Desde que as configurações de Starfield foram divulgadas, muitas pessoas se mostraram decepcionadas, principalmente sobre os 30FPS nos consoles. Para quem jogará no PC, as possibilidades são maires, e pensando nisso o site Techspot fez um benchmark completo mostrando algumas características das GPUs em Starfield, vamos ver?
Primeiramente, foi descoberto que as florestas de Jemison eram a seção mais exigente do jogo. Inicialmente os testes começaram em New Atlantis, mas o local se mostrou mais adequado para testes de CPU, o que não é o caso aqui, por esse motivo escolhemos as florestas, que se mostraram mais desafiadoras.
Os testes foram concentrados nas predefinições Média, Alta e Ultra. O Techspot ressaltar que, embora todas essas predefinições habilitem FSR 2, o upscaling foi desativado manualmente para a maioria dos testes, visando apresentar métricas de desempenho nativas. Dados do FSR 2 também estão presentes no teste.
Ademais, a CPU usada para testefoi o Ryzen 7 7800X3D com 32 GB de memória DDR5-6000 e com drivers de vídeo AMD e Nvidia mais recentes. Isso inclui Adrenalina 23.8.2 e Game Ready 537.13. Conforme a configuração normal, estamos executando o Windows 11 e a BAR redimensionável está ativada por padrão, dito isso, vamos aos resultados:
Ao avaliar os dados ultra 4K, o Techspot evidenciou que a ativação do FSR é aconselhável, mesmo para GPUs de primeira linha como a RTX 4090 ou 7900 XTX, pois ambas produzem menos de 60 fps. Já a 7900 XT e o RTX 4080 são viáveis nesta configuração, mas também se beneficiariam do upscaling, o que não é o resultado mais desejável, por exemplo.
Para atingir mais de 40 fps, você precisará de um RTX 3080 ou RX 6800. Dados esses benchmarks exigentes, isso por que muitas das 32 GPUs testadas forneceram uma experiência de jogo para PC bastante abaixo da média, com 11 delas entregando entre 30-40 fps.
Fonte: Techspot