Está com alguma dificuldade em AI: The Somnium Files? Então acompanhe a parte 3 do nosso detonado completo passo-a-passo, exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!
Essa é a continuação do nosso detonado, que começou aqui.
Na parte anterior do guia, realizamos o segundo final, seguindo a rota da Mizuki. Nesta segunda rota, conseguimos descobrir a identidade do homem por trás do disfarce de urso, que sequestrou e tentou matar Iris. Descobrimos que se tratava do So Sejima, mas ainda restam diversos mistérios para serem resolvidos, como a motivação e se o So foi o assassino da Shoko e do Renju. Precisamos continuar investigando para descobrir mais informações sobre o New Cyclops Killer.
Sem mais delongas, vamos para o detonado:
Parte 3: Rota da Iris
Volte através do Flowchart para Day 2: Saturday, na parte chamada PSYNCIN’ IN THE PaiN. Esta foi a primeira bifurcação do jogo. Escolha Begin PSYNC.
Day 2: Saturday (saikAI)
PSYNCIN’ IN THE PaiN
Esse foi o primeiro PSYNC que realizamos, com exceção do tutorial. E agora iremos seguir por um outro caminho, para alcançarmos outro desfecho que levará nossa investigação por outro caminho. Mais uma vez, siga as minhas instruções:
Mental Lock #1: Get Rid of the Lightning!
O começo será idêntico ao que fizemos anteriormente. Vá até a foto da Shoko (Shoko’s Photo) no chão e escolha a opção Pull Out. Esta ação custará 20 segundos, e deverá receber um TIMIE. Verá uma cena e irá completar o primeiro Mental Lock.
Mental Lock #2: Blow the Bird Cage Away
Vá até a sala de controle (Control Room) e escolha a opção Open. Esta ação custará 10 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Verá uma cena, e então verá duas gaiolas. Da última vez, fomos na gaiola do lado esquerdo, mas desta vez, vá para a gaiola do lado direito (Right Bird Cage), use um TIMIE e então escolha a opção Lift. Esta ação custará 55 segundos, mas com o TIMIE, deverá reduzir o custo consideravelmente, e deverá receber mais um TIMIE. Completará o segundo Mental Lock.
Mental Lock #3: Stop Mizuki’s Tears!
Examine o balão vazio (Deflated Balloon) no chão, use um TIMIE e escolha a opção Blow Up. Esta ação custará 40 segundos, mas com o TIMIE, deverá reduzir o custo consideravelmente, e deverá receber mais um TIMIE. Após a cena, na parte oeste do carrossel, vá até a enorme cabeça de panda (Panda Head), use um TIMIE e escolha a opção Kick Away. Esta ação custará 40 segundos, mas deverá ser reduzida consideravelmente com o TIMIE. Após a cena, entre no carrossel pela parte sul, vá até a Mizuki, use seu melhor TIMIE e escolha a opção Speak Kindly. Esta ação custará 45 segundos, mas deverá ser reduzida consideravelmente com o TIMIE. Ao completar esse Somnium, perceba que a investigação irá seguir por um caminho bem diferente. Agora sim, esse PSYNC está completo, com todos os seus dois possíveis desfechos alcançados.
Day 2: Saturday (keitAI)
Psync Room
Se observar o Flowchart, perceberá que estamos indo em direção ao lado direito do Flowchart. Passaremos pelos mesmos dias já visitados em rotas diferentes, mas com acontecimentos completamente diferentes por causa da rota escolhida. Nessa versão dos acontecimentos, a Mizuki não se recuperará integralmente, o que irá mudar consideravelmente o andamento da investigação. Após a cena, irá adquirir logo de cara o Appendix File #92: History. Fale com a Mizuki e esgote todas as opções de diálogo, depois fale com o Pewter e com a Boss. Depois de encerrar a conversa, poderá ir embora, então siga para Bloom Park.
Bloom Park (08:13 PM)
Fale com a Aiba e esgote todos os diálogos. Então, teremos de procurar por um smartphone escondido. Use o raio X no cavalo (Horse) onde estava o corpo para encontrar o smartphone no seu interior. Cheque o aparelho e então fale com a Aiba novamente, esgotando todas as opções, para ver uma tentativa desastrada de contato. Quando terminar, vá para Sagan Residence.
Sagan Residence (10:30 PM)
Fale com a Iris e esgote todas as opções de diálogo. A conversa irá terminar automaticamente.
Day 3: Sunday (gyoukAI)
Police Headquarters (09:37 AM)
Esgote todos os diálogos com a Aiba e então com a Boss. Quando puder ir embora, aparecerão diversos destinos para continuarmos a investigação. Comece indo para Central Hospital.
Central Hospital
Fale com a Nurse até esgotar os assuntos, e irá adquirir o Person File #24: Nurse e disponibilizar o Sunfish Pocket como localização. Vá para lá.
Sunfish Pocket
Converse com a Mermaid e esgote todos os diálogos com ela. Depois use o raio X nela e a examine para ter uma conversa engraçada com a Aiba. Irá adquirir o Appendix File #10: PEA e liberar um troféu:

Bonephilia
Esse troféu será liberado quando examinar a garçonete com raio X.
Agora converse com o Ota, e esgote os assuntos para adquirir o Appendix File #36: Sunfish Pocket Menu e ver uma cena intrigante sobre a Iris. Continue falando com ele para adquirir o Person File #26: Mermaid. Quando terminar, saia e vá para Date Residence.
Date Residence
Veja só quem está aqui: Hitomi, mãe da Iris e professora da Mizuki. Fale com a Hitomi e esgote todas as opções de diálogo com ela. Você pode usar a visão de raio X na Hitomi para ver a placa de titânio que ela tem no ombro, e então poderá falar sobre isso com ela. Parece que muita coisa estranha aconteceu seis anos atrás… Depois fale com a Mizuki até acabar os assuntos, e então vá para Marble.
Marble
Fale com a Mama e esgote todos os diálogos para descobrir a localização Kumakura Office, então siga para lá quando acabar a conversa.
Kumakura Office
Assim que chegar, verá novamente uma cena que já vimos na nossa primeira visita a esse local, na primeira rota que realizamos. Fale com o Moma e esgote todos os diálogos. Ele está escondendo algo, e precisamos encontrar algum ponto fraco dele. Cheque o brasão (Crest) dos Kumakuras atrás dele com a visão de raio X para descobrir algo que poderá usar. Fale com Moma novamente e fale sobre todos os assuntos para adquirir o Appendix File #75: Insanity. Quando terminar, vá para ABIS Headquarters.
Driving
Fale com a Aiba enquanto dirige. Há diversos assuntos com o qual pode conversar com ela. Escolha a opção “About your self-destruct function…?” para adquirir o Appendix File #134: Three Laws of Robotics. Continue conversando com a Aiba até ela ligar para So Sejima, e então continue até encerrar a conversa. Date irá imediatamente para Sejima Residence.
Sejima Residence (07:54 PM)
Fale com os Bodyguards se quiser dar algumas risadas, e então fale com o So Sejima. Use a visão térmica em So Sejima para ver que ele está mentindo. Esgote os diálogos com So até ele ir embora sem confessar muita coisa. Fale com os Bodyguards e esgote os diálogos até a Aiba perceber que o So foi embora, o que irá encerrar essa parte. Date irá automaticamente para Harbor Warehouse District.
Cold Storage Warehouse (08:51 PM)
Verifique o pano branco (White Cloth) defronte e verá aquilo que não queríamos ver: mais uma vítima do assassino. E a nossa querida Iris. Verá uma cena, e então Date voltará para Police Headquarters.
Interrogation Room (09:48 PM)
Chegou a hora de mais uma interrogação e, como das outras vezes, terá de escolher as pistas corretas para conseguir um troféu ao final. Estas são as evidências corretas:
- Iris’s Pictures
- Where Iris Was Found + So Leaving the Warehouse
- Iris’s Time of Death
- Iris’s Autopsy Report
Se escolher as opções certas sem errar, irá liberar um troféu:

Interrogation: Implicate So
Esse troféu será liberado quando apresentar todas as evidências contra o So sem errar.
Ao final do interrogatório, irá iniciar mais um Psync.
PSYNCIN’ IN THE VILLaiN
Mais um Somnium, desta vez com apenas um caminho a ser seguido, como pode ver pela linha do tempo. Serão 4 Mental Locks, e há poucas coisas para fazer aqui, então não precisa se preocupar muito em obter bons TIMIES, apenas tente não ficar com alguns TIMIES negativos, e claro, não desperdice muito tempo. Siga atentamente as minhas instruções:
Mental Lock #1: Make an Escape Path
Vá até a empilhadeira (Forklift) imediatamente à sua direita e escolha a opção Drive. Esta ação custará 20 segundos, mas deverá conseguir um TIMIE Negativo aqui. No portal (Portal A) que se abriu, escolha primeiro a opção Throw Pebble. Esta ação custa 5 segundos, mas com o TIMIE Negativo, deverá dobrar para 10 segundos. No mesmo portal, escolha agora a opção Put Your Hand In. Esta ação custa 20 segundos, e deverá receber um TIMIE. Verá uma cena, e irá completar o primeiro Mental Lock.
Mental Lock #2: Make an Escape Path
Pois bem, haverá diversas entradas para os armazéns. Olhando o mapa, a segunda entrada de oeste para leste é a porta do armazém F (Warehouse Door F). Vá até ele e escolha a opção Go In. Esta ação custará apenas 10 segundos, não compensa usar seu TIMIE aqui. Estará do lado oeste das docas, depois de alguns contêineres. Vá até o painel de controle A (Control Panel A) atrás do contêiner adiante, use o TIMIE e escolha a opção Input Fighting Game Combo. Esta ação custa 120 segundos, mas com o TIMIE, deverá reduzir o custo consideravelmente. Irá completar o segundo Mental Lock.
Mental Lock #3: Make an Escape Path
Agora vá até a porta do armazém B (Warehouse Door B) e escolha a opção Enter. Esta ação custará apenas 10 segundos. Agora vá para o sul até a margem do local, depois siga na direção oeste. Depois do guindaste, encontrará o Olho de Aiba #7 em cima de um suporte de atracação perto da água. Colete-o para adquirir o Album File #18: So B. Veja a imagem abaixo para referência:
Agora vá até a porta do armazém D (Warehouse Door D), o segundo de oeste para leste, e escolha a opção Open. Esta ação custará 30 segundos. Irá completar o terceiro Mental Lock.
Mental Lock #4: Memories of the Bed
Na mesma porta do armazém D (Warehouse Door D), escolha a opção Enter. Esta ação custará apenas 10 segundos, e irá parar em um local estreito. No painel de controle B (Control Panel B) ao lado, escolha a opção Raise Lever. Esta ação custará 60 segundos. Com isso, completará o quarto e último Mental Lock. Ao completar esse Somnium, irá adquirir o Album File #17: So A e liberar o seguinte troféu:

VILLaiN: Evasive Memory
Esse troféu será liberado quando completar o Somnium do So.
Day 3: Sunday (kyuusAI)
Psync Room
Primeiro fale com Pewter e esgote os diálogos para adquirir o Appendix File #59: Connectome. Depois, fale com a Boss e com So e esgote todas as opções de diálogo até receber uma ligação misteriosa que irá colocar em dúvida tudo o que aconteceu. Date voltará para o armazém.
Cold Storage Warehouse (11:25 PM)
Verá apenas uma cena. Pois é, o corpo sumiu. Sem entender nada, Date voltará para a casa da Iris.
Sagan Residence (11:58 PM)
Assista a mais uma cena que deixará tudo ainda mais confuso, e então irá encerrar o dia.
Day 4: Monday (syuurAI)
Police Headquarters (09:32 AM)
Esgote os diálogos com a Boss e depois com a Aiba. Quando puder ir embora, terá diversos destinos para escolher. Comece indo para Sejima Residence.
Driving
No caminho, converse com a Aiba mais uma vez e esgote todas as opções de diálogo.
Sejima Residence
Fale com o Sejima e esgote os diálogos, apesar de que ele irá se recusar a responder, de qualquer jeito. Depois vá para Marble.
Marble
Fale com a Mama e esgote os diálogos. Ela não tem nada a acrescentar agora, mas pede para voltarmos à noite. Agora vá para Sagan Residence.
Sagan Residence
Cheque o quadro (Picture) na parede para obter informações interessantes sobre os acontecimentos de seis anos atrás. Fale com a Hitomi sobre diversos assuntos, e quando terminar, vá para Lemniscate.
Lemniscate
Logo na cena inicial, durante a bronca da Iris, irá adquirir o Appendix File #29: Iturup Island, Appendix File #48: Kunashir Island, Appendix File #67: Shikotan e o Appendix File #104: Habomai Islands. Fale com a Receptionist se quiser dar algumas risadas, e então fale com a Iris e esgote os diálogos com ela para marcar um encontro. Quando terminar, vá para Cold Storage Warehouse.
Cold Storage Warehouse
Examine minuciosamente cada coisa aqui no armazém, até aparecer a opção de ir embora. Agora que já visitamos todos os locais, volte para ABIS Headquarters.
Interrogation Room (02:49 PM)
Verá uma cena, e então Date estará interrogando um novo personagem, o detento #89.
O detento #89 é um caso misterioso do judiciário japonês. Um estrangeiro de origem desconhecida, ele trabalhou por anos a serviço da máfia japonesa, e já foi preso por inúmeros crimes, principalmente assassinatos com requintes de crueldade. Mesmo preso, ele sempre se recusou a falar seu nome e sua origem. Sem saber de qual país ele veio, não foi possível localizar seu nome verdadeiro, e ele passou a servir prisão perpétua no Japão. Recentemente ele efetuou uma ligação para a polícia, alegando saber a identidade do New Cyclops Killer, e foi legado para ser interrogado pelo Date.
Logo de cara, irá adquirir o Person File #19: #89. Esse não será um interrogatório comum, não precisará apresentar pistas ou algo do tipo. É só uma questão de conversar com o tal homem conhecido como #89 e esgotar todos os diálogos, até o interrogatório acabar de forma abrupta.
Police Headquarters (04:06 PM)
Fale com o Pewter e esgote todas as opções de diálogo, depois se desculpe com a Boss. A coisa começa a tomar forma bem rápido, e acabará com uma ligação de Moma. Ele localizou Renju, mas primeiramente, precisamos cumprir nossa parte do acordo e levar a Iris.
Lemniscate (04:43 PM)
Só viemos aqui buscar a Iris mesmo. Quando ela perguntar para onde vamos levá-la, certifique-se de responder “To where the dragon is“.
Kumakura Office (05:10 PM)
No diálogo inicial entre Iris e Moma, irá adquirir o Appendix File #120: Marbled Flounder. Converse com a Iris e depois com o Moma. Descobriremos alguns locais visitados por Renju, e teremos alguns locais para visitar. Vamos começar indo para Sunfish Pocket.
Sunfish Pocket
Fale com a Mermaid e esgote os diálogos para adquirir o Appendix File #77: BFF. Depois fale com a Iris e esgote os diálogos com ela para adquirir o Appendix File #94: Sup Girl / Blow Those Boys Away e conseguir uma apresentação musical exclusiva da A-Set! Depois esgote os diálogos com a Mizuki também. Quando terminar, vá para Ikume Shrine.
Ikume Shrine
Fale com a Iris até perceber que ela está olhando fixamente para uma flor. Observe a flor (Flower) embaixo do monumento de pedra e use a visão noturna para enxergar melhor. Continue conversando com a Iris e esgote o diálogo. Agora vá para Cold Storage Warehouse.
Cold Storage Warehouse
Fale com a Iris sobre todos os assuntos para fornecer uma detalhada explicação sobre como o Psync funciona e adquirir o Appendix File #55: Blood-Brain Barrier e o Appendix File #62: Conflict. Quando terminar, saia do local e vá para Matsushita Diner.
Matsushita Diner
Fale com o Ota e esgote os diálogos para adquirir o Appendix File #110: Fugu Eggs. Depois fale com a Iris sobre todos os assuntos até jogar com ela pedra, papel e tesoura com ela. Sua escolha não faz diferença, de qualquer forma irá empatar e adquirir o Appendix File #91: Shoot!. A seguir, continue conversando com a Iris sobre as mais diversas teorias científicas, para adquirir o Appendix File #98: Anthropic Principle e o Appendix File #127: Jung. Depois fale com o Ota sobre mais teorias científicas. Quando terminar o papo de alto nível, saia e vá para Marble.
