Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationSwitchXbox

Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 14: Zanarkand

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 14 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Na parte anterior, Yuna e seus Guardiões chegaram em Mount Gagazet, terra natal do povo Ronso. Os Ronsos se mostraram hostis a início, devido a Yuna ter sido julgada traidora da religião Yevon, mas quando eles perceberam a determinação dela em destruir Sin, eles resolveram apoiá-la. Kimahri encontra seus antigos desafetos, Biran e Yenke, que o desafiam para mais uma batalha. Kimahri sai vencedor e consegue o respeito de seus rivais. Seymour também reaparece, em mais uma tentativa de impedir o grupo, mas não consegue. Agora o grupo chega a Zanarkand, o ponto final da Peregrinação.

Continua após a publicidade..

Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.

Capítulo 14: Zanarkand

Siga em frente pelo caminho linear e sem monstros, até a próxima área.

Avance e verá uma cena emblemática do jogo. Após a cena, salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e então continue seguindo os demais membros do grupo.

Siga em frente pelos destroços do que foi Zanarkand um dia. Passará por um baú contendo uma Fortune Sphere. Logo mais, verá uma cena. Um pouco mais adiante, vire no desvio à esquerda para ver um baú contendo o Spiritual Targe, um equipamento para a Rikku com MP Stroll, que recupera MP conforme anda. Siga em frente até a próxima área.

Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e entre nas ruínas adiante.

Daqui em diante, encontrará novos inimigos:

  • Defender Z (Colosso)
  • Fallen Monk (Humano)
  • YAT-97 (Lança-Mísseis)
  • YKT-11 (Andróide)

Os Fallen Monks são mortos-vivos sob efeito de Zumbificação, e seus ataques geram Zumbificação. Ele recebe dano de magias e itens curativos também. Nenhum desses monstros podem ser capturados para o Monster Arena. Verá mais uma cena, no qual a Yuna será recepcionada por espíritos de invocadoras antepassadas. Siga em frente até passar pelas ruínas de um edifício. Do outro lado, suba pelos escombros à direita e volte pela parte de cima para pegar 10.000 Gil em um baú. Volte e continue pelo caminho. Passará por mais um Traveler’s Save Sphere. Siga em frente para ver uma breve cena com o Seymour criança. Estará em uma bifurcação. Vá primeiro para o leste, e abra o baú ao final para obter uma Friend Sphere. Volte e siga para noroeste. Quando passar por um escombro mais estreito, verá alguns espíritos passarem. Nesse momento, desça pelos escombros do lado esquerdo para chegar a um baú contendo uma Level 3 Sphere. Volte e siga pelo caminho para ver uma cena. Avance para a próxima área.

Siga entre os escombros e abra o baú à direita para obter uma Luck Sphere. Suba as escadas adiante para ver mais uma cena. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e continue para a próxima área.

Chegamos ao último quebra-cabeça do jogo. Pise no painel no chão, para ver um diagrama com alguns desenhos aparecerem na tela da parede. Ao pisar nos painéis iluminados do tabuleiro, verá desenhos aparecerem no chão. Não é difícil entender o que tem de ser feito: pise nos painéis iluminados referentes ao desenho na tela. Caso pise em algum errado, basta começar novamente. Pode tentar quantas vezes quiser. Aqui está um mapa com a localização dos desenhos:

Após pisar nos 5 painéis corretos, surgirão seis pedestais. Os dois do meio possuem buracos e são imóveis. Ao empurrar cada um dos pedestais nos cantos, aparecerá um diagrama diferente na sala ao lado. Entre na porta da esquerda para acessar a sala ao lado. Pise nos painéis iluminados referentes a cada um dos desenhos no diagrama apresentado. Após pisar em todos os painéis iluminados que compõem o diagrama, volte e empurre outro pedestal do canto para aparecer outro diagrama. Repita o procedimento até completar os 4 diagramas. Pode tentar quantas vezes quiser, também. Aqui está outro mapa com a localização dos desenhos da outra sala:

Após completar os diagramas dos 4 pedestais, vá até o painel adiante e pegue a Kilika Sphere do painel do lado esquerdo. Leve-a para a sala anterior e coloque-a no pedestal do lado esquerdo. Volte mais uma vez, pegue a Besaid Sphere no outro painel e coloque no outro pedestal. Verá uma cena, e então uma plataforma aparecerá na outra sala. Antes de sair, salve o jogo no Traveler’s Save Sphere que surgiu perto da entrada. Quando chegar à outra sala, irá enfrentar um chefe.

A batalha contra o Spectral Keeper será diferente das outras porque, pela primeira vez, o posicionamento dos membros do grupo irá importar na batalha. Há 6 plataformas ao redor do chefe, e ele sempre irá atacar as plataformas na frente dele. Não adianta posicionar todos os personagens atrás dele, pois ele também consegue se virar rapidamente, então a melhor estratégia e posicionar os personagens de modo que haja uma plataforma vazia à esquerda e à direita de cada um. Basicamente, isso significa um personagem, uma plataforma vazia, outro personagem, outra plataforma vazia. Esta é a forma mais simples de evitar que os golpes de Spectral Keeper atinjam a todos. Para se mover entre as plataformas, cada personagem deve usar o Trigger Command Move em seu turno.

Comece a batalha com Tidus, Auron e Yuna. Use Cheer e Hastega com o Tidus. Com a Yuna, coloque Protect em quem quer esteja na frente do Spectral Keeper, e então, com o Auron, use os ataques físicos. Auron causará um bom dano com seus golpes. Sempre que for atingido, Spectral Keeper realizará um ataque físico nas três plataformas adiante dele. Se a pessoa estiver com Protect, não há o que temer. Em seu turno, Spectral Keeper usará Berserk Tail, um ataque fraco que deixa o personagem em estado de Fúria. Cure esse estado com Esuna assim que possível. Aproveite também para mudar os personagens, de modo que todos ganhem experiência. Use Steal com a Rikku para roubar um Ether. Após alguns turnos, Spectral Keeper usará Glyph Mine, um ataque deixa minas em duas plataformas aleatórias. Essas plataformas irão explodir em dois turnos, então, se estiver alguém em cima delas, mude para outra plataforma. Continue atacando sempre que possível, e Spectral Keeper não irá durar muito. Ao derrotá-lo, receberá 7.000 Gil, 12.000 AP e uma Level 4 Key Sphere.

Após a batalha, verá uma cena, e então todo o grupo descerá pelo elevador.

Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e siga em frente. Após a cena, não avance ainda. Caso precise encher a barra de Overdrive de algum personagem ou Aeon, você pode subir pelo elevador e sair do local. Olhe o equipamento do grupo, e veja se alguém tem um equipamento com Death Ward, proteção contra a Morte. Isso ajudará bastante na próxima batalha, mas se não tiver, não tem problema. Quando estiver preparado, salve o jogo e entre na porta adiante.

Assim que entrar, verá uma cena, no qual o grupo conhecerá Yunalesca.

A Yunalesca foi a primeira invocadora a enfrentar Sin. Como parte do procedimento para derrotar Sin, a invocadora precisa sacrificar alguém com quem tem muita afinidade, para que essa pessoa se torne o Aeon Final. Yunalesca sacrificou seu próprio marido, Lorde Zaon, e conseguiu a força necessária para matar Sin, e morrer em seguida. Desde então, Yunalesca permanece aqui, em Zanarkand, orientando todos os outros invocadores que chegaram até aqui como conseguirem o Aeon Final. Porém, Yuna não pretende seguir com o rito, e Yunalesca não permitirá que isso ocorra.

Após a cena, siga em frente para a próxima área.

Verá mais uma cena, e então enfrentaremos a Yunalesca.

A Yunalesca será o chefe mais difícil que enfrentamos até aqui. Recomendo começar a batalha com Tidus, Yuna e Auron. Logo no começo da batalha, use Hastega e Cheer com o Tidus. Com a Yuna, use Reflect em Auron. Auron irá efetuar seus ataques físicos habituais, e então a Yunalesca irá contra-atacar com Blind, tentando cegá-lo. Se ele estiver com Reflect, ela não conseguirá. Coloque Reflect em outro personagem de ataque, e ataque com ambos. Yunalesca usará Absorb em seu turno, para roubar HP do personagem com mais HP (deve ser o Auron), mas será pouco. Lembre-se de curar o personagem atingido com itens, e não magias, por causa do Reflect. Após retirar toda a vida de Yunalesca, ela entrará na segunda fase.

Na sua segunda fase, Yunalesca terá ainda mais vida e estará ainda mais forte. Assim que começar a segunda fase, Yunalesca usará Hellbitter para causar Zumbificação em todos do grupo. Recomendo que deixe as pessoas com Reflect infectados, e cure apenas quem não está com Reflect usando um Holy Water. Yunalesca usará Cura e Regen nos infectados, tentando matá-los, mas não conseguirá por causa do Reflect, desperdiçando turnos. Repita isso sempre que ela usar Hellbitter. Não se esqueça de deixar dois personagens com Reflect e infectados com Zumbificação. Continue atacando e causando dano até tirar toda a vida de Yunalesca, iniciando assim sua terceira forma.

A terceira forma de Yunalesca é a mais horrenda, e a mais mortal. Ela já começará usando Mega Death, uma magia poderosa que causará Morte em todos no grupo. A Morte matará todos os personagens que não estiverem com Death Ward no equipamento, mas o modo de Zumbificação também anula o efeito. Ou seja, os dois personagens com Zumbificação não precisam temer. Se alguém morreu, traga-os de volta à vida com Full-Life ou Phoenix Down. Caso ela consiga usar Regen em si mesma, use Dispel para remover. Ela continuará usando Hellbitter, e mais Mega Death, intercaladamente. Ela também terá outro ataque, o Mind Blast, que causa dano em todos. De resto, as cartas na manga dela acabaram. Use Steal com a Rikku para roubar um Stamina Tablet dela, se quiser. Ataque-a sempre que puder, e resista aos seus golpes. Como um último recurso, pode chamar outros personagens e usar seus Overdrives. O Overdrive do Bahamut irá causar muito dano nela, como sempre, e pode ser um fator decisivo. Ao derrotá-la, receberá 9.000 Gil, 14.000 AP e uma Level 3 Key Sphere, além de liberar um troféu:

Esse troféu será liberado quando derrotar a Yunalesca.

Após a batalha, verá uma cena. Estaremos em uma plataforma em ruínas em outra dimensão. Há duas escadas descendo em cada lado, e uma escada subindo no canto. Suba a escada para ser transportado para outra plataforma idêntica à que estamos. Suba a escada mais uma vez, e estará no mesmo local, mas diante de um baú. Abra-o para obter o Sun Crest, um item muito importante que usaremos em breve. Agora desça a escada ao sul para voltar ao Domo.

Verá uma cena, no qual Auron irá explicar que ele esteve morto todo esse tempo. Auron morreu na batalha contra Yunalesca, depois de voltar e deixar a Yuna com Kimahri. Auron havia prometido ao Jecht, antes de ele se oferecer como sacrifício para que Braska conseguisse o Aeon Final, que protegeria o filho dele. Auron conseguiu, por intermédio de Sin, ir até Zanarkand, onde conheceu e ajudou Tidus, conduzindo-o por toda a sua jornada até aqui. Quando a cena acabar, saia. Não se esqueça de salvar o jogo no caminho de volta para fora do Domo, por onde veio. Verá uma grande cena, um reencontro entre Tidus e Sin, e então estaremos a bordo da nave voadora mais uma vez.

Muito bem, chegamos ao final do jogo. Daqui, é possível ir até a batalha final e fechar o jogo. Porém, não faremos isso agora. Isso porque acabamos conseguir acesso livre à nave voadora, e com ela, poderemos retornar a qualquer lugar que quisermos. E diversas novas atividades agora estão disponíveis em diversos lugares. Novos itens, novas batalhas contra inimigos poderosos, e as armas mais fortes do jogo nos esperam. Vá até o Traveler’s Save Sphere, e verá uma nova função. A partir de agora, poderá usar a função “Board Airship” para voltar imediatamente para a nave voadora, de qualquer Traveler’s Save Sphere em que estiver. Isso será muito útil.

Aqui na nave, encontrará o Rin, nosso principal mercador no momento. Ele vende novas armas e equipamentos, mas com poucas funções e muitos espaços vazios. Entre as novidades, encontrará a arma Variable Steel para Tidus, uma Tetra Ring para Yuna, a arma All-Rounder para Wakka, a arma Morphing Mog e um Tetra Bangle para Lulu, um Tetra Bracer para Auron e um Tetra Targe para Rikku. Não recomendo a compra de nada daqui, deverá ter equipamentos bem melhores. Vá até o outro lado da nave e fale com Yuna para ver uma cena. Volte para sala de comando para ver mais uma cena. Fale com Cid, e abrirá o mapa de Spira. Ao abrir a tela de mapa, verá a opção “List“, que tem a lista de locais disponíveis para viajar, a opção “Input“, que é para colocar senhas especiais, e a opção “Search“, que nos permite apontar no mapa as coordenadas específicas de locais escondidos em Spira. No momento, entre apenas em List, e verá uma lista de locais que podemos visitar. Quase todos os locais visitados ao longo do jogo estarão disponíveis. Comece indo para Highbridge.

Estaremos em Bevelle, no local em que enfrentamos Seymour Natus. Siga em frente e verá uma cena, no qual reencontraremos a Shelinda. Depois verá uma cena com o Maester Mika, que não gostará nem um pouco de termos derrotado a Yunalesca. Depois Tidus e Yuna irão conversar com o Fayth. Responda “I think so“, depois “The Hymn of the Fayth!” e por fim “Defeat Yu Yevon!“. O grupo irá tramar um plano engenhoso para atrair e derrotar Sin, e então voltarão à nave voadora. O capítulo se encerrará aqui.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo