The Callisto Protocol não é uma viagem no espaço, embora as viagens ao espaço sejam sempre encantadoras, ela disperta a curiosidade da humanidade. Talvez porque o ser humano saiba que isso é uma conquista para poucos, não adianta querer ter o sonho de ir para o espaço, é necessário uma série de fatores, que torna esse sonho inalcançável. Com isso o espaço frio e escuro é sempre tema de diversos seguimentos de entretenimento, seja nos filmes, nos seriados ou nos games, é um local cercado de mistério, quase sempre retratado como um ambiente mais hostil, e nessas histórias, lá não existe vida e quando existe, geralmente são uma força do mal, justamente porque no escuro frio do espaço não existe possibilidades, e sim apenas a certeza do fim.
- Jogo: The Callisto Protocol
- Desenvolvedora: Striking Distance Studios
- Publicadora: Krafton
- Lançamento: 02 de dezembro 2022
- Número de Jogadores: Single-player
- Gênero: Survival-horror
- Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox S/X, PC
- Site Oficial: Aqui

O novo jogo dos criadores de Dead Space, não fugiu muito a regra, embora o game não se passe no espaço e sim em uma lua “morta” de Jupiter, chamada de Callisto, a sensação e os mesmo planos de fundo espaciais são utilizados nesse game.
“um lugar no espaço onde a morte é a protagonista”
Nesse caso a morte é uma protagonista devido aos inumeras vezes que vc irá morrer no game, e cada uma de forma mais criativa que a outra. The Callisto protocol é um game “básico” de ficção cientifica, não faz nada de excepcional e meio que já utiliza os clichês utilizados no mercado de entretenimento.
The Callisto Protocol é um jogo bonito (quase sempre)
Talvez esse seja um ótimo exemplo do uso da Unreal Engine 4, ainda não é o motor gráfico de nova geração que estamos esperando a mais de 2 anos, mas é um jogo que utiliza muito bem a já antiga versão “4” do popular motor gráfico. Tem momentos espetaculares, com muitas texturas em alta resolução, cenários incríveis com muitos detalhes e particulas. The Callisto Protocol possui um ótimo sistema de iluminação que deixa o clima claustrofóbico da prisão de ferro negro (principal cenário do game) incrivelmente tangível naquilo que é o objetivo do jogo, que é ter a sensação que algo vai te matar ou pular em você a qualquer momento.
O Jogo roda em 2 modos de qualidade no Playstation 5, o modo performance com resolução a 4k e 60FPS e o modo qualidade, com resolução de 4k dinâmicos e Ray-Tracing (aplicados em reflexo), no modo performance não notei muita diferença entre esse modo e o de qualidade, apenas a fluidez que é muito melhor em 60FPS (óbvio).
Porem, nem tudo são flores, a impressão algumas vezes é que o jogo poderia ter sido adiado por talvez mais alguns meses, no início do game devido ao ótimo cenário da prissão sendo devastada por monstros, existia a expectativa que iriamos encontrar cenários cada vez mais bonitos e detalhados, com inimigos diversos e extremamente bem construídos, porem existem vários momentos que o jogo consegue ser feio, com texturas “achatadas” e sem vida, e até iluminação deficiente, não é nada que atrapalhe a experiência, que também sofre um pouco com quedas de FPS em alguns momentos (e nem são momentos de muitas coisas na tela, as vezes acontecia em um corredor sozinho), mas de qualquer forma funciona, é lindo, bonito e feio ao mesmo tempo.
Falando ainda de gráficos, os bonecos, principalmente do protagonista Jacob Lee, é extremamente detalhado, as expressões faciais estão em um nível incrível (ainda considero The Last o fus 2 e remake melhores) assim como os bonecos dos inimigos do game, que foram acometidos com uma espécie de pandemia, que os levam a uma transformação física grotesca.
É possível ver buracos de bala nos modelos, assim como o desmembramento que eu esperava mais, já que ele ainda é muito semelhante com Dead Space original, isto não é ruim, mas já foi feito antes e não tem muitas novidades na física ou forma que é executada, porem o que mais me incomodou foi a falta de variedade de inimigos, são muito poucos, e que basicamente você mata da mesma forma, infelizmente faltou vontade aqui para diversificar isso e você vai ficar entediado de matar os mesmos inimigos o tempo todo, assim como a presença de um minimapa da área que você está.
A jogabilidade poderia ser melhor
Esse item funciona muito semelhante também a Dead Space, é terceira pessoa, você até utiliza o mesmo esquema de “pisar” nos inimigos, porem ao contrário daquele jogo, nesse o que mais atrapalha é o sistema de combate, que para mim é um pouco estranho, já que na tentativa de inovar, eles resolveram que ao chegar próximo de um inimigo você entra no “modo batalha”, é como se a câmera travasse naquele inimigo e você é obrigado a lutar com ele, nesse momento o analógico que você usa para controlar o seu boneco, vira o botão de esquiva, que precisa ser executado no momento correto para que consiga desviar dos ataques inimigos, e ai você não consegue correr, sabe quando você está jogando The Last of Us 2 por exemplo e que o boneco também entra em batalha e possui um botão de esquiva, mas quanto mais inimigos te cercam ou você precisa correr para se esconder e poder usar life, você corre?
Então, nesse não, você fica completamente preso, e depois de algumas horas é a mesma coisa o tempo todo, e vai cansando, os mesmos inimigos, mortos da mesma maneira durante horas, e você não consegue correr deles, eu realmente não sei o que eles poderiam ter feito aqui para melhorar, talvez uma variedade maior de armas que também são bem pequenas, e a arma de puxar os objetos ter melhores funções tornando a mecânica mais inteligente, além disso, as armas que mesmo após vários upgrades, não parecem ter qualquer uma melhoria que realmente surta algum efeito mais sobre os inimigos, até deve ter, mas é difícil de notar esses “upgrades”.
Existe as sessões de Stealth até existem, mas muito pouco e apenas em áreas scriptadas, eu até tentei ir devagar em alguns inimigos, mas eles me viam até mesmo quando eu estava escondido, é como se o jogo não quisesse que eu entrasse em modo Stealth. O boneco é pesado, mas isso não chega a ser ruim, a impressão é que é proposital, quase como um controle de “tanque” muito utilizado na era PS1, alguns gostam, outros não, eu gosto mais ou menos, não me incomoda, mas também não ajuda.

The Callisto Protocol – Vale a pena?
De qualquer forma, a história de The Callisto Protocol também não empolga muito, achei muito rápido a forma que o jogo se inicia, você basicamente não se apega a nenhum dos personagens, na verdade até o nome deles eu me esquecia tamanha irrelevância, eles deveriam ter feito algo para gente tentar se apegar, nos moldes de jogos como a Plague Tale, Godo f War ou até o próprio Dead Space ( e olha, que no jogo original o protagonista nem falava ou mostrava o rosto) eu nada sabia até mais da metade do game, que é quando eu achei que deu uma melhorada nas coisas, mas não vou dar spoiler, é uma história simples, não é ruim, só não é digna de um jogo vendido como um “Quadruple A”.
The Callisto Protocol é um jogo que falha em uma série de aspectos, talvez o marketing tenha prometido e mostrado coisas que nos fizeram pensar que viria algo acima da média, mas a verdade que tirando os gráficos, que são sim muito bonitos (na maioria do tempo) o jogo não inova em quase nada e traz as mesmas mecânicas de sua obra influenciador e até pioradas. Talvez uma história mais bem trabalhada e menos rápida teria me feito querer jogar mais The Callisto Protocol, afinal apenas os gráficos legais e um clima muito bom teriam feito desse jogo uma obra inesquecível, isso se todo o resto funcionasse da mesma forma.
Mais coisas poderiam ser ditas a respeito de The Callisto Protocol, como as animações diferenciadas durante sua morte, a confusão relacionada a falta de um minimapa (talvez para dar mais imersão, mas poderia ser acessado da mesma forma que se acessa os itens) e o desiquilíbrio na dificuldade em alguns pontos, mas penso que é o suficiente para recomendar esse jogo em uma promoção, pois no valor cheio você vai ficar com a impressão que é mais um Triple A incompleto e desenvolvido as pressas.
The Callisto Protocol Review
Gráficos - 8.5
Jogabilidade - 7
Diversão - 8.3
Som - 10
Dificuldade - 7
Longevidade - 3.5
7.4
The Callisto Protocol é um jogo prometido como um "quadruple A" que iria mudar o mercado de jogos de genero survivor horror, mas será que ele realmente conseguiu? Venha ver os pontos positivos e negativos desse jogo