Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueReview

REVIEW | Heal: Console Edition

Continua após a publicidade..

Com uma historia misteriosa e tristonha, Heal: Console Edition tenta cativar o jogador com seus puzzles criativos e cheios de desafio. Heal foi lançado originalmente em 2020, e agora o game da Ratalaika Games retorna com uma versão Console Edition. Confira abaixo nossa Review de Heal: Console Edition.

  • Jogo: Heal: Console Edition
  • Desenvolvedora: Jesse Makkonen
  • Publisher: Ratalaika Games
  • Lançamento: 15 abril de 2021
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Puzzle
  • Plataformas: PlayStation 4/5, Nintendo Switch, Xbox One/Series, PC

Uma historia contada com Puzzles

Continua após a publicidade..

Heal: Console Edition foi criado pela mesma mente por trás do game Distraint, e mantém a mesma narrativa. Em Heal, você não vai ser introduzido a uma historia, e em boa parte da sua jogada, você mal vai saber o que esta acontecendo. Você começa a jogar a partir da sua poltrona, e por algum motivo, as coisas em sua casa estão se deteriorando.

Você vai explorar alguns cômodos e vai ser obrigado a resolver uma série de enigmas para que você posso prosseguir em sua jornada. A cada puzzle resolvido, a dificuldade aumenta, e com isso, alguns jogadores podem ficar desencorajados em continuar. Entretanto, o game é curto, e pode ser terminado em cerca de 1 hora de gameplay, caso você jogue sem fazer uso de guias.

Heal - Jogo passa uma sensação de tristeza e degradação.
Heal – Jogo passa uma sensação de tristeza e degradação.

Ademais, se você conhece games do gênero Point-and-click, ou jogos de puzzle, aonde o objetivo é escapar de algum quarto, você não vai ter grandes surpresas em Heal. Basta se concentrar e ter um pouquinho e atenção, que todos os enigmas vão se resolver.

Puzzles – Para todos os gostos

Para jogar Heal: Console Edition, você deve gostar de puzzles, pois o jogo se baseia inteiramente nisso. Você vai se deparar com quebra cabeças de todos os tipos, desde números, até peças de quadros por exemplo. Vale ressaltar que apesar de serem até interessantes, não há nada de novo nesses puzzles, ao menos se você costuma jogar esse tipo de game, você deve ter se deparado com algo do tipo em algum momento.

Ademais, apesar de Heal ser um game bem simples, os controles em alguns momentos conseguem dificultar as coisas. Em alguns momentos você fica brigando para fazer certos tipos de movimentos necessários para resolver algum puzzle. Não é nada grotesco, mas bem que poderia ser melhor trabalhado, ainda mais quando falamos dos consoles de nova geração.

Um momento de dificuldade por exemplo, é quando você precisa resolver o puzzle do telefone. Girar o painel do telefone para discar os números, tem uma certa dificuldade pois você precisa fazer o movimento exatamente na posição do teclado, e isso é pouco intuitivo. Ademais, isso não vai influenciar diretamente na diversão do game, mas como você tem muitos puzzles para resolver, isso acaba sendo mais um fator para atrapalhar sua concentração.

Heal - Controles poderia ser mais precisos.
Heal – Controles poderia ser mais precisos.

Diversão – Abstrata e Nostálgica

Diante de tudo que dissemos, a pergunta que fica é se Heal: Console Edition é um game divertido, e eu sou seguro em dizer: Isso depende do que você procura. Eu pessoalmente curti o game, mesmo sendo um game que eu não jogaria duas vezes.

O clima do jogo é muito interessante e tentar desvendar por que nosso intrépido idoso esta desvendando uma série de puzzles em sua casa, que por algum motivo se degrada cada vez mais, a mim foi instigante. O clima de tristeza e nostalgia nos faz querer saber o que vai estar nos esperando no final da historia, e como o game não é longo, isso acaba ajudando.

Ademais, caso queira conhecer o game um pouco melhor, assista abaixo nossa gameplay, que resultou nesse review. Confesso que em alguns momentos recorri a solução de puzzles, mas foi apenas por falta de tempo mesmo, afinal a gente tem de terminar o game para poder estar fazendo o review. Confira abaixo:

Resumo

Heal: Console Edition é mais um típico game de puzzle no estilo Point-and-Click, mas com o DNA da Ratalaika Games. O jogo tem em seu apelo emocional seu diferencial, mas não é nada que vai fazer você voltar para jogar após terminar a historia de nosso ancião.

Recomendo o game para quem realmente gosta do estilo, ou para quem esta procurando um game com conquistas/troféus rápidos, pois nesse aspecto o game é imbatível.

[wp-reviews-rating post-id=”1554″ ratting-show=”yes” count-show=”yes” vote-show=”yes” vote-text=”Votes” class=””]

 

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo