Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewXbox

White Shadows | REVIEW – Sem novidades, narrativa segura o jogador

White Shadows, desenvolvido pela Monokel é nosso review da vez. Um jogo de plataforma no estilo 2.5D com uma aventura recheada de puzzles e muita diversão. A Monokel é uma jovem desenvolvedora, mas não ficou intimidada e já chega com um bom game, mostrando todo seu potencial.

Confira abaixo nosso review, aonde apontamos os pontos fortes e fracos de White Shadows. Fique com a gente até o final e se surpreenda com mais uma review de qualidade.

White Shadows Logo
  • Jogo: White Shadows
  • Desenvolvedora: Monokel
  • Publisher: Monokel
  • Lançamento: 
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Plataforma 2.5D / Adventure
  • Plataformas: Xbox Series X, Microsoft Windows, Mac OS, PlayStation 5 Google Stadia, Microsoft Windows

Uma Menina, uma fuga!

Em White Shadows temos uma historia bem interessante, que pode muito bem, na medida certa, ser colocada na realidade atual de alguém que venha se aventurar pelo jogo. O game conta a história da jornada de uma garotinha corvo para escapar de sua sociedade distópica ( lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; antiutopia ).

Dentro dessa sociedade, nossa protagonista, através da extrema opressão e desigualdade é colocada no nível social mais baixo. Partindo dessa desigualdade ela vai se aventurar pela cidade, buscando incansavelmente se livrar das amarras dessa sociedade.

Apesar da aparente solidão, ela não é uma única pensadora livre que restou, mas vai levar tudo o que ela tem para alcançar os outros e, com sorte, encontrar alguma segurança no passado.

White Shadows Platform

Uma narrativa conhecida, mas ainda cativante

Como dissemos anteriormente White Shadows é um bom game, e mostra que a Monokel fez a lição de casa com atenção. Entretanto o game não apresenta grandes novidades, e tem em outros game do gênero. Isso não não tem nenhum problema, e apenas mostra que a desenvolvedora sabia aonde queria chegar.

O interessante é que o game consegue ser mais profundo que a maioria de seus irmãos mais conhecidos . Entretanto isso não passa de perfumarias gráficas muito bem vidas, e fazem o jogador tem uma perspectiva mais intima do game. Entretanto, os jogadores mais atentos vão perceber que tudo não passa de uma perspectiva 2.5D.

Ao final tudo se resume a uma jogabilidade bem simples, aonde o grande momento é subir ou descer é o grande momento da jogabilidade. Não espere por grandes momentos na jogabilidade, ela é bem direta, simples o coerente. Empurrar um monte de caixas, ativar engrenagens perdidas e resolver puzzles serão o que você vai fazer em White Shadows, por exemplo.

Ademais, você avança naturalmente no jogo, e a curva de dificuldade é bem balanceada, principalmente para que já esta familiarizado com jogos do gênero. Mesmo que você fique preso em algum puzzle, não é nada tão sério que faça você se frustrar.

Um jogo na dose certa

White Shadows é um game que acertou na dose certa em quase tudo. Apesar de não ter gráficos primorosos, o game consegue transparecer sua beleza de modo sútil. Algumas locações são bem marcantes, e chamam a atenção do jogador. Muitos gráficos sugerem mensagens ocultas que se referem ao próprio game.

Vale ressaltar que nessa parte a desenvolvedora poderia ter caprichado um pouco mais. A narrativa propicia graficos mais imaginários, tanto que os melhores gráficos no game, sugerem essa narrativa, e por serem poucos esses momentos, acabam por serem os mais marcantes. Existe imaginação, mas parece que eles usaram essa imaginação em doses ainda tímidas.

Ademais, o jogo tem algumas quedas de FPS, mas nada que interfira de maneira direta na diversão do jogo, essas quedas de FPS são pontuais, mas acabam demonstrando que a desenvolvedora ainda deve melhorar em alguns aspectos. Essas quedas acontecem quando um número elevado de personagens se concentra na tela, é o momento certo para se esperar isso, mas mesmo assim não deveria acontecer.

Renderizar essa quantidade de inimigos na tela, custou alguma performance ao jogo. Não entendam isso como uma critica direta, mas diante da proposta do game, essas quedas na qualidade do jogo, não deveriam acontecer, ou se acontecessem, não deveriam ser tão evidentes.

O manuseio da câmera, é como acontece na maior parte dos games desse gênero e não inova. Ela age de maneira dinâmica e conta com algumas boas funções, principalmente quando você consegue manusear ela com mais agilidade. Aqui entra o aspecto da profundidade dos gráficos, que proporcionam aquela sensação de de estarmos diante de algo além do que realmente é.

Por fim, White Shadows, é um game relativamente curto, mas dura o suficiente para não se tornar cansativo ou chato. Sendo dividido em um prologo e cinco capítulos principais o game não deve durar mais de 2 horas, sendo um game para ser terminado em uma tarde.

Entretanto, se você é daqueles que gosta de fazer Platinar (PlayStation) ou Miletar (Xbox) o game vai ter uma duração maior e vai propiciar alguma dificuldade a mais.

White Shadows – Vale a pena?

Como todo game que é feito com paixão e dedicação, White Shadows vale siam a pena, e mesmo sendo um game de uma desenvolvedora ainda novata no mundo dos games, mostra todo seu potencial. O Jogo trás o que há de mais legal no gênero, com uma proposta mais introspectiva e uma historia bem interessante.

O jogo peca por ser curto demais, sem abordar algumas possibilidades que ficam evidentes durante sua curta duração. Entretanto, dificilmente o game não vai ganhar uma continuação, podendo desse ponto, conseguir alcansar um voo mais alto, por exemplo.

Ademais, as quedas de FPS que acontecem em alguns momentos específicos, o game não apresenta grandes problemas, e consegue divertir o jogador na mediada certa, pelo tempo certo. Por fim, White Shadows é o game perfeito para ser terminado em uma terde qualquer.

Não deixe de conferir nossas outras reviews aqui no Games Ever!

White Shadows

Gráficos - 65%
Jogabilidade - 70%
Diversão - 70%
Som - 65%
Dificuldade - 65%
Fator Replay - 70%

68%

White Shadows é um game divertido e com uma boa narrativa. A desenvolvedora Monokel soube usar de melhor o que o gênero tem a disposição e trouxe um game direto. Diversão garantida.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo