Se tem algo que instiga a imaginação de nós, seres humanos é o universo. Por mais inerte a vida que nossa galáxia seja, a existência de vida na vastidão do vazio nos persegue e nos faz querer ir cada vez mais longe nessa vastidão. Entretanto, em Chorus o universo é vivo e cheio de desafios, perigos e tecnologia.

Chorus chega para ser referencia no estilo de combate espacial, um Shmup 3D para ser mais claro. O game da Flashlabs em conjunto com a Deep Silver surpreende pela qualidade e promete agradar tanto fãs de games do estilo Shmup quanto quem procura um game de estratégia e aventura. Confira nossa Review e fique por dentro de tudo que envolve Chorus.

  • Jogo: Chorus
  • Desenvolvedora: Deep Silver, Fishlabs, Deep Silver Dambuster Studios
  • Publisher: Deep Silver, Koch Media
  • Lançamento: 3 de dezembro de 2021
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Shmup / Adventure / Espacial
  • Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox One, Google Stadia, Microsoft Windows

Chorus – Uma historia de redenção e solidão

Chorus conta a historia de Nara que é nossa protagonista do inicio ao fim do jogo. Você vai embarcar em uma jornada que visa destruir o culto sombrio que a criou nossa protagonista. Essa vai ser uma jornada que vai envolver a redenção de Nara em meio a luta contra seu passado.

Você vai viajar por toda galáxia e vai transpor as fronteiras da realidade na busca para reunir forças da resistência contra o Círculo vigente e seu líder, O Grande Profeta deve cair, custe o que custar. Com a ajuda de Forsaken, sua nave espacial, Nara vai lutar com todas suas força para que o caos não tome conta do universo e se redimir do seu pasado duvidoso

Adquira armas devastadoras e habilidades alucinantes em uma evolução dos jogos de combate espacial. Juntamente com a Forsaken, sua espaçonave senciente, explore templos antigos, participe de combates em gravidade zero e se aventure além da nossa realidade.

Nara e Foresaken – Nossos protagonistas.

Uma aventura espacial cheia de possibilidades

Se tem algo que fica evidente em Chorus desde os primeiros minutos de jogatina, e a ação do jogo. Outra coisa bem legal no game, é que as missões muito geralmente são curtas, e fazem com que o game ganha uma dinâmica extremamente variada em sua gameplay. Você acaba se envolvendo em diversas historias ao longo das missões principais do jogo.

Ademais, conforme vamos nos aprofundando nessa diversas missões, opcionais ou obrigatórias, vamos descobrindo um pouco mais da historia de Nara, seu passado presente e futuro, tudo sempre envolto a batalhas espaciais e muita ação. Vale ressaltar que nossa nave espacial tem quase que vida própria desde o inicio do jogo.

Foresaken é de suma importância para que você consiga êxito nas missões do jogo, e funciona como parte do corpo de Nara. Os controles do game são bastante intuitivos, particularmente demoreis cerca de 15 minutos para me adaptar, e dai em diante parecia que eu estava jogando Chorus a semanas.

Você não vai ter um caminho especifico para seguir dentro do game, pois as diversa missões ficam a disposição do jogador a qualquer momento, e com isso você vai decidir o que e quando fazer. Essas missões vão desde escolta a resgates e infiltrações no campo inimigo, além de por exemplo, defender determinada região no campo de batalha.

Como não poderia deixar de ser, esse apanhado de missões secundarias, pode acabar influenciando no enredo do game posteriormente. Deixar de proteger uma nave aliada, ou negar ajuda a um pedido de socorro, pode fazer com que você siga um caminho diferente no jogo.

Além disso, deixar de cumprir determinadas missões secundarias, pode fazer com que você não consiga prosseguir no jogo, além disso, recomendo que você faça o maior numero de missões possíveis. Essas missões ajudam muito para que você tenha um entendimento maior da historia do jogo, além de claro, fazer com que você se envolva mais com cada um dos personagens do game, por exemplo.

Vale ressaltar que essas missões, em muitos casos podem ser concluídas a qualquer momento, fazendo com que mesmo na parte final do game, você ainda consiga recursos para melhorar a performance de Forasaken. Entretanto, quanto mais cedo você for finalizando essas missões, maior vai ser seu entendimento do game, e consequentemente mais forte sua nave vai ficar.

A arte da guerra – escolha suas armas

Chorus como um bom Shmup 3D oferece a possibilidade de melhorar sua nave a todo momento. Você vai escolher entre aparatos de fuselagem, escudos, armas primarias e armas secundarias. Tudo isso vai estar a sua disposição, e em alguns momentos, você não terá escolha, vai ter de melhorar Foresaken, tudo a preços módicos, claro!

Você vai precisar de fundos para conseguir comprar essas melhorias. O problema são os valores desproporcionais, uma arma inicial já custa um valor elevado, e mesmo com poucas possibilidades de customização, a maioria delassão muito caras, e você acaba por deixar de lado.

Nem todas as missões principais são recompensadas com fundos, o que faz com as coisas fique meio frustrantes financeiramente, e obriga você a partir para missões paralelas. Esse é um ponto negativo no game, ele poderia ter mais opções de customização, o que com certeza faria você correr atrás das missões paralelas para arrumar fundos.

Ademais, boa parte dos fundos para melhorar Foresaken vem dessas missões, portanto se você que melhorar sua nave e evitar dificuldades futuras, não deixe de fazer essas missões secundarias. Elas vão desde recolher itens a corridas espaciais, são todas bem diversificadas, e algumas bem difíceis.

Vale ressaltar que você pode mudar a dificuldade do game a qualquer momento, alternando do modo mais difícil para o mais fácil sem qualquer problema. Portanto, se estiver em algum momento complicado do jogo, principalmente com o avanço na historia, você pode alternar a dificuldade sem problema.

Chorus - Game poderia oferecer mais possibilidades de customização da nave.
Chorus – Game poderia oferecer mais possibilidades de customização da nave.

A beleza dos confins do espaço sideral

Graficamente falando Chorus esta muito bonito e mantém a média dos jogos da geração PlayStation 5, Xbox Series, versões avaliadas por nós. O game oferece ambientações exuberantes com uma liberdade de exploração bastante elevada. Você tem limitações dentro do game, principalmente quando esta em uma missão, entretanto a exploração ´quase que livre.

Apesar de ser um mundo aberto, você vai passar por diversas localidades, indo desde metrópoles espaciais, até cavernas dentro da escuridão da galáxia. Toda a descoberta dentro do universo pode ser visualizada no seu mapa, aonde você pode marcar qual local que ir, e partindo disso seguir pelo roteiro marcado na tela, por exemplo.

O mais legal é que você consegue enxergar muito longe na tela sem perder detalhes. Para qualquer lado que você olhe, a riqueza de detalhes é exuberante e com uma beleza impar. As variações de cores deixam o game com bastante vida. Essa riqueza de cores esta em todos os ambientes que você explora, e mostra o cuidado da desenvolvedora em manter o equilíbrio gráfico no game.

Para corroborar os gráficos acima da média, temos as batalhas que são um momento a parte no game. Alternando entre suas armas e técnicas de batalhas, as explosões nas batalhas são muito detalhadas e mostram o colapso das naves em detalhes incríveis.

Explosões oferecem bom nível de realismo.

Mesmo batalhando em alta velocidade com diversos inimigos na tela e em ambientes detalhados, o game de pouquíssima perca de FPS. Vale ressaltar que jogamos no modo Resolução, acredito que no modo performance possa existir pouca perca de qualidade.

Sonoramente falando Chorus também segura a onda e tem bons efeitos sonoros. Mesmo jogando com fones de ouvido simples, ou usando o som do se monitor mais simples, você consegue detectar claramente a riqueza de detalhes. Quando você entra em ambientes mais fechados, ou outra nave passa perto de você, é perceptível a alteração no som, indicando tal evento.

Ademais, se você estiver com um bom Headset ou tiver um bom sistema de som integrado ao seu monitor, a experiência se transforma totalmente. Você vai conseguir perceber toda a riqueza de detalhes acontecendo ao seu redor, além de conseguir perceber com mais clareza a localização de seus inimigos.

Outro detalhe legal, é que nossa protagonista conversa sistematicamente com Foresaken, mantendo uma relação de amizade com a nave, e esses diálogos, apesar de não estarem tão bons, são totalmente audíveis e tem boa qualidade, principalmente com o uso de fones de qualidade mediana para alta, por exemplo.

Para maiores detalhes, confira abaixo nossa gameplay de Chorus, aonde exploramos todas as possibilidades do game. Vale ressaltar que ainda estamos jogando. Não deixe de se inscrever no canal para acompanhar nossa gameplay de Chorus e muitos outros games.

Chorus – Vale a pena?

Como um game de exploração espacial, Chorus tem suas peculiaridades, e isso fica evidente nos primeiros minutos de gameplay. Entretanto o game é descomplicado, com controles intuítivos e explicados a todo momento no game. Chorus foca na ação, e a todo momento tenta manter o jogador na ação e na exploração do ambiente.

Com diversas missões, o game tem uma duração elevada, caso você queira fazer todas essas missões. O ponto negativo fica por conta da customização limitada das armas, e da forma que você é remunerado no game. Para um game desse porte, poderíamos ter uma gama maior de armas.

Contudo, outro aspecto que poderia ser melhorado, são os diálogos de Nara. Em diversos momentos eles soam sem qualquer emoção, e não conseguem envolver o jogador sentimentalmente com a protagonista, por exemplo.

Chorus se consolida com um dos grandes games do gênero, e com certeza é um game divertidíssimo que vale a pena. Bons gráficos, boa jogabilidade e ação sistemática, fazem de Chorus um dos bons lançamentos desse final de ano, sendo uma das boas opções de game para o Natal que já esta chegando.

A cópia de Chorus para PlayStation 5 avaliada nessa matéria foi gentilmente cedia pela loja parceira Rafa Games. Obrigado pela parceria!

Chorus | Nota do Redator

Gráficos - 80%
Jogabilidade - 75%
Diversão - 85%
Som - 75%
Dificuldade - 70%
Fator Replay - 75%

77%

Chorus é um game extremamente divertido e cheio de ação. Se você gosta de Shmup 3D, e muita ação, Chorus vai se encaixar perfeitamente. E se você procura uma nova experiência, também vai se surpreender!

User Rating: 2.74 ( 1 votes)
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio