Após diversos rumores de que a Sony estaria próxima de lançar uma emulação nativa do PS3 no PS5, especialistas em tecnologia ressaltaram que essa não é uma tarefa fácil. Segundo esses especialistas, é possível que essa implementação chegue no futuro, mas isso não é certeza de que um dia jogaremos PS3 nativamente no PS5.
Falando mais sobre isso, os analistas da Digital Foundry acreditam que alguns jogos, principalmente os mais esperados e populares, sejam quase impossíveis de serem emulados.
O principal motivo para toda essa dificuldade, é devida a escolha de arquitetura que a Sony resolveu usar no PS3. Quem acompanhou os primeiros jogos do console, lembra de quanto era desenvolver para o console, e que isso só melhorou com o passar dos anos. A arquitetura complexa dos SPUs do processador de célula PS3 não funcionam bem com processadores x86 modernos, e jogos com uso pesado de SPU sofrerão com grandes problemas de desempenho, por exemplo. Segundo a Digital Foundry, Killzone 2 não conseguiria ser emulado no PS5, por exemplo.
Ademais, segundo os especialistas, a Sony conseguiria emular apenas alguns jogos do PS3 no PS3. Os jogos atuais disponíveis por streaming seria um exemplo disso, sendo que poucos jogos seriam agregados a essa biblioteca, ainda que nativamente.
Infelizmente, o quando a Sony desenvolveu o PS3, selecionando o processador e sua arquitetura, ela jamais cogitou emular esses jogos no futuro. Enquanto os consoles Xbox foram pensados para trabalhar em conjunto, geração por geração, a Sony passou a pensar nosso apenas no PS4, deixando de lado boa parte de sua biblioteca no PS3 e PS2.
Fonte: Digital Foundry