Se tem um gênero que desperta amor ou repulsa nos jogadores é o Souls Like. E é sobre é esse universo que Thymesia nos apresenta, e com muita competência, já posso adiantar. Se você esta procurando um game estenda sua experiência no gênero, Thymesia pode oferecer essa experiência de maneira gratificante.
Confira abaixo nosso review, e surpreenda-se com o que Thymesia Tem a oferecer, e claro, os pontos que podem te decepcionar, afinal o jogo esta longe de ser perfeito.
- Jogo: Thymesia
- Desenvolvedora: OverBorder Studio
- Publicadora: Team17
- Lançamento: 18 de agosto de 2022
- Número de Jogadores: Single-Player
- Gênero: Souks Like ARPG
- Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows
- Site Oficial: Aqui
Um Reino e a Alquimia
A historia de Thymesia segue o enredo da maioria dos games o gênero Souls-Like, envolvendo misticismo e magia em tempos remotos.
O reino de Hermes, outrora próspero, tombou vítima de uma grande calamidade.
A alquimia, aclamada como a resposta para todos os problemas, difundiu-se amplamente por toda a região. Em cada lar dos vilarejos e das cidades, o povo a recebeu de braços abertos, usando-a indiscriminadamente como fonte de aprimoramento e de cura. Só que logo o preço da alquimia ficou alto demais, e toda tentativa de interromper seu uso deu errado, com consequências catastróficas que se espalharam pela terra. Em questão de dias, Hermes mergulhou no mais puro caos, com monstros infectados perambulando pelas ruas ensanguentadas, e as esperanças de uma cura morreram.
Agora, o destino de Hermes está nas mãos emplumadas de Corvus, a última esperança do reino. A verdade jaz enterrada nas memórias que ele deixou espalhadas por um mundo hostil, e, para salvar a terra, só lhe resta reunir esses fragmentos perdidos – mas é uma tarefa árdua: a cada tentativa de juntar as peças e revelar a verdade, ele só descobre mais e mais segredos.
Prazer – SoulsBorne
Convenhamos, é muito difícil criar um game do gênero Souls, se trazer alguma influencia dos games da FromSoftware, principalmente depois de Elden Ring, e do clássico Bloodborne. O que torna Thymesia Um game agradável e muito convincente, é o fato da desenvolvedora ter conseguido se influenciar pelas obras citadas acima, sem se tornar uma cópia direta do conjunto, ou de alguns dos games já lançados.
Boa parte dessa identidade, vem do nosso personagem, que diferente da maioria dos jogos do género, não é um guerreiro, um piromante ou um mago. Em Thymesia damos vida á Corvus, uma espécie de médico amnésico da peste, que pode ter ajudado na criação de uma mistura que poderia salvar o reino e pôr fim à experimentação com alquimia. Entretanto, sua memória dos ingredientes é instável, então você percorre as três zonas principais do jogo em busca de – efetivamente – conhecimento que o ajude a juntar tudo e, esperançosamente, chegar à fórmula certa, concluindo sua missão.
Graficamente falando, o game lembra bastante os primeiros games da franquia Souls com ambientes degradados e obscuros. As locações são bastante detalhadas e com diversos itens escondidos, e como o jogo tem uma pegada voltada mais para a ação, com uma jogabilidade mais rápida, o jogador deve se atentar para não deixar os itens e alguns detalhes passarem batidos no jogo.
A ambientação gráfica esta bastante atraente, e consegue convencer o jogador que estamos diante de um título com um orçamento financeiro maior do que realmente é, e isso é mérito total da desenvolvedora. Além dos gráficos detalhados e bem fluídos, o game segura a onda, e tem baixíssimas quedas de FPS. As cores usadas também foram certeiras, passando a sensação exata do enredo do jogo, uma mistura de sujeira (Praga) e saúde (Médico), realmente bastante interessante.
Thymesia conta com apenas três áreas principais, o que faz o game não ser tão longo como seus irmãos, entretanto a muito o que explorar no jogo. O legal é que sa desenvolvedora fez um game bastante honesto, sem colocar o jogador diante de exigências estapafúrdias apenas para fazer o jogo durar mais. Não é que o jogo seja curto, mas se comparado a alguns games do género, temos algumas horas de diversão a menos.
Toda nossa gameplay é formada por missões secundarias e principais sendo que cada uma das missões principais culminam eu um chefe de área. Nessa parte o game não inovou, e manteve características básicas dos games desse gênero. Vale ressaltar que as missões paralelas são bastante variadas, e são elas que vão deixar o game um pouco mais longo. Entretanto, alguma coisa não foi bem pensada na hora de executar essa missões, pois elas não conseguem nos motivar a cumpri-las.
A forma que temos acesso a essas missões não funciona de uma maneira divertida. Você vai encontrar diversas portas trancadas e áreas bloqueadas que deveriam ser desbloqueadas através da progressão normal, mas você só vai ter acesso a essas locações depois de eliminar o chefe da área e perambular novamente pelo nível buscando a solução para tal progresso. Tudo funcionaria bem melhor se logo no inicio de cada missão, já tivéssemos acesso a uma parte dessas missões paralelas. Ficar vagando por locações sem inimigos para abrir uma porta que poderia ter sido aberta anteriormente, acaba deixando o game repetitivo.
Dificuldade Cirúrgica e um Sistema de Batalha Refinado
Um legitimo herdeiro do gênero Souls deve prezar pela dificuldade, Thymesia É exatamente assim, um game cirúrgico, que vai exigir que você coloque em prática tudo que aprendeu nos últimos anos jogando os games da FromSoftware. O game é punitivo com os jogadores desleixados, apressados e desatentos. Além disso, mesmo que você seja um exímio jogador, morrer faz parte da diversão.
A dificuldade é bastante balanceada, mas não se engane: não há espaço para jogadores mais apressados, que encarem o jogo apenas como um Action RPG, se você jogar dessa maneira, o0 game vai ser punitivo com você. De resto, aprendendo a jogar de maneira cadenciada, você vai ter uma curva de dificuldade bastante justa, ainda difícil, mas a sensação que temos é que podemos transpor qualquer dificuldade com um pouco mais de esforço e dedicação.
Ressalto de imediato, que nesse ponto temos um problema em Thymesia, Nãi é um problema exclusivo do game, e sim de muitos jogos que bebem dessa fonte: por que o game tem locações tão escuras? Por que os desenvolvedores, assim como os diretores de filmes insistem em usar a escuridão, de maneira demasiada no intuito de criar algum tipo de medo no jogador/expectador?
É muito frustrante quando você perde um item, ou deixa de acessar uma sala, apenas por que ela esta envolvida em uma escuridão absurda, ou por que a câmera do jogo não ajuda. A iluminação do jogo não favorece e exploração do cenário de uma maneira eficaz, e você acaba deixando de coletar ou acessar portas e escotilhas porque não conseguiu ver. Essa dificuldade é implicada até mesmo nas batalhas, onde o sistema de cores, ajudado pela câmera e pela iluminação, fazem com que fiquemos perdidos.
Aconselho você a dar uma boa calibrada no seu monitor antes de começar a jogar, e se você joga na mesma TV em que assiste seus programas, separe alguns minutos para calibrar sua TV visando um melhor aproveitamento para jogos, você vai notar a diferença, vai por mim.
O melhor de Thymesia Esta no seu sistema de batalha, é aqui que percebemos que os desenvolvedores colocaram boa parte de seus esforços visando impressionar o jogador. O game da um show de ação durante as batalhas, com um jogabilidade bem definida e extremamente bem resolvida. Você pode correr, esquivar e atacar quantas vezes quiser sem se preocupar em usar uma reserva de resistência, e isso é muito, mas muito divertido. Brincar com os combos e se jogar como doido nas batalhas faz toda a diferença.
O sistema de batalha consiste em atacar os inimigos sistematicamente, fazendo com que a sua barra de saúde branca se esgote para revelar uma nova barra de energia, essa sim vital. Se você não ficar na ofensiva, as feridas vão cicatrizar e o verde vai se transformando lentamente em branco. Mas para causar dano à barra verde, você precisa usar sua Garra. Como você vai notar, além da pegada na ação, você vai precisar de um pouco de atenção na estratégia.
Você também pode se esquivar, entretanto, isso pode ser um problema se você não souber usar, pois se você se afastar muito, ou ficar algum tempo sem atacar, seus inimigos vão se regenerar, fazendo a batalha durar mais do que deveria. Além disso, durante a batalha você também pode aparar os golpes dos inimigos, mas isso é algo a se pensar, pois ao se fazer um aparo, ao invés de abrir a guarda do inimigo, o que acontece em vez disso é que parte do dano de ataque é transferido de volta para eles, entretanto, eles continuam a atacar.
Como não poderia deixar de ser, temos a possibilidade de melhorar nossas armas sistematicamente, com vistas a trazer mair dano ao inimigo de uma maneira mais eficaz. Isso se faz necessário principalmente contra os chefes de níveis, pois eles tem uma quantidade absurda de energia, e se regeneram da mesma maneira. Se você não estiver preparado, pode passar um tempo mais que necessário para derrubar esses inimigos.
A dificuldade nas batalhas esta no dano que você toma dos inimigos. Os inimigos tem a vantagem de estar impregnados com a Praga e isso é letal para nosso médico herói. Ao tomar dano, a saúde que você perde não pode ser recuperada, e como somos induzidos a ir cada vez mais agressivamente para cima dos inimigos, tomar algum dano acaba sendo quase que inevitável. O segredo é ser paciente nas batalhas e usar as memórias para melhorar o que realmente importa. Entender a dinâmica do jogo rápido, vai fazer você ter uma experiência cada vez mais gratificante.
Percebemos que a desenvolvedora se esforçou bastante para criar um sistema de batalhas conciso e apurado, e podemos dizer que eles conseguiram. Apesar dos pequenos detalhes que foram deixados para trás, ou colocados lá para criar uma dificuldade pontual, o game tem no seu sistema de batalha seu ponto forte.
Thymesia – Vale a Pena?
As comparações com os games da franquia Dark Souls ou Bloodborne são inevitáveis, porem injustas. Se você é um dos que estão jogando Thymesia e comparando com algum dos games acima, você esta jogando da maneira errada. O game tem suas semelhanças, mas sua personalidade esta bem distante dos games mencionados, o que faz a comparação ser injusta.
Temos de ressaltar o quanto Thymesia é bom, principalmente quando lembramos que o game tem um orçamento financeiro para produção, bem mais modesto que seus irmãos maiores, e mesmo assim o desenvolvedor conseguiu nos entregar um game extremamente competente e divertido.
O game oferece uma experiência bastante honesta, e sem vislumbrar uma grandeza que não tem, tudo no game foi feito de maneira a entregar uma gameplay divertida e com o maior balanceamento entre dificuldade e diversão. Nunca nos esquecemos que estamos diante de um Souls-Like, mas também não somos punidos sistematicamente por isso. Ademais, temos um game com bons gráficos e uma trilha sonora bastante competente.
Se você é fã de um bom RPG, esta procurando um desafio, ou apenas gosta de games do género Souls e quer se divertir, Thymesia é uma experiência honesta, justa e extremamente divertida, tendo muito mais vantagens que problemas para se queixar.
Thymesia foi avaliado por uma cópia gentilmente cedida pela Team17 – Agradecemos a cortesia.
Thymesia | Review
Gráficos - 75%
Jogabilidade - 75%
Diversão - 85%
Som - 75%
Dificuldade - 80%
78%
Ótimo
O game oferece uma experiência bastante honesta, e sem vislumbrar uma grandeza que não tem, tudo no game foi feito de maneira a entregar uma gameplay divertida e com o maior balanceamento entre dificuldade e diversão. Nunca nos esquecemos que estamos diante de um Souls-Like, mas também não somos punidos sistematicamente por isso. Ademais, temos um game com bons gráficos e uma trilha sonora bastante competente.