Golden Yokocho (10:07 PM)
Certifique-se de salvar o jogo, pois logo começará outra daquelas cenas de ação em que terá de pressionar comandos sem errar para conseguir um troféu. Neste caso, os três comandos serão desafios e mira, em que basta mirar no alvo indicado e depois pressionar . Os primeiros dois serão simples, mas o terceiro e último terá tempo programado. Conclua o evento sem erros para liberar o seguinte troféu:

“MUSCLES GALORE! Men’s Gymnastics Routines”
Esse troféu será liberado quando terminar o tiroteio em Golden Yokocho sem erros.
Date Residence (10:52 PM)
Fale com a Iris e esgote os diálogos para fazer algumas descobertas intrigantes e adquirir o Appendix File #33: Elgorg, o Appendix File #78: Geostationary Satellite e o Appendix File #90: Space Advocacy. Continue falando com ela, e ouvirá uma história cada vez mais cabeluda e misteriosa. Iris afirma estar sendo perseguida por uma organização secreta poderosa e de alcance mundial, chamada Naixatloz, que está desenvolvendo um satélite chamado X00639 para transmitir dados para outros planetas. Bem, se a Iris está ficando maluca ou falando a verdade sobre essa conspiração toda, só há um jeito de descobrir: Psync. Volte para ABIS Headquarters.
Driving
Durante a viagem, Date irá desconfiar que a Boss está informando o inimigo. Ele irá ligar para o Pewter. Fale com ele, e esgote os diálogos, para descobrir que há uma máquina de Psync que foi roubada seis anos atrás e está desaparecida.
Psync Room (11:47 PM)
Após mais algumas cenas, irá começar o Psync.
PSYNCIN’ IN THE MaiN 1
Voltamos para a mente da Iris, mas este será totalmente diferente da última vez. Estamos dentro da mente da Iris, que por algum motivo possui a forma de ShovelForge, que no caso é uma paródia descarada de Minecraft. De resto, será bem semelhante aos outros Somniums. Este Somnium possui dois desfechos, nós iremos tomar um caminho agora e futuramente voltaremos para tomar o outro caminho. A maioria dos pontos de interação conterá Investigate, que pode fornecer TIMIEs ou TIMIEs negativos, randomicamente. Precisaremos de diversos TIMIEs positivos para completar esse Somnium, então faça saves de segurança. Também guarde o TIMIE positivo mais poderoso que encontrar para a última tarefa. Pois bem, preste atenção e siga as minhas instruções:
Mental Lock #1: Dig
Começará na parte norte do local. Vá até a picareta (Pickaxe) adiante e escolha a opção Pick Up. Esta ação custará 10 segundos. Agora salve o jogo. Vá até o Portão 2 (Gate 2) e escolha a opção Investigate. Esta ação custará 10 segundos, e deverá receber um TIMIE. Se vier um TIMIE Negativo, volte o save. Depois, no mesmo Portão 2, escolha a opção Dig. Esta ação custará 10 segundos, e terá de pressionar um botão rapidamente. Verá uma cena, e irá completar o primeiro Mental Lock.
Mental Lock #2: Make Something
Estaremos na parte sul, com novos objetos para interagir. Salve o jogo aqui. Vá até a máquina de vendas (Vending Machine) ao lado e escolha a opção Investigate. Esta ação custará 10 segundos, e deverá receber um TIMIE. Se vier um TIMIE Negativo, volte o save. Na mesma máquina de vendas, escolha a opção Dig. Esta ação custará 10 segundos, e terá de pressionar um botão rapidamente. Entre no estabelecimento à esquerda e salve o jogo. Vá até a mesa de confecção A (Crafting Table A) e escolha a opção Investigate. Queremos mais um TIMIE positivo. Esta ação custará 10 segundos, e deverá receber um TIMIE. Se vier um TIMIE Negativo, volte o save. Depois, na mesma mesa de confecção, escolha a opção Make Disco Ball. Esta ação custará 30 segundos, então não precisa usar um TIMIE aqui. Verá uma cena, e irá completar o segundo Mental Lock.
Mental Lock #3: Defeat Naix
Estaremos ainda mais ao sul. Vá até o Portão 3 (Gate 3) e escolha a opção Dig. Esta ação custará 10 segundos, e terá de pressionar um botão rapidamente. Após a cena, vá até a mesa de confecção B (Crafting Table B), use seu pior TIMIE e escolha a opção Craft Monument. Esta ação custará 60 segundos, mas poderá reduzir significantemente com o TIMIE. Entre no estabelecimento a leste e salve o jogo. Vá até o pedestal (Pedestal), salve o jogo e escolha a opção Investigate. Esta ação custará 10 segundos, e deverá receber um TIMIE. Se vier um TIMIE Negativo, volte o save. Depois, no mesmo pedestal, escolha a opção Place Monument. Esta ação custará 10 segundos. Vá até o pedaço de terra (Soft Ground) e escolha a opção Dig. Esta ação custará 10 segundos, e terá de pressionar um botão rapidamente. Após a cena, siga para o norte e entre na versão de Marble a oeste. Vá até a pessoa (???) lá dentro, use seu pior TIMIE e escolha a opção Talk. Esta ação custará 60 segundos, mas poderá reduzir significantemente com o TIMIE. Será preciso para um troféu no futuro. Agora vá até os destroços (Debris) ao final da rua, salve o jogo e escolha a opção Investigate. Esta ação custará 10 segundos, e deverá receber um TIMIE. Se vier um TIMIE Negativo, volte o save. Depois, nos mesmos destroços, use um TIMIE e escolha a opção Use Love Bomb. Esta ação custará 60 segundos, mas poderá reduzir significantemente com o TIMIE. Após a cena, estaremos em outro local. Vá até a porta espelhada (Mirror Door) à direita, use um TIMIE e escolha a opção Dance. Esta ação custará 60 segundos, mas poderá reduzir significantemente com o TIMIE. Irá completar o terceiro Mental Lock.
Mental Lock #4: Release Iris
Este é o ponto de interseção no caminho. Neste momento, é bom que tenha guardado um bom TIMIE, pelo menos um 1/4, caso contrário, não conseguirá. Vá até a Iris (Iris’s Core), use o seu melhor TIMIE e escolha a opção Touch Core. Esta ação custará 358 segundos, então, sem um TIMIE muito bom, é impossível completar o Somnium a tempo. Com isso, completará o quarto e último Mental Lock. Ao completar esse Somnium, irá adquirir o Album File #19: Iris A e liberar o seguinte troféu:

MaiN1: Antinomic Conflict
Esse troféu será liberado quando completar o Somnium da Iris.
Day 4: Monday (irAI)
Driving
Haverá apenas uma cena nesse dia, sem interação.
Day 5: Tuesday (dakkAI)
Kumakura Office (11:24 AM)
Fale com a Iris e com Moma, e esgote todas as opções de diálogo com ambos. Ao terminar a conversa, poderemos ir embora. Haverá mais três locais para ir, então vamos começar por Matsushita Diner.
Matsushita Diner
Ota, Iris e Mizuki estarão aqui. Fale com a Iris e com a Mizuki e esgote os diálogos. Por fim, fale com o Ota e faça todas as perguntas para adquirir o Appendix File #132: Rothschild e o Appendix File #133: Rockefeller. Quando terminar aqui, vá para Sejima Residence.
Sejima Residence
O local parece desabitado, mas Aiba nos avisa que o Sejima está por perto. Olhe atentamente para a varanda (Veranda) ao longe para ver que Sejima está recebendo a visita de uma pessoa bem improvável: Hitomi, mãe da Iris. Qual será a ligação de Hitomi com So Sejima? Após a cena, vá para Bloom Park.
Bloom Park
Irá adquirir o Appendix File #23: Skanda automaticamente. Fale com a Iris e esgote as opções de diálogo para adquirir o Appendix File #22: Isis and Iris e o o Appendix File #84: Osiris’s Resurrection. Se você veio seguindo o guia até aqui, então deverá ter conseguido um total de 100 informações de apêndice do jogo. Nesse momento, irá liberar o seguinte troféu:

Appendix Analyst
Esse troféu será liberado quando descobrir 100 arquivos de apêndice.
Na verdade, há um total de 142 arquivos de apêndice no jogo, apesar que apenas 100 são necessários para o troféu. Eu irei continuar identificando como conseguir os arquivos restantes, para deixar o guia completo. Depois que a aula de mitologia egípcia terminar, vá para Marble.
Marble (05:36 PM)
Fale com a Iris, e então com a Mama, esgotando todos os diálogos para adquirir o Appendix File #87: Mafia. Também irá receber uma revelação bem interessante: parece que o Pewter também está envolvido de alguma forma nessa bagunça. Hora de voltar para ABIS Headquarters.
Psync Room (07:05 PM)
Pewter estará escondido aqui em algum lugar. Use a visão de raio X no armário para encontrá-lo. Depois de tirá-lo do armário, primeiramente fale com a Iris e esgote os diálogos para adquirir o Appendix File #103: Bastet. Agora sim, fale com o Pewter e esgote todas as opções de diálogo para ver uma cena e adquirir o Appendix File #18: Aiba’s Electric Shock Function e o Appendix File #119: Main Branch Careers. Verá mais uma série de cenas e irá parar em Warehouse District.
Harbor Warehouse District (09:29 PM)
O local está fervilhando de mercenários. Use a visão noturna de Aiba para analisar o local. Cheque os mercenários (Ardem Men) e as barricadas (Barricade). Por fim, cheque a van (Van) estacionada nos fundos com a visão de raio X para encontrar a Iris. Quando Moma aparecer, fale com ele e esgote os diálogos. Depois será a vez do Ota e da Mizuki aparecerem. Logo todos ficarão amigos, e após um grito de guerra motivacional, irá adquirir o Appendix File #45: Show No Mercy, Appendix File #111: Shoulder to Shoulder, Appendix File #128: Heart to Heart e Appendix File #135: We Stand. Chegou a hora de entrar em ação.
O que virá a seguir é mais uma cena de tiroteio, no qual precisará acertar os comandos para poder liberar um troféu, entre preste atenção. O primeiro comando será para a esquerda e . Irá adquirir o Appendix File #15: SSR. A seguir, mire e dispare no barril explosivo usando
. Verá uma cena, e irá adquirir o Appendix File #70: Wine and Underwear Are Best When Aged. Agora, terá de pressionar para a direita e
, e então mais um momento de tiro. Após mais uma cena, terá de pressionar
rapidamente, no último comando. Conclua o evento sem erros para liberar o seguinte troféu:

“The Erotic Legend of Atlantis”
Esse troféu será liberado quando terminar o tiroteio em Warehouse District sem erros.
Ikume Shrine (10:38 PM)
Fale com a Iris e esgote todos os diálogos para adquirir o Appendix File #79: Mass Hysteria e descobrir mais alguns fatos interessantes. O antigo namorado da Hitomi, que a Iris amava como um pai, é o #89. Quando a conversa acabar, terá um endereço. Saia e vá para Abandoned Factory.
Abandoned Factory (11:27 PM)
Verá uma cena ao chegar, e então a Iris irá passar mal. Temos pouco tempo para salvá-la, e temos de achar um item. O item que estamos procurando é o manual (Manual) que está na estante (Shelf A), no fundo da sala, à direita da máquina de Psync. Ao encontrar o manual, verá uma cena. Após a cena, teremos de salvar a vida da Iris com um Psync.
PSYNCIN’ IN THE MaiN 2
Mais uma vez, teremos de passar por um Somnium dentro do jogo ShovelForge. Nesse Somnium, o tempo será bem menos restrito, e quase todas as ações geram TIMIES. Nós só precisamos garantir que sejam TIMIES positivos, pois eles são totalmente randomizados. Só haverá um caminho, desta vez, mas temos muitas coisas a fazer e pouquíssimo tempo. Siga atentamente as minhas instruções:
Mental Lock #1: Do Something About the Beam of Light
Olhe o mapa, e verá diversos objetos com que pode interagir. Primeiramente, salve o jogo. Vá até o monumento em forma de ovo (Egg-Shaped Monument) no templo ao norte e escolha a opção Investigate. Esta ação custará 10 segundos. Certifique-se de conseguir um TIMIE, se vier um TIMIE Negativo, volte o save. Depois, no mesmo monumento, escolha a opção Place on Pedestal. Esta ação custará 30 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Após a cena, salve o jogo. Vá até o templo Chozuya (Chozuya), a oeste daqui, e escolha a opção Investigate. Esta ação custará 10 segundos, e verá uma cena que irá liberar o seguinte troféu:

The Dream Wanderer
Esse troféu será liberado quando encontrar Gray nos dois Somniums da Iris.
Certifique-se de conseguir um TIMIE, se vier um TIMIE Negativo, volte o save. No mesmo templo Chozuya, use seu pior TIMIE e escolha a opção Stick Your Hand in It. Esta ação custará 25 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Verá uma cena, e irá completar o primeiro Mental Lock.
Mental Lock #2: Complete the Pentagram Once More
Há vários pedestais parecidos, aqui, use o mapa para localizar o pedestal cor de pêssego B (Pedestal Peach B), que fica a sudoeste do templo norte. Vá até ele, use seu pior TIMIE e escolha a opção Take Monument. Esta ação custará 25 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Agora vá até o pedestal cor de pêssego A (Pedestal Peach A), ao norte daqui, use seu pior TIMIE e escolha a opção Place Monument. Esta ação custará 25 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Agora olhe o mapa para localizar o monumento em forma de ovo azul (Egg-Shaped Monument Blue), que fica a sudeste do templo norte, use seu pior TIMIE e escolha a opção Pick Up. Esta ação custará 25 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Agora vá até o pedestal de cor azul C (Pedestal Blue C), que fica ao leste daqui, use seu pior TIMIE e escolha a opção Place Monument. Esta ação custará 25 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Agora olhe o mapa para localizar o monumento em forma de ovo amarelo (Egg-Shaped Monument Yellow), que fica a oeste daqui, use seu pior TIMIE e escolha a opção Pick Up. Esta ação custará 25 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Esta ação custará 25 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Agora vá até o pedestal de cor amarelo (Pedestal Yellow), que fica a sudeste daqui, use seu pior TIMIE e escolha a opção Place Monument. Esta ação custará 25 segundos, e deverá receber mais um TIMIE. Verá uma cena, e irá completar o segundo Mental Lock.
Mental Lock #3: Obtain the Fruit of Imortality
Estamos de volta à forma normal, mas ainda em Ikume Shrine. Antes de qualquer coisa, entre no templo ao norte, onde a fruta da imortalidade apareceu e pegue o Olho de Aiba #8 para adquirir o Album File #22: Iris B. Veja a imagem abaixo para referência:
Agora vá até o templo Chozuya (Chozuya), use seu segundo melhor TIMIE e escolha a opção Dig. Esta ação custará 66 segundos, mas deverá reduzi-la consideravelmente com o TIMIE. Verá uma cena, e irá completar o terceiro Mental Lock.
Mental Lock #4: Rescue Iris
Vá até a Iris (Iris), que está deitada sobre a pedra, use o seu melhor TIMIE e escolha a opção Give Fruit of Immortality. Esta ação custará 150 segundos, mas com um excelente TIMIE (eu conseguir um 1/8), deverá reduzir o custo consideravelmente. Com isso, completará o quarto e último Mental Lock. Ao completar esse Somnium, irá adquirir o Album File #21: Iris A e liberar o seguinte troféu:

MaiN2: The Eternal Ceremony
Esse troféu será liberado quando completar o segundo Somnium da Iris.
Day 6: Wednesday (kekkAI)
Abandoned Factory (12:16 AM)
Assista a mais diversas cenas, incluindo os créditos, e irá concluir o jogo mais uma vez, realizando outro dos finais, mais especificamente a Rota de Iris. Irá liberar o seguinte troféu:

Iris Route: END
Esse troféu será liberado quando concluir a Rota de Iris.
Chegamos ao terceiro final do jogo, completando a Rota da Iris. Esta foi uma rota bem maluca, com muitas diferenças em relação às outras rotas, principalmente pelo fato do Renju ainda estar vivo nesta realidade alternativa. Fizemos diversas descobertas, incluindo a participação de pessoas até então inesperadas, como o traidor Pewter, mas ainda não sabemos nada sobre as reais motivações por trás dos assassinatos. Caso não tenha ficado claro, saiba que tem muito devaneio aqui, principalmente sobre a organização secreta Naixatloz. Esqueça tudo sobre isso. Saiba que ainda há muitos segredos a serem desvendados para saber o que está realmente acontecendo. Na próxima parte do guia, iremos explorar a Rota da Hitomi. Você não pode perder!
Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:
E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.