Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueNotíciasReview

Unusual Findings | REVIEW

Aventure-se nesse Point-and-click recheado de referências de games dos anos 80 e séries de TV atuais!

Continua após a publicidade..

Faz algum tempo que Unusual Findings foi lançado, mas nem por isso, deixaremos de avaliar o jogo nas nossas páginas virtuais, afinal de contas, não existe hora para se descobrir um jogo. Estamos diante de típico point-and-click, recheado de nuances dos anos 80, claro, da famosíssima série Stranger Things, ou você achou que o nome é uma coincidência?

  • Jogo: Unsual Findings
  • Desenvolvedora: Epic Llama Games
  • Publicadora: ESDigital Games, Buka Entertainment
  • Lançamento: 12/10/2022
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Aventura / Point-and-Click
  • Plataformas: PS4, PS5, XBO, XSSX, Switch, PC
  • Site Oficial: Epic LLama Games

Entre adultos, alienígenas e terrores oitentistas

Quem não se lembra dos filmes adolescentes dos anos 90 que adorávamos assistir na seção da tarde quando crianças, por ser exatamente disso que se trata Unusual Findings. O jogo aposta em um terror adolescente cheio e aventura e momentos de companheirismo e amizade, apostando em gráficos tipicamente encontrados nos games dos anos 80/90. A construção da narrativa é muito envolvente, mesmo que não seja profunda, e consegue prender o jogador com diálogos simples e diretos.

Continua após a publicidade..

A nossa aventura se passa nos marcantes anos 80 e o Natal está chegando, Vinny, Nick e Tony são jovens e seu novo descrambler de sinal de cabo acabou de chegar. Naquela mesma noite, enquanto tentavam descriptografar um canal adulto pay-per-view, eles captam o sinal de socorro de uma nave espacial alienígena caindo na floresta perto de sua cidade… As coisas só ficam mais estranhas quando eles percebem que o alienígena imponente está matando membros muito específicos de sua comunidade!

O jogo está legendado em português brasileiro, colocando o jogador diretamente na narrativa. Logo no início do jogo captamos toda a essência da história, que com certeza ficará ainda mais intensa e emocionante!

Cativando gerações

Como mencionamos anteriormente, Unusual Findings é um game point-and-click como os que povoaram plataformas como Mega Sega CD e 3DO, consoles que popularizaram esse gênero com a chegada da mídia digital nos consoles. Quem jogou esse tipo de game sabe que a jogabilidade é geralmente bem simples, se resumindo a andar e selecionar objetos em um cenário estático. Muitos dos jogos exploram cenários pré-renderizados, que visavam mostrar a evolução gráfica dos pixels para os digitais, e naquela época, isso funcionou muito bem.

Mais de 3 décadas depois, o propósito de mostrar a evolução gráfica, usada nesse tipo de gênero, mudou muito, e hoje em dia, muitos jogadores estão interessados na experiência gráfica pixelada, marcante naquela década, sendo essa experiência que Unusual Findings nos mostra de maneira muito competente. Clicamos na tela para fazer tudo, desde caminhar até selecionar itens e menus, a jogabilidade praticamente joga você para cima dos itens necessários para continuação do game, ainda que alguns deles não estejam tão destacados na tela. Tudo pode ser um item que servirá ao nosso propósito, papéis, pedras, lixeiras, arbustos, varais e tudo mais.

Como você pode imaginar, o diálogo é um ponto crucial do jogo, e acontece da mesma forma que com os objetos, devemos clicar nos personagens para interagir com eles. Essas conversas geralmente possuem mais de uma opção para escolha, o que leva o game para finais diferentes, não existe escolher uma opção errada, elas apenas colocam Vinny e seus amigos em um caminho diferente. Além disso, os puzzles também são completados com informações desses diálogos, e como estamos falando de um jogo com diálogos pré-definidos e gráficos estáticos, não há diferenciação quando tentamos arrancar um diálogo mais detalhado.

Os puzzles são bem simples, e carregam a nostalgia das aventuras dos filmes dos anos 80 e da série Stranger Things, como já mencionamos. Você vai se pegar distraindo as pessoas, combinando pedaços de brinquedos para conseguir escapar de algum lugar e principalmente, vasculhando os lugares. Vale ressaltar que conforme avançamos no jogo, os puzzles ficam mais complexos e exigem um pouco mais de atenção do jogador, podendo frustrar o gamer mais casual que está interessado apenas na história do jogo. Ademais, com o passar do tempo, tudo parece muito ingênuo e repetitivo quando escrevemos, mas quando você está com o controle na mão, as coisas funcionam muito bem e de uma maneira muito divertida.

Os gráficos pixelados funcionam perfeitamente com a sensação criada pelo jogo, e ainda que não pareçam nada atraentes, eles acabam ficando adequados quando percebemos, como o passar das horas, que essa é a proposta de Unusual Findings. As texturas dos pixels acabam mudando de um objeto para o outro, com alguns sendo mais detalhados e complexos (se é que podemos usar essa palavra) que outros. Os cenários ganham um contexto ainda mais detalhado quando saímos da cidade, nesse momento os fãs da série de TV vão sentir o quanto o game é influenciado por Stranger Things.

É na floresta que o jogo ganha o aspecto de terror e suspense, com gráficos escuros e objetos discretamente escondidos, fazendo com que o jogo ganhe contornos entre o adolescente e adulto. Essa foi a melhor aposta da desenvolvedora, pois ainda que os elementos da série de TV e de outros filmes da época estejam presentes desde o início do game, a influência mais evidente fica do meio para frente do jogo, deixando esse apelo evidente, mais para o final.

Os efeitos sonoros do jogo acompanham fielmente e experiência, não se distanciado dos elementos criados pelos gráficos e diálogos. A música ambiente é ótima, e relembra as melhores trilhas dos filmes do gênero, e claro, a influente série de TV que insiste em acompanhar o jogo em todos os aspectos. Os efeitos sonoros são mais modestos, mas nem de longe estragam ou sequer arranham a diversão.

Um adendo a mais para os jogadores, são as conquistas. Elas estão presentes tanto nos consoles como na Steam, e são mais um motivo para você jogar. Elas são consideravelmente simples e devem satisfazer quem curte cumprir esse tipo de exigência.

Unusual Findings — Vale a Pena?

Uma experiência descompromissada e divertida sempre vale a pena, ainda mais se essa sensação nos remete a uma série, franquia ou programa de TV que gostamos. A história é ótima em manter o jogador preso no jogo, ainda que não seja um enredo cheio de reviravoltas ou segredos inusitados, ela é apenas e simplesmente boa.

Unusual Findings é o típico jogo para ser desfrutado em uma tarde, como um jogo para relaxar. Ainda que pareça pouco atual, a diversão é garantida, seja desfrutando da história ou curtindo as referências, no final da tarde, você terá alguns troféus e com certeza estará se lembrando de alguma série de TV.

Unusual Findings foi avaliado mediante uma cópia gentilmente cedida pela Marc Allen – Agradecemos a cordialidade!

Unsual Findings

Gráficos - 6.5
Jogabilidade - 6.5
Diversão - 7
Som - 7
Dificuldade - 7
Fator Replay - 6.5

6.8

Bom

Com gráficos pixelados e uma gameplay tipicamente oitentista, Unsual Findings revive e experiência point-and-click tipica dos consoles da época, aproveitando o sucesso das séries de TV que exploram a aventura, mistério e terror adolescente

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo