Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueReview

Tchia | REVIEW

Continua após a publicidade..

Divertir é o amago de qualquer jogo de videogame, mas a ideia de diversão é algo bem amplo quando o assunto são games. De qualquer forma, estamos falando aqui de uma diversão mais simples, direta e descomplicada, são nesses pontos que Tchia se concentra, e consegue ser certeiro. O jogo desenvolvido pela Awaceb oferece um mundo aberto, repleto de atividades e deixa o jogador atarefado, mas no controle de quase tudo no game. Mesmo os momentos ode deveria ser obrigatória determinada ação, podemos ignorar isso e seguir em frente.

Confira abaixo tudo que Tchia tem a oferecer e conheça um pouco mais desse que promete ser um jogo de exploração essencialmente divertido.

  • Jogo: Tchia
  • Desenvolvedora: Awaceb
  • Publicadora: Awaceb, Kepler Interactive
  • Lançamento: 21 de maoço de 2023
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Aventura
  • Plataformas: PS4, PS5, PC
  • Site OficialAqui

Uma aventura nos trópicos

Nossa aventura será acompanhar Tchia em uma aventura tropical em um mundo aberto e cheio de possibilidades para resgatar seu pai, que está em poder do tirano Meavora, um governante do arquipélago no qual o jogo se passa. Esteja preparado para escalar, planar, nadar e navegar.

A ideia de uma experiência completamente adaptativa fica clara logo no início do jogo, ao entrar nos menus, percebemos o cuidado do desenvolvedor em criar um game onde a diversão esteja acima de determinadas habilidades. Os desenvolvedores deixaram um breve tutorial apresentando a história do jogo e onde ele se passa. O vínculo do Dev com o local onde o jogo acontece nos fornece uma visão diferente, por muitas vezes a impressão que temos é que estamos sendo constantemente apresentados a uma região, uma sensação turística.

Tchia – Games Ever

O game este totalmente legendado em português, ajudando muito na interação e entendimento da história. A tradução está muito bem efetuada, com pontuações, verbos e sinônimos muito bem executados, o que, convenhamos, não é nada fácil de se fazer em uma língua tão complexa como a nossa. Infelizmente não temos dublagem, seria incrível se tivéssemos essa opção, pois a interação seria bem maior, principalmente com o público que ainda não sabe ler. Como o game deve ganhar uma continuação, fica a dica para os Devs.

Logo no início, percebemos que o game tem uma ambientação melancólica, até mesmo a forma que o game começa, pois o que é para ser uma data comemorativa, acaba por criar sensações negativas em nossa jovem protagonista, mas isso será um assunto que ficará mais evidente com seu avanço no jogo. Apesar de ser um game infantil, os jogadores mais veteranos, vão de imediato perceber que o game é estranhamente, sombrio.

Como nos desenhos

Com a proposta de agradar a todos, o game apresenta gráficos que fazem alusão aos desenhos apresentados na TV atualmente, mesmo que no caso dos brasileiros, toda a programação infantil tenha sido retirada da TV aberta, por que sera? O design dos personagens está muito bem animados, e suas características fazem com que os jogadores mais infantis, associem o jogo aos animes como Pocoyo, por exemplo.

As cores são muito bem usadas, tanto para passar a ambientação tropical do game, quanto para passar o clima mais ameaçador das cidades. Além disso, como também mencionamos anteriormente, em ambos os casos temos um game com uma pegada sombria, mas não evidenciada por quem está jogando de maneira mais casual.

Tchia – Games Ever Reviews

Mesmo os inimigos malvadões, possuem um espectro cômico diretamente percebido por seus traços, mas também um que sinistro, perceptível apenas aos mais atentos. Tudo isso nos leva a conclusão que Tchia, é um game em que os responsáveis podem deixar os filhos jogando e ir fazer o almoço tranquilamente.

Um game para divertir a todos

Como já abordamos anteriormente, o game tem a intenção de agradar todos os jogadores, e logo percebemos isso, pois nos primeiros movimentos que temos com Tchia, já notamos uma jogabilidade simples, leve e intuitiva. Todos os movimentos são evidenciados na tela, e muito bem explicados, além disso, como explicamos anteriormente, mesmo os momentos onde a interação deveria ser obrigatória, podemos ignorar.

Podemos interagir com quase todos os animais que encontramos pelo caminho, não que todos eles tenham alguma interação com o jogo, na verdade, ao que o game tenta passar a todo momento, e a interação pacifica entre o homem e a natureza. A história tenta nos cativar, mas não é essa a natureza do nosso interesse no game, por mais que haja alguns momentos surpreendentes, a história serve apenas de pano de fundo para nos canalizar para a aventura.

Nossa voz, ou melhor, nosso grito é um agrande aliado em nossa aventura por ser através dele que podemos encontrar diversos pontos de interesse no mapa, e o legal é que todos ficam evidenciados, ajudando muito na busca. Tchia pode se transportar para dentro de todos os animais, podendo explorar a característica de cada um deles. Claro que alguns são imuteis para nosso propósito, no entanto, voar é indiscutivelmente o mais legal e importante do jogo. Se tem uma sensação de liberdade propiciado no jogo, é através do voo com os pássaros.

Tchia – Games Ever Reviews

Tchia acontece de uma forma muito ponderada e lenta. As coisas são cadenciadas, e por mais que você queira acelerar o que esta acontecendo, isso não está sobre nosso controle. Por mais que possamos pilar quase tudo no jogo, ser negligente a esse ponto, é negar o que o jogo tem a oferecer e não queremos isso. A história progride no sistema de missões, então você deve estar cumprindo exigências como ir em algum lugar, coletar coisas e até mesmo visitar inimigos. Entretanto, a forma lenta como as coisas acontecem, pode desestimular o jogador mais hardcores, e até mesmo o jogador casual pode se frustrar.

O combate no game é quase nulo, e quando acontece, não é de uma forma convencional. Não temos a liberdade sermos agressivos no jogo, não podendo usar socos, chutes, ou algo semelhante. Essa é outra parte do jogo que pode afastar o jogador, pois novamente as coisas acontecem de maneira lenta e muito cadenciada.

Por fim, o game também conta com os cobiçados troféus, e esse é mais um argumento para que quer um pouco mais de desafio no jogo. A lista não é tão complexa, mais exigirá que você explore o jogo, e nesse caso, pular as cenas, não adiantará para os troféus. Vale ressaltar que havia um Bug no game relacionado a fazer 100%, entretanto isso já foi corrigido. Para conhecer a lista de troféus do jogo, clique AQUI.

Tchia – Games Ever Reviews

Tchia – Vale a pena?

Tchia é um game que nos faz lembrar de quando eramos criança e jogávamos (ao menos eu, que tenho mais de 20 anos de jogatina), toda aquela sensação de descoberta e uma exploração muito ampla, em um jogo cartunesco e cheio de personagens legais, mesmo os que não deveriam ser legais. As cores vivas e tranquilizantes fazem o jogo parecer um desenho interativo, e a falta de elementos de violência, deixam o game ainda mais infantilizado.

Diversão é a palavra que nos vem a mente na primeira meia hora de jogo, e enquanto os adultos vão encontrar alguns pequenos defeitos no jogo, os pequenos jogadores vão encontrar apenas um grande punhado de diversão em meio a muita exploração e aventura. Assim como Stray, foi ha alguns meses atrás, Tchia é mais um ótimo lançamento indie para PlayStation e PC.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo