Está com alguma dificuldade em Dragon’s Dogma: Dark Arisen? Então acompanhe a parte 1 do detonado completo passo-a-passo de Dragon’s Dogma: Dark Arisen exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!
Antes de começarmos nosso detonado, que será também um guia de platina, vou dar algumas dicas de procedimento que vão dar uma ajuda ao longo do caminho:
- Quando começar o jogo, verá dois modos de dificuldade: Easy e Normal. É possível jogar o jogo na dificuldade Easy desde o princípio, mas o recomendado é jogar na dificuldade Normal. Ignore o Hard Mode, no início. Nós teremos de jogar o jogo várias vezes, de qualquer forma.
- Ao criar seu personagem, poderá definir vários detalhes com relação à sua aparência e estilo de combate. Há algumas diferenças mínimas de combate ao escolher jogar como um homem ou uma mulher, mas nada que seja vital para a experiência, então fique à vontade para escolher. A aparência também pode influenciar, uma vez que personagens mais altos se agarram em monstros mais facilmente e personagens mais baixos podem entrar em túneis secretos. De modo geral, recomendo que seu personagem principal seja um homem de estatura alta.
- Também poderá criar um companheiro de batalha para lhe acompanhar. Crie o que quiser, homem ou mulher, apenas escolha uma profissão que seja diferente da sua. Se você for um Strider, é bom que ele seja um Fighter, e se você for um Fighter, é bom que ele seja uma Strider ou Mage, por exemplo. As características físicas não importam muito, mas recomendo que seja uma mulher.
- Também poderá recrutar outros personagens para o grupo, chamados de peões. Para recrutar peões, precisa gastar Rift Crystals, ou RC. Quanto mais poderoso o peão, precisará de mais RC. Se o peão for do seu nível ou inferior, não precisará gastar RC, então tente sempre recrutar peões do seu nível, e ir atualizando conforme ficar mais forte. Os peões vêm em certos níveis, mas não evoluem. Sendo assim, precisará recrutar novos peões de tempos em tempos. É bom que os peões sejam complementarem ao seu estilo de combate. Um grupo ideal precisa ter um Strider, um Fighter e um Mage, por exemplo, ou suas classes evoluídas. É possível pesquisar peões por classe e nível, dentro da fenda, e também favoritar os que gostar mais para recrutar depois.
- Colete todos os itens que encontrar. Conforme explora os campos, cidades e dungeons, encontrará itens diversos, como plantas, pedras e outros materiais. Quase todos os itens podem ser combinados para formar outros itens, e isso pode ser necessário em alguma missão futura. Sendo assim, não venda itens comuns encontrados, a menos que estejam em grande quantidade.
Agora sim, vamos começar nosso guia.
Parte 1: Newly Arisen
The Tainted Mountain Temple
Quest: The End at the Beginning
Ao começar o jogo, controlamos Savan, um Fighter de nível 20, e temos o companheiro Salde conosco, outro Fighter de nível 20. Terá armas básicas e alguns itens com você, mas sem relevância para o momento. O local estará bem escuro, e o jogo ensinará a equipar a lanterna. Abra o menu de inventário, pressionando , vá para a aba Tools, escolha o Lantern e então Use. Irá equipar a lanterna, e desta forma conseguirá enxergar a caverna. Isso é necessário em ambientes escuros, mas saiba que o óleo da lanterna é limitado e se esvai com o tempo.
Há itens que pode coletar na caverna, mas não farão a menor diferença, então siga em frente. Saindo da caverna, verá o dragão enorme que temos de enfrentar, e então continue seguindo Salde. Chegando em Path to Dragon’s Domain, Aparecerão alguns Goblins, mas serão parte de um tutorial de combate. Pressione para realizar golpes fracos, e para realizar golpes fortes. Mate-os e siga em frente, entrando na outra caverna. Após descer de um local alto, verá uma Riftstone. Essas pedras permitem invocar aliados, então toque na Riftstone pressionando , o botão de interação. Isso fará com que surjam aliados. O jogo ensinará a dar comando breves aos aliados, agora. “Go!” faz com que os aliados tomem a dianteira, “Come” pede para eles voltarem, e “Help” pede para eles lhe ajudarem, geralmente com itens ou magias curativas.
Siga em frente, e aparecerão mais Goblin. O jogo ensinará a usar habilidades especiais, segurando , e habilidades com escudo, segurando . Seu personagem já começa com diversas habilidades, então pode testá-las nos inimigos, mas não se acostume com elas, pois é apenas um tutorial. Siga em frente e suba as escadas. Entre na porta, e verá uma cena. Siga pelo corredor, mate mais um Goblin na sala à esquerda e continue. Ao final do corredor, verá uma cena, e então enfrentará uma Harpy, um inimigo voador. O jogo ensinará a atrair os inimigos com Shield Summons, uma habilidade de escudo, e também a agarrar inimigos, pressionando . Desta forma, será mais fácil derrotar inimigos.
Siga em frente pelo caminho, e chegará a Temple Antechamber. Desça ao andar inferior, e use tudo o que aprendeu para derrotar os vários Goblins no local. Depois de derrotá-los, aparecerão mais Harpies, e várias de uma vez. Após acabar com todos os inimigos, verá uma breve cena, e um portão irá se abrir. Aproxime-se do Ser Palotti e siga-o ao longo do túnel. Quando chegar ao Grand Hall, verá uma cena, e então uma Chimera aparecerá e matará Ser Palotti. Este é o nosso primeiro chefe.
Chefe: Chimera
O Chimera é um inimigo terrível. Ele ataca forte, e possui vários ataques especiais. A sua cabeça de leão, a principal, ataca com mordidas poderosas. A sua cabeça de bode, nas costas, ataca com magias ofensivas de área, e a sua cauda cospe veneno, então tome cuidado com todos esses ataques. Mantenha o escudo erguido, ataque pelos lados e use ataques especiais. O jogo ensinará que o maior perigo dele é a cauda, então precisaremos arrancá-la fora. Pule no inimigo, na região da cauda, e pressione para agarrar-se a ela. Agarrado na cauda, golpeie-a com ataques rápidos, e se mantenha assim o quanto puder. Depois de algumas séries de golpes, finalmente cortará a cauda da Chimera, diminuindo seu principal risco. Agora, nosso alvo é a cabeça de bode nas costas, que ataca com magias. Após destruir a cabeça de bode, restará a parte mais fácil. Agora que a Chimera apenas ataca de frente, posicione-se dos lados e use golpes fortes e especiais para terminar de matá-lo. Ao matar a Chimera, irá completar a missão e terminar o prólogo, liberando assim o primeiro troféu do jogo:
It Begins
Esse troféu será liberado quando completar o prólogo.
Agora que o jogo vai começar de verdade, terá de criar seu personagem. Primeiro, terá de escolher o gênero. O gênero não é realmente relevante, mas pode trazer mudanças no combate. Homens são mais fortes, enquanto mulheres são mais rápidas, por exemplo. Mas fique à vontade para montar seu personagem com o gênero e aparência que quiser, não será nada muito relevante. Depois de montar seu personagem e escolher um nome, confirme-o para começarmos nossa aventura.
Cassardis
Quest: Harbinger of Destruction
Nossa aventura começa no pacato vilarejo de pescadores chamado Cassardis. Nosso aventureiro é um habitante comum da cidade, quando ela é atacada por um enorme dragão. Após a cena inicial, teremos de enfrentar o Dragão. Começamos o jogo no nível 1, como um Fighter, sem qualquer habilidade e sem nenhum equipamento relevante. Nós não temos a menor chance contra esta monstruosidade, mesmo assim, tente chegar perto e acertar alguns golpes, se puder. Não fará diferença, pois assim que formos atingidos pela primeira vez, morreremos e veremos uma cena. O dragão fez um pacto com o protagonista, dando a ele vida eterna. Sendo assim, nos tornamos um Arisen.
Quest: Newly Arisen
Começamos o jogo em Chief Adaro’s House, o local para onde os feridos do ataque do dragão foram trazidos. Há outros feridos aqui, mas ignore-os. Vá até a mesa com as armas, e poderá escolher a sua vocação. A vocação basicamente define que tipo de equipamentos você poderá usar e quais habilidades você terá. Tudo isso poderá ser alterado futuramente, se não quiser, mas terá de manter sua vocação inicial por um bom tempo, então escolha bem. Fighters usam espada e escudo, Striders usam arco e flecha e adagas, Mages usam cajados e soltam feitiços. Todos os estilos são muito bons em alguns aspectos e ruins em outros, e vai depender muito do seu estilo preferido de jogo. Eu recomendo muito que jogue como Strider, uma das classes mais versáteis do jogo. Eu jogarei de Strider.
E assim começamos o jogo, como um Strider de nível 1. Começamos com as armas Rusted Daggers e uma Rusted Bow. Quanto às roupas, temos Plebian Shirt e Cloth Greaves. Também temos um Set of Fisherman’s Tatters, mas é bem inferior em proteção. Aqui nesta sala, poderá obter Mithridate, um item que cura envenenamento, e se quebrar alguns objetos, encontrará Small Nuts, itens que recuperam um pouco de vida. Quando estiver pronto, saia da sala para ver uma cena. Após a cena, irá cumprir a missão e receber 50 XP, 2.000 Gold, a moeda do jogo, e 3 RC, que explicaremos em breve, além de mais alguns itens, como 5 Greenwarishs, um item que recupera vida, 5 Scrags of Beast, um item que recupera estamina, e uma Lantern, um item muito necessário para explorarmos locais escuros.
Fale com a Quina, a sua amiga, se quiser. Pegue um Flask of Oil em cima da mesa, este item enche a lanterna de óleo. A sala ao lado também irá conter mais um Greenwarish na estante e um Berry na mesa, outro item que recupera um pouco de vida, além de outros itens menos úteis, como Flask of Water, Festival Pie e Ceramic Jug. No quarto ao lado, tem mais um Greenwarish. Há muitos itens sem utilidade que podem ser coletados, e a única função que possuem é ser vendido ou combinado com outros itens. Aqui dentro da casa, por exemplo, poderá obter Blank Scroll, Broom e Bucket. Geralmente, não vale a pena coletá-los, mas fica a seu critério.
Ao sair da casa, verá uma breve cena. À esquerda da porta, verá um jarro de óleo e um jarro de água. Quando tiver um frasco vazio, poderá enchê-lo com água ou óleo nesses jarros infinitamente, então não quebre esses tipos de jarros. Desça as escadas e entre na casa vazia ao lado. Abra o Baú lá dentro para obter um item, mas o conteúdo sempre muda. Desça mais escadas e entre na primeira casa do lado direito. Esta é Your House, a nossa casa, e aqui encontrará Greenwarish, Interventive, um item que cura debilitações, e alguns Carrots, comida que recupera um pouco de vida.
Saia de casa. A partir daqui, é sempre bom se basear no minimapa no canto inferior esquerdo para se localizar, mas também pode abrir o mapa pelo menu, selecionando Map. A parte circulada representa onde temos de ir no momento, mas podemos explorar o vilarejo primeiro. Vê as ruínas perto da nossa casa? Alguns feridos estão sendo tratados aqui pela médica, Benita. Vê o sinal de interrogação verde em cima da cabeça dela? Isso significa que ela tem uma missão para nós. Fale com ela para iniciar a Quest: Floral Delivery, que envolve trazer 5 flores para ela. Cuidaremos disso depois.
Ao leste da nossa casa, fica Fisherman’s House. Entre, suba as escadas e vá até a sacada para encontrar um Baú. Ainda mais ao leste daqui, fica o Village Pier, o píer de pesca. Aqui, assim como em outros locais, há caixas onde pode encontrar itens variados e randômicos. Eu encontrei, por exemplo, um Empty Flask e 1.000 Gold, mas os itens variam muito. Desça até a praia, onde poderá pescar Small Fish nos peixes perto da areia. Esse item recupera estamina. Também pode pegar mais Empty Flask perto dos destroços. Siga para a ponta sudeste da praia e verá um caminho entre as pedras que leva para um trecho da praia chamado Starfall Bay. Aqui, há um Baú, além de outros itens espalhados pelos destroços, e mais um Baú à esquerda da entrada, junto às pedras. Você já deve ter obtido materiais, itens que podem ser combinados para criar novos itens. Sempre tente combinar alguns itens para ver o que pode ser feito. Por exemplo: ao combinar Cloudwine e Greenwarish, irá criar Desiccated Herbs, um item que recupera vida. Ao criar seu primeiro item combinado, irá liberar um troféu:
The Artisan
Esse troféu será liberado quando combinar dois itens pela primeira vez.
Saia da praia subindo a encosta até as ruínas e siga para oeste. Do seu lado direito, encontrará o Pablos’ Inn, uma hospedaria onde pode dormir para recuperar a vida e passar o tempo, e também guardar itens no depósito. O seu depósito já deverá conter alguns equipamentos excelentes, e você pode pegá-los e usá-los, se quiser. Explore a hospedaria para obter comida ou outros itens comuns, se quiser. Dentro da hospedaria, perto da entrada, encontrará o Notice Board, um mural de missões secundárias. Essas missões do mural envolvem sempre matar algum animal ou monstro, e a recompensa por cada um varia. São missões totalmente opcionais e randômicas, que variam conforme o jogo avança. Sendo assim, não tenho como informar mais detalhes sobre essas missões, apenas veja o objetivo e se vale a pena tentar completá-la. Ou simplesmente aceite todas elas, pois iremos completar tudo conforme avançarmos no jogo. Como exemplo, estas são as missões que eu aceitei aqui:
- Goblin Raid (matar 10 Goblins)
- He Should Be So Lucky (matar 5 Rabbits)
- Rat Catcher (matar 7 Mice)
- Reclaim the Roads (matar 10 Bandits)
Saindo da hospedaria, vá para oeste pela rua para ver uma cena. Um companheiro virá da Riftstone perto da entrada do vilarejo, e então receberemos a missão principal Quest: Upon a Pawn. Receberemos um novo companheiro, que irá andar e lutar conosco, chamado Rook. Ele já vem no nível 6, e com seu próprio equipamento, o qual não poderemos alterar. Não podemos comprar coisas para ele, ou tomar os equipamentos que ele possui, pelo menos no momento. Nosso objetivo é levá-lo até o acampamento, e a saída do vilarejo fica bem aqui do lado. Antes de ir embora do vilarejo, vamos explorá-lo mais um pouco. Ao sul da saída do vilarejo fica Benita’s House, mas não há nada de relevante lá dentro. Ao norte da saída do vilarejo fica um poço tampado, e depois uma torre de observações à esquerda e o Barn adiante. Suba as escadas à direita do Barn, e então suba na caixa pressionando e pule para alcançar o telhado do local. Pule para o telhado ao lado e abra um Baú.
Ao sul da hospedaria, fica o Aestella’s, uma loja. Ela vende armas e muitos itens úteis. Vale muito a pena comprar armas e equipamentos vendidos aqui, pois nosso equipamento inicial é horrível. Recomendo que compre a adaga Criteria e o arco Shortbow. Com o dinheiro restante, pode tentar comprar equipamentos, mas certamente não terá dinheiro para comprar muita coisa no momento, e vai depender de quanto dinheiro e itens adquiriu na exploração do vilarejo. Caso tenha coletado os equipamentos de alto nível no depósito, então precisará comprar poucas coisas. Compre um Traveler’s Shirt, Worker’s Pants e Fur Greaves, fazendo uma enorme diferença na minha defesa física. Se não conseguir comprar agora, não se preocupe, conseguiremos dinheiro em breve. Não se atenha em vender os equipamentos que forem ultrapassados, eles não terão utilidade no momento. Venda também a comida e outros itens que tiver obtido em excesso. Peixes, por exemplo, podem render alguma grana. Ah, e compre também um Pickaxe, para podermos minerar algumas coisas.
Saia da loja pela porta dos fundos, e suba na caixa à direita. Daqui, poderá subir no telhado e então pular para o telhado ao lado, que possui um Baú. Desça na frente da loja. Defronte a Aestella’s, fica o Heraldo’s Grocery, outra loja. Poderá conseguir Greenwarish aqui, entre outros itens. A seguir, vem outra Fisherman’s House do seu lado direito, e depois, do lado esquerdo, fica a Iola’s House, onde poderá comprar itens curativos e alguns materiais e ferramentas. Oposto a essa loja, fica um beco com uma escada. Entre no beco e então vire à direita para acessar a Inez’s Alehouse, uma taverna. Suba a escada até o segundo andar e depois mais uma escada de madeira até o sótão, onde encontrará um Baú. Saia da taverna e suba a escada do lado oposto. Vire à direita e verá uma escada de madeira na parede. Suba até o telhado e abra o Baú. Desça a escada de madeira e siga em frente pelo beco, subindo mais escadas até chegar ao cemitério do vilarejo. O portão do lado direito está trancado. Siga ao longo do cemitério e, do outro lado, encontrará o Village Chapel. Aqui dentro, poderá pegar um Blank Scroll e um Flask of Oil em cima da mesa. Fale com o padre Clemente, que irá nos pedir um favor.
Quest: Lost Faith
O padre Clemente perdeu as escrituras, e precisa de ajuda para encontrá-las. Saindo da capela, fale com o garoto chamado Lewes que está do lado de fora. Ele confessa que foi ele que pegou as escrituras, e estava lendo em um local isolado quando o dragão atacou e ele deixou cair as escrituras cair. A localização fica indicada no mapa, então não é difícil encontrá-las. Volte ao cemitério, desça as escadas e suba a escada de madeira no beco. Do telhado da casa, pule para o telhado da casa ao leste daqui. Suba no telhado ao lado e encontrará as Scriptures aqui. Agora volte e entregue ao padre Clemente para completar a missão e receber 200 XP, 300 Gold e 2 RC.
Comece a descer pelo caminho defronte a capela, mas olhe para baixo no precipício, olhando para o leste. Verá uma área mais abaixo com um Baú. Desça e abra o baú, então desça até a praia e suba pela escada que sairá em uma casa queimada do lado da loja da Iola. Vire à esquerda na rua e entre na porta do lado direito para acessar mais uma Fisherman’s House. Fale com o Elvar, que terá um pedido para nós.
Quest: Grim Tidings
Elvar quer que a gente conte ao Merin, um morador da vila, que o irmão dele, Cortese, morreu no ataque do dragão. É uma missão bem simples. Merin pode ser encontrado ao lado das ruínas onde a Benita está cuidando dos feridos, vá até lá e dê a ele a má notícia. Depois volte e conte ao Elvar para completar a missão e receber 100 XP, 300 Gold e 2 RC.
A essa altura, já deverá ter ganhado experiência suficiente para subir de nível, ao nível 2. Agora que estamos mais fortes, e com equipamento razoável (se não pôde comprar tudo antes, compre agora que conseguimos mais dinheiro), estamos prontos para partir. Caso esteja de noite, vá até a hospedaria e durma até o amanhecer, não vamos nos aventurar à noite! Vá até o portão do vilarejo, que fica a oeste da hospedaria, e saia do vilarejo. Irá liberar o seguinte troféu:
Onward
Esse troféu será liberado quando partir de Cassardis.
Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:
E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.