatar da Térvore, um inimigo comum que já enfrentou diversas vezes no passado. Já conhece o inimigo e seus golpes, monte no Torrente e fique soltando feitiços de longe. Não poderá invocar a sua cópia para essa batalha, mas nem será necessário. Mantenha distância e acabe com ele e receberá a Arma: Cajado do Avatar. Apesar de ter nome de cajado, trata-se de uma arma de impacto.

Após derrotar o chefe, siga para sudeste e suba na parte alta. Mate as formigas gigantes e mate o escaravelho no local para conseguir a Cinza da Guerra: Terra Dourada. Siga para noroeste, ainda montado no Torrente, e verá algumas imensas raízes de árvore. Suba na raiz de árvore da direita mas dê meia-volta e siga para o nordeste. Use o pulo duplo do Torrente para alcançar a outra raiz gigante a sudeste, e pegue Pedra de Forja no corpo. Volte para a raiz anterior e siga-a para noroeste. Desça para outra raiz gigante mais abaixo, mate as vespas gigantes e vá seguindo para nordeste até a entrada de uma caverna. Aqui dentro, encontrará um bando de formigas gigantes, mate-as à distância, com feitiços. Percebe a formiga gigante com cauda? Destrua a cauda e conseguirá uma Runa de Numen e um Arco de Runa. Siga para o oeste e repare no monte de formigas gigantes lá embaixo. Mate todas as que puder daqui de cima, antes de descer. Cada formiga gigante com cauda lhe renderá uma Runa de Numen e um Arco de Runa, e há várias aqui embaixo. Pegue uma Pedra de Forja Sombria no corpo no canto nordeste e siga pelo túnel, matando mais formigas gigantes. Siga em frente até o final, e pegue o Encantamento: Estrelas Prístinas no corpo. Mate as vespas gigantes lá embaixo e então desça. Suba no tronco da árvore e cavalgue para o oeste. Chegando ao ligamento principal do tronco, siga primeiro para o sul, com muito cuidado, até o final do tronco, e pegue 3 Sebos Sagrados. Agora dê meia-volta e vá para o oeste até o final para pegar uma Pedra de Forja. Desça para a terra firme e vá para a parte mais ao sul desta plataforma. Siga o tronco para sudeste e pegue a Runa Dourada no corpo. Volte e siga para oeste, matando as várias vespas gigantes antes de pegar 3 Pedras de Aquecimento, uma Pedra de Forja e uma Runa Dourada. Siga reto na direção oeste até o penhasco e verá um local de graça.

Abismos da Raiz Profunda

Ative o Local de Graça: Abismos da Raiz Profunda e fale com a Leitora de Dedos que está aqui do lado. Siga para nordeste, acompanhando o penhasco. Siga para nordeste, e próximo às cachoeiras encontrará umas ruínas. Entre e mate todos os basiliscos lá dentro antes de pegar uma Pedra de Forja e um Arco de Runa. Seguindo a oeste daqui, perto das árvores, encontrará um corpo contendo Sebo de Ferida de Dragão. Há basiliscos nessa área e também um novo inimigo: a estátua de gárgula. Ela ganha vida e cospe fogo. Ao norte daqui, verá uma gazebo, entre e pegue o Mapa: Abismos da Raiz Profunda. A sudoeste do gazebo, pegue 5 Ossos de Fera Robusta. A nordeste do gazebo, há uma porta aberta, entre e mate mais uma estátua de gárgula antes de pegar a Cinza da Guerra: Corte de Vácuo. Saindo desta igreja, vire à direita e siga para noroeste. Mate os basiliscos e também o escaravelho para pegar uma Pedra de Forja Sombria. Siga para noroeste até uma beira de penhasco, então siga para o leste e mate as formigas gigantes. Há uma fonte espiritual aqui do lado, suba ao alto da construção e pegue 5 Folhas de Artéria no corpo. Desça para a parte um pouco mais abaixo a nordeste, com cuidado, e pegue uma Pedra de Forja no outro corpo. Desça ao chão e olhe para o noroeste. Verá mais uma tartaruga de pedra! Pois é, mas a corrupção fica no alto dela, e subir nela não será tão fácil quando enxergá-la de longe. Siga para o oeste, acompanhando o penhasco, e verá uma construção tombada, com uma Pedra de Forja em um corpo aqui no canto. Olhe para sudoeste e já verá um local de graça.

A Cidade Eterna Sem Nome

Ative o Local de Graça Cidade Eterna Sem Nome. A oeste deste local de graça, verá uma série de tumbas abertas. Ande pela área e pegue Borboleta Nascente, 2 Pedras de Forja, 5 Fragmentos de Osso Humano, Bolus de Clarificação e várias Runas Douradas. Olhe para o oeste, e na parte de baixo verá uma igreja com as portas abertas. Desça e entre na igreja, e encontrará alguns soldados fantasmas e um cavaleiro fantasma. Mate todos e pegue a Pedra de Forja Sombria. Saindo desta igreja, vire à direita e veja a fonte espiritual ao norte. Use a fonte espiritual para subir ao telhado da igreja do qual acabou de sair e pegue a Chave de Espada de Pedra. Desça no telhado baixo ao norte, e daqui pule na parte alta ao norte. Siga para o oeste e Irá enfrentar um inimigo poderoso.

Irá enfrentar o Cavaleiro do Crisol Siluria. Já enfrentou diversos outros Cavaleiros do Crisol antes, mas este será intensamente difícil. Invoque a sua cópia para distraí-lo enquanto solta feitiços de longe, e não terá muitos problemas. Você também pode usar a Explosão de Luar da sua espada. O problema será se ele vier em sua direção, pois o ataque de agarrão dele, ou o golpe que ele faz do ar, podem te matar com apenas um golpe. Não deixe que ele chegue perto de você, e, se puder lutar montado no Torrente, melhor ainda. Ao acabar com ele, receberá a Arma: Árvore de Siluria.

Entre na árvore oca que o cavaleiro do crisol estava protegendo e abra o baú para adquirir o Conjunto de Equipamentos: Árvore do Crisol, composto pelo Elmo de Árvore do Crisol, a Armadura de Árvore do Crisol, as Manoplas do Crisol e as Grevas do Crisol. Saia e siga para nordeste, matando os soldados fantasmas, e pegue a Runa Dourada. Haverá diversos galhos de árvores aqui. Antes de escolher um, siga para o norte pelo chão mesmo. Ande pelo galho à esquerda e pegue uma Runa Dourada ao final. Volte para o início dos galhos. Suba primeiro no da esquerda, que vai para o norte. Mate os basiliscos e o escaravelho para conseguir Pedra de Forja Sombria. Volte e siga pelo galho do meio, que vai para nordeste. Siga pelo galho menor à esquerda, que segue para baixo, e então olhe à direita para ver outro galho menor descendo. Mate o arqueiro fantasma, desça e pegue uma Pedra de Forja Sombria no corpo. Faça todo o caminho de volta para cima, e siga novamente pelo galho que segue para nordeste. Na bifurcação, vire à direita e siga pelo galho menor na direção leste, até conseguir pular no telhado da construção onde estava o arqueiro fantasma (se ainda estiver, mate-o) para pegar uma Pedra de Forja no local. Volte para o galho maior e siga para nordeste. Na divisão entre cima e baixo, siga primeiro por baixo e pegue uma Runa Dourada no galho que vai para leste. Volte e vá por cima, seguindo por esse galho na direção nordeste, até estar bem próximo do Mausoléu Andante. Sua missão é pular até lá, mas é claro que precisa esperar o momento certo e ter a certeza de que vai alcançar o mausoléu. Subindo no mausoléu, agora comece a golpear a corrupção branca que está aqui em cima dele. Após destruir boa parte da corrupção, o ser cairá e o Mausoléu #5 estará disponível. Este mausoléu é especial, sendo capaz de duplicar qualquer lembrança, incluindo a de semideuses, como por exemplo a de Radahn. Ela será muito útil no futuro, mas não duplique nenhuma lembrança aqui agora. Desça ao chão e cavalgue para o leste até o canto perto da cachoeira, onde encontrará 6 Setas Grandes de Relâmpago em um corpo. Se for cavalgando até a ponta norte do local, perto do precipício, encontrará a Invocação: Cinzas de Soldado do Mausoléu. Desça para o sudoeste, acompanhando a beira do penhasco, e pegue Pedra de Forja.

Agora volte para Cidade Eterna Sem Nome. Vá para leste e mate o cavaleiro fantasma rondando a área. Verá uma raiz gigante no local, e uma estátua de gárgula soltando fogo no alto da raiz. Mate-a e suba na raiz para pegar uma Runa Dourada. Vá pelo alto das raízes, seguindo para o norte e depois indo para sudoeste, até um corpo no final contendo uma Pedra de Forja. Suba pelo tronco para nordeste e mate a estátua de gárgula. Suba até a parte mais alta a nordeste, então dê meia-volta e siga para oeste até a construção contendo o Cajado: Cajado do Príncipe da Morte. Desça pelo tronco, vá para o sul até o outro tronco e siga para o leste. Encontrará mais estátuas de gárgula soltando fogo nas raízes. Pegue a Runa Dourada no caminho e siga para leste até o final do galho, para poder pegar outra Runa Dourada. Na volta, suba na construção e mate as estátuas de gárgulas. Depois volte e pule no galho que sobe para nordeste. Suba por esse galho e suba na construção, onde encontrará 3 Borboletas Nascentes em um corpo. Na ponta norte desse galho, olhe para baixo e verá uma plataforma com um local de graça.

Passagem nas Raízes

Desça e ative o Local de Graça: Passagem nas Raízes. Vê a entrada ao norte? Prepare-se e entre.

Trono do Príncipe da Morte

A arena a seguir estará vazia, a princípio. Siga para o nordeste, em direção ao imenso dragão ao fundo, mas não se preocupe: ele não será o chefão. Será atacado, na verdade, pelo Campeão de Fia. Ele é extremamente fraco. Você que sabe se vai pra cima dele com sua espada nova ou se vai usar feitiços, tanto faz. Acabando com ele, surgirá o Feiticeiro Rogier. Ele também não é forte, pelo menos não no nosso nível atual e com nossos equipamentos atuais. Acabe com ele também, e então surgirão três inimigos de uma só vez: dois Campeões de Fia e o Lionel, Coração de Leão. Mesmo no três contra um, eles não serão muito difíceis, mas só para garantir, invoque a sua cópia para ajudar. Deixe que a cópia distraia dois deles enquanto acaba com o terceiro. Use feitiços de perseguição para ficar mais fácil, e mantenha-se afastado dos inimigos. Assim que acabar com todos eles, receberá o Feitiço: Neblina da Fia.

Ative o Local de Graça: Trono do Príncipe da Morte. Fale com a Fia, sentada aqui perto, e ela perguntará se viemos aqui desafiá-la. Responda que não, e iremos abraçá-la. Ela nos contará que serve ao lorde Godwyn, e que ela pretende liderar a alma dos mortos. Ela procura pela marca que ficou perdida quando Godwyn morreu. Nós já temos a Marca Amaldiçoada da Morte, então dê a ela. Ela agradecerá a nossa ajuda em ressuscitarmos Godwyn, e nos dará a Bênção Radiante do Baldaquino. Descanse no local de graça e fale com a Fia novamente. Ela logo se deitará com o Godwyn e então terá um filho com ele. E esse filho é quem nos devemos transformar no próximo Lorde Prístino. Fale com ela até ela se despedir, então descanse mais uma vez no local de graça. Fia estará morta. Cheque o corpo dela e entrará em um sonho, um sonho de leito de morte. O nome não parece nada bom.

Irá enfrentar o Fortissax, o Dragão Lich. Mas não se preocupe: em nosso nível atual, ele está longe de ser nosso maior desafio. Seus ataques de raio lembram muito o Lansseax, que enfrentamos lá em Platô Altus, mas ele será mais forte. Com a espada equipada, invoque a sua cópia. Fazendo isso, a nossa cópia virá equipado com a espada, e focado em partir para cima do dragão. Enquanto ele distrai o dragão, equipe seu cajado e fique à distância soltando feitiços. Ele não é tão resistente a feitiços, e terá muita dificuldade em lidar com dos inimigos ao mesmo tempo. Se manter uma boa distância dele, ele nem conseguirá atingi-lo, só tome cuidado com seus ataques de raio. Ao derrotá-lo, receberá a Lembrança: Dragão Lich e liberará o troféu:

Fortissax, o Dragão Lich

Esse troféu será liberado quando derrotar Fortissax, o Dragão Lich.

De volta para Fia, cheque o corpo dela e receberá a Runa de Reparo do Príncipe da Morte. Esse item será muito importante no final do jogo, pois nos permitirá acessar um final secreto e especial. Descanse mais uma vez no local de graça, e verá o irmão de Darian, o D, do lado do corpo de Fia. Ele terá conseguido sua vingança contra a assassina do irmão dele. Fale com ele e depois pegue o Conjunto de Equipamentos: Fia, composto apenas pelo Capuz de Fia e pelo Robe de Fia. Descanse no local de graça uma última vez, e verá que o irmão de D se foi, nos deixando a Arma: Espada Inseparável e ainda novamente o Conjunto de Equipamentos: Gêmeo, composto pelo Elmo Gêmeo, a Armadura Gêmea, as Manoplas Gêmeas e as Grevas Gêmeas. Agora sim, completamos a sidequest de Fia e podemos ir embora daqui. Caso esteja se perguntando sobre o portal perto da Fia, pode ignorá-lo, iremos futuramente ao mesmo local mas por outro caminho.

Com a Lembrança do Dragão Lich, poderá adquirir o Encantamento: Lança de Relâmpago de Fortissax ou o Encantamento: Relâmpago da Morte, lá com a Leitora de Dedos Enia na Mesa Redonda. Escolha qualquer um que quiser, mas não usaremos nenhum dos dois encantamentos no jogo, então não aconselho a duplicar essa lembrança.

Com as sidequests de Ranni e Fia completadas, ainda falta uma série de sidequests: a de Sellen. Volte para o local de graça Porão Arruinado, lá em Limgrave. É onde fica a Feiticeira Sellen, lembra da Sellen? Se ainda não adquiriu algum feitiço dela, adquira agora. Fale com a Sellen, e mencione a feitiçaria de Azur que conseguiu lá em Monte Gelmir. Peça a ela para contar sua história, e ela dirá como foi expulsa da Academia de Raya Lucaria por tentar aprender a proibida feitiçaria de pedrilhante. Ela perguntará se quer viajar com ela. Aceite a oferta para avançar a sidequest dela. Ela pedirá nossa ajuda para encontrar alguém chamado Mestre Lusat. E ela nos dará a chave Quebra-Selo Selliano. Aparentemente, ele está escondido em algum lugar na parte leste de Caelid. E eu sei exatamente onde.

Volte para o local de graça Igreja da Praga, que fica na parte leste de Caelid. Seguindo para leste da igreja, pegue Fragmentos de Luz Estelar ao lado do astrolábio de pedra. A estrada continua seguindo para o norte, colina acima. Passará por alguns túmulos, e vários esqueletos se erguerão pelo caminho. Lá em cima, mate vários esqueletos e o necromante, e então pegue Sangue de Fera no corpo. Exatamente atrás desse túmulo onde estava o item, bata na pedra para encontrar a entrada escondida de uma caverna. Hum, parece bem promissor.

Esconderijo de Sellia

Entre e ative o Local de Graça: Esconderijo de Sellia. Desça pelo túnel escuro, mate o minerador e chegará a uma bifurcação. Primeiro vá para sudoeste, e mate o minerador. Agora vá para noroeste e pegue a Runa Dourada no corpo. A parede atrás desse item é falsa, golpeie-a para abrir uma passagem secreta. Mate o minerador e siga. No final do corredor, ataque para revelar mais uma passagem secreta. Aproxime-se do buraco e verá um Espectro lá embaixo, mate-o daqui de cima usando feitiços. Siga para a direita pelo parapeito e mate o minerador. Suba no cristal roxo que serve como ponte, e olhe para sudoeste para ver outro cristal roxo mais abaixo. Desça e suba até a plataforma onde tem um minerador e um corpo contendo Runa Dourada. Volte pelo cristal roxo e desça até o térreo. Aqui é onde estava o Espectro, mas já deverá tê-lo matado. Pegue na área Bolus Estimulantes, Runa Dourada e Cinzas da Guerra Perdidas. Volte para noroeste e comece a subir o túnel. Pegue a Pedra de Forja Sombria no caminho e continue até sair em uma plataforma superior. Mate as lesmas e siga para nordeste, acompanhando o parapeito. Mate o minerador e o feiticeiro e pegue 4 Pedras Luminescentes. Vá para o leste e pule o buraco. Ignore o túnel a noroeste e desça o cristal roxo indo para o sul. Mate a lesma e pule no outro cristal. Desça até o térreo e siga para o norte, matando a lesma e o feiticeiro. Verá uma área bloqueada, use o Quebra-Selo Selliano que a Sellen te deu para entrar. Avance por esse túnel estreito e encontrará o feiticeiro Lusat. Ele está quase morto, mas antes de morrer, ele nos dará o Feitiço: Plêiades. Esse é o feitiço perseguidor mais forte que possui, e exige apenas 43 de Inteligência, então poderemos usá-lo! Certifique-se de equipá-lo assim que for possível! Volte pelo túnel e siga para o sul. Suba no cristal roxo e pule ao outro lado. Voltará a uma área já visitada.

Siga para nordeste novamente, pelo parapeito, e pule o buraco. Voltará àquele túnel ignorado anteriormente. Desta vez, entre no túnel. Chegando a uma área mais aberta, comece a descer as pedras, matando as lesmas pelo caminho. Vá para o norte e procure por um caminho que segue para o oeste. Aqui, encontrará 3 Bolus da Preservação no corpo. Golpeie a parede no canto noroeste para encontrar uma passagem secreta, abra o baú e pegue a Arma: Lança de Cristal. Volte e desça até a parte inferior do local, mate as lesmas e então siga para o canto nordeste para pegar 10 Dardos de Cristal. Siga o túnel para sudoeste e tome cuidado com as lesmas presas nos cristais. Ao final do túnel, encontrará a névoa amarela. Prepare-se e entre.

Não será um chefe, ou dois, e sim três chefes ao mesmo tempo! Terá de enfrentar o Cristaliano (Cajado), o Cristaliano (Lâmina Circular) e o Cristaliano (Lança). Ainda bem que estamos preparados e muito bem equipados! Chame a sua cópia para a arena de batalha para começar a equilibrar as coisas e defenda-se. Espere para ver se dois dos cristalianos começam a se preocupar com a sua cópia, e então dedique-se ao que vier em sua direção. Foque-se em um por vez. Com a Espada Grande da Lua Sombria equipada, circule o cristaliano e use a Explosão de Luar pelas costas. Dê apenas golpes críticos ou Explosão de Luar pelas costas, repetidas vezes. Se for usar feitiços, use feitiços de gravidade, como a Funda de Pedra, para causar dano à distância. Feitiços comuns não servem porque eles são feitos de cristal, mas feitiços de gravidade causam dano extra neles. Repita até conseguir quebrar o cristal que envolve seu corpo, então com dois ou três golpes ele já era. Mas fique atento aos ataques, pois se tomar muitos, ficará infectado com podridão escarlate, então fique atento para poder se curar se precisar. Ao acabar com o primeiro cristaliano, faltam dois. Quando quebrar o cristal de outro, vá até ele e elimine-o com golpes físicos. Agora, deverá ficar no 2 contra 1, mas não por muito tempo, talvez sua cópia esteja quase morrendo a essa altura, mas não tem problema, é só se concentrar em acabar logo com o último cristaliano e irá vencer esse enorme desafio. Derrotando todos eles, conseguirá o Feitiço: Torrente de Cristal. É um feitiço razoável, teste-o. Use o sinal para sair daqui.

Volte para o Porão Arruinado e fale com a Sellen. Conte a ela sobre o Lusat, e ela nos dará Fragmentos de Luz Estelar. Nossa próxima missão é encontrar o corpo físico de Sellen, parece que o que estamos vendo aqui é apenas uma projeção mágica dela. Ela diz que o corpo físico dela está lá na Península das Lágrimas.

Volte para a Cabana do Mercador Ascético, lá na Península das Lágrimas. Siga para o norte, para as Ruínas da Perdição da Bruxa. Mate os soldados marionetes aqui presentes, e o bolo de cabeças mágicas também. Desça a escada para a tumba subterrânea que fica no centro da ruínas. Encontrará o corpo da Sellen aqui embaixo! Fale com ela, e ela dirá que precisa nos confiar algo chamado Pedrilhante Primordial, pois ela está correndo risco de vida ali, e não conseguirá escapar. Pegue o Pedrilhante Primordial de Sellen no corpo dela. Essa é a essência da Sellen! Volte para um local de graça e depois volte para cá. Junto ao corpo de Sellen, já falecido, estará Jerren, aquele cara que conhecemos lá no castelo de Radahn, o que estava organizando o torneio. Aparentemente, ele matou a Sellen por não concordar com as suas práticas.

Agora, volte para a Torre Pedrilhante de Ranni, em Liurnia dos Lagos. Saindo da torre, vá para as ruínas a nordeste da Torre Pedrilhante de Ranni, e entre no subterrâneo. Abra a porta secreta na parede sul e verá uma boneca idêntica à Sellen feita por Seluvis. Ela servirá como um novo corpo para Sellen! Transplante nessa boneca a Pedrilhante Primordial de Sellen, e ela ganhará vida. Agora em um corpo novo e jovem, Sellen irá querer voltar para a Academia de Raya Lucaria e se vingar de uma vez por todas. Agora, volte para a Grande Biblioteca de Raya Lucaria, onde está a Rennala. Saindo desta sala, verá, na porta, um sinal dourado e um sinal vermelho. Se usar o sinal dourado, irá ajudar Sellen na luta contra Jerren. Se usar o sinal vermelho, irá ajudar Jerren na luta contra Sellen. Eu aconselho que ajude a Sellen, portanto use o sinal dourado.

Irá enfrentar Jerren, Caçador de Bruxas, do lado de Sellen. Ele é simples de matar, deixe que a Sellen o distraia com feitiços enquanto vai para cima dele e desce a espadada. Ao acabar com ele, receberá o Conjunto de Equipamentos: Excêntrico, contendo o Capuz do Excêntrico, a Armadura de Excêntrico, as Mangas de Excêntrico e os Calções de Excêntrico. A Sellen estará no centro do local, no lugar de Rennala. Fale com ela, e ela agradecerá bastante a ajuda que fornecemos. Ela nos dará a Arma: Kris Pedrilhante, e diz que agora quem manda na Academia de Raya Lucaria é ela. Fale com ela novamente, até poder comprar feitiços. Ela venderá um novo feitiço, o Feitiço: Espiral de Fragmento, compre-o. Você deve estar pensando: e a Rennala? Nunca mais poderemos renascer? Não se preocupe. Descanse no local de graça, e Rennala estará de volta onde estava. Mas e a Sellen? Bem, olhe na direção norte e verá uma bola de cabeças mágicas. Essa é a Sellen. É, parece que a Rennala acabou tomando conta do lugar novamente, e colocou a Feiticeira Sellen no seu devido lugar. Ela está viva, você até mesmo pode continuar comprando feitiços com ela! Ao lado dela, pegue a Coroa Pedrilhante da Bruxa, que aumenta 3 pontos em Inteligência e 3 pontos em Arcano, mas reduz bastante o vigor. Como ela não reduz a vida, é preferível usá-la ao invés da Coroa Pedrilhante de Sábio Gêmeo. Foi uma boa aquisição! Com isso, iremos concluir todas as sidequests de Sellen.

Bom, agora vamos voltar para algumas dungeons e chefes ignorados anteriormente e enfrentá-los agora que estamos bem mais fortes. Comece voltando para o local de graça Flagelo Estelar Radahn, o local onde enfrentou o Radahn. Cavalgue diretamente para o norte, até o ponto mais ao norte da praia, uma junção da água com as pedras. Verá a entrada de uma catacumba.

Catacumbas dos Mortos de Guerra

Desça e ative o Local de Graça; Catacumbas dos Mortos de Guerra. Siga em frente e verá uma batalha entre soldados fantasma. Eles são muitos e infinitos, ou seja, pode matar todos os que quiser, eles sempre voltarão. Pelo menos os que estão aqui no pátio inicial da dungeon, os que estão adiante nos corredores não retornam. A porta do chefão fica seguindo a oeste daqui, mas primeiro teremos de abrir a porta, logicamente. Bem, aqui no pátio inicial, poderá encontrar um Sebo Mágico. No lado sul do pátio, fica uma escada que desce ao andar de baixo. O andar de baixo estará cheio de podridão escarlate e soldados fantasma lutando com capitães fantasma, tome cuidado. Eu aconselho a pegar tudo e sair correndo daqui. Aqui embaixo, encontrará uma Runa Dourada, um Pé de Ave em Conserva Prateada no canto e um baú contendo o Feitiço: Estrelas em Colapso. Este é um excelente feitiço gravitacional, não saia daqui sem ele! Volte ao andar superior.

Vá até o lado oeste do local e suba a escada na direção norte. Vá e entre no túnel. Haverá um arqueiro atirando em você daqui, esconda-se nas laterais e mate o soldado fantasma. Quando tiver uma brecha, ataque o arqueiro com seus feitiços até matá-lo. Siga pelo túnel e mate mais dois soldados fantasma. Haverá um caminho a leste e um a sul. Seguir o túnel até o final não levará a nada, a não ser um capitão fantasma. Use a Explosão de Luar contra esses cavaleiros, funciona muito bem! O que você quer é pular a janela do lado oeste, um pouco antes da sala final, para cair em uma parte nova. Suba a escada ao lado e mate os demônios com presas, mas tome cuidado com o arqueiro atirando pela janela ao lado. Na sala ao sul, aparecerá um capitão fantasma, mate-o e pegue a Invocação: Cinzas de Soldado de Radahn. Pule a janela a oeste, de onde o arqueiro estava atirando, e sairá do lado da alavanca que abre a porta do chefão. Volte ao local de graça para recuperar suas forças, então vá direto até o chefão.

O chefão será mais um Espírito de Árvore Inflamada. Já sabe como proceder, né? Depois de lutar contra ele tantas vezes, inclusive uma bem recentemente, já deverá estar acostumado. Invoque a sua cópia para tornar a batalha ainda mais trivial nesse espaço apertado, e acabe com ele. Ao derrotá-lo, conseguirá a Invocação: Cinzas de Ogha, Cavaleiro da Juba Vermelha e a valiosíssima Semente Dourada #27. Só mais três e poderemos aumentar a nossa quantidade de frascos curativos para 14! Use o sinal para sair daqui.

Agora volte para a Cabana do Mercador Ascético, lá no noroeste da parte norte de Caelid, e espere até o anoitecer. Quando estiver de noite, receberá uma visita nesse local.

Esta é a versão mais forte do Caçador de Sinos de todas as que enfrentou até então. Ele não será muito difícil de derrotá-lo, com a tática correta. Equipe sua espada e escudo e use Explosão do Luar contra ele, a média distância. Ande sempre para trás, e sempre com o seu escudo erguido. O golpe dele de arremessar a espada pode ser facilmente defendido com o escudo, apenas mantenha-o erguido enquanto anda para trás. Após esse golpe, ele levará alguns segundos para puxar a escada de volta, aproveite e solte a Explosão de Luar. Também tome cuidado com o golpe de ombreada com escudo dele, é forte e tem alcance surpreendente. Se mantiver uma boa distância dele, esses serão os únicos golpes que ele irá usar, então já sabe o que precisa fazer. Basta ter paciência e atacar quando tiver a oportunidade. Saiba que há um penhasco no lado oeste da cabana e inimigos no lado leste, então você quer ficar perto da cabana só para evitar surpresas desagradáveis. Ao matá-lo, receberá o Sino: Mascate de Pedras de Gravidade, que pode ser entregue às Gêmeas Idosas lá na Mesa Redonda para poder comprar pedras de gravidade.

E chegamos ao final de mais uma parte do nosso detonado! Espero que tenha gostado, conhecemos diversos novos locais opcionais, novas dungeons secretas, completamos várias sidequests importantes e obtivemos uma nova arma sensacional e vários feitiços poderosos. Na próxima parte do detonado, vamos para Leyndell, a capital das Terras Intermédias, e continuar com a história principal do jogo.

E esse é um bom momento para darmos uma pausa nessa parte do nosso detonado, evitando que fique um texto muito comprido! Na próxima parte do detonado, iremos explorar Leyndell! Não pode deixar de conferir!

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! A parte 13 do detonado já foi publicada, confira!

Confira também nossos outros detonados.

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio