Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitch

Konosuba: Love for these Clothes of Desire | REVIEW

Continua após a publicidade..

Fãs do anime Konosuba e fãs de visual novels de romance: comemorem! Konosuba: Love for these Clothes of Desire trará uma nova e hilária história com os mais queridos personagens do anime, e com suas vozes originais.

  • Jogo: Konosuba: Love for these Clothes of Desire
  • Desenvolvedora: MAGES Inc.
  • Publicadora: PQube
  • Lançamento: 08 de fevereiro de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Visual Novel
  • Plataformas: PS4, PS5, Switch e PC
  • Site Oficial: Aqui

Muita Diversão em uma Fantasia de Beldades

Konosuba – God’s Blessing on this Wonderful World é um popular anime de comédia que retrata a vida de Satou Kazuma, um jovem fã de jogos que acaba sendo transportado para mundo alternativo inspirado na fantasia medieval. Lá, ele conhece um harém de belas garotas problemáticas e acaba se envolvendo em uma série de perigos e aventuras. O anime Konosuba é leve e focado no humor, com diversas piadas que envolvem o relacionamento conturbado de Kazuma com as beldades complicadas que o cercam. É o tipo de anime perfeito para se fazer um visual novel!

Continua após a publicidade..

Konosuba: Love for these Clothes of Desire é um visual novel que não segue a trama do anime, e sim usa os personagens para criar uma nova história, mas muito bem feita e inscrita. Com a arte característica e as vozes originais em japonês dos dubladores do anime original, o jogo se assemelha muito a uma “temporada especial” do anime. Todo o humor característico do anime estão presentes no jogo, não deixando nada a desejar, e ainda acrescentando muita vida ao já vasto universo.

O jogo não explica nada da trama para quem não conhece o anime, nem mesmo sobre os personagens. Não é impossível que alguém que nunca assistiu o anime entenda o que está acontecendo, mas algumas piadas não farão sentido se o jogador não tiver conhecimento prévio do anime. O jogo é focado em quem já é fã do anime e quer mais conteúdo, não perdendo tempo com pessoas leigas sobre o assunto. Quem não conhece o anime pode até se divertir, mas são os fãs de Konosuba que realmente vão desfrutar dos melhores momentos do jogo. É um jogo feito especialmente para fãs!

Uma Pedra que Faz Roupas Mágicas?

Do que se trata a história? Kazuma e seu grupo de amigas encontram uma tábua escura misteriosa, e logo descobrem que essa tábua de pedra possui o poder de conjurar roupas mágicas usando diversos materiais. Quase qualquer tipo de vestimenta pode ser criada com essa pedra, e as roupas criadas por ela também possuem propriedades mágicas, se movendo sozinhas ou concedendo poderes àquela que vestir a roupa.

Até aí, tudo bem. O problema é que usar essa pedra causa uma terrível maldição, que subverte os desejos da pessoa. Basicamente, é como se a pessoa se tornasse com a personalidade inversa do normal: se ela é corajosa, se torna medrosa, se é altruísta, se torna egoísta, e assim por diante. É claro que isso trará vários problemas para o grupo do Kazuma. Além disso, o grupo logo é acusado de ter roubado a pedra de um nobre poderoso, e para não serem presos ou exilados da cidade, eles precisam obedecer as ordens do próprio nobre, que exige que eles fabriquem uma série de roupas mágicas.

Sendo assim, o grupo de Kazuma não tem escolha a não ser utilizar a pedra para conjurar uma série de roupas mágicas, dentro do prazo estabelecido, tudo isso enquanto lida com os problemas causados pela maldição e enquanto tenta descobrir quem é o nobre misterioso dono da pedra, além de vários outros problemas que acabam acontecendo.

Corrida Contra o Tempo

Certo, mas como o jogo funciona? Bem, Konosuba: Love for these Clothes of Desire é um visual novel, então na maior parte do tempo, estará lendo textos dublados em japonês conforme a história avança. Mas o jogo não é só ler textos, pois ele possui um minigame integrado de Time Management. A ideia do minigame segue a proposta da história: o grupo de Kazuma precisará fazer diversas roupas mágicas, usando a pedra misteriosa, para cumprir missões. O grupo possui tempo limitado para conseguir formar as roupas, baseado em dias. Cabe ao jogador aproveitar da melhor forma possível os dias necessários para conseguir formar a roupa requisitada. Caso não consiga formar a roupa requisitada até o último dia da missão, ele falhará e precisará reiniciar o capítulo.

O conceito não é difícil de pegar, sendo bem simples. Separando o período em semanas, cada semana é composta por 5 dias. Cada membro do grupo principal (Kazuma, Aqua, Megumin e Darkness) poderão realizar uma atividade cada a cada dia por três dias. O quarto dia da semana é sempre de descanso e o quinto dia é o dia no qual o jogador poderá confeccionar as roupas mágicas ou comprar materiais na loja de itens da Wiz. As atividades que os integrantes podem realizar envolvem trabalhos individuais específicos ou atividades em grupo, como caçadas a monstros ou colheita de ervas.

Cada atividade concede itens e dinheiro. A ideia é usar as atividades para conseguir os itens necessários para conjurar as roupas, ou, caso não seja possível, pelo menos conseguir dinheiro para poder comprar o item necessário ao final da semana. Após obter os itens, o jogador pode conjurar a roupa imediatamente, mas isso não é aconselhável. Os dias restantes não serão adicionados na próxima missão, então é preferível aproveitar todo o tempo disponível para acumular materiais e dinheiro. Nada complexo demais, e quem já está acostumado a jogar jogos de Time Management não terá problemas aqui.

Mantenha Todas as Garotas Felizes

Após o tutorial, a questão de gestão de tempo e materiais começa a se complicar cada vez mais. A quantidade de materiais necessários aumenta a cada vez, além da complexidade de se conseguir um determinado material. Focar-se apenas nas roupas principais para avançar a história não será empecilho nenhum, já que o jogador terá tempo de sobra para isso, mas caso queira completar todas as roupas das missões secundárias, aí precisará de uma boa gestão de tempo e estratégia.

Para potencializar o ganho de material com uma atividade individual, é aconselhável realizar a atividade por vários dias, ou com vários personagens de uma vez. As atividades em grupo, por sua vez, ocupam todos os integrantes do grupo, então é preciso pensar se vale a pena ocupar a todos de uma só vez. Além disso, para essas atividades em grupo se tornarem mais eficientes, é preciso fazer a atividade por vários dias seguidos. O dinheiro resultante dessas atividades costuma compensar, além disso, os materiais fornecidos são muitas vezes raros e caros de se comprar.

Para tornar tudo ainda mais divertido, cada integrante do grupo possui preferências sobre as atividades que quer realizar. Cada personagem será mais eficiente nas tarefas do qual ele gosta, otimizando assim a quantidade dos materiais adquiridos. Além disso, algumas cenas adicionais surgem quando colocamos alguns personagens para realizar tarefas específicas, então vale a pena experimentar de tudo, caso queira assistir a todas as cenas possíveis. Vale mencionar que colocar um personagem para realizar atividades que ele não gosta não irá interferir diretamente na medição de afeição dele.

Passe um Tempo com a sua Garota Preferida

Mas não seria um visual novel de romance se não pudéssemos nos aproximar cada vez mais das nossas pretendentes, não é mesmo? Há uma barra de afeição com cada garota, que cresce conforme nos aproximamos dela. Nos dias de folga, podemos sair com algumas garotas para ver um evento específico, e nesses eventos teremos um momento de decisão. Caso o jogador escolha a resposta correta no momento de decisão, ele ganhará uma afeição bônus com a garota. Escolher a opção errada não aumenta a afeição, então sempre salve o jogo antes de tentar adivinhar a alternativa correta.

Cada vez que saímos com uma garota nos dias de folga, passamos a conhecer um pouco mais sobre a intimidade da garota. E então, novas oportunidades surgem para aprofundarmos cada vez mais nosso relacionamento com a garota. Construir um bom relacionamento com a garota pretendida é o que permitirá ao jogador ter um final especial com essa garota no final do jogo. Não há tempo hábil durante uma jogatina para se aproximar de todas as garotas ao mesmo tempo, então terá de escolher a sua predileta e seguir a sua rota. Depois, sempre poderá rejogar para fazer o mesmo com outras garotas.

Além do trio principal do jogo (Aqua, Megumin e Darkness), várias outras personagens do anime também estão presentes, e podem ser romanceadas: a Wiz, a Chris, a Sena e a Yunyun. Cada uma delas possui um final único e exclusivo, sendo que as garotas do trio principal possuem dois finais cada (um bom e um normal), enquanto as garotas secundárias possuem apenas um final cada. Mesmo assim, são muitos finais diferentes e exclusivos, permitindo ao jogador rejogar o game diversas vezes e seguindo diferentes rotas de romance.

A Prática Leva à Perfeição

O sistema de Time Management do jogo é simples de se entender, mas um pouco complicado de se dominar. Apenas completar as requisições necessárias para avançar a história é simples e pode ser realizada em poucos dias, mas o verdadeiro desafio fica em tentar aumentar a afeição com o máximo de garotas possível. É impossível fazer todas as roupas com o pouco tempo disponível, e também não é possível fazer mais de um final de uma vez. Sendo assim, cumprir apenas as roupas da personagem do qual queremos fazer o final deve ser o foco principal, para maximizar o tempo de jogo.

Só que algumas roupas em específico necessitará que realizemos trabalhos específicos, que não estão disponíveis logo no início. É preciso completar algumas sidequests para poder liberar novos trabalhos. A primeira preocupação, então, deve ser liberar todos os trabalhos, para que seja possível adquirir todos os materiais possíveis, e então conseguir fazer qualquer roupa que quiser. Como isso só é possível nos últimos capítulos do jogo, então o jogador precisa ter em mente desde o início com qual personagem quer se relacionar e o que será necessário para isso.

Na primeira jogatina, parece meio confuso saber o que é preciso, mas a partir da segunda jogatina, tudo fica mais fácil de se compreender e começa a fluir melhor. Também se entende a importância de juntar o dinheiro obtido ao completar as missões para poder comprar itens únicos e materiais conforme for necessário para completar as vestimentas mais complicadas.

Fan-Service, Como É de se Esperar

A proposta de Konosuba: Love for these Clothes of Desire é bem simples: agradar aos fãs do anime com um conteúdo especial totalmente inspirado no anime. E quem é fã de Konosuba evidentemente é fã das beldades que compõem o elenco do anime. Como uma forma de agraciar os fãs do anime que tanto curtem as garotas, o jogo possui uma série de imagens e momentos de fan-service.

Como a própria proposta do jogo é confeccionar roupas mágicas, é possível confeccionar essas roupas mágicas para cada personagem. Além dos trajes convencionais, como traje de colegial, enfermeira e trajes de banho, há roupas especiais. Já pensou em ver a Darkness vestida como uma dominatrix? Ou a Aqua vestida como uma Idol? Pois é exatamente essa experiência que o jogo oferece. Há uma série de trajes inusitados para nossas beldades preferidas, e momentos únicos com cada uma delas, sempre acompanhadas de um diálogo hilário.

Todas as cenas únicas estão em excelente qualidade de arte, e compõem uma galeria de arte que pode ser acessada a qualquer momento. Dentro das galerias, poderá rever todas as cenas habilitadas no decorrer da história, e ainda poderá alternar a feição da personagem para a feição que preferir (entre as várias disponíveis, que podem ser raiva, vergonha ou sorridente, por exemplo). Para preencher a sua galeria com todas as imagens, precisará seguir todas as rotas de personagem, então pode esperar por várias jogatinas com boas horas de diversão.

Konosuba: Love for these Clothes of Desire – Vale a Pena?

Para quem é fã do anime, Konosuba: Love for these Clothes of Desire é um jogo obrigatório. Caso não seja especificamente um fã do anime, mas goste de visual novels, esse game possui uma altíssima qualidade e certamente irá entreter por várias horas, além de garantir boas risadas. É um excelente visual novel de romance, com muito conteúdo e sem ser apelativo demais, fazendo um excelente uso do charme simples e inconfundível de Konosuba.

Konosuba: Love for these Clothes of Desire foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela PQube – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Konosuba: Love for these Clothes of Desire

Gráficos - 9.5
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 10
Som - 10
Dificuldade - 9
Fator Replay - 10

9.7

Para quem é fã do anime, Konosuba: Love for these Clothes of Desire é um jogo obrigatório. Caso não seja especificamente um fã do anime, mas goste de visual novels, esse game possui uma altíssima qualidade e certamente irá entreter por várias horas, além de garantir boas risadas. É um excelente visual novel de romance, com muito conteúdo e sem ser apelativo demais, fazendo um excelente uso do charme simples e inconfundível de Konosuba.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